I Reis Capítulo XVIII
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1 E SUCEDEU que, depois de muitos dias, a palavra do Senhor veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra.
2 E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria.
3 E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao Senhor,
4 Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.
5 E disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os rios; pode ser que achemos erva, para que em vida conservemos os cavalos e mulas, e não percamos todos os animais.
6 E repartiram entre si a terra, para a percorrerem: Acabe foi à parte por um caminho, e Obadias também foi sozinho por outro caminho.
7 Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias?
8 E disse-lhe ele: Eu sou; vai, e dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui.
9 Porém ele disse: Em que pequei, para que entregues a teu servo na mão de Acabe, para que me mate?
10 Vive o Senhor teu Deus, que não houve nação nem reino aonde o meu senhor não mandasse em busca de ti; e dizendo eles: Aqui não está, então fazia jurar os reinos e nações, que não te haviam achado.
11 E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que aqui está Elias.
12 E poderia ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do Senhor te tomasse, não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me mataria; porém eu, teu servo, temo ao Senhor desde a minha mocidade.
13 Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do Senhor? Como escondi a cem homens dos profetas do Senhor, de cinqüenta em cinqüenta, numa cova, e os sustentei com pão e água?
14 E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui; ele me mataria.
15 E disse Elias: Vive o Senhor dos Exércitos, perante cuja face estou, que deveras hoje me apresentarei a ele.
16 Então foi Obadias encontrar-se com Acabe, e lho anunciou; e foi Acabe encontrar-se com Elias.
17 E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?
18 Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim.
19 Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.
20 Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo.
21 Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
22 Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.
23 Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.
24 Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
25 E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.
26 E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.
27 E sucedeu que ao meio dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.
28 E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.
29 E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
30 Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado.
31 E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.
32 E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez um rêgo em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.
33 Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.
34 E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;
35 De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rêgo ele encheu de água.
36 Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
37 Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rêgo.
39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!
40 E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.
41 Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva.
42 E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.
43 E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.
44 E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.
45 E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.
46 E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.
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I Reis 18 - A vitória de Elias no Carmelo.
Elias encontra Acabe.
O fim da seca.
1 E SUCEDEU que, depois de muitos dias, a palavra do Senhor veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra.
2 E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria.
No terceiro ano : Esta seca notável durou três anos e meio pela fervorosa oração de Elias.
Vá, apresentar - se a Acabe : Deus Anteriormente disse a Elias para esconder - se. Agora chegou a hora de apresentar - se a ele. Há um tempo para se esconder e ficar a sós com Deus, e também há um tempo para apresentar a nossa presença para o mundo. Alguns desejam permanecer sempre escondidos quando eles devem intensificar a busca a Deus em oração e apresentar - se ao mundo.
Elias simplesmente obedecia a ordem de Deus. Apesar de ter acontecido através das orações de Elias, suas preces foram ouvidas por Deus. A seca não começar ou terminar como resultado da vontade de Elias, mas a vontade de Deus.
Elias encontra Obadias.
3 E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao Senhor,
4 Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.
5 E disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os
rios; pode ser que achemos erva, para que em vida conservemos os cavalos e mulas, e não percamos todos os animais.
6 E repartiram entre si a terra, para a percorrerem: Acabe foi à parte por um caminho, e Obadias também foi sozinho por outro caminho.
7 Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias?
8 E disse-lhe ele: Eu sou; vai, e dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui.
9 Porém ele disse: Em que pequei, para que entregues a teu servo na mão de Acabe, para que me mate?
10 Vive o Senhor teu Deus, que não houve nação nem reino aonde o meu senhor não mandasse em busca de ti; e dizendo eles: Aqui não está, então fazia jurar os reinos e nações, que não te haviam achado.
11 E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que aqui está Elias.
12 E poderia ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do Senhor te tomasse, não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me mataria; porém eu, teu servo, temo ao Senhor desde a minha mocidade.
13 Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os
profetas do Senhor? Como escondi a cem homens dos profetas do Senhor, de cinqüenta em cinqüenta, numa cova, e os sustentei com pão e água?
Enquanto Jezabel massacrou os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas e os escondeu, cinqüenta numa caverna, e os alimentou com pão e água : Este homem Obadias era um homem corajoso que olhou para Deus e Seus profetas em um momento difícil.
Este pode ser o mesmo Obadias cuja profecia contra Edom é registrada entre os Profetas Menores. É um pouco difícil ter certeza, porque havia 13 Obadias no Antigo Testamento. O nome hebraico Obadias significa "Adorador do Senhor" ou "Servo de Jehová".
· Uma Obadias foi enviado pelo rei Josafá de Judá para ensinar a lei nas cidades de Judá (II Crônicas 17 : 07)
· Uma Obadias foi um dos superintendentes que ajudaram a reparar o templo nos dias de Josias, rei de Judá (II Crônicas 34 : 12)
· Uma Obadias era um sacerdote nos dias de Neemias (Neemias 10 : 05)
Cem profetas : " Profetas : este nome não só é dada aos que são dotados de um extraordinário espírito de profecia, mas para esses ministros que se dedicaram ao serviço de Deus na pregação, orando, louvando a Deus, e assim por diante ".
" Conta para ele como você pode, é uma circunstância singular que no centro da rebelião contra Deus houvesse alguém cuja devoção a Deus foi intensa e distinta ... Como foi horrível encontrar um Judas entre os apóstolos, por isso é grande a descobrir um Obadias entre os cortesãos de Acabe. Que graça deve ter estado a trabalhar para manter esse fogo no meio do mar, tal piedade no meio da mais vil iniqüidade! "
"Isso Obadias teria pouca dificuldade em encontrar cavernas, os filhos dos profetas podiam ser vistos em que mais de duas mil cavernas foram contabilizados na área do Monte Carmelo."
Agora, pois, Obadias estava a caminho, de repente, Elias se encontrou com ele : A seca foi tão grave que ele e seu servo de confiança Obadias rei Acabe estavam à procura de pastagens. Deus organizou este encontro inesperado entre Obadias e o Profeta Elias.
"Podemos supor que Acabe deveria aliviar as misérias do seu povo, e, acima de tudo, que ele tivesse se voltado para Deus, mas não - o seu único pensamento era sobre os cavalos e as mulas, seu único cuidado era para salvar alguns deles vivos ... O egoísmo está evidente aqui! Mulas e jumentos sendo igualados ao seu povo! Buscando por pasto, em vez de buscar a Deus! "
Como pequei, que está entregando o seu servo na mão de Acabe, para ele me matar? Obadias sabia que o rei Acabe realizara uma busca exaustiva por Elias, para puni-lo pela seca que suas orações impuseram a Israel. Obadias temia que, se ele anunciasse que ele conhecera o profeta Elias e este desaparecesse novamente, Acabe puniria Obadias por deixar Elias fugir.
Elias garante Obadias que ele vai se reunir com Acabe.
16 Então foi Obadias encontrar-se com Acabe, e lho anunciou; e foi Acabe encontrar-se com Elias.
Eu certamente me apresentar a ele hoje : Por favor, e sabiamente, Elias respondeu aos temores legítimos de Obadias. Ele não faria Obadias um mártir para obras de Elias.
Elias e Acabe.
17 E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?
18 Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim.
19 Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.
Será que tu, ó perturbador de Israel? Acabe foi facilmente o pior, o rei mais ímpio que Israel já teve ... No entanto, ele não hesitou em culpar o piedoso profeta Elias pelos problemas de Israel. Acabe poderia, pelo menos parar a perseguição ativa do povo de Deus, Deus iria ceder na seca ... Mas o ímpio rei de Israel achou mais fácil culpar o profeta, do que os seus falsos deuses.
De acordo com a sua teoria, fazia sentido a culpa de Elias. Acabe acreditava em Baal, tanto que seu governo promoveu e apoiou a adoração de Baal e perseguiu os adoradores do Deus de Israel. Acabe acreditavaque Elias tinha irritado o céu-deus Baal e, portanto, Baal retido a chuva. Acabe provavelmente pensou que Baal seria contrário à chuva, até Elias ser capturado e executado.
Em vez disso, Acabe deveria ter voltado para a Palavra de Deus. Deuteronômio 28 : 23 - 24 prometeu que a seca chegaria a um desobediente Israel.
Agora, pois, envia e reune todo o Israel, no Monte Carmelo : Elias desafiou
o rei Acabe para reunir os profetas ídolos de Baal e Asherah para este encontro no
Monte Carmelo.
o rei Acabe para reunir os profetas ídolos de Baal e Asherah para este encontro no
Monte Carmelo.
" Ajunta-me todo o Israel , por seus representantes, ou chefes ou representantes, para que possam ser testemunhas de todas os nossos atos. "
I Reis 18 : 36 deixa claro que Elias fez tudo isso sob o comando de Deus. Esta não era a sua idéia inteligente ou estratégia. Este foi um plano de inspiração por Deus que Elias obedeceu.
Era importante enfrentar e eliminar esses profetas de Baal antes que Deus envisse a chuva para a terra de Israel. Era fundamental que todos entendessem que a chuva veio da parte do Senhor, e não de Baal ...
... Quem comer da mesa de Jezabel ....
Idolatria, feitiçaria e prostituição.
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... Quem comer da mesa de Jezabel ....
Idolatria, feitiçaria e prostituição.
Quem comer da mesa de Jezabel : Refere-se a fato de que esses profetas de Baal e Asherah foram patrocinados e apoiados pelo governo de Israel, tinham um patrono especial na ímpia rainha Jezabel.
A vitória de Elias no Monte Carmelo.
Elias desafia Israel para tomar uma decisão.
20 Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo.
21 Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
Ahab foi enviado para todos os filhos de Israel : É difícil saber por que Acabe fez isso, realizar as instruções de Elias. Talvez ele esperasse que o povo estaria tão irritado com Elias com os últimos três anos de seca que essa multidão se voltaria contra o profeta ...
E ajuntou os profetas no monte Carmelo : Os profetas de Baal odiavam Elias. Eles amavam o favor do rei Acabe e da rainha Jezebel, e entusiasticamente promoveram a perseguição de qualquer verdadeiro seguidor do Senhor. Mas ao longo dos últimos três anos, eles tinham sido severamente humilhados por Elias e a seca sustentada por suas orações. Todos os seus gritos para o tempo-deus Baal foram ineficazes por três anos. Eles odiavam este profeta de Deus que a eles e seu sacerdócio falso tinham humilhado tão completamente ...
"Veja, com olhares malignos que cada movimento seu é observado pelos sacerdotes ... "
" Esse homem solitário, de alma heróica, surgiu na torrente, no meio da idolatria, e como uma rocha no meio da mesma, ficou firmemente em sua posição. Ele, sozinho e sozinho, era mais do que um jogo para todos os sacerdotes do palácio e os bosques, assim como para um leão espalhar um rebanho de ovelhas. "
Quanto tempo vocês ainda vãovacilar entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui - O mas, se é Baal, segui - o : Esta é uma pergunta lógica e útil. Em geral, o povo de Israel estavam em uma condição espiritual morna. Eles queriam dar alguma devoção tanto a Jehová, como também a Baal, mas o Deus de Israel não estava interessado em tal devoção dividida ...
Espiritualmente falando, Israel era como um parceiro infiel em um casamento que não quer desistir de seu parceiro de casamento, mas também não quer desistir de seu amante ilícito. O cônjuge tem o direito legítimo ao exclusivo devoção de seu cônjuge.
Quanto tempo ainda vocês vão vacilar : A antiga palavra hebraica traduzida vacilar significa "mole, parada, dance, ou salto." É a mesma palavra usada em I Reis 18 : 26, onde os profetas de Baal saltavam sobre o altar. Pode ser que Elias queria dizer: "Quanto tempo você vai vacilar entre dois pensamentos?"
O apelo de Elias deixou claro que havia uma diferença entre o serviço de Baal e o serviço do Senhor. Talvez nas mentes de muitos, não havia uma grande diferença - a única coisa importante era ter algum tipo de religião, e para ser sincero sobre isso, seguindo o seu coração para Deus, ou seu coração pode levar você a Ele. No entanto, Elias sabia que nunca poderia ser assim. Você quer servir a Baal ou vocês servem o Senhor, havia Muita diferença.
O apelo de Elias também chamou os seus ouvintes a prestar contas pelo período de tempo em que eles tinham feito uma não decisão entre Jehová e Baal. " Quanto tempo ", ele perguntou. "Quantos mais sermões que vocês querem? Quantos dias mais devem ser desperdiçados? Quantas advertências, quantas doenças, quantos avisos de que vocês devem morrer? Quantas sepulturas devem ser escavadas para a sua família, antes de vocês ficarem impressionados? Quantas pragas e pestes devem assolar a cidade antes que vocês se voltem para Deus, em verdade? Até quando coxeareis entre dois pensamentos? "
Mas o povo não lhe respondeu uma palavra : não havia nenhuma intenção e nenhum arrependimento. Faltava-lhes a coragem para tanto defender sua posição ou para mudá - la ... Eles estavam dispostos a viver apenas, não examinando suas vidas de baixa convicção
e espiritualidade, levando uma vida longe da presença de Deus.
e espiritualidade, levando uma vida longe da presença de Deus.
Elias podia ver com tanta precisão seus corações porque ele podia ver as suas ações . Era como se ele dissesse: "Eu sei que vocês não estão decididos na opinião, porque vocês não decidiu na práctica se Deus é Deus, desejam seguir a Baal, segui - o ..."
Elias propõe um teste entre Deus e Baal.
22 Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.
23 Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.
24 Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
Sozinho eu fiquei por profeta do Senhor : Isto provavelmente, não é verdade, e Elias tinha motivos para acreditar que não era verdade. No passado recente, Obadias disse que ele abrigava 150 profetas de Deus contra a perseguição de Jezabel e Acabe.
Deixe-nos dar dois touros, e deixá-los escolher um touro para si : Neste teste proposto, Elias teve o cuidado de dar os profetas de Baal em tudo potencial vantagem. Eles escolheram os dois touros, e escolheu qual eles iriam sacrificar e qual Elias iria sacrificar ...
E o Deus que responder com fogo, Ele é Deus : O fogo não viria ou para Elias ou para os profetas de Baal ... Tinha que ser de origem sobrenatural, e fornecidos por qualquer Baal ou pel0 Próprio Deus.
Novamente, Elias deu muita vantagem para os profetas de Baal. Pensava-se que Baal era o deus-céu, senhor do tempo e com o remetente de um relâmpago (eufemismoo para fogo do céu). Se Baal fosse real, ele certamente poderia enviar fogo do céu ...
Para colocar o próprio Deus e na linha antes de a nação de Israel se reunirem levou tempo
e muita fé. Elias aprendeu esta fé ao longo dos muitos meses de dependência diária de
Deus, tanto no ribeiro de Querite e na casa da viúva de Zarapeth.
e muita fé. Elias aprendeu esta fé ao longo dos muitos meses de dependência diária de
Deus, tanto no ribeiro de Querite e na casa da viúva de Zarapeth.
Claro, Elias tinha motivos de sobra para a confiança no Senhor, seu Deus. Primeiro, ele estava seguindo instruções expressas do Senhor (I Reis 18 : 36). Em segundo lugar, ele
sabia da história de Israel que Deus poderia e iria enviar fogo do céu sobre o sacrifício.
(Juízes 6 : 20 - 21 e II Crônicas 7 : 1 - 7).
sabia da história de Israel que Deus poderia e iria enviar fogo do céu sobre o sacrifício.
(Juízes 6 : 20 - 21 e II Crônicas 7 : 1 - 7).
Os profetas de Baal oram por fogo de seu deus.
25 E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.
26 E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.
27 E sucedeu que ao meio dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.
Invocaram o nome de Baal, desde a manhã até o meio dia, mesmo, dizendo: "Ó Baal, responde-nos!" Os profetas de Baal tinha uma vida de oração devota. Aqui eles oraram muito e com grande paixão. No entanto, porque não orar ao verdadeiro Deus, a sua oração não significava nada. Não houve voz; nem houve resposta.
Eles saltavam sobre o altar que tinham feito : Os profetas de Baal tinha uma vida de oração energica. Seu culto estava cheio de entusiasmo e atividade. No entanto, porque não foi direcionada para o verdadeiro Deus, a sua oração não significava nada.
Elias zombava deles : Elias não poderia resistir a oportunidade de zombar dos profetas de Baal por sua fé, evidenciando a tolice dos mesmos.
"A Ironia de Elias beirava o sarcasmo." As palavras meditando e ocupado podem ser traduzidas como "Talvez ele esteja ocupado com algum assunto fisiológico." e pode ser
um eufemismo para a eliminação física ...
um eufemismo para a eliminação física ...
"Rabi S. Jarchi dá a este o significado mais degradante, eu vou dar-lhe em latim, porque
é muito grosseira para ser colocada em Inglês; Fortassis ad locum secretum abiit, ut ventrem ibi exoneret ; "Talvez ele esteja ocupado com algum assunto fisiológico. "
"Isso certamente reduz a Baal para o menor grau de desprezo, e com ele o ridículo e sarcasmo estão completos. "
Os profetas de Baal trabalham mais em sua oração.
28 E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.
29 E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
Eles gritaram em voz alta, e se cortam, como era seu costume, com facas e com lancetas, até correr o sangue sobre eles : Os profetas de Baal eram totalmente sinceros, ainda em sua ignorância espíritual, e completamente dedicados à sua religião. Eles estavam tão comprometidos que expressaram com seu próprio sangue. Eles tinham zelo, mas sem o conhecimento e sabedoria de Deus - portanto, seu zelo lhes serviu para nada .
"A prática de ferimentos auto-infligidos para despertar a piedade de uma divindade ou de resposta é atestada em Ugarit, quando os homens 'banhado em seu próprio sangue como um profeta em êxtase."
"Isso foi feito de acordo com os ritos dessa religião bárbara; como o sangue do novilho não fez coisa alguma, eles achavam que seu próprio sangue poderia, e com isso eles mesmos se autoflagelaram, e seu sacrifício foi manchado e inútil. "
Mas não houve voz; ninguém respondeu, ninguém prestou atenção : Este é o triste resultado de adorar um deus imaginário ou o deus de nossa própria fabricação ... Podemos dedicar grande sinceridade, sacrifício e devoção a esses deuses, mas isso não significa nada. Não há ninguém para responder, em nossas necessidades.
Elias prepara o seu altar.
31 E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.
32 E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez um rêgo em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.
33 Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.
34 E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;
35 De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rêgo ele encheu de água.
Chegai-vos a mim : Quando foi a vez de Elias para sacrificar, primeiro ele prendeu a atenção das pessoas. Isso não foi em seu benefício, não em seu próprio, mas principalmente para o benefício de Deus ... Eles precisavam prestar atenção para que pudessem ver que o Senhor era um Deus verdadeiro, em contraste com Baal,que obviamente permanecera em em silêncio.
Ele reparou o altar do Senhor que fora abandonado : Elias era muito consciente de que ele reparou algo que se tornaria forte. Houvera uma vez um altar do Senhor no Carmelo e em Israel em geral ... Elias lutou para reviver algo que o pecado extinguira .
Preencha quatro potes com água e despeje-a sobre o holocausto e sobre a lenha : querendo fazer uma profunda impressão sobre o povo, Elias exigiu mais do Senhor ... Elias nem sequer sugeriu aos profetas de Baal que molhassem seu sacrifício uma ou duas vezes, e muito menos três vezes ... No entanto, Elias fez isso, confiante de que não era mais difícil para Deus para acender um sacrifício molhado ... do que para Ele incendiar madeira seca.
"Não pode houve dúvida, nem artifícios, como o uso de um líquido inflamável, muitas vezes usado como um solvente em vez de água, nem outro meio de ignição, como sugerido por alguns estudiosos. A oposição estava atenta e próxima".
A oração de Elias.
37 Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Na época da oferta do sacrifício da tarde : Cerca de 50 anos antes disso, Jeroboão, rei de Israel oficialmente desassociou os cidadãos do reino do norte da adoração do Deus de Israel, no templo em Jerusalém. No entanto, Elias ainda se lembrava do sacrifício da tarde que era oferecido de acordo com o mandamento de Deus todos os dias no templo em Jerusalém.
Que seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel e que eu sou teu servo : Ambos eram importantes. Era importante para o povo de Israel saber quem era o seu Deus, e que Elias era servo do Deus Vivo.
E que eu tenho feito todas estas coisas em sua palavra : Isso também era essencial, e nos ajuda a entender todo o evento. Elias fez isso de acordo com a palavra de Deus. Não foi solicitado por causa de sua própria inteligência, por causa da presunção ou por vanglória ... que Deus levou Elias para este confronto com os profetas de Baal.
"Não foi por capricho castigar a nação com a seca. Era nenhum esquema dele, que ele deveria colocar a divindade de Jeová ou de Baal à prova por um sacrifício para ser consumido por milagroso fogo ".
Recomenda - se que os crentes usem o mesmo princípio em oração, especialmente aqueles que pregam a Palavra de Deus ... "Vá você para o propiciatório com este como um dos seus argumentos:" Senhor, eu tenho feito segundo a tua palavra Agora deixá-lo se ver que é assim mesmo. Tenho pregado a tua palavra, e tu disseste: "Ela não voltará para mim vazia." Eu tenho orado por essas pessoas, e tu disseste: "A súplica de um justo pode muito em seus efeitos ", faça-se que este está de acordo com a tua palavra."
O resultado: resposta de Jehová pelo fogo.
39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!
40 E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.
Então o fogo do Senhor caiu : Os profetas de Baal tinham paixão, compromisso, sinceridade, dedicação e muita energia ... Porém, o que eles fizeram e esforçaram não tem um Deus no céu, que respondesse por meio do fogo ...
"A ação desse incêndio foi em todos os casos de queda dos céus, ao contrário da natureza de todo o fogo terreno e material. "
"Petição de Elias tinha durado menos de um minuto, mas produziu resultados espetaculares. A diferença reside A quem Elias se dirigiu em Oração."
O fogo do SENHOR caiu e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego : Quando o fogo de Deus caiu, o seu trabalho foi além das expectativas ... Teria sido suficiente se apenas as brasas para queimar o touro no altar fossem acesas, mas Deus queria mais do que uma vingança simples - Ele queria glorificar a Si mesmo entre as pessoas ...
Agora, quando todo o povo viu isto, prostraram sobre os seus rostos, e disseram: "O Senhor !, Ele é Deus O Senhor !, Ele é Deus " Neste momento, as pessoas estavam totalmente convencidas. Instados a escolher entre Baal e Javé, não havia escolha a fazer - obviamente, o Senhor era Deus ...
Tragicamente, isso era apenas uma convicção e conversão momentâneas. Isso não era renascimento duradouro em Israel. As pessoas estavam decididamente convencidas, mas não mudaram de forma duradoura e permanenbte ...
Elias disse-lhes: "Prendam os profetas de Baal! Não deixe nenhum deles escapar!" Uma vez que esta foi uma disputa entre o Senhor e Baal, os profetas de cada divindade tinha que ser responsável por seus respectivos resultados. O grande pecado do rei Acabe foi o seu patrocínio oficial dos profetas de Baal, e agora que a fraude de Baal foi exposta, os profetas tiveram que responder por isso e foram tratados de acordo com a Lei de Moisés (Deuteronômio 13 : 5, 13 :13 - 18, 17 : 2 - 5, e 18 : 9 - 22).
Elias simplesmente exigiu que os profetas de Baal recebessem o tratamento que promoveram para os profetas do Senhor.
Elias vai para Jezreel.
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Elias Ora por chuva.
41 Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva.
42 E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.
43 E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.
44 E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.
Sobe, come e bebe, porque há o som de abundante chuva : Elias sabia que uma vez que os sacerdotes de adoração de Baal foram derrotados, a finalidade para a seca foi cumprida ... A chuva estava a caminho. Elias e Acabe, que agora cada um faria o que eles queriam fazer - Elias orar e Acabe comer.
Ele curvou-se ao chão e pôs o rosto entre os joelhos : Esta era uma postura incomum de oração para Elias. Ele não estava ajoelhado, ele não estava sentado, ele não estava de pé e ele estava prostrado diante do Senhor. Isso mostra que o poder na oração reside na fé no Deus vivo ...
"Nós quase não reconhecê-lo, ele parece assim ter perdido a sua identidade Poucas horas antes, ele ficou ereto como um carvalho de Basã, agora, ele está curvado como um junco Então, como embaixador de Deus suplicou ao homem. Agora como o do homem intercessor, ele fala a Deus. Nem sempre é assim:
- Os homens que ficam eretos na presença do pecado curvam - se menos na presença de Deus. "
E sucedeu que pela sétima vez : Elias foi teimosamente persistente na oração. Era como se Elias não aceitasse um "não" como resposta, porque ele tinha certeza de que a vontade de Deus era enviar a chuva. Ele teimosamente promoveu a vontade de Deus, com a sua oração persistente.
" Volta lá sete vezes , não vamos ser abatidos por algumas decepções, mas continuar a esperar em Deus, quem vai me responder, e que rapidamente me dará a solução ".
"As promessas de Deus são dadas, não para conter, mas para incitar à oração. Eles mostram a direção em que podemos perguntar, e até que ponto podemos esperar uma resposta Eles, são o molde em que podemos derramar nossos espírito ardente, sem medo de errar ou nos decepcionar".
Há uma nuvem tão pequena quanto a mão de um homem, subindo do mar! Elias orou, pedindo com fé para Deus enviar a chuva. Elias, obviamente, sentiu essa era a vontade de Deus, mas foi a sua oração fervorosa, que trouxe a chuva. A evidência de que a chuva veio lentamente e de uma forma pequena, mas fora desta pequena evidência que Deus trouxe um poderoso trabalho.
Em 09 de novembro de 1904 edição da vida de fé , um jornal de Londres dedicada ao movimento da vida mais profundo, um escritor chamado Jessie Penn-Lewis relatou em um trabalho notável apenas começando no País de Gales sob o ministério de homens como Evan Roberts e Seth Joshua. Ela informou que a nuvem quie não é maior do que a mão de um homem havia surgido no País de Gales. Era uma descrição apropriada do início claro, mas pequeno do que se tornou
um poderoso trabalho ...
Charles Spurgeon usado este texto como uma ilustração dos pequenos sinais que precedem uma poderosa obra de Deus. Ele falou de quatro "certos sinais e símbolos para o bem que a fé em oração percebe claramente quando um despertar, um genuíno avivamento está por vir." Os cristãos devem considerar as seguintes coisas como as nuvens, tão pequena quanto a mão de um homem, subindo do mar .
· A crescente insatisfação com o estado atual das coisas, e uma ansiedade crescente entre os membros da igreja para a salvação das almas.
· Quando essa ansiedade leva os crentes a ser extremamente sinceros e insistentes em oração.
· Quando os ministros começam a tomar conselho uns com os outros, e dizer:
- "O que devemos fazer?"
· Quando veremos a doutrina da responsabilidade individual de cada cristão totalmente sentida e realizada em ação individual.
Prepare seu carro, e desça antes da a chuva: Esta era uma palavra de fé de Elias a Acabe. Com base apenas na observação de uma nuvem que era tão pequena quanto a mão de um homem , ele sabia que uma torrente estava a caminho.
Elias: uma corrida de 14 milhas.
45 E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.
46 E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.
Houve uma chuva forte : a palavra de Deus através de Elias foi provado ser verdade. A longa seca acabou, e demonstrou-se que as orações de Elias, ambos reteram a chuva e posteriormente trouxeram a chuva.
Em seguida, a mão do SENHOR veio sobre Elias, o qual cingiu os lombos e correu adiante de Acabe : Esta foi uma corrida de 14 milhas, obviamente por poder sobrenatural. Nós não sabemos exatamente quando isso foi importante para Deus para Elias para chegar a Jezreel primeiro, talvez tenha sido por isso que ele seria o primeiro a dizer algo sobre a rainha Jezabel...
"Para demonstrar que ele não tinha nem vergonha, nem medo para o que ele tinha feito, mas ele sabia como Jezebel iria ressentir-se, mas ousou aventurar-se no meio de seus inimigos, como estar confiante do poder e da proteção divina."
" Elias poderia ter feito tal prazo é assegurado nos corredores árabes, poderia facilmente cobrir cem milhas em dois dias."
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Leia, estude, medite na Palavra de Deus.
Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,
Nosso Deus!!!
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