I Reis Capítulo XIII

Posted by TKM


]

 By google.


1     E EIS que, por ordem do Senhor, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.

2     E ele clamou contra o altar por ordem do Senhor, e disse: Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes
dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.

3     E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o Senhor falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará.

4     Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não podia tornar a trazê-la a si.

5     E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus apontara por ordem do Senhor.

6     Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao Senhor teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Então o homem de Deus suplicou ao Senhor, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes.

7     E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo para casa, e conforta-te; e dar-te-ei um presente.

8     Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar.

9     Porque assim me ordenou o Senhor pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste.

10     Assim foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel.

11     E morava em Betel um velho profeta; e vieram seus filhos, e contaram-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel, e as palavras que dissera ao rei; e as contaram a seu pai.

12     E disse-lhes seu pai: Por que caminho se foi? E seus filhos lhe mostraram o caminho por onde fora o homem de Deus que viera de Judá.

13     Então disse a seus filhos: Albardai-me um jumento. E albardaram-lhe o jumento no qual ele montou.

14     E foi após o homem de Deus, e achou-o assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Sou.

15     Então lhe disse: Vem comigo à casa, e come pão.

16     Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar.

17     Porque me foi mandado pela palavra do Senhor: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste.

18     E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).

19     Assim voltou com ele, e comeu pão em sua casa e bebeu água.

20     E sucedeu que, estando eles à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta que o tinha feito voltar.

21     E clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Porquanto foste rebelde à ordem do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te mandara,

22     Antes voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que o Senhor te dissera: Não comerás pão nem beberás água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.

23     E sucedeu que, depois que comeu pão, e depois que bebeu, albardou ele o jumento para o

24     Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver.

25     E eis que alguns homens passaram, e viram o corpo lançado no caminho, como também o leão, que estava junto ao corpo; e foram, e o disseram na cidade onde o velho profeta habitava.

26     E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à ordem do Senhor; por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe dissera.

27     Então disse a seus filhos: Albardai-me o jumento. Eles o albardaram.

28     Então foi, e achou o cadáver estendido no caminho, e o jumento e o leão, que estavam parados junto ao cadáver; e o leão não tinha devorado o corpo, nem tinha despedaçado o jumento.

29     Então o profeta levantou o cadáver do homem de Deus, e pô-lo em cima do jumento levando-o consigo; assim veio o velho profeta à cidade, para o chorar e enterrar.

30     E colocou o cadáver no seu próprio sepulcro; e prantearam-no, dizendo: Ah, irmão meu!

31     E sucedeu que, depois de o haver sepultado, disse a seus filhos: Morrendo eu, sepultai-me no sepulcro em que o homem de Deus está sepultado; ponde os meus ossos junto aos ossos dele.

32     Porque certamente se cumprirá o que pela palavra do Senhor exclamou contra o altar que está em Betel, como também contra todas as casas dos altos que estão nas cidades de Samaria.

33     Nem depois destas coisas deixou Jeroboão o seu mau caminho; antes, de todo o povo, tornou a constituir sacerdotes dos lugares altos; e a qualquer que queria consagrava sacerdote dos lugares altos.

34     E isso foi causa de pecado à casa de Jeroboão, para destruí-la e extingui-la da terra.




 By google.



I Reis 13 - O Homem de Deus de Judá



A Profecia de um Homem de Deus.



 A Destruição Vinda do Altar de Betel.

 
"1     E eis  que, por ordem do Senhor, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.
 

2     E ele clamou contra o altar por ordem do Senhor, e disse: Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti."


  Um Homem de Deus, de Judá a Betel: Aparentemente, Não houve Mensageiros qualificados Dentro do reino do norte de Israel. Este E um triste Comentário sobre o Estado Espiritual que o reinado de Jeroboão impôs sobre Israel.



 Este anônimo Homem de Deus Foi usado de forma de suma importância. Ele. Que demonstração Localidade: Não E Preciso Ser Famoso parágrafo Ser USADO de forma significativa POR Deus.



 Eis que nascerá uma  Criança, cujo nome será Josias, nascerá à casa de Davi, e sobre você reinará, elemento DEVE sacrificar OS Sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso:  Esta é uma notável Profecia que seria cumprida precisamente 340 Anos Mais Tarde. Em II  Reis 23 : 15  o Cumprimento desta Profecia deu -se  dias de Josias, rei de Judá. Além disso, o altar estava em  Betel, E o alto Que fez Jeroboão, Filho de Nebate, que fez Israel pecar, tinha Feito, esse é o altar alto elemento que o Senhor derrubou e queimou. O Lugar alto e esmagou-o um po, e queimou a Imagem de madeira.



 Isso era Mais que fazer um pronunciamento de Juízo contra o altar, foi  o anúncio de que o Julgamento viria atraves de um governante de Judá (a casa de Davi). Esta foi uma  reprimenda e especial Fonte de Preocupação  a Jeroboão, que estava de sempre Consciente da Ameaça de Seu Vizinho do Sul (Como em I Reis 12:27).

 Nós sabemos que isso não aconteceu por cerca de 350 Anos, mas Jeroboão  Não Sabia isto com antecedência. Ele desceu ao  seu túmulo preocupado com o Cumprimento Desta Profecia, Que Era Uma especie de Julgamento Imediato sobre Jeroboão ...


 By google.



Os Sinais  Confirmaram as Palavras do profeta.



3     E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o Senhor falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará.
 

4     Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não podia tornar a trazê-la a si.
 

5     E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus apontara por ordem do Senhor.


Certamente o Senhor deu um Sinal no mesmo dia: A Profecia do Homem de Deus naquele Local: Não Seria cumprida Por centenas de Anos, portanto, um Sinal Imediato Foi dado, Confirmando a Palavra de Deus Aos seus ouvintes atuais.


 Certamente o altar se separarou, e como Cinzas sobre elementos se derramará: isso seria um Sinal convincente, e Uma repreensão Direta com a Adoração idólatra naquele altar.



 - Prendam-no!
A Reação de Jeroboão Foi imediata - ele procurou silenciar O Mensageiro de Deus, em Vez de responder à Mensagem Divina e Escuytá - la. A Profecia daquele  Homem de Deus era Como a maioria das Mensagens do Juízo Vindouro - um Convite implícito ao Arrependimento!
 Jeroboão, obviamente, Não Aceitou Este Convite.





  By google.



Não poderia retirá-lo de Volta Para Si MESMO: Deus confirmou Sua Palavra de Julgamento de Duas Maneiras. Primeiro, de Ele julgou o rei desobediente no ponto preciso em que fazia o seu pecado mais gritante (a Mão estendida contra o Homem de Deus). Em Segundo Lugar, Ele cumpriu a Palavra Imediata contra o altar (as pedras do altar se separaram).


" Neste Exemplo, Deus Pode mostrar o Quão Grandemente se ressente das lesões contra os ministrantes de Sua Palavra, no fiel desempenho de suas funções. "





O Apelo de Jeroboão.


     6 Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao Senhor teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Então o homem de Deus suplicou ao Senhor, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes.


Favor suplicar o favor do Senhor, Teu Deus, e roga por mim, Que Minha Mão tenha seus movimentos restaurados: No Evidente Juízo de Deus, Jeroboão não fez uso dos bezerros de ouro ou de seus altares. Ele já Sabia que  sua Única Esperança estava no próprio Senhor e no seu representante.



"Aqui Jeroboão demonstra estar ciente da necessidade do favor de Deus ...
Entretanto, esse reconhecimento, não é o mesmo que Arrependimento."



Então o Homem de Deus suplicou Ao Senhor, e a Mão do Rei se restituiu - lhe: Para Seu Crédito, O Homem de Deus mostrou uma grande Graça com Jeroboão. Este Foi um grande ato de Misericórdia do Homem de Deus, e especialmente de Deus - Que atendeu Sua Oração.




O Homem de Deus recusa o Convite de Jeroboão.


7     E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo para casa, e conforta-te; e dar-te-ei um presente.
 

8     Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar.
 

9     Porque assim me ordenou o Senhor pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste.
 

10     Assim foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel.



Vou dar-Lhe uma recompensa: Jeroboão rapidamente - e, Naturalmente, Dadas as circunstâncias - abraçou o Homem de Deus Como um amigo. Ele queria recompensa-lo, Sem demonstrar qualquer arrependimento ao Pecado, que O Homem de Deus, denunciou.


Ainda que me desse metade de sua casa... Não Iria com voce, Nem iria comer pão Nem Beber
Água Neste Lugar: O Homem de Deus recusou o Convite, com base no pré - aviso de Deus.
Aceitar O Convite de Jeroboão demonstraria Comunhão com SUA idolatria.



 By google.



O Homem de Deus, da desobediência à morte.




Um Velho profeta de Betel Convida O Homem de Deus par Jantar.



11     E morava em Betel um velho profeta; e vieram seus filhos, e contaram-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel, e as palavras que dissera ao rei; e as contaram a seu pai.

12     E disse-lhes seu pai: Por que caminho se foi? E seus filhos lhe mostraram o caminho por onde fora o homem de Deus que viera de Judá.

13     Então disse a seus filhos: Albardai-me um jumento. E albardaram-lhe o jumento no qual ele montou.

14     E foi após o homem de Deus, e achou-o assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Sou.

15     Então lhe disse: Vem comigo à casa, e come pão.

16     Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar.

17     Porque me foi mandado pela palavra do Senhor: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste.




Agora um velho profeta morava em Betel: Parece que este era um profeta fiel ao Senhor. Isso demonstra que nem toda pessoa piedosa deixou Israel para Judá, alguns ainda ficaram para trás ...


"Provavelmente, uma vez que um profeta do Senhor, que havia caído de sua firmeza, e ainda assim não tão profundamente a ponto de perder o conhecimento do verdadeiro Deus, e juntar-se com Jeroboão em suas abominaçãoes e  suas idolatrias." 


Vem comigo a casa e come pão: Este profeta de Betel convidou o homem sem nome de Deus para sua casa, como Jeroboão havia convidado ... O homem de Deus se recusou, sob a mesma razão que ele se recusou a seguir Jeroboão - que Deus tinha dito especificamente que ele retorne para Judá sem aceitar a hospitalidade ... e voltasse ainda por caminho diferente (também em I Reis 13 : 10).





 By google.

O profeta de Betel mente para o homem de Deus de Judá.


18     E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).

19     Assim voltou com ele, e comeu pão em sua casa e bebeu água.



Ele estava mentindo para ele: O profeta de Betel deu uma falsa palavra de Deus, tentando convencer o homem de Deus de Judá para mudar o curso de fazer exatamente o que Deus disse a ele.



"Como ele encontrou o homem de Deus, sentado debaixo de um carvalho, provavelmente a ponto de desmaiar de cansaço e jejum, pois não tinha refresco, sua compaixão poderia tê-lo levado a praticar essa fraude, a fim de convencê-lo a tomar um refresco."


"Mas o seu pecado era grande ... pois ele não só contou uma mentira premeditada, mas também fez de Deus um mentiroso, e contradisse a si mesmo, e tudo isso sem qualquer pretensão de necessidade, ou beneficio de si próprio."



Um anjo falou comigo: Talvez isso fosse verdade, e talvez fosse um anjo enganador. Satanás e seus anjos podem aparecer como anjos de luz (II Coríntios 11 : 14 - 15).


14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
 

15 Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

II Coríntios 11 : 14 - 15 .



  By google.


Então o homem voltou com ele, e comeu pão em sua casa, e bebeu água: O homem de Deus de Judá ouviu a mentira do profeta de Betel. Ele fez isso movido por várias razões:


· O profeta de Betel foi provavelmente mais velho
(um velho profeta, I Reis 13 : 11) e teve o respeito do homem de Deus.

· O profeta de Betel identificou - se com o homem de Deus
(eu também sou profeta como você é).

· O profeta de Betel reivindicou uma experiência espetacular
(um anjo me falou).

· O profeta de Betel afirmou falar em nome do Senhor
(pela palavra do Senhor).

· O profeta de Betel não parece ser um idólatra que devia ser evitado
(Traga-o de volta com você para a sua casa).

· O profeta de Betel não ofereceu recompensa, exceto comida simples
(ele pode comer pão e beber água).

Não importa o quão natural e sedutor esta tentação era, era o dever do homem de Deus resistir a ela. Ele tinha uma palavra de Deus para guiar suas ações, e deve receber nenhuma outra palavra aceitar através da confirmação dramática e direta pelo Espírito de Deus. Sua falha neste ponto terminou a sua utilidade como um homem de Deus.





 "Quando recebemos uma ordem direta dos lábios de Cristo, devemos agir sobre isso, e não ser desviados por uma sugestão diferente, feita para nós através dos lábios de cristãos professos. . . Lidar com Deus em primeira mão e primeiro plano. "



 "Deus nunca se contradiz em suas relações com os seus servos. Sejamos fiéis a seus mandamentos, recusando-se a ser desviados do caminho da obediência, até mesmo se nos for anunciado "por um anjo do céu" . "


O profeta de Betel profetiza a destruição do homem de Deus.



20     E sucedeu que, estando eles à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta que o tinha feito voltar.

21     E clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Porquanto foste rebelde à ordem do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te mandara,

22     Antes voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que o Senhor te dissera: Não comerás pão nem beberás água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.
a. A palavra do Senhor veio ao profeta que o tinha trazido de volta: Este profeta de Betel, falou uma mentira em nome do SENHOR, em 1 Reis 13:18. Agora, ele recebeu uma verdadeira profecia, enquanto o homem de Deus de Judá comeu em sua mesa.



 By google.


Porque você desobedeceu a palavra do SENHOR ...Deus prometeu grande julgamento contra o homem de Deus de Judá por sua desobediência. Esse foi um teste difícil, mas ele não conseguiu realizá - lo. Ele deveria ter mantido o mandamento que o Senhor teu Deus ordenou, não importa quão sutil e inocente a tentação era para desobedecer.


 O seu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais: Deus julgou o homem de Deus de Judá muito mais rigorosamente do que Julgou Jeroboão ou o profeta de Betel. Parece que eles eram culpados de pecados piores (levando a idolatria nacional e uma profecia mentirosa deliberada), mas o homem de Deus recebeu julgamento pior.


"Para um israelita um corpo insepulto era uma maldição, daí a ênfase no detalhe do local do enterro. Foi uma desgraça para ele  ser enterrado longe da família entre estranhos. "


Este é um exemplo de um princípio importante da maneira como Deus trabalha. Nós pensamos que o julgamento rigoroso deve começar entre os mais ímpios, mas muitas vezes Deus começa julgamento rigorosamente entre seu próprio povo (I Pedro 4 : 17). Geralmente isso é porque Deus sabe que o mundo não será alcançado quando Seu povo não se compromete e é desobediente.


17 Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? 
(I Pedro 4 : 17).



"Ao permitir-se ser seduzido pelo profeta velho, quando ele deveria ter agido somente no conselho expressamente declarado de Deus, ele cometeu o pecado para a morte [1 João 5:16-17], isto é, como um pecado, como Deus punirá com a morte do corpo, enquanto ele estende misericórdia para sua alma. "


16 Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este.

17 Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte.

1 João 5:16-17




A palavra do profeta de Betel é cumprida.


23     E sucedeu que, depois que comeu pão, e depois que bebeu, albardou ele o jumento para o

24     Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver.

25     E eis que alguns homens passaram, e viram o corpo lançado no caminho, como também o leão, que estava junto ao corpo; e foram, e o disseram na cidade onde o velho profeta habitava.


Um leão o encontrou no caminho e o matou: A palavra - a segunda palavra - do profeta de Betel foi cumprida. Ele não disse que o homem de Deus morreria por um leão, mas que ele não seria enterrado no túmulo de seus pais.


 "A existência de Leões foi atestada na Palestina, pelo menos até o século XIII" 


E lá, os homens passaram e viram o cadáver estendido no caminho, e o leão ao lado do cadáver: Isso demonstra que isto não foi um mero acidente, mas algo exclusivo de Deus. O leão não atacou o jumento (nem o jumento se importou com o leão), nem ele atacou os homens que passavam. Este leão estava em uma missão especial de julgamento de Deus, e parece ser mais obediente do que o homem de Deus de Judá foi.


 By google.


Ao homem de Deus é dado um enterro decente e o profeta de Betel atesta a sua profecia.



25     E eis que alguns homens passaram, e viram o corpo lançado no caminho, como também o leão, que estava junto ao corpo; e foram, e o disseram na cidade onde o velho profeta habitava.

26     E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à ordem do Senhor; por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe dissera.

27     Então disse a seus filhos: Albardai-me o jumento. Eles o albardaram.

28     Então foi, e achou o cadáver estendido no caminho, e o jumento e o leão, que estavam parados junto ao cadáver; e o leão não tinha devorado o corpo, nem tinha despedaçado o jumento.

29     Então o profeta levantou o cadáver do homem de Deus, e pô-lo em cima do jumento levando-o consigo; assim veio o velho profeta à cidade, para o chorar e enterrar.

30     E colocou o cadáver no seu próprio sepulcro; e prantearam-no, dizendo: Ah, irmão meu!

31     E sucedeu que, depois de o haver sepultado, disse a seus filhos: Morrendo eu, sepultai-me no sepulcro em que o homem de Deus está sepultado; ponde os meus ossos junto aos ossos dele.

32     Porque certamente se cumprirá o que pela palavra do Senhor exclamou contra o altar que está em Betel, como também contra todas as casas dos altos que estão nas cidades de Samaria.



 Então veio o velho profeta à cidade para lamentar, e enterrá-lo: O velho profeta de Betel era simpático ao homem de Deus de Judá, mesmo em sua desobediência e julgamento resultante. O profeta de Betel não era um homem particularmente justo ou bom profeta, depois de ter usado uma profecia mentindo para levar o homem de Deus para o levar ao pecado e julgamento.
Ele reconheceu a fraqueza hu8mana comum deste companheiro, servo de Deus.



  Como era estranho para o velho profeta a olhar para a carcaça do profeta morto, e perceber:
 - " Meu pecado é ainda pior do que o seu" .

Os caminhos do juízo de Deus às vezes são inescrutáveis, e só compreensíveis desde a eternidade.



 Ele colocou o cadáver no seu próprio túmulo:
Não no túmulo do homem de Deus dos pais de Judá, em cumprimento da profecia anterior.


 Quando eu morrer, então me enterrem no túmulo onde o homem de Deus está sepultado; ponde os meus ossos junto aos ossos dele: Embora ele mentira para ele, levou-o para o pecado, e profetizou julgamento contra ele, o profeta de Betel ainda tinha respeito pelo homem de Deus de Judá. Talvez ele tenha entendido que a palavra que ele falou contra a Jeroboão exigia uma coragem que ele não tinha, por isso, ele confirmou a palavra do homem de Deus contra Jeroboão e o altar em Betel.


 By google.


O não arrependimento de Jeroboão.


 
33     Nem depois destas coisas deixou Jeroboão o seu mau caminho; antes, de todo o povo, tornou a constituir sacerdotes dos lugares altos; e a qualquer que queria consagrava sacerdote dos lugares altos.


34     E isso foi causa de pecado à casa de Jeroboão, para destruí-la e extingui-la da terra.




 Depois destas coisas, Jeroboão não se converter do seu mau caminho: Ele devia ter voltado atrás, mas ele não o fez. Deus enviou o homem de Deus de Judá, foi advertência suficiente para Jeroboão, mas foi um aviso que ele ignorou.



  "Todos esses incidentes maravilhosos, como martelos que Deus fez, 

mas foi como bater em cima de ferro frio." 




 Ele se tornou um dos sacerdotes dos lugares altos: No antigo Israel, Deus ordenou uma estrita separação entre o cargo de rei e sacerdote. Jeroboão turva essa separação e isso torna ainda maior
o pecado da casa de Jeroboão.



 Jeroboão teve grande oportunidade, especialmente à luz da promessa de Deus por meio de Aías registrado em I  Reis 11 : 38:

38     E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel.

Jeroboão não obedeceu a Deus e honrou os seus mandamentos, e ele nunca chegou ao cumprimento  do seu potencial ou promessa.


O mesmo princípio funciona nos servos de Deus hoje. Nós não somos chamados por causa da obediência, ou usado por mérito, mas a nossa desobediência impede o nosso potencial para uso completo. Paulo colocou desta forma, em II Timóteo 2 : 21:


 21 Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.



 By google.
 

Deus usa vasos de honra, separados e de utilidade, preparando - os para o seu pleno potencial.






 Em seu fracasso, Jeroboão tornou-se o protótipo do desobediente  dos reis de Israel. A frase Ele fez o mal aos olhos do Senhor, e andou no caminho de Jeroboão e no seu pecado com que tinha feito Israel pecar, foi usado por muitos reis posteriores de Israel.

Estes incluem:


· Baasa (I Reis 15 : 3 3- 34).

· Omri (I Reis 16 : 25 - 26).

· Acazias (I  Reis 22 : 51 - 52).

· Jorão (IIReis 3 : 1 - 3).

· Jeú (II Reis 10 : 29 - 31).

· Jeoacaz (II Reis 13:1-2)

· Joás (II Reis 13 : 10 - 11).

· Jeroboão II (II Reis 14 : 23 - 24).

· Zacarias (II Reis 15 : 8 - 9).

· Menahim (II Reis 15 : 17 - 18).

· Pecaías (II Reis 15 : 23 - 24).

· Peca (II Reis 15 : 27 - 28).


 Uma exceção curiosa era Acabe, que foi apontado como ainda pior do que Jeroboão.
 (I Reis 16 : 30 -31).


  Jeroboão teve grande oportunidade, mas em vez disso se tornou uma grande maldição para todas as gerações do reino do norte depois disso ... Mesmo no final do reino de Israel, o pecado de Jeroboão foi lembrado: Pois  Ele rasgou a Israel da casa de Davi, e eles fizeram de Jeroboão, filho de Nebate, um rei. Jeroboão levou Israel a abandonar o Senhor, e os fez cometer  Grande Pecado. Porque os filhos de Israel andaram em todos os pecados que Jeroboão tinha cometido; eles não se afastaram deles, até que o Senhor tirou Israel da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas. Assim foi Israel exilado da sua terra para a Assíria, como o é até os dias de hoje. (II Reis 17 : 21 - 23).


"21 Quando o Senhor separou Israel da dinastia de Davi, os israelitas escolheram como rei Jeroboão, filho de Nebate, que induziu Israel a deixar de seguir o Senhor e o levou a cometer grande pecado.
 
22 Os israelitas permaneceram em todos os pecados de Jeroboão e não se desviaram deles,

 
23 até que o Senhor os afastou de sua presença, conforme os havia advertido por meio de todos os seus servos, os profetas. Assim, o povo de Israel foi tirado de sua terra e levado para o exílio na Assíria, onde ainda hoje permanecem."




Resumindo ao todo, Jeroboão é um exemplo de fracasso pecaminoso:


· Ele não conseguiu, apesar de grande bênção e favor de Deus.

· Ele não conseguiu por causa de mera vantagem política.

· Ele falhou e levou uma nação inteira à idolatria.

· Ele não conseguiu, apesar das advertências específicas para se arrepender.

· Ele não conseguiu, apesar de o julgamento específico e libertação do referido.

· Ele não conseguiu, apesar de uma mensagem clara e exemplo de integridade.
 


Fontes deste Estudo Bíblico.



By you tube.


Leia, estude, medite na Palavra de Deus.







Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,



 Nosso Deus!!!




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...