Levítico Capítulo IX

Posted by TKM















 By google.




03 - Levítico Capítulo : 9


1 Ora, ao dia oitavo, Moisés chamou a Arão e seus filhos, e os anciãos de Israel,

2 e disse a Arão: Toma um bezerro tenro para oferta pelo pecado, e um carneiro para holocausto, ambos sem defeito, e oferece-os perante o Senhor.

3 E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Tomai um bode para oferta pelo pecado; e um bezerro e um cordeiro, ambos de um ano, e sem defeito, como holocausto;

4 também um boi e um carneiro para ofertas pacíficas, para sacrificar perante o Senhor e oferta de cereais, amassada com azeite; porquanto hoje o Senhor vos aparecerá.

5 Então trouxeram até a entrada da tenda da revelação o que Moisés ordenara, e chegou-se toda a congregação, e ficou de pé diante do Senhor.

6 E disse Moisés: Esta é a coisa que o Senhor ordenou que fizésseis; e a glória do Senhor vos aparecerá.

7 Depois disse Moisés a Arão: Chega-te ao altar, e apresenta a tua oferta pelo pecado e o teu holocausto, e faze expiação por ti e pelo povo; também apresenta a oferta do povo, e faze expiação por ele, como ordenou o Senhor.

8 Arão, pois, chegou-se ao altar, e imolou o bezerro que era a sua própria oferta pelo pecado.

9 Os filhos de Arão trouxeram-lhe o sangue; e ele molhou o dedo no sangue, e o pôs sobre as pontas do altar, e derramou o sangue à base do altar;

10 mas a gordura, e os rins, e o redenho do fígado, tirados da oferta pelo pecado, queimou-os sobre o altar, como o Senhor ordenara a Moisés.

11 E queimou ao fogo fora do arraial a carne e o couro.

12 Depois imolou o holocausto, e os filhos de Arão lhe entregaram o sangue, e ele o espargiu sobre o altar em redor.

13 Também lhe entregaram o holocausto, pedaço por pedaço, e a cabeça; e ele os queimou sobre o altar.

14 E lavou a fressura e as pernas, e as queimou sobre o holocausto no altar.

15 Então apresentou a oferta do povo e, tomando o bode que era a oferta pelo pecado do povo, imolou-o e o ofereceu pelo pecado, como fizera com o primeiro.

16 Apresentou também o holocausto, e o ofereceu segundo a ordenança.

17 E apresentou a oferta de cereais e, tomando dela um punhado, queimou-o sobre o altar, além do holocausto da manhã.

18 Imolou também o boi e o carneiro em sacrifício de oferta pacífica pelo povo; e os filhos de Arão entregaram-lhe o sangue, que ele espargiu sobre o altar em redor,

19 como também a gordura do boi e do carneiro, a cauda gorda, e o que cobre a fressura, e os rins, e o redenho do fígado; 20 e puseram a gordura sobre os peitos, e ele queimou a gordura sobre o altar;

21 mas os peitos e a coxa direita, ofereceu-os Arão por oferta movida perante o Senhor, como Moisés tinha ordenado.

22 Depois Arão, levantando as mãos para o povo, o abençoou e desceu, tendo acabado de oferecer a oferta pelo pecado, o holocausto e as ofertas pacíficas.

23 E Moisés e Arão entraram na tenda da revelação; depois saíram, e abençoaram o povo; e a glória do Senhor apareceu a todo o povo,

24 pois saiu fogo de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e prostraram-se sobre os seus rostos.



 By google.


Arão se prepara para ministrar seu primeiro culto público


Já tinham decorrido os sete dias da consagração, e tinha chegado o momento quando Arão devia oferecer seu primeiro sacrifício.

Antes deste momento ele não tinha realizado nenhum serviço estritamente sacerdotal em favor do povo.

Já havia recebido todas as instruções, e provavelmente deveria estar sentindo certa ansiedade ao se aproximar do grande momento.

Moisés chamou a Arão, seus filhos e a todos os anciãos do povo para que se apresentassem com os sacrifícios requeridos e começassem o culto.

_ Pegue dois animais sem defeito, isto é, um bezerro para ser morto como oferta para tirar pecados e um carneiro para ser oferecido como um sacrifício que é completamente queimado, e apresente-os a Deus, o SENHOR.

Veja que era uma oferta pelos seus próprios pecados, isso era uma evidência da imperfeição do sacerdócio.

Deus pediu um bezerro, isso devia lembrá-lo daquele seu pecado, quando fez o bezerro de ouro, lembram?

Desta maneira, ele tinha tornado-se para sempre indigno da honra do sacerdócio: ele teria razão para refletir com tristeza e vergonha, em todas as expiações que ele faria.


Depois Moisés mandou o povo trazer alguns animais para oferecerem como oferta para tirar os pecados.

Não demorou muito o povo já estava lá na entrada da Tenda Sagrada com tudo o que Moisés havia pedido, e todos se reuniram ali na presença de Deus, o SENHOR.


Então Moisés disse:
_ O SENHOR Deus mandou que vocês fizessem isso a fim de que a glória dele apareça a vocês.


Depois Moisés disse também a Arão:

_ Vá até o altar e ofereça o sacrifício para tirar pecados e o sacrifício que é completamente queimado, a fim de que Deus perdoe os seus pecados e os da sua família.

Arão chegou perto do altar e matou o bezerro como sacrifício para tirar o seu próprio pecado.

Note que Arão teve de fazer primeiramente a expiação para si e depois para o povo.

Nisto Deus nos revela uma grande lição...

“Como é importante que os ministros de Deus estejam vivendo na sua graça, para que as suas ministrações possam ser aceitáveis diante Deus, e proveitosas para o povo”.


 By google.


A inauguração e consagração do Tabernáculo.


Sem mais demoras Arão ofereceu o bezerro para sua expiação, enquanto seus filhos ajudavam no ritual do sangue.

Ele fez tudo conforme o SENHOR havia ordenado a Moisés.

Todo isto foi observado com interesse por Moisés.

Afinal, foi ele quem tinha recebido as comunicações do Senhor e quem tinha instruído a Arão e a seus filhos no que deviam fazer.

Agora observava para se certificar de que tudo aconteceria segundo as instruções de Deus.


Logo depois de ter concluído os sacrifícios feitos em benefício próprio, Arão prosseguiu com o ritual das ofertas do povo.

Esta era a primeira vez que Arão ministrava em favor do povo.

Arão tinha recebido instruções determinadas quanto a esta ministração às seguiu corretamente, exatamente como Moisés o tinha mandado, sem erro.


Tudo era observado com muito interesse pelos Israelitas.

Eles já tinham visto Arão oferecer os sacrifícios por si mesmo e agora por eles.

Ao finalizar o ritual, Arão estendeu as mãos sobre o povo, e o abençoou, e então desceu os degraus do altar.

Foi um momento solene e feliz, porque Deus tinha aceitado suas oferendas.


Em seguida, Moisés e Arão entraram juntos no santuário para ministrar o sangue, enquanto o Povo ainda os aguardava lá fora.

Lá dentro eles devem ter experimentado uma profunda reverencia ao sentir a presença de Deus naquele lugar.

E quando saíram para abençoar o povo por mais uma vez, repentinamente "a glória de Deus apareceu a todo o povo".

O texto não diz de que maneira precisa ocorreu esta demonstração sobrenatural, mas deve ter sido um testemunho notável da aprovação de Deus pelo Santuário que o povo tinha levantado para ele, e da aceitação de Moisés e Arão como seus servos.


Para o espanto de todos, também de uma forma inesperada, saiu fogo da presença de Deus e acendeu a oferta que estava no altar.

Ao verem este espetáculo sobrenatural, os israelitas deram gritos de alegria, ajoelharam-se e encostaram o rosto no chão.

Era aquele fogo do qual falamos na postagem o Fogo Divino, lembram?

Deus havia dito a Moisés que este fogo do altar nunca se apagaria, deveria ficar sempre aceso.

Todas as manhãs o sacerdote deveria por lenha no fogo, arrumar em cima a oferta que iria ser completamente queimada.

Os judeus afirmam que este fogo queimou continuamente até o cativeiro babilônico.

Alguns até insinuam que nunca se apagou até a destruição final do templo no ano 70 DC.

Deus tinha aceitado a obra do homem.

O santuário tinha sido inaugurado e consagrado.

Toas às instruções já haviam sido dadas para esse serviço que teria de continuar durante mais de 1.400 anos, para ser então transferido ao santuário celestial.




Levítico 9 - Mais sobre a consagração dos sacerdotes

A. Introdução: Deus chama Aaron ministrar.

1. (1) Moisés pede a Aarão e seus filhos.

E sucedeu que, no oitavo dia que Moisés chamou a Arão e seus filhos e os anciãos de Israel.

um. E sucedeu que, ao oitavo dia: Toda a cerimônia de consagração durou mais de uma semana. Não foi um processo rápido e fácil. O chamado ao sacerdócio veio no oitavo dia, o dia de novos começos. Após sete dias de comunhão paciente com o Senhor na sua tenda, Deus estava pronto para fazer um novo trabalho em e através dos sacerdotes.

2. (2) Ofertas para Aaron.

E ele disse a Aarão: "Toma para si mesmo um novilho como oferta pelo pecado e um carneiro para holocausto, sem defeito, e oferece-os perante o Senhor."

um. Tome para si mesmo um novilho como oferta pelo pecado: Como parte da cerimônia de consagração, Arão e seus filhos viveu por uma semana inteira na tenda da congregação. No entanto, eles ainda tinha pecado para expiar durante essa semana. A cerimônia de consagração não fez Arão e seus filhos perfeitos. Durante os sete dias de apenas sentado na tenda acrescentou mais pecado em sua conta que teve de ser cancelado.

eu. Através da repetição do sacrifício, Deus também queria mostrar que tão úteis quanto os sacrifícios de animais eram, eles não estavam completas e não poderia fazer e no final de pecados. Só o sacrifício perfeito do Messias poderia fazer isso.

b. E um carneiro em holocausto: Mesmo que Aaron apenas passado a semana anterior em especial dedicação ao Senhor, havia ainda mais para dar. Embora esta foi uma experiência importante de dedicação, a idéia de consagração teve que ser contínua na vida de Aaron e todos os sacerdotes de Deus.

B. Aaron começa o ministério sacerdotal.

1. (3-6) Num contexto de expiação e obediência, Deus vai mostrar a Sua glória.

"E para os filhos de Israel falarás, dizendo:" Tome um bode como oferta pelo pecado, e um bezerro e um cordeiro, ambos de um ano, sem defeito, como holocausto, também um touro e um carneiro como ofertas pacíficas, para sacrificar perante o Senhor, e uma oferta de cereais, misturada com azeite, porque hoje em dia o Senhor vai aparecer para você '"Então, eles trouxeram o que Moisés ordenou diante da tenda da reunião.. E toda a congregação se aproximou e se diante do Senhor. Então Moisés disse: "Esta é a coisa que o Senhor ordenou que você faça, ea glória do Senhor vai aparecer para você."

um. Esta é a coisa que o Senhor ordenou que você faça, ea glória do Senhor vai aparecer para você: Tudo Aaron fez na última semana o preparou para este momento. Este era o objetivo final da semana da separação e consagração ao Senhor - a exibição de Sua glória.

2. (7) Aaron vai começar a ministrar para o povo.

E Moisés disse a Arão: "Vá para o altar, oferecer a sua oferta pelo pecado eo seu holocausto, e fará expiação por si mesmo e para as pessoas. Ofereça a oferta do povo, e fará expiação por eles, como o Senhor ordenara."

um. Ofereça o seu sacrifício pelo pecado e seu holocausto, e fará expiação por si mesmo e para as pessoas: Aaron tinha que primeiro acordo com seu próprio pecado, e então ele poderia realmente funcionar como um padre, pronto para servir os outros.

b. Fazer expiação por eles, como o Senhor ordenara: sacerdócio de Aaron existia para a glória de Deus e para o benefício do povo - não para seu próprio benefício pessoal. O cargo de sumo sacerdote foi um dos grande autoridade, mas ainda de grande responsabilidade.

3. (8-14) Aaron oferece sacrifício pelo seu próprio pecado, juntamente com o holocausto.

Portanto, Aaron foi para o altar e matou o bezerro da oferta pelo pecado, que foi para si mesmo. Então os filhos de Arão trouxeram-lhe o sangue. E ele molhou o dedo no sangue, colocá-lo sobre as pontas do altar, e derramou o sangue na base do altar. Mas a gordura, os rins, e no lobo gordo do fígado da oferta pelo pecado, queimou sobre o altar, como o Senhor tinha ordenado a Moisés. A carne eo couro queimou com fogo fora do acampamento. E ele matou o holocausto; e os filhos de Arão entregaram-lhe o sangue, que ele espargiu em redor sobre o altar. Em seguida, eles entregaram o holocausto para ele, com as suas peças e cabeça, e os queimou sobre o altar. E ele lavou as entranhas e as pernas, e os queimaram com o holocausto sobre o altar.

um. Portanto, Aaron foi para o altar e matou o bezerro da oferta pelo pecado, que foi para si mesmo: Esta foi uma demonstração de honestidade e humildade diante do povo. Aaron, antes de oferecer um sacrifício de expiação pelo povo, ofereceu publicamente um para si próprio, identificando-se com as pessoas. Este sacrifício disse à nação: "Eu sou um pecador que precisa de expiação também."

4. (15-21) Aaron oferece o sacrifício em nome do povo.

Em seguida, ele apresentou a oferta do povo e, tomando o bode que era a oferta pelo pecado do povo, e matou-o e ofereceu pelo pecado, como o primeiro. E ele trouxe o holocausto e ofereceu-o de acordo com as disposições previstas. Em seguida, ele trouxe a oferta de cereais, pegou um punhado dela, e queimou-o sobre o altar, além do holocausto da manhã. Ele também matou o touro eo carneiro como sacrifícios de ofertas pacíficas, que foram para o povo. E os filhos de Arão entregaram-lhe o sangue, que ele espargiu em redor sobre o altar, e a gordura do boi e do carneiro; a cauda gordos, o que cobre as entranhas e os rins, e o lóbulo gordos ligados ao fígado; e puseram a gordura sobre os seios. Em seguida, ele queimou a gordura sobre o altar; mas os peitos ea coxa direita Arão como oferta movida perante o Senhor, como Moisés tinha ordenado.

5. (22-24) Deus abençoa Israel com uma exibição de Sua glória.

Então Arão, levantando as mãos para o povo, os abençoou, e desceu de oferecer a oferta pelo pecado, o holocausto, e ofertas pacíficas. E Moisés e Arão entraram na tenda da congregação, e saiu e abençoou o povo. Então a glória do Senhor apareceu a todo o povo, e saiu fogo de diante do Senhor, e consumiu o holocausto ea gordura sobre o altar. Quando todo o povo, vendo isso, gritou e caiu em seus rostos.

um. Então Arão, levantando as mãos para o povo, os abençoou: o coração de Arão estava voltado para o povo. Ansiava para abençoá-los, e assim ele levantou as mãos para o povo [e] os abençoou. Sua lavagem, santificação, justificação, consagração, esperando com e para o Senhor, a sua identificação com o povo, e com humildade cada um fez desejam uma bênção para o povo - mais do que para si mesmo.

b. Então a glória do Senhor apareceu a todo o povo, e saiu fogo de diante do Senhor: Deus provou sua presença enviando o fogo. Os sacerdotes estavam lá, a oferta estava lá, o Tabernáculo estava lá, e a nação estava lá, mas era tudo incompleto o fogo de Deus.

eu. A Bíblia nos dá sete exemplos de onde Deus mostrou a aceitação de um sacrifício com fogo do céu:

· Abel (Gênesis 4: 4)
· Aaron (Levítico 09:24)
· Gideão (Juízes 6:21)
· Manoá (Juízes 13: 19-23)
· Davi (1 Crônicas 21:28)
· Salomão (2 Crônicas 7: 1)
· Elias (1 Reis 18:38).

ii. Fogo foi frequentemente associada com a presença de Deus e de trabalho. Deuteronômio 04:24 nos diz, o Senhor vosso Deus é um fogo consumidor, um Deus zeloso. João Batista prometeu Jesus viria com um batismo com o Espírito Santo e com fogo (Mateus 3:11). O Espírito Santo manifestou a sua presença no dia de Pentecostes por línguas de fogo (Atos 2: 3). Jesus disse: Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! (Lucas 0:49)

iii. Embora esta cerimónia de consagração tem uma aplicação espiritual para nós, obviamente, não foram literalmente consagrado ao sacerdócio através desta cerimônia. No entanto, o nosso sacerdócio é real e, segundo o padrão do sacerdócio de Jesus, que nunca passou por tal cerimônia. O sacerdócio de Jesus foi baseada em um juramento, como em Hebreus 7: 21-22: Por que se tornaram sacerdotes sem juramento, mas este com juramento por aquele que lhe disse: O Senhor jurou e não se arrependerá: Você és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Também são feitos sacerdotes não por uma cerimônia, mas pelo juramento - a promessa de Deus - assim como Jesus.





O código da Bíblia.com


By you tube.
.
 
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.



 By google.





Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...