Levítico Capítulo II

Posted by TKM








By google.




03 - Levítico Capítulo : 2


1 Quando alguém fizer ao Senhor uma oferta de cereais, a sua oferta será de flor de farinha; deitará nela azeite, e sobre ela porá incenso;

2 e a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais lhe tomará um punhado da flor de farinha e do azeite com todo o incenso, e o queimará sobre o altar por oferta memorial, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.

3 O que restar da oferta de cereais pertencerá a Arão e a seus filhos; é coisa santíssima entre as ofertas queimadas ao Senhor.

4 Quando fizerdes oferta de cereais assada ao forno, será de bolos ázimos de flor de farinha, amassados com azeite, e coscorões ázimos untados com azeite.

5 E se a tua oferta for oferta de cereais assada na assadeira, será de flor de farinha sem fermento, amassada com azeite.

6 Em pedaços a partirás, e sobre ela deitarás azeite; é oferta de cereais.

7 E se a tua oferta for oferta de cereais cozida na frigideira, far-se-á de flor de farinha com azeite.

8 Então trarás ao Senhor a oferta de cereais que for feita destas coisas; e será apresentada ao sacerdote, o qual a levará ao altar.

9 E o sacerdote tomará da oferta de cereais o memorial dela, e o queimará sobre o altar; é oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.

10 E o que restar da oferta de cereais pertencerá a Arão e a seus filhos; é coisa santíssima entre as ofertas queimadas ao Senhor.

11 Nenhuma oferta de cereais, que fizerdes ao Senhor, será preparada com fermento; porque não queimareis fermento algum nem mel algum como oferta queimada ao Senhor.

12 Como oferta de primícias oferecê-los-eis ao Senhor; mas sobre o altar não subirão por cheiro suave.

13 Todas as suas ofertas de cereais temperarás com sal; não deixarás faltar a elas o sal do pacto do teu Deus; em todas as tuas ofertas oferecerás sal.

14 Se fizeres ao Senhor oferta de cereais de primícias, oferecerás, como oferta de cereais das tuas primícias, espigas tostadas ao fogo, isto é, o grão trilhado de espigas verdes.

15 Sobre ela deitarás azeite, e lhe porás por cima incenso; é oferta de cereais.

16 O sacerdote queimará o memorial dela, isto é, parte do grão trilhado e parte do azeite com todo o incenso; é oferta queimada ao Senhor.






 By google.


.
O presente minhah


Até o momento o Senhor havia dado instruções para a apresentação do Holocausto que era um tipo de oferta que Deus aceitava como o pagamento dos pecados.

Vamos estudar hoje sobre outro tipo de oferta...

A oferta de homenagem a Deus, chamada minhah, que significava; um presente apresentado a um superior.

Esta oferta podia ser apresentada por qualquer pessoa que desejasse fazer uma homenagem a Deus.

Lembram do presente que Jacó deu a Esaú? Era um minhah.

Também foi um presente minhah que os irmãos de José lhe levaram ao Egito.

Também se usava essa palavra para indicar o tributo pago por povos vencidos, estes presentes indicavam submissão e dependência.

No monte Sinai, o minhah passou a ser a designação oficial de um presente a Deus, uma oferta feita como homenagem, em reconhecimento da superioridade daquele a quem se a dava.

Indicava que o homem dependia de Deus para receber todas as coisas boas da vida; reconhecia a Deus como dono e doador.

Algumas vezes apresentavam como uma oferta a parte, mas geralmente ofereciam junto com o holocausto.

Neste caso o minhah era uma oferenda de cereais, de farinhas preparadas em diversas formas.

Você pode estar se perguntando... Por que um cereal?

Então me acompanhe nesta análise;

A farinha é o produto da cooperação entre Deus e os homens.

A parte de Deus nesta cooperação é colocar o princípio de vida na semente, dar sol e chuva, e a fazer crescer, certo?

Em contra partida o homem semeia a semente, cuida, colhe, mói para fazer a farinha, e logo apresenta esta farinha diante do Senhor, e depois a prepara em diversas formas.

É a soma da dádiva original de Deus mais o trabalho do homem.

É o símbolo de nossas vidas, talentos e bens  aperfeiçoados e consagrados.

Deus dá a cada um de nós talentos segundo a capacidade que temos para empregá-los.

Deus não se alegra quando os homens só lhe devolvem a quantidade de semente que lhes foi confiada.

Deus quer que os homens semeiem a semente, cuidem, colham, depois a moam, extraindo dela o melhor e logo apresentem a Deus como uma farinha de excelentíssima qualidade.

Deus dá a cada um de nós a oportunidades conquistar um bom emprego e espera que colhamos o melhor dele para o apresentarmos a Deus...

Deus dá a cada um de nós a oportunidade de abrir um negócio, construir uma casa, comprar um carro... E espera que colhamos o melhor destes...

Ou seja, Deus espera que cada talento, bens materiais e oportunidades sejam melhorados, refinados e enobrecidos.

Ao apresentar tal oferta, o homem admite ser somente um mordomo das coisas que Deus lhe tem confiado.





 By google.


A sobra das ofertas


Um dos sacerdotes pegará um punhado da farinha com o azeite e o incenso que foi oferecida como presente minhah e a queimará no altar para lembrar que a oferta toda é dada a Deus.

Não se dá aqui instruções quanto à quantidade que deviam oferecer.

Isto ficava livre ao desejo individual de cada ofertante.

A isto se chamava "memorial", era uma oferta de alimento que tem um cheiro agradável.


Após tirar este punhado, restava sempre uma boa quantidade, e o que faziam com esta sobra?

O resto da oferta de cereais ficava com dos sacerdotes, que eram descendentes de Arão.

Era a parte mais sagrada, pois havia sido tirada da oferta dada a Deus, o SENHOR.

Na realidade esta oferta servia também como propósito de sustento dos sacerdotes, pois recebiam tudo o que se oferecia no minhah, menos a parte do "memorial".






 By google.


A farinha, o azeite e o sofrimento



Você já estudou comigo que a oferta que os sacerdotes recebiam, consistia em farinha e azeite, certo?

Eles podiam fazer com isto o que quisessem.

Também era permitido que a pessoa que oferecia a oferta, a apresentasse já assada aos sacerdotes.

Deveriam fazer bolos ou pães sem fermento com farinha de boa qualidade e derramar azeite sobre eles.

Os bolos ou pães eram oferecidos a Deus e apresentados ao sacerdote, que deveria separar a parte do "memorial", para queimá-la sobre o altar.

O que sobrava pertencia a Arão e a seus filhos e era... "coisa santíssima".

Agora, acompanhe este raciocínio comigo, é interessante;

A farinha fina que se usava para a oferta não tinha nenhuma diferença de outra farinha da mesma qualidade e não possuía nenhuma virtude especial, ok?

No entanto, logo depois ter sido apresentada ao Senhor, transformava-se em... "algo muito santo".

Você já ouviu falar ou já leu a história de Ananias e Safira? Tá lá em Atos 5:1-4.

Pois é, transformaram algo secular em uma coisa muito santa, e isso foi muito louvável, mas depois mexeram indevidamente no que se tornou santíssimo...

O mesmo princípio deve servir para todos os que ministram as coisas santas e recebem as ofertas consagradas.

Devem ser cuidadosos no uso e manejo destas coisas santíssimas.

Agora chegue mais perto... Acompanhe comigo outro raciocínio...

Como eu já expliquei anteriormente, a farinha representava o trabalho do homem, seus talentos consagrados e aperfeiçoados, certo?

A farinha não é mais do que o grão triturado...

Antes de ser moído é aparentemente inútil...

Nunca poderá ser plantada novamente. Não tem vida, não é verdade?

Mas é inútil?

Nãooooo!

Ela deu sua vida, morreu para sustentar outra vida.

A trituração de sua própria vida se transformou no meio de perpetuar uma vida superior.

A vida da semente ajuda a manter a vida de um ser vivente, criado à imagem de Deus.

A morte a enriqueceu, a glorificou, fazendo-a útil para o homem.

Legal, não é mesmo? Agora vamos a aplicação?

As vidas que têm um valor real e perdurável são aquelas que passaram por algum tipo de sofrimento.

Os homens encontram a si mesmos e encontram a Deus nas experiências mais profundas e escuras da vida.

Quando passamos por tempestades é quando edificamos o caráter.

A tristeza, a decepção e o sofrimento são os poderosos servos de Deus.

Os dias escuros ancoram chuvas de bênção, possibilitando a germinação da semente, para que esta cumpra sua missão e produza fruto.

O problema do sofrimento é difícil de compreender em seus aspectos mais profundos, mas algumas coisas são claras.

O sofrimento tem um propósito definido no plano de Deus como um meio de nos preparar para o céu.

Como?

Suaviza o espírito...

Prepara a alma para um entendimento mais profundo do verdadeiro significado da vida...

Leva-nos a um caminhar de maneira mais delicada diante Deus e dos homens...

Nos humilha...

Nesta vida, só aquele que sofreu viveu de verdade.

Só o que amou viveu...

Ambas as coisas são inseparáveis...

O amor sugere o sacrifício, e o sacrifício sugere o sofrimento.

No entanto, este sofrimento não é necessariamente penoso, porque o sofrimento mais elevado é santo e exaltado.

Uma mãe poderá sacrificar-se por seu filho; poderá sofrer fisicamente; mas o faz com paixão, voluntariamente.

O amor considera o sacrifício como privilégio.

Agora se aproxime mais um pouquinho, quero lhe compartilhar um último raciocínio...

A farinha ofertada não deveria ser oferecida sozinha, deveria ser misturada com...

Isso mesmo, azeite.

O azeite é símbolo do Espírito Santo de Deus.

Só quando a vida é santificada pelo Espírito Santo, quando está misturada com ele e ungida por ele é que poderá ser agradável diante Deus.

O sofrimento em si mesmo às vezes não resulta em uma bênção.

Pelo contrário, em muitas pessoas o sofrimento endurece o coração e amargura a alma.

Aí a coisa fica difícil...

Mas quando o Espírito Santo toma posse da vida de uma pessoa...

Manifesta-se a fragrância de uma vida consagrada.

Aí a coisa fica fácil!






 By google.


  Apenas mordomos

Nestes dois versículos o Senhor repete a orientação de separar uma parte da oferta e queimá-la no altar e ressalta que toda a oferta pertence a Deus.

Da mesma forma como Deus mandou reservar uma parte da oferta como "memorial", assim também espera que reservamos uma parte de nossos rendimentos e de nosso tempo a ELE.

Pena que ainda á cristãos que encontram dificuldades em devolver a Deus o que lhe pertence.

Vivem como se o que têm lhes pertencesse, quando na verdade, são meros mordomos. 




 ... Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia ...

Lucas 12 : 1 b.



 By google.




...  As máscaras da Hipocrisia dos Fariseus = Fermento
...





O fermento, o mel e o mal.

 
Estudo Sobre o Significado do Fermento I  e  II.

 


Vemos nestes versículos que era proibido o uso de fermento e mel nas ofertas que se apresentavam a Deus para ser queimadas no altar.

Mas por quê?

Usava-se tanto mel como fermento para produzir fermentação, especialmente para fazer vinagre.

Em climas quentes do Oriente, pão levedado foi considerado como símbolo da hipocrisia e corrupção.

Baseando-se nesta tradição de que o fermento representava alguma coisa má, impura e inaceitável por Deus, Jesus e Paulo se referiram às falsas doutrinas como fermento.

Cristo disse: "Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia" (Luc. 12: 1).

Paulo falou do "fermento de malicia e de maldade" (1 Cor. 5: 8).

Jesus advertiu contra o fermento o falso ensinamento dos fariseus e dos saduceus (Mateus 16:12).

O fermento também representava a influência corruptora da imoralidade.

Paulo se referiu ao problema da imoralidade sexual entre os cristãos de corinto em termos duros e perguntou: "Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?" (1 Coríntios 5:6).

Apesar de o fermento ser usado para significar uma má influência, não parece haver motivo algum para entendê-lo assim em todas as vezes que é mencionado na Bíblia.

"A lição é que uma quantidade pequena do fermento ou de má influencia, faz sua presença sentida na totalidade de uma massa muito maior.

O fermento trabalha de modo quieto e invisível, enquanto Deus opera através do testemunho visível de Cristo na vida de seus seguidores.





 By google.


O significado do sal.


Estudar sobre o Tabernáculo e sua simbologia nos ajuda a entender mais sobre nossa Salvação.

E, como temos percebido, tudo no Tabernáculo representa Cristo sendo o meio pelo qual o pecador deve se chegar a Deus.

As mesmas razões que levaram à proibição do fermento foram usadas para o uso do sal.

Deus diz neste versículo que todas as ofertas de cereais devem ser temperadas com sal.

Então mais uma vez vem à pergunta... Por quê?

O sal representa a aliança que Deus fez com o seu povo.

Pois no que se refere a sua capacidade de preservar, o sal é o oposto do fermento.

Se o fermento logo apodrece, o sal possui uma propriedade fortemente conservante e, portanto, tornou-se um símbolo da incorruptibilidade e pureza, bem como de uma aliança perpétua "a reconciliação perfeita e duradoura amizade.

Ser salgado sugere não só purificação, mas também preservação.

Deus deseja ter um povo puro, um povo limpo, um povo santo, um povo cujos pecados tenham sido perdoados.



.

 By google.



A consagração da vida e dos recursos


Os últimos versículos deste capítulo repete a orientação de que os cereais deveriam ser esmagados e torrados no fogo.

O grão "ferido" desta oferta simbolizava àquele que seria ferido por nós, e por cujas chagas fomos curados.

Perceba que as diversas ofertas apresentam a Cristo como o doador e sustentador da vida, Aquele em quem, e por quem, "vivemos, e nos movemos, e somos".

Pronto!

Acabei!

Em fim chegamos ao final do capítulo dois de Levítico e neste ponto, gostaria de fazer uma pequena revisão do que estudamos até agora... Pode ser?

No capítulo um, estudamos sobre os holocaustos, que representavam a consagração da vida, e no capítulo dois estudamos sobre as ofertas, que representavam a consagração dos recursos.

E a lição mais importante que devemos guardar até aqui, é que esta consagração deve ser antecedida pela “consagração da vida”.

Na Bíblia você não encontrará o conceito de consagração da vida sem a consagração dos recursos...

E também não encontrará a consagração dos recursos sem a consagração da vida.

As duas estarão sempre juntas.

Combinadas, constituem um sacrifício completo, um "cheiro agradável para Deus"

Lembra-nos a idéia de que somos apenas mordomos.

Tem muita gente que se associa ao nome de Cristo, ostentando santidade e consagração a Deus, mas suas obras não correspondem com sua aparente vida espiritual.

O bolso está fechado e parece não ver as necessidades do reino de Deus.

Precisam entender que a consagração de toda a vida inclui também a consagração dos recursos.

Agora, não pense você que a única coisa que Deus exige é a consagração dos recursos, e que as doações generosas nivelarão seu caminho ao céu.

Não mesmo!

Somos responsáveis diante Deus por cada talento que Ele nos deu, sejam eles recursos materiais, tempo, dons naturais ou dons espirituais.

De todos estes somos mordomos e Deus é o Dono legítimo.

Talentos como o canto, a música, a oratória e a liderança pertencem a Deus, devem ser consagrados sobre o altar.

Em fim, tudo o que somos deve estar consagrado a Deus, todo o que temos deve estar sobre o altar.


Levítico 2 - A Oferta de Grão

A. O procedimento para a oferta de cereais.

1. (1-3) A apresentação da oferta de cereais.

Quando alguém oferece uma oferta de cereais ao Senhor, a sua oferta será de flor de farinha. E ele deve derramar óleo sobre ela, e porá incenso sobre ele. Ele trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado de farinha e óleo com todo o incenso. E o sacerdote queimará isso como um memorial sobre o altar, uma oferta feita por fogo, um aroma suave ao Senhor. O resto da oferta de cereais será de Arão e de seus filhos. É santíssima entre as ofertas ao Senhor queimadas.

um. Quando alguém oferece uma oferta de cereais ao Senhor: A oferta de grãos foi de farinha tipicamente bem, misturado com um pouco de óleo e incenso. Uma parte da farinha foi queimada perante o Senhor sobre o altar. O restante foi dado aos sacerdotes para o seu próprio uso na fabricação de pão para o sacerdote e sua família (o resto da oferta de cereais pertencerá a Arão e seus filhos).

b. Um memorial sobre o altar, uma oferta feita por fogo, um aroma suave ao Senhor: Deus permitiu e recebeu este sacrifício sem derramamento de sangue como uma expressão de agradecimento, não como expiação dos pecados. Em uma sociedade agrária este era um símbolo apropriado de agradecimento pela disposição fiel de Deus.

2. (4-10) Diferentes tipos de oferta de cereais.

E se você levar como um oferecendo uma oferta de cereais assada ao forno, será de bolos ázimos de flor de farinha misturada com azeite, e coscorões ázimos untados com azeite. Mas, se a tua oferta for oferta de cereais assada na assadeira, será de flor de farinha, sem fermento, misturada com óleo. Você deve quebrá-lo em pedaços e despeje óleo sobre ela; é uma oferta de cereais. Se a sua oferta for oferta de cereais cozida em uma panela coberta, será de flor de farinha com azeite. Você deve trazer a oferta de cereais que for feita destas coisas para o Senhor. E quando é apresentado ao sacerdote, o qual a levará ao altar. Em seguida, o sacerdote tomará do grão oferecendo um memorial porção, e queimá-la no altar. É uma oferta feita por fogo, um aroma suave ao Senhor. E o que resta da oferta de cereais será de Arão e de seus filhos. É santíssima entre as ofertas ao Senhor queimadas.

um. Se você traz como oferta uma oferta de cereais assada ao forno: A oferta de cereais também poderia ser trazido sob a forma de farinha, já cozido. Pode ser cozida em um forno, cozido em uma chapa plana, ou em uma panela coberta.

eu. Não importa o que a sua forma, a oferta de cereais teve de ser preparados em casa. Podemos imaginar uma mulher judia antiga cuidadosamente preparando a melhor cozinha dela poderia fazer e apresentá-lo a Deus como um sacrifício. Esta expressão de devoção a Deus começou em casa e, se for oferecido com o coração certo, era um aroma suave ao Senhor.

ii. A panela tampada funcionou como uma fritadeira moderno gordura profunda. "As autoridades sugerem que a oferta de cereais cozida na [panela tampada] ficaria um pouco como um moderno rosquinha frita." (Harrison)

b. O que resta da oferta de cereais pertencerá a Arão e seus filhos: Se a oferta de cereais foi trazido como farinha ou pão tão preparado uma parte foi para os sacerdotes para o seu sustento.

B. instruções especiais relativas a oferta de cereais.

1. (11) A adição de fermento ou mel foi proibida.

Nenhuma oferta de cereais que você traz para o Senhor, será preparada com fermento, para que você não queimareis fermento algum nem mel em qualquer oferta ao Senhor queimada.

um. Nenhuma oferta de cereais que você traz para o Senhor, será preparada com fermento: Fermento foi proibido porque era um tipo de pecado. Este fermento não era meramente levedura, mas uma pitada de massa de pão que sobraram do lote anterior, como na confecção de pão fermentado.

eu. Foi assim que o pão era comumente fermentado no mundo antigo, e um pouco pitada de massa a partir da antiga protuberância poderia fazer toda uma nova massa de massa crescer e inchar. Por isso, o trabalho de fermento era considerado uma ilustração da obra do pecado e do orgulho. A presença de um pouco pode corromper uma grande quantidade.

ii. "Às vezes, o judeu usou a palavra fermento tanto quanto nós usaria o termo pecado original, ou o mal natural da natureza humana." (Barclay em seu comentário sobre Mark)

b. Nem de mel em qualquer oferta ao Senhor queimada: Mel não foi permitido porque foi um sacrifício favorito para divindades pagãs. Deus não queria ser adorado segundo os costumes dos pagãos.

eu. O fermento pode tornar as coisas artificialmente azedo e mel pode tornar as coisas artificialmente doce. Deus não queria que qualquer um deles em sacrifício. Quando oferecemos a nós mesmos como um sacrifício vivo Ele quer que vêm apenas como somos, sem fazer artificialmente nos mais azedo ou doce.

2. (12) A oferta de primícias.

Quanto à oferta das primícias, você deve oferecê-los ao Senhor, mas eles não serão queimados no altar por um aroma doce.

um. Quanto à oferta das primícias: Primícias estavam a ser oferecido, mas não como outras ofertas de cereais. Eles foram para nunca mais ser queimado sobre o altar, mas oferecido com um procedimento diferente.

3. (13) Cada oferta de cereais deve incluir sal.

E toda a oferta de sua oferta de cereais, você deve tempere com sal; você não deve permitir que o sal da aliança do teu Deus, faltar à sua oferta de cereais. Com todas as tuas ofertas oferecerás sal.

um. Toda oferta de sua oferta de cereais, você deve tempere com sal: Sal foi uma parte importante da oferta porque ele falou da pureza, da preservação e da despesa. Todo sacrifício oferecido a Deus deve ser puro, deve ser duradoura, e deve custar algo. Neste versículo Deus repetiu a idéia de três vezes.

eu. Como um sal conservante vai prender as operações normais da carne. É a natureza da carne para estragar, mas carnes curadas-sal ficar bom.

ii. O sal também falou da amizade. De acordo com o costume antigo, um vínculo de amizade foi estabelecida através da ingestão de sal. Dizia-se que uma vez que você tinha comido sal de um homem, que era seu amigo para a vida. Deus queria que todo sacrifício para ser um lembrete de relacionamento.

b. O sal da aliança do seu Deus: Portanto, uma aliança de sal teve características específicas. Era:

· Um convênio pura (sal permanece puro como um composto químico).

· Uma aliança duradoura (sal torna as coisas preservar e aguentar).

· Um convênio valioso (sal era caro).

eu. Spurgeon sobre o pacto de sal: "Por que foi significava que era, um pacto incorruptível imutável, que duraria como o sal faz uma coisa de suportar, de forma que não é susceptível de apodrecer ou corrompido."

ii. A idéia do pacto de sal se repete em Números 18:19 e 2 Crônicas 13: 5.

4. (14-16) Procedimento para uma oferta de cereais de primícias.

Se você oferecer uma oferta de cereais de suas primícias para o Senhor, você deve oferecer para a oferta de cereais de suas primícias cabeças verdes de trigo tostado no fogo, grão batido de cabeça cheia. E você deve colocar óleo sobre ela, e se deitou incenso nele. É uma oferta de cereais. Em seguida, o sacerdote queimará a porção memorial: parte do seu grão trilhado e parte do azeite com todo o incenso, como uma oferta queimada ao Senhor.

um. Se você oferecer uma oferta de cereais de suas primícias para o Senhor: Em Levítico 02:12 Deus disse a Israel para não levar oferendas primícias da mesma maneira como as ofertas de cereais. Aqui Ele lhes diz como trazer uma oferta de primícias.

eu. A idéia de primícias era importante. O primeiro da safra e os primogênitos do gado pertencia ao Senhor. Isso poderia ser considerado doação arriscado, porque a terra não pode produzir muito mais produtos, ea vaca ou ovelha pode não dar à luz novamente - mas o primeiro ainda pertencia a Deus. O Senhor prometeu abençoar esta doação das primícias e primogênitos da fé: Honra ao Senhor com os seus bens, e com as primícias de toda a tua renda; para que seus celeiros será preenchido com abundância, e os seus barris transbordarão de vinho novo. (Provérbios 3: 9-10)

b. Você deve colocar óleo sobre ela, e se deitou incenso sobre ele: Estes foram pensados ​​para adoçar o sacrifício e torná-lo mais caro.

 

Fontes deste Estudo Biblico :
O código da Bíblia.com 






By you tube.
.
 
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.
 A Bíblia em um ano. 





 By google.




Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...