I Reis Capítulo XXI

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1     E SUCEDEU depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.
 

2     Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
 

3     Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais.
 

4     Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.
 

5     Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?
 

6     E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jizreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em seu lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha.
 

7     Então Jezabel, sua mulher lhe disse: Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jizreelita. 

8     Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote.
 

9     E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo.
 

10     E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.
 

11     E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara.
 

12     Apregoaram um jejum, e puseram a Nabote diante do povo.
 

13     Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.
 

14     Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu.
 

15     E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apredrejado Nabote, e morrera, disse a Acabe: Levanta-te, e possui a vinha de Nabote, o jizreelita, a qual te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto.
 

16     E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela.
 

17     Então veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo:
 

18     Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que está em Samaria; eis que está na vinha de Nabote, aonde tem descido para possuí-la.
 

19     E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue.
 

20     E disse Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? E ele disse: Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor.
 

21     Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel;
 

22     E farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías; por causa da provocação, com que me provocaste e fizeste pecar a Israel.
 

23     E também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel.
 

24     Aquele que morrer dos de Acabe, na cidade, os cães o comerão; e o que morrer no campo as aves do céu o comerão.
 

25     Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava.
 

26     E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme a tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel.
 

27     Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de saco, e jejuou; e jazia em saco, e andava mansamente.
 

 28     Então veio a palavra do Senhor a Elias tisbita, dizendo:
 

29     Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa.




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I Reis 21 - O Assassinato de Naboth

 

 


Naboth é assassinado por  sua vinha.



 Naboth se recusa a desistir de sua terra.



1     E SUCEDEU depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.
 
2     Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
 
3     Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais.


Dá-me a tua vinha : Essa proposta começa como uma transação imobiliária e uma tentativa muito simples. Acabe queria a vinha perto de sua casa real em Jezreel, porque ele poderia tê-la como uma horta . Ele estava disposto a negociar para a terra ou a pagar por isso.

O Senhor me guarde, de que eu te dê a herança de meus pais para você! a resposta de Nabote foi um enfático "não". Sua rejeição da oferta de outra forma razoável foi enraizada na idéia israelita antiga da terra. Eles acreditavam que a terra era uma herança de Deus, divididas entre as tribos e as famílias de acordo com a Sua vontade. Portanto, a terra nunca foi realmente vendida, apenas alugada - e isso apenas nas circunstâncias mais terríveis ... Escritórios imobiliários no antigo Israel não fizeram muito bons negócios.


"Porque Deus expressamente, e por diversas razões poderosas, vedava a alienação das terras das tribos e famílias para as quais foram distribuídos, Levítico 25 : 15, 25 : 23, 25 : 25, Números 36 : 7, Ezequiel 46 : 18 ".




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 Acabe amuado e desgostoso.



4     Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.
 
5     Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?
 
6     E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jizreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em seu lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha.
 
7     Então Jezabel, sua mulher lhe disse: Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jizreelita.


Acabe entrou em sua casa, desgostoso e indignado : Isso pareceu inteiramente característico de Ahab. Ele parecia ser um homem  covarde que reagiu desta forma quando ele encontrava qualquer tipo de adversidade.


 "Então a cena é um retrato vívido de perversidade de Acab virando o rosto para a parede e se recusando a comer. Ele era como uma criança emburrada que não poderia obter o objeto do seu próprio desejo." 

 "Pobre alma! Ele era o senhor mais de dez duodécimos da terra, e tornou-se infeliz porque não conseguia vinha de um homem pobre adicionado a tudo o que ele possuía!"

Você agora exerce autoridade sobre Israel. . . Eu te darei a vinha de Nabote : a forma de Jezebel se expressar  revelou quem realmente exercia autoridade no palácio de Israel.




 Jezebel  trama o assassinato de Naboth.



8     Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote.
 
9     E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo.
 
10     E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.
 
11     E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara.
 
12     Apregoaram um jejum, e puseram a Nabote diante do povo.
 
13     Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.
 
14     Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu.


Ela escreveu cartas em nome de Acabe, selou-as com o sinete dele, mandou as cartas aos anciãos e aos nobres : Isso mostra que Acabe estava de acordo com o que Jezebel fez e tinha que saber algo de sua trama.

"Ela envolveu Acab por que o usou de seu selo nas diretrizes para os magistrados locais. A utilização do real do rei, selo dinástico, administrativa ou até mesmo pessoal, para ganhar o favor de sua autoridade exigiria conluio de Acabe".

Alexander Maclaren observou três tipos de personagens perigosos neste capítulo: (1) Acabe que era mau e fraco. (2) Jezabel que era má e forte. (3) Os Anciãos de Jezreel, que eram maus, subservientes e coniventes com o mal.


Proclamai um jejum : A idéia era que algum mal ou calamidade veio sobre Israel, e um bode expiatório tinha de ser encontrada para o mal. Jezebel pretende que Naboth seja revelado como o bode expiatório.

Naboth assentou com grande honra entre o povo : Este foi um plano traiçoeiro - em primeiro lugar, para definir Naboth em um lugar alto de honra e, em seguida, destruí-lo com mentiras da boca dos canalhas .

 Nabote blasfemou Deus e contra o rei : Jesus foi acusado de crimes semelhantes, acusado de ofender a Deus e César. Naboth, assim como Jesus, foi completamente inocente dessas acusações e foi assassinado sem motivo. O apedrejamento de Naboth sobre um pedaço de terra para uma horta mostra o caráter brutal e amoral de Jezabel e Acabe.

II Reis 9 : 26 indica que o crime foi ainda pior do que isso, que liga o assassinato de Nabote, com o sangue de seus filhos ... É provável que toda a família de Nabote fora morta, por isso não havia herdeiros que foram deixados para reivindicar a sua propriedade.




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Acab toma posse da terra de Naboth.



15     E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apredrejado Nabote, e morrera, disse a Acabe: Levanta-te, e possui a vinha de Nabote, o jizreelita, a qual te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto.
 
16     E sucedeu que, ouvindo Acabe, que Nabote já era morto, levantou-se para descer para a vinha de Nabote, o jizreelita, para tomar posse dela.

Acabe levantou-se e desceu para tomar posse da vinha de Nabote : Este acrescentou o mal com o mal. Mesmo com Naboth mortos, a terra não pertencia a Acab ou da casa real de Israel. Ela pertencia aos herdeiros ou familiares de Naboth. Acabe provavelmente reivindicou a terra como um direito real, porque a coroa tomava as terras de qualquer criminoso executado ...

A terra de Naboth estava ao lado da terra do rei. "Por isso alguns pensam Naboth ter sido o tio de Acab, mas isso é incerto." 



Elias confronta Acab.


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 Deus pronuncia juízo sobre Acabe.



17     Então veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo:
 
18     Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que está em Samaria; eis que está na vinha de Nabote, aonde tem descido para possuí-la.
 
19     E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote lamberão também o teu próprio sangue.
 
20     E disse Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? E ele disse: Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor.
 
21     Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel;
 
22     E farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías; por causa da provocação, com que me provocaste e fizeste pecar a Israel.
 
23     E também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jizreel.
 
24     Aquele que morrer dos de Acabe, na cidade, os cães o comerão; e o que morrer no campo as aves do céu o comerão.


 Levanta-te, desce para encontrar Acabe : Acabe correu para obter seu novo brinquedo - a terra adquirida por traição, mentiras e assassinato - e ao invés disso ele correu para o profeta de Deus ...

Você assassinado e tomaste a herança? Elias fez o que poucos outros homens tiveram a coragem de fazer - enfrentar este rei e rainha de Israel perversos, brutais, e amorais. Ele claramente condenou - lhes com os dois crimes de homicídio e roubo, tanto da terra, quanto da vida de Nabote.

Notamos que Elias confrontou Acabe ( que matou ) sobre o pecado de Jezabel e seus ímpios associados. Deus realizou claramente Acab responsável por este pecado, como marido , como rei , e como principal beneficiário deste crime.

 "Isso é adicionado para mostrar que as tentações do pecado não são desculpa para o pecador." 

No local onde os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o seu sangue, até mesmo o seu : Esta era uma profecia forte e surpreendente. Ele não foi cumprida, pois Acabe morreu em Samaria, e os cães lamberam o sangue dele  
 (I Reis 22 : 38), em vez de Nabote em Jezreel, onde foi assassinado ...

 Esta profecia não cumprida desnecessariamente tempreocupado alguns. Várias explicações têm sido feitas, incluindo as idéias que Jezreel significava uma área geral e não um lugar específico, ou que não havia piscinas ou riachos que carregavam o sangue do carro de Acabe com as águas de Jezreel, ou que este foi cumprida no sangue que correu nas veias de Jorão filho de Acabe (II Reis 9 : 25). A melhor explicação é encontrada no fato de que, por causa da tristeza e arrependimento de Acabe, no final do capítulo, Deus se arrependeu deste julgamento e, o trouxe sobre o filho de Acabe (em II Reis 9 : 24 - 26) como o Senhor disse que Ele faria em I Reis 21 : 29.

 "E ver como, literalmente, a previsão sobre o seu filho foi cumprida, ver II Reis 9 : 25, onde vemos que o corpo de Jorão seu filho, só então foi morto por uma flecha, que tinha passado por seu coração, e foi jogado para a parte de o campo de Nabote, o jizreelita , e ali, sem dúvida, os cães lamberam o seu sangue, se não mesmo devoraram seu corpo ".

Já me achaste, ó inimigo meu? "Ainda que o rei sabia que não, Elias era o seu melhor amigo, Jezabel, sua mais terrível inimiga ... Pois tivera o poder de destruir a sua alma! "  

 "Para a viúva de Sarepta Elias era um anjo de luz, ao passo que para Acabe  ele era um inimigo ... O que você é, determina se Elias vai ser seu amigo ou seu inimigo."

E, tee vendeste para fazer o mal aos olhos do Senhor : "Eis uma forma similar de expressão, Romanos 7 : 14   "Tu totalmente abandonado a si mesmo e ao serviço do pecado, Satanás tornou-se deles ... senhor absoluto , e tu seuescravo indivisível ". 


Eu vou tirar a sua posteridade, e arrancarei de Acabe todo o homem em Israel : Este foi um julgamento severo contra qualquer pessoa, em especial, contra um rei. Um legado do rei estava em sua posteridade sucedendo-lhe no trono, e aqui Deus anunciou o fim da dinastia de Omri (pai de Acabe). Sua dinastia teria chegado a um beco sem saída, assim como as dinastias de Jeroboão e Baasa. Findaram - se, simplesmente.

"Acabe nunca possuiu a vinha de Nabote. Ele a segurou, mas esse fato tornou-se para ele um tormento ... No entanto, para ele, as uvas foram ácidas, venenosas. . . O que é ganho por fraude nunca é possuído realmente. "

Os cães comerão a Jezabel junto ao muro de Jezreel : Embora a profecia de julgamento foi focado contra Acabe, ele não se esqueceu de Jezebel. Ele final seria horrível e vergonhoso ...




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A maldade de Acabe.


 25     Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava.
 
26     E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme a tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel.


Não havia ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o mal aos olhos do Senhor, porque Jezabel, sua mulher o incentivou : o pecado de Acabe foi multiplicado não só por causa do pecado em si, mas por causa de sua permissividade,  
sua mulher, o incitava  para cometer o pecado.

Isso nos faz lembrar do que Deus disse a Adão em pronunciar a maldição depois do pecado no Jardim do Éden: Porquanto deste ouvidos à voz de sua esposa (Gênesis 3 : 17). Aparentemente, Deus chama os maridos que acompanham a sua esposa no pecado a uma responsabilidade especial.


De acordo com tudo o que tinha feito os amorreus, que o Senhor tinha expulsado : Em comparando o pecado de Acabe, para o pecado dos amorreus , Deus preparou o terreno para a futura expulsão de Israel da Terra Prometida. Como os amorreus foram expulsos de Canaã por sua idolatria continuada e rejeição a Deus.




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Acabe se humilha e Deus, o Senhor, volta atrás e promete o julgamento para após a sua vida.


 27     Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de saco, e jejuou; e jazia em saco, e andava mansamente.
 
28     Então veio a palavra do Senhor a Elias tisbita, dizendo:
 
29     Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa.


Quando Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, e pôs saco sobre seu corpo : Por toda a sua maldade, Acabe recebeu esta profecia do julgamento exatamente como deveria ter feito. Ele entendeu que a profecia do juízo foi de fato um convite ao arrependimento, humildade de si mesmo e buscar a Deus por misericórdia.


"Mas essa humilhação ou arrependimento de Acabe era apenas externo e superficial, decorrente do terror dos juízos de Deus, e Acab não estava sincera e seriamente arrependido, arrependimento procedente do amor de Deus, ou um verdadeiro senso de seu pecado, ou um propósito solene de alteração de sua vida, como parece, porque todos os elementos de seu arrependimento aqui, são externos e rituais apenas, nem há o menor indício de qualquer sinal ou fruto de seu verdadeiro arrependimento, como que ele restaurou a terra de Naboth, ou reprovou sua esposa infame , mas no próximo capítulo o encontramos de volta ao seu vômito ". 

Três anos mais tarde, Acabe foi morto sob o julgamento de Deus. 
 -  "Eu pagarei o seu arrependimento temporário com uma libertação temporária."  

Porque ele se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias : a iniciativa de Deus honrou a Acab. Isso mostra o poder da oração e humilde arrependimento. Se Acab não se humilhar dessa maneira, então o julgamento teria vindo em seu próprio dia. Isso mostra que Deus deu a profecia de julgamento como um convite ao arrependimento, e Deus abriu a porta da misericórdia quando Acabe corretamente respondeu a esse convite.


Não há registro de humildade ou arrependimento de Jezebel. Portanto, podemos esperar que o juízo de Deus virá sobre ela exatamente como Ele anunciou pela primeira vez.


"O penitente coração sempre encontra o misericordioso olho de Deus, o arrependimento é muito estimado pelo Pai da compaixão, mesmo quando é relativamente pequeno e de curta duração. " 

Isso nos mostra o caráter da misericórdia de Deus é dado até a quem não merece . Por natureza, os inocentes não precisam de misericórdia. Acabe era um grande pecador, mas ele ganhou grande misericórdia (nesta vida) através de humilde arrependimento. O pior pecador não deve desqualificar a misericórdia de Deus, se é pecador só deve se aproximar de Deus em humilde arrependimento.


Fontes deste Estudo Bíblico. 








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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!
 
 


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