Levítico Capítulo VI

Posted by TKM


Create by google and TKM.





 By google.



03 - Levítico Capítulo : 6


1 Disse ainda o Senhor a Moisés:

2 Se alguém pecar e cometer uma transgressão contra o Senhor, e se houver dolosamente para com o seu próximo no tocante a um depósito, ou penhor, ou roubo, ou tiver oprimido a seu próximo;

3 se achar o perdido, e nisso se houver dolosamente e jurar falso; ou se fizer qualquer de todas as coisas em que o homem costuma pecar;

4 se, pois, houver pecado e for culpado, restituirá o que roubou, ou o que obteve pela opressão, ou o depósito que lhe foi dado em guarda, ou o perdido que achou,

5 ou qualquer coisa sobre que jurou falso; por inteiro o restituirá, e ainda a isso acrescentará a quinta parte; a quem pertence, lho dará no dia em que trouxer a sua oferta pela culpa.

6 E como a sua oferta pela culpa, trará ao Senhor um carneiro sem defeito, do rebanho; conforme a tua avaliação para oferta pela culpa trá-lo-á ao sacerdote;

7 e o sacerdote fará expiação por ele diante do Senhor, e ele será perdoado de todas as coisas que tiver feito, nas quais se tenha tornado culpado.

8 Disse mais o Senhor a Moisés:

9 Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará a noite toda, até pela manhã, sobre a lareira do altar, e nela se conservará aceso o fogo do altar.

10 E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho sobre a sua carne; e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar.

11 Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo.

12 O fogo sobre o altar se conservará aceso; não se apagará. O sacerdote acenderá lenha nele todos os dias pela manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e queimará a gordura das ofertas pacíficas.

13 O fogo se conservará continuamente aceso sobre o altar; não se apagará.

14 Esta é a lei da oferta de cereais: os filhos de Arão a oferecerão perante o Senhor diante do altar.

15 O sacerdote tomará dela um punhado, isto é, da flor de farinha da oferta de cereais e do azeite da mesma, e todo o incenso que estiver sobre a oferta de cereais, e os queimará sobre o altar por cheiro suave ao Senhor, como o memorial da oferta.

16 E Arão e seus filhos comerão o restante dela; comê-lo-ão sem fermento em lugar santo; no átrio da tenda da revelação o comerão.

17 Levedado não se cozerá. Como a sua porção das minhas ofertas queimadas lho tenho dado; coisa santíssima é, como a oferta pelo pecado, e como a oferta pela culpa.

18 Todo varão entre os filhos de Arão comerá dela, como a sua porção das ofertas queimadas do Senhor; estatuto perpétuo será para as vossas gerações; tudo o que as tocar será santo.

19 Disse mais o Senhor a Moisés:

20 Esta é a oferta de Arão e de seus filhos, a qual oferecerão ao Senhor no dia em que ele for ungido: a décima parte duma efa de flor de farinha, como oferta de cereais, perpetuamente, a metade dela pela amanhã, e a outra metade à tarde.

21 Numa assadeira se fará com azeite; bem embebida a trarás; em pedaços cozidos oferecerás a oferta de cereais por cheiro suave ao Senhor.

22 Também o sacerdote que, de entre seus filhos, for ungido em seu lugar, a oferecerá; por estatuto perpétuo será ela toda queimada ao Senhor.

23 Assim toda oferta de cereais do sacerdote será totalmente queimada; não se comerá.

24 Disse mais o Senhor a Moisés:

25 Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei da oferta pelo pecado: no lugar em que se imola o holocausto se imolará a oferta pelo pecado perante o Senhor; coisa santíssima é.

26 O sacerdote que a oferecer pelo pecado a comerá; comê-la-á em lugar santo, no átrio da tenda da revelação.

27 Tudo o que tocar a carne da oferta será santo; e quando o sangue dela for espargido sobre qualquer roupa, lavarás em lugar santo a roupa sobre a qual ele tiver sido espargido.

28 Mas o vaso de barro em que for cozida será quebrado; e se for cozida num vaso de bronze, este será esfregado, e lavado, na água.

29 Todo varão entre os sacerdotes comerá dela; coisa santíssima é.

30 Contudo não se comerá nenhuma oferta pelo pecado, da qual uma parte do sangue é trazida dentro da tenda da revelação, para fazer expiação no lugar santo; no fogo será queimada.














Casos de culpa

_ Olá ...

_ Olá, amigo leitor!

_ Cara, este estudo está começando a ficar um pouquinho complicado e chatinho você não acha?

_ Eu entendo que Levítico não é um livro que conta uma história e não tem personagens, o que o torna uma leitura às vezes desinteressante.

_ Pois é...

_ Porém é importante lembrar que ele foi inspirado por Deus, portanto é um livro sobrenatural, e em uma simples leitura, podemos a qualquer momento, perceber Deus falando conosco.

_ É verdade!

_ Então preste atenção no que eu vou lhe dizer agora... Este blog não deve substituir a Bíblia, ele deve ser usado apenas como uma ferramenta para lhe auxiliar no entendimento de sua leitura.

_ Há é?

_ Isso mesmo! Aliás, eu já expliquei isso no manual de instrução deste blog.

_ Rapaz, eu não tinha notado!

_ Hum... Está bem, lhe explicar. Primeiramente veja quais os versículos que estão sendo proposto para o estudo do dia, na página que você abrir. Não leia a postagem. Abra a sua Bíblia e a leia com muita reverencia. Deus falará com você. Em seguida volte ao blog e leia a postagem que explica os versículos. Deus falará com você mais uma vez.

_ Gostei da sugestão.

_ pois é, e o melhor é o que acontecerá com o decorrer do tempo...

_ O que?

_ Você se habituará a buscar alimento diário direto da fonte, e com o tempo não precisará mais deste blog. Além do mais, a Bíblia é um livro milenar e sempre existirá, enquanto este blog só tem um ano e não sabemos por quanto tempo ele continuará existindo.

_ Está bem! Vou seguir sua sugestão...

_ Ok, então que tal começar agora?

_ Pode ser...

_ Então, antes continuar a leitura desta postagem, abra agora a sua Bíblia em Levítico capítulo 6, versículos de 1 a 3. Depois volte aqui, combinado?

_ Combinado, até mais...



By google.

O SENHOR Deus, chamou a Moisés e deu a ele mais algumas instruções;

Para tirar a sua culpa, precisaria fazer uma oferta o homem que pecasse e ofendesse a Deus, nos seguintes casos:

• Seria culpado, o indivíduo que ficasse com aquilo que alguém lhe entregou para guardar ou como garantia de pagamento de uma dívida;

Perceba que a falta cometida aqui é considerada em primeiro lugar, uma ofensa contra Deus e, depois, um pecado contra o próximo.

Por isso todo o pecado contra o homem também é contra o Senhor.

Por quê?

Em um sentido especial, porque esta é uma violação da sociedade humana, da qual Deus é o autor, o presidente, e defensor.

Conhecendo muito bem o caráter do homem, o Senhor já presumiu algumas situações que certamente aconteceriam e a necessidade de corretivos.

Neste primeiro caso, seria culpada a pessoa que enganasse a seu próximo quanto a algo que lhe fosse confiado.

Mentir além de reter o que pertencia ao próximo, era uma dupla transgressão: mentira e roubo.

Essa pessoa era culpada de um pecado deliberado.



• Se jurar que não achou um objeto perdido quando, de fato, achou; ou se fizer contra alguém qualquer outra coisa parecida com estas.

Bom, este caso é mais sério do que o anterior, pois o cara de pau não só mente como também confirma sua mentira com um juramento.



Só a graça ...



  By google.


Prevaricação Significado.

Para ficar livre da sua culpa, quem cometer um desses pecados (vimos na postagem anterior) deverá devolver aquilo que pertence ao outro, ou dar de volta o depósito, ou devolver aquilo que ganhou por meios violentos.

Veja que em primeiro lugar, a pessoa teria que se reconhecer culpada, deveria fazer uma confissão e em seguida a restituição.


E não deveria ser demorada.


A restituição é parte vital para a pessoa que deseja estar livre da culpa do pecado.


Não basta a convicção do pecado; não basta o pesar pelo pecado; não basta a confissão...


Estes são passos importantes em direção a Deus, mas não são suficientes...


Devem estar acompanhados de um arrependimento tão profundo e completo, que a alma não descanse até que se tenha feito todo o possível para retificar os erros cometidos.


Em muitos casos, isto incluirá o maior esforço possível por corrigir todos os males.


O nomezinho deste pecado é "prevaricação".


As prevaricações compreendem as transações comerciais duvidosas, a declaração fraudulenta de valores, as cobranças exorbitantes de todo tipo, o interesse excessivo nos empréstimos, o trabalho mal feito, o engano intencional e qualquer aproveitamento dos pobres ou desafortunados.


É minha gente... O pior é que muitas pessoas se gabam de sua esperteza nos negócios e ainda recebem a aprovação de outros por sua habilidade comercial.


Se você está atolado neste tipo de pecado, arrependa-se, confesse imediatamente a Deus e se possível, faça a restituição do que não lhe pertence.


O cristão tem a obrigação imposta pelo céu de considerar cuidadosamente sua responsabilidade para com aqueles que, por esta causa, podem ter sido extorquidos do que lhes pertencia.


O Cristão deve ter uma consciência delicada e acima de tudo, deve viver honradamente aos olhos de Deus e dos homens.

  




 By google.

O Pai da verdade


No dia em que oferecer o sacrifício para tirar a sua culpa, ele entregará ao outro o valor total daquilo que roubou quando jurou falsamente, e ainda sobre isso acrescentará um quinto.

O versículo fala novamente sobre o jurar falsamente.

Então vamos falar um pouco mais sobre este tema...

O que é a mentira?

A mentira é uma falsidade falada ou realizada com a intenção de enganar.

Ou seja, é a negação da verdade.

O pai da mentira é seu criador.

A mentira faz com que o branco pareça preto e o preto pareça branco.

É motivo de separação entre esposos e esposas, pessoas que se amam e amigos...

A mentira já criou guerras e matou milhões d e pessoas.

Ela cauteriza a consciência, destrói a confiança e a fé, é companheira dos ladrões, jogadores e prostitutas e amiga íntima das drogas.

A mentira é um dos pecados mais populares de nossos dias e gradualmente está chegando a ser considerada como digna de respeito.

Em suas diversas formas, desde a mentira descarada até a suave mentira diplomática, é pratica comum e universal.

Em suas formas mais leves é considerada como um meio necessário de suavizar as situações desagradáveis admitindo-se como uma maneira aceitável de proceder.

A habilidade de mentir em forma elegante e convincente é toda uma façanha no mundo social e político, sendo considerada como uma habilidade necessária para manter certos cargos.

Agora vamos falar um pouco sobre o adversário da mentira...

A Bíblia é clara quando o tema é a “verdade” e não tolera outra coisa.

 Deus é o "Deus de verdade" (Isa. 65: 16; Sal. 31: 5; Deut. 32: 4).
 O Filho é a verdade (João 14: 6).
 O Espírito é a verdade (1 João 5: 6).
 A Palavra é a verdade (João 17: 17).
 A lei é a verdade (Sal. 119: 142).
 Seus conselhos são verdade (Isa. 25: 1).
 Seus juízos são verdade (Rom. 2: 2).
 A igreja é coluna e baluarte da verdade (1 Tim. 3: 15).
 Os cristãos têm de chegar ao conhecimento da verdade (1 Tim. 2: 4).
 Os que não crêem na verdade serão condenados (2 Tes. 2: 12).

O cristão deve ser motivado por uma paixão pela verdade.

É um representante do Deus da verdade, e não do pai da mentira, portanto não deve dar falso testemunho em nenhum momento.

O cristão odiará e evitará todo tipo de simulação e hipocrisia, suas atitudes nunca serão duvidosas.

Seu "sim" será "sim", e seu "não" será "não".

Terá a reputação de ser uma pessoa em cuja palavra se pode confiar.




 By google.




A minha parte e a de Deus


Agora, a pessoa deveria oferecer um carneiro sem defeito como sacrifício para tirar a sua culpa.

Sacrifício! Este era o terceiro passo.

Pecou contra o próximo? Faça a restituição.

Mas também pecou contra Deus! Então isso exigiria um sacrifício.


O sacerdote oferecerá a Deus, o SENHOR, o sacrifício para conseguir o perdão de pecados, e o homem será perdoado de qualquer pecado que tiver cometido.

O perdão é o quarto passo, era a parte de Deus e dependia dos que o antecediam.

Felizmente, em nossos dias estas posições mudaram...

Pecamos contra Deus, portanto um sacrifício é necessário para saldar esta dívida...

Mas graças ao nosso Senhor Jesus Cristo, o primeiro passo foi dado, o sacrifício já foi oferecido.

O próximo passo é com a gente...

Devemos crer neste sangue derramado que purifica, e nos arrepender de nossos pecados.

O perdão é o próximo passo, é a parte de Deus e depende apenas de uma atitude nossa;

Reconhecer que somos miseráveis pecadores e que não podemos viver sem o perdão divino.



 By google.


O fogo Divino


O SENHOR Deus mandou que Moisés desse a Arão e aos seus filhos as seguintes leis a respeito das ofertas que são completamente queimadas:

_ A oferta que é completamente queimada precisará ficar no altar a noite toda, e durante esse tempo o fogo do altar deverá ficar aceso.

Nesta passagem Moisés recebeu instruções para entregar aos sacerdotes a respeito de suas funções oficiais, e os primeiros holocaustos.

O serviço diário consistia em queimar dois cordeiros, um pela manhã ao nascer do sol, o outro à noite, quando o dia começava a declinar.

Ambos seriam consumidos no altar por meio de um fogo lento, colocando os pedaços do sacrifício de tal maneira que alimentasse o fogo durante toda a noite.

A observância deste sacrifício diário sobre o altar de holocausto era uma expressão diária de arrependimento e fé nacional.


_ Depois que o fogo queimar todo o sacrifício, o sacerdote, vestido com calções de linho e uma túnica também de linho, deverá tirar as cinzas e as colocará ao lado do altar.

Deus exigia aqui que os sacerdotes usassem suas roupas de linho mesmo até tirar as cinzas.

Estas eram as mesmas roupas que usavam para oferecer os sacrifícios.

Isso porque todo trabalho dentro do santuário era sagrado e exigia santidade de vida.

Quando saíam do santuário para levar as cinzas a um lugar limpo, deveriam tirara as roupas de linho.
Porque isso já não era uma atividade sagrada, mas uma obra comum.


_ Preste atenção Moisés, este fogo do altar nunca se apagará; deverá ficar sempre aceso.

Todas as manhãs o sacerdote deveria por lenha no fogo, arrumar em cima a oferta que iria ser completamente queimada.

O capítulo 9:24 nos afirma que foi o próprio Deus que acenderia a primeira oferta, portanto, um fogo em que o próprio Deus acendeu não deveria ser apagado.

Essa ação, talvez tenha sido exigida como um lembrete da contínua presença de Deus e a necessidade do povo para uma expiação contínua.

Os judeus afirmam que este fogo queimou continuamente até o cativeiro babilônico.

Alguns até insinuam que nunca se apagou até a destruição final do templo no ano 70 DC.

Uma tarefa um tanto complicada já que para manter este fogo aceso, seria necessária uma ampla provisão de lenha.

Esta era escolhida pelos sacerdotes que, uma vez ao ano convidavam ao povo lhes ajudar.


Levítico 6 - Instruções para os sacerdotes

A. Mais casos para a realização da oferta pela culpa.

1. (1-6) A necessidade da oferta pela culpa quando uma pessoa pecou contra um vizinho por mentir ou roubo.

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Se alguém pecar e cometer uma transgressão contra o Senhor, que encontra-se com seu vizinho sobre o que lhe foi entregue para a custódia, ou cerca de uma promessa, ou cerca de um roubo, ou se ele tem extorquido a partir de seu vizinho, ou se ele encontrou o que estava perdido e mentiras a seu respeito, e jura falsamente; em qualquer uma dessas coisas que um homem pode fazer na qual ele peca: então ele deve ser, porque ele pecou e for culpado, que ele deve restituir o que roubou, ou o que ele tem extorquido, ou o que lhe foi entregue para a guarda, ou o perdido que achou, ou tudo aquilo sobre que jurou falso. Ele deve restaurar todo o seu valor , adicione um quinto mais do que isso, e dar-lhe a quem ele pertence, no dia de sua expiação. E ele fará sua oferta pela culpa ao Senhor um carneiro sem defeito, do rebanho, conforme a tua avaliação, como um expiação da culpa, para o sacerdote. "

um. Ele restituirá o que roubou: Se uma pessoa era culpado de fraude ou roubo, não foi o suficiente para que os sacrifícios cobrir a culpa do pecado diante de Deus. Restituição teve de se contentar com a conta da vítima da fraude.

b. Ele deve restaurar todo o seu valor, adicione um quinto mais do que isso, e dar-lhe a quem ele pertence, no dia da sua oferta pela culpa: Não foi o suficiente para retornar apenas o que foi roubado. O ladrão também teve que adicionar 20% (um quinto) do que foi roubado como uma pena.

eu. Restituição e sua pena de acompanhamento teve de ser feita no mesmo dia de sua expiação. Este poderosamente demonstrado que não se poderia se acertar com Deus sem também fazer o seu direito de errado com os homens.

2. (7) A certeza do perdão quando o sacrifício é feito.

Então o sacerdote fará expiação por ele perante o Senhor, e ele será perdoado por qualquer uma dessas coisas que ele pode ter feito no qual ele ofensas.

um. Então o sacerdote fará expiação por ele perante o SENHOR: Esta foi a garantia maravilhosa para uma consciência culpada. O pecador pode depender desta promessa e conhecer o seu pecado foi coberto perante o Senhor.

eu. O Novo Testamento faz uma declaração semelhante à luz da Nova Aliança, encontrada em 1 João 1: 9: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

b. Para qualquer uma dessas coisas que ele pode ter feito: A ênfase é que nenhum pecado pode ser purificada através do sacrifício expiatório. Antes do trabalho perfeito de Jesus na cruz a limpeza não era perfeito, mas poderia ser estendida a qualquer pecado.

B. As instruções específicas para os sacerdotes a respeito das ofertas.

1. (8-13) O holocausto.

Em seguida, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Command Arão e seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará na lareira sobre o altar toda a noite até de manhã, eo fogo do altar arderá nele. E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e as calças de linho, ele deve colocar em seu corpo, e levar até as cinzas do holocausto que o fogo consumiu no altar, e ele porá .-los ao lado do altar Então ele deve tirar suas vestes, vestiu outras vestes; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo e do fogo sobre o altar arderá nele;. Não deve ser posto para fora. E o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e colocar o holocausto, a fim nele, e ele deve queimará a gordura das ofertas pacíficas Um fogo arderá continuamente sobre o altar;. ele nunca sairá. "

um. Esta é a lei do holocausto: Esta oferta falou da consagração. O animal teve que permanecer sobre o altar em uma queimadura lenta por um longo tempo, cuidado pelo sacerdote (será na lareira sobre o altar toda a noite até de manhã).

b. E o fogo do altar arderá nele: O personagem de longa queima do holocausto é uma ilustração adequada do trabalho de dar-nos completamente a Deus. Vindo a Deus como um sacrifício vivo não é um trabalho rápido e podemos sentir que estamos assado no fogo por um longo tempo.

eu. "Será que o fogo perpétuo queimar sobre o altar do teu coração? És tu sempre olhando para Jesus, e vendo, pela fé, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo? "(Clarke)

c. Um fogo arderá continuamente sobre o altar; ele nunca sairá: O fogo perpétuo está também ligado à idéia de que essas ofertas devem ser feitas continuamente. Antes do sacrifício perfeito de Jesus na cruz, era impossível para concluí-las perfeitamente.

2. (14-23) A oferta de cereais.

"Esta é a lei da oferta de cereais: os filhos de Arão a oferecerão sobre o altar, diante do Senhor, ele tomará dela um punhado da flor de farinha da oferta de cereais, com o seu azeite e todo o incenso que estiver. sobre a oferta de cereais, e a queimará sobre o altar por um aroma doce, como um memorial ao Senhor e o restante do que Arão e seus filhos comerão;. com o pão ázimo se comerá no lugar santo; no . átrio da tenda da congregação o comerão Ele não deve ser cozido com fermento tenho dado como sua porção das minhas ofertas queimadas;. santíssima é, como a oferta pelo pecado ea oferta pela culpa Todos os machos. entre os filhos de Aaron pode comê-lo. Ele será um estatuto para sempre em vossas gerações das ofertas queimadas ao Senhor. Todo aquele que tocar nelas será santo ". E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Esta é a oferta de Arão e seus filhos, a qual oferecerão ao Senhor, desde o dia que ele for ungido: a décima parte de um efa de flor de farinha como um grão diária oferta, a metade dela pela manhã e metade dela à noite. Ele deve ser feita em uma panela com óleo. Quando ele é misturado, você deverá levá-la. Os pedaços cozidos da oferta de cereais, você deve oferecer para um aroma doce ao Senhor. O sacerdote, de entre os seus filhos, que é ungido em seu lugar, deve oferecê-lo. É um estatuto para sempre ao Senhor. Ele será totalmente queimada. Para cada oferta de cereais do sacerdote será totalmente queimada. Ele não se comerá. "

um. Esta é a lei da oferta de cereais: Uma parte da oferta de cereais pertencia aos padres. Eles e sua família comeu-o como um dom sagrado.

b. Para cada oferta de cereais do sacerdote será totalmente queimada: Houve uma determinada oferta de grãos, que fazia parte da cerimônia de unção e consagração de um sacerdote. Esta oferta de grãos não foi para ser comido, que era para ser totalmente queimada perante o Senhor.

3. (24-30) A oferta pelo pecado.

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Fala a Arão ea seus filhos, dizendo: Esta é a lei da oferta pelo pecado: No lugar em que o holocausto é morto, a oferta pelo pecado deve ser morto perante o Senhor. É o mais santo. O sacerdote que a oferecer pelo pecado a comerá. Em um lugar santo se comerá, no pátio da tenda da reunião. Todo mundo que toca a sua carne deve ser santa. E quando o sangue é aspergido sobre qualquer peça de vestuário, você deve lavar aquele em que foi aspergido, em um lugar sagrado. Mas o vaso de barro em que for cozida será quebrado. E se for cozida em uma panela de bronze, deve ser esfregado e lavado em água . Todo o homem entre os sacerdotes podem comê-lo. É o mais santo. Mas nenhuma oferta pelo pecado, da qual uma parte do sangue é trazida dentro da tenda da congregação, para fazer expiação no lugar santo, deve ser comido. Deve ser queimado no fogo. "

um. Esta é a lei da oferta pelo pecado: Uma parte da oferta pelo pecado sobrou, e estava a ser dado aos sacerdotes. Qualquer coisa tocada por expiação do pecado, ou o seu sangue tinha que ser limpos de uma forma especial, porque a vítima sacrificial foi pensado para ser infectado com o pecado de quem trouxe a oferta.

b. Mas nenhuma oferta pelo pecado, da qual uma parte do sangue é trazida dentro da tenda da congregação, para fazer expiação no lugar santo, deve ser comido: Qualquer parte da oferta pelo pecado feita para expiação nacional não poderia ser comido. O animal inteiro teve de ser queimado perante o Senhor. Apenas partes de uma oferta pelo pecado feita em nome de um indivíduo pode ser comido.


Fontes deste Estudo Biblico : 
O código da Bíblia.com
 


.
 
By you tube.

Leia, estude, medite na Palavra de Deus.
 A Bíblia em um ano. 



 By google.




Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...