Levítico Capítulo XIX

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03 - Levítico Capítulo : 19



1 Disse mais o Senhor a Moisés:

2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sereis santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.

3 Temerá cada um a sua mãe e a seu pai; e guardareis os meus sábados. Eu sou o Senhor vosso Deus.

4 Não vos volteis para os ídolos, nem façais para vós deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus.

5 Quando oferecerdes ao Senhor sacrifício de oferta pacífica, oferecê-lo-eis de modo a serdes aceitos.

6 No mesmo dia, pois, em que o oferecerdes, e no dia seguinte, se comerá; mas o que sobejar até o terceiro dia será queimado no fogo.

7 E se, na verdade, alguma coisa dele for comida ao terceiro dia, é coisa abominável; não será aceito.

8 E qualquer que o comer levará sobre si a sua iniqüidade, porquanto profanou a coisa santa do Senhor; por isso tal alma será extirpada do seu povo.

9 Quando fizeres a colheita da tua terra, não segarás totalmente os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega.

10 Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás para o pobre e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor vosso Deus.

11 Não furtareis; não enganareis, nem mentireis uns aos outros;

12 não jurareis falso pelo meu nome, assim profanando o nome do vosso Deus. Eu sou o Senhor.

13 Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do jornaleiro não ficará contigo até pela manhã.

14 Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás a teu Deus. Eu sou o Senhor.

15 Não farás injustiça no juízo; não farás acepção da pessoa do pobre, nem honrarás o poderoso; mas com justiça julgarás o teu próximo.

16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; nem conspirarás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor.

17 Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e não levarás sobre ti pecado por causa dele.

18 Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.

19 Guardareis os meus estatutos. Não permitirás que se cruze o teu gado com o de espécie diversa; não semearás o teu campo com semente diversa; nem vestirás roupa tecida de materiais diversos.

20 E, quando um homem se deitar com uma mulher que for escrava, desposada com um homem, e que não for resgatada, nem se lhe houver dado liberdade, então ambos serão açoitados; não morrerão, pois ela não era livre.

21 E como a sua oferta pela culpa, trará o homem ao Senhor, à porta da tenda da revelação, um carneiro para expiação de culpa;

22 e, com o carneiro da oferta pela culpa, o sacerdote fará expiação por ele perante o Senhor, pelo pecado que cometeu; e este lhe será perdoado.

23 Quando tiverdes entrado na terra e tiverdes plantado toda qualidade de árvores para delas comerdes, tereis o seu fruto como incircunciso; por três anos ele vos será como incircunciso; dele não se comerá.

 24 No quarto ano, porém, todo o seu o fruto será santo, para oferta de louvor ao Senhor.

25 E partindo do quinto ano comereis o seu fruto; para que elas vos aumentem a sua produção. Eu sou o Senhor vosso Deus.

26 Não comereis coisa alguma com o sangue; não usareis de encantamentos, nem de agouros.

27 Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba.

28 Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.

29 Não profanarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se; para que a terra não se prostitua e não se encha de maldade.

30 Guardareis os meus sábados, e o meu santuário reverenciareis. Eu sou o Senhor.

31 Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.

32 Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.

33 Quando um estrangeiro peregrinar convosco na vossa terra, não o maltratareis.

34 Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrinar convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos; pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.

35 Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida.

36 Balanças justas, pesos justos, efa justa, e justo him tereis. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito.

37 Pelo que guardareis todos os meus estatutos e todos os meus preceitos, e os cumprireis. Eu sou o Senhor.




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Levítico 19 - Muitos várias leis




A. Leis relativas a assuntos já cobertos.



1. (1-2) A chamada geral para a santidade.




E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Falai a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes:«. Sereis santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo "

um. Sereis santos: A idéia por trás da palavra santo é "separado". Como é aplicada a Deus, ele descreve distanciamento de Deus. Isso significa que Deus é diferente do que o homem e de todos os outros seres no grandeza e majestade de seus atributos. Ele tem uma justiça diferente de qualquer outro; uma justiça diferente de qualquer outro; uma pureza diferente de qualquer outro - e de amor, graça e misericórdia diferente de qualquer outro.

eu. Parte dessa idéia é que Deus não é apenas um super-homem; Seu ser e caráter são divina, não humana.

b. Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo: Deus é separado do homem e de toda a criação. No entanto, porque os seres humanos são feitos à imagem de Deus, eles podem seguir seus passos e também ser santo.

eu. Ser santo significa ser como Deus, separando-nos a Ele e Sua verdade - e, naturalmente, separando-nos de coisas que não são como ele, e não de acordo com a Sua verdade.




3. (3) A lei de respeitar os pais.



Cada um de vocês deve reverenciar sua mãe e seu pai, e guardam os meus sábados: Eu sou o SENHOR vosso Deus.

um. Cada um de vocês deve reverenciar sua mãe e seu pai: Honor para os pais é um elemento essencial para a estabilidade ea saúde de toda a sociedade. Se as gerações mais jovens estão constantemente em guerra com as gerações mais velhas, os fundamentos da sociedade serão destruídos.

b. E guardam os meus sábados: Reverência para os pais está ligada a reverência ao Senhor. Submeter-se a autoridade parental é um passo para submeter-se a autoridade divina.

eu. "Reverência pais é um ato de piedade para com Deus, uma vez que os pais são substitutos para o Pai celestial, tanto quanto seus filhos estão em causa." (Harrison)




4. (4) A lei contra a idolatria.



Não ligue para os ídolos, nem fazer para vós moldadas deuses: Eu sou o SENHOR vosso Deus.

um. Não vire a ídolos: A palavra para ídolos significa nada é literalmente. Ídolos representam deuses que não são reais e realmente não existem.

b. Nem fazer para vós moldadas deuses: Israel teve problemas significativos com a adoração de ídolos até o cativeiro babilônico (cerca de 800 anos depois da época de Levítico). A atração não era tanto aos deuses moldados si mesmos, do que sobre o que eles representavam - sucesso financeiro, prazer e auto-adoração.

eu. Depois do cativeiro babilônico, Israel foi curado da idolatria dos deuses moldados e começou uma forma mais insidiosa de idolatria - idolatria da própria nação, a idolatria do templo e suas cerimônias, e uma idolatria da tradição.




5. (5-8) As leis relacionadas com ofertas.



E se você oferecer um sacrifício de uma oferta de paz ao Senhor, você deve oferecê-lo de sua própria vontade. Deve ser consumido no mesmo dia você tem a oferecer, e no dia seguinte. E se algum permanece até o terceiro dia, será queimado no fogo. E se for comida ao terceiro dia, é uma abominação. Não será aceito. Portanto, quem come a sua iniqüidade, porquanto profanou a oferta santa do Senhor; e essa pessoa será extirpada do seu povo.

um. Se você oferecer um sacrifício de uma oferta de paz: uma oferta de paz (que significa o gozo da paz com Deus e comunhão) foi sempre a ser feita pelo próprio livre-arbítrio. Deus não queria que comunhão forçado a fazer do povo de Israel.

b. Deve ser consumido no mesmo dia você tem a oferecer: Nem Deus deseja comunhão obsoleto com o povo de Israel. A carne de uma oferta de paz foi considerada não é bom depois de dois dias.



B. outras leis.




1. (9-10) Fornecer para os pobres, deixando campos incompleta colhidas.



Quando você colhe os frutos da vossa terra, você não deve inteiramente colher os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da sua colheita. E você não deve recolher a sua vinha, nem colherás os bagos de sua vinha; você deve deixá-los para o pobre eo estrangeiro: Eu sou o SENHOR vosso Deus.

um. Você não deve inteiramente colher os cantos de seu campo: Este foi um dos programas de assistência pública em Israel. Os agricultores não eram para a colheita completamente suas áreas, de modo que o pobre e necessitado poderia vir e recolher os restos mortais para si mesmos.

eu. Este é exatamente o que Ruth estava fazendo quando Boaz notado ela (Rute 2: 2-3).

b. Você deve deixá-los para o pobre eo estrangeiro: Esta foi uma ótima maneira de ajudar os pobres. Ele ordenou que os agricultores para ter um coração generoso, e os pobres a ser ativo e trabalhar para a sua alimentação. Ele fez um caminho para os pobres para prover suas próprias necessidades com dignidade.




2. (11-13) negociar honesto.



Não furtarás, nem falsamente, nem mentir para o outro. E você não deve jurar falso pelo meu nome, nem você profanando o nome do vosso Deus: Eu sou o SENHOR. Você não deve enganar o seu próximo, nem roubá-lo. Os salários de quem é contratado não deve permanecer com você durante toda a noite até de manhã.




3. (14) compaixão humana básica ordenado.



Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus: Eu sou o SENHOR.

um. Não amaldiçoarás o surdo: Deus ordenou a Israel para não maltratar os deficientes. Amaldiçoando o surdo é cruel porque eles não podem ouvir a sua maldição, embora outros podem. Para colocar uma pedra de tropeço diante do cego é só dizer.

eu. Uma medida precisa e reveladora da nossa humanidade é a forma como tratamos os mais fracos e infeliz.

b. Também não colocar uma pedra de tropeço diante do cego: Isto diz-nos o tipo de pessoas que os israelitas estavam. Eles tiveram que ser especificamente ordenado a observar tais leis de bondade fundamental. Isso mostra que Israel foi, e do que somos na carne.





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4. (15-16) A legislação em matéria de justiça e verdade.




Não farás injustiça no juízo. Você não deve ser parcial ao pobre, nem honrar a pessoa do poderoso. Com justiça julgarás o teu próximo. Você não deve ir sobre como mexeriqueiro entre o teu povo; nem que você deve tomar uma posição contra a vida de seu vizinho: Eu sou o SENHOR.

um. Não farás injustiça no juízo: Estes eram principalmente instruções aos juízes e magistrados, dando-lhes os princípios para a tomada de decisões jurídicas. No entanto, eles também são relevantes para as relações diárias com os que nos rodeiam.

eu. Jesus lembrou-nos que este princípio é tudo sobre: ​​Nós só devemos julgar os outros com o padrão que está disposto a ser julgado por Deus, porque vai se aplicar a mesma norma para nós (Mateus 7: 1-2).

b. Você não deve ir sobre como mexeriqueiro entre o teu povo: A mexeriqueiro é essencialmente uma fofoca, alguém que não pode cuidar de seus próprios negócios (1 Tessalonicenses 4:11), e que se deleita em discutir a vida dos outros e se espalhando histórias.

eu. Adam Clarke sobre o mexeriqueiro: "Um personagem mais desprezível não existe: a tal pessoa é uma praga para a sociedade, e deve ser exilado de as habitações dos homens."




5. (17-18) O mandamento de amar o próximo.



Você não deve odiar o seu irmão em seu coração. Você certamente deve repreender o teu próximo, e não levarás sobre ti pecado por causa dele. Você não deve tomar vingança, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a si mesmo: Eu sou o SENHOR.

um. Você não deve odiar o seu irmão em seu coração: Amor para o irmão é ordenado, não só na ação, mas também no coração. No entanto, se ele não está presente no coração, então ele deve estar em suas ações eo coração vai seguir. Mas não devemos nos contentar em tratar os outros bem e tem um coração de ódio contra eles; Deus deseja mudar os nossos corações para amá-los.

b. Você certamente deve repreender: Love vai repreender outro quando é necessário. Todos nós temos pontos cegos onde pensamos que está tudo bem, mas é evidente para os outros o quanto estamos na carne.

c. Você não deve tomar vingança: Vengeance pertence a Deus (Romanos 12:19) e não há um sentido em que podemos reter a obra de Deus de vingança sobre os outros, buscando-lo nós mesmos.

eu. Naturalmente, este princípio aplica-se às relações interpessoais, e não para as funções correspondentes do governo em manter a lei. Os criminosos não pode ser deixado livre, porque a vingança pertence a Deus. Deus exerce sua vingança através do uso legítimo da autoridade do governo (Romanos 13: 1-7). É adequado tanto pessoalmente perdoar o criminoso, e testemunhar contra eles no tribunal.

d. Também não guardar rancor: Isto é muito difícil para muitas pessoas. É fácil para acalentar um rancor contra o outro, especialmente quando se é merecido; mas muito dano é feito para quem segurava o rancor.

e. Amarás o teu próximo como a si mesmo: Alguns se surpreendem ao ver este comando generoso no que eles acreditam ser a dura Antigo Testamento; mas mesmo a Antiga Aliança nos ordena claramente a amar os outros.

eu. Infelizmente, muitos judeus antigos tinham uma definição restrita de que seu vizinho era e só são considerados os seus amigos e compatriotas seus vizinhos. Jesus nos mandou amar seus inimigos (Lucas 06:27), e mostrou o nosso vizinho era o único em necessidade, mesmo que um inimigo tradicional (Lucas 10: 25-37).

ii. O mandamento de amar o teu próximo como a ti mesmo é simples, mas comumente mal interpretado. Isso não significa que devemos amar a nós mesmos antes de podermos amar mais ninguém; isso significa que, da mesma forma que nós cuidamos de nós mesmos e nossa preocupados com nossos próprios interesses, devemos tomar cuidado e ter preocupação com os interesses dos outros.

iii. Nós nos amamos muito bem: Porque ninguém jamais odiou a sua própria carne, alimenta e sustenta (Efésios 5:29). Paulo advertiu que nos últimos dias, os homens serão amantes de si mesmos (2 Timóteo 3: 2) - e não em um sentido positivo! Na verdade, a nossa miséria quando as coisas estão indo mal mostras amamos a nós mesmos; regozijamo-nos a miséria daqueles que odeiam! Nosso desafio é mostrar aos outros o mesmo amor nos mostramos.





6. (19) leis de pureza, em resposta a práticas pagãs.



"Você deve manter os meus estatutos. Você não deve deixar sua raça de gado com outro tipo. Você não semeará seu campo com sementes mistas. Nem deve um manto de linho misto e lã de vir sobre vós.

um. Você não semeará seu campo com sementes mistas: A mistura dessas coisas - diferentes espécies de animais, sementes e tecidos - normalmente era visto por pagãos para ser uma fonte de poder mágico. Deus queria que Israel não tem nenhuma associação com esses costumes pagãos.

b. Nem deve um manto de linho e lã mista vir sobre vós; Desde aqueles costumes pagãos já não são um problema em nossos dias, não devemos se preocupar com a mistura de lã e de linho - ou outros tecidos - em nossos dias. Esta lei é um bom exemplo de algo que já não é vinculativa para os cristãos de hoje, porque o costume pagão a lei guardado contra já não é praticada.

eu. No entanto, em nossa era moderna há distinções importantes que são turva e os cristãos não devem participar. O dia de hoje esbatimento das diferenças entre os sexos deve ser combatida por cristãos.




7. (20-22) A penalidade para a relação sexual ilícita com uma concubina.



Quem reside deitar com uma mulher que está prometida em casamento a um homem como uma concubina, e que não tenha sido resgatado em tudo, nem dado a ela a liberdade, por isso não haverá flagelando; mas não deve ser condenado à morte, porque ela não era livre. E ele fará sua oferta pela culpa ao SENHOR, à porta da tenda da congregação, um carneiro como oferta pela culpa. O sacerdote fará expiação por ele, com o carneiro da oferta pela culpa perante o Senhor, pelo pecado que cometeu. E o pecado que cometeu lhe será perdoado.

um. Quem reside deitar com uma mulher que está prometida em casamento a um homem como concubina: Trata-se de uma mulher que era uma concubina, no sentido de que ela era uma escrava, que era elegível para se casar.

b. E o pecado que cometeu lhe será perdoado: Esta é a situação descrita: A escrava está noiva de um homem livre, e, em seguida, um homem diferente faz sexo com ela. Normalmente, a pena era a morte; mas porque a mulher era um escravo, e se presumia ser não é livre para resistir (ou guardado por um pai), a pena não era a morte. No entanto, ela não foi marriable para seu noivo, então ele deve ser reembolsado (a punição mencionado). Então a culpa moral seria liquidada por meio de sacrifícios, e, presumivelmente, o homem que fez sexo com ela seria obrigada a se casar com ela.




8. (23-25) a respeito da fruta na terra de Canaã.



Quando você vem para a terra, e plantaram todos os tipos de árvores para a comida, então você deve contar seu fruto como incircunciso. Três anos será como incircunciso para você. Ele não deve ser comido. Mas, no quarto ano todo o seu fruto será santo, um louvor ao Senhor. E no quinto ano comereis o seu fruto, que pode render a você o seu aumento: Eu sou o SENHOR vosso Deus.

um. Quando você vem para a terra: Deus lembrou Israel de seu objetivo final - a terra prometida, a terra de Canaã - e disse-lhes para não comer do fruto das árvores, eles plantam lá por três anos. Em seguida, o fruto do quarto ano pertencia ao SENHOR, eo fruto do quinto ano poderia ser comido.

b. Isso pode render-lhe o seu aumento: Deus sabia que não colhendo o fruto para este período seria benéfico para ambas as árvores e a ecologia circundante, e resultar em árvores de fruto, finalmente, mais produtivas.



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9. (26-31) A legislação para garantir a separação de práticas pagãs.



Você não deve comer qualquer coisa com o sangue, nem você deve praticar adivinhação ou adivinhação. Você não deve fazer a barba em torno dos lados de sua cabeça, nem você desfigurar as bordas de sua barba. Você não deve fazer lacerações na vossa carne pelos mortos, nem tatuagem quaisquer marcas em você: eu sou o SENHOR. Não prostituir sua filha, para fazer com que ela fosse uma prostituta, para que a queda terra em prostituição, ea terra se encha de maldade. Você deve manter os meus sábados e reverenciar o meu santuário: Eu sou o SENHOR. Não dê conta a adivinhadores e encantadores; não procuram depois deles, a ser contaminados por eles: Eu sou o SENHOR vosso Deus.

um. Não comereis coisa alguma com sangue: sangue Comer era uma prática em muitas cerimônias de culto pagão, como era adivinhação e adivinhação. Por isso ambos são directamente proibido.

eu. Harrison em adivinhação: ". O prognóstico de vezes favoráveis ​​para formas específicas de ação" Este estava prevendo dias de sorte ou tempos favoráveis ​​como um astrólogo ou outros podem fazer.

b. Você não deve fazer a barba em torno dos lados de sua cabeça, nem você desfigurar as bordas de sua barba: Para fazer isso era imitar os costumes pagãos daquele dia; Hoje, os homens judeus ortodoxos primam pela suas barbas não aparadas e, cabelos cacheados longos nas laterais da cabeça.

c. Os cortes na carne pelos mortos, nem tatuagem quaisquer marcas em você: Estes foram também práticas pagãs Deus queria que Israel se separar. O recorte do cabelo, a barba, corte, e as tatuagens eram todos ligados com ritos pagãos de luto.

eu. Parte desta mensagem para nós hoje é que o que nossa cultura pensa e como eles percebem as coisas é importante. Se algumas roupas ou jóias ou corpo decoração que nos associar com o mundo pagão, não deve ser feito. Esta é uma linha difícil de desenhar, porque os padrões de cultura estão sempre mudando. Alguns exemplos modernos de mudança de padrões são o comprimento do cabelo e brincos para homens.

ii. Nos dias de Paulo, na cidade de Corinto, apenas prostitutas andava sem uma cobertura para a cabeça - por isso era certo para as mulheres cristãs de Corinto a usar o véu, embora não seja obrigado a pela letra da lei (1 Coríntios 11: 5- 6).

d. Não prostituir sua filha, para fazer com que ela fosse uma prostituta: Para prostituir sua filha, neste contexto, significa provavelmente para dar a ela como uma prostituta ritual em um templo pagão; este foi, naturalmente, proibido, embora aos olhos da cultura pagã, era uma coisa religiosa que fazer.

e. Médiuns e espíritos familiares: Estes eram os pagãos maneiras procuraram entrar em contato com os espíritos dos mortos ou outro; esta foi uma porta para o oculto, e estritamente proibido - aqueles que procuraremos estão contaminadas - "feito sujo" por eles.

eu. "Em algumas sociedades do Oriente Próximo tais médiuns iria cavar um pequeno buraco na terra para simbolizar uma sepultura, e em seguida, colocar ofertas nele para atrair a atenção da pessoa a quem a mídia desejada para entrar em contato." (Harrison)

ii. A palavra para espíritos familiares vem de uma raiz que significa "saber"; "Talvez referindo-se à informação ocultista que o praticante de necromancia suposto ter." (Harrison)

iii. "Não só são todos os concessionários reais com espíritos familiares, ou superstições necromânticos ou mágicos, estão aqui proibido, mas também todos os pretendentes ao conhecimento do futuro, cartomantes, astrólogos, e assim por diante." (Clarke)




10. (32-37) As leis de bondade e justiça.



Você deve alcançar antes da cinza dirigido e honrar a presença de um homem velho, e temem o seu Deus: Eu sou o SENHOR. E se um estranho habita convosco na vossa terra, você não deve maltratá-lo. O estrangeiro que peregrina entre vós, será para você como um natural entre você, e você deve amá-lo como a si mesmo; pois estrangeiros fostes na terra do Egito: Eu sou o SENHOR vosso Deus. Não farás injustiça no juízo, na medida do comprimento, peso ou volume. Você deve ter escalas honestos, pesos honestos, uma efa honesto, e um him honesto: eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito. Portanto, você deve observar todos os meus estatutos e todos os meus juízos, e realizá-las: Eu sou o SENHOR.

um. Você deve alcançar antes da cinza dirigido e honrar a presença de um homem velho. . . se um estranho habita convosco na vossa terra, você não deve maltratar ele: Estes são todos os exposições sobre o princípio da Amarás o teu próximo como a si mesmo (Levítico 19:18); se fôssemos o velho, ou o estrangeiro, ou o consumidor, gostaríamos tratamento justo e bondoso.

b. Eu sou o SENHOR: 15 vezes neste capítulo, Deus declarou que Ele é o Senhor - e aquele com o direito de nos dizer o que fazer. Isso é algo que Deus esperava que o antigo Israel a respeitar, e espera que seus seguidores modernos dia para também respeitar.

eu. A relação entre um senhor e seu povo significava que as pessoas tinham obrigações para com o seu senhor, mas o senhor também tinha obrigações para com o seu povo. O senhor foi obrigado a cuidar de seus servos, e nosso Senhor, Deus certamente cuida de Seu povo.


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