Êxodo Capítulo XXX
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02 - Êxodo Capítulo : 30
. 1 Farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás.
2 O seu comprimento será de um côvado, e a sua largura de um côvado; será quadrado; e de dois côvados será a sua altura; as suas pontas formarão uma só peça com ele.
3 De ouro puro o cobrirás, tanto a face superior como as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e lhe farás uma moldura de ouro ao redor.
4 Também lhe farás duas argolas de ouro debaixo da sua moldura; nos dois cantos de ambos os lados as farás; e elas servirão de lugares para os varais com que o altar será levado.
5 Farás também os varais de madeira de acácia e os cobrirás de ouro.
6 E porás o altar diante do véu que está junto à arca do testemunho, diante do propiciatório, que se acha sobre o testemunho, onde eu virei a ti.
7 E Arão queimará sobre ele o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará.
8 Também quando acender as lâmpadas à tardinha, o queimará; este será incenso perpétuo perante o Senhor pelas vossas gerações.
9 Não oferecereis sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem oferta de cereais; nem tampouco derramareis sobre ele ofertas de libação.
10 E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as pontas do altar; com o sangue do sacrifício de expiação de pecado, fará expiação sobre ele uma vez no ano pelas vossas gerações; santíssimo é ao Senhor.
11 Disse mais o Senhor a Moisés:
12 Quando fizeres o alistamento dos filhos de Israel para sua enumeração, cada um deles dará ao Senhor o resgate da sua alma, quando os alistares; para que não haja entre eles praga alguma por ocasião do alistamento.
13 Dará cada um, ao ser alistado, meio siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte jeiras); meio siclo é a oferta ao Senhor.
14 Todo aquele que for alistado, de vinte anos para cima, dará a oferta do Senhor.
15 O rico não dará mais, nem o pobre dará menos do que o meio siclo, quando derem a oferta do Senhor, para fazerdes expiação por vossas almas.
16 E tomarás o dinheiro da expiação dos filhos de Israel, e o designarás para o serviço da tenda da revelação, para que sirva de memorial a favor dos filhos de Israel diante do Senhor, para fazerdes expiação por vossas almas.
17 Disse mais o Senhor a Moisés:
18 Farás também uma pia de bronze com a sua base de bronze, para lavatório; e a porás entre a tenda da revelação e o altar, e nela deitarás água,
19 com a qual Arão e seus filhos lavarão as mãos e os pés;
20 quando entrarem na tenda da revelação lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para fazer oferta queimada ao Senhor.
21 Lavarão, pois, as mãos e os pés, para que não morram; e isto lhes será por estatuto perpétuo a ele e à sua descendência pelas suas gerações.
22 Disse mais o Senhor a Moisés:
23 Também toma das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos,
24 de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him.
25 Disto farás um óleo sagrado para as unções, um perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado para as unções.
26 Com ele ungirás a tenda da revelação, a arca do testemunho,
27 a mesa com todos os seus utensílios, o candelabro com os seus utensílios, o altar de incenso,
28 a altar do holocausto com todos os seus utensílios, o altar de incenso,
29 Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que as tocar será santo.
30 Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio.
31 E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Este me será o óleo sagrado para as unções por todas as vossas gerações.
32 Não se ungirá com ele carne de homem; nem fareis outro de semelhante composição; sagrado é, e para vós será sagrado.
33 O homem que compuser um perfume como este, ou que com ele ungir a um estranho, será extirpado do seu povo.
34 Disse mais o Senhor a Moisés: Toma especiarias aromáticas: estoraque, e ônica, e gálbano, especiarias aromáticas com incenso puro; de cada uma delas tomarás peso igual;
35 e disto farás incenso, um perfume segundo a arte do perfumista, temperado com sal, puro e santo;
36 e uma parte dele reduzirás a pó e o porás diante do testemunho, na tenda da revelação onde eu virei a ti; coisa santíssima vos será.
37 Ora, o incenso que fareis conforme essa composição, não o fareis para vós mesmos; santo vos será para o Senhor.
38 O homem que fizer tal como este para o cheirar, será extirpado do seu povo.
Êxodo 30 - Mais Tabernáculo Assuntos Relacionados
O altar do incenso.
1. (1-5) Como fazer o altar do incenso.
"Farás um altar para queimar o incenso; você deve fazê-lo de madeira de acácia um côvado o seu comprimento será de um côvado e sua largura;. Deve ser quadrado, e dois côvados a sua altura Seus chifres devem ser de um. . peça com ele e você deve sobrepor sua parte superior, suas paredes ao redor, e seus chifres de ouro puro, e lhe farás uma coroa de ouro ao redor Dois anéis de ouro que você deve fazer para ele, sob o molde em ambos. seus lados. Você deve colocá-los em seus dois lados, e eles serão os titulares para os pólos com que suportar. Você deve fazer as varas de madeira de acácia, e os cobrirás de ouro. "
um. Faça um altar para queimar incenso em: O altar do incenso era feito de madeira de acácia revestida com ouro. Era 18 polegadas (0,5 metros) quadrados e 3 pés (1 metro) de altura.
b. Dois anéis de ouro que você deve fazer para ele ... eles serão titulares para os pólos com que a suportá-lo: O altar do incenso também foi realizada pelo sistema de anéis e postes, assim como a Arca da Aliança, a mesa de pão, o altar de bronze com a sua grelha.
2. (6-10) O uso do altar do incenso.
"E você deve colocá-lo diante do véu que está diante da arca do testemunho, diante do propiciatório, que está sobre o testemunho, onde me encontrarei com você Arão queimará sobre ele doce incenso todas as manhãs;. Quando ele tende as lâmpadas , ele deve queimar incenso sobre ele. E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde, ele deve queimar incenso sobre ele incenso perpétuo perante o Senhor pelas vossas gerações. Você não deve oferecer sobre ele incenso estranho, nem holocausto, ou um oferta de cereais, nem você deve derramar uma oferta de bebida sobre ele e Arão fará expiação sobre as pontas do altar, uma vez por ano com o sangue do sacrifício das expiações;. uma vez por ano fará expiação sobre ele pelas vossas gerações É mais. santo ao Senhor. "
um. Você deve colocá-lo diante do véu que está diante da arca do testemunho: o altar do incenso do lado de fora do véu, no lugar santo (não no lugar mais santo). Por isso, era bastante perto da Arca da Aliança, ainda separados pelo véu.
eu. Foi no lugar santo do tabernáculo, juntamente com o candelabro de ouro e a mesa de pão. "A mesa de pão representado comunhão com Deus, o candelabro falou do testemunho para o mundo, e agora o altar de ouro fala da oferta de adoração." (Morgan)
b. Onde eu vou encontrar com você: Polvilhadas ao longo desta descrição do tabernáculo e os móveis foram lembretes da finalidade do tabernáculo. Era um lugar para o homem ao encontro de Deus.
c. Arão queimará sobre ele doce incenso todas as manhãs: Aaron (e outros sacerdotes depois dele) foram instruídos para queimar incenso no altar esta todos os dias como parte de seus deveres sacerdotais normais, tanto na parte da manhã e à noite (quando Aaron acender as lâmpadas no crepúsculo, ele deve queimar incenso sobre ele).
eu. Incenso é uma imagem de oração, na doçura do seu cheiro e do jeito que sobe ao céu (taças de ouro de incenso, que são as orações dos santos, de acordo com Apocalipse 5: 8). O ministério no altar do incenso fala de como o povo de Deus deve vir continuamente para Ele em oração.
ii. Apocalipse 8: 3-4 descreve o altar de ouro do incenso em pé diante do trono Deuses ": Em seguida, outro anjo, tendo um incensário de ouro, veio e ficou no altar. Ele foi dado muito incenso, para que se oferecesse com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono. E a fumaça do incenso, com as orações dos santos, diante de Deus subiu da mão do anjo.
d. Você não deve oferecer sobre ele incenso estranho: os sacerdotes não eram autorizadas a oferecer a Deus o que quisessem sobre o altar do incenso. Incenso estranho estava proibida.
e. Você não deve oferecer sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem oferta; nem você deve derramar uma oferta de bebida sobre ele: Ele foi chamado ao altar do incenso, mas um sacrifício animal ou bebida oferta nunca foi colocado em cima dele.
eu. A oração não é o lugar expiação sacrificial é feita; é o lugar expiação sacrificial é apreciado. Nós não nos salvar através da oração; oramos por causa da obra salvadora de Jesus na cruz.
f. Arão fará expiação sobre as suas pontas uma vez por ano com o sangue da oferta pelo pecado da expiação: O altar do incenso não era um lugar de sacrifício, mas era um lugar para o sangue expiatório. No Dia da Expiação, Aaron tinha que ungir as pontas do altar do incenso com o sangue do sacrifício expiatório.
eu. Uma vez por ano o altar do incenso recebeu o sangue da expiação, mas era um lugar onde a expiação foi lembrado e apreciado, não fez.
ii. Isto ilustra o princípio de que a oração não expiar nossos pecados, mas deve ser sempre feita em referência ao sangue expiatório de Jesus. O Dia da Expiação era apenas uma vez por ano, mas todos os dias quando os sacerdotes trouxe uma manhã e à noite oferta de incenso que viu o sangue manchado chifres do altar. Este foi um lembrete constante da obra de sangue expiatório.
B. O dinheiro do resgate para um censo.
1. (11-12) A razão para o dinheiro do resgate.
Em seguida, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Quando você toma o censo dos filhos de Israel para seu número, então cada homem deve dar um resgate por ele mesmo para o Senhor, quando você numerá-las, que não pode haver nenhuma praga entre eles quando você numerá-los ".
um. Quando você tomar o censo dos filhos de Israel para o seu número: Mais tarde no livro de Números, dois censos significativos foram registrados da nação de Israel. Aqui, Deus fez provisão para fazer um censo sem ser atormentado.
b. Isso pode não haver praga entre eles, quando você numerá-las: Um censo colocar Israel em risco de praga porque um censo (a numeração) significada propriedade. Este falou contra a posse de Israel de Deus, porque em seu pensamento, um homem só tem o direito de contar ou número que lhe pertencia. Israel não pertence a Israel; Israel pertencia a Deus. Cabia a ele para comandar uma contagem.
eu. Se a contagem foi feita sem receber o dinheiro do resgate, um censo comunicada a idéia de que um rei ou um líder humano propriedade Israel, quando só Deus fez. Este era o problema de David em 2 Samuel 24: 1-25, quando Davi fez um censo sem o dinheiro do resgate e Deus atormentado Israel.
2. (13-16) Como tomar um censo com dinheiro do resgate.
"Isso é o que todo mundo entre aqueles que são numerados dará.:. Meio shekel de acordo com o siclo do santuário (este siclo é de vinte jeiras) O meio-shekel será uma oferta ao Senhor Todo mundo incluído entre aqueles que são numerados , de vinte anos para cima, dará a oferta ao Senhor. O rico não dará mais eo pobre não dará menos de meio shekel, quando você dá uma oferta ao Senhor, para fazer expiação por vós. E tomarás o dinheiro da expiação dos filhos de Israel, e nomeia-o para o serviço da tenda da reunião, que pode ser um memorial para os filhos de Israel perante o Senhor, para fazer expiação por vós. "
um. Todos incluído entre aqueles que são numerados, de vinte anos para cima, dará a oferta ao Senhor: O censo foi incluir todos com vinte e mais. Esta parece ser a idade israelita da vida adulta cheia neste sentido. Todo mundo também teve que dar um montante igual - um meio shekel.
eu. Este dinheiro do resgate falou claramente: todo mundo deve a Deus; Todos são obrigados a Ele. "O Senhor ordenou que todos os homens ao longo de vinte anos de idade devem pagar metade de um shekel como dinheiro do resgate, confessando que ele merecia morrer, proprietária de que ele estava em dívida para com Deus, e levando a quantia exigida como um tipo de uma grande redenção que seria por e-by ser pago para as almas dos filhos dos homens. " (Spurgeon)
ii. "Mais tarde, o" meio shekel "tornou-se um imposto anual do templo (Mateus 17:24)." (Cole)
b. O rico não dará mais eo pobre não dará menos ... para fazer expiação por vós mesmos: Este não foi um pedido de uma oferta de livre-arbítrio, nem foi um dízimo proporcional. Este foi mais como um imposto único, onde todos recebem o mesmo montante, rico ou pobre - porque este era para fazer expiação. Não era que o dinheiro era a expiação, mas marcou os únicos que foram expiou.
eu. Neste sentido, não é um padrão para nossa doação sob a Nova Aliança. Nova Aliança dando deve ser proporcional, de acordo com o princípio de que devemos dar em proporção à nossa bênção (1 Coríntios 16: 2).
ii. Em vez de um padrão de nossa própria doação, esse dinheiro era um retrato do custo da nossa própria redenção. "Os ricos não estavam a dar mais, os pobres não dar menos; para significar que todas as almas eram igualmente preciosa aos olhos de Deus, e que não houve diferença de circunstâncias externas poderiam afetar o estado da alma, todos pecaram, e todos devem ser resgatados pelo mesmo preço ". (Clarke)
iii. "O meio-shekel não foi um presente, no sentido de uma oferta de livre-arbítrio. Foi um reconhecimento de redenção, um sinal de expiação, feitas e recebidas. Aqui os ricos e os pobres, estava sobre um perfeita igualdade." (Morgan)
iv. Como assim, todos tinham que pagar o seu próprio dinheiro do resgate. No montante fixo para cada membro da tribo ou família poderia cumprimento desta obrigação.
c. Nomear para o serviço da tenda da reunião: Este dinheiro foi dado ao serviço do tabernáculo. Havia uma grande quantidade de prata necessário na construção do tabernáculo, e esta é a forma como ele foi obtido.
eu. "Ele deve ter pesado algo mais de quatro toneladas, o que foi dedicado ao uso da tenda: a aplicação especial do metal precioso era fazer soquetes em que as placas que fez as paredes da tenda deve ser colocado." (Spurgeon)
C. outras necessidades para o tabernáculo.
1. (17-21) A pia de bronze.
Em seguida, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: ". Farás também uma pia de bronze, com a sua base de cobre, para lavar porás entre a tenda da congregação eo altar E você deve colocar água nele,. para Arão e seus filhos lavarão as mãos e os pés na água a partir dele. Quando entrarem na tenda da congregação, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender a oferta queimada ao Senhor, que lavará . com água, para que não morram Então, eles devem lavar as mãos e os pés, para que não morram E será um estatuto perpétuo para eles;. a ele e à sua descendência pelas suas gerações ".
um. Faça uma pia de bronze: A pia bronze não tinha dimensões específicas. Foi essencialmente uma piscina para as lavagens cerimoniais, entre o altar de bronze e da tenda da congregação.
b. De bronze, com a sua base de bronze: Quando ele foi feito, o metal para a pia de bronze veio dos espelhos das mulheres de Israel (Êxodo 38: 8). Foi uma coisa maravilhosa para as pessoas a desistir da medida de sua própria aparência para a limpeza de Deus.
c. Porás entre a tenda da congregação eo altar: "A pia, em seguida, foi para ficar no grande pátio, diante dos homens entrou na Tenda si ... Os sacerdotes devem certamente ter necessário para lavar após o sacrifício e sangue ritual, por isso tinha valor prático bem. " (Cole)
d. Então, eles devem lavar as mãos e os pés, para que não morram: A pia de bronze fala da lavagem que é necessário para qualquer um que quisesse entrar na presença de Deus.
eu. A ideia foi expressa por meio de um Salmo: Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu lugar santo? Aquele que tem as mãos limpas e coração puro. (Salmo 24: 3-4)
ii. Quando Jesus lavou os pés dos discípulos, disse-lhes: Aquele que se banhou não necessita de lavar senão os pés, mas está completamente limpo (João 13:10). Quando vamos a Jesus estamos inicialmente limpos (1 Coríntios 6:11), mas também deve ser continuamente lavado da poeira e da sujeira do mundo por ter os pés lavados por Jesus.
iii. Uma forma importante esta lavagem ocorre é através da Palavra de Deus: a lavagem da água, pela palavra. (Efésios 5:26)
2. (22-33) O azeite da santa unção.
Além disso, o Senhor falou a Moisés, dizendo: "Também toma para ti especiarias de qualidade; quinhentos siclos de mirra, metade do que a canela de cheiro doce (duzentos e cinqüenta siclos), duzentos e cinqüenta siclos de cana-de-cheiroso, quinhentos siclos de cássia, segundo o siclo do santuário, e um him de azeite. E você deve fazer a partir destes um azeite da santa unção, o perfume composto segundo a arte do perfumista. Ele será o azeite da santa unção . Com ele ungirás a tenda da congregação, ea arca do testemunho; a mesa e todos os seus utensílios, o candelabro e seus utensílios, e o altar do incenso, o altar do holocausto com todos os seus utensílios, ea pia sua base Você deve consagrar-los, para que possam ser mais santo;. o que lhes toca deve ser santa e ungirás Arão e seus filhos, e consagrar-los, para que possam servir a mim como sacerdotes E você deve falar com o.. filhos de Israel, dizendo: 'Este será o azeite da santa unção a Mim as vossas gerações. Ele não deve ser derramado sobre a carne do homem; nem farás qualquer outro como ele, de acordo com a sua composição. Ele é santo, e ele será santo para você. Quem compostos tal como este, ou quem quer que coloca nada disso em um estranho, será extirpado do seu povo. " "
um. Faça destes azeite da santa unção, o perfume composto segundo a arte do perfumista: Este óleo foi usado para ungir os sacerdotes e os artigos que pertencem ao serviço. Foi considerado como um composto sagrada que não poderia ser imitado nem usado como óleo de aromatização normal.
b. Ele não deve ser derramado sobre a carne do homem: Desde que o óleo é emblemático do Espírito Santo, vemos que o Espírito Santo não é derramado para melhorar a nossa carne, mas para glorificar a Si mesmo.
c. Também não deve fazer qualquer outro como ele ... ele é santo, e ele será santo para você: Isso mostra que a obra do Espírito Santo nunca é para ser imitado. Não deve haver lugar para incentivar a imitação feita pelo homem dos presentes ou operações do Espírito Santo. Para fazer isso nega a santidade do Espírito Santo, sobre seu trabalho como algo que podemos fazer tão bem na nossa cabeça.
eu. 'Muito solene são as liminares que nem o óleo sagrado, nem o santo incenso era para ser usado de qualquer forma de gratificação pessoal. "(Morgan)
3. (34-38) O incenso sagrado.
E disse o SENHOR a Moisés: ". Toma especiarias aromáticas, estoraque e onicha e gálbano e incenso puro com essas especiarias doces; haverá quantidades iguais de cada Farás destes um incenso, um composto de acordo com a arte do perfumista, temperado, puro e santo. E você deve bater algumas delas muito fino, e pôs um pouco dele diante do testemunho, na tenda da congregação, onde me encontrarei com você. Ele será santíssimo para você. Mas, quanto a o incenso que fareis, você não deve fazer por si mesmos, de acordo com a sua composição. Ele vos será santo para o Senhor. Quem fizer tal como este, para cheirá-lo, ele será extirpada do seu povo. "
um. Faça deles um incenso, um composto de acordo com a arte do perfumista, temperado, puro e santo: O incenso especial para o tabernáculo foi feita de acordo com os mesmos princípios que o óleo da unção. Deus não queria que esse cheiro sagrado - que simboliza a doçura da oração - a ser utilizado para a atração humana ou adorno.
eu. "Onde foram oferecidos tantos sacrifícios era essencialmente necessário ter algum perfume agradável para neutralizar os odores desagradáveis que deve ter surgido a partir do abate de tantos animais, a aspersão de tanto sangue, ea queima de tanta carne". (Clarke)
ii. Salgado: ". Esta" salga "da mistura foi provavelmente concebido para fixar rápida combustão, através da adição de cloreto de sódio Talvez também foi realizado para o valor do sal conservante." (Cole)
b. Quem fizer tal como este, para cheirá-lo, ele será extirpada do seu povo: Deus estava tão preocupado em proteger o carácter único do incenso tabernáculo, que ordenou a excomunhão para quem quisesse fazer essas coisas sagradas comum.
Fontes deste Estudo Bíblico.
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