I Reis Capítulo VIII
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1 ENTÃO congregou Salomão os anciãos de Israel, e todos os cabeças das tribos, os chefes dos pais dos filhos de Israel, diante de si em Jerusalém; para fazerem subir a arca da aliança do Senhor da cidade de Davi, que é Sião.
2 E todos os homens de Israel se congregaram ao rei Salomão, na ocasião da festa, no mês de Etanim, que é o sétimo mês.
3 E vieram todos os anciãos de Israel; e os sacerdotes alçaram a arca.
4 E trouxeram a arca do Senhor para cima, e o tabernáculo da congregação, juntamente com todos os objetos sagrados que havia no tabernáculo; assim os trouxeram para cima os sacerdotes e os levitas.
5 E o rei Salomão, e toda a congregação de Israel que se congregara a ele, estava com ele diante da arca, sacrificando ovelhas e vacas, que não se podiam contar nem numerar pela sua quantidade.
6 Assim trouxeram os sacerdotes a arca da aliança do Senhor ao seu lugar, ao oráculo da casa, ao lugar santíssimo, até debaixo das asas dos querubins.
7 Porque os querubins estendiam ambas as asas sobre o lugar da arca; e os querubins cobriam, por cima, a arca e os seus varais.
8 E os varais sobressaíram tanto, que as pontas dos varais se viam desde o santuário diante do oráculo, porém de fora não se viam; e ficaram ali até ao dia de hoje.
9 Na arca nada havia, senão só as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez a aliança com os filhos de Israel, saindo eles da terra do Egito.
10 E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a casa do Senhor.
11 E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor.
12 Então falou Salomão: O Senhor disse que ele habitaria nas trevas.
13 Certamente te edifiquei uma casa para morada, assento para a tua eterna habitação.
14 Então virou o rei o seu rosto, e abençoou toda a congregação de Israel; e toda a congregação de Israel estava em pé.
15 E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que falou pela sua boca a Davi, meu pai, e pela sua mão o cumpriu, dizendo:
16 Desde o dia em que eu tirei o meu povo Israel do Egito, não escolhi cidade alguma de todas as tribos de Israel, para edificar alguma casa para ali estabelecer o meu nome; porém escolhi a Davi, para que presidisse sobre o meu povo Israel.
17 Também Davi, meu pai, propusera em seu coração o edificar casa ao nome do Senhor Deus de Israel.
18 Porém o Senhor disse a Davi, meu pai: Porquanto propuseste no teu coração o edificar casa ao meu nome bem fizeste em o propor no teu coração.
19 Todavia tu não edificarás esta casa; porém teu filho, que sair de teus lombos, edificará esta casa ao meu nome.
20 Assim confirmou o Senhor a sua palavra que falou; porque me levantei em lugar de Davi, meu pai, e me assentei no trono de Israel, como tem falado o Senhor; e edifiquei uma casa ao nome do Senhor Deus de Israel.
21 E constituí ali lugar para a arca em que está a aliança do Senhor, a qual fez com nossos pais, quando os tirou da terra do Egito.
22 E pôs-se Salomão diante do altar do Senhor, na presença de toda a congregação de Israel; e
estendeu as suas mãos para os céus,
23 E disse: Ó Senhor Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem em baixo na terra; que guardas a aliança e a beneficência a teus servos que andam com todo o seu coração diante de ti.
24 Que guardaste a teu servo Davi, meu pai, o que lhe disseras; porque com a tua boca o disseste, e com a tua mão o cumpriste, como neste dia se vê.
25 Agora, pois, ó Senhor Deus de Israel, guarda a teu servo Davi, meu pai, o que lhe falaste, dizendo: Não te faltará sucessor diante de mim, que se assente no trono de Israel; somente que teus filhos guardem o seu caminho, para andarem diante de mim como tu andaste diante de mim.
26 Agora também, ó Deus de Israel, cumpra-se a tua palavra que disseste a teu servo Davi, meu pai.
27 Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.
28 Volve-te, pois, para a oração de teu servo, e para a sua súplica, ó Senhor meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo hoje faz diante de ti.
29 Para que os teus olhos noite e dia estejam abertos sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.
30 Ouve, pois, a súplica do teu servo, e do teu povo Israel, quando fizerem neste lugar; também ouve tu no lugar da tua habitação nos céus; ouve também, e perdoa.
31 Quando alguém pecar contra o seu próximo, e puserem sobre ele juramento de maldição, fazendo-o jurar, e vier juramento de maldição diante do teu altar nesta casa,
32 Ouve tu, então, nos céus e age e julga a teus servos, condenando ao injusto, fazendo recair o seu proceder sobre a sua cabeça, e justificando ao justo, rendendo- lhe segundo a sua justiça.
33 Quando o teu povo Israel for ferido diante do inimigo, por ter pecado contra ti, e se converterem a ti, e confessarem o teu nome, e orarem e suplicarem a ti nesta casa,
34 Ouve tu então nos céus, e perdoa o pecado do teu povo Israel, e torna-o a levar à terra que tens dado a seus pais.
35 Quando os céus se fechar, e não houver chuva, por terem pecado contra ti, e orarem neste lugar, e confessarem o teu nome, e se converterem dos seus pecados, havendo-os tu afligido,
36 Ouve tu então nos céus, e perdoa o pecado de teus servos e do teu povo Israel, ensinando-lhes o bom caminho em que andem, e dá chuva na tua terra que deste ao teu povo em herança.
37 Quando houver fome na terra, quando houver peste, quando houver queima de searas, ferrugem, gafanhotos ou pulgão, quando o seu inimigo o cercar na terra das suas portas, ou houver alguma praga ou doença,
38 Toda a oração, toda a súplica, que qualquer homem de todo o teu povo Israel fizer, conhecendo cada um a chaga do seu coração, e estendendo as suas mãos para esta casa,
39 Ouve tu então nos céus, assento da tua habitação, e perdoa, e age, e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, e segundo vires o seu coração, porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens.
40 Para que te temam todos os dias que viverem na terra que deste a nossos pais.
41 E também ouve ao estrangeiro, que não for do teu povo Israel, quando vier de terras remotas, por amor do teu nome
42 (Porque ouvirão do teu grande nome, e da tua forte mão, e do teu braço estendido), e vier orar voltado para esta casa,
43 Ouve tu nos céus, assento da tua habitação, e faze conforme a tudo o que o estrangeiro a ti clamar, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome, para te temerem como o teu povo Israel, e para saberem que o teu nome é invocado sobre esta casa que tenho edificado.
44 Quando o teu povo sair à guerra contra o seu inimigo, pelo caminho por que os enviares, e orarem ao Senhor, para o lado desta cidade, que tu elegeste, e desta casa, que edifiquei ao teu nome,
45 Ouve, então, nos céus a sua oração e a sua súplica, e faze-lhes justiça.
46 Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares às mãos do inimigo, de modo que os levem em cativeiro para a terra inimiga, quer longe ou perto esteja,
47 E na terra aonde forem levados em cativeiro cairem em si, e se converterem, e na terra do seu cativeiro te suplicarem, dizendo: Pecamos, e perversamente procedemos, e cometemos iniqüidade,
48 E se converterem a ti com todo o seu coração e com toda a sua alma, na terra de seus inimigos que os levarem em cativeiro, e orarem a ti para o lado da sua terra que deste a seus pais, para esta cidade que elegeste, e para esta casa que edifiquei ao teu nome;
49 Ouve então nos céus, assento da tua habitação, a sua oração e a sua súplica, e faze-lhes justiça.
50 E perdoa ao teu povo que houver pecado contra ti, todas as transgressões que houverem cometido contra ti; e dá-lhes misericórdia perante aqueles que os têm cativos, para que deles tenham compaixão.
51 Porque são o teu povo e a tua herança que tiraste da terra do Egito, do meio do forno de ferro.
52 Para que teus olhos estejam abertos à súplica do teu servo e à súplica do teu povo Israel, a fim de os ouvires em tudo quanto clamarem a ti.
53 Pois tu para tua herança os elegeste de todos os povos da terra, como tens falado pelo ministério de Moisés, teu servo, quando tiraste a nossos pais do Egito, Senhor Deus.
54 Sucedeu, pois, que, acabando Salomão de fazer ao Senhor esta oração e esta súplica, estando de joelhos e com as mãos estendidas para os céus, se levantou de diante do altar do Senhor.
55 E pôs-se em pé, e abençoou a toda a congregação de Israel em alta voz, dizendo:
56 Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo.
57 O Senhor nosso Deus seja conosco, como foi com nossos pais; não nos desampare, e não nos deixe.
58 Inclinando a si o nosso coração, para andar em todos os seus caminhos, e para guardar os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos que ordenou a nossos pais.
59 E que estas minhas palavras, com que supliquei perante o Senhor, estejam perto, diante do Senhor nosso Deus, de dia e de noite, para que execute o juízo do seu servo e o juízo do seu povo Israel, a cada qual no seu dia.
60 Para que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus, e que não há outro.
61 E seja o vosso coração inteiro para com o Senhor nosso Deus, para andardes nos seus estatutos, e guardardes os seus mandamentos como hoje.
62 E o rei e todo o Israel com ele ofereceram sacrifícios perante a face do Senhor.
63 E deu Salomão para o sacrifício pacífico que ofereceu ao Senhor, vinte e duas mil vacas e cento e vinte mil ovelhas; assim o rei e todos os filhos de Israel consagraram a casa do Senhor.
64 No mesmo dia santificou o rei o meio do átrio que estava diante da casa do Senhor; porquanto ali preparara os holocaustos e as ofertas com a gordura dos sacrifícios pacíficos; porque o altar de cobre que estava diante da face do Senhor era muito pequeno para nele caberem os holocaustos e as ofertas, e a gordura dos sacrifícios pacíficos.
65 No mesmo tempo celebrou Salomão a festa, e todo o Israel com ele, uma grande congregação, desde a entrada de Hamate até ao rio do Egito, perante a face do Senhor nosso Deus; por sete dias, e mais sete dias; catorze dias.
66 E no oitavo dia despediu o povo, e eles abençoaram o rei; então se foram às suas tendas, alegres e felizes de coração, por causa de todo o bem que o Senhor fizera a Davi seu servo, e a Israel seu povo.
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A Dedicação do Templo.
A Arca da Aliança é trazido para o templo.
Israel se reúne em Jerusalém.
1 ENTÃO congregou Salomão os anciãos de Israel, e todos os cabeças das tribos, os chefes dos pais dos filhos de Israel, diante de si em Jerusalém; para fazerem subir a arca da aliança do Senhor da cidade de Davi, que é Sião.
2 E todos os homens de Israel se congregaram ao rei Salomão, na ocasião da festa, no mês de Etanim, que é o sétimo mês.
Salomão congregou os anciãos de Israel e todos os cabeças das tribos, os chefes dos pais dos filhos de Israel : Salomão pretendeu que este seja uma espetacular "cerimônia de abertura" para o Templo.
Que eles possam trazer a arca da aliança do SENHOR : O templo não foi declarado "aberto" até que a Arca da Aliança foi colocada no lugar mais santo. A arca era o item mais importante no templo.
Qual é o sétimo mês : O templo foi concluído no oitavo mês (I Reis 06 : 38), mas Salomão escolheu o sétimo mês pela dedicação, 11 meses mais tarde ", o qual ele escolheu comum no que diz respeito à conveniência de seu povo , porque agora eles se reuniram em todos os seus frutos, e agora eles tinham subido a Jerusalém para celebrar a festa dos tabernáculos. "
O lugar da arca da Aliança é definida no Santo dos Santos.
3 E vieram todos os anciãos de Israel; e os sacerdotes alçaram a arca.
4 E trouxeram a arca do Senhor para cima, e o tabernáculo da congregação, juntamente com todos os objetos sagrados que havia no tabernáculo; assim os trouxeram para cima os sacerdotes e os levitas.
5 E o rei Salomão, e toda a congregação de Israel que se congregara a ele, estava com ele diante da arca, sacrificando ovelhas e vacas, que não se podiam contar nem numerar pela sua quantidade.
6 Assim trouxeram os sacerdotes a arca da aliança do Senhor ao seu lugar, ao oráculo da casa, ao lugar santíssimo, até debaixo das asas dos querubins.
7 Porque os querubins estendiam ambas as asas sobre o lugar da arca; e os querubins cobriam, por cima, a arca e os seus varais.
8 E os varais sobressaíram tanto, que as pontas dos varais se viam desde o santuário diante do oráculo, porém de fora não se viam; e ficaram ali até ao dia de hoje.
9 Na arca nada havia, senão só as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez a aliança com os filhos de Israel, saindo eles da terra do Egito.
Os sacerdotes levaram a arca : Salomão teve o cuidado de obedecer ao que Deus mandou sobre o transporte da arca da aliança, que era apenas para ser realizado por sacerdotes. Ele não vai repetir o erro de seu pai David em II Samuel 6 : 1 - 8.
E todos os móveis sagrados que havia no tabernáculo : A arca da aliança era o item mais importante no templo, mas não é o único item. Eles também trouxeram o candelabro, a mesa de pão, eo altar do incenso do tabernáculo para o templo.
"É geralmente aceito que havia agora dois tabernáculos, um em Gibeão, e outro na cidade de David, qual David tinha construído como residência temporária para a arca. "
Sacrificando ovelhas e vacas, que não poderiam ser contados ou contadas, por numerosas : foi Salomão "over top" em seu esforço para honrar e louvar a Deus neste grande dia.
Nada estava na arca senão as duas tábuas de pedra que Moisés ali tinha posto em Horebe : em um ponto anterior da história de Israel, havia três itens na arca da aliança. Mais cedo, dentro da arca foram o pote de ouro que continha o maná (Êxodo 16 : 33), a vara de Arão que floresceu (Números 17 : 6 - 11), e as tábuas da aliança (Êxodo 25 : 16). Nós não sabemos o que aconteceu com o pote de ouro do maná e a vara de Arão, mas eles não estavam na arca quando Salomão colocou - a no lugar mais santo.
Quando o SENHOR fez um pacto com os filhos de Israel, quando vinham da terra do Egito : A lembrança da libertação do Egito é significativa, porque há um sentido em que esta - cerca de 500 anos depois do Êxodo - é o ponto culminante da libertação do Egito. Do Egito e no deserto de Israel, em caso de necessidade, viviam em tendas - e da habitação de Deus era uma barraca. Agora, desde que Salomão construiu o templo, a morada de Deus entre Israel era um prédio , um lugar de permanência e segurança.
A glória de Deus enche o templo.
10 E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a casa do Senhor.
11 E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor.
12 Então falou Salomão: O Senhor disse que ele habitaria nas trevas.
13 Certamente te edifiquei uma casa para morada, assento para a tua eterna habitação.
Uma nuvem encheu a casa do SENHOR : Esta foi a nuvem de glória, visto muitas vezes no Antigo e no Novo Testamento, às vezes chamado a nuvem de glória Shekinah. É difícil definir a Glória de Deus, podemos chamá-lo de o resplendor radiante de Seu Caráter e Presença. Aqui manifesta-se em uma nuvem:
· Esta é a nuvem que estava por Israel no deserto (Êxodo 13 : 21 - 22).
· Esta é a nuvem de glória que Deus falou para Israel a partir de (Êxodo 16 : 10).
· Esta é a nuvem da qual Deus se encontrou com Moisés e outros
(Êxodo 19 : 09; 24 : 15 - 18; Números 11 : 25; 12 : 05; 16 : 42).
· Esta é a nuvem que estava junto à porta do Tabernáculo (Êxodo 33 : 9 - 10).
· Esta é a nuvem da qual Deus apareceu para o Sumo Sacerdote no Lugar Santo, no interior do véu (Levítico 16 : 02).
· Esta é a nuvem da visão de Ezequiel, enchendo o templo de Deus com o brilho de
sua glória (Ezequiel 10 : 04).
· Esta é a nuvem de glória que ofuscou Maria quando concebeu Jesus pelo poder do Espírito Santo (Lucas 1 : 35).
· Esta é a nuvem presente na transfiguração de Jesus
(Lucas 9 : 34 - 35).
· Esta é a nuvem de glória que recebeu Jesus ao céu em Sua ascensão (Atos 1 : 9).
· Esta é a nuvem que irá exibir a glória de Jesus Cristo, quando Ele retornar em triunfo a esta terra (Lucas 21 : 27; Apocalipse 1 : 7).
"Há um paralelo a este evento em Atos 2 : 1 - 4 em que Deus marca o início da igreja como o templo do Espírito Santo, tornando sua presença conhecida através do som de uma poderosa vitória correndo e enchendo os presentes com o Espírito Santo. "
Assim que os sacerdotes não podiam continuar a ministrar por causa da nuvem : a presença extrema da glória de Deus fez o serviço normal ser impossível. O sentido da presença de Deus era tão intensa que os sacerdotes sentiram que era impossível continuar no prédio.
Sabemos que Deus é bom e que Deus é amor, por que uma presença intensa de bondade e amor fazem os sacerdotes sentem que não poderia continuar? Porque Deus não é só bondade e amor, Ele também é santo - e da santidade de Deus fez os sacerdotes sentirem que não podiam mais ficar na Sua presença.
O intenso sentimento de presença do nosso santo Deus não é um sentimento "morno e distorcido". Homens como Pedro (Lucas 05 : 08), Isaías (Isaías 06 : 05) e João (Apocalipse 1 : 17) sentiram - se feridos na presença de Deus. Isso não foi porque Deus os forçou a sentir uma sensação desconfortável em cima deles, mas porque eles simplesmente não podia sentir -se confortáveis, precisavam sentir a diferença entre sua pecaminosidade e a santidade de Deus.
Podemos também pensar nos sacerdotes como os que ministravam a Deus sob a Antiga Aliança. A Nova Aliança - o pacto de graça e de verdade (João 1 : 17) - nos oferece um melhor acesso a Deus.
Esta glória permaneceu no templo, até que Israel rejeitou totalmente a Deus nos dias da monarquia dividida. O profeta Ezequiel viu a glória sair do templo (Ezequiel 10 : 18).
Certamente vos tenho uma casa exaltado, e um lugar para você viver para sempre construído justamente Salomão percebeu que a presença da nuvem significava que Deus habitava no templo de uma maneira especial:. Enquanto isso não escorregar para um mal-entendido supersticioso, foi bom para reconhecer um lugar especial para vir e encontrar-se com Deus.
Discurso na dedicação do templo do Senhor.
14 Então virou o rei o seu rosto, e abençoou toda a congregação de Israel; e toda a congregação de Israel estava em pé.
15 E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que falou pela sua boca a Davi, meu pai, e pela sua mão o cumpriu, dizendo:
16 Desde o dia em que eu tirei o meu povo Israel do Egito, não escolhi cidade alguma de todas as tribos de Israel, para edificar alguma casa para ali estabelecer o meu nome; porém escolhi a Davi, para que presidisse sobre o meu povo Israel.
17 Também Davi, meu pai, propusera em seu coração o edificar casa ao nome do Senhor Deus de Israel.
18 Porém o Senhor disse a Davi, meu pai: Porquanto propuseste no teu coração o edificar casa ao meu nome bem fizeste em o propor no teu coração.
19 Todavia tu não edificarás esta casa; porém teu filho, que sair de teus lombos, edificará esta casa ao meu nome.
20 Assim confirmou o Senhor a sua palavra que falou; porque me levantei em lugar de Davi, meu pai, e me assentei no trono de Israel, como tem falado o Senhor; e edifiquei uma casa ao nome do Senhor Deus de Israel.
21 E constituí ali lugar para a arca em que está a aliança do Senhor, a qual fez com nossos pais, quando os tirou da terra do Egito.
15 E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que falou pela sua boca a Davi, meu pai, e pela sua mão o cumpriu, dizendo:
16 Desde o dia em que eu tirei o meu povo Israel do Egito, não escolhi cidade alguma de todas as tribos de Israel, para edificar alguma casa para ali estabelecer o meu nome; porém escolhi a Davi, para que presidisse sobre o meu povo Israel.
17 Também Davi, meu pai, propusera em seu coração o edificar casa ao nome do Senhor Deus de Israel.
18 Porém o Senhor disse a Davi, meu pai: Porquanto propuseste no teu coração o edificar casa ao meu nome bem fizeste em o propor no teu coração.
19 Todavia tu não edificarás esta casa; porém teu filho, que sair de teus lombos, edificará esta casa ao meu nome.
20 Assim confirmou o Senhor a sua palavra que falou; porque me levantei em lugar de Davi, meu pai, e me assentei no trono de Israel, como tem falado o Senhor; e edifiquei uma casa ao nome do Senhor Deus de Israel.
21 E constituí ali lugar para a arca em que está a aliança do Senhor, a qual fez com nossos pais, quando os tirou da terra do Egito.
Quem falou pela sua boca a Davi, meu pai e com a sua mão cumpriu a ele : Salomão reconheceu que o templo era o cumprimento de Deus plano, e não de Davi ou Salomão. Davi e Salomão foram instrumentos humanos, mas o trabalho era Deus.
Out of Egypt. . . fora da terra do Egito : Salomão pressiona a lembrança do Êxodo. Apesar de ter acontecido 500 anos antes, foi tão importante e real para Israel como o dia em que isso tudo acontecera.
A oração de Salomão.
Salomão reconhece a natureza e o caráter de Deus.
22 E pôs-se Salomão diante do altar do Senhor, na presença de toda a congregação de Israel; e estendeu as suas mãos para os céus,
23 E disse: Ó Senhor Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem em baixo na terra; que guardas a aliança e a beneficência a teus servos que andam com todo o seu coração diante de ti.
Em pé diante do altar do SENHOR : Salomão não dedicou o templo na parte de dentro do templo. Seria inapropriado para ele a fazê-lo, porque ele era um rei e não um sacerdote. O lugar santo e o lugar santíssimo eram apenas para descendentes escolhidos do Sumo Sacerdote.
E estendeu as mãos para o céu : Esta foi a postura mais comum de oração no Antigo Testamento. Muitas pessoas modernas fechar os olhos, incline a cabeça, e dobre suas mãos como eles rezam, mas a tradição do Antigo Testamento era a espalhar-se as mãos para o céu em um gesto de entrega, abertura e recepção pronto.
"É digno de nota sobre esta oração que é tão completa e abrangente como se estivesse destinado a ser o resumo de todas as orações futuras oferecidos no templo."
"Um deles é atingido, além disso, com o fato de que a linguagem está longe de ser nova, e está cheio de citações do Pentateuco, alguns dos quais são quase palavra por palavra, enquanto que o sentido do todo pode ser encontrada nas passagens memoráveis em Levítico e Deuteronômio. "
Não há Deus em cima no céu, nem na terra abaixo como você : Salomão reconheceu que Deus era completamente original. Os pretensos deuses das nações não podiam ser comparados a ele de qualquer forma.
Salomão reconhece Deus como o criador e detentor das promessas.
24
Que guardaste a teu servo Davi, meu pai, o que lhe disseras; porque
com a tua boca o disseste, e com a tua mão o cumpriste, como neste dia
se vê.
25 Agora, pois, ó Senhor Deus de Israel, guarda a teu servo Davi, meu pai, o que lhe falaste, dizendo: Não te faltará sucessor diante de mim, que se assente no trono de Israel; somente que teus filhos guardem o seu caminho, para andarem diante de mim como tu andaste diante de mim.
26 Agora também, ó Deus de Israel, cumpra-se a tua palavra que disseste a teu servo Davi, meu pai.
25 Agora, pois, ó Senhor Deus de Israel, guarda a teu servo Davi, meu pai, o que lhe falaste, dizendo: Não te faltará sucessor diante de mim, que se assente no trono de Israel; somente que teus filhos guardem o seu caminho, para andarem diante de mim como tu andaste diante de mim.
26 Agora também, ó Deus de Israel, cumpra-se a tua palavra que disseste a teu servo Davi, meu pai.
Você manteve o que prometeu : Solomão primeiro agradeceu e louvou a Deus pelo Seu passado cumprimento das promessas.
Salomão clamou a Deus para manter as promessas que Ele fez. Este é o grande segredo para o poder na oração - para tirar as promessas de Deus ao coração na fé, e, em seguida, com ousadia e reverência invocá - lo para cumprir as promessas.
"Deus enviou a promessa com o propósito de ser utilizada. Se eu vejo um Banco de finanças na Inglaterra, é uma promessa para uma certa quantidade de dinheiro, e eu vou levá-lo e usá-lo. Mas oh eu, meu amigo, não tente usar a vontade de Deus em relação as suas promessas, nada agrada a Deus melhor do que ver suas promessas postas em circulação, ele gosta de ver seus filhos, levá-los até ele, e dizer: " SENHOR , faça o que disseste. "
Esse tipo de oração se apodera da promessa de Deus. Só porque Deus promete não significa que a possuímos. Através da oração acreditando assim, Deus promete. Se não o fizermos apropriando -nos na fé, a promessa de Deus é deixada para trás se não a reclamamos.
Salomão pede a Deus para habitar neste lugar e honrar aqueles que buscam aqui.
27
Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o
céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu
tenho edificado.28 Volve-te, pois, para a oração de teu servo, e para a sua súplica, ó Senhor meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo hoje faz diante de ti.
29 Para que os teus olhos noite e dia estejam abertos sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.
30 Ouve, pois, a súplica do teu servo, e do teu povo Israel, quando fizerem neste lugar; também ouve tu no lugar da tua habitação nos céus; ouve também, e perdoa.
Quanto menos esta casa que edifiquei! Nós nos sentimos contentes que Salomão disse isso. De sua declaração em I Reis 8 : 12 - 13 nós poderíamos ter pensado que ele derivou para uma idéia supersticiosa de que Deus realmente viveu no templo com a exclusão de outros lugares. Era importante reconhecer que se Deus tinha uma especial presença no templo, Ele era muito grande para ser restrito apenas ao templo.
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Você pode ouvir a súplica do teu servo e do teu povo Israel, quando orarem neste lugar : Salomão pediu a Deus que incline o seu ouvido para o rei e as pessoas quando oravam no templo. Por esta razão, muitos judeus observantes ainda vão orar voltadoa para a direção do local do templo em Jerusalém.
Quando ouvir, perdoai - nos : Salomão sabia que a coisa mais importante que Israel precisava era de perdão . Esta foi a maior resposta à oração Israel poderia esperar de Deus.
Ouve quando Seu povo prestar juramento no templo.
31
Quando alguém pecar contra o seu próximo, e puserem sobre ele
juramento de maldição, fazendo-o jurar, e vier juramento de maldição
diante do teu altar nesta casa,
32 Ouve tu, então, nos céus e age e julga a teus servos, condenando ao injusto, fazendo recair o seu proceder sobre a sua cabeça, e justificando ao justo, rendendo- lhe segundo a sua justiça.
32 Ouve tu, então, nos céus e age e julga a teus servos, condenando ao injusto, fazendo recair o seu proceder sobre a sua cabeça, e justificando ao justo, rendendo- lhe segundo a sua justiça.
Vem e faz um juramento diante do teu altar neste templo : Os fundamentos do templo foram usados como um lugar para verificar e autorizar juramentos. Quando uma disputa acontecia e era uma palavra contra a outra, Salomão pediu para que o templo fosse um lugar para jurar corretamente.
Ouça no céu, e agir, e julgar seus servos : Salomão pediu a Deus que pode ver o que o homem não pode - quem sabe o coração oculto do homem - e para fazer valer do céu os juramentos feitos no templo.
Ouve quando Seu povo está derrotado.
33
Quando o teu povo Israel for ferido diante do inimigo, por ter
pecado contra ti, e se converterem a ti, e confessarem o teu nome, e
orarem e suplicarem a ti nesta casa,
34 Ouve tu então nos céus, e perdoa o pecado do teu povo Israel, e torna-o a levar à terra que tens dado a seus pais.
34 Ouve tu então nos céus, e perdoa o pecado do teu povo Israel, e torna-o a levar à terra que tens dado a seus pais.
Ao teu povo Israel for derrotado diante do inimigo : Muitas vezes em sua história, Israel sofreu uma derrota e só poderia clamar a Deus. Foi ainda pior quando a derrota era porque eles tinham pecado contra o SENHOR.
Quando eles se voltarem para Ti e confessarem Teu Nome, e orarem e fizerem súplicas a ti no templo, ouve então do céu : Salomão pediu a Deus que ouvisse as orações de Israel derrotados, porém humildes e penitentes. Deus respondeu a esta oração de Salomão, e Ele perdoa e restaura o seu povo derrotado quando eles vêm em humildade e arrependimento.
Ouvi em tempos de peste e fome.
35
Quando os céus se fechar, e não houver chuva, por terem pecado
contra ti, e orarem neste lugar, e confessarem o teu nome, e se
converterem dos seus pecados, havendo-os tu afligido,
36 Ouve tu então nos céus, e perdoa o pecado de teus servos e do teu povo Israel, ensinando-lhes o bom caminho em que andem, e dá chuva na tua terra que deste ao teu povo em herança.
37 Quando houver fome na terra, quando houver peste, quando houver queima de searas, ferrugem, gafanhotos ou pulgão, quando o seu inimigo o cercar na terra das suas portas, ou houver alguma praga ou doença,
38 Toda a oração, toda a súplica, que qualquer homem de todo o teu povo Israel fizer, conhecendo cada um a chaga do seu coração, e estendendo as suas mãos para esta casa,
39 Ouve tu então nos céus, assento da tua habitação, e perdoa, e age, e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, e segundo vires o seu coração, porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens.
40 Para que te temam todos os dias que viverem na terra que deste a nossos pais.
36 Ouve tu então nos céus, e perdoa o pecado de teus servos e do teu povo Israel, ensinando-lhes o bom caminho em que andem, e dá chuva na tua terra que deste ao teu povo em herança.
37 Quando houver fome na terra, quando houver peste, quando houver queima de searas, ferrugem, gafanhotos ou pulgão, quando o seu inimigo o cercar na terra das suas portas, ou houver alguma praga ou doença,
38 Toda a oração, toda a súplica, que qualquer homem de todo o teu povo Israel fizer, conhecendo cada um a chaga do seu coração, e estendendo as suas mãos para esta casa,
39 Ouve tu então nos céus, assento da tua habitação, e perdoa, e age, e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, e segundo vires o seu coração, porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens.
40 Para que te temam todos os dias que viverem na terra que deste a nossos pais.
Quando o céu se fechar e não houver chuva : Seca era uma ameaça constante para a economia baseada na agricultura em Israel. Se não houvesse chuva, não haveria comida.
Quando orarem neste lugar, e confessarem o teu nome, e se converterem dos seus pecados, porque Tu afligiste - os, então ouve do céu : Solomão não é uma prova concreta de que Deus iria perdoar e ouvir o seu povo arrependido. Excelente resposta vem de Deus para o nosso arrependimento, e vem de Sua graça , não da justiça .
Quando cada um sabe a chaga do seu coração : Salomão reconheceu que algumas pragas são facilmente vistas, mas outras pragas vêm de nosso próprio coração. Muitos são amaldiçoados por uma praga que ninguém mais pode ver, mas vive em seu íntimo, no próprio coração . Salomão pede a Deus para responder a um homem atingido pelas pragas quando ele humildemente implora no templo.
Um homem não tem que ser sem pecado ou justo para ter sua oração respondida no templo. Ele poderia ser um homem culpado, atingida por uma praga de seu próprio coração - e ainda encontrar um Deus Gracioso e Misericordioso quando ele vier em humilde arrependimento, buscando a Presença de Deus.
" Um grande número de homens pensam que sabem as pragas dos corações de outras pessoas, e há uma grande discussão no mundo sobre esta família, e essa pessoa, e o outro. peço-vos par deixar os escândalos, e que pensem em seus próprios males. "
Ouve quando um estrangeiro ora.
41 E também ouve ao estrangeiro, que não for do teu povo Israel, quando vier de terras remotas, por amor do teu nome.
42 (Porque ouviram do teu grande nome, e da tua forte mão, e do teu braço estendido), e vier orar voltado para esta casa,
43 Ouve tu nos céus, assento da tua habitação, e faze conforme a tudo o que o estrangeiro a ti clamar, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome, para te temerem como o teu povo Israel, e para saberem que o teu nome é invocado sobre esta casa que tenho edificado.
42 (Porque ouviram do teu grande nome, e da tua forte mão, e do teu braço estendido), e vier orar voltado para esta casa,
43 Ouve tu nos céus, assento da tua habitação, e faze conforme a tudo o que o estrangeiro a ti clamar, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome, para te temerem como o teu povo Israel, e para saberem que o teu nome é invocado sobre esta casa que tenho edificado.
Além disso, a respeito de um estrangeiro : o templo estava em Israel, mas sempre foi destinado a ser uma Casa de Oração para Todas as Nações ( Isaías 56 : 7). Deus queria que o templo fosse um tribunal dos gentios, para ser um lugar onde as nações poderiam vir e orar.
A violação deste princípio fez Jesus ficar com raiva. Quando Ele veio ao templo e encontrou os átrios exteriores - o único lugar onde as nações dos gentios pudessem vir a orar - mais como uma reunião de troca do que de uma casa de oração, Ele expulsou os cambistas e os mercadores (Mateus 21 : 13).
Ouça no céu, lugar da tua habitação, e faze conforme tudo para que o estrangeiro chama-lhe, que todos os povos da terra conheçam o teu nome e te temam : Salomão pediu a Deus para que ouvisse a oração do estrangeiro. Ele sabia que quando Deus misericordiosamente responderia às orações de estrangeiros, chamou aqueles de outras nações ao Deus de todas as nações.
Ouve quando Israel sai para a batalha e Ora no cativeiro.
45 Ouve, então, nos céus a sua oração e a sua súplica, e faze-lhes justiça.
46 Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares às mãos do inimigo, de modo que os levem em cativeiro para a terra inimiga, quer longe ou perto esteja,
47 E na terra aonde forem levados em cativeiro cairem em si, e se converterem, e na terra do seu cativeiro te suplicarem, dizendo: Pecamos, e perversamente procedemos, e cometemos iniqüidade,
48 E se converterem a ti com todo o seu coração e com toda a sua alma, na terra de seus inimigos que os levarem em cativeiro, e orarem a ti para o lado da sua terra que deste a seus pais, para esta cidade que elegeste, e para esta casa que edifiquei ao teu nome;
49 Ouve então nos céus, assento da tua habitação, a sua oração e a sua súplica, e faze-lhes justiça.
50 E perdoa ao teu povo que houver pecado contra ti, todas as transgressões que houverem cometido contra ti; e dá-lhes misericórdia perante aqueles que os têm cativos, para que deles tenham compaixão.
51 Porque são o teu povo e a tua herança que tiraste da terra do Egito, do meio do forno de ferro.
52 Para que teus olhos estejam abertos à súplica do teu servo e à súplica do teu povo Israel, a fim de os ouvires em tudo quanto clamarem a ti.
53 Pois tu para tua herança os elegeste de todos os povos da terra, como tens falado pelo ministério de Moisés, teu servo, quando tiraste a nossos pais do Egito, Senhor Deus.
Quando o teu povo sair à guerra contra o inimigo, onde quer que você enviar-lhes : Salomão orou com a idéia de que Deus deveria responder às orações de súplicas de vitória feitas em terras estrangeiras em direção ao templo, mas só quando eles lutavam como Deus ensinou - os. Isso não seria uma justificativa para que Deus abençoasse cada aventura militar.
Quando pecarem contra ti (pois não há ninguém que não peque) : Esta é uma afirmação do Antigo Testamento sucinta do princípio, mas claramente em Romanos 3 : 23: por que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus .
Quando eles vêm para si na terra onde eles foram levados cativos : Salomão também pediu a Deus para ouvir a oração de Israel do cativeiro em uma terra estrangeira. Este reconheceu que o Deus do Templo poderia responder orações feitas longe do templo.
Salomão abençoa o povo.
A bênção vem porque Deus respondeu à minha oração.
54
Sucedeu, pois, que, acabando Salomão de fazer ao Senhor esta oração
e esta súplica, estando de joelhos e com as mãos estendidas para os
céus, se levantou de diante do altar do Senhor.
55 E pôs-se em pé, e abençoou a toda a congregação de Israel em alta voz, dizendo:
56 Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo.
57 O Senhor nosso Deus seja conosco, como foi com nossos pais; não nos desampare, e não nos deixe.
58 Inclinando a si o nosso coração, para andar em todos os seus caminhos, e para guardar os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos que ordenou a nossos pais.
59 E que estas minhas palavras, com que supliquei perante o Senhor, estejam perto, diante do Senhor nosso Deus, de dia e de noite, para que execute o juízo do seu servo e o juízo do seu povo Israel, a cada qual no seu dia.
60 Para que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus, e que não há outro.
61 E seja o vosso coração inteiro para com o Senhor nosso Deus, para andardes nos seus estatutos, e guardardes os seus mandamentos como hoje.
55 E pôs-se em pé, e abençoou a toda a congregação de Israel em alta voz, dizendo:
56 Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo.
57 O Senhor nosso Deus seja conosco, como foi com nossos pais; não nos desampare, e não nos deixe.
58 Inclinando a si o nosso coração, para andar em todos os seus caminhos, e para guardar os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos que ordenou a nossos pais.
59 E que estas minhas palavras, com que supliquei perante o Senhor, estejam perto, diante do Senhor nosso Deus, de dia e de noite, para que execute o juízo do seu servo e o juízo do seu povo Israel, a cada qual no seu dia.
60 Para que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus, e que não há outro.
61 E seja o vosso coração inteiro para com o Senhor nosso Deus, para andardes nos seus estatutos, e guardardes os seus mandamentos como hoje.
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Esdras orava de joelhos (Esdras 9 : 05),
o Salmista nos chamou a ajoelhar-se (Salmo 95 : 6),
Daniel orava de joelhos (Daniel 6 : 10),
as pessoas vieram para Jesus ajoelhados (Mateus 17 : 14, Mateus 20 : 20, Marcos 1 : 40),
Stephen orava de joelhos (Atos 7 : 60), Peter rezou de joelhos (Atos 9 : 40),
Paulo orou de joelhos (Atos 20 : 36, Efésios 3 : 14),
e outros cristãos primitivos oraram de joelhos (Atos 21 : 05).
Mais importante ainda, Jesus orou de joelhos (Lucas 22 : 41).
A Bíblia tem suficiente oração não nos joelhos para nos mostrar que não é necessário, mas também tem a oração suficiente sobre os joelhos para nos mostrar que ele isso é bom.
o Salmista nos chamou a ajoelhar-se (Salmo 95 : 6),
Daniel orava de joelhos (Daniel 6 : 10),
as pessoas vieram para Jesus ajoelhados (Mateus 17 : 14, Mateus 20 : 20, Marcos 1 : 40),
Stephen orava de joelhos (Atos 7 : 60), Peter rezou de joelhos (Atos 9 : 40),
Paulo orou de joelhos (Atos 20 : 36, Efésios 3 : 14),
e outros cristãos primitivos oraram de joelhos (Atos 21 : 05).
Mais importante ainda, Jesus orou de joelhos (Lucas 22 : 41).
A Bíblia tem suficiente oração não nos joelhos para nos mostrar que não é necessário, mas também tem a oração suficiente sobre os joelhos para nos mostrar que ele isso é bom.
Nenhuma só palavra falhou de todas as Boas Promessas, o que Ele prometeu através de Seu servo Moisés : Salomão orou muitas vezes apelando para as promessas de Deus, faz sentido que ele louvou a Deus pelo passado cumprimento de Suas Promessas. Sabendo disto, Salomão teve confiança e fé em sua oração.
Que o SENHOR nosso Deus seja conosco, como foi com nossos pais : Deus prometeu estar com Israel, mas Salomão sabia que era importante pedir a Deus para cumprir a Sua promessa. Ele vinha pleiteando as promessas de Deus.
Que todos os povos da terra saibam que o SENHOR é Deus : Salomão mostra mais uma vez o impulso missionário que muitas vezes era negligenciado e que Deus queria em Israel. As Bênçãos para Israel não foram para acabar apenas em Israel, Deus quis abençoar o mundo através de Israel.
A festa da dedicação do templo.
62 E o rei e todo o Israel com ele ofereceram sacrifícios perante a face do Senhor.
63 E deu Salomão para o sacrifício pacífico que ofereceu ao Senhor, vinte e duas mil vacas e cento e vinte mil ovelhas; assim o rei e todos os filhos de Israel consagraram a casa do Senhor.
64 No mesmo dia santificou o rei o meio do átrio que estava diante da casa do Senhor; porquanto ali preparara os holocaustos e as ofertas com a gordura dos sacrifícios pacíficos; porque o altar de cobre que estava diante da face do Senhor era muito pequeno para nele caberem os holocaustos e as ofertas, e a gordura dos sacrifícios pacíficos.
65 No mesmo tempo celebrou Salomão a festa, e todo o Israel com ele, uma grande congregação, desde a entrada de Hamate até ao rio do Egito, perante a face do Senhor nosso Deus; por sete dias, e mais sete dias; catorze dias.
66 E no oitavo dia despediu o povo, e eles abençoaram o rei; então se foram às suas tendas, alegres e felizes de coração, por causa de todo o bem que o Senhor fizera a Davi seu servo, e a Israel seu povo.
63 E deu Salomão para o sacrifício pacífico que ofereceu ao Senhor, vinte e duas mil vacas e cento e vinte mil ovelhas; assim o rei e todos os filhos de Israel consagraram a casa do Senhor.
64 No mesmo dia santificou o rei o meio do átrio que estava diante da casa do Senhor; porquanto ali preparara os holocaustos e as ofertas com a gordura dos sacrifícios pacíficos; porque o altar de cobre que estava diante da face do Senhor era muito pequeno para nele caberem os holocaustos e as ofertas, e a gordura dos sacrifícios pacíficos.
65 No mesmo tempo celebrou Salomão a festa, e todo o Israel com ele, uma grande congregação, desde a entrada de Hamate até ao rio do Egito, perante a face do Senhor nosso Deus; por sete dias, e mais sete dias; catorze dias.
66 E no oitavo dia despediu o povo, e eles abençoaram o rei; então se foram às suas tendas, alegres e felizes de coração, por causa de todo o bem que o Senhor fizera a Davi seu servo, e a Israel seu povo.
Ele ofereceu ao SENHOR , vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas : Este ato é um impressionante - quantidade de sacrifício - quase grotesca. Cada animal foi sacrificado ritualmente e uma parte foi dedicada ao SENHOR , e uma porção dado aos sacerdotes e ao povo. Foi o suficiente para alimentar uma vasta multidão por duas semanas.
Foi uma grande quantidade tal de sacrifício que eles especialmente consagraram a área em frente ao templo para receber os sacrifícios, porque o altar de bronze que estava diante do SENHOR era muito pequeno para receber os holocaustos .
Naquele tempo celebrou Salomão a festa, e todo o Israel com ele : Desde a época do ano e a duração desta festa , entendemos que esta era a Festa dos Tabernáculos, estendida para além das suas normais sete dias nesta ocasião especial.
"A Festa dos Tabernáculos era em si mesmo uma grande ocasião de alegria e um espírito maior de comunidade entre todos os israelitas. A dedicação do templo feito nesta ocasião ainda mais alegre e memorável, e no momento da celebração foi devidamente ampliada."
Por todo o bem que o SENHOR tinha feito a Davi, seu servo, e a Israel seu povo : Esta conta da dedicação do templo, onde termina a história do templo começou - com Davi, não Salomão. O escritor lembra que ele era o coração e a visão de David, que começou o trabalho do templo (2 Samuel 7 : 1 - 3 e seguintes).
"Como Salomão era feliz, e como era próspero, se o seu rei continuasse a andar em retidão perante Deus! Mas, infelizmente, o rei caiu, e a nação seguiu seu exemplo."
Fontes deste Estudo Bíblico.
Fontes deste Estudo Bíblico.
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Leia, estude, medite na Palavra de Deus.
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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,
Nosso Deus!!!
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