Levítico Capítulo IV

Posted by TKM





 
 By google.



 


 03 - Levítico Capítulo : 4


 
1 Disse mais o Senhor a Moisés:

2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se alguém pecar por ignorância no tocante a qualquer das coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, fazendo qualquer delas;

3 se for o sacerdote ungido que pecar, assim tornando o povo culpado, oferecerá ao Senhor, pelo 
pecado que cometeu, um novilho sem defeito como oferta pelo pecado.

4 Trará o novilho à porta da tenda da revelação, perante o Senhor; porá a mão sobre a cabeça do novilho e o imolará perante o Senhor.

5 Então o sacerdote ungido tomará do sangue do novilho, e o trará à tenda da revelação;

6 e, molhando o dedo no sangue, espargirá do sangue sete vezes perante o Senhor, diante do véu do santuário.

7 Também o sacerdote porá daquele sangue perante o Senhor, sobre as pontas do altar do incenso aromático, que está na tenda da revelação; e todo o resto do sangue do novilho derramará à base do altar do holocausto, que está à porta da tenda da revelação.

8 E tirará toda a gordura do novilho da oferta pelo pecado; a gordura que cobre a fressura, sim, toda a gordura que está sobre ela,

9 os dois rins e a gordura que está sobre eles, e a que está junto aos lombos, e o redenho que está sobre o fígado, juntamente com os rins, tirá-los-á,

10 assim como se tira do boi do sacrifício pacífico; e o sacerdote os queimará sobre o altar do holocausto.

11 Mas o couro do novilho, e toda a sua carne, com a cabeça, as pernas, a fressura e o excremento,

12 enfim, o novilho todo, levá-lo-á para fora do arraial a um lugar limpo, em que se lança a cinza, e o queimará sobre a lenha; onde se lança a cinza, aí se queimará.

13 Se toda a congregação de Israel errar, sendo isso oculto aos olhos da assembléia, e eles tiverem feito qualquer de todas as coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, assim tornando-se culpados;

14 quando o pecado que cometeram for conhecido, a assembléia oferecerá um novilho como oferta pelo pecado, e o trará diante da tenda da revelação.

15 Os anciãos da congregação porão as mãos sobre a cabeça do novilho perante o Senhor; e imolar-se-á o novilho perante o Senhor.

16 Então o sacerdote ungido trará do sangue do novilho à tenda da revelação;

17 e o sacerdote molhará o dedo no sangue, e o espargirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu.

18 E do sangue porá sobre as pontas do altar, que está perante o Senhor, na tenda da revelação; e todo o resto do sangue derramará à base do altar do holocausto, que está diante da tenda da revelação.

19 E tirará dele toda a sua gordura, e queimá-la-á sobre o altar.

20 Assim fará com o novilho; como fez ao novilho da oferta pelo pecado, assim fará a este; e o sacerdote fará expiação por eles, e eles serão perdoados.

21 Depois levará o novilho para fora do arraial, e o queimará como queimou o primeiro novilho; é oferta pelo pecado da assembléia.

22 Quando um príncipe pecar, fazendo por ignorância qualquer das coisas que o Senhor seu Deus ordenou que não se fizessem, e assim se tornar culpado;

23 se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará por sua oferta um bode, sem defeito;

24 porá a mão sobre a cabeça do bode e o imolará no lugar em que se imola o holocausto, perante o Senhor; é oferta pelo pecado.

25 Depois o sacerdote, com o dedo, tomará do sangue da oferta pelo pecado e pô-lo-á sobre as pontas do altar do holocausto; então o resto do sangue derramará à base do altar do holocausto.

26 Também queimará sobre o altar toda a sua gordura como a gordura do sacrifício da oferta pacífica; assim o sacerdote fará por ele expiação do seu pecado, e ele será perdoado.

27 E se alguém dentre a plebe pecar por ignorância, fazendo qualquer das coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, e assim se tornar culpado;

28 se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará por sua oferta uma cabra, sem defeito, pelo pecado cometido;

29 porá a mão sobre a cabeça da oferta pelo pecado, e a imolará no lugar do holocausto.

30 Depois o sacerdote, com o dedo, tomará do sangue da oferta, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; e todo o resto do sangue derramará à base do altar.

31 Tirará toda a gordura, como se tira a gordura do sacrifício pacífico, e a queimará sobre o altar, por cheiro suave ao Senhor; e o sacerdote fará expiação por ele, e ele será perdoado.

32 Ou, se pela sua oferta trouxer uma cordeira como oferta pelo pecado, sem defeito a trará;

33 porá a mão sobre a cabeça da oferta pelo pecado, e a imolará por oferta pelo pecado, no lugar em que se imola o holocausto.

34 Depois o sacerdote, com o dedo, tomará do sangue da oferta pelo pecado, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; então todo o resto do sangue da oferta derramará à base do altar.

35 Tirará toda a gordura, como se tira a gordura do cordeiro do sacrifício pacífico e a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas do Senhor; assim o sacerdote fará por ele expiação do pecado que cometeu, e ele será perdoado.


 
  By google.
 
As ofertas pelo pecado
 

O SENHOR Deus mandou que Moisés dissesse aos israelitas o que deveria fazer a pessoa que, sem querer, quebrasse uma das leis do SENHOR e fizesse o que é proibido.

Vamos recapitular o significado das ofertas estudadas até agora?

A oferta de Holocausto significava a consagração pessoal.

A oferta de Manjares significava a Consagração dos bens.

A oferta Pacífica significava a Comunhão com Deus.

E o significado das ofertas pelo pecado significava o recebimento do Perdão de Deus.

É por isso que neste caso as ofertas deveriam ser de sangue.

Somente o sangue de um inocente teria o valor necessário para o pagamento do pecado.

Não bastava apenas o Holocausto que consagrava a vida da pessoa, pois ela continuava pecando, portanto precisava do perdão de Deus...

Isso nos leva a Jesus, que uma única vez derramou seu sangue para o perdão de todos os pecados.

Hoje não precisamos derramar sangue nenhum, Jesus já fez isso por nós.

As ofertas de sangue têm duas classes: cheiro suave e restituição.

O Holocausto e oferta pacífica são cheiro suave para Deus.

As ofertas de pecado e de culpa (aproxima a ser estudada) não são de cheiro suave, porque aparecem quando há alguma coisa errada perante Deus.

As ofertas pelo pecado aparecem aqui pela primeira vez relacionada com o Tabernáculo e o começo do sacerdócio.

Até esse momento somente se ofereciam holocaustos.

Veja bem, todo o santuário, incluindo seus móveis, seu sacerdócio e seu ritual, tinha tudo a ver com o pecado.

Aliás, os serviços no Tabernáculo giravam em torno da desobediência do homem e da necessidade de salvação.

Se não existisse o pecado, não seria necessário ter um altar sobre o qual colocar as vítimas.

Seria desnecessário matar animais, derramar o sangue e realizar o ministério da expiação.

Sem dúvida nenhuma, Deus providenciaria um lugar especial, sem sacrifícios, onde o homem pudesse se encontrar com ELE diariamente.




 

 By google.

 
 O Pecado e o pecador


A maldade do pecado não depende necessária nem exclusivamente do pecado que se está cometendo!
Não entendi...

Vou tentar novamente... Nem sempre são igualmente culpadas duas pessoas que cometem o mesmo pecado!

Continuo não entendendo... O que você está querendo dizer?

Estou querendo dizer que a luz sempre traz consigo mais responsabilidades!

Hum... Hoje tá difícil de entender o que você está escrevendo...

Vou explicar melhor; O mesmo pecado, cometido por um selvagem ignorante e por um homem civilizado, deve ser considerado e julgado em cada caso por um ponto de vista diferente, entendeu agora?

Hum... Prossiga!

Então preste atenção que é exatamente isso que vamos aprender hoje nesta postagem.

Ao ler atentamente este capítulo de Levítico, você aprenderá que Deus leva tudo isto em consideração, e toma algumas medidas.

Deus disse a Moisés que se o Sumo Sacerdote cometesse um pecado, tornando assim o povo culpado, ele, para tirar o pecado, deveria oferecer a Deus, o SENHOR, um touro novo sem defeito (esta era uma oferta muito cara).

No entanto, se um líder cometesse um pecado este deveria oferecer um bode (uma oferta não tão cara).

Agora, se o povo pecasse, deveria oferecer cabras, cordeiros, rolas, ou pombos e no caso de alguém muito pobre, um oferecimento de grãos era aceitável só como um oferecimento de manjares.

Segundo o que está escrito, há certa graduação nas penalidades impostas por pecados cometidos por aqueles que estão em níveis diferentes de comprometimento com Deus.

Daquele que recebeu mais luz, espera-se mais do que daquele que vive na ignorância.

O pecado de uma pessoa proeminente afeta mais pessoas do que o de uma pessoa menos avistada; portanto, este deveria oferecer uma oferta diferente.

O sumo sacerdote, em quem, considerando seu caráter de mediador típico, e sua posição exaltada, tinha do povo o mais profundo interesse, e cuja transgressão de qualquer parte da lei divina era uma ofensa muito grave, principalmente se considerarmos a influência de seu exemplo.

Portanto prezado leitor, se você é um seguidor de Cristo e há pessoas ao seu redor que ainda não foram alcançadas ou que estão começando no evangelho e lhe reconhecem como um exemplo a ser seguido, entenda que Deus se entristecerá mais com seu pecado do que com o pecado daquele que ainda não foi alcançado e que em muitas vezes você é o primeiro a acusar.

"A quem muito foi dado, muito será cobrado". (Lc 12, 48)

Outra coisinha...

Já que não tinha nenhum sacerdote hierarquicamente acima do sumo sacerdote que pudesse ministrar por ele, ele mesmo tinha ministrar o sangue.

Você lembra que nas ofertas anteriores aprendemos que o sangue era borrifado no altar do holocausto que se encontrava no pátio do Tabernáculo?

Muito bem, mas quando o sacerdote ungido pecava, o sangue era levado para dentro do Tabernáculo.

Sem dúvida isto se fazia porque seu pecado era considerado mais grave do que o de qualquer outra pessoa, ou de maior importância diante de Deus.

Moral da História: O valor do sacrifício que deveria ser apresentado estava determinado pelo grau de culpa do pecador e, quanto mais comprometido com Deus maior a sua ofensa.



Levítico 4 - A Oferta pelo Pecado

A. O procedimento para a oferta pelo pecado.

1. (1-2) O objetivo da Oferta pelo Pecado.

Ora, o Senhor falou a Moisés, dizendo: "Fala aos filhos de Israel, dizendo:" Se uma pessoa peca involuntariamente contra qualquer um dos mandamentos do Senhor em qualquer coisa que não deveria ser feito, e não faz qualquer um deles, '"

um. Se uma pessoa peca sem querer: A idéia não é tanto de um pecado acidental, mas de um pecado cometido por uma pessoa que ama a Deus, basicamente. O contraste com um pecado não intencional é pecar presunçosamente (Números 15:30). Literalmente, este foi "para o pecado com uma mão alta." Não houve expiação disponível para o homem cujo coração estava tão desafiadoramente virou contra o Senhor, o pecado presunçoso. Se o seu coração não estava voltado para o Senhor, em seguida, todos os animais do mundo sacrificado em seu nome fez você não é bom.

2. (12/03) a oferta pelo pecado para um padre.

Se os pecados sacerdote ungido, trazendo culpa sobre o povo, então deixe-o oferecer ao Senhor, pelo pecado que cometeu, um novilho sem defeito como oferta pelo pecado. Ele trará o novilho à porta da tenda da congregação, perante o SENHOR, ponha a mão na cabeça do touro, e matar o novilho perante o SENHOR. Então o sacerdote ungido tomará do sangue do novilho, e trazê-lo para a tenda da congregação. O sacerdote molhará o seu dedo no sangue e polvilhe um pouco do sangue sete vezes perante o Senhor, diante do véu do santuário. E o sacerdote porá um pouco do sangue nos chifres do altar do incenso diante do Senhor, que está na tenda da congregação; e ele deve derramar o sangue restante do touro na base do altar do holocausto, que está à porta da tenda da congregação. Ele deve tomar a partir de toda a gordura do novilho da oferta pelo pecado. A gordura que cobre as entranhas e toda a gordura que está sobre as entranhas, os dois rins com a gordura que está sobre eles pelos flancos, e no lobo gordo ligado ao fígado acima dos rins, deve retirar, como foi tomada do touro do sacrifício da oferta de paz; eo sacerdote queimará isso sobre o altar do holocausto. Mas a pele do touro e toda a sua carne, com a cabeça e as pernas, suas entranhas e vísceras; todo o touro levará fora do arraial a um lugar limpo, onde as cinzas são derramadas, e queimá-lo sobre a lenha; onde as cinzas são derramadas deve ser queimado.

um. Se os pecados sacerdote ungido, trazendo culpa sobre o povo: Se um padre precisava de uma oferta pelo pecado fez em seu nome, um touro teve que ser sacrificado em seu nome, com o sacerdote se identificar com a vítima através da imposição das mãos.

eu. A presença de um ritual de purificação para separar o pecado do sacerdote mostra que eles tinham uma grande responsabilidade perante o Senhor, e foram, em certo sentido, julgados de acordo com uma medida mais rigorosa.

b. Polvilhe um pouco do sangue sete vezes perante o Senhor, diante do véu do santuário: O sangue deste touro foi aplicada ao véu na tenda da congregação, para o altar do incenso, e para o altar do sacrifício fora do tabernáculo.

eu. O pecado é uma ofensa contra a santidade de Deus, e assim o véu que guarda Sua santa presença deve receber sangue sacrificial.

ii. O pecado afeta nossa vida de oração, e assim o altar do incenso representando as orações do povo de Deus deve receber sangue sacrificial.

iii. Sin torna a nossa expiação necessário, de modo que o altar do holocausto - o lugar de expiação - devem receber o sangue sacrificial.

c. Ele deve tomar a partir de toda a gordura do novilho da oferta pelo pecado: As porções de gordura do animal foi oferecido a Deus. Neste, o melhor foi novamente dedicado a Deus depois que o sangue cobria o pecado.

d. Hide do touro e toda a sua carne. . . queimá-lo sobre a lenha: O couro valioso e que a carne do touro foram queimados fora do acampamento, junto com as porções inúteis do touro. Não poderia ser oferecido a Deus, mas foi queimado como se fosse uma coisa inútil.

eu. Todos os motivos egoístas teve de ser removido na oferta pelo pecado. Se um sacerdote, trouxe a oferta, toda a oferta teve que ser destruído. Se um não-sacerdote, trouxe a oferta, o sacerdote podia comer dela, mas não a um trazendo o sacrifício. Você não poderia trazer uma oferta pelo pecado, porque você queria carne ou couro, mas só porque você queria se acertar com Deus. Isso reforça a idéia de que não há nenhum benefício para o nosso pecado.

ii. Paulo expressou esta atitude do coração em Filipenses 3: 7-8: Mas o que para mim era lucro, estas eu considerei perda por Cristo. E, na verdade eu também perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem sofri a perda de todas as coisas, e as considero como refugo, para que eu possa ganhar a Cristo.

3. (13-21) A oferta pelo pecado para toda a congregação de Israel.

Agora, se toda a congregação de Israel pecar por ignorância, ea coisa está escondido dos olhos da assembléia, e eles têm feito alguma coisa contra qualquer um dos mandamentos do Senhor em qualquer coisa que não deve ser feito, e são culpados; quando o pecado que cometeram torna conhecido, a assembléia oferecerá um novilho para o pecado, e trazê-lo diante da tenda da reunião. E os anciãos da congregação porão as mãos sobre a cabeça do novilho perante o SENHOR. Em seguida, o touro será morto perante o Senhor. O sacerdote ungido trará um pouco do sangue do novilho à tenda da congregação. Em seguida, o sacerdote molhará o seu dedo no sangue e polvilhe-a sete vezes perante o Senhor, diante do véu. E porá um pouco do sangue sobre as pontas do altar, que está perante o Senhor, que está na tenda da congregação; e ele deve derramar o sangue restante na base do altar do holocausto, que está à porta da tenda da congregação. Ele tomará toda a gordura dele e queimará sobre o altar. Assim fará com o novilho, como fez com o novilho da oferta pelo pecado; Assim, ele deve fazer com ele. Então o sacerdote fará expiação por eles, e serão perdoados. Em seguida, ele os levará o touro fora do arraial, e queimá-lo como queimou o primeiro touro. É uma oferta pelo pecado da assembléia.

um. Se toda a congregação de Israel pecados sem querer: O procedimento foi o mesmo que a oferta pelo pecado, em nome de um padre, exceto que os anciãos da congregação impuseram as mãos sobre a cabeça do touro, representando a nação.

4. (22-26) A oferta pelo pecado para um governante do povo.

Quando um governante pecou, ​​e fez algo involuntariamente contra qualquer um dos mandamentos do SENHOR, seu Deus, em qualquer coisa que não deve ser feito, e é culpado, ou se o seu pecado que cometeu trata de seu conhecimento, ele trará como seu oferecendo um bode, um macho sem defeito. E porá a sua mão sobre a cabeça do bode, e matá-lo no lugar em que se imola o holocausto, perante o SENHOR. É uma oferta pelo pecado. O sacerdote tomará do sangue da oferta pelo pecado, com o dedo, coloque-o sobre as pontas do altar do holocausto, e derramar seu sangue na base do altar do holocausto. E ele deve queimar toda a gordura sobre o altar, como a gordura do sacrifício da oferta de paz. Então o sacerdote fará por ele expiação do seu pecado, e ele será perdoado.

um. Quando um governante pecou: O procedimento foi semelhante, porém diferente da oferta de um sacerdote ou a nação em geral. A vítima sacrificial foi um bode, eo sangue só foi aplicado ao altar do holocausto, e a gordura era queimada sobre o altar - como na oferta de paz.

eu. De acordo com Levítico 6: 24-30, o resto do animal estava disponível para o padre.

5. (27-35) A oferta pelo pecado para um homem ou uma mulher comum.

Se alguém do povo da terra pecar por ignorância, fazendo alguma coisa contra qualquer um dos mandamentos do Senhor em qualquer coisa que não deveria ser feito, e é culpado, ou se o seu pecado que cometeu trata de seu conhecimento, então trará como sua oferta um bode, uma fêmea sem defeito, pelo seu pecado que cometeu. E porá a sua mão sobre a cabeça da oferta pelo pecado, e matar a oferta pelo pecado no lugar do holocausto. Então o sacerdote tomará do seu sangue com o dedo, coloque-o sobre as pontas do altar do holocausto, e despeje todo o sangue contido na base do altar. Ele deve remover toda a gordura, como se tira a gordura do sacrifício da oferta de paz; eo sacerdote a queimará sobre o altar por um aroma agradável ao Senhor. Então o sacerdote fará expiação por ele, e ele será perdoado. Se ele traz um cordeiro como a oferta pelo pecado, ele trará uma fêmea sem defeito. Em seguida, porá a mão sobre a cabeça da oferta pelo pecado, e matá-lo como oferta pelo pecado, no lugar em que se imola o holocausto. O sacerdote tomará do sangue da oferta pelo pecado, com o dedo, coloque-o sobre as pontas do altar do holocausto, e despeje todo o sangue na base do altar. Ele deve remover toda a gordura, como a gordura do cordeiro é removido do sacrifício da oferta de paz. Em seguida, o sacerdote queimará isso sobre o altar, de acordo com as ofertas queimadas ao Senhor. Então o sacerdote fará expiação dos seus pecados que cometeu, e ele será perdoado.

um. Se alguém do povo da terra pecar por ignorância: Este foi o mesmo procedimento para um governante do povo, a não ser que uma cabra ou um cordeiro poderia ser oferecido em vez de um bode.

b. Em seguida, o sacerdote queimará isso sobre o altar, de acordo com as ofertas queimadas ao Senhor: Mais uma vez, provavelmente, o resto do animal estava disponível para o padre. Isso significava que a oferta pelo pecado para um governador civil ou o homem comum era para que não onerosa do que a oferta pelo pecado para um sacerdote ou a nação como um todo, e que o único lucro um padre poderia ganhar com a sua própria oferta pelo pecado era espiritual, e não material.

 
Fontes deste Estudo Biblico : 
O código da Bíblia.com  


 

By you tube.
.
 
. 
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.



 
 By google.




Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...