II Reis Capítulo XVI
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Israel no Deserto ...
... no Reinado de seu pior Monarca ...
1 NO ano dezessete de Peca, filho de Remalias, começou a reinar Acaz, filho de Jotão, rei de Judá.
2 Tinha Acaz vinte anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém, e não fez o que era reto aos olhos do Senhor seu Deus, como Davi, seu pai.
3 Porque andou no caminho dos reis de Israel, e até a seu filho fez passar pelo fogo, segundo as abominações dos gentios que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.
4 Também sacrificou, e queimou incenso nos altos e nos outeiros, como também debaixo de todo o arvoredo.
5 Então subiu Rezim, rei da Síria, com Peca, filho de Remalias, rei de Israel, a Jerusalém, para pelejar; e cercaram a Acaz, porém não o puderam vencer.
6 Naquele mesmo tempo Rezim, rei da Síria, restituiu Elate à Síria, e lançou fora de Elate os judeus; e os sírios vieram a Elate, e habitaram ali até ao dia de hoje.
7 E Acaz enviou mensageiros a Tiglate-Pileser, rei da Assíria, dizendo: Eu sou teu servo e teu filho; sobe, e livra-me das mãos do rei da Síria, e das mãos do rei de Israel, que se levantam contra mim.
8 E tomou Acaz a prata e o ouro que se achou na casa do Senhor, e nos tesouros da casa do rei, e mandou um presente ao rei da Assíria.
9 E o rei da Assíria lhe deu ouvidos; pois o rei da Assíria subiu contra Damasco, e tomou-a e levou cativo o povo para Quir, e matou a Rezim.
10 Então o rei Acaz foi a Damasco, a encontrar-se com Tiglate-Pileser, rei da Assíria; e, vendo um altar que estava em Damasco, o rei Acaz enviou ao sacerdote Urias o desenho e o modelo do altar, conforme toda a sua feitura.
11 E Urias, o sacerdote, edificou um altar conforme tudo o que o rei Acaz lhe tinha enviado de Damasco; assim o fez o sacerdote Urias, antes que o rei Acaz viesse de Damasco.
12 Vindo, pois, o rei de Damasco, viu o altar; e o rei se chegou ao altar, e sacrificou nele.
13 E queimou o seu holocausto, e a sua oferta de alimentos, e derramou a sua libação, e espargiu o sangue dos seus sacrifícios pacíficos sobre o altar.
14 Porém o altar de cobre, que estava perante o Senhor, ele tirou de diante da casa, de entre o seu altar e a casa do Senhor, e pô-lo ao lado do altar, do lado do norte.
15 E o rei Acaz ordenou a Urias, o sacerdote, dizendo: Queima no grande altar o holocausto da manhã, como também a oferta de alimentos da noite, o holocausto do rei e a sua oferta de alimentos, e o holocausto de todo o povo da terra, a sua oferta de alimentos, as suas ofertas de bebidas e todo o sangue dos holocaustos, e todo o sangue dos sacrifícios espargirás nele; porém o altar de cobre será para mim, para nele inquirir.
16 E fez Urias, o sacerdote, conforme tudo quanto o rei Acaz lhe ordenara.
17 E o rei Acaz cortou as cintas das bases, e de cima delas tomou a pia, e tirou o mar de sobre os bois de cobre, que estavam debaixo dele, e pô-lo sobre um pavimento de pedra.
18 Também a coberta que, para o sábado, edificaram na casa, e a entrada real externa, retirou da casa do Senhor, por causa do rei da Assíria.
19 Ora, o mais dos atos de Acaz e o que fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?
20 E dormiu Acaz com seus pais, e foi sepultado junto a seus pais, na cidade de Davi; e Ezequias, seu filho, reinou em seu lugar.
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II Reis 16 - O compromisso de Acaz com o Paganismo,
deixando de lado o Culto ao Verdadeiro Deus de Israel.
Um resumo do reinado de Acaz.
A desobediência de Acaz.
2 Tinha Acaz vinte anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém, e não fez o que era reto aos olhos do Senhor seu Deus, como Davi, seu pai.
Ele não fez o que era reto aos olhos do Senhor : Este brevemente descreve o reinado de talvez o pior rei de Judá. Enquanto muitos reis anteriores ficaram aquém de alguma área ou outra (normalmente, permitindo sacrifício nos altos), o reinado de Acaz é simplesmente que ele não fez o que era reto aos olhos do Senhor .
Como seu pai David tinha feito : Acaz tinha muito de bons exemplos, tanto imediatamente seu pai Jotão e historicamente em seu antepassado David . Acaz rejeitou estes exemplos piedosos e caminhou em a sua própria maneira, para sua própria ruína.
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... e até a seu filho fez
passar pelo fogo ...
Sacrificando - o ao deus Moloque.
A idolatria de Acaz.
4 Também sacrificou, e queimou incenso nos altos e nos outeiros, como também debaixo de todo o arvoredo.
Ele andou no caminho dos reis de Israel : Acaz não só rejeitou a herança divina de David, ele abraçou os caminhos ímpios dos reis do reino do norte de Israel. O reino do sul de Judá, tinha uma mistura de reis piedosos e ímpios, a do norte do reino de Judá teve apenas reis ímpios, e Acaz seguiu seu padrão.
"Este foi o primeiro caso em que Judá imita a apostasia de Israel."
Miquéias 7 : 2 - 7 é uma boa descrição da depravação dos tempos de Acaz e da reação do remanescente piedoso a ele.
Na verdade, ele fez passar seu filho pelo fogo : Este artigo descreve a participação de Acaz, na adoração de Moloque. O deus pagão (ou demônio , mais precisamente) Moloque era adorado pelo aquecimento de uma estátua de metal que representa o deus até que ela estava quente vermelho, em seguida, colocar uma criança vivendo nas mãos estendidas da estátua, enquanto batendo tambores abafavam os gritos da criança, até que se queimasse até a morte.
Em Levítico 20:1-5, Deus pronunciou a sentença de morte contra todos os que adoravam a Moloque, dizendo: Eu porei o meu rosto contra esse homem, e o extirparei do seu povo, porque ele tem dado alguns dos seus descendentes a Moloque, contaminando o meu santuário e profanando o meu santo nome (Levítico 20:03).
Infelizmente, até mesmo um homem tão grande como Salomão, no mínimo, sancionou a adoração de Moloque e construiu um templo para o ídolo (I Reis 11:07). Um dos grandes crimes das tribos do norte de Israel era a adoração de Moloque, levando para o cativeiro assírio (2 Reis 17:17). O rei Manassés de Judá deu a seu filho a Moloque (2 Reis 21:06). Até os dias do rei Josias de Judá, Moloque adorar continuou, porque ele destruiu um lugar de adoração a esse ídolo (2 Reis 23:10).
De acordo com as abominações das nações que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel : O cananeu nações que ocuparam Canaã antes que o tempo de Josué também praticavam esta terrível forma de sacrifício humano e filho. Deus traria juízo a Judá para a sua prática continuada desses pecados.
i. Isso nos lembra que a guerra contra os cananeus no Livro de Josué - tão terrível e completa como era - era não uma guerra racial. O julgamento de Deus não veio sobre os cananeus, através dos exércitos de Israel por causa de sua raça , mas por causa de seu pecado . Se Israel insistiu em andar nos mesmos pecados, Deus traria juízo semelhante a eles.
Acaz faz de Judá uma nação sujeita a Assíria.
O ataque da confederação israel - síria.
5 Então
subiu Rezim, rei da Síria, com Peca, filho de Remalias, rei de Israel, a
Jerusalém, para pelejar; e cercaram a Acaz, porém não o puderam vencer.6 Naquele mesmo tempo Rezim, rei da Síria, restituiu Elate à Síria, e lançou fora de Elate os judeus; e os sírios vieram a Elate, e habitaram ali até ao dia de hoje.
Então subiu Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, subiram a Jerusalém, para fazer a guerra : Este foi parte da política anti - Assíria do Peca. Ele pensou que, com Judá derrotado, Síria e Israel juntos poderiam resistir mais eficazmente o poder do ressurgimento doImpério Assírio.
"O Isaías 7, essa passagem deixa claro que o objetivo do ataque era destronar Acaz e estabelecer um rei sírio sobre Judá, um certo filho
de Tabeal (Isaías 07 : 06)."
de Tabeal (Isaías 07 : 06)."
No conjunto, Judá sofreu perdas terríveis por este ataque. O Rei Acaz perdeu 120 mil soldados da Judéia e 200.000 reféns civis nessas batalhas com Israel e a Síria (II Crônicas 28 : 5 - 8). Era uma hora de trevas para Judá, e parecia que a dinastia de David logo seria extinta, como tantas dinastias no reino do norte de Israel tinha terminado.
"Quando este grande número de prisioneiros foi levado para Samaria (a capital do reino do norte de Israel), uma coisa estranha e maravilhosa aconteceu. Um profeta chamado Oded repreendeu o exército e a gestão dos cativos, e exortando - os líderes a devolver a Judá. Esses líderes em Israel responderam, percebendo que eles já tinham ofendido o Senhor e arriscavam ofendê - lo ainda mais. Então eles vestiram e alimentaram os cativos (que tinham antes tratado terrivelmente), e devolveram a Judá (II Crônicas 28 : 8 - 15).
A profecia de Isaías 7 - incluindo o anúncio do Emmanuel foi o sinal - veio de Isaías ao rei Acaz durante esta invasão conjunta Israel-Síria. Como os seguintes versos revelam, Acaz recusou a confiar no Senhor e, em vez colocar sua confiança no rei da Assíria. No entanto, por causa de Davi, Deus não permitiu que este ataque desastroso contra Judá viesse a prevalecer. Ele não permitiria que essa trama satânica contra a dinastia messiânica de David obtivesse o sucesso.
Os reis de Israel e da Síria pensou-se como tochas acesas, vêm para destruir a Judá e a dinastia de David. Deus disse que eles eram como queimadas varas fumadores, que não acabaria por fazer muito dano (Isaías 07:04).
iii. Através da mensagem de Isaías a Acaz, assegurou o ímpio rei - que realmente não ouvir - "Deveria haver um remanescente esquerda para voltar para a terra, ea virgem deve ter um filho, então não deve deixar um rei no trono de David. A dinastia jamais poderia ser destruído, pois do reino de Immanuel não haverá fim. "(Knapp)
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Acaz confia na Assíria.
8 E tomou Acaz a prata e o ouro que se achou na casa do Senhor, e nos tesouros da casa do rei, e mandou um presente ao rei da Assíria.
9 E o rei da Assíria lhe deu ouvidos; pois o rei da Assíria subiu contra Damasco, e tomou-a e levou cativo o povo para Quir, e matou a Rezim.
10 Então o rei Acaz foi a Damasco, a encontrar-se com Tiglate-Pileser, rei da Assíria; e, vendo um altar que estava em Damasco, o rei Acaz enviou ao sacerdote Urias o desenho e o modelo do altar, conforme toda a sua feitura.
Então Acaz enviou mensageiros a Tiglate-Pileser, rei da Assíria : Antes de Acaz fez isso, Isaías ofereceu-lhe um sinal para garantia da ajuda de Deus na luta contra os exércitos combinados de Israel e da Síria (Isaías 7 : 1 - 12). "Esta foi uma oferta justa para um pecador faltoso", mas Acaz recusou sob a desculpa de não querer testar a Deus, quando ao invés disso ele realmente queria confiar no rei da Assíria.
Que eu sou teu servo e teu filho. Salva - me : Acaz se entrega a um inimigo, a fim de derrotar o outro. Ele se recusou a confiar no Deus de Israel e, em vez de confiar submeteu-se e o seu reino a um inimigo de Israel.
"Eu sou teu servo e teu filho' coloca claramente Acaz como o vassalo na petição e mostra que ele estava confiando na Assíria, e não no Senhor, contra o conselho de Isaías (Is 7 : 10 - 16; Êxodo 23 : 22). "
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Acaz pegou a prata e o ouro que se achou na casa do Senhor , e os tesouros da casa do rei, e enviou-o como um presente ao rei da Assíria : Essencialmente, Acaz fez Judá um reino sujeito a Assíria. Acaz agora tomou as ordens do rei assírio, sacrificando a independência do Reino de Judah.
Nós só podemos saber o que bênção poderia ter vindo se Acaz teria rendido e sacrificado ao Senhor com a mesma energia e todo o coração que ele se rendeu ao rei assírio.
Quando alguém apela a Deus, dizendo: " Eu sou teu servo e teu filho. Salva - me ", então Deus responde. É verdade que o rei assírio respondeu a Acaz, mas foi de curta duração a liberdade. Ele poderia ter realmente garantido o seu reino através da entrega e sacrifício a Deus, de melhor forma.
"Quão diferente era o seu grande antepassado David! "Na minha angústia", ele diz, 'Eu invoquei o Senhor, e clamei ao meu Deus "
(Salmo 18 : 06). Até mesmo seu neto ímpio Manassés procurou o Senhor, seu Deus ", quando ele estava em aflição. Mas Acaz parecia determinado a encher e derramar abundantemente a medida dos seus pecados. "
(Salmo 18 : 06). Até mesmo seu neto ímpio Manassés procurou o Senhor, seu Deus ", quando ele estava em aflição. Mas Acaz parecia determinado a encher e derramar abundantemente a medida dos seus pecados. "
Acaz perverte o culto no templo.
Ele tem um altar pagão feito e montado no pátio do templo.
11 E Urias, o sacerdote, edificou um altar conforme tudo o que o rei Acaz lhe tinha enviado de Damasco; assim o fez o sacerdote Urias, antes que o rei Acaz viesse de Damasco.
Agora o rei Acaz foi a Damasco : Não era comum para os reis de Judá, fazerem visitas oficiais a outros reinos, pois eles geralmente permaneciam dentro das fronteiras da Terra Prometida. No entanto, este era muito mais do que uma visita - este foi um ato oficial de entrega de Acaz a Tiglate-Pileser , rei da Assíria.
O rei Acaz enviou ao sacerdote Urias o desenho do altar e seu padrão : Usando os planos enviados de Acaz, Urias imitava o altar pagão em Damasco e já estava pronto pelo tempo em que Acaz voltou da capital síria. Ele fez isso tanto para agradar seu novo senhor Tiglate-Pileser, e para incorporar as últimas tendências em design, no altar para o culto nacional de Judá.
II Crônicas 28 : 23 explica que o rei Acaz foi atraído para a adoração que ele viu em Damasco: Pois sacrificou aos deuses de Damasco, que o tinha derrotado, dizendo: "Visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, eu vou sacrificar a que eles podem me ajudar. " Mas eles foram a ruína dele e de todo o Israel.
Isso explica por que muitas igrejas hoje colocam sua confiança nas ferramentas, técnicas e princípios de sucesso mundano: eles acham que os deuses de Damasco lhes darão a vitória. "Esta introdução do altar de um santuário pagão no templo sagrado de Jerusalém nos lembra os muitos direitos em observâncias religiosas modernas, que foram emprestadas do paganismo, e adverte-nos de que a Igreja não tem o direito de ir para o mundo de seus métodos e princípios. "
Então Urias, o sacerdote, edificou um altar : Claro, Acaz tem a maior culpa nesta matéria, mas o sumo sacerdote Urias também tinha culpa significativa na substituição do altar do Senhor por um presente do projeto pagão.
Curiosamente, Isaías 8:1-2 chama Urias, o sacerdote, uma "testemunha fiel." Aparentemente, ele era um homem bom e fiel, que mais tarde teve a ética moral comprometida. A corrupção do rei Acaz
se espalhou para outros líderes de Judá.
Acaz dirige a renovação do pátio do templo,
dando preferência para o novo altar.
13 E queimou o seu holocausto, e a sua oferta de alimentos, e derramou a sua libação, e espargiu o sangue dos seus sacrifícios pacíficos sobre o altar.
14 Porém o altar de cobre, que estava perante o Senhor, ele tirou de diante da casa, de entre o seu altar e a casa do Senhor, e pô-lo ao lado do altar, do lado do norte.
15 E o rei Acaz ordenou a Urias, o sacerdote, dizendo: Queima no grande altar o holocausto da manhã, como também a oferta de alimentos da noite, o holocausto do rei e a sua oferta de alimentos, e o holocausto de todo o povo da terra, a sua oferta de alimentos, as suas ofertas de bebidas e todo o sangue dos holocaustos, e todo o sangue dos sacrifícios espargirás nele; porém o altar de cobre será para mim, para nele inquirir.
16 E fez Urias, o sacerdote, conforme tudo quanto o rei Acaz lhe ordenara.
17 E o rei Acaz cortou as cintas das bases, e de cima delas tomou a pia, e tirou o mar de sobre os bois de cobre, que estavam debaixo dele, e pô-lo sobre um pavimento de pedra.
18 Também a coberta que, para o sábado, edificaram na casa, e a entrada real externa, retirou da casa do Senhor, por causa do rei da Assíria.
19 Ora, o mais dos atos de Acaz e o que fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?
20 E dormiu Acaz com seus pais, e foi sepultado junto a seus pais, na cidade de Davi; e Ezequias, seu filho, reinou em seu lugar.
Então ele queimou o seu holocausto e a sua oferta de cereais, e ele derramou a sua libação e espargiu o sangue dos seus sacrifícios pacíficos sobre o altar : Acaz serviu como um sacerdote no altar de seu próprio design. Desde que criou o seu próprio local de culto, mas também fazia sentido que ele iria ignorar o mandamento de Deus que um rei não deve servir como um sacerdote (Números 18 : 07).
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A diferença de Acaz para seu avô Azarias (Uzias) é que o primeiro se atreveu a entrar no templo e servir a Deus como um sacerdote II Crônicas 26). No entanto, pelo menos Azarias ainda que falsamente adorava o Deus verdadeiro . Acaz falsamente adorava um deus falso de sua própria criação . "Uzias, para fazê-lo, foi ferido com lepra, mas Acaz de uma doença muito pior, uma incurável dureza de coração".
"Acaz descontroladamente fez experiências, tentando injetar a religião de Judá, com a nova vida. Ele parecia ser atraído para os elementos mais escabrosos das religiões pagãs ao seu redor. Como os atenienses em Atos 17, que "passou seu tempo em mais nada senão de dizer e ouvir alguma coisa nova", Acaz era viciado na sedução do sensacional. "
Assim fez Urias, o sacerdote, conforme tudo o que o rei Acaz lhe ordenara : Urias não só permitiu Acaz para fazer isso, ele participou de seus planos malignos e idólatras. Isso foi em contraste dramático com os sacerdotes nos dias do rei Uzias, que fizeram todo o possível para conter a loucura do rei (II Crônicas 26 : 17 - 18).
Líderes políticos corruptos têm sido quase sempre capazes de encontrar líderes religiosos corruptos para auxiliá - los ...
Wiseman sobre a frase, por causa do rei da Assíria : "Todas essas mudanças são feitas diante da face do rei da Assíria ", talvez "por causa dele", a instalação de uma pagã estátua real. Mais interpretar essas ações como realizadas por um vassalo , em deferência unicamente ao rei da Assíria, mas essa não é a única interpretação possível. "
Então o rei Acaz cortou os painéis dos carros, e retirou as pias. . . ele tirou o pavilhão sábado. . . ele tirou entrada exterior do rei : Acaz não poderia trazer em seus pagãos, inovações corruptas sem também remover o que estava diante do templo. Esta foi uma troca ímpia, tirando o bem e colocando o mau - incluindo a entrada exterior do rei construído nos dias de seu pai, o rei Jotão. Coletivamente, todas essas coisas serviu para desencorajar o culto do verdadeiro Deus, no templo de Deus.
Durante essas mudanças, Acaz encerrou o funcionamento do templo e estabeleceu pequenos altares pagãos em todo Judá (II Crônicas 28 : 24 - 25).
"Apropriação dos painéis e bases da mobília sagrada de Acaz parece não ser para fins de envio de mais um presente para Tiglate-Pileser, mas sim para a utilização nos cultos pagãos. Talvez ele planejou para reutilizá-los de alguma outra forma decorativa. De qualquer maneira a morte alcançou - o antes de voltar sua atenção para eles. Eles são mencionados entre os vários itens que foram transportados na espoliação depois babilônico de Jerusalém ."
Jeremias 27 : 19 - 20,
52 : 17 - 23 .
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"O altar de bronze simples parece ter ofendido o olho estético, por isso foi relegado para um lugar de relativa obscuridade no lado norte de seu próprio lugar, sendo substituído por um de origem estrangeiro."
Lembramos que tudo isso aconteceu no templo de Salomão edificou ao Senhor . A mera localização não é suficiente para considerá - lo verdadeira adoração. Às vezes, os ídolos são adorados em uma casa, anteriormente dedicada ao Deus verdadeiro.
"Parece como se a luz da verdade fosse absolutamente extinta. Não foi isso, no entanto, pois é provável que ao longo de todo o reinado de Jotão e Acaz, Isaías estava proferindo sua mensagem, e que durante o reinado de Acaz Miquéias também estava entregando a palavra de Deus."
Ora, o restante dos atos de Acaz, e o que ele fez : Assim terminou o reinado de talvez o pior rei de Judá. Miquéias - que profetizou durante o reinado de Acaz - descreve o homem que trabalha para fazer com sucesso o mal com as duas mãos (Miquéias 7 : 3). A idéia é que o homem segue o mal com todo o seu esforço, com ambas as mãos ...
3 As suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal.
Miquéias 7 : 3
Ele pode muito bem ter tido o rei Acaz em mente.
No entanto, em muitos aspectos, Acaz é um alerta para a nossa geração. Ele pode ser considerado um líder de igreja do Século 21
de muitas maneiras:
· Com base em sua admiração do altar de Damasco, podemos dizer que Acaz era um homem com um sentido artístico do estilo.
· Acaz também parecia estar impressionado com a tecnologia, aparentemente, introduzindo a inovação babilônico do relógio para Jerusalém (II Reis 20 : 11).
· Ele era apaixonado por inovação e coisas novas, e não hesitou em trazer essas inovações, mas no sentido de adoração.
· Ao mesmo tempo, ele parecia ser um bom homem. Ele não tem o espírito de perseguição de seu neto Manassés, que perseguiu os profetas e o povo de Deus (II Reis 21 : 16).
· Acaz tinha a vantagem de muitos grandes profetas e mensageiros (como Isaías e Miquéias).
· Acaz tinha a bênção de um grande livramento de Deus, quando Deus poupou Jerusalém e Judá da derrota total, quando os exércitos de Israel e da Síria vieram contra eles.
· Acaz teve a influência de um pai piedoso e uma herança divina a partir da linhagem de Davi.
A chave foi que Acaz não tinha nenhuma relação com Deus. Ele estava interessado nas coisas espirituais, e até mesmo fazer grandes sacrifícios espirituais (como a sacrificar seus próprios filhos a Moloque). No entanto, ele destruiu a ligação que seu pai Jotão feita entre o palácio e o templo, e esta foi uma ilustração de seu relacionamento destruído para com Deus. Para Acaz, não foi o suficiente para ter um interesse espiritual e todas as idolatrias acima mencionadas.
Apesar de tudo isso, ele colocou a sua confiança em si mesmo e no homem - em vez de no Deus vivo que reina do céu. Portanto, o seu reinado foi um desastre, provavelmente a pior entre os reis de Judá. "Ele estava dotado (Acaz - possuidor ) de muitas virtudes do que os homens admiram e necessitam no dia - a - dia, mas tudo isso, sem piedade, é de absolutamente nenhum valor. "
Fontes deste Estudo Bíblico.
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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,
Nosso Deus!!!
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