II Reis Capítulo XIX

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1     E ACONTECEU que, tendo Ezequias ouvido isto, rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco, e entrou na casa do Senhor.

2     Então enviou a Eliaquim, o mordomo, e a Sebna, o escrivão, e os anciãos dos sacerdotes, cobertos de sacos, ao profeta Isaías, filho de Amós.

3     E disseram-lhe: Assim diz Ezequias: Este dia é dia de angústia, de vituperação e de blasfêmia; porque os filhos chegaram ao parto, e não há força para dá-los à luz.

4     Bem pode ser que o Senhor teu Deus ouça todas as palavras de Rabsaqué, a quem enviou o seu senhor, o rei da Assíria, para afrontar o Deus vivo, e para vituperá-lo com as palavras que o Senhor teu Deus tem ouvido; faze, pois, oração pelo restante que subsiste.

5     E os servos do rei Ezequias foram a Isaías.

6     E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o Senhor: Não temas as palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram.

7     Eis que porei nele um espírito, e ele ouvirá um rumor, e voltará para a sua terra; à espada o farei cair na sua terra.

8     Voltou, pois, Rabsaqué, e achou o rei da Assíria pelejando contra Libna, porque tinha ouvido que o rei havia partido de Laquis. 

9     E, ouvindo ele dizer de Tiraca, rei da Etiópia: Eis que saiu para te fazer guerra; tornou a enviar mensageiros a Ezequias, dizendo:

10     Assim falareis a Ezequias, rei de Judá: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria.

11     Eis que já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, destruindo-as totalmente; e tu, te livrarás?

12     Porventura as livraram os deuses das nações, a quem meus pais destruíram, como a Gozã, a Harã, a Resefe, e aos filhos de Éden, que estavam em Telassar?


13     Que é feito do rei de Hamate, do rei de Arpade, e do rei da cidade de Sefarvaim, Hena e Iva?

14     Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros e lendo-as, subiu à casa do Senhor; e Ezequias as estendeu perante o Senhor.

15     E orou Ezequias perante o Senhor e disse: Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.

16     Inclina, Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, Senhor, os teus olhos, e olha; e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo.

17     Verdade é, ó Senhor, que os reis da Assíria assolaram as nações e as suas terras.

18     E lançaram os seus deuses no fogo; porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.

19     Agora, pois, ó Senhor nosso Deus, te suplico, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra que só tu és o Senhor Deus.

20     Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor Deus de Israel: O que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, ouvi.

21     Esta é a palavra que o Senhor falou dele: A virgem, a filha de Sião, te despreza, de ti zomba; a filha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti.

22     A quem afrontaste e blasfemaste? E contra quem alçaste a voz e ergueste os teus olhos ao alto? Contra o Santo de Israel?

23     Por meio de teus mensageiros afrontaste o Senhor, e disseste: Com a multidão de meus carros subi ao alto dos montes, aos lados do Líbano, e cortarei os seus altos cedros e as suas mais formosas faias, e entrarei nas suas pousadas extremas, até no bosque do seu campo fértil.

24     Eu cavei, e bebi águas estranhas; e com as plantas de meus pés sequei todos os rios do Egito.

25     Porventura não ouviste que já dantes fiz isto, e já desde os dias antigos o planejei? Agora, porém, o fiz vir, para que fosses tu que reduzisses as cidades fortificadas a montões desertos.

26     Por isso os moradores delas, com pouca força, ficaram pasmados e confundidos; eram como a erva do campo, e a hortaliça verde, e o feno dos telhados, e o trigo queimado, antes de amadurecer.

27     Porém o teu assentar, e o teu sair e o teu entrar, e o teu furor contra mim, eu o sei.

28     Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua revolta subiu aos meus ouvidos, portanto porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio nos teus lábios, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste.

29     E isto te será por sinal; este ano se comerá o que nascer por si mesmo, e no ano seguinte o que daí proceder; porém, no terceiro ano semeai e segai, plantai vinhas, e comei os seus frutos.

30     Porque o que escapou da casa de Judá, e restou, tornará a lançar raízes para baixo, e dará fruto para cima.

31     Porque de Jerusalém sairá o restante, e do monte Sião o que escapou; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.

32     Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, nem levantará contra ela trincheira alguma.

33     Pelo caminho por onde vier, por ele voltará; porém nesta cidade não entrará, diz o Senhor.

34     Porque eu ampararei a esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.

35     Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres.

36     Então Senaqueribe, rei da Assíria, partiu, e se foi, e voltou e ficou em Nínive.

37     E sucedeu que, estando ele prostrado na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; porém eles escaparam para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar.



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II Reis 19 - Deus , o Senhor Salva Jerusalém da Assíria.

 

 


Orações de Ezequias e ameaças de Senaqueribe.


Ezequias procura o Profeta Isaías no momento de grande aflição.

1     E ACONTECEU que, tendo Ezequias ouvido isto, rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco, e entrou na casa do Senhor.

2     Então enviou a Eliaquim, o mordomo, e a Sebna, o escrivão, e os anciãos dos sacerdotes, cobertos de sacos, ao profeta Isaías, filho de Amós.

3     E disseram-lhe: Assim diz Ezequias: Este dia é dia de angústia, de vituperação e de blasfêmia; porque os filhos chegaram ao parto, e não há força para dá-los à luz.

4     Bem pode ser que o Senhor teu Deus ouça todas as palavras de Rabsaqué, a quem enviou o seu senhor, o rei da Assíria, para afrontar o Deus vivo, e para vituperá-lo com as palavras que o Senhor teu Deus tem ouvido; faze, pois, oração pelo restante que subsiste.

5     E os servos do rei Ezequias foram a Isaías.



 Quando o rei Ezequias ouviu isto rasgou as suas vestes, cobriu de saco : O rasgar de roupas e o uso de cilício (um material áspero, tipo pó de serra) eram expressões de luto profundo, geralmente pela morte de um ente querido. Ezequias recebeu o relatório sobre Rabsaqué e o levou a sério, sabendo que este dedicado inimigo estava completamente decidido a conquistar Jerusalém.

 A reação inicial de Ezequias era boa. Ele viu a situação pelo que ela realmente era . Muitas vezes, quando estamos em algum tipo de julgamento ou dificuldade, nós a julgamos mal, porque nós nunca vemos a situação com precisão. A situação de Jerusalém estava desesperadora e Ezequias sabia disso.



" Houve uma boa razão para Ezequias ser tão humilde diante do Senhor: "Cidade após cidade caiu pelas linhas de frente de Senaqueribe e longas fileiras de deportados já estão serpenteando o seu caminho para o exílio amargo - e é tudo culpa de Ezequias! Ele seguiu a política louca da rebelião e foi enfeitiçado por promessas egípcias. Ele poderia muito bem ter vendido o seu próprio povo . Mas mesmo quando a questão é a nossa própria culpa ainda podemos orar sobre isso. E o Senhor sempre é confiável para socorrer o seu povo. "


E, foi para a casa do SENHOR : segundo a reação de Ezequias foi ainda melhor. Ele não permitiu que o seu luto e tristeza girassem para a rejeição do Senhor, mas apelou para o seu socorro e livramento. Ele sabia que este era um momento mais necessário do que nunca, para buscar o Senhor.


"A blasfêmia insolente deste discurso é sem paralelo. Ezequias tratou como deveria: não era propriamente contra ele , mas contra o Senhor , por isso ele se refere a questão para o próprio Jeová, que pune essa blasfêmia na forma de mais um sinal ".

Quando se diz, entrou na casa do Senhor , não devemos pensar que isso significa que o rei Ezequias foi para o próprio lugar santo, que foi proibida para todos, exceto sacerdotes. Significa simplesmente que Ezequias foi para os átrios da casa do Senhor , para buscar a Deus, no lugar que estava aberto para ele como um homem de Israel.

Um rei anterior de Judá, o rei Uzias, viu seu reinado terminar tragicamente quando ele quebrou o comando do Senhor para ficar fora do lugar santo do templo. II Crônicas 26 : 16 diz: Mas quando ele era forte o seu coração se elevou, a sua própria destruição lhe sobreveio, pois ele transgrediu contra o Senhor , seu Deus, entrando no templo do Senhor para queimar incenso, no altar do incenso. Em resposta, Deus atingiu Uzias com lepra e ele foi um leproso isolado até sua morte.


Então enviou Eliaquim . .  Sebna . . .  e os anciãos dos sacerdotes . . . ao profeta Isaías : A terceira coisa que Ezequias fez também foi boa. O rei procurou a palavra do Senhor , dada por intermédio do profeta do Senhor.

As crianças passaram a nascer, mas não há força para trazê - las : Ezequias colocou estas palavras na boca de seus mensageiros a Isaías para expressar a calamidade total da situação. Esta era uma expressão proverbial para um desastre - uma mulher tão exausta pelo trabalho que ela não pôde completar o nascimento, por isso é provável que a mãe e a criança perecessem.


Pode ser que o Senhor teu Deus terá ouvido as palavras de Rabsaqué : Ezequias sabia que sua única esperança era que Deus, o Senhor iria se ofender com as blasfêmias de Rabsaqué e levantar - se contra ele.

Por isso levanta a tua oração pelo resto que ficou : "Isaías, rogai por nós a Deus ... Nossa nação está devastada por esta invasão assíria, e só Jerusalém ficou em pé. Ore pelo resto que ficou . "



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A palavra de Deus, a garantia de Ezequias.

6     E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o Senhor: Não temas as palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram.
7     Eis que porei nele um espírito, e ele ouvirá um rumor, e voltará para a sua terra; à espada o farei cair na sua terra.


Assim diz o Senhor : Isaías estava ciente de que ele falava como um profeta do Senhor . Sem hesitar, ele falou como se estivesse falando para o Senhor, Deus do céu. Podemos ter certeza de que Isaías não tomar isto de ânimo leve. O destino da nação, e toda a sua credibilidade como um profeta, estava empenhada no que ele disse.

Isaías, falando em nome do Senhor , estava prestes a fazer uma previsão ousada. Sua profecia seria inteiramente "provável". Se iria acontecer ou que não iria acontecer, Isaías seria conhecido como um profeta verdadeiro ou um falso profeta em breve.

Não tenha medo das palavras que você ouviu : Talvez possamos sentir uma repreensão suave, com estas palavras do Senhor ...  "Ezequias, é bom  você procurar - me tão apaixonadamente. Mas as palavras de Rabsaqué, são apenas palavras . Não tenha medo delas ".

Com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram : Como essas palavras devem ter sido aplaudidas por Ezequias! Antes, ele tinha a esperança de que o Senhor seu Deus teria ouvido as palavras de Rabsaqué . . .  para afrontar o Deus vivo (II Reis 19 : 04). Agora, o Senhor falou pelo profeta Isaías, dizendo que ele tinha realmente ouvido essas palavras. Era evidente que Deus, o Senhor tomou esta ofensa como pessoal.

Os servos do rei da Assíria : Subserventes  é  uma expressão deliberadamente depreciativa," o rei da Assíria / lacaios " Ele chama Rabsaqué e os outros oficiais do exército de escravos ou meninos servos - poderíamos dizer que são os meninos de recados - do rei da Assíria "

Certamente vou enviar um espírito sobre ele, e ele ouvirá um rumor e voltará para a sua terra, e Eu vou levá - lo a cair morto à espada na sua própria terra : Aqui, o Senhor Deus assegurou a Ezequias que ele iria de fato lidar com Rabsaqué. Ele tinha ouvido a sua blasfêmia, e traria julgamento contra ele ...

 Significativamente, nesta primeira palavra do profeta Isaías, não houve menção da libertação de Jerusalém ou a derrota do exército assírio. Deus focava esta palavra contra  Rabsaqué pessoalmente .

 "O boato era que Tiraca invadiu Assíria. A explosão foi o que matou 
 185 mil deles em uma noite, ver o versículo 35. "



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A resposta de Rabsaqué ao rei Ezequias e de Jerusalém.

8     Voltou, pois, Rabsaqué, e achou o rei da Assíria pelejando contra Libna, porque tinha ouvido que o rei havia partido de Laquis. 

9     E, ouvindo ele dizer de Tiraca, rei da Etiópia: Eis que saiu para te fazer guerra; tornou a enviar mensageiros a Ezequias, dizendo:

10     Assim falareis a Ezequias, rei de Judá: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria.

11     Eis que já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, destruindo-as totalmente; e tu, te livrarás?

12     Porventura as livraram os deuses das nações, a quem meus pais destruíram, como a Gozã, a Harã, a Resefe, e aos filhos de Éden, que estavam em Telassar?


13     Que é feito do rei de Hamate, do rei de Arpade, e do rei da cidade de Sefarvaim, Hena e Iva?



Assim, Rabsaqué voltou, e achou o rei da Assíria pelejando contra o Líbano : Isto deve ter sido para Ezequias o cumprimento do que o  Senhor prometera através do profeta Isaías.  Rabsaqué deixou Jerusalém e Ezequias, deve ter pensado: "Agora ele vai voltar para a sua terra e o rei será morto, assim como o Senhor prometera. Boa viagem! Obrigado Senhor, pelo livramento! "



O rei ouviu Tiraca rei da Etiópia: "Ele saiu para fazer a guerra com você." Enquanto a Rabsaqué estava fora, os assírios aprenderam que as tropas egípcias (sob um rei etíope) estavam avançando do sul. Esta seria a Assíria intervenção egípcio temiam, e que muitos em Judá confiável dentro Como Isaías profetizou que chegaria a nada (Isaías 20 : 1 - 6 e 30 : 1 - 7).


"Na verdade Tiraca era apenas um príncipe na época, mas porque ele assumiu o trono em 690 AC. , 'rei' do título é usado hipoteticamente. "

Não deixe que o teu Deus, em quem confias engane : Rabsaqué não estava em Jerusalém, mas isso não o impediu de tentar construir o medo, o desânimo e desespero em Ezequias. Ele enviou uma carta ao rei de Judá, para atacá-lo à distância ...


Porventura os deuses das nações : Se ver com os olhos da fé, estas devem ter sido de Rabsaqué as palavras da construção da destruição da confiança, a Ezequias, ou pelo menos, esta foi a intenção. Na contagem do Senhor, Deus de Israel entre os deuses das nações,  Rabsaqué blasfemou contra o Senhor e O convidou ao seu próprio julgamento.

 O Rabsaqué  é listado em muitas cidades que o exército Assírio conquistou, destruindo - as totalmente : "A lista de cidades-estados colocar à proibição (em hebraico herem ; "exterminados" ou completamente destruído) lembra ao leitor que não era só Israel que costumava seguir este método na guerra (ver Números 21 : 2 - 3,  
Josué 6 : 21). "


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A oração de Ezequias.

14     Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros e lendo-as, subiu à casa do Senhor; e Ezequias as estendeu perante o Senhor.

15     E orou Ezequias perante o Senhor e disse: Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.

16     Inclina, Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, Senhor, os teus olhos, e olha; e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo.

17     Verdade é, ó Senhor, que os reis da Assíria assolaram as nações e as suas terras.

18     E lançaram os seus deuses no fogo; porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.



Ezequias subiu à casa do Senhor, e estendeu perante o Senhor : Ezequias fez exatamente o que qualquer filho de Deus deve fazer com essa carta. Ele levou para a casa do Senhor (para os atrios exteriores, e não 
o lugar sagrado), e espalhou - a  siante do Senhor . Neste, Ezequias corajosamente e efetivamente cumprido o comando depois de I Pedro 5 : 7 :  lançar todo seu cuidado sobre Ele, pois Ele cuida de você!

"Quando criança, trazendo seu brinquedo quebrado a seu pai para conserto, assim Ezequias estabeleceu as questões diante de Deus para 
a resolução e vontade do Senhor."

 "No versículo 14, Ezequias reagiu à segunda carta de uma maneira diferente. Ele não foi para Isaías. Ele foi ao templo e orou sozinho, tendo direcionado seu pedido diretamente para o Senhor. Ambos os tipos de oração são apropriados para um crente que está enfrentando uma crise. "

 "Quando, pois, escritos vierem até você, anônimos ou não, cheias de censuras amargas, quando as histórias cruéis e malignas são despejadas em pé, no que diz respeito a você, quando toda a esperança do homem desaparecer ... em seguida, leve a sua queixa - a letra, o artigo, o discurso, o rumor - e coloca - o  diante de Deus. Vossas petições sejam conhecidas diante dEle. "


" Um velho pregador recebeu uma carta sem remetente ou endereço de retorno no envelope. Quando ele a abriu, viu um único pedaço de papel com apenas uma palavra: "Louco!" Ele levou-a para o púlpito no próximo domingo, e disse: "Eu recebi uma carta incomum esta semana. Nunca antes eu recebi uma carta onde o escritor assinou apenas seu nome, mas esqueceu de escrever qualquer outra coisa! "



Deus de Israel : Este título para Deus lembrou Ezequias - e o Senhor também, na nossa maneira humana de compreensão - de que o Senhor Deus era o Deus da aliança de Israel, e que Ele não abandonará o seu povo.


Conforme registrado em Isaías 37 : 16, Ezequias também usou outro título, quando ele se dirigiu a Deus, clamando ao " Senhor dos Exércitos . " Este título significa, essencialmente, o nosso Deus," Senhor dos exércitos ". Ezequias estava em uma crise que era principalmente  militar na natureza, por isso fazia sentido para ele colocar o Senhor em primeiro lugar de acordo com o aspecto da natureza de Deus, que era o mais necessário para ele. " Senhor dos exércitos, envia algumas tropas para nos ajudar! "

Aquele que habita entre os querubins : Aqui, Ezequias viu a grande majestade de Deus. Certamente, aquele que habita entre os querubins nunca permitiria as blasfêmias de Rabsaqué ficarem impunes.


"Ele é o nosso Juiz, Legislador e Rei, e, portanto, está vinculado a mais solene obrigação de nos salvar, nem o seu nome será manchado ou desonrado!" 


Tu és Deus, Tu só : Deus é um título simples para o nosso Senhor, mas talvez o mais poderoso. Se Ele é Deus , então o que é que Ele não pode  fazer? Se Ele é Deus , então o que está além de seu controle? Ezequias percebeu o fato mais fundamental de toda a teologia: Deus é Deus , e nós não somos! Deus é Deus , e Rabsaqué, ou os assírios não são!

Tu fizestes o céu e a terra : Ao reconhecer o Senhor Deus como Criador, Ezequias viu que o Senhor tinha todo o poder e todos os direitos sobre todas as coisas criadas. Podemos quase sentir a fé de Ezequias subindo enquanto orava!

Inclinai os vossos ouvidos, ó Senhor, e ouve; abre os olhos, ó Senhor , e veja : Ezequias sabia muito bem que o Senhor fez, de facto, viu e ouviu as blasfêmias de Rabsaqué. Esta é uma forma poética de pedir a Deus para agir de acordo com o que ele viu e ouviu, afirmando que Deus tem visto essas coisas, Ele certamente vai agir!


Ouviu ele as palavras de Senaqueribe, as quais ele enviou para afrontar o Deus vivo : Em sua oração, o rei Ezequias chamou o contraste entre o Deus vivo e os falsos deuses dos povos assírios já tinham conquistado. Esses falsos deuses eram nem deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra , porque  eles não foram capazes de salvá-los dos assírios. Mas Ezequias orou com confiança que o Deus vivo iria salvá - los, que todos os reinos da terra saibam que Tu és o Senhor Deus, Tu e que não há outro! 



Deus fala sobre a situação.


  Senaqueribe é digno de desprezo - não temor e tremor.

20     Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor Deus de Israel: O que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, ouvi.

21     Esta é a palavra que o Senhor falou dele: A virgem, a filha de Sião, te despreza, de ti zomba; a filha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti.



Porque você tem clamado a mim : A resposta gloriosa que enche o resto do capítulo veio porque Ezequias orou. E se ele não tivesse orado? Então, nós estamos a pensar que nenhuma resposta teria vindo, e Jerusalém teria sido conquistada. Para Deus, o Senhor a oração de Ezequias realmente importava, 
assim como se importa e espera a nossa oração.



Devemos perguntar: Quantas bênçãos, quantas vitórias, quantas almas salvas para a glória de Jesus, mentir não reclamados no céu até que o Senhor possa dizer: "porque você clamou a Mim "?


A virgem, a filha de Sião, te despreza, você riu com escárnio : A idéia é que os assírios tinham vindo a violentar a filha de Sião , a cidade de Jerusalém. Mas Deus não permitiria isso. "Jerusalém é representada como uma jovem rejeitando com desprezo os avanços indesejáveis ​​de um violador."

Jerusalém poderia ser chamado a virgem, filha de Sião , por várias razões:



·       Ela não estava contaminada com a idolatria dos pagãos


·       Deus iria defendê - la do estupro pretendido por Senaqueribe e dos assírios


·       Ela nunca tinha sido invadida e conquistada por outro, desde os dias de David.


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A palavra de Deus para o rei da Assíria, e os seus representantes.

22     A quem afrontaste e blasfemaste? E contra quem alçaste a voz e ergueste os teus olhos ao alto? Contra o Santo de Israel?

23     Por meio de teus mensageiros afrontaste o Senhor, e disseste: Com a multidão de meus carros subi ao alto dos montes, aos lados do Líbano, e cortarei os seus altos cedros e as suas mais formosas faias, e entrarei nas suas pousadas extremas, até no bosque do seu campo fértil.

24     Eu cavei, e bebi águas estranhas; e com as plantas de meus pés sequei todos os rios do Egito.

25     Porventura não ouviste que já dantes fiz isto, e já desde os dias antigos o planejei? Agora, porém, o fiz vir, para que fosses tu que reduzisses as cidades fortificadas a montões desertos.

26     Por isso os moradores delas, com pouca força, ficaram pasmados e confundidos; eram como a erva do campo, e a hortaliça verde, e o feno dos telhados, e o trigo queimado, antes de amadurecer.

27     Porém o teu assentar, e o teu sair e o teu entrar, e o teu furor contra mim, eu o sei.

28     Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua revolta subiu aos meus ouvidos, portanto porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio nos teus lábios, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste.



A quem afrontaste e contra quem tens blasfemado? Contra quem você levantou a sua voz, levantou os olhos ao alto? Contra o Santo de Israel : O Senhor , falando por meio de Isaías, simplesmente disse para   Rabsaqué: 

 - "Você sabe com quem está lidando?" 

 Rabsaqué, obviamente, não sabia.

Curiosamente, esta profecia pode nunca ter chegado aos ouvidos de Rabsaqué. Afinal, Isaías não exatamente tinha livre acesso a ele. Mas, talvez, antes de seu fim terrível, Deus encontrou uma maneira de esta profecia ser entregue a ele. Ou, talvez Deus tinha para este blasfemo como uma mensagem especial no inferno. No mínimo, esta profecia teria sido extremamente encorajadora para Ezequias e todo o Judá, mesmo que  Rabsaqué nunca a ouviu nesta terra.

Às vezes, Deus fala ao inimigo mais para o bem do seu povo do que para o bem do próprio inimigo.

Com a multidão dos meus carros, eu vim até a altura das montanhas : Aqui, o Senhor descreveu o grande orgulho que os assírios tinham em suas próprias conquistas. Mas eles se esqueceram de que o Senhor estava realmente no comando ( Agora Eu trouxe - a  paratransformar esta cidade fortificada em montões de ruínas. Portanto, os habitantes tinham pouco poder para resistir. ). Mesmo que os assírios não soubessem, deviam seu sucesso ao Senhor .

"Deus então confrontado Senaqueribe com o que ele aparentemente não tinha considerado: os sucessos de Senaqueribe foram predestinados por Deus . . .  Senaqueribe não se glorie como se o que ele tinha conquistado era  auto  -realização. "


Isto foi humilhante para os assírios. Tudo junto, eles pensaram que era por causa de seu grande poder que tinham conseguido tanto. Aqui, Deus deixou claro que era seu poder que fizera isso.


" Com as solas dos meus pés era o vangloriar de Senaqueribe que ordenou tantos soldados que, quando eles marcharam nos leitos dos rios,  literalmente secava os rios. "

Eu sei que a tua habitação, a tua saída e a tua entrada : Deus sabia como encontrar os assírios. E porque a Assíria foi longe demais, blasfemando d'Aquele que fez todo o seu sucesso possível, por isso vou colocar o meu anzol no seu nariz . . . e Eu farei voltar pelo caminho por onde vieste . Esta foi uma declaração especialmente dramática, porque isso é exatamente como o Assrios cruelmente faziam marchar aqueles a quem eles forçavam a se mudar para fora de suas terras conquistadas. Eles alinhavam os cativos, e perfuravam com um grande anzol o lábio ou o nariz de cada prisioneiro, amarrado - os todos juntos e fazendo - os  marchar. Deus, o Senhor disse:  - "Eu vou fazer a mesma coisa com vocês."

 

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Deus vai prosperar o  ferido Judah.


29     E isto te será por sinal; este ano se comerá o que nascer por si mesmo, e no ano seguinte o que daí proceder; porém, no terceiro ano semeai e segai, plantai vinhas, e comei os seus frutos.

30     Porque o que escapou da casa de Judá, e restou, tornará a lançar raízes para baixo, e dará fruto para cima.

31     Porque de Jerusalém sairá o restante, e do monte Sião o que escapou; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.



Você deve comer este ano, o que nascer por si mesmo : "A invasão impediu a semeadura, em 702 AC. , mas quando a ameaça levantada em 701 encontrariam crescimento suficiente para preservar a vida, em 701 os assírios  ainda inibiram a agricultura, mas em 700 ainda haveria o suficiente através da "oportunidade de crescimento". Assim, o Senhor iria confirmar retrospectivamente que era sua mão que dispersa a ameaça. "
 


 "Quando a colheita do terceiro ano, as pessoas comeram em abundância, eles saberiam com certeza que Deus estava em toda a crise." 



Porque de Jerusalém sairá um restante : Por mais que os assírios gostariam de esmagar Jerusalém e Judá, não será capaz de faze - lo. Deus vai preservar Seu Remanescente.



"A doutrina do remanescente deixada pela graça de Deus através de momentos de provação foi demonstrado por Isaías, cujo filho foi nomeado Shear - Jasub, "remanescente voltará" (Isaías 07 : 03; 
37 : 30 - 32 ). Os Israelitas fugiram a Judá para que, em certo sentido, Judá também fosse incluído o remanescente de Israel de continuar nome e obra de Deus. "


 

Deus vai defender Judá por causa dele.


32     Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, nem levantará contra ela trincheira alguma.

33     Pelo caminho por onde vier, por ele voltará; porém nesta cidade não entrará, diz o Senhor.

34     Porque eu ampararei a esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.


Ele não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma  . . . Porque eu defenderei esta cidade, para salvá-la : Deus claramente  desenhou uma linha. Embora a máquina militar assíria estava pronta para sitiar Jerusalém e, finalmente, esmagá-los, eles não vão lograr o intento. O rei da Assíria não entrará nesta cidade, porque Deus prometeu defendê-la.



É difícil para as pessoas modernas compreender o antigo horror do cerco, quando a cidade foi cercada por um exército hostil e aprisionado em um processo lento, de fome e sofrimento. O rei Ezequias e o povo de Jerusalém viviam sob a sombra desta ameaça, mas a promessa de Deus através de Isaías assegurou - lhes  que Senaqueribe e o exército assírio não só não conseguiriam capturar a cidade, mas nem sequer atirariam uma flecha, ou construiriam um cerco contra Jerusalém. Deus, o Senhor, prometeu que eles nem sequer começariam um cerco.


Para meu próprio bem e para o amor do meu servo David : Isso explica por que Deus prometeu defender Jerusalém. Deus iria defender a sua própria glória. Muitas vezes, desnecessariamente acho, que devemos defender a glória do Senhor. Mas isso não é realmente o caso. Deus é mais do que capaz de defender sua própria glória.



Deus também o faz " por amor do meu servo Davi . " O Rei David tinha morrido quase 300 anos antes disso, mas Deus ainda honrava sua promessa feita a Davi (II Samuel 7 : 10 - 17). Deus defendeu Jerusalém, não por causa da cidade em tudo - Jerusalém merecia julgamento! Mas Ele fez isso para seu próprio bem e para o bem de David. Da mesma forma, Deus Pai defende e abençoa - nos, não para o nosso próprio bem - que muitas vezes merecem seu julgamento - mas Ele sempre faz isso para seu próprio bem, e por causa de Jesus Cristo, nosso Senhor ...


Porque eu defenderei esta cidade, para salvá-la para o minha própria honra e por amor do meu servo David : "Jeremias, depois argumenta que aqueles que trocou neste profecia no sentido de que o templo em Jerusalém nunca seria tomado eram supersticiosos e presunçosos ( Jeremias 7:1-15). "



Deus defende Jerusalém.


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Deus derruba o poderoso exército da Assíria.


35     Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres.


O anjo do Senhor  saiu : Simples e poderosamente, Deus destruiu esse poderoso exército em uma noite.Pelo menos 185 mil morreram nas mãos de um anjo do Senhor. Contra todas as probabilidades, e contra todas as expectativas, exceto a expectativa de fé, o exército assírio recuou sem ter ainda atirado uma flecha em Jerusalém. O imparável foi parado, o invicto foi derrotado.


O profeta Oséias fez esta mesma previsão: Ainda vou ter misericórdia sobre a casa de Judá, vai salvá-los pelo Senhor seu Deus, e não os salvarei pelo arco, nem pela espada ou batalha, por cavalos ou cavaleiros . (Oséias 01 : 07).


 "Heródoto, historiador grego, registrou que uma noite de acampamento do exército de Senaqueribe estava infestado de ratos  
que destruíram as setas e escudo -tangas dos soldados. Ele provavelmente tem essa tradição a partir de fontes egípcias, e que poderia muito bem ser uma versão um pouco distorcida do evento gravado aqui. "


Havia cadáveres, todos mortos : Isto não foi difícil para Deus fazer. Em uma maneira de falar, era muito mais difícil para o Senhor obter o coração e 
as mentes do seu povo no lugar certo. Uma vez que eles estavam ali, não era nada para Deus enviar um anjo para que lhes sobreviesse isso.


Alguns têm especulado que não havia um meio natural que o anjo pudesse ter utilizado. "Por isto foi pensado que poderia ser uma disenteria bacilar, o qual tinha um período de incubação de três dias." 

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Senaqueribe derrotado é julgado em Nínive.


36     Então Senaqueribe, rei da Assíria, partiu, e se foi, e voltou e ficou em Nínive.

37     E sucedeu que, estando ele prostrado na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; porém eles escaparam para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar.





 Recuou e foi embora : Isso aconteceu exatamente como Deus disse que aconteceria. Mas ele ainda deixou a Israel cheia de orgulho. Após este retiro de Judá, Senaqueribe encomendou um registro, que é preservada no Anais espetaculares de Senaqueribe (o Taylor Prisim), que pode ser visto no Museu Britânico. Ele mostra todo o coração de orgulho que Senaqueribe ainda ostentava, mesmo que ele não poderia afirmar que conquistou Jerusalém.



 "Eu ataquei Ezequias, de Judá, que não tinha se submetido a mim, e quarenta e seis fortalezas, fortes e pequenas cidades. Foram levados cativos 200.150 pessoas, grandes e pequenos, de ambos os sexos, uma multidão de cavalos, touros jovens, jumentos, camelos e bois. Ezequias ficou trancado em Jerusalém como um pássaro na gaiola. Eu coloquei os bancos contra a cidade. Separei suas cidades cujos habitantes eu tinha tomado prisioneiros de seu reino e dei - as a Mitiniti, rei de Ashdod, Padi, o rei de Ecrom, e Zilbel, rei de Gaza e, assim, diminuí seu país. E acrescentei mais um imposto ao imposto sobre eles. "


 "O relato bíblico conclui com a afirmação muito debatido que o exército assírio foi atingido de alguma forma durante a noite, com considerável perda de vidas, após o que o cerco foi cancelada . . . Anais assírio tacitamente concordam com a versão bíblica fazendo nenhuma reivindicação de que Jerusalém foi tomada, apenas descrevendo tributo de Ezequias. "


 "Deus poupou Senaqueribe , não em misericórdia, mas na ira, reservando - lhe uma morte mais terrível e vergonhosa pelas mãos de seus próprios filhos. "


Agora aconteceu : Entre II Reis 19 : 36 e II Reis 19 : 37, 20 anos se passaram. Talvez Senaqueribe achava que ele tinha escapado ao juízo de Deus, mas ele não tinha. Ele conheceu o amargo fim da morte no fio das espadas de seus próprios filhos.



Uma antiga lenda judaica - e nada mais do que uma lenda - diz como é que os filhos de Senaqueribe vieram para matá-lo. Senaqueribe estava incomodado com a forma como Deus parecia abençoar os judeus tanto, e tentou descobrir o porquê. Alguém lhe disse que era porque Abraão tinha amado a Deus, tanto que ele estava disposto a sacrificar o seu filho para o Senhor. Senaqueribe achava que ele seria ainda mais favorecido por Deus, e decidiu matar dois de seus filhos em sacrifício ao Senhor , tornando-se ainda mais abençoado do que Abraão e seus descendentes. Mas seus dois filhos, souberam do seu plano, e mataram - no antes que ele pudesse matá - los, cumprindo assim a palavra do Senhor.


Fontes deste Estudo Bíblico.








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Leia, estude, medite na Palavra de Deus.

 





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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,



 Nosso Deus!!!




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