Levítico Capítulo XXIII

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03 - Levítico Capítulo : 23




1 Depois disse o Senhor a Moisés:

2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, são estas:

3 Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações.

4 São estas as festas fixas do Senhor, santas convocações, que proclamareis no seu tempo determinado:

5 No mês primeiro, aos catorze do mês, à tardinha, é a páscoa do Senhor.

6 E aos quinze dias desse mês é a festa dos pães ázimos do Senhor; sete dias comereis pães ázimos.

7 No primeiro dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.

8 Mas por sete dias oferecereis oferta queimada ao Senhor; ao sétimo dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.

9 Disse mais o Senhor a Moisés:

10 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra que eu vos dou, e segardes a sua sega, então trareis ao sacerdote um molho das primícias da vossa sega;

11 e ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos. No dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.

12 E no dia em que moverdes o molho, oferecereis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao Senhor.

13 Sua oferta de cereais será dois décimos de efa de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada em cheiro suave ao Senhor; e a sua oferta de libação será de vinho, um quarto de him.

14 E não comereis pão, nem trigo torrado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia, em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; é estatuto perpétuo pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações.

15 Contareis para vós, desde o dia depois do sábado, isto é, desde o dia em que houverdes trazido o molho da oferta de movimento, sete semanas inteiras;

16 até o dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de cereais ao Senhor.

17 Das vossas habitações trareis, para oferta de movimento, dois pães de dois décimos de efa; serão de flor de farinha, e levedados se cozerão; são primícias ao Senhor.

18 Com os pães oferecereis sete cordeiros sem defeito, de um ano, um novilho e dois carneiros; serão holocausto ao Senhor, com as respectivas ofertas de cereais e de libação, por oferta queimada de cheiro suave ao Senhor.

19 Também oferecereis um bode para oferta pelo pecado, e dois cordeiros de um ano para sacrifício de ofertas pacíficas.

20 Então o sacerdote os moverá, juntamente com os pães das primícias, por oferta de movimento perante o Senhor, com os dois cordeiros; santos serão ao Senhor para uso do sacerdote.

21 E fareis proclamação nesse mesmo dia, pois tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; é estatuto perpétuo em todas as vossas habitações pelas vossas gerações.

22 Quando fizeres a sega da tua terra, não segarás totalmente os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o Senhor vosso Deus.

23 Disse mais o Senhor a Moisés:

24 Fala aos filhos de Israel: No sétimo mês, no primeiro dia do mês, haverá para vós descanso solene, em memorial, com sonido de trombetas, uma santa convocação.

25 Nenhum trabalho servil fareis, e oferecereis oferta queimada ao Senhor.

26 Disse mais o Senhor a Moisés:

27 Ora, o décimo dia desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor.

28 Nesse dia não fareis trabalho algum; porque é o dia da expiação, para nele fazer-se expiação por vós perante o Senhor vosso Deus.

29 Pois toda alma que não se afligir nesse dia, será extirpada do seu povo.

30 Também toda alma que nesse dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo.

31 Não fareis nele trabalho algum; isso será estatuto perpétuo pelas vossas gerações em todas as vossas habitações.

32 Sábado de descanso vos será, e afligireis as vossas almas; desde a tardinha do dia nono do mês até a outra tarde, guardareis o vosso sábado.

33 Disse mais o Senhor a Moisés:

34 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Desde o dia quinze desse sétimo mês haverá a festa dos tabernáculos ao Senhor por sete dias.

35 No primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.


36 Por sete dias oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; ao oitavo dia tereis santa convocação, e oferecereis oferta queimada ao Senhor; será uma assembléia solene; nenhum trabalho servil fareis.

37 Estas são as festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, para oferecer-se ao Senhor oferta queimada, holocausto e oferta de cereais, sacrifícios e ofertas de libação, cada qual em seu dia próprio;

38 além dos sábados do Senhor, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias que derdes ao Senhor.

39 Desde o dia quinze do sétimo mês, quando tiverdes colhido os frutos da terra, celebrareis a festa do Senhor por sete dias; no primeiro dia haverá descanso solene, e no oitavo dia haverá descanso solene.

40 No primeiro dia tomareis para vós o fruto de árvores formosas, folhas de palmeiras, ramos de árvores frondosas e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus por sete dias.

41 E celebrá-la-eis como festa ao Senhor por sete dias cada ano; estatuto perpétuo será pelas vossas gerações; no mês sétimo a celebrareis.

42 Por sete dias habitareis em tendas de ramos; todos os naturais em Israel habitarão em tendas de ramos,

43 para que as vossas gerações saibam que eu fiz habitar em tendas de ramos os filhos de Israel, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.

44 Assim declarou Moisés aos filhos de Israel as festas fixas do Senhor.



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Levítico 23 - As Festas do Senhor





Lista das Festas.




1. (1-3) O sábado.



E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes:." As festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, essas são minhas festas Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação Não farás nenhum trabalho nele;.. é o sábado do Senhor em todas as vossas habitações "


um. As festas fixas do Senhor: Este capítulo introduz-nos para as sete festas anuais celebradas Israel. Estas festas são ricos em significado simbólico e profético.


b. O sétimo dia é o sábado do descanso solene: O sábado não foi propriamente uma festa, mas como os dias de festa, foi um dia separado para o Senhor, e assim um lembrete sobre o sábado é aqui.




2. (4-5) A festa da Páscoa.


Estas são as solenidades do Senhor, santas convocações, que proclamareis no seu tempo determinado. No décimo quarto dia do primeiro mês no crepúsculo é a Páscoa do Senhor.

um. No décimo quarto dia do primeiro mês: No calendário cerimonial judaico, o primeiro mês era conhecido como Nisan; Páscoa foi realizada no décimo quarto dia de Nisan cada ano.

b. A Páscoa do Senhor: Passover era para comemorar a libertação de Israel do Egito, e com o sacrifício do cordeiro para cada família, mostrar como o sangue do cordeiro evitou o juízo de Deus para cada família israelita.




3. (6-8) A festa dos pães ázimos.



E no dia quinze do mesmo mês é a festa dos pães ázimos do Senhor; sete dias você deve comer pão sem fermento. No primeiro dia tereis uma santa convocação; não farás nenhum trabalho servil. Mas você deve oferecer uma oferta queimada ao Senhor por sete dias. O sétimo dia haverá uma santa convocação; não farás nenhum trabalho servil.

um. A Festa dos Pães Ázimos ao Senhor: A festa dos pães ázimos era uma celebração de uma semana a semana imediatamente a seguir Páscoa (de 15 a Nisan Nisan 21). Esta festa mostrou a pureza Israel estava a andar em (ilustrado por comer apenas pão sem fermento, um tipo de pecado) depois que o sangue-libertação da Páscoa.




4. (9-14) A Festa das Primícias.



E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: 'Quando você vem para a terra que eu dou para você, e colher sua colheita, então trareis um molho das primícias da . sua colheita ao sacerdote Ele moverá o molho perante o Senhor, para ser aceito em seu nome; no dia depois do sábado, o sacerdote o moverá E você deve oferecer naquele dia, quando você moverá o molho, um macho. . cordeiro de um ano, sem defeito, como holocausto ao Senhor Sua oferta de cereais será dois décimos de efa de flor de farinha, misturada com azeite, para oferta queimada ao Senhor, por cheiro suave; e sua oferta de libação será de vinho, um quarto de um him Você deve comer pão nem trigo tostado, nem fresco grão até no mesmo dia que você trouxe uma oferenda a seu Deus;. será estatuto perpétuo pelas vossas gerações em todas as vossas habitações. '"



um. Em seguida, você deve trazer um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote: No dia seguinte sábado de Páscoa foi um tempo para dar as primícias da colheita para Deus. A idéia era destinar os talos maduros primeiro de grãos para Deus, na expectativa de uma colheita maior de vir.



i. "As primícias na Páscoa seria cevada, que amadurece nas áreas mais quentes, já em março." (Harris)




5. (15-21) A Festa de Pentecostes (também chamada a Festa das Semanas).



E você deve contar para vós, desde o dia depois do sábado, desde o dia em que você trazido o molho da oferta de movimento: sete sábados devem ser preenchidos. Contagem de 50 dias para o dia seguinte ao sétimo sábado; então você deve oferecer uma nova oferta de cereais ao Senhor. Você deve trazer de suas casas dois pães de dois décimos de efa. Eles serão de flor de farinha; eles devem ser cozidos com fermento. Eles são as primícias ao Senhor. E você deve oferecer com o pão sete cordeiros de um ano, sem defeito, um novilho e dois carneiros. Eles serão como um holocausto ao Senhor, com a sua oferta de cereais e as suas libações, uma oferta feita por fogo por um aroma agradável ao Senhor. Em seguida, você deve sacrificar um bode como oferta pelo pecado, e dois cordeiros de um ano, como um sacrifício de uma oferta de paz. O sacerdote os moverá com o pão das primícias por oferta de movimento perante o Senhor, com os dois cordeiros. Santos serão ao Senhor para uso do sacerdote. E você deve anunciar no mesmo dia que é uma santa convocação para você. Não farás nenhum trabalho servil. Ele será um estatuto perpétuo em todas as vossas habitações pelas vossas gerações.


um. Contagem de 50 dias para o dia seguinte ao sétimo sábado; então você deve oferecer uma nova oferta de cereais ao Senhor: Cinqüenta dias após a Festa das Primícias, após a conclusão da colheita de trigo, Israel foi para celebrar a festa de Pentecostes, trazendo uma nova oferta de cereais ao Senhor; e acenando com duas fatias de pão fermentado ao Senhor.




6. (22) A generosidade para com os pobres e estranho.


Quando fizeres a colheita da tua terra, você não deve colher inteiramente os cantos de seu campo quando você colhe, nem você coletar qualquer respiga de sua colheita. Você deve deixá-los para os pobres e para o estrangeiro: Eu sou o SENHOR vosso Deus.

um. Você não deverá colher inteiramente os cantos de seu campo quando você colhe: Isso repete o comando de Levítico 19: 9-10; esta era uma lei para fornecer um meio para os pobres eo estranho para comer por trabalhar para si próprios e recolhendo o que foi deixado para trás. Este foi um lembrete adequado logo após a lei relativa à festa da colheita de Pentecostes.




7. (23-25) A Festa das Trombetas (Rosh Hashaná).



Em seguida, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Fala aos filhos de Israel, dizendo:" No sétimo mês, no primeiro dia do mês, você deve ter um repouso sabático, um memorial com sonido de trombetas, uma santa . convocação Não farás nenhum trabalho servil; e você deve oferecer uma oferta queimada ao Senhor '".


um. Um memorial com sonido de trombetas, uma santa convocação: No primeiro dia do mês Tishri no calendário cerimonial judaica, a festa das trombetas foi realizada; trombetas foram sopradas para reunir o povo de Deus para uma santa convocação.




8. (26-32) O Dia da Expiação (Yom Kippur).



E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Além disso, o décimo dia desse sétimo mês será o Dia da Expiação Deve ser uma santa convocação para você, você deve afligir as vossas almas, e oferecer uma oferta queimada ao Senhor. . E você fará nenhum trabalho nesse mesmo dia, pois é o Dia da Expiação, para fazer expiação por vós perante o Senhor vosso Deus. Para qualquer pessoa que não sofre na alma nesse mesmo dia será extirpada do seu E as pessoas, qualquer pessoa que fizer algum trabalho nesse mesmo dia, essa pessoa eu a destruirei do meio do seu povo farás nenhuma obra;... isso será estatuto perpétuo pelas vossas gerações em todas as vossas habitações Será a você um sábado de descanso solene, e afligireis as vossas almas; no nono dia do mês, à tarde, noite após noite,
você deve comemorar seu sábado ".


um. Além disso, o décimo dia desse sétimo mês será o Dia da Expiação: No décimo dia de Tishrei, as pessoas se reuniram novamente para uma santa convocação; mas isso não foi uma celebração de festa, mas um dia a afligir as vossas almas na humilde reconhecimento do próprio pecado ea
necessidade de expiação.


b. E afligireis as vossas almas: os procedimentos sacerdotais específicas para o Dia da Expiação foram descritos em Levítico 16. Esta passagem registra o comando para o povo de Israel para definir
que dia de lado como um dia solene de reflexão.



9. (33-44) A Festa dos Tabernáculos (Sucot).



Em seguida, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Fala aos filhos de Israel, dizendo:". No dia quinze desse sétimo mês haverá a festa dos Tabernáculos durante sete dias ao Senhor No primeiro dia haverá uma santa convocação . Você não fará nenhum trabalho servil. Durante sete dias oferecereis oferta queimada ao Senhor. No oitavo dia tereis santa convocação, e você deve oferecer uma oferta queimada ao Senhor. Ele é uma assembléia sagrada, e você não fará nenhum trabalho servil. Estas são as festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, para oferecer uma oferta queimada ao Senhor, o holocausto ea oferta de cereais, uma oferta de sacrifício e bebida, tudo no seu dia;. além dos sábados do Senhor, além dos vossos dons, além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias que derdes ao Senhor Também no décimo quinto dia do sétimo mês, quando você tem colhido os frutos da terra, você deve manter a festa do Senhor por sete dias; no primeiro dia haverá um repouso, e no oitavo dia um descanso sabático. E você deve tomar para si mesmos no primeiro dia o fruto de belas árvores, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus por sete dias. Você deve mantê-lo como uma festa ao Senhor por sete dias cada ano. Ele será um estatuto para sempre nas vossas gerações. Você deve celebrá-lo no sétimo mês. Você deve habitar em cabanas por sete dias. Todos os que são israelitas nativas habitarão em tendas, que as vossas gerações saibam que eu fiz os filhos de Israel habitassem em cabanas quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor teu Deus '"Então, Moisés declarou ao filhos de Israel as festas do Senhor.


um. No dia quinze desse sétimo mês haverá a festa dos tabernáculos: No décimo quinto dia do mês judaico Tishri (no calendário cerimonial judaica); a Festa dos Tabernáculos era um tempo de se alegrar na libertação e provisão de Deus para Israel durante o tempo de peregrinação no deserto; um tempo em que ter vindo para a terra prometida, olhando para trás com gratidão em tudo o que Deus tinha feito para entregar e fornecer nos tempos difíceis do deserto.


b. No primeiro dia haverá um descanso sabático, e no oitavo dia um descanso sabático: A Festa
dos Tabernáculos começou e terminou em repouso; era tudo sobre celebração e descanso e refresco.


i. Vemos aqui também o grande Deus sociais bom pretendido no sábado e nas Festas; em outras culturas antigas, não havia nenhum dia de folga, e não houve feriados. Aqui, Deus ordena ambos os feriados e dias de férias "" - todas centradas nele!




O significado profético das festas de Levítico 23.



1. Estruturalmente, as primeiras quatro festas são ligados entre si, e os últimos três festas também estão ligados - e há uma separação de tempo entre estes dois grupos de festas.


2. O grupo dos primeiros quatro festas relacionadas com o trabalho de Jesus na Sua primeira vinda, de Seu ministério terreno.


um. A festa da Páscoa apresenta claramente a Jesus como nossa Páscoa (1 Coríntios 5: 7), o Cordeiro de Deus, que foi sacrificado, e cujo sangue foi recebido e aplicado, de modo a ira de Deus iria passar-nos.


b. A festa dos pães ázimos refere momento do sepultamento de Jesus, após a Sua perfeita, sem pecado sacrifício na cruz, durante a qual foi recebido por Deus, o Pai, como santo e completo (o Santo que não veria corrupção, Atos 2:27) , perfeitamente realizar a nossa salvação.


i. Podemos considerar o enterro (ou, na verdade, sepultamento) de Jesus como uma pequena coisa no plano redentor de Deus; mas era uma parte essencial do evangelho de Paulo: Pois eu entregue a você em primeiro lugar, o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo com as Escrituras. (1 Coríntios 15: 3-4)


c. A festa das Primícias refere-se à ressurreição de Jesus, que foi o primeiro ser humano a receber ressurreição; Ele é o primogênito dentre os mortos (Colossenses 1:18) e se tornou as primícias dos que dormem. . . Cristo, as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. (1 Coríntios 15:20, 23)


d. A festa de Pentecostes, obviamente, está conectado com o nascimento da Igreja e da "colheita" resultante (Atos 2); significativamente, na cerimônia na festa de Pentecostes, dois pães ázimos de pão são acenou como uma oferta de santo para Deus, falando da propositura de gentios "ázimos" para a igreja.


3. Entre o primeiro conjunto de quatro festas e o segundo conjunto de três festas, há um intervalo de tempo significativo - quase quatro meses, o que, de forma significativa, foi uma época de colheita em Israel; até mesmo como nossa idade atual é um tempo de colheita para a igreja, até que a plenitude dos gentios haja entrado. (Romanos 11:25)


4. O segundo grupo dos últimos três festas referem a eventos relacionados com a segunda vinda de Jesus.


um. A festa das Trombetas fala da montagem final do povo de Deus ao ouvir o som de um trompete - o arrebatamento da Igreja (1 Tessalonicenses 4: 16-17), e da coligação de Israel para o efeito especial que Deus tem para eles no últimos dias.


b. O Dia da Expiação não só fala da final, expiação perfeita Jesus ofereceu em nosso nome, mas também da aflição - e salvação - Israel vai ver durante a Grande Tribulação.


i. Vai ser realmente um momento em que a alma de Israel é atingida, mas para a sua salvação final; como Jeremias 30: 7 diz respeito a esse período: Ai de mim! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante, e é tempo de angústia de Jacó, mas ele será salvo dela.


c. A festa dos Tabernáculos fala do resto milenar de conforto de Deus para Israel e todo o povo de Deus; é toda sobre a paz e descanso, do começo ao fim.


i. Tabernáculos é especificamente disse a ser comemorado durante o milênio (Zacarias 14: 16-19).


5. Significativamente, há boas evidências de que cada uma das quatro festas relevantes para a primeira vinda de Jesus viram o seu cumprimento profético sobre o dia exato da festa.


um. Jesus foi realmente crucificado na Páscoa (João 19:14). Seu corpo teria sido enterrado, e Seu sacrifício santo e puro reconhecido por Deus, o Pai durante a Festa dos Pães Ázimos seguinte, e Ele teria ressuscitado dos mortos no Primícias, um dia depois do sábado de Páscoa. Além disso, a igreja foi fundada no próprio dia de Pentecostes.


b. Por esta razão, muitos especulam que seria consistente para Deus para reunir o Seu povo para Si mesmo no arrebatamento no dia da festa das trombetas - no feriado judaico de Rosh Hashanah. Isto pode certamente ser considerada como uma possibilidade.




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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!



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