II Reis Capítulo III

Posted by TKM





By google.




1     E JORÃO, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no décimo oitavo ano de Jeosafá, rei de Judá; e reinou doze anos.
 

2     E fez o que era mau aos olhos do Senhor; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a estátua de Baal, que seu pai fizera.
 

3     Contudo aderiu aos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fizera Israel pecar; não se apartou deles.
 

4     Então Mesa, rei dos moabitas, era criador de gado, e pagava de tributo, ao rei de Israel, cem mil cordeiros, e cem mil carneiros com a sua lã.
 

5     Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel.
 

6     Por isso Jorão ao mesmo tempo saiu de Samaria, e fez revista de todo o Israel.
 

7     E foi, e mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas se rebelou contra mim; irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei; e eu serei como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos.
 

8     E ele disse: Por que caminho subiremos? Então disse ele: Pelo caminho do deserto de Edom.
 

9     E partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e não havia água para o exército e nem para o gado que os seguia.
 

10     Então disse o rei de Israel: Ah! o Senhor chamou a estes três reis, para entregá-los nas mãos dos moabitas.
 

11     E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.
 

12     E disse Jeosafá: Está com ele a palavra do Senhor. Então o rei de Israel, Jeosafá, e o rei de Edom desceram a ter com ele.
 

13     Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor chamou a estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas.
 

14     E disse Eliseu: Vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, que se eu não respeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, não olharia para ti nem te veria.
 

15     Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor.
 

16     E disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitas covas.
 

17     Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais.
 

18     E ainda isto é pouco aos olhos do Senhor; também entregará ele os moabitas nas vossas mãos.
 

19     E ferireis a todas as cidades fortes, e a todas as cidades escolhidas, e todas as boas árvores cortareis, e entupireis todas as fontes de água, e danificareis com pedras todos os bons campos.
 

20     E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água.
 

21     Ouvindo, pois, todos os moabitas que os reis tinham subido para pelejarem contra eles, convocaram a todos os que estavam em idade de cingir cinto e daí para cima, e puseram-se às fronteiras.
 

22     E, levantando-se de madrugada, e saindo o sol sobre as águas, viram os moabitas, defronte deles, as águas vermelhas como sangue.
 

23     E disseram: Isto é sangue; certamente que os reis se destruíram à espada e se mataram um ao outro! Agora, pois, à presa, moabitas!
 

24     Porém, chegando eles ao arraial de Israel, os israelitas se levantaram, e feriram os moabitas, os 
quais fugiram diante deles e ainda entraram nas suas terras, ferindo ali também os moabitas.
 

25     E arrasaram as cidades, e cada um lançou a sua pedra em todos os bons campos, e os entulharam, e entupiram todas as fontes de água, e cortaram todas as boas árvores, até que só em Quir-Haresete deixaram ficar as pedras, mas os fundeiros a cercaram e a feriram.
 

26     Mas, vendo o rei dos moabitas que a peleja prevalecia contra ele, tomou consigo setecentos homens que sacavam espada, para romperem contra o rei de Edom, porém não puderam.
 

27     Então tomou a seu filho primogênito, que havia de reinar em seu lugar, e o ofereceu em holocausto sobre o muro; pelo que houve grande indignação em Israel; por isso retiraram-se dele, e voltaram para a sua terra.



By google.


Poste ídolo de Baal, destruído.
(Ainda hoje, é um monumento mundial, lamentavelmente).



II Reis III - Guerra Contra  Moabe.

 


A Pedra Moabita (também chamada de Estela de Mesa) foi descoberto em 1868 e contém uma inscrição moabita que confirma muitos dos acontecimentos de II Reis 3, mas dá um giro claramente pró-moabita.



Três reis reuniram - se contra os moabitas.



Um resumo do reinado de Jorão, filho de Acabe.



1     E JORÃO, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no décimo oitavo ano de Jeosafá, rei de Judá; e reinou doze anos.
 

2     E fez o que era mau aos olhos do Senhor; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a estátua de Baal, que seu pai fizera.
 

3     Contudo aderiu aos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fizera Israel pecar; não se apartou deles.


Agora Jorão, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel : Jorão veio de uma família que foi muito além do disfuncional. Seu pai Acabe foi um dos piores reis do reino do norte de Israel, e sua mãe Jezabel foi certamente a pior rainha que Israel já conheceu.


 Mas não como seu pai e sua mãe : Jorão era melhor do que seu pai e sua mãe, mas ele ainda era um homem mau. Ele foi o nono consecutivo mau rei sobre o reino do norte, que nunca tivera um rei idolatra de falsos deuses.


 "Os" pecados de Jeroboão "que Jorão perpetuou não foram relacionados para a adoração de Baal, mas a falsa adoração do Senhor sob a panturrilha (de boi), imagens que Jeroboão fabricou e Dan e Betel. Esta foi principalmente uma estratégia política em vez de uma esteratégia religiosa. "


 "Ele parece ter sido, em assuntos espirituais, um desses personagens neutros, indecisos, que de quebra-cabeça como a maioria dos observadores, e que nunca percebe - se, que tenha tomado alguma atitude para sair de cima do muro. Ele tirou a estátua de Baal, feita por seu pai Acabe, mas nunca se tornou um verdadeiro crente obediente ao Senhor. "


 Poole acredita que Jorão se negou a adoração de Baal por más recordações - ou porque estava com medo quando ele lembrou o julgamento que veio de encontro a seu pai Acabe e seu irmão Acazias, ou porque queria impressionar Josafá e o rei da Judéia, para aceitarem uma aliança . Eliseu não se impressionou com Jorão do despojamento de Baal (II Reis 3 : 13).



By google.


A rebelião de Moabe.



4     Então Mesa, rei dos moabitas, era criador de gado, e pagava de tributo, ao rei de Israel, cem mil cordeiros, e cem mil carneiros com a sua lã.
 

5     Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel.

Agora Messa, rei dos moabitas, era um rebelde :. Os moabitas viviam no lado oriental do Mar Morto, e foram sujeitos a Israel. Quando o rei Acabe morreu, o rei dos moabitas viram uma oportunidade de escapar da tributação que o rei de Israel forçava em cima deles.



Israel e Judá se unem para lutar contra Moabe.



6     Por isso Jorão ao mesmo tempo saiu de Samaria, e fez revista de todo o Israel.
 
7     E foi, e mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas se rebelou contra mim; irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei; e eu serei como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos.
 
8     E ele disse: Por que caminho subiremos? Então disse ele: Pelo caminho do deserto de Edom.

Ele foi e enviado para Josafá, rei de Judá : Josafá era um rei divino (I Reis 22 : 41 - 43), que seguiu os passos de Deus de seu pai Asa (I Reis 15 : 9-15). No entanto, Asa lutou contra Israel (I Reis 15 : 16), enquanto Josafá fez as pazes com o reino do norte (I Reis 22 : 44).


Você vai comigo para lutar contra Moabe? Embora maior, o estado de  Israel foi inferior em poder bélico, desde que separados por uma longa guerra civil, as duas nações (Judá e Israel) estavam agora dispostas a se unir para lutar contra esse inimigo comum.


Então ele disse: "Qual o caminho que subiremos? Jorão de Israel pediu Josafá, de Judá para o conselho militar, porque Josafá era mais experiente na batalha de Jorão. O rei de Judá aconselhou Jorão para que eles atacassem Moabe desde o sul, atravessando o deserto muito seco dos edomitas.




By google.


 Os exércitos de Israel, Judá e Edom estão presos no deserto sem água.



9     E partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e não havia água para o exército e nem para o gado que os seguia.
 

10     Então disse o rei de Israel: Ah! o Senhor chamou a estes três reis, para entregá-los nas mãos dos moabitas.

 
Marcharam nessa rota rotunda por sete dias : os exércitos combinados de Judá, Israel e Edom teve que percorrer uma distância considerável para atacar Moabe desde o sul.


 "O versículo 9 menciona o rei de Edom, mas que já foi dito em I Reis 22 : 47 que não havia rei em Edom neste momento. Como 'rei' aqui deve se referir a um vice - regente nomeado pelo rei de Judá ". 


Ai! Para que o Senhor chamou estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas : A consciência culpada de Jorão o convenceu de que essa calamidade foi o julgamento de Deus. Seu próprio pecado o fez pensar que tudo o que aconteceu contra ele era o julgamento de Deus ...




 Eliseu fala para o Senhor.



 A Josafá piedosa procura a palavra de Deus sobre o assunto.




11     E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.
 
12     E disse Jeosafá: Está com ele a palavra do Senhor. Então o rei de Israel, Jeosafá, e o rei de Edom desceram a ter com ele.


Será que não há profeta do Senhor aqui, para que possamos consultar o SENHOR por ele? Tanto Jorão e Josafá acreditavam que havia um elemento espiritual, divino que explicava a crise atual. Jorão acreditava que Deus era para ser evitado por causa das crises, enquanto Josafá acreditava que Deus deve ser procurado por causa da crises ...


Que deitava água sobre as mãos de Elias : Este é um título maravilhoso para qualquer servo de Deus. Eliseu era um servo humilde e prático de Elias. Este foi um serviço especial que o preparou para o futuro serviço espiritual.


Então o rei de Israel e Jeosafá, e o rei de Edom desceram a ele : Este ato foi encorajador e de humildade por parte dos três reis ... Normalmente, os reis exigam que outros venham vê-los ... Estes três estavam dispostos a ir até o profeta.


  

 By google.

 Eliseu concorda em falar com os três reis.



13     Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor chamou a estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas.
 
14     E disse Eliseu: Vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, que se eu não respeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, não olharia para ti nem te veria.
 
15     Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor.



  : o chamado de Eliseu foi para continuar o ministério de Elias, e aqui ele imitou Elias, que foi  simples ao falar com pessoas poderosas. Simplesmente por falar, Eliseu atingiu a consciência do rei de Israel ...


Vá para os profetas de seu pai e os profetas de tua mãeQue tenho eu a ver com você? "O idioma hebraico. . . é comumente empregado para expressar negação enfática ( II Samuel 16 : 10) ou diferenças de opinião entre as pessoas envolvidas ( João 2 : 04). "



 Se não fosse que eu respeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, eu não olharia para você : Não é que Eliseu era contra qualquer rei ou pessoa poderosa ... Ele estava disposto a falar com estes três reis, por causa de Josafá, o piedoso rei de Judá.



Então aconteceu, quando o músico tocava, a mão do Senhor veio sobre ele : Quando Eliseu queria tornar-se mais sensível à liderança e falando do Espírito Santo, então ele pediu o serviço de um músico . Isso demonstra o grande poder espiritual na música.


"Isso que ele requer, que a sua mente, que havia sido perturbada e inflamada com a ira pela visão de Jorão perverso, que ele pode estar animado para a mais fervorosa oração a Deus , e alegremente louvando - o, pela qual ele estava preparado para receber o anúncio profético ".


"O caminho para ser cheio do Espírito é edificar-nos por salmos, e hinos, e cânticos espirituais". 


"Este músico sem nome era dotado de talentos dados por Deus e ele usou-os para o bem dos outros. Certamente que nunca lhe ocorreu que, por sua música que ele iria ajudar a conquistar uma vitória militar e ter um efeito dramático sobre a história ... Mas quando ele compartilhou sua capacidade dada por Deus, o poder de Deus veio sobre o profeta. "


By google.


 A palavra de Deus.


16     E disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitas covas.
 

17     Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais.
 

18     E ainda isto é pouco aos olhos do Senhor; também entregará ele os moabitas nas vossas mãos.
 

19     E ferireis a todas as cidades fortes, e a todas as cidades escolhidas, e todas as boas árvores cortareis, e entupireis todas as fontes de água, e danificareis com pedras todos os bons campos.


Vocês não verão vento, nem a chuva, contudo este vale se encherá de água : Esta foi uma promessa estranha de Deus. Água seria fornecida, mas sem chuva aparente ou tempestade ...


Fazei neste vale as valas : Deus prometeu enviar água para o vale, mas eles tiveram que cavar as valas para pegar o que Deus proveria ... Eles tiveram que cavar as valas antes que sinais de água fossem evidentes, para que pudessem se beneficiar dela quando ela veio.


"O secou leito do rio era ter muitas trincheiras (hebraico 'trincheiras') escavados para manter a água,como num reservatório." 

Quando os reis voltaram de sua visita a Elias e disseram a seus comandantes para que os homens cavem valas, deve ter sido difícil de ouvir ... Homens sedentos, quase mortos no meio do deserto não deveriam olhar para a frente, e o árduo trabalho de escavação de valas em terra seca. No entanto, este trabalho foi essencial ...


" Isso demonstra o princípio de que Deus quer que façamos os preparativos para a bênção Ele que Ele quer trazer. Ao Escutá - lo, estamos a antecipar o trabalho e nos prepararando para isso ... "

 Cavando valas era algo que o povo de Deus poderia fazer. Deus não lhes pedir para fazer mais do que eles eram capazes de fazer. Quando Deus quer nos preparar para a bênção Ele a trará, Ele nos dá algo que podemos realmente executar e fazer ...

" Se esperamos obter a bênção do Espírito Santo, devemos nos preparar para a sua recepção. 'Fazei neste vale de trincheiras "é uma ordem que me foi dada nesta manhã para os membros desta igreja, se preparar para o poder do Espírito Santo, esteja preparado para receber o que ele está prestes a dar, cada um no seu lugar e cada um em sua esfera, fazer toda essa igreja cheia de trincheiras para a recepção da divina água da graça. "

 "Mas a maioria das pessoas dizem, 'Bem, você sabe, é claro, se Deus envia uma bênção, é preciso então ampliá - la. Sim, esse é o caminho da descrença e da estrada para a maldição ... Mas o caminho da fé e da estrada para a bênção é esta: Deus prometeu-lhe que vai se preparar para isso, Deus está disposto para abençoar, agora vamos estar preparados para receber a benção ... Agir não pela mera força do que você tem, mas na expectativa de que o que você pediu. "

Este é um assunto simples aos olhos do Senhor : Os reis chegaram a Eliseu perguntando sobre água. Deus queria dar-lhes mais do que sua necessidade imediata. Deus queria dar-lhes mais do que a provisão imediata; Ele queria dar-lhes a vitória total sobre os seus inimigos ...



A derrota de Moab.




 Deus atende a necessidade de provisão quando a água misteriosa flui através do acampamento ...

20     E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água.

De repente a água veio por meio de Edom : Parece que Deus enviou um intenso derramar-se nas montanhas próximas, e isso causou uma enchente no deserto de Edom.

 A terra estava cheia de água : A água estava disponível somente porque eles eram obedientes em cavar as valas. As valas tinham recolhido a água da enchente.


 "Se Israel e Judá tivessem desobedecido a palavra de Deus e não conseguissem cavar as valas, em seguida, a bênção de Deus teria passado por eles ... Deus disse-lhes para se preparar e se preparar para receber e pegar a Sua benção. Deus muitas vezes nos leva a fazer coisas que podem ou não podem fazer muito sentido no momento, mas são coisas que nos preparam para o que Ele vai fazer no futuro."

"A medida de água disponível para estes homens sedentos estava diretamente ligada à forma como fiéis, estavam a escavar as valas. Quanto mais valas e maiores as valas, mais água foi retida ... Apesar de ter sido um trabalho árduo e desagradável, quanto mais eles fizeram, mais bênção eles  receberam."


As valas não foram a bênção, e nelas não estavam a vitória, apesar de serem partes essenciais tanto da bênção, quanto  da vitória. Quando Deus quer que façamos algo para se preparar para a bênção, não devemos confundir a preparação com a própria bênção. Sem a bênção milagrosa de Deus, as valas não significavam nada ...



Os moabitas atacam o acampamento dos três reis.


21     Ouvindo, pois, todos os moabitas que os reis tinham subido para pelejarem contra eles, convocaram a todos os que estavam em idade de cingir cinto e daí para cima, e puseram-se às fronteiras.
 

22     E, levantando-se de madrugada, e saindo o sol sobre as águas, viram os moabitas, defronte deles, as águas vermelhas como sangue.
 

23     E disseram: Isto é sangue; certamente que os reis se destruíram à espada e se mataram um ao outro! Agora, pois, à presa, moabitas!
 

24     Porém, chegando eles ao arraial de Israel, os israelitas se levantaram, e feriram os moabitas, os quais fugiram diante deles e ainda entraram nas suas terras, ferindo ali também os moabitas.
 

25     E arrasaram as cidades, e cada um lançou a sua pedra em todos os bons campos, e os entulharam, e entupiram todas as fontes de água, e cortaram todas as boas árvores, até que só em Quir-Haresete deixaram ficar as pedras, mas os fundeiros a cercaram e a feriram.


Os moabitas viram a água do outro lado vermelhas como sangue : As valas que reteram a água que salvou os exércitos desses três reis da desidratação ... Eles também foram os meios de confusão e derrota para os inimigos do povo de Deus. Quando eles viram o sol brilhando sobre a água coletada nas valas, eles pensaram que era sangue, resultado dos três reis lutando entre si ...

Então, quando eles chegaram ao arraial de Israel, Israel levantou-se e atacaram os moabitas, os quais fugiram diante deles : Deus usou as valas de uma forma completamente inesperada para suprir a necessidade e para derrotar o inimigo.

 Toda a provisão de Deus no deserto dá muitos princípios que se aplicam a liderança cristã:


 ·       como cavar valas, a liderança é um trabalho árduo.


·       como cavar valas, a liderança é feito com fé visando os frutos no futuro.


·       como cavar valas, a liderança é abençoada além da expectativa.


 ·       como cavar valas, a liderança deve usar delegação.


·       como cavar valas, liderança importa nada sem um milagre.


·       como cavar valas, o trabalho de liderança muitas vezes se sente como um trabalho sem recompensa.
 

 ·       como cavar valas, o trabalho de liderança vem da revelação de Deus.


·       como cavar valas, o trabalho de liderança vai ser criticado ou posto em dúvida.


·       como cavar valas, a liderança não significa aceitar o presente estado de secura.

·       como cavar valas, o trabalho de liderança muitas vezes parece inexpressivo.

·       como cavar valas, o trabalho de liderança é propositadamente usado e invocado por Deus.


By google.


O rei do movimento desesperado de Moabe.



26     Mas, vendo o rei dos moabitas que a peleja prevalecia contra ele, tomou consigo setecentos homens que sacavam espada, para romperem contra o rei de Edom, porém não puderam.
 


27     Então tomou a seu filho primogênito, que havia de reinar em seu lugar, e o ofereceu em holocausto sobre o muro; pelo que houve grande indignação em Israel; por isso retiraram-se dele, e voltaram para a sua terra.


Ele levou seu filho mais velho, que reinaria em seu lugar, e o ofereceu em holocausto sobre o muro : Isso mostra o quão desesperado o rei de Moab estava seguindo sua derrota no campo de batalha. Ele fez isso para homenagear seus deuses pagãos e para mostrar o seu próprio povo a sua determinação para evitar a derrota.


 Então, eles se despediram dele e voltaram para a sua terra : a determinação radical do rei de Moab, convencido de que os reis de Israel, Judá e Edom que não poderiam derrotar completamente Moabe. Eles saíram contentes com a sua quase completa vitória.



 "Enojado com o espetáculo enlouquecido de sacrifício humano sem sentido, os aliados levantaram o cerco e voltaram para suas casas." 



 
 
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.





By google.
 
 
Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,


 Nosso Deus!!!
 


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...