II Reis Capítulo XVIII
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1 E SUCEDEU que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.
2 Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.
3 E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.
4 Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.
5 No Senhor Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
6 Porque se chegou ao Senhor, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés.
7 Assim foi o Senhor com ele; para onde quer que saía se conduzia com prudência; e se rebelou contra o rei da Assíria, e não o serviu.
8 Ele feriu os filisteus até Gaza, como também os seus termos, desde a torre dos atalaias até à cidade fortificada.
9 E sucedeu, no quarto ano do rei Ezequias (que era o sétimo ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel), que Salmanasar, rei da Assíria, subiu contra Samaria, e a cercou.
10 E a tomaram ao fim de três anos, no ano sexto de Ezequias, que era o ano nono de Oséias, rei de Israel, quando tomaram Samaria.
11 E o rei da Assíria transportou a Israel para a Assíria; e os fez levar a Hala e a Habor, junto ao rio de Gozã, e às cidades dos medos;
12 Porquanto não obedeceram à voz do Senhor seu Deus, antes transgrediram a sua aliança; e tudo quanto Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado, nem o ouviram nem o fizeram.
13 Porém no ano décimo quarto do rei Ezequias subiu Senaqueribe, rei da Assíria, contra todas as cidades fortificadas de Judá, e as tomou.
14 Então Ezequias, rei de Judá, enviou ao rei da Assíria, a Laquis, dizendo: Pequei; retira-te de mim; tudo o que me impuseres suportarei. Então o rei da Assíria impôs a Ezequias, rei de Judá, trezentos talentos de prata e trinta talentos de ouro.
15 Assim deu Ezequias toda a prata que se achou na casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei.
16 Naquele tempo cortou Ezequias o ouro das portas do templo do Senhor, e das ombreiras, de que ele, rei de Judá, as cobrira, e o deu ao rei da Assíria.
17 Contudo enviou o rei da Assíria a Tartã, e a Rabe-Saris, e a Rabsaqué, de Laquis, com grande exército ao rei Ezequias, a Jerusalém; subiram, e vieram a Jerusalém. E, subindo e vindo eles, pararam ao pé do aqueduto da piscina superior, que está junto ao caminho do campo do lavandeiro.
18 E chamaram o rei; e saíram a eles Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista.
19 E Rabsaqué lhes disse: Ora, dizei a Ezequias: Assim diz o grande rei, o rei da Assíria: Que confiança é esta em que te estribas?
20 Dizes tu (porém são palavras só de lábios): Há conselho e poder para a guerra. Em quem, pois, agora confias, que contra mim te rebelas?
21 Eis que agora tu confias naquele bordão de cana quebrada, no Egito, no qual, se alguém se encostar, entrar-lhe-á pela mão e a furará; assim é Faraó, rei do Egito, para com todos os que nele confiam.
22 Se, porém, me disserdes: No Senhor nosso Deus confiamos; porventura não é esse aquele cujos altos e cujos altares Ezequias tirou, dizendo a Judá e a Jerusalém: Perante este altar vos inclinareis em Jerusalém?
23 Ora, pois, dá agora reféns ao meu senhor, o rei da Assíria, e dar-te-ei dois mil cavalos, se tu puderes dar cavaleiros para eles.
24 Como, pois, farias virar o rosto de um só capitão dos menores servos de meu senhor, quando tu confias no Egito, por causa dos carros e cavaleiros?
25 Agora, pois, subi eu porventura sem o Senhor contra este lugar, para o destruir? O Senhor me disse: Sobe contra esta terra, e destrói-a.
26 Então disse Eliaquim, filho de Hilquias, e Sebna e Joá, a Rabsaqué: Rogamos-te que fales aos teus servos em siríaco; porque bem o entendemos; e não nos fales em judaico, aos ouvidos do povo que está em cima do muro.
27 Porém Rabsaqué lhes disse: Porventura mandou-me meu senhor somente a teu senhor e a ti, para falar estas palavras e não antes aos homens, que estão sentados em cima do muro, para que juntamente convosco comam o seu excremento e bebam a sua urina?
28 Rabsaqué, pois, se pôs em pé, e clamou em alta voz em judaico, e respondeu, dizendo: Ouvi a palavra do grande rei, do rei da Assíria.
29 Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar da sua mão;
30 Nem tampouco vos faça Ezequias confiar no Senhor, dizendo: Certamente nos livrará o Senhor, e esta cidade não será entregue na mão do rei da Assíria.
31 Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Contratai comigo por presentes, e saí a mim, e coma cada um da sua vide e da sua figueira, e beba cada um a água da sua cisterna;
32 Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa, terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras, de azeite e de mel; e assim vivereis, e não morrereis; e não deis ouvidos a Ezequias; porque vos incita, dizendo: O Senhor nos livrará.
33 Porventura os deuses das nações puderam livrar, cada um a sua terra, das mãos do rei da Assíria?
34 Que é feito dos deuses de Hamate e de Arpade? Que é feito dos deuses de Sefarvaim, Hena e Iva? Porventura livraram a Samaria da minha mão?
35 Quais são eles, dentre todos os deuses das terras, que livraram a sua terra da minha mão, para que o Senhor livrasse a Jerusalém da minha mão?
36 Porém calou-se o povo, e não lhe respondeu uma só palavra; porque mandado do rei havia, dizendo: Não lhe respondereis.
37 Então Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista, vieram a Ezequias com as vestes rasgadas, e lhe fizeram saber as palavras de Rabsaqué.
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II Reis 18 - Reinado de Ezequias;
Ameaça da Assíria.
O reinado justo de Ezequias.
Ezequias reina sobre Judá por 29 anos.
1 E
SUCEDEU que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel,
começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.
2 Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.
2 Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.
No terceiro ano de Oséias : Ezequias subiu ao trono de Judá no final do reino de Israel. Três anos após o início de seu reinado, os exércitos assírios cercaram Samaria, e três anos depois que o reino do norte foi conquistado.
O triste destino do reino do norte foi uma lição valiosa para Ezequias. Ele viu em primeira mão o que aconteceu quando o povo de Deus rejeitou o seu Deus e Sua Palavra, e adoraram a outros deuses.
No terceiro ano de Oséias : "729 / 8 AC. ano em que Ezequias tornou - se coregente com Acaz. Seu reinado único começou em 716 / 6 AC Compare isso com o versículo 13, onde o seu décimo quarto ano como único governante (716 / 5 - 687 / 6 BC ) é uma data (701 AC. ) verificável nosanais de Senaqueribe ".
Reinou vinte e nove anos em Jerusalém : Ezequias foi um dos melhores reis de Judá, e, portanto, teve um reinado longo e principalmente abençoado.
A justiça de Ezequias.
3 E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.
4 Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.
5 No Senhor Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
6 Porque se chegou ao Senhor, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés.
4 Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.
5 No Senhor Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
6 Porque se chegou ao Senhor, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés.
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Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor . . . Ele tirou os altos : Ezequias foi um dos reformadores mais zelosos de Judá, até mesmo proibiu a adoração em lugares altos . Estes eram altares populares para sacrifício configurado, como o adorador desejado, não de acordo com a direção de Deus.
"Deus nunca permitiu essa prática, mas nenhum dos outros reis bons, nunca encontrou coragem para proibi - la. Ezequias o fez. "
E, quebrou em pedaços a serpente de bronze que Moisés tinha feito : Números 21 : 1 - 9 descreve como durante um período de uma praga
de serpentes venenosas sobre toda a nação, Moisés fez uma serpente de bronze para o país a olhar e ser poupado da morte das picadas de cobra. Esta declaração em II Reis diz-nos que este particular serpente de bronze tinha sido preservada por mais de 800 anos, e passou a ser adorada como Nehushtan . Ezequias, no seu zelo, quebrou em pedaços este artefato de bronze e pôs fim à adoração idólatra deste objeto.
de serpentes venenosas sobre toda a nação, Moisés fez uma serpente de bronze para o país a olhar e ser poupado da morte das picadas de cobra. Esta declaração em II Reis diz-nos que este particular serpente de bronze tinha sido preservada por mais de 800 anos, e passou a ser adorada como Nehushtan . Ezequias, no seu zelo, quebrou em pedaços este artefato de bronze e pôs fim à adoração idólatra deste objeto.
Esta serpente de bronze foi coisa maravilhosa - quando as pessoas atingidas de Israel olharam para ela, eles foram salvos. Foi mesmo uma representação de Jesus Cristo, como o próprio Jesus disse em João 3 : 14 - 15. Ao mesmo tempo, o homem poderia ter algo tão bom e tão usado por Deus e ainda assim fazer um ídolo destrutivo para si próprio.
Da mesma forma, às vezes as coisas boas se tornam ídolos e, portanto, devem ser destruídos. Por exemplo, se a verdadeira cruz de Jesus ou seu manto de enterro real eram para ser descoberto, e esses objetos se tornassem distrações idólatras, então seria melhor para esses objetos fossem destruídos. " Apesar de ter sido um memorial interessante, devem ser totalmente destruídos, porque apresentou uma tentação para a inclinação a idolatria. Aqui se já neste mundo era uma relíquia de alta antiguidade, de autenticidade inquestionável, uma relíquia que tinha visto suas centenas de anos, sobre as quais não havia dúvidas quanto ao sua legitimidade, indiscutivelmente, a própria serpente que Moisés fez, e era além disso, uma relíquia que anteriormente possuía poder milagroso - para no deserto a olhar para ela, salvava da morte. No entanto, ele teve de ser quebrada em pedaços, porque Israel queimou incenso para ela, inclinando - se a idolatria. "
O povo de Deus deve ser também em guarda contra a idolatria de hoje. Há muitos perigos da idolatria na igreja moderna:
· Fazer líderes ídolos
· Tornar a educação de um ídolo
· Fazer eloqüência humana um ídolo
· Fazer costumes e hábitos do ministério um ídolo
· Fazer as formas de adorar um ídolo.
O nome Nehushtan significa "peça de bronze" e é uma maneira de fazer menos do objeto que foi feito um ídolo. "Então Ezequias tinha se transformou em um objeto de falsa adoração em nada mais que metal."
"Tal era o veneno da idolatria israelita, que a serpente de bronze tinha a picada pior do que o fogo."
Confiou no SENHOR Deus de Israel, de modo que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá : Ezequias foi único em sua paixão e energia de sua confiança pessoal em Deus e para promover a verdadeira adoração de Deus. Isto é ainda mais notável quando se considera que seu pai Acaz foi um dos piores reis de Judá (II Reis 16 : 10 - 20).
"É notável que um homem como Ezequias poderia ser o filho de Acaz. No entanto, devemos lembrar que toda a sua vida ele estava sob a influência de Isaías. "
Conquistas políticas de Ezequias.
8 Ele feriu os filisteus até Gaza, como também os seus termos, desde a torre dos atalaias até à cidade fortificada.
O Senhor estava com ele, ele prosperou onde quer que fosse : Por causa da confiança fiel de Ezequias no Sehnor , Deus o abençoou abundantemente. Ele cumpriu uma promessa de longa data de David a seus descendentes: a de que se eles obedecessem a Deus, o seu reinado seria sempre seguro (I Reis 2 : 1 - 4).
Ele se rebelou contra o rei da Assíria, e não o serviu : Neste momento Assíria era poderosao suficiente para conquistar completamente o reino do norte de Israel. No entanto, o reino de Judá estava forte, porque Deus abençoou o rei confiante e obediente.
"Ele sacudiu esse jugo de subjugação e homenagem que seu pai havia maldosamente aceitado, e reassumiu a soberania total e
independente que Deus estabeleceu para a casa de David."
Mais tarde, Zedequias foi repreendido pela sua rebelião contra o rei de Babilônia. Mas esse foi um caso diferente, e mostra que, por vezes, a rebelião se justifica e, por vezes, não.
Ele subjugou os filisteus : Ezequias também encontrou o sucesso em subjugar os vizinhos agressivos de Judá. Ele trabalhava para uma forte, livre
e independente Judah.
e independente Judah.
9 E
sucedeu, no quarto ano do rei Ezequias (que era o sétimo ano de Oséias,
filho de Elá, rei de Israel), que Salmanasar, rei da Assíria, subiu
contra Samaria, e a cercou.
10 E a tomaram ao fim de três anos, no ano sexto de Ezequias, que era o ano nono de Oséias, rei de Israel, quando tomaram Samaria.
11 E o rei da Assíria transportou a Israel para a Assíria; e os fez levar a Hala e a Habor, junto ao rio de Gozã, e às cidades dos medos;
12 Porquanto não obedeceram à voz do Senhor seu Deus, antes transgrediram a sua aliança; e tudo quanto Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado, nem o ouviram nem o fizeram.
10 E a tomaram ao fim de três anos, no ano sexto de Ezequias, que era o ano nono de Oséias, rei de Israel, quando tomaram Samaria.
11 E o rei da Assíria transportou a Israel para a Assíria; e os fez levar a Hala e a Habor, junto ao rio de Gozã, e às cidades dos medos;
12 Porquanto não obedeceram à voz do Senhor seu Deus, antes transgrediram a sua aliança; e tudo quanto Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado, nem o ouviram nem o fizeram.
Samaria foi tomada : Esta era - e deveria ter sido - uma experiência decepcionante para o reino do sul de Judá, a devastação cruel trazida pelos assírios mostrou as calamidades que poderiam vir sobre o povo rebelde de Deus.
"A partir deste momento em diante, o Reino do Sul seria conhecido não só pelo nome" Judá ", mas também pelo antigo nome 'Israel'."
Eles nem ouviram, nem fazer - lhes : O povo do reino do norte não eram menos israelitas do que os descendentes de Abraão, através do sangue que era a linhagem dos do reino do sul . Portanto, este mostrou claramente a Judá que, quando também pararam de ouvir e cumprir os mandamentos de Deus, eles também teriam de enfrentar julgamento.
Ezequias tenta comprar a paz da assírios.
13 Porém no ano décimo quarto do rei Ezequias subiu Senaqueribe, rei da Assíria, contra todas as cidades fortificadas de Judá, e as tomou.
14 Então Ezequias, rei de Judá, enviou ao rei da Assíria, a Laquis, dizendo: Pequei; retira-te de mim; tudo o que me impuseres suportarei. Então o rei da Assíria impôs a Ezequias, rei de Judá, trezentos talentos de prata e trinta talentos de ouro.
15 Assim deu Ezequias toda a prata que se achou na casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei.
16 Naquele tempo cortou Ezequias o ouro das portas do templo do Senhor, e das ombreiras, de que ele, rei de Judá, as cobrira, e o deu ao rei da Assíria.
No décimo quarto ano do rei Ezequias, Senaqueribe, rei da Assíria, subiu contra todas as cidades fortificadas de Judá, e as tomou : Isto sucedeu, aproximadamente, cinco anos depois da queda de Samaria. Ora, o rei da Assíria trouxe sua força contra Judá, que tinha resistido com êxito antes dele (II Reis 18 : 07). Ele capturou todas as cidades fortificadas de Judá, e precisa conquistar apenas a própria Jerusalém para conquistar completamente Judá.
A menção de Lachish é importante historicamente. Laquis era 30 milhas a sudoeste de Jerusalém. Arqueólogos descobriram um buraco lá com os restos mortais de cerca de 1.500 vítimas do ataque de Sennachaerib. No Museu Britânico, você pode ver os assírios escultura retratando o cerco da cidade de Laquis, que foi uma importante cidade fortificada de Judá.
"Um fragmento interessante retirado da escavação do palácio real de Senaqueribe em Nínive está perseverou no Museu Britânico. Ela retrata o rei assírio em um trono portátil em seu acampamento militar fora Lachish. Os prisioneiros de guerra estão marchando em pé, e todos os despojos da cidade está sendo exibido em carros de boi. "
Eu fiz errado, se afastar de mim, tudo o que você impor - me eu vou pagar : Este foi um claro - embora compreensível - sinal da falta de fé por parte de Ezequias. Ele sentiu que era mais sensato pagar o rei assírio e tornar - se o seu vassalo, do que era o confiar em Deus para defender Judá contra este poderoso rei.
Podemos supor que Ezequias pensou que desde que o reino do norte tinha sido recentemente conquistado e que todas as cidades fortificadas de Judá tinha sido capturadas, que Deus havia demonstrado que ele não iria intervir em favor de Judá. Portanto Ezequias sentiu que tinha de fazer algo por si próprio.
Talvez essa idéia foi reforçada em Ezequias quando ele se lembrou da maldade de seu próprio pai, Acaz, e quando ele considerou que por causa do seu pecado, antes, Judá merecia tal julgamento.
Então Ezequias deu-lhe toda a prata que foi encontrado na casa do SENHOR e nos tesouros da casa do rei : Ezequias espera-se que esta política de apaziguamento tornaria Judá segura. Ele estava errado, e sua política só empobreceu Judá e o templo, e fez o rei da Assíria, mais ousado do que nunca contra Judá.
Rabsaqué tenta convencer Judá a se render.
17 Contudo
enviou o rei da Assíria a Tartã, e a Rabe-Saris, e a Rabsaqué, de
Laquis, com grande exército ao rei Ezequias, a Jerusalém; subiram, e
vieram a Jerusalém. E, subindo e vindo eles, pararam ao pé do aqueduto
da piscina superior, que está junto ao caminho do campo do lavandeiro.
18 E chamaram o rei; e saíram a eles Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista.
19 E Rabsaqué lhes disse: Ora, dizei a Ezequias: Assim diz o grande rei, o rei da Assíria: Que confiança é esta em que te estribas?
20 Dizes tu (porém são palavras só de lábios): Há conselho e poder para a guerra. Em quem, pois, agora confias, que contra mim te rebelas?
18 E chamaram o rei; e saíram a eles Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista.
19 E Rabsaqué lhes disse: Ora, dizei a Ezequias: Assim diz o grande rei, o rei da Assíria: Que confiança é esta em que te estribas?
20 Dizes tu (porém são palavras só de lábios): Há conselho e poder para a guerra. Em quem, pois, agora confias, que contra mim te rebelas?
Rabsaque : Este não é, na verdade, um nome, mas um título. Ele descreve o "comandante de campo" para o exército assírio, que representou o rei assírio Senaqueribe. "Rabsaqué, era um título da Assíria, possivelmente originalmente significava " chefe copeiro ', mas por esta altura, era algum alto funcionário do Estado da Assíria. "
Estavam juntos ao aqueduto da piscina superior . . . Eliaquim . . . Sebna . . . Joá . . . saíram-lhes : Rabsaqué parecia estar no comando completo da situação. Ele podia andar direito na cidade de Jerusalém, e ficar no abastecimento de água fundamental - o que era linha de vida de Jerusalém em um ataque de cerco. Enquanto ele estava lá, três funcionários do governo de Ezequias vieram ao seu encontro.
Que confiança é essa em que você confia : Podemos ver que Ezequias confiou no Senhor , e que isso é o que escarnecia Rabsaqué. Em vez disso, Ezequias pôs sua esperança em uma aliança com o Egito, e a Rabsaqué, queria que ele perdesse a confiança não somente naquela aliança, como também no Senhor.
Era uma grande tentação para Ezequias, durante este tempo para fazer uma aliança defensiva com o Egito, o que parecia ser a única nação forte o suficiente para proteger Judá contra os poderosos assírios. Como profeta, Isaías fez tudo que podia para desencorajar Ezequias e os líderes de Judá de colocar sua confiança no Egito (Isaías 19 : 11 - 17,
20 : 1 - 6, 30 : 1 - 7). O Senhor queria que Judá confiasse nEle em vez de confiar no Egito.
Neste sentido, Rabsaqué falava a verdade. Deus queria que Judá não tivesse confiança no Egito. Mas Rabsaqué não fez isso para trazer a Judá a firme confiança no Senhor Deus, que pode e irá livrá - los da assírios. Ele fez isso para desmoralizar completamente Judá e levá - los ao desespero.
Satanás muitas vezes nos ataca da mesma maneira. Muitas vezes, mesmo quando ele diz a verdade ("Você é um pecador tão miserável!"), Ele nunca faz isso para nos levar a uma firme confiança no Senhor , nosso Deus:
- "Jesus morreu pelos pecadores, por isso, se eu sou um pecador, Jesus morreu para perdoar e libertar-me! ". Em vez disso, a estratégia de Satanás - mesmo se ele nos diz a verdade - é sempre para desmoralizar-nos e levar-nos ao desespero.
Do ponto de vista do incrédulo, Senaqueribe fez uma pergunta válida:
- E em quem você confia, que você se rebela contra mim?
"Nossa vida deve, em grande parte um mistério, a nossa passagem compreensão e paz, e nossos motivos parecem escondidos. As fontes da nossa oferta, o fundamento da nossa confiança, as razões para nossas ações, deve evitar o escrutínio mais em busca daqueles que estão fora do círculo encantado do rosto de Deus. . . . Devemos estar preparados para ser criticados, porque o nosso comportamento é determinado pelos fatos que os príncipes deste mundo não conhecem:
- O modelo do caráter do Mestre Jesus "
- E em quem você confia, que você se rebela contra mim?
"Nossa vida deve, em grande parte um mistério, a nossa passagem compreensão e paz, e nossos motivos parecem escondidos. As fontes da nossa oferta, o fundamento da nossa confiança, as razões para nossas ações, deve evitar o escrutínio mais em busca daqueles que estão fora do círculo encantado do rosto de Deus. . . . Devemos estar preparados para ser criticados, porque o nosso comportamento é determinado pelos fatos que os príncipes deste mundo não conhecem:
- O modelo do caráter do Mestre Jesus "
Os argumentos desmoralizadores de Rabsaqué.
21
Eis que agora tu confias naquele bordão de cana quebrada, no Egito,
no qual, se alguém se encostar, entrar-lhe-á pela mão e a furará; assim
é Faraó, rei do Egito, para com todos os que nele confiam.
22 Se, porém, me disserdes: No Senhor nosso Deus confiamos; porventura não é esse aquele cujos altos e cujos altares Ezequias tirou, dizendo a Judá e a Jerusalém: Perante este altar vos inclinareis em Jerusalém?
23 Ora, pois, dá agora reféns ao meu senhor, o rei da Assíria, e dar-te-ei dois mil cavalos, se tu puderes dar cavaleiros para eles.
24 Como, pois, farias virar o rosto de um só capitão dos menores servos de meu senhor, quando tu confias no Egito, por causa dos carros e cavaleiros?
25 Agora, pois, subi eu porventura sem o Senhor contra este lugar, para o destruir? O Senhor me disse: Sobe contra esta terra, e destrói-a.
22 Se, porém, me disserdes: No Senhor nosso Deus confiamos; porventura não é esse aquele cujos altos e cujos altares Ezequias tirou, dizendo a Judá e a Jerusalém: Perante este altar vos inclinareis em Jerusalém?
23 Ora, pois, dá agora reféns ao meu senhor, o rei da Assíria, e dar-te-ei dois mil cavalos, se tu puderes dar cavaleiros para eles.
24 Como, pois, farias virar o rosto de um só capitão dos menores servos de meu senhor, quando tu confias no Egito, por causa dos carros e cavaleiros?
25 Agora, pois, subi eu porventura sem o Senhor contra este lugar, para o destruir? O Senhor me disse: Sobe contra esta terra, e destrói-a.
Você está confiando no bordão de cana quebrada, no Egito : Estranhamente, Rabsaqué podia ver a verdade da fraqueza do Egito, melhor do que muitos dos líderes de Judá podiam.
" Egito tinha feito o seu uma tentativa de resgatar suas soberania.
(Isaías 28 : 14) e seu exército havia sido batido em El Tekeh. Rabsaqué tinha visto isso, mas suas palavras são mais profundas e prejudiciais, expondo a estupidez criminosa dos líderes de Judá: certamente, ele disse, eles sabiam que qualquer um que já confiara no Egito sofrera por essa confiança"
"Uma vez que esta é a mesma terminologia usada por Isaías, para simbolizar o Egito (Isaías 42 : 3), alguns têm sugerido que Senaqueribe estava familiarizado com as profecias de Isaías e citado aqui a insinuar que ele estava realizando a vontade do Senhor. Mais apoio para esta idéia é encontrada no versículo 25, onde Senaqueribe parecia estar ciente da declaração de Isaías que a Assíria era uma vara que o Senhor usaria para punir Judá (Isaías 10 : 05). "
Se você me diz: "Nós confiamos no Senhor nosso Deus " : Rabsaqué antecipou a resposta dos líderes de Judá. "Rabsaqué, você diz que não podemos confiar no Egito. Tudo bem, não vamos. Mas podemos confiar
no Senhor nosso Deus. "
no Senhor nosso Deus. "
Não é Ele cujos altos e cujos altares Ezequias tirou : Rabsaqué sabia que o rei Ezequias havia implementado amplas reformas em Judá, incluindo a remoção dos lugares altos (II Reis 18 : 3 - 4). No entanto, no pensamento do Rabsaqué, as reformas de Ezequias tinha realmente desagradado a Deus, então ele não deveria esperar a ajuda do Senhor Deus de Israel. Rabsaqué diria: "Olhe para todos os lugares que costumava ser o lugar onde as pessoas iriam adorar o Senhor Deus de Israel. Agora, desde que Ezequias chegou, há apenas um lugar. Mais é sempre melhor que um, por isso o Senhor Deus de Israel deve estar muito entristecido para com Ezequias! "
O inimigo de nossas almas tem uma forma incrível de encorajar a nossa desobediência. Se Ezequias não tivesse o cuidado, este argumento do Rabsaqué iria começar a fazer sentido, quando na verdade era a lógica demoníaca por completo.
"O mal-entendido teológico mostrado pelo comandante de campo neste momento defende a autenticidade do discurso, que muitos críticos têm chamado uma criação livre pelo autor da narrativa."
Dê uma promessa ao meu senhor, o rei da Assíria : Isto lembra-nos de toda a estratégia de Rabsaqué, que era para fazer Judá desistir . Esta foi a razão toda de Rabsaqué estar no aqueduto, falando com os líderes do governo de Ezequias. Ele tinha os exércitos vastamente superiores, ele poderia ter acabado de atacar Jerusalém sem este pequeno discurso. Mas o Rabsheké preferiria que Judá simplesmente desistisse , por medo, desânimo ou desespero.
O inimigo de nossas almas usa a mesma e exata abordagem. Muitos de nós imaginam Satanás como "ansioso por uma batalha" com a gente. Realmente, Satanás não quer fazer a batalha conosco. Primeiro de tudo, há a forte probabilidade de que você vai ganhar. Em segundo lugar, ganhar ou perder, a batalha pode atraí-lo para mais perto do Senhor . Em terceiro lugar, o que o Senhor faz em sua vida através da batalha pode ser uma grande bênção para outras pessoas. Não, Satanás vê como uma muito melhor estratégia não brigar com você em tudo! Ele acredita que seria muito melhor tentar convencê - lo a desistir!
Vemos essa estratégia exata usada contra Jesus durante Sua tentação no deserto. Quando Satanás prometeu a Jesus todos os reinos do mundo em troca da adoração de Jesus, Satanás estava tentando evitar
a peleja, e tentando fazer Jesus desistir (Lucas 4 : 5 - 8). Não deu certo com Jesus, e não deu certo com Judá, e nem deve dar certo conosco.
a peleja, e tentando fazer Jesus desistir (Lucas 4 : 5 - 8). Não deu certo com Jesus, e não deu certo com Judá, e nem deve dar certo conosco.
Eu lhe darei dois mil cavalos - se você é capaz de sua parte para colocar os cavalheiros sobre eles aqui, Rabsaqué ridicularizando o exército fraco de Judá. Ele disse: "Mesmo que te ajude com 2.000 cavalos, você não iria fazer nenhum bem." Sua mensagem básica é: "Nós poderíamos vencê - lo com uma mão amarrada atrás das costas" (como então você irá repelir um capitão dos menores servos de meu senhor ?)
Já teria eu subido sem o SENHOR ? contra esta terra,
para destruí - la Rabsaqué guardou o melhor discurso para o final:
- "Admita, Ezequias. Você sabe que o seu Deus está do meu lado. "
para destruí - la Rabsaqué guardou o melhor discurso para o final:
- "Admita, Ezequias. Você sabe que o seu Deus está do meu lado. "
Como todos os "bons enganos", teria sido fácil para Ezequias e seus homens a acreditar nisto. Afinal de contas, não tinha os assírios tido um sucesso estrondoso ?Certamente, Deus deve estar do seu lado. Será que eles não tem o exército mais poderoso ? Certamente, Deus deve estar do seu lado.
O Senhor me disse: " Levanta - te contra esta terra, e destrói - a." Este foi o golpe final de um ataque brilhante. "Ezequias, Deus me disse para te destruir. Estou apenas fazendo a Sua vontade, e não há nada que você possa fazer para impedi-lo, então você pode muito bem se render. "
Significativamente, podemos dizer que o Rabshekah foi parcialmente correta! Deus estava com ele, e seu ataque a Judá profetizou cumpriu
o plano de Deus. Na conquista da Síria, em conquistar Israel e Judá
em trazer para o cativeiro, os assírios fizeram a vontade de Deus. Deus profetizou que tudo isso iria acontecer (Isaías 8 : 3 - 4, 7 : 16 - 17 e muitas outras passagens em Isaías ). Ele permitiu que isso acontecesse para que Seu plano profetizado, que teria que ser cumprido.
o plano de Deus. Na conquista da Síria, em conquistar Israel e Judá
em trazer para o cativeiro, os assírios fizeram a vontade de Deus. Deus profetizou que tudo isso iria acontecer (Isaías 8 : 3 - 4, 7 : 16 - 17 e muitas outras passagens em Isaías ). Ele permitiu que isso acontecesse para que Seu plano profetizado, que teria que ser cumprido.
No entanto, nunca devemos pensar que Deus tenta um homem inocente com um plano maligno . Na verdade, mesmo que Deus previu e planejou a invasão dos assírios, a Rabsaqué pode ter sido deitado na verdade, quando disse: "O Senhor me disse. " Deus não tem que fazer nada de especial para dirigir o sanguinário, conquista - fome assírios para atacar a Síria, Israel e Judá. Ele simplesmente permitiu que os assírios para realizar os desejos corruptos de seus corações malignos. Portanto, os assírios poderiam desculpar - se, dizendo: "Nós estávamos fazendo a vontade do Senhor, seria "assim como Judas jamais poderia legitimizar essa desculpa, a respeito de sua iníqua traição de Jesus.
Os homens de Ezequias pediram a Rabsaqué para falar só para eles.
26 Então disse Eliaquim, filho de Hilquias, e Sebna e Joá, a Rabsaqué: Rogamos-te que fales aos teus servos em siríaco; porque bem o entendemos; e não nos fales em judaico, aos ouvidos do povo que está em cima do muro.
27 Porém Rabsaqué lhes disse: Porventura mandou-me meu senhor somente a teu senhor e a ti, para falar estas palavras e não antes aos homens, que estão sentados em cima do muro, para que juntamente convosco comam o seu excremento e bebam a sua urina?
Favor falar com seus servos em aramaico, porque bem o entendemos : Nós podemos apenas imaginar o quão difícil era para os líderes do governo de Ezequias. Eles devem ter pensado: "É ruim o suficiente, temos de ouvir isso. Mas desde que ele está falando em hebraico, todos vão ouvir, e logo as pessoas se tornarão tão desanimadas que se levantarão contra nós e nos obrigarão a rendição! "
" O Aramaico se tornou a língua franca diplomático do Oriente Próximo no período neo - assírio. Que um membro bem - educado
do pessoal de Senaqueribe falava hebraico e aramaico, bem como acadiano não precisa mais ser posta em dúvida. "
O meu mestre me enviou a seu senhor e a ti, para dizer estas palavras e não aos homens que estão assentados sobre o muro : O Rabsaqué não se importava se os cidadãos comuns de Jerusalém podia ouvi-lo. Esse foi um dos seus objetivos. Quanto mais medo, desânimo e desespero, ele poderia se espalhar, mais ele iria gostar.
Quem vai comer e beber seus próprios resíduos com você : O Rabsaqué apontava como que seriam as condições em Jerusalém, depois de um cerco prolongado. Ele queria isso para ofender e assustar todo mundo que ouviu, e ampliar o seu sentimento de medo, desânimo e desespero.
Rabsaqué apela às pessoas diretamente.
28
Rabsaqué, pois, se pôs em pé, e clamou em alta voz em judaico, e
respondeu, dizendo: Ouvi a palavra do grande rei, do rei da Assíria.
29 Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar da sua mão;
30 Nem tampouco vos faça Ezequias confiar no Senhor, dizendo: Certamente nos livrará o Senhor, e esta cidade não será entregue na mão do rei da Assíria.
31 Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Contratai comigo por presentes, e saí a mim, e coma cada um da sua vide e da sua figueira, e beba cada um a água da sua cisterna;
32 Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa, terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras, de azeite e de mel; e assim vivereis, e não morrereis; e não deis ouvidos a Ezequias; porque vos incita, dizendo: O Senhor nos livrará.
33 Porventura os deuses das nações puderam livrar, cada um a sua terra, das mãos do rei da Assíria?
34 Que é feito dos deuses de Hamate e de Arpade? Que é feito dos deuses de Sefarvaim, Hena e Iva? Porventura livraram a Samaria da minha mão?
35 Quais são eles, dentre todos os deuses das terras, que livraram a sua terra da minha mão, para que o Senhor livrasse a Jerusalém da minha mão?
29 Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar da sua mão;
30 Nem tampouco vos faça Ezequias confiar no Senhor, dizendo: Certamente nos livrará o Senhor, e esta cidade não será entregue na mão do rei da Assíria.
31 Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Contratai comigo por presentes, e saí a mim, e coma cada um da sua vide e da sua figueira, e beba cada um a água da sua cisterna;
32 Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa, terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras, de azeite e de mel; e assim vivereis, e não morrereis; e não deis ouvidos a Ezequias; porque vos incita, dizendo: O Senhor nos livrará.
33 Porventura os deuses das nações puderam livrar, cada um a sua terra, das mãos do rei da Assíria?
34 Que é feito dos deuses de Hamate e de Arpade? Que é feito dos deuses de Sefarvaim, Hena e Iva? Porventura livraram a Samaria da minha mão?
35 Quais são eles, dentre todos os deuses das terras, que livraram a sua terra da minha mão, para que o Senhor livrasse a Jerusalém da minha mão?
Então, a Rabsaqué, levantou-se e gritou em alta voz,
em hebraico : Dizer "não faça isso" para o Rabsaqué era como dizer a uma criança desobediente, que fosse obediente. Ele não podia esperar para desafiar o povo de Jerusalém.
em hebraico : Dizer "não faça isso" para o Rabsaqué era como dizer a uma criança desobediente, que fosse obediente. Ele não podia esperar para desafiar o povo de Jerusalém.
Ouvi as palavras do grande rei : O discurso do Rabsaqué tinha a intenção de glorificar o inimigo de frente para o povo de Deus .
Não vos engane Ezequias : O discurso do Rabsaqué tinha a intenção de fazer o povo de Deus duvidar de seus líderes .
Tampouco vos faça Ezequias confiar no SENHOR : O discurso deRabsaqué tinha a intenção de construir o medo e a descrença no povo de Deus .
Porque assim diz o rei da Assíria: "Faça as pazes comigo por um presente e saí a mim, e cada um de vocês comerá de sua própria videira." O discurso do Rabsaqué tinha a intenção de fazer render - se a uma opção atraente .
Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa terra : Aqui, a Rabsaqué se refere às políticas de limpeza étnica e reassentamento forçado praticados pelos assírios. Quando eles conquistaram um povo, eles forçosamente reassentavam - nos em lugares distantes, para manter seus espíritos quebrados e seu poder fraco. O discurso do Rabsaqué tinha a intenção de fazer esse terrível destino parecer atraente .
Tem qualquer um dos deuses das nações livraram a sua terra das mãos do rei da Assíria? discurso do Rabsaqué tinha a intenção de destruir a sua confiança em Deus ... Sua mensagem era simples e brilhante em sua lógica satânica: "Os deuses de outras nações não foram capazes de protegê - los contra nós. Seu Deus é como um deles, e não pode protegê - los também. "
Para quem teve o entendimento espiritual, Judá poderia ter começado a planejar a festa da vitória logo em seguida ... É uma coisa para falar contra Judá, e sua gente e os líderes. Era outra coisa todos ajuntarem -se para zombar do Senhor Deus de Israel desta maneira, e contar-Lo como "apenas como mais um deus."
Típico da obra do inimigo de nossas almas, a Rabsaqué estava indo bem até que ele simplesmente este extrapolou seus limites. Não havia nenhuma maneira de que Deus pudesse poupá - lo da sua justiça. Ele tinha ofendido o Senhor Deus de uma maneira que ele iria se arrepender em breve.
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... Esperando o Agir do Senhor ...
A resposta dos funcionários e das pessoas.
36 Porém calou-se o povo, e não lhe respondeu uma só palavra; porque mandado do rei havia, dizendo: Não lhe respondereis.37 Então Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista, vieram a Ezequias com as vestes rasgadas, e lhe fizeram saber as palavras de Rabsaqué.
Mas eles calaram-se e não lhe responderam uma palavra : Eles não tentou argumentar com o Rabsaqué. Muitas vezes, é inútil - se não perigoso - para tentar combinar inteligência com essa lógica demoníaca. É quase sempre melhor ficar em silêncio e confiar em Deus, em vez de tentar ganhar uma discussão com Satanás ou os seus servos.
"O silêncio é a nossa melhor resposta às acusações e provocações dos nossos inimigos. Aquietai-vos, ó de alma perseguidos! Deixa a tua causa a Deus. É inútil argumentar, mesmo em muitos casos, para dar explicações. Aquietai-vos, e encomenda a tua causa a Deus. "
A ordem do rei foi:
- "Não lhe respondam."
O rei Ezequias era sábio o suficiente para fazer este comando, e os seus funcionários e as pessoas que foram sábios o suficiente para obedecê-lo.
- "Não lhe respondam."
O rei Ezequias era sábio o suficiente para fazer este comando, e os seus funcionários e as pessoas que foram sábios o suficiente para obedecê-lo.
Veio a Ezequias, com as vestes rasgadas : Embora eles ficaram em silêncio, eles ainda estavam profundamente afetado por este ataque. Eles tiveram a mesma experiência que Paulo descreveu em II Coríntios 4 : 8 - 9: 2 somos pressionados por todos os lados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados, perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos. A batalha era difícil, mas a batalha não estava perdida ainda ...
Fontes deste Estudo Bíblico.
Arqueólogos descobrem artefatos do tempo de Ezequias.
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Leia, estude, medite na Palavra de Deus.
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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,
Nosso Deus!!!
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