I Reis Capítulo XXII

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1     E ESTIVERAM quietos três anos, não havendo guerra entre a Síria e Israel.
 

2     Porém no terceiro ano sucedeu que Jeosafá, rei de Judá, desceu para avistar-se com o rei de Israel.
 

3     E o rei de Israel disse aos seus servos: Não sabeis vós que Ramote de Gileade é nossa, e nós estamos quietos, sem a tomar da mão do rei da Síria?
 

4     Então perguntou a Jeosafá: Irás tu comigo à peleja a Ramote de Gileade? E disse Jeosafá ao rei de Israel: Serei como tu, e o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos.
 

5     Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Peço-te, consulta hoje a palavra do Senhor.
 

6     Então o rei de Israel reuniu os profetas até quase quatrocentos homens, e disse-lhes: Irei à peleja contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe, porque o Senhor a entregará na mão do rei.
 

7     Disse, porém, Jeosafá: Não há aqui ainda algum profeta do Senhor, ao qual possamos consultar?
 

8     Então disse o rei de Israel a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas só o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim.
 

9     Então o rei de Israel chamou um oficial, e disse: Traze-me depressa a Micaías, filho de Inlá.
 

10     E o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, estavam assentados cada um no seu trono, vestidos de trajes reais, na praça, à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam na sua presença.
 

11     E Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o Senhor: Com estes ferirás aos sírios, até de todo os consumir.
 

12     E todos os profetas profetizaram assim, dizendo: Sobe a Ramote de Gileade, e triunfarás, porque o Senhor a entregará na mão do rei.
 

13     E o mensageiro que foi chamar a Micaías falou-lhe, dizendo: Vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles, e fala bem.
 

14     Porém Micaías disse: Vive o Senhor que o que o Senhor me disser isso falarei.
 

15     E, vindo ele ao rei, o rei lhe disse: Micaías, iremos a Ramote de Gileade à peleja, ou deixaremos de ir? E ele lhe disse: Sobe, e serás bem sucedido; porque o Senhor a entregará na mão do rei.
 

16     E o rei lhe disse: Até quantas vezes te conjurarei, que não me fales senão a verdade em nome do Senhor?
 

17     Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa.
 

18     Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que nunca profetizará de mim o que é bom, senão só o que é mal?
 

19     Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda.
 

20     E disse o Senhor: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra.
 

21     Então saiu um espírito, e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E o Senhor lhe disse: Com quê?
 

22     E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim.
 

23     Agora, pois, eis que o Senhor pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o Senhor falou o mal contra ti.
 

24     Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegou, e feriu a Micaías no queixo, e disse: Por onde saiu de mim o Espírito do Senhor para falar a ti?
 

25     E disse Micaías: Eis que o verás naquele mesmo dia, quando entrares de câmara em câmara, para te esconderes.
 

26     Então disse o rei de Israel: Tomai a Micaías, e tornai a levá-lo a Amom, o governador da cidade, e a Joás filho do rei.
 

27     E direis: Assim diz o rei: Colocai este homem na casa do cárcere, e sustentai-o com o pão de angústia, e com água de amargura, até que eu venha em paz.
 

28     E disse Micaías: Se tu voltares em paz, o Senhor não tem falado por mim. Disse mais: Ouvi, povos todos!
 

29     Assim o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, subiram a Ramote de Gileade.
 

30     E disse o rei de Israel a Jeosafá: Eu me disfarçarei, e entrarei na peleja; tu porém veste as tuas roupas. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entrou na peleja.
 

31     E o rei da Síria dera ordem aos capitães dos carros, que eram trinta e dois, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno nem contra grande, mas só contra o rei de Israel.
 

32     Sucedeu que, vendo os capitães dos carros a Jeosafá, disseram eles: Certamente este é o rei de Israel. E chegaram-se a ele, para pelejar com ele; porém Jeosafá gritou.
 

33     E sucedeu que, vendo os capitães dos carros que não era o rei de Israel, deixaram de segui-lo.
 

34     Então um homem armou o arco, e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel por entre as fivelas e as couraças; então ele disse ao seu carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente 
ferido.
 

35     E a peleja foi crescendo naquele dia, e o rei foi sustentado no carro defronte dos sírios; porém ele morreu à tarde; e o sangue da ferida corria para o fundo do carro.
 

36     E depois do sol posto passou um pregão pelo exército, dizendo: Cada um para a sua cidade, e cada um para a sua terra!
 

37     E morreu o rei, e o levaram a Samaria; e sepultaram o rei em Samaria.
 

38     E, lavando-se o carro no tanque de Samaria, os cães lamberam o seu sangue (ora as prostitutas se lavavam ali), conforme à palavra que o Senhor tinha falado.
 

39     Quanto ao mais dos atos de Acabe, e a tudo quanto fez, e à casa de marfim que edificou, e a todas as cidades que edificou, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?
 

40     Assim dormiu Acabe com seus pais; e Acazias, seu filho, reinou em seu lugar.
 

41     E Jeosafá, filho de Asa, começou a reinar sobre Judá no quarto ano de Acabe, rei de Israel.
 

42     E era Jeosafá da idade de trinta e cinco anos quando começou a reinar; e vinte e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Azuba, filha de Sili.
 

43     E andou em todos os caminhos de seu pai Asa, não se desviou deles, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor.
 

44     Todavia os altos não se tiraram; ainda o povo sacrificava e queimava incenso nos altos.
 

45     E Jeosafá esteve em paz com o rei de Israel.
 

46     Quanto ao mais dos atos de Jeosafá, e ao poder que mostrou, e como guerreou, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?
 

47     Também expulsou da terra o restante dos sodomitas, que ficaram nos dias de seu pai Asa.
 

48     Então não havia rei em Edom, porém um vice-rei.
 

49     E fez Jeosafá navios de Társis, para irem a Ofir por causa do ouro; porém não foram, porque os navios se quebraram em Eziom-Geber.
 

50     Então Acazias, filho de Acabe, disse a Jeosafá: Vão os meus servos com os teus servos nos navios. Porém Jeosafá não quis.
 

51     E Jeosafá dormiu com seus pais, e foi sepultado junto a eles, na cidade de Davi, seu pai; e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar.
 

52     E Acazias, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no ano dezessete de Jeosafá, rei de Judá; e reinou dois anos sobre Israel.
 

53     E fez o que era mau aos olhos do Senhor; porque andou no caminho de seu pai, como também no caminho de sua mãe, e no caminho de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel.
 

54     E serviu a Baal, e adorou-o, e provocou a ira do Senhor Deus de Israel, conforme a tudo quanto fizera seu pai.










I Reis 22 - A Morte de Acabe

 

 

 
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Condenação e morte de Acab conforme Deus alertou



 Acabe com os olhos em cima de Ramote-Gileade.



1     E ESTIVERAM quietos três anos, não havendo guerra entre a Síria e Israel.
 
2     Porém no terceiro ano sucedeu que Jeosafá, rei de Judá, desceu para avistar-se com o rei de Israel.
 
3     E o rei de Israel disse aos seus servos: Não sabeis vós que Ramote de Gileade é nossa, e nós estamos quietos, sem a tomar da mão do rei da Síria?
 
4     Então perguntou a Jeosafá: Irás tu comigo à peleja a Ramote de Gileade? E disse Jeosafá ao rei de Israel: Serei como tu, e o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos.


 Você sabe que Ramote-Gileade é nossa, mas hesitamos em tirá-la da mão do rei da Síria? Anteriormente, o rei da Síria prometeu voltar algumas cidades de Israel (I Reis 20 : 34), em troca de clemência após a derrota na batalha. Aparentemente, esta era uma cidade que Ben-Hadade nunca mais retornou para Israel e foi um local estrategicamente importante.

Você vai comigo para lutar em Ramote-Gileade? rei Acabe de Israel pediu ao rei Josafá, de Judá, para ajudá-lo nessa disputa contra a Síria. Isso fez algum sentido, porque Ramote de Gileade fica apenas 40 quilômetros de Jerusalém.


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 Josafá propõe que buscar a Deus sobre o assunto.



5     Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Peço-te, consulta hoje a palavra do Senhor.
 
6     Então o rei de Israel reuniu os profetas até quase quatrocentos homens, e disse-lhes: Irei à peleja contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe, porque o Senhor a entregará na mão do rei.
 
7     Disse, porém, Jeosafá: Não há aqui ainda algum profeta do Senhor, ao qual possamos consultar?
 
8     Então disse o rei de Israel a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas só o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim.
 
9     Então o rei de Israel chamou um oficial, e disse: Traze-me depressa a Micaías, filho de Inlá.


Entre em contato para a palavra do Senhor hoje : Considerando a relação geralmente contraditória entre Acabe e os profetas do Senhor, este foi um pedido ousado de Josafá para Acabe. Não era de estranhar que Acabe escolhesse profetas que iriam dizer-lhes o que ele queria ouvir.

Sobe, porque o Senhor a entregará nas mãos do rei : Quando Acabe reuniu os profetas, eles não eram fiéis profetas do Senhor . Estes eram profetas felizes para agradar os seus reis, e dizer-lhes o que eles queriam ouvir. Josafá ainda queria ouvir de um profeta do Senhor, o Senhor ( Não há ainda algum profeta do Senhor aqui, para que possamos consultar? 

Eu o odeio, porque nunca profetiza o bem a meu respeito, mas o mal : Acabe odiava o mensageiro por causa da mensagem ... Seu verdadeiro conflito estava com Deus, mas ele se concentrou o seu ódio contra o profeta Miquéias. No entanto, ele estava disposto a ouvir o rei de Judá, quando ele avisou que Acab devia ouvir o profeta Miquéias.




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Os profetas infiéis.


10     E o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, estavam assentados cada um no seu trono, vestidos de trajes reais, na praça, à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam na sua presença.
 

11     E Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o Senhor: Com estes ferirás aos sírios, até de todo os consumir.
 

12     E todos os profetas profetizaram assim, dizendo: Sobe a Ramote de Gileade, e triunfarás, porque o Senhor a entregará na mão do rei.
 



Cada um no seu trono, em uma eira à entrada da porta de Samaria : Isso ilustra o antigo costume de realizar corte e tomada de decisões, às portas da cidade. Houve até tronos para altos funcionários para sentar às portas da cidade de Samaria.


Assim diz o Senhor : Os profetas infiéis (como Zedequias ) profetizavam em nome do Senhor , mas não profetizaram a verdade. Muitos comentaristas acreditam que estes profetas eram profetas pagãos, talvez representantes de deuses ou deusas pagãs Asherah ou outros ... No entanto, eles profetizaram claramente em nome de do Senhor. É melhor olhar para estes não como profetas pagãos , mas profetas infiel ao Deus verdadeiro ...

Talvez estes eram verdadeiros seguidores do Senhor, que foram seduzidos pelo não sincero, mas superficial arrependimento de Acabe, três anos antes (1 Reis 21 : 27 - 29). Depois disso, eles começaram a alinhar-se com Acabe, de forma acrítica. Três anos depois, eles estavam dispostos a profetizam mentiras a Acabe se isso era o que ele queria ouvir.

Com eles, você deve chifrar os sírios até que sejam destruídos : Zedequias usou uma ferramenta familiar de antigos profetas - a lição. Ele usou chifres de ferro para ilustrar o impulso de duas poderosas forças, exércitos que fariam derrota os sírios. Zedequias teve o acordo dos outros 400 profetas ( todos os profetas profetizaram assim ).

Esta deve ter sido uma apresentação vívida e divertida. Podemos estar certos de que todos os olhos estavam sobre Zedequias, quando ele usou os chifres de ferro para ilustrar poderosamente o ponto. Foi certamente persuasiva para ter 400 profetas falando  em comum acordo sobre um problema. Não importa o quão poderosa e convincente a apresentação, sua mensagem era infiel ...


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A profecia de Miquéias, o profeta fiel.
  


13     E o mensageiro que foi chamar a Micaías falou-lhe, dizendo: Vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles, e fala bem.
 
14     Porém Micaías disse: Vive o Senhor que o que o Senhor me disser isso falarei.
 
15     E, vindo ele ao rei, o rei lhe disse: Micaías, iremos a Ramote de Gileade à peleja, ou deixaremos de ir? E ele lhe disse: Sobe, e serás bem sucedido; porque o Senhor a entregará na mão do rei.
 
16     E o rei lhe disse: Até quantas vezes te conjurarei, que não me fales senão a verdade em nome do Senhor?

Qualquer que seja o que o Senhor  me disser que eu vou falar : Os assistentes do rei Acabe tentaram convencer Micaías para falar de acordo com os outros 400 profetas. Micaías lhes assegurou que ele simplesmente repetiria o que Deus disse a ele.

Esta foi uma cena dramática. Miquéias foi levado para fora da prisão (I  Reis 22 : 26 indica que ele veio de prisão). Vemos um profeta em trapos e cadeias perante dois reis, pronto para falar em nome do Senhor.

 "Isso poderia ter intimidado o bom profeta, mas para quem tinha recentemente visto o Senhor sentado em seu trono, com todo o exército do céu estava junto a ele, e, portanto, ele parecia tão corajosamente em face desses dois reis em sua majestade, pois ele viu e olhou para eles como tantos ratos. "

 Vá e prosperará, pois o SENHOR a entregará nas mãos do rei!  Quando Micaías disse isso, seu tom de voz era provavelmente de zombaria e sarcasmo ... Ele disse    semelhantes palavras que os 400 profetas infiéis, mas em seguida, entregou uma nova e completamente diferente mensagem ...

Quantas vezes eu vos juro que você me diga nada, mas a verdade em nome do SENHOR ? rei Acabe reconheceu o tom de zombaria da profecia de Miquéias e sabia que contradiz a mensagem dos 400 profetas. Ele exigiu que Micaías dizer nada além da verdade - que Ahab acreditava e esperava era a mensagem dos 400 outros profetas.



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 Miquéias fala a verdadeira profecia do Senhor.



17     Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa.
 

18     Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que nunca profetizará de mim o que é bom, senão só o que é mal?

Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor : Micaías foi desafiado a dizer a verdade, e agora ele mudou de tom de zombaria a sério. Ele disse que não só Israel seria derrotado, mas também que o seu líder ( pastor ) pereceria.

Eu não te disse que ele não iria profetizar bem a meu respeito, mas somente o mal? O rei Acabe disse que queria a verdade -  mas ele não conseguia lidar com a verdade ... O que ele não considerou foi que, apesar de Miquéias profetizar o mal para Acabe, ele profetizou a verdade .

"Acabe sabia em seu coração que Micaías não temeria ou mentiria para  agradá-lo, mas apenas declarar a palavra do Senhor ... Isso era interpretado como ódio pessoal. . . O ódio ao mensageiro de Deus é clara evidência de maldade intencional. "


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 Miquéias revela a inspiração por trás dos 400 profetas.



19     Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda.
 
20     E disse o Senhor: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra.
 
21     Então saiu um espírito, e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E o Senhor lhe disse: Com quê?
 
22     E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim.
 
23     Agora, pois, eis que o Senhor pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o Senhor falou o mal contra ti.



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Vi o SENHOR assentado no seu trono, e todo o exército do céu estava junto : o rei Acabe e outros no tribunal considerou que é difícil explicar como um profeta poderia estar certo e 400 profetas poderia estar errado. Aqui Miquéias explicou a mensagem dos 400 profetas. É possível que esta foi apenas uma parábola, mas é mais provável que Miquéias teve uma visão profética precisa para o drama celeste por trás desses eventos.

Estiverem à sua direita e à sua esquerda : Uma vez que o lado direito era o lugar de favor, isso pode indicar que Deus falou com o combinado exército do céu , tanto o fiel, como com seres angelicais caídos.

Algumas pessoas se esquecem de que Satanás e seus companheiros anjos caídos têm acesso ao céu (Jó 1 : 6, Apocalipse 12 : 10). Há um ensino bem - intencionado, mas equivocado de que Deus não pode permitir nenhum mal em sua presença , o que significa que Satanás e outros anjos caídos não poderiam estar em Sua presença. Estas passagens mostram que Deus pode permitir que o mal na sua presença, embora Ele não pode ter comunhão com o mal e um dia todo o mal será removido de sua presença (Apocalipse 20 : 14 - 15).

Quem induzirá Acabe a subir, para que caia em Ramote-Gileade? Deus queria trazer julgamento contra Acabe, então ele pediu este grupo do exército do céu um voluntário para levar Acab para a batalha, e consequentemente para sua.

Eu sairei e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas : Aparentemente, um dos  anjos caídos foi voluntário para essa tarefa. Desde que Acabe queria ser enganado, Deus daria a ele o que ele queria, usando um anjo caído disposto que trabalhou através dos profetas infiéis dispostos a dar - lhe ouvidos ...

"É mais um espírito personificada da profecia (Zacarias 13 : 02, I João 4:6), pois até mesmo os falsos profetas podem ser regidos por forças sobrenaturais ou espirituais ao invés de razão meramente humana. Ele representa o poder da mentira na boca de alguém contrário à verdade e fala a favor de seus próprios fins. "





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 A reação dos falsos profetas e Acabe.



 

24     Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegou, e feriu a Micaías no queixo, e disse: Por onde saiu de mim o Espírito do Senhor para falar a ti?
 

25     E disse Micaías: Eis que o verás naquele mesmo dia, quando entrares de câmara em câmara, para te esconderes.
 

26     Então disse o rei de Israel: Tomai a Micaías, e tornai a levá-lo a Amom, o governador da cidade, e a Joás filho do rei.
 

27     E direis: Assim diz o rei: Colocai este homem na casa do cárcere, e sustentai-o com o pão de angústia, e com água de amargura, até que eu venha em paz.
 

 28     E disse Micaías: Se tu voltares em paz, o Senhor não tem falado por mim. Disse mais: Ouvi, povos todos!


Agora Zedequias, filho de Canaana se aproximou e feriu a Micaías : Zedequias respondeu a forma como muitos fazem quando eles são derrotados no argumento - ele respondeu com violência ...

Coloque este homem na prisão : o rei Acabe respondeu a forma como muitos tiranos fazem quando são confrontados com a verdade. Acabe queria Micaías preso e privado da liberdade (alimentai - o com o pão da angústia e escassez de água ).

Tomai Micaías, e devolvei - o nos diz que eles levaram Miquéias da prisão para falar com os reis.

 "A frase pão de angústia e água de aflição :
 -  "pode ​​ser traduzida como pão e água de medida escassa."

Se você alguma vez voltar em paz, o SENHOR não tem falado por mim : O profeta Miquéias fez um apelo final ... Ele estava disposto a ser julgado pelo fato de sua profecia acontecerou não.




Acabe morre em combate.





Josafá e Acabe na batalha.



29     Assim o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, subiram a Ramote de Gileade.
 
30     E disse o rei de Israel a Jeosafá: Eu me disfarçarei, e entrarei na peleja; tu porém veste as tuas roupas. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entrou na peleja.


Então o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, subiram a Ramote-Gileade : É fácil entender por que o rei Acabe de Israel foi para a batalha, ele não queria acreditar que a profecia de Miquéias era verdade e queria corajosamente se opõem a ela. É menos fácil entender por que o rei Josafá de Judá, para esta batalha com Acabe. Ele deve ter acreditado na profecia de Miquéias e sabido que a batalha iria acabar em desastre ea morte de, pelo menos, Ahab.


Pode ser que Josafá tinha um fatalista idéia para com a vontade de Deus, achando que, se tudo era de Deus, então, não havia nada que ele ou qualquer outra pessoa pudesse fazer sobre isso.


Vou disfarçar-me e ir para a batalha, mas você use suas vestes : Indo para a batalha, Acabe não queria ser identificado como um rei e, portanto, ser um alvo especial. Ele achava que isso ajudaria a protegê-lo contra a profecia da desgraça de Micaías. É mais difícil explicar por que Josafá concordou em ir para a batalha como o único rei claramente identificado. Talvez ele não era muito inteligente ou ele tinha grande fé.



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A diferença entre Josafá e Acabe ... Um estava 


 ... sob a Proteção de Deus!!!




 Josafá é salvo e Acabe morre em combate.



31     E o rei da Síria dera ordem aos capitães dos carros, que eram trinta e dois, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno nem contra grande, mas só contra o rei de Israel.
 
32     Sucedeu que, vendo os capitães dos carros a Jeosafá, disseram eles: Certamente este é o rei de Israel. E chegaram-se a ele, para pelejar com ele; porém Jeosafá gritou.
 
33     E sucedeu que, vendo os capitães dos carros que não era o rei de Israel, deixaram de segui-lo.
 
34     Então um homem armou o arco, e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel por entre as fivelas e as couraças; então ele disse ao seu carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido.
 
35     E a peleja foi crescendo naquele dia, e o rei foi sustentado no carro defronte dos sírios; porém ele morreu à tarde; e o sangue da ferida corria para o fundo do carro.
 
36     E depois do sol posto passou um pregão pelo exército, dizendo: Cada um para a sua cidade, e cada um para a sua terra!



 Lute com ninguém pequeno ou grande, mas só contra o rei de Israel : a misericórdia anterior de Acabe a Ben-Hadade não ganhou nenhum favor duradouro com os governantes da Síria. Esta estratégia do exército sírio fez Acabe disfarçar-se em batalha  como contra-estratégia, parece uma idéia muito sensata.




 Josafá gritou : Encontrando-se como o único rei identificável ​​na batalha, Josafá encontrou-se rapidamente em perigo ... Ele gritou até o Senhor e foi resgatado quando eles deixaram de segui-lo .


II Crônicas 18 : 31 deixa claro que o Senhor ouviu o grito de Josafá e o resgatou.


Após o encerramento de fuga em Ramote Gileade, Josafá dedicar-se à reforma espiritual de Judá, ele saiu de novo no meio do povo desde Berseba até as montanhas de Efraim, e os trouxe de volta para o Senhor, Deus de seus pais ( II Crônicas 19 : 04 ).


Agora, um certo homem disparou um arco ao acaso, feriu o rei de Israel :  Isto parecia ser puro acaso. Foi um certo homem , e ele puxou o arco ao acaso - mas atingiu como se fosse um míssil. Deus orquestrou as ações não intencionais do homem para resultar num exercício de seu julgamento.


"E agora que alegria poderia haver para a alma negra de Acabe, pronto para partir, e ter a sua casa de marfim? Quem não preferiria ser um Micaías na cadeia do que Acab na carruagem? Os homens maus têm a vantagem do caminho, homens piedosos do fim. "


O rei estava encostado em seu carro, de frente para os sírios, e morreu na noite : Acabe enfrentou o fim de sua vida com coragem, morrendo apoiado no seu carro, para inspirar suas tropas. Quando de sua morte tornou-se conhecida a batalha acabou ...


 "Parece que os israelitas e judeus mantiveram a luta todo o dia, mas à noite, quando o rei morreu, e isso era de conhecimento geral, havia uma proclamação feita, provavelmente, com o consentimento de ambos os sírios e israelitas, que a guerra era terminada. "




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A palavra de Deus é cumprida em  Acabe .


37     E morreu o rei, e o levaram a Samaria; e sepultaram o rei em Samaria.
 
38     E, lavando-se o carro no tanque de Samaria, os cães lamberam o seu sangue (ora as prostitutas se lavavam ali), conforme à palavra que o Senhor tinha falado.
 
39     Quanto ao mais dos atos de Acabe, e a tudo quanto fez, e à casa de marfim que edificou, e a todas as cidades que edificou, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?
 
40     Assim dormiu Acabe com seus pais; e Acazias, seu filho, reinou em seu lugar.


Então o rei morreu : A palavra por meio do Profeta Micaías provou ser verdadeira. O rei Acabe nunca mais voltou para Samaria ou Israel em paz.


Os cães lamberam-lhe o sangue, enquanto as meretrizes se banhavam : Este foi um cumprimento da palavra de Deus através de Elias em I Reis 21 : 19, onde Elias profetizou que os cães lamberiam o sangue de Acabe. Isto provou ser verdade, mas não no lugar que Elias disse que isso iria acontecer. Deus voltou atrás de seu julgamento original contra Acabe, anunciado em I Reis 21, mas por causa do falso arrependimento de Acabe e pecado continuado, um julgamento muito semelhante veio sobre ele.

De acordo com a palavra do Senhor , que Ele tinha falado : Houve outra profecia que foi cumprida na morte de Acabe. Foi a palavra do profeta anônimo de I Reis 20 : 42, que Acabe poupou a vida de Ben-Hadad à custa da sua própria.

A casa de marfim que construiu e todas as cidades que ele construiu : Para os padrões materialistas do reinado de Acabe, foi um sucesso. Ele era geralmente e militarmente bem-sucedido e teve uma economia geralmente próspera. No entanto, espiritualmente o seu reinado foi um desastre, um dos piores de Israel ...




Os reinados de Josafá e Acazias.


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 Resumo do reinado de Josafá.




41     E Jeosafá, filho de Asa, começou a reinar sobre Judá no quarto ano de Acabe, rei de Israel.
 
42     E era Jeosafá da idade de trinta e cinco anos quando começou a reinar; e vinte e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Azuba, filha de Sili.
 
43     E andou em todos os caminhos de seu pai Asa, não se desviou deles, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor.
 
44     Todavia os altos não se tiraram; ainda o povo sacrificava e queimava incenso nos altos.
 
45     E Jeosafá esteve em paz com o rei de Israel.
 
46     Quanto ao mais dos atos de Jeosafá, e ao poder que mostrou, e como guerreou, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?
 
47     Também expulsou da terra o restante dos sodomitas, que ficaram nos dias de seu pai Asa.
 
48     Então não havia rei em Edom, porém um vice-rei.
 
49     E fez Jeosafá navios de Társis, para irem a Ofir por causa do ouro; porém não foram, porque os navios se quebraram em Eziom-Geber.
 
50     Então Acazias, filho de Acabe, disse a Jeosafá: Vão os meus servos com os teus servos nos navios. Porém Jeosafá não quis.


Jeosafá, filho de Asa  : Asa foi um bom rei e Jeosafá, seu filho seguiu seus passos e fez o que era reto aos olhos do SENHOR .

O escritor de I Reis, na verdade, resume muitas das realizações notáveis ​​de Josafá, que foi um dos melhores reis de Judá. De II Crônicas aprendemos muitas outras realizações de Josafá.

·        Ele enviou os professores da Palavra de Deus para todo o seu reino 
( II Crônicas 17 : 7 - 9).

·        Ele estabeleceu uma guarnição militar permanente ao longo da fronteira norte ( II Crônicas 17 : 1 - 2, 12).

·        Ele treinado e equipar um exército considerável 
(II Crônicas 17 : 14 - 19),  que foi capaz de acabar com a invasão Transjordâniana ( II Crônicas 20  :1 - 30).

·        Colocou Edom sob o controle da Judéia, controlando uma importante rota de caravanas para o sul ( II Reis 3 : 8 - 27;  II Crônicas 20 : 36).

·        Deus abençoou seu reinado, tanto que o temor do Senhor veio sobre os países vizinhos para que eles não fizessem guerra contra Josafá.
 ( II Crônicas 17:10).

·        Josafá também foi um administrador capaz, a implementação de reformas judiciais ( II Crônicas 19 : 5 - 11) e as reformas religiosas (II crônicas 17 : 3 - 9).

·        Josafá também foi o rei ligado ao famoso incidente, quando o exército de Judá, viu uma grande vitória ganhou como os levitas levaram a batalha com louvor (II Crônicas 20 : 15 - 23).

Contudo os altos não foram tirados : Josafá não fez tudo o que ele devia ter feito como um rei. No entanto, ele reformou Israel ainda mais profundamente do que o Asa fez ( o resto das pessoas perversas, que ficaram nos dias de seu pai Asa, ele baniu da terra ).


"Em II Crônicas 17 : 06, é dito expressamente, que ele fez tomar forma, os lugares altos . Permitindo que o texto está certo em II Crônicas os dois lugares podem ser facilmente reconhecidos. Havia dois tipos de lugares altos na terra: 1. Os utilizados para  fins idólatras. 

 2. Aqueles que foram consagrados a Deus , e foram usados ​​antes do templo ser construído.O primeiro ele fez tirar, este último não o fez. "


Não havia então rei em Edom : "Esta nota é introduzido pelo escritor para explicar a construção das embarcações de Josafá no Ebion-Geber , que estavam no território dos edomitas , e que mostrou que eles sejam na época sob o jugo judeu. "


 Vão os meus servos com os teus servos nos navios : Depois de uma desastrosa expedição de Josafá, este estava tentado  fazer uma aliança com Israel, mas Josafá não quis .Este foi para o seu crédito. Ele aprendeu a lição de não entrar em uma parceria com um ímpio.


II Crônicas 20 : 35 - 37 nos diz mais sobre este empreendimento transporte com Israel. Ela nos diz que Josafá fez uma aliança com Acazias, e terminou em desastre. O Senhor disse a Jeosafá porquê: Porque vocês aliaram-se com Acazias, o Senhor destruiu as tuas obras (IICrônicas 20 : 37). Foi após esta palavra do Senhor que Josafá recusou a oferta de uma aliança permanente com o rei Acazias 
de Israel.


Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar : Josafá deu o seu filho Jorão a Atalia em casamento, a filha de Acabe e Jezabel (II Crônicas 18 : 01). Este foi um erro grave, porque o reinado de Acazias foi um desastre espiritual e nacional para Judá, porque Jorão andou nos caminhos dos reis de Israel, assim como a casa de Acabe havia feito, pois ele tinha a filha de Acabe por mulher ( II Crônicas 21 : 06). Os efeitos nocivos desta foram sentidos até mesmo para a próxima geração, porque Acazias, filho de Jorão, também foi um mau rei de Judá (II Crônicas 22 : 2 - 4).




 O reinado do mal, do rei Acazias de Israel, filho de Acabe.



51     E Jeosafá dormiu com seus pais, e foi sepultado junto a eles, na cidade de Davi, seu pai; e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar.
 

52     E Acazias, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no ano dezessete de Jeosafá, rei de Judá; e reinou dois anos sobre Israel.
 

53     E fez o que era mau aos olhos do Senhor; porque andou no caminho de seu pai, como também no caminho de sua mãe, e no caminho de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel.
 

54     E serviu a Baal, e adorou-o, e provocou a ira do Senhor Deus de Israel, conforme a tudo quanto fizera seu pai.


 Reinou dois anos sobre Israel : Acabe reinou 22 anos, mas seu filho, reinou apenas dois anos. Apesar de seu arrependimento superficial, quando Acabe se arrependeu depois de um anúncio de julgamento em I Reis 21, Deus se arrependeu do julgamento imediato e prometeu trazer o juízo nos dias do filho de Acabe. Curto reinado de Acazias foi o cumprimento desta profecia em I Reis 21 : 29.


"Ao comparar este versículo com o versículo 41, parece que Acazias foi feito rei por seu pai, e reinou em conjunto com ele, um ou dois anos antes da morte de Acabe." (Poole)


 Fez o mal aos olhos do Senhor , e andou no caminho de seu pai e no caminho de sua mãe, e no caminho de Jeroboão : Considerando-se os caminhos do pecado de Jeroboão, Acabe e Jezabel, não há quase nada pior que poderia ser dito de um rei.


Com isso, o Livro de I Reis termina em baixa. Tudo começou com a promessa do crepúsculo maior de Israel, o rei David. Ele termina com o reinado triste de um dos reis mais perversos de uma nação dividida ...



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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!
 
 


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