Êxodo Capítulo XXIV

Posted by TKM











By google.



02 - Êxodo Capítulo : 24

.
1 Depois disse Deus a Moisés: Subi ao Senhor, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e adorai de longe.

2 Só Moisés se chegará ao Senhor; os, outros não se chegarão; nem o povo subirá com ele.

3 Veio, pois, Moisés e relatou ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos; então todo o povo respondeu a uma voz: Tudo o que o Senhor tem falado faremos.

4 Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor e, tendo-se levantado de manhã cedo, edificou um altar ao pé do monte, e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel,

5 e enviou certos mancebos dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos, e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos, de bois.

6 E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar.

7 Também tomou o livro do pacto e o leu perante o povo; e o povo disse: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.

8 Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo e disse: Eis aqui o sangue do pacto que o Senhor tem feito convosco no tocante a todas estas coisas.

9 Então subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel,

10 e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza.

11 Deus, porém, não estendeu a sua mão contra os nobres dos filhos de Israel; eles viram a Deus, e comeram e beberam.

12 Depois disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e espera ali; e dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para lhos ensinares.

13 E levantando-se Moisés com josué, seu servidor, subiu ao monte de Deus,

14 tendo dito aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós; eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver alguma questão, se chegará a eles.

15 E tendo Moisés subido ao monte, a nuvem cobriu o monte.

16 Também a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia, do meio da nuvem, Deus chamou a Moisés.

17 Ora, a aparência da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.

18 Moisés, porém, entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.

Êxodo 24 - O Pacto é feito

 

A. A assinatura do pacto Mosaico.

 

1. (1-3) Moisés relaciona todas as palavras do Senhor e todos os juízos a Israel.

 

Agora, Ele disse a Moisés: "Sobe ao SENHOR, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e da adoração de longe Só Moisés se chegará ao Senhor, mas eles não se chegará.; nem o povo subirá com ele. " Então veio Moisés, e relatou ao povo todas as palavras do Senhor e todos os julgamentos. E todo o povo respondeu a uma voz e disse: "Todas as palavras que o Senhor tem falado faremos."

 

um. Come-se ao Senhor, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel: Somos lembrados de que Deus falou capítulos Êxodo 20:22 através de 23:33 a Moisés sozinho. Agora, outras pessoas estavam por vir em cima da montanha e manter a distância (adoração de longe), mas Moisés só se chegará. Moisés foi permitido o acesso especial para Deus, assim Deus falou a Moisés e Moisés falou à nação.

 

b. Então veio Moisés, e relatou ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos; Quando o povo ouviu a lei de Deus eles responderam com acordo completo (todo o povo respondeu a uma só voz). Em seguida, eles concordaram verbalmente em obedecer ao Senhor (Todas as palavras que o Senhor tem falado faremos).

 

eu. Israel aqui foi talvez culpado de um enorme excesso de confiança. A maneira como eles pareciam dizer facilmente a Deus: "Vamos manter a tua lei" parecia não ter apreço pela forma como completa e profundamente abrangente lei de Deus é.

 

ii. No entanto, uma nação que tinha sido aterrorizada pela impressionante presença de Deus no Sinai não estava em estado de espírito para fazer qualquer coisa, mas concordar com Deus.

 

2. (4-8) A nação confirma seu compromisso solene com Deus.

 

E Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. E ele levantou-se de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel. Então ele enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos e ofertas pacíficas de bois sacrificados ao Senhor. E Moisés levou metade do sangue, e pô-la em bacias, e metade do sangue que ele aspergido sobre o altar. Então ele pegou o livro do Pacto e ler na audição das pessoas. E eles disseram: "Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos." E Moisés tomou o sangue, e espargiu-o sobre o povo e disse: "Este é o sangue da aliança que o Senhor fez convosco, conforme todas estas palavras."

 

um. E Moisés escreveu todas as palavras do Senhor: no verso anterior (Êxodo 24: 3), Israel concordaram verbalmente em uma relação de aliança com Deus; mas há um sentido em que isso simplesmente não é bom o suficiente. Eles devem fazer coisas específicas para confirmar a sua aliança com Deus. Primeiro, a palavra de Deus deve ser escrito: Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. A palavra de Deus era importante o suficiente para que ele não foi ser deixada para recolhimento humano e da natureza criativa de memória. Ele teve de ser escrito.

 

eu. eu. Deus não fez um pacto indivíduo com o seu próprio arranjo para cada israelita. Havia um pacto. O mesmo é verdade hoje sob a Nova Aliança. Você tem uma relação pessoal com Deus; você não tem o seu próprio contrato particular com Ele que contradiz as palavras revelada do Senhor.

 

ii. Com a mesma idéia Deus falou através de Habacuque: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que ele possa executar que lê-lo. (Habacuque 2: 2)

 

b. Quem ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos, de bois sacrificados ao Senhor: Em segundo lugar, aliança só foi feita no contexto de sacrifício. Sacrifício admite nosso próprio pecado e não diante de Deus, e que aborda essa necessidade através da morte de um substituto.

 

eu. Ele enviou os jovens: "Este é um toque primitivo, vindo de antes do tempo de um sacerdócio especializado ... Não há nada mágico na escolha dos jovens para a tarefa.: É puramente uma consideração prática Para vincular gado para uma pedra altar necessário força e agilidade. A jovem era um guerreiro natural, de modo que ele era um "sacerdote" natural. " (Cole)

 

c. Ele tomou o Livro da Aliança e leu aos ouvidos do povo: Em terceiro lugar, aliança foi feita quando a palavra de Deus é ouvida e respondida. Nossa aliança com Deus é baseado em suas palavras e seus termos, não a nossa palavras e termos.

 

eu. Além disso, deve haver uma resposta à palavra de Deus: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos. Tanto quanto Deus não iria negociar Sua aliança com Israel, e não deixou forçá-lo sobre elas. Eles devem responder livremente.

 

ii. Livro da Aliança: "O livro (Êxodo 24: 7). É, sem dúvida, o germe do Antigo Testamento" (Thomas)

 

d. Moisés tomou o sangue, aspergido sobre o povo: Quarta, aliança foi feita com a aplicação de sangue. Enquanto o país recebeu o sangue do pacto, o pacto foi selado.

 

eu. Não havia nada de mágico sobre o sangue, mas porque representava a vida de um ser (Porque a vida da carne está no sangue, Levítico 17:11), o sangue representa o derramamento de vida, de uma vida que está sendo dado para outro.

 

ii. "Blood-ritual de algum tipo é comum a maioria das formas de aliança: testemunhar o costume em muitas terras de fazer" irmãos de sangue ", permitindo que o sangue de duas pessoas para conviver e fluir juntos em um só." (Cole)

 

iii. "Metade do sangue a ser aspergido sobre o altar, e metade dela polvilhado sobre o povo, mostraram que tanto a Deus, e eles foram reciprocamente vinculados a essa aliança." (Clarke)

 

iv. Quase mil anos depois, Deus não esqueceu o sangue dessa aliança: Por causa do sangue do teu pacto, eu libertei os teus presos da cova sem água. (Zacarias 9:11)

 

v. O sangue da aliança de Jesus nos salva: isto é o meu sangue da nova aliança, que é derramado por muitos para a remissão dos pecados. (Mateus 26:28)

 

vi. O sangue da aliança de Jesus é também o fundamento de todo o nosso crescimento e maturidade em Cristo: Ora, o Deus da paz, que fez subir o nosso Senhor Jesus dentre os mortos, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da aliança eterna, fazer você completar em toda boa obra para fazer a Sua vontade, operando em vós o que é agradável à sua vista, por meio de Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém. (Hebreus 13: 20-21)

 

iv. Nosso trato com Deus através da Nova Aliança segue o mesmo padrão pacto:

 

· Palavras de Deus ler

· Sacrifício deve ser feita

· Receber as palavras de Deus

· Receber o sangue do sacrifício

 

B. Os anciãos e sacerdotes de Israel com Deus no Sinai.

 

1. (9-11) Os anciãos de Israel se encontrar com Deus.

 

Então Moisés subiu, também Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e eles viram o Deus de Israel. E lá estava debaixo de seus pés como se fosse uma calçada de pedra de safira, e era como se o próprio céu na sua claridade. Mas sobre os nobres dos filhos de Israel Ele não estendeu a sua mão. Então, eles viram a Deus, e comeram e beberam.

 

um. E viram o Deus de Israel: É difícil dizer exatamente o que viram. O que eles viram debaixo de seus pés sugere que, no máximo, eles viram o escabelo de Deus. O mais provável é que eles viram algum aspecto de uma visão celestial de Deus, segundo o padrão de Isaías (Isaías 6) ou Ezequiel (Ezequiel 1).

 

eu. "Neste verso é igualmente salientado que os anciãos não se atrevia a levantar os olhos acima escabelo de seus pés." (Cole)

 

ii. O azul do safira pode sugerir que os anciãos viu o mar de vidro diante do trono de Deus (Apocalipse 4: 6). "Ezequiel 1:26 vê Deus como sentado em um trono de safira, ao longo de um (versículo 22)" firmamento "cristal, eo pensamento é retomado no livro do Apocalipse." (Cole)

 

iii. A calçada de pedra de safira: "Para mostrar que Deus havia mudado agora sua condição, seus tijolos, feitos em seu cativeiro, a safira."

 

b. Mas sobre os escolhidos dos filhos de Israel Ele não estendeu a sua mão: Isso indica que tão glorioso quanto essa experiência foi, havia algo faltando ou incompleto no encontro. Este não foi um encontro "face-to-face" com Deus. Estes anciãos de Israel poderia ver a Deus, mas não havia nenhuma bolsa ou comunicação entre eles e Deus.

 

eu. Nobres: "literalmente" estacas de canto ", uma palavra incomum e arcaica, cujo significado é claro a partir do contexto metáforas similares será usado em outras partes do Antigo Testamento (Isaías 22:23; Zacarias 10: 4).".

 

c. Então, eles viram a Deus: Deus permitiu que os anciãos de Israel para ver uma visão tão espetacular para convencê-los a realidade da presença de Deus. Após essa experiência, eles seriam mais propensos a confiar em Deus quando Ele falou por intermédio de Moisés.

 

eu. "O relato dessa experiência é reverentemente reticente. Nenhuma descrição é dada de forma que a manifestação tomou. Toda a descrição tentativa é a do escabelo de Divindade." (Morgan)

 

ii. "É impossível dizer o que se entende por" eles viram a Deus. ' Foi algum aspecto da presença divina (Números 12: 8; Isaías 6: 1; Ezequiel 1:26) ". (Thomas)

 

iii. "Isso Moses e sua empresa 'viram o Deus de Israel" à primeira vista parece contradizer Êxodo 33:20; João 1:18; e 1 Timóteo 6:16; mas o que vi foi uma "forma [' semelhança '] do Senhor "(Números 12: 8, assim como Ezequiel (Ezequiel 01:26) e Isaías (Isaías 6: 1.) viu uma aproximação, uma leve semelhança e uma adumbration sensível do Cristo encarnado que havia de vir" (Kaiser)

 

d. E comeram e beberam: Deus queria que eles para comer e beber em Sua presença, porque Ele queria comunicar um sentimento de comunhão com os líderes de Israel.

 

eu. "Setenta e quatro homens estavam reunidos em torno da presença manifesta de Deus, e nesse Presença eles comeram e beberam." (Morgan)

 

ii. "É verdade que uma refeição compartilhada (sal especialmente envolvendo) era uma maneira comum de selar uma aliança, desde os tempos bíblicos dias modernos. No entanto, também é verdade que qualquer forma de adoração que envolveu o sacrifício de ofertas pacíficas '' ( Êxodo 24: 5) seria seguido naturalmente por um banquete sacrificial ". (Cole)

 

iii. F.B. Meyer observou que comer e beber são totalmente, atividades diárias normais e que estes homens experimentaram Deus profundamente em algo tão normal. Em seguida, ele observou:

 

· Alguns comer e beber, e não contemplar a Deus

· Alguns eis que Deus, e não comer e beber

· Alguns contemplar a Deus, e comer e beber

 

2. (12-18) Moisés sobe ao monte para encontrar-se com Deus e para receber as tábuas dos Dez Mandamentos.

 

Então disse o SENHOR a Moisés: "Sobe a mim ao monte, e estar lá, e eu lhe darei tábuas de pedra, e a lei e os mandamentos que tenho escrito, que você pode ensiná-los." Então Moisés levantou-se com o seu assistente Josué e Moisés subiu ao monte de Deus. E disse aos anciãos: "Espere aqui por nós, até que voltar para você. Na verdade Arão e Hur ficam convosco. Se alguém tem uma dificuldade, deixe-o ir até eles." Então Moisés subiu ao monte, e uma nuvem cobriu o monte. Agora, a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, ea nuvem o cobriu por seis dias. E no sétimo dia Ele chamou a Moisés, do meio da nuvem. A visão da glória do SENHOR era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel. Então, Moisés foi para o meio da nuvem e subiu à montanha. E Moisés estava no monte quarenta dias e quarenta noites.

 

um. Sobe a mim ao monte, e fica lá; Moisés subiu ao convite de Deus e ele também trouxe com ele o seu assistente Joshua. Este mesmo Joshua tornou-se o grande líder que Deus usou para trazer Israel para a Terra Prometida, mas ele começou como assistente de Moisés - em primeiro lugar, ajudar Moisés na batalha (Êxodo 17: 8-16) e, em seguida, ajudando-o aqui nas coisas espirituais.

 

eu. "Joshua acompanhou Moisés para uma distância e não esperou seis dias (um lembrete solene do unapproachableness de Deus), quando Moisés foi chamado mais alto para uma entrevista pessoal e privada com Deus, que durou quase seis semanas (Deuteronômio 9: 9)." (Thomas)

 

ii. A nação de Israel estavam reunidos no sopé da montanha. Aaron, seus filhos, e os setenta anciãos de Israel estavam no meio do caminho até a montanha. Josué e Moisés subiu ainda mais, e só Moisés reuniu-se com Deus.

 

b. Na verdade Arão e Hur ficam convosco: Moisés tinha boas razões para acreditar que esses dois homens poderia supervisionar o arraial de Israel. Eles já provaram que os homens capazes de auxiliar Moisés na oração (Êxodo 17: 10-13). No entanto, Aarão e Hur não fez um bom trabalho guardando o acampamento - como será demonstrado nos capítulos seguintes.

 

c. A visão da glória do SENHOR era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel: Talvez isso parecia radiante, brasas brilhantes de um fogo quente (um fogo que consome). A gloriosa presença de Deus no Sinai demorou os quarenta dias de Moisés estava no Monte. Embora as pessoas não podiam ver a Deus, e não podia ver Moisés, Deus deixou-os lembretes da sua glória e presença, para ajudá-los a confiar no que eles não podiam ver.

 

eu. Descansou no Monte Sinai: "O verbo hebraico é" habitou "Ele é usado em um sentido técnico depois de Deus" Shekinah ", a manifestação de Sua presença para os homens.". (Cole)

 

ii. "Quando a glória de Deus 'resolvido' na montanha, a mesma palavra (Sakan) é usado como a" Shekinah "glória (cf. João 1:14," habitando "a Palavra entre nós)." A antiga palavra grega para habitou em João 1:14 soa muito parecido com o Sakan hebraico. (Kaiser)

 

d. Ele chamou a Moisés, do meio da nuvem: Este não era um lugar de boas-vindas; o ambiente hostil e perigoso disse: "Fique longe." Mas Deus chamou Moisés e lhe disse: "Venha para perto de mim."

 

eu. Tão dura e tão perigoso quanto o ambiente era, havia algo da glória de Deus na mesma. Estas imagens da nuvem, a fumaça, o fogo todas as imagens de um bíblicos de Deus revelada de glória. Eles estão conectados à Sua nuvem de glória Shekinah, e também com a presença de Jesus entre os homens.

 

ii. Em tudo isso, Deus disse a Moisés: "Você pode se aproximar. Eu vou mantê-lo seguro e me manifestarei a você." Sob a Nova Aliança, à luz da Palavra de Deus, e sob o sacrifício de Jesus, Deus se atreve-nos a aproximar-se Dele.



Fontes deste Estudo Bíblico.

 By you tube.


.
.
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.







 By google.







Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...