Êxodo Capítulo XXI

Posted by TKM










 By google.



02 - Êxodo Capítulo : 21


1 Estes são os estatutos que lhes proporás:

2 Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça.

3 Se entrar sozinho, sozinho sairá; se tiver mulher, então com ele sairá sua mulher.

4 Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos dela serão de seu senhor e ele sairá sozinho.

5 Mas se esse servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, a minha mulher e a meus filhos, não quero sair forro;

6 então seu senhor o levará perante os juizes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.

7 Se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos.

8 Se ela não agradar ao seu senhor, de modo que não se despose com ela, então ele permitirá que seja resgatada; vendê-la a um povo estrangeiro, não o poderá fazer, visto ter usado de dolo para com ela.

9 Mas se a desposar com seu filho, fará com ela conforme o direito de filhas.

10 Se lhe tomar outra, não diminuirá e o mantimento daquela, nem o seu vestido, nem o seu direito conjugal.

11 E se não lhe cumprir estas três obrigações, ela sairá de graça, sem dar dinheiro.

12 Quem ferir a um homem, de modo que este morra, certamente será morto.

13 Se, porém, lhe não armar ciladas, mas Deus lho entregar nas mãos, então te designarei um lugar, para onde ele fugirá.

14 No entanto, se alguém se levantar deliberadamente contra seu próximo para o matar à traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que morra.

15 Quem ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto.

16 Quem furtar algum homem, e o vender, ou mesmo se este for achado na sua mão, certamente será morto.

17 Quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto.

18 Se dois homens brigarem e um ferir ao outro com pedra ou com o punho, e este não morrer, mas 
cair na cama,

19 se ele tornar a levantar-se e andar fora sobre o seu bordão, então aquele que o feriu será absolvido; somente lhe pagará o tempo perdido e fará que ele seja completamente curado.

20 Se alguém ferir a seu servo ou a sua serva com pau, e este morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado;

21 mas se sobreviver um ou dois dias, não será castigado; porque é dinheiro seu.

22 Se alguns homens brigarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, não resultando, porém, outro dano, este certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e pagará segundo o arbítrio dos juizes;

23 mas se resultar dano, então darás vida por vida,

24 olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé,

25 queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.

26 Se alguém ferir o olho do seu servo ou o olho da sua serva e o cegar, deixá-lo-á ir forro por causa do olho.

27 Da mesma sorte se tirar o dente do seu servo ou o dente da sua serva, deixá-lo-á ir forro por causa do dente.

28 Se um boi escornear um homem ou uma mulher e este morrer, certamente será apedrejado o boi e a sua carne não se comerá; mas o dono do boi será absolvido.

29 Mas se o boi dantes era escorneador, e o seu dono, tendo sido disso advertido, não o guardou, o boi, matando homem ou mulher, será apedrejado, e também o seu dono será morto.

30 Se lhe for imposto resgate, então dará como redenção da sua vida tudo quanto lhe for imposto;

31 quer tenha o boi escorneado a um filho, quer a uma filha, segundo este julgamento lhe será feito.

32 Se o boi escornear um servo, ou uma serva, dar-se-á trinta siclos de prata ao seu senhor, e o boi será apedrejado.

33 Se alguém descobrir uma cova, ou se alguém cavar uma cova e não a cobrir, e nela cair um boi ou um jumento,

34 o dono da cova dará indenização; pagá-la-á em dinheiro ao dono do animal morto, mas este será seu.

35 Se o boi de alguém ferir de morte o boi do seu próximo, então eles venderão o boi vivo e repartirão entre si o dinheiro da venda, e o morto também dividirão entre si.

36 Ou se for notório que aquele boi dantes era escorneador, e seu dono não o guardou, certamente pagará boi por boi, porém o morto será seu.


Exodus 21 - leis que orientam os juízes

A. Leis sobre a servidão.

1. (1) Estes são os julgamentos.

"Ora, estes são os julgamentos que você deve definir antes deles:

um. Ora, estes são os julgamentos: Êxodo capítulos 21-23 contêm muitas leis sobre uma ampla variedade de assuntos, incluindo:

· O direito do trabalho em relação ao tratamento dos funcionários
· Assassinato, homicídio e assalto violento
· A responsabilidade por uma de animais e responsabilidade para os animais de outros
· Roubo, responsabilidade, e restituição
· Estupro, dote, e o valor da virgindade de uma mulher
· A idolatria e feitiçaria
· Tratamento de pessoas desfavorecidas na sociedade
· O dinheiro e os bens de empréstimo
· Justiça e pé de igualdade perante a lei

eu. "Estes regulamentos diferentes são tão notáveis ​​por sua justiça e prudência quanto a sua humanidade Sua grande tendência é mostrar a valuableness da vida humana, e a necessidade de ter paz e bom entendimento em todos os bairros;. E possuem a qualidade que deve ser o objeto de todos os bons e saudáveis ​​leis-a prevenção de crimes ". (Adam Clarke)

b. Qual você deve definir antes deles: O caráter abrangente dessas leis mostram que Deus lhes deu, tanto para as leis em si, mas também para os princípios e precedente que iria estabelecer para os juízes nomeados por Moisés.

eu. "Essas" leis ", ou, melhor,« decisões »(mispatim), são dados como precedentes para orientar magistrados civis de Israel nos casos de litígio civil." (Kaiser)

2. (2-4) A lei geral relativa escravos hebreus (servos contratados).

"Se você comprar um escravo hebreu, ele servirá seis anos;. E no sétimo sairá livre e não paga nada Se ele vem em por si mesmo, ele sairá por si mesmo, se ele vem em casar, em seguida, sua esposa deve sair com ele. Se seu senhor lhe deu uma esposa, e ela tem lhe dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá por si mesmo ".

um. Se você comprar um servo hebreu: Com o antigo Israel, como em todo o mundo antigo, havia pessoas que trabalhavam para os outros no princípio da servidão. Eles eram escravos, em certo sentido, embora não necessariamente no sentido brutal e degradada a maioria pensa da escravidão.

eu. Alguns pensam que a Bíblia é responsável pela escravidão. O oposto é verdadeiro; escravidão existia muito antes de Israel ou Moisés. A Bíblia é responsável pela eliminação da escravidão, e não a sua criação.

ii. "Moisés não instituir a escravidão de qualquer forma, as leis sobre ele foram feitas de propósito para reprimi-la, para confiná-la dentro de limites muito estreitos, e, finalmente, para colocar um fim a isso." (Spurgeon)

iii. "A Torá aceita a escravidão como uma parte inevitável da sociedade antiga, tanto quanto Paul fez, mas a nova abordagem humanitária acabará por ser o dobre de finados da escravidão ... Em qualquer caso, a escravidão em Israel era rural, doméstico e de pequena escala." (Cole)

iv. É significativo que as primeiras palavras desta seção de direito no Livro do Êxodo mostram que Deus queria que Israel a respeitar os direitos ea dignidade dos funcionários. "As primeiras palavras de Deus do Sinai havia declarado que Ele era o Senhor, que os tirou da escravidão. E neste código notável, a primeira pessoa cujos direitos são tratados é o escravo." (Chadwick)

b. Um servo hebreu: Havia quatro maneiras básicas hebreu pode se tornar um escravo para outro hebraico.

· Em situação de extrema pobreza, eles podem vender sua liberdade (Levítico 25:39).
· Um pai pode vender a filha como um servo em uma casa com a intenção de que ela acabaria por casar-se com aquela família (Êxodo 21: 7).
· No caso de falência, um homem pode se tornar servo de seus credores (2 Reis 4: 1).
· Se um ladrão não tinha nada com que pagar restituição adequada (Êxodo 22: 3-4).

eu. As idéias de homem roubar e servidão ao longo da vida - os conceitos muitos têm da escravatura - simplesmente não se aplicam à prática da escravidão no Antigo Testamento. Normalmente, a escravidão era:

· Escolhido ou mutuamente dispostas
· De duração limitada
· Altamente regulamentado

c. Ele servirá seis anos; e no sétimo sairá livre e não paga nada: Em todos os quatro casos acima mencionados, a servidão nunca foi obrigado a estar ao longo da vida. O servo hebreu trabalhou durante seis anos e depois foi libertado.

eu. "Ele era, mais propriamente um 'operário indentured", com destino a seis anos. " (Cole)

ii. "Que esta servidão poderia estender, no máximo, apenas para seis anos; e que era quase o mesmo que em alguns casos de aprendizado entre nós." (Clarke)

iii. G. Campbell Morgan, depois de olhar para as leis sobre escravidão, escreveu: "A consideração cuidadosa deles vai mostrar que aboliu a escravidão, e substituí-lo, o trabalho convênio."

iv. "De agora em diante a condição de escravos entre o povo hebreu seria distinção marcada para a escravidão como existente entre outros povos. Era o começo de um grande movimento moral." (Morgan)

d. Se ele vem em por si mesmo, ele sairá por si mesmo; se ele vem em casar, em seguida, sua esposa sairá com ele: No final dos seis anos, o servo saiu com o que ele veio com. Se o mestre forneceu uma mulher (e, portanto, as crianças), a esposa e as crianças tinham que ficar com o mestre até que tivessem cumprido as suas obrigações ou poderiam ser resgatados.

eu. Por si mesmo:. ". Literalmente" de costas ", ou seja, 'costas nuas e nada mais" A frase é viva e única, mas o significado é claro Esta disposição pode parecer difícil para nós, mas a esposa estava presumivelmente um escravo perpétuo, e, portanto, de propriedade do próprio mestre. " (Cole)

3. (5-6) O vínculo-escravo: um escravo voluntário para a vida.

"Mas se o servo diz claramente:" Eu amo a meu senhor, a minha mulher e os meus filhos, eu não vou sair livre ", então seu senhor o levará aos juízes Ele deve também trazê-lo até a porta, ou para. a ombreira, eo seu senhor lhe furar a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre ".

um. Mas se o servo diz claramente: "Eu amo meu mestre": Se, após os seis anos de servidão, um servo quis fazer um compromisso de longa vida a seu mestre - à luz da bondade do mestre e suas bênçãos para o servo - ele poderia, através desta cerimônia, fazer um compromisso para toda a vida ao seu mestre.

eu. Este compromisso não foi motivado por dívida ou obrigação, apenas por amor ao mestre, e as coisas boas que o mestre havia previsto o servo.

b. Seu senhor o levará aos juízes: Este descreve a cerimônia pública e reconhecida para o reconhecimento de um escravo voluntário, aquele que tinha cumprido a sua obrigação e ainda queria servir a seu senhor por amor.

eu. "O 'juízes' mudou o status do escravo de temporário para permanente por uma cerimônia no batente da casa do mestre." (Kaiser)

c. Seu capitão deve furar a orelha com uma sovela: Na cerimônia, a orelha do servo foi perfurado - aberto - com um furador. Isso foi feito na presença de testemunhas, e em seguida, ele o servirá para sempre.

eu. É uma coisa notável que pensar dessa cerimônia a ser realizada. Um servo disse: "Eu sei que eu cumpri minhas obrigações para com o meu senhor, e eu tenho servido o que eu devia. Mas eu amo a meu senhor e sou muito grato por aquilo que ele tem dado que terei prazer em obrigar-me para a vida, não para fora da dívida ou a vergonha ou a derrota, mas por amor. "

ii. Salmo 40: 6, depois, falou desta cerimónia a ter lugar entre o Pai eo Filho, onde o salmista falou profeticamente para o Messias: Sacrifício e oferta não quiseste; meus ouvidos Você abriu. Jesus foi um perfeito bond-escravo para o Pai (Filipenses 2: 7).

iii. "Isso furador representa o prego que aposta Cristo para a cruz, e devemos esperar que em todo verdadeiro acto de consagração." (Meyer)

d. Ele o servirá para sempre: Jesus nos deu o direito de ser chamado de amigos em vez de servos (João 15:15). No entanto, os autores do Novo Testamento encontramos muitas glória em escravos simplesmente sendo considerados de Jesus (Romanos 1: 1, Tiago 1: 1, 2 Pedro 1: 1, Jude 1: 1).

eu. Os pagãos tinham o costume de marcar o escravo com o nome ou o sinal do proprietário. Paulo se refere a si mesmo como apenas como um escravo em Gálatas 6:17: De agora em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. Paul era um escravo para a vida de Jesus.

ii. Esta é uma imagem do serviço do pecador do pecado; lá vem um lugar onde o pecador, tão cheio de um amor de seu pecado, sela seu coração sobre o pecado como o seu mestre.

iii. Este é um retrato do nosso serviço de Jesus.

· Nós temos o poder para ir livre, se quisermos.
· Devemos estar dispostos a assumir as conseqüências de serviço escolhido.
· Devemos ser motivados pelo amor a nosso Mestre.

4. (7-11) Os direitos dos funcionários do sexo feminino.

"E se um homem vender sua filha para ser escrava, ela não sairá como os escravos do sexo masculino fazem. Se ela não agradar ao seu senhor, que tem prometido a ela para si mesmo, então ele permitirá que seja resgatada. Ele deverá não têm direito de vendê-la a um povo estrangeiro, desde que ele tenha se aleivosamente com ela. E se ele tem prometido a ela para seu filho, ele deve lidar com ela de acordo com o costume de filhas. Se lhe tomar outra, ele não deve diminuir sua comida, a roupa, e os seus direitos do casamento. E, se ele não fizer estas três para ela, então ela sairá livre, sem pagar dinheiro. "

um. Se um homem vender sua filha para ser escrava: A questão aqui descrita parece descrever a venda de uma fêmea jovem como escravo para uma família com a intenção de casamento. É por isso que o texto explica, que tem prometido a ela para si mesmo.

eu. "Refere-se a uma menina que é vendida por seu pai, e não para a escravidão, mas para o casamento." (Kaiser)

ii. "Provavelmente, a origem do costume foi o mesmo em ambos os casos: para evitar o pagamento de um maior preço de noiva em uma idade mais tarde, e para a traseira do futuro filha-de-lei no seio da família, garantindo que ela está montada em 'Tal. uma atitude para escravos abole a escravidão, exceto no nome. " (Cole)

iii. Nas sociedades antigas (incluindo, por vezes, entre os hebreus), uma criança pode ser vendido como escravo, à luz de uma dívida ou; especialmente no caso de uma escrava, em um arranjo de dote para satisfazer um débito. Esses acordos foram mais do que nós associamos com trabalho escravo do que a escravidão. No entanto, estas não são as circunstâncias em relação a este direito particular.

b. Ele permitirá que seja redimido: Se seu mestre não se casar com ela ou decidiu não lhe dar a seu filho, o mestre ainda era obrigado a respeitar os seus direitos de acordo com a lei de Deus. Ele tinha que tratá-la bem e dar-lhe a oportunidade de escapar da obrigação de servidão.

eu. "Se os termos do casamento não ser cumprido, é para ser considerado uma quebra de contrato, eo comprador deve permitir que a menina para ser resgatados." (Kaiser)

ii. Sem direito de vendê-la a um povo estrangeiro: "Mesmo que ele se cansou dela, ele não pode vendê-la a outro mestre:. Que seria uma violação da obrigação de casamento com ela" (Cole)

c. Ele não deve diminuir a comida, a roupa, e os seus direitos do casamento: Se a menina recebeu para a casa com a expectativa de futuro casamento não deu certo, ela não estava a ser tratado mal. Ela não estava a ser privados do conforto do lar; em vez disso, ela deve ser tratada de acordo com o costume de filhas - tratada como uma filha, não um escravo.

eu. "A palavra traduzida comida talvez deva ser prestado" carne ": significa, dizem os comentaristas, quinhão da esposa de luxos, não mero subsídio de subsistência, que qualquer escravo iria ficar." (Cole)

d. Em seguida, ela sairá livre, sem pagar dinheiro: Se a família falharam em suas obrigações para com a menina recebeu em casa com a expectativa de futuro casamento, ela foi concedida a liberdade. Estas foram as proteções notáveis ​​de quem possa ser lesada.

eu. A menina nesta circunstância - fora de sua casa nascimento, lançado por seus pais naturais - não tinha protetor natural nessa sociedade. Deus dirigiu os juízes de Israel para ser seu protetor.

ii. Assim, "O direito de um pai para vender sua filha foi cuidadosamente guardado contra o abuso." (Thomas)

B. As leis sobre violência e deficiência.

1. (12-14) punição adequada tanto para homicídio e homicídio culposo.

"Quem ferir a um homem, de modo que este morra, certamente será morto. No entanto, se ele não armar ciladas, mas Deus o entregou na sua mão, então eu vou nomear para um lugar onde ele pode fugir. Mas se um homem age com premeditação contra o seu próximo, para matá-lo por traição, você deve levá-lo a partir do meu altar, para que morra. "

um. Quem ferir a um homem, de modo que este morra, certamente será morto: O princípio à pena capital volta a Gênesis 9: 6: Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque à imagem de Deus fez o homem. O direito para o Estado de usar a espada de execução também é afirmado no Novo Testamento (Romanos 13: 3-4).

b. Se ele não ficam à espreita ... se um homem age com premeditação: Deus disse aos juízes de Israel para procurar evidências de premeditação e deslealdade. Deus não colocou acidentes ou crimes passionais ou negligência no mesmo plano como crimes de premeditação e deslealdade.

c. Você deve levá-lo a partir do meu altar, para que morra: O princípio de punir assassinos é tão importante para Deus que Ele negou assassinos refúgio em seu altar. Segundo o costume quase universal no mundo antigo, um altar religioso era um lugar de refúgio contra a justiça ou vingança. Um homem acusado pode encontrar segurança se ele poderia fugir para um altar antes que ele foi preso.

eu. "O suplicante pegaria hold dos salientes 'chifres' do altar (1 Reis 02:28). Este era o equivalente a dedicar-se à YHWH, como qualquer sacrifício de animal amarrado com cordas, até às pontas do altar." (Cole)

ii. No entanto, Deus disse aos juízes de Israel não era para ser sem misericórdia na condenação dos culpados dos piores assassinatos, o que poderíamos chamar de assassinato em primeiro grau. Deus disse: "Você deve levá-lo a partir do meu altar, para que morra." O assassino era encontrar nenhuma proteção em incompreendido, fé mal aplicado.

iii. Deus disse também que os assassinos impunes contaminou a terra: Além disso, você deve tomar nenhum resgate para a vida de um assassino que é réu de morte, mas certamente ele deverá ser condenado à morte. . . Então você não deve poluir a terra onde você está; por sangue contamina a terra e nenhuma expiação pode ser feito para a terra, por causa do sangue que é derramado sobre ela, senão com o sangue daquele que o derramou. Portanto, não contaminar a terra que habitamos, no meio dos quais eu habito; porque eu, o Senhor, habito no meio dos filhos de Israel. (Números 35:31, 33-34)

iv. O princípio de que os assassinatos impunes contaminam o solo é preocupante, o pensamento humilhante entre os americanos, eram tantos são assassinados e poucos são levados à justiça para os assassinatos.

d. Então eu vou nomear para um lugar onde ele pode fugir: Mais tarde (em Números 35 e Josué 20) Deus mandou e Israel feitas cidades de refúgio (um lugar onde ele possa fugir). Elas foram selecionadas, preparadas cidades onde se podia fugir no caso de homicídio culposo, e ser protegido até que seu caso foi devidamente ouvido.

eu. "Desde os primeiros tempos do semelhante mais próximo tinha o direito de vingança pelo assassinato de sua relação, e como este direito foi reconhecido universalmente, nenhuma lei foi já feito sobre o assunto, mas como isso pode ser abusado, e uma pessoa que tinha matado outra acidentalmente, tendo tido nenhuma malícia anterior contra ele, pode ser condenado à morte pelo vingador do sangue, como o parente mais próximo foi denominado, por isso Deus, desde as cidades de refúgio para que o homicida acidental poderia fugir até que o caso foi inquirido, e resolvidas pelo magistrado civil ". (Clarke)

ii. Esta distinção cuidadosa entre os graus de culpa e punição no assassinato, e as proteções para o culpado de homicídio culposo, em oposição a assassinar mostrar a sofisticação ea preocupação com a justiça nos princípios dados aos juízes israelitas.

2. (15-17) A legislação sobre o assassinato de um pai.

"E aquele que ferir seu pai ou a sua mãe, certamente será morto. Ele que seqüestra um homem e vende-lo, ou se ele for achado na sua mão, certamente será morto. E aquele que amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto. "

um. Quem ferir a seu pai ou mãe: Greves devem ser tomadas no contexto de Êxodo 21:12, que ele diz que ferir a um homem para que ele morre. Uma criança que matou, ou tenta o assassinato de um pai, era receber a pena capital.

b. Aquele que sequestra um homem e vende-lo, ou se ele é encontrado em sua mão, certamente será morto; Seqüestro também foi considerado uma ofensa capital. Aos olhos de Deus, criminalmente escravizar um homem não estava longe de assassiná-lo.

eu. "Seqüestro de escravidão era comum no mundo antigo" (Cole), e é aqui claramente proibida.

ii. Esta é uma diferença sutil, mas importante entre a escravidão como era (e é) comumente praticada e escravidão como regulamentado na Bíblia. A maioria escravidão (antiga e moderna) era na verdade uma forma de seqüestro - colheita e aprisionamento de uma pessoa contra sua vontade. Conforme regulamentado na Bíblia (e tal como é praticada em algumas outras culturas antigas), a escravidão foi recebido de bom grado (geralmente como pagamento de dívida) ou, no caso de guerra, era uma alternativa à morte. No antigo Israel, outras culturas não foram sequestradas e escravizadas (como era a prática no comércio de escravos Africano).

iii. O contexto e colocação desta lei é significativo. "Seqüestro não é uma ofensa propriedade uma vez que nenhuma ofensa propriedade estabelece uma pena de morte, e esta lei não está listado sob leis de propriedade. Em vez disso, é o roubo de um ser humano." (Kaiser)

iv. Ou se ele for achado na sua mão "deveria ser traduzido 'e é pego com o dinheiro na mão.' Inesperadamente grandes saldos bancários ainda são difíceis de explicar para o departamento de Imposto de Renda de nossos dias. " (Cole)

c. Aquele que amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto; A idéia era de um filho adulto que ameaçou sua mãe. Embora esta lei era grave, ele preservou um fundamento essencial para uma sociedade civilizada: o respeito entre as gerações.

eu. A idéia da maldição aqui é mais parecido com o que nós pensamos como uma ameaça de morte. "Desde que a maldição era o querer como orar a queda do outro com todo o coração, que representava a atitude de onde surgiu age como golpear ou assassinato." (Cole)

ii. A Lei de Moisés também tinha uma proteção interna para os direitos da criança, de acordo com Deuteronômio 21: 18-21. Esta passagem afirma que o pai não tinha o direito de levar a cabo esta punição, mas eles eram obrigados a trazer a criança acusado diante dos anciãos e juízes da cidade. Isso significava que a mãe - contra todos os costumes contemporânea - não tinha o poder absoluto de vida e morte sobre os filhos. Como uma questão prática, os juízes de Israel raramente ou nunca administrou a pena de morte, em tais casos, mas a criança foi responsabilizado.

iii. No entanto, a lei desencorajar conflitos entre as gerações é importante. Cada geração mais velha, à medida que envelhecem, está à mercê da geração mais jovem. Se a geração mais jovem está autorizado a realizar em guerra aberta com a geração mais velha, as próprias bases da sociedade estão abalados - como refletido no quarto mandamento. Algumas leis modernas - incluindo leis em desenvolvimento em relação a eutanásia - pode levar ao assassinato fácil da geração mais velha pelo mais jovem.

3. (18-19) sobre a compensação por danos pessoais.

"Se os homens lidar com o outro, e um ferir o outro com uma pedra ou com o punho, e ele não morrer, mas está confinado em sua cama, se ele sobe novamente e caminha do lado de fora com seu bordão, então aquele que o feriu deve ser absolvido. Ele só pagará pela perda de seu tempo, e deverá fornecer para ele seja completamente curado ".

um. Se os homens lidar com o outro, e um ferir o outro: se, por causa de um conflito, um homem foi incapaz de trabalhar (é confinado em sua cama) por causa de um ferimento recebido na mão de outro, aquele que o feriu deve indemnizar o homem e sua família.

eu. Estas leis de compensação por danos pessoais têm paralelos no Código de Hamurabi e em hitita Leis.

b. Se ele sobe novamente e caminha do lado de fora com o seu pessoal: No entanto, se o homem pudesse se recuperar de lesão, o culpado só foi obrigado a pagar pela sua recuperação médica e para o seu tempo perdido.

c. E fornecer para ele seja completamente curado: Embora estes princípios foram abusadas pelo ganancioso em nossos dias modernos, os próprios princípios ainda estão de pé.

4. (20-21) Em relação ao espancamento e morte de um servo.

. "Se um homem bate seu servo sexo masculino ou feminino com uma vara, de modo que venha a morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado Não obstante, se ele permanece vivo um dia ou dois, ele não será punido, pois ele é o seu propriedade ".

um. Então, que venha a morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado: Isso mostra que em antigos servos de Israel poderia ser assassinado. Em muitas outras culturas, o mestre foi realizada sem culpa se ele assassinou um servo, porque o servo não era considerado uma pessoa.

eu. "O grande avanço no pensamento antigo é que o escravo é considerado aqui como uma pessoa." (Cole)

b. Não obstante, se ele permanece vivo um dia ou dois, ele não será castigado: No entanto, o mestre não ser punido se o servo não morreu imediatamente. Talvez isso foi uma maneira de determinar a intenção, com a idéia de que, se o servo viveu durante vários dias, foi uma indicação de que o mestre não deve ter tido a intenção de matá-lo.

eu. A idéia era que se a vítima não morreu imediatamente, era evidência de que ele foi atingido com a intenção de disciplina e não assassinato. Além disso, se o escravo morreu por este ataque não intencional, a perda de bens foi pensado para ser pena o suficiente para o mestre.

ii. Adam Clarke observou que isso reflete um princípio geral na Lei de Moisés: grande consideração aos direitos do acusado. "E todas as leis penais deve ser interpretado como favorável possível ao acusado." (Clarke)

iii. "O objetivo desta lei era para não colocar o escravo à mercê do mestre, mas para restringir o poder do senhor sobre ele." (Kaiser)

c. Ele certamente será punido ... ele é sua propriedade: Essas leis junto pintar um retrato das idéias por trás escravidão no antigo Israel. Um servo era uma pessoa (que não poderia ser assassinado), mas eles também foram considerados propriedade do mestre, até a sua obrigação foi cumprida.

eu. Porque ele é a sua propriedade: "É, literalmente, 'porque ele é o seu dinheiro." O ponto não é que os homens são mera fiduciária ... mas que o proprietário tem um investimento neste escravo que ele fica a perder, quer por morte ... ou por emancipação. " (Kaiser)

ii. Estes princípios pintar uma analogia espiritual. Espiritualmente falando, nós somos a propriedade de quem servimos. Ou somos escravos de Satanás ou a Jesus Cristo.

5. (22-25) A legislação de represálias.

"Se os homens lutar, e ferir uma mulher com a criança, para que ela dá à luz prematuramente, mas nenhum dano segue, ele certamente será punida de acordo como o marido da mulher lhe impõe;. E pagará como os juízes determinar Mas se qualquer dano segue, então você deve dar a vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, listra para distribuição. "

um. Ele certamente será punida de acordo como o marido da mulher lhe impõe: Este é um exemplo de um caso de vingança, onde uma mulher grávida foi ferido em um conflito, e ela deu à luz prematuramente. A pena foi apenas para ser avaliado se houve danos permanentes.

eu. Se nenhum dano duradouro resultou, não há danos atribuídos. Talvez isso foi o reconhecimento de que a lei não pode tratar de todas as perdas ou conseqüência, e que apenas consequências permanentes são justamente compensados.

b. Mas se qualquer dano seguinte forma: Se o dano duradouro resultou - short de morte, que foi coberto por uma outra lei - não havia castigo ou restituição devida.

eu. "Para o ataque acidental, o infrator ainda tem que pagar alguma compensação, mesmo que a mãe ea criança sobreviveu ... .A taxa seria estabelecido pelo marido da mulher e aprovado por uma decisão do tribunal." (Kaiser)

c. Mas, se resultar dano, então darás vida por vida, olho por olho: Se o dano duradouro resultado, o olho por olho princípio sempre limitado retribuição. Esta lei foi concebido para bloquear o desejo natural do homem por vingança. Não foi dado como uma licença para a vingança.

eu. Nossa tendência é querer fazer mais contra o ofensor do que o que eles fizeram para nós. Este princípio pode ser aplicado para a nossa prática moderna de avaliação enormes danos punitivos em processos judiciais, e esta lei apresenta o princípio de que só a própria perda será compensada.

d. Você deve dar a vida para a vida: Este princípio leva alguns a se perguntar se, no antigo Israel, as pessoas foram rotineiramente mortos para o que podemos considerar morte acidental ou homicídio culposo. É importante correlacionar este princípio de que você deve dar a vida para a vida com Números 35:31, que permite que um pagamento de resgate substituto para a perda de vida que não era homicídio doloso e premeditado.

eu. Números 35:31: Além disso, você deve tomar nenhum resgate para a vida de um assassino que é réu de morte, mas certamente ele deverá ser condenado à morte. Esta proibição indica que era prática comum para tirar dinheiro do resgate por homicídio culposo em outras circunstâncias.

ii. "Assim, podemos concluir que o réu deve render-se o pai da criança falecida ou o marido da esposa o valor monetário de cada vida, se um ou ambos foram prejudicados." (Kaiser)

6. (26-27) A lei da retribuição como considera senhores e servos.

"Se alguém ferir o olho do seu servo homem ou mulher, e destrói, ele deve deixá-lo ir livre para o bem dos seus olhos. E se ele bate para fora o dente do seu servo macho ou fêmea, ele deve deixá-lo ir livre para o bem de seu dente. "

um. Se alguém ferir o olho do seu servo homem ou mulher, e destrói, ele deve deixá-lo ir livre para o bem de seu olho: O princípio do olho por olho teve uma aplicação diferente para os funcionários. Se ferido pelo comandante, o servo recebeu algo mais precioso do que um olho - a sua liberdade.

eu. Estas leis não tentar fazer com que o mestre sentir uma certa maneira sobre o seu escravo. Em vez disso, as leis orientar o comportamento do mestre, dando-lhe incentivo para proteger e honrar seu escravo, tratando-os mais como um empregado do que um animal de trabalho.

b. Se ele bate para fora o dente do seu servo macho ou fêmea, ele deve deixá-lo ir livre: "Se isso não ensiná-los a humanidade, ele os ensinou cautela, como um golpe erupção poderia ter privou de tudo certo para os futuros serviços de o escravo, e este interesse próprio obrigou a ser cauteloso e prudente ". (Clarke)

C. Leis a respeito de controle de animais e danos.

1. (28-32) Determinar a culpa quando um animal mata um ser humano.

"Se um boi chifrar um homem ou uma mulher até a morte, em seguida, o boi será apedrejado, e sua carne não se comerá;., Mas o dono do boi será absolvido Mas se o boi tende a empurrar com o seu chifre em tempos passados, e que tem sido dado a conhecer ao seu dono, e ele não tem mantido confinado, de modo que ele matou um homem ou uma mulher, o boi será apedrejado e seu proprietário também deverá ser condenado à morte. Se houver imposta a ele uma quantia em dinheiro, em seguida, ele deverá pagar para resgatar sua vida, tudo o que é imposta a ele. Se ele tem chifrado um filho ou chifrado uma filha, segundo este julgamento será feito com ele. Se o boi chifrar um servo macho ou fêmea, ele deverá dar ao seu mestre trinta moedas de prata, eo boi será apedrejado. "

um. O boi será apedrejado ... mas o dono do boi será absolvido: Esta lei ilustrou o princípio de intenção e negligência. Um proprietário de um boi de matar o homem não poderia ser culpado se o animal não tinha histórico de agressividade para com as pessoas. No entanto, o animal deve morrer, e o proprietário foi proibido de lucrar com o animal ou a sua morte (sua carne não se comerá). Não havia ninguém para lucrar com ou casualmente em conta até mesmo a morte acidental.

eu. "Isso significa lesão por bois, uma vez que os israelitas mantido nenhum outro animal que era capaz de matar um ser humano:. Cavalos eram luxos estrangeiros" (Cole)

ii. "Isso serviu para manter a devida detestation de homicídio, se cometido por homem ou animal, e ao mesmo tempo puniu o homem, tanto quanto possível, através da perda total da besta." (Clarke)

b. Mas se o boi tende a empurrar com seu chifre em tempos passados. . . o boi será apedrejado e seu proprietário também deverá ser condenado à morte: No entanto, se um proprietário boi tinha um boi (ou animal similar) que ele sabia ser agressivo e ele não conseguiu controlar o animal, ele era culpado de assassinato e punidos como tal.

c. Se não é imposta a ele uma quantia em dinheiro, em seguida, ele deverá pagar para resgatar a sua vida: Parece que, se os sobreviventes do homem morto aceito restituição monetária em vez da morte do proprietário, esta foi uma solução aceitável.

d. Quer se tenha chifrado um filho ou chifrado uma filha, segundo este julgamento será feito a ele: Os mesmos princípios foram aplicados na morte de um menor. Eles foram considerados como pessoas com direitos a respeitar, assim como adultos.

e. Se o boi chifrar um funcionário do sexo masculino ou feminino, ele deve dar ao seu mestre trinta moedas de prata: Se um funcionário foi morto, em tais circunstâncias, o preço de restituição foi trinta moedas de prata, o que foi considerado o preço de um escravo.

eu. "Mesmo em Israel, um escravo ainda era um homem: o seu sangue traz o sangue de culpa, como a de qualquer outro homem." (Cole)

ii. Significativamente, este foi o mesmo preço de Jesus foi vendido por quando Judas traiu Jesus por trinta moedas de prata (Mateus 26:15).

2. (33-36) Mais leis a respeito dos princípios de negligência e restituição.

"E se um homem abre uma cova, ou se alguém cavar uma cova e não a cobrir, e um boi ou um burro cai nele, o dono da cova dará indenização; ele deve dar dinheiro para seu dono, mas o animal morto será seu Se o boi de alguém dói mais do, para que ele morre, em seguida, eles devem vender o boi vivo e dividem o dinheiro com isso;.. e o boi morto, devem também dividem ou se era sabido que o boi tende a empurrar no tempo passado, e seu dono não o manteve confinado, certamente pagará boi por boi, porém o morto será seu. "

um. Ele deve dar dinheiro para seu dono, mas o animal morto será seu: Essas leis comunicar o princípio da responsabilidade pelas conseqüências de ações de um indivíduo sobre o outro. O exemplo dado tinha a ver com a restituição necessária quando a escavação de um poço causou a morte de um animal.

eu. Se um homem se abre um poço: ". O mais provável para o armazenamento de grãos em relação ao armazenamento de água Pits também foram usados ​​como armadilhas para animais (2 Samuel 23:20) ou prisões para os homens (Gênesis 37:24)." (Cole)

b. Se o boi de alguém dói mais do, de modo que ele morre, então eles venderão o boi vivo e dividir o dinheiro com isso: Essas leis necessária a investigação e análise de juízes, de modo que a aplicação da lei levou em conta resultados de intenção e negligência. Há um sentido em que estes são simplesmente aplicações dos princípios gerais de justiça e equidade.

eu. "Para um agricultor israelita lutando, o pagamento justo pela morte de um boi pode significar a diferença entre vida e morte, ou, pelo menos, entre liberdade e escravidão por dívida".


.


By you tube.



.
02 - Êxodo Capítulo : 22

.
1 Se alguém furtar um boi (ou uma ovelha), e o matar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e por uma ovelha quatro ovelhas.

2 Se o ladrão for achado a minar uma casa, e for ferido de modo que morra, o que o feriu não será réu de sangue;

3 mas se o sol houver saído sobre o ladrão, o que o feriu será réu de sangue. O ladrão certamente dará indenização; se nada possuir, será então vendido por seu furto.

4 Se o furto for achado vivo na sua mão, seja boi, ou jumento, ou ovelha, pagará ele o dobro.

5 Se alguém fizer pastar o seu animal num campo ou numa vinha, e se soltar o seu animal e este pastar no campo de outrem, do melhor do seu próprio campo e do melhor da sua própria vinha fará restituição.

6 Se alastrar um fogo e pegar nos espinhos, de modo que sejam destruídas as medas de trigo, ou a seara, ou o campo, aquele que acendeu o fogo certamente dará, indenização.

7 Se alguém entregar ao seu próximo dinheiro, ou objetos, para guardar, e isso for furtado da casa desse homem, o ladrão, se for achado, pagará o dobro.

8 Se o ladrão não for achado, então o dono da casa irá à presença dos juizes para se verificar se não meteu a mão nos bens do seu próximo.

9 Em todo caso de transgressão, seja a respeito de boi, ou de jumento, ou de ovelhas, ou de vestidos, ou de qualquer coisa perdida de que alguém disser que é sua, a causa de ambas as partes será levada perante os juizes; aquele a quem os juizes condenarem pagará o dobro ao seu próximo.

10 Se alguém entregar a seu próximo para guardar um jumento, ou boi, ou ovelha, ou outro qualquer animal, e este morrer, ou for aleijado, ou arrebatado, ninguém o vendo,

11 então haverá o juramento do Senhor entre ambos, para ver se o guardador não meteu a mão nos bens do seu próximo; e o dono aceitará o juramento, e o outro não fará restituição.

12 Se, porém, o animal lhe tiver sido furtado, fará restituirão ao seu dono.
13 Se tiver sido dilacerado, trá-lo-á em testemunho disso; não dará indenização pelo dilacerado.

14 Se alguém pedir emprestado a seu próximo algum animal, e este for danificado ou morrer, não estando presente o seu dono, certamente dará indenização;

15 se o dono estiver presente, o outro não dará indenização; se tiver sido alugado, o aluguel responderá por qualquer dano.

16 Se alguém seduzir uma virgem que não for desposada, e se deitar com ela, certamente pagará por ela o dote e a terá por mulher.

17 Se o pai dela inteiramente recusar dar-lha, pagará ele em dinheiro o que for o dote das virgens.

18 Não permitirás que viva uma feiticeira.

19 Todo aquele que se deitar com animal, certamente será morto.

20 Quem sacrificar a qualquer deus, a não ser tão-somente ao Senhor, será morto.

21 Ao estrangeiro não maltratarás, nem o oprimirás; pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito.

22 A nenhuma viúva nem órfão afligireis.

23 Se de algum modo os afligirdes, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor;

24 e a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos órfãos.

25 Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como credor; não lhe imporás juros.

26 Ainda que chegues a tomar em penhor o vestido do teu próximo, lho restituirás antes do pôr do sol;

27 porque é a única cobertura que tem; é o vestido da sua pele; em que se deitaria ele? Quando pois clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.

28 Aos juizes não maldirás, nem amaldiçoarás ao governador do teu povo.

29 Não tardarás em trazer ofertas da tua ceifa e dos teus lagares. O primogênito de teus filhos me darás.

30 Assim farás com os teus bois e com as tuas ovelhas; sete dias ficará a cria com a mãe; ao oitavo dia ma darás.

31 Ser-me-eis homens santos; portanto não comereis carne que por feras tenha sido despedaçada no campo; aos cães a lançareis.




.



 
By you tube.



.
02 - Êxodo Capítulo : 23

.
1 Não levantarás falso boato, e não pactuarás com o ímpio, para seres testemunha injusta.

2 Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda darás testemunho, acompanhando a maioria, para perverteres a justiça;

3 nem mesmo ao pobre favorecerás na sua demanda.

4 Se encontrares desgarrado o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, sem falta lho reconduzirás.

5 Se vires deitado debaixo da sua carga o jumento daquele que te odeia, não passarás adiante; certamente o ajudarás a levantá-lo.

6 Não perverterás o direito do teu pobre na sua demanda.

7 Guarda-te de acusares falsamente, e não matarás o inocente e justo; porque não justificarei o ímpio.

8 Também não aceitarás peita, porque a peita cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos.

9 Outrossim, não oprimirás o estrangeiro; pois vós conheceis o coração do estrangeiro, porque fostes estrangeiros na terra do Egito.

10 Seis anos semearás tua terra, e recolherás os seus frutos;

11 mas no sétimo ano a deixarás descansar e ficar em pousio, para que os pobres do teu povo possam comer, e do que estes deixarem comam os animais do campo. Assim farás com a tua vinha e com o teu olival.

12 Seis dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento, e para que tome alento o filho da tua escrava e o estrangeiro.

13 Em tudo o que vos tenho dito, andai apercebidos. Do nome de outros deuses nem fareis menção; nunca se ouça da vossa boca o nome deles.

14 Três vezes no ano me celebrarás festa:

15 A festa dos pães ázimos guardarás: sete dias comerás pães ázimos como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe, porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça perante mim de mãos vazias;

16 também guardarás a festa da sega, a das primícias do teu trabalho, que houveres semeado no campo; igualmente guardarás a festa da colheita à saída do ano, quando tiveres colhido do campo os frutos do teu trabalho.

17 Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão diante do Senhor Deus.

18 Não oferecerás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem ficará da noite para a manhã a gordura da minha festa.

19 As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do Senhor teu Deus. Não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.

20 Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para guardar-te pelo caminho, e conduzir-te ao lugar que te tenho preparado.

21 Anda apercebido diante dele, e ouve a sua voz; não sejas rebelde contra ele, porque não perdoará a tua rebeldia; pois nele está o meu nome.

22 Mas se, na verdade, ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.

23 Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te introduzirá na terra dos amorreus, dos heteus, dos perizeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus; e eu os aniquilarei.

24 Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme as suas obras; Antes os derrubarás totalmente, e quebrarás de todo as suas colunas.

25 Servireis, pois, ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.

26 Na tua terra não haverá mulher que aborte, nem estéril; o número dos teus dias completarei.

27 Enviarei o meu terror adiante de ti, pondo em confusão todo povo em cujas terras entrares, e farei que todos os teus inimigos te voltem as costas.

28 Também enviarei na tua frente vespas, que expulsarão de diante de ti os heveus, os cananeus e os heteus.

29 Não os expulsarei num só ano, para que a terra não se torne em deserto, e as feras do campo não se multipliquem contra ti.

30 Pouco a pouco os lançarei de diante de ti, até que te multipliques e possuas a terra por herança.

31 E fixarei os teus limites desde o Mar Vermelho até o mar dos filisteus, e desde o deserto até o rio; porque hei de entregar nas tuas mãos os moradores da terra, e tu os expulsarás de diante de ti.

32 Não farás pacto algum com eles, nem com os seus deuses.

33 Não habitarão na tua terra, para que não te façam pecar contra mim; pois se servires os seus deuses, certamente isso te será um laço.



.



By you tube.


.
02 - Êxodo Capítulo : 24

.
1 Depois disse Deus a Moisés: Subi ao Senhor, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e adorai de longe.

2 Só Moisés se chegará ao Senhor; os, outros não se chegarão; nem o povo subirá com ele.

3 Veio, pois, Moisés e relatou ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos; então todo o povo respondeu a uma voz: Tudo o que o Senhor tem falado faremos.

4 Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor e, tendo-se levantado de manhã cedo, edificou um altar ao pé do monte, e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel,

5 e enviou certos mancebos dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos, e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos, de bois.

6 E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar.

7 Também tomou o livro do pacto e o leu perante o povo; e o povo disse: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.

8 Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo e disse: Eis aqui o sangue do pacto que o Senhor tem feito convosco no tocante a todas estas coisas.

9 Então subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel,

10 e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza.

11 Deus, porém, não estendeu a sua mão contra os nobres dos filhos de Israel; eles viram a Deus, e comeram e beberam.

12 Depois disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e espera ali; e dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para lhos ensinares.

13 E levantando-se Moisés com josué, seu servidor, subiu ao monte de Deus,

14 tendo dito aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós; eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver alguma questão, se chegará a eles.

15 E tendo Moisés subido ao monte, a nuvem cobriu o monte.

16 Também a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia, do meio da nuvem, Deus chamou a Moisés.

17 Ora, a aparência da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.

18 Moisés, porém, entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.






.

  By you tube.


.
02 - Êxodo Capítulo : 25


.
 
By google.

.
 1 Então disse o Senhor a Moisés:

2 Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; e todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.

3 E esta é a oferta alçada que tomareis deles: ouro, prata, bronze,

4 estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras,

5 peles de carneiros tintas de vermelho, peles de golfinhos, madeira de acácia,

6 azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático,

7 pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.

8 E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles.

9 Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.

10 Também farão uma arca de madeira ,de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.

11 E cobri-la-ás de ouro puro, por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma moldura de ouro ao redor;

12 e fundirás para ela quatro argolas de ouro, que porás nos quatro cantos dela; duas argolas de um lado e duas do outro.

13 Também farás varais de madeira de acácia, que cobrirás de ouro.

14 Meterás os varais nas argolas, aos lados da arca, para se levar por eles a arca.

15 Os varais permanecerão nas argolas da arca; não serão tirados dela.

16 E porás na arca o testemunho, que eu te darei.

17 Igualmente farás um propiciatório, de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.

18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.

19 Farás um querubim numa extremidade e o outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.

20 Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.

21 E porás o propiciatório em cima da arca; e dentro da arca porás o testemunho que eu te darei.

22 E ali virei a ti, e de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de tudo o que eu te ordenar no tocante aos filhos de Israel.
23 Também farás uma mesa de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados, a sua largura de um côvado e a sua altura de um côvado e meio;

24 cobri-la-ás de ouro puro, e lhe farás uma moldura de ouro ao redor.

25 Também lhe farás ao redor uma guarnição de quatro dedos de largura, e ao redor na guarnição farás uma moldura de ouro.

26 Também lhe farás quatro argolas de ouro, e porás as argolas nos quatro cantos, que estarão sobre os quatro pés.

27 Junto da guarnição estarão as argolas, como lugares para os varais, para se levar a mesa.

28 Farás, pois, estes varais de madeira de acácia, e os cobrirás de ouro; e levar-se-á por eles a mesa.

29 Também farás os seus pratos, as suas colheres, os seus cântaros e as suas tigelas com que serão oferecidas as libações; de ouro puro os farás.

30 E sobre a mesa porás os pães da o proposição perante mim para sempre.

31 Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará o candelabro, tanto o seu pedestal como a sua haste; os seus copos, os seus cálices e as suas corolas formarão com ele uma só peça.

32 E de seus lados sairão seis braços: três de um lado, e três do outro.

33 Em um braço haverá três copos a modo de flores de amêndoa, com cálice e corola; também no outro braço três copos a modo de flores de amêndoa, com cálice e corola; assim se farão os seis braços que saem do candelabro.

34 Mas na haste central haverá quatro copos a modo de flores de amêndoa, com os seus cálices e as suas corolas,

35 e um cálice debaixo de dois braços, formando com a haste uma só peça; outro cálice debaixo de dois outros braços, de uma só peça com a haste; e ainda outro cálice debaixo de dois outros braços, de uma só peça com a haste; assim será para os seis braços que saem do candelabro.

36 Os seus cálices e os seus braços formarão uma só peça com a haste; o todo será de obra batida de ouro puro.

37 Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para alumiar defronte dele.

38 Os seus espevitadores e os seus cinzeiros serão de ouro puro.

39 De um talento de ouro puro se fará o candelabro, com todos estes utensílios.

40 Atenta, pois, que os faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte.



.


  By you tube.


.
 02 - Êxodo Capítulo : 26




.

1 O tabernáculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, e de estofo azul, púrpura, e carmesim; com querubins as farás, obra de artífice.


2 O comprimento de cada cortina será de vinte e oito côvados, e a largura de quatro côvados; todas as cortinas serão da mesma medida.

3 Cinco cortinas serão enlaçadas, cada uma à outra; e as outras cinco serão enlaçadas da mesma maneira.

4 Farás laçadas de estofo azul na orla da última cortina do primeiro grupo; assim também farás na orla da primeira cortina do segundo grupo;

5 a saber, cinqüenta laçadas na orla de uma cortina, e cinqüenta laçadas na orla da outra; as laçadas serão contrapostas uma à outra.

6 Farás cinqüenta colchetes de ouro, e prenderás com eles as cortinas, uma à outra; assim o tabernáculo virá a ser um todo.

7 Farás também cortinas de pêlos de cabras para servirem de tenda sobre o tabernáculo; onze destas cortinas farás.

8 O comprimento de cada cortina será de trinta côvados, e a largura de cada cortina de quatro côvados; as onze cortinas serão da mesma medida.

9 E ajuntarás cinco cortinas em um grupo, e as outras seis cortinas em outro grupo; e dobrarás a sexta cortina na frente da tenda.

10 E farás cinqüenta laçadas na orla da última cortina do primeiro grupo, e outras cinqüenta laçadas na orla da primeira cortina do segundo grupo.

11 Farás também cinqüenta colchetes de bronze, e meterás os colchetes nas laçadas, e assim ajuntarás a tenda, para que venha a ser um todo.

12 E o resto que sobejar das cortinas da tenda, a saber, a meia cortina que sobejar, penderá aos fundos do tabernáculo.

13 E o côvado que sobejar de um lado e de outro no comprimento das cortinas da tenda, penderá de um e de outro lado do tabernáculo, para cobri-lo.

14 Farás também para a tenda uma coberta de peles de carneiros, tintas de vermelho, e por cima desta uma coberta de peles de golfinhos.

15 Farás também as tábuas para o tabernáculo de madeira de acácia, as quais serão colocadas verticalmente.

16 O comprimento de cada tábua será de dez côvados, e a sua largura de um côvado e meio.

17 Duas couceiras terá cada tábua, unidas uma à outra por travessas; assim farás com todas as tábuas do tabernáculo.

18 Ao fazeres as tábuas para o tabernáculo, farás vinte delas para o lado meridional.

19 Farás também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua, para as suas duas couceiras, e duas bases debaixo de outra, para as duas couceiras dela.

20 Também para o outro lado do tabernáculo, o que dá para o norte, farás vinte tábuas,

21 com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua e duas debaixo de outra.

22 E para o lado posterior do tabernáculo, o que dá para o ocidente, farás seis tábuas.

23 Farás também duas tábuas para os cantos do tabernáculo no lado posterior.

24 Por baixo serão duplas, do mesmo modo se estendendo inteiras até a primeira argola em cima; assim se fará com as duas tábuas; elas serão para os dois cantos.

25 Haverá oito tábuas com as suas dezesseis bases de prata: duas bases debaixo de uma tábua e duas debaixo de outra.

26 Farás também travessões de madeira de acácia; cinco para as tábuas de um lado do tabernáculo,

27 e cinco para as tábuas do outro lado do tabernáculo, bem como cinco para as tábuas do lado posterior do tabernáculo, o que dá para o ocidente.

28 O travessão central passará ao meio das tábuas, de uma extremidade à outra.

29 E cobrirás de ouro as tábuas, e de ouro farás as suas argolas, como lugares para os travessões; também os travessões cobrirás de ouro.

30 Então levantarás o tabernáculo conforme o modelo que te foi mostrado no monte.

31 Farás também um véu de azul, púrpura, carmesim, e linho fino torcido; com querubins, obra de artífice, se fará;

32 e o suspenderás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata.

33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e levarás para dentro do véu a arca do testemunho; este véu vos fará separação entre o lugar santo e o santo dos santos.

34 Porás o propiciatório sobre a arca do testemunho no santo dos santos;

35 colocarás a mesa fora do véu, e o candelabro defronte da mesa, para o lado sul do tabernáculo; e porás a mesa para o lado norte.

36 Farás também para a porta da tenda um reposteiro de azul, púrpura, carmesim: e linho fino torcido, obra de bordador.

37 E para o reposteiro farás cinco colunas de madeira de acácia, cobrindo-as de ouro (os seus colchetes também serão de ouro), e para elas fundirás cinco bases de bronze.
 




.
   By you tube.


.

02 - Êxodo Capítulo : 27

.
1 Farás também o altar de madeira de acácia; de cinco côvados será o comprimento, de cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e de três côvados a altura.

2 E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas formarão uma só peça com o altar; e o cobrirás de bronze.

3 Far-lhe-ás também os cinzeiros, para recolher a sua cinza, e as pás, e as bacias, e os garfos e os braseiros; todos os seus utensílios farás de bronze.

4 Far-lhe-ás também um crivo de bronze em forma de rede, e farás para esta rede quatro argolas de bronze nos seus quatro cantos,

5 e a porás em baixo da borda em volta do altar, de maneira que a rede chegue até o meio do altar.

6 Farás também varais para o altar, varais de madeira de acácia, e os cobrirás de bronze.

7 Os varais serão metidos nas argolas, e estarão de um e de outro lado do altar, quando for levado.

8 ôco, de tábuas, o farás; como se te mostrou no monte, assim o farão.

9 Farás também o átrio do tabernáculo. No lado que dá para o sul o átrio terá cortinas de linho fino torcido, de cem côvados de comprimento.

10 As suas colunas serão vinte, e vinte as suas bases, todas de bronze; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata.

11 Assim também ao longo do lado do norte haverá cortinas de cem côvados de comprimento, e serão vinte as suas colunas e vinte as bases destas, todas de bronze; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata.

12 E na largura do átrio do lado do ocidente haverá cortinas de cinqüenta côvados; serão dez as suas colunas, e dez as bases destas.

13 Semelhantemente a largura do átrio do lado que dá para o nascente será de cinqüenta côvados.

14 As cortinas para um lado da porta serão de quinze côvados; três serão as suas colunas, e três as bases destas.

15 E de quinze côvados serão as cortinas para o outro lado; as suas colunas serão três, e três as bases destas.

16 Também à porta do átrio haverá um reposteiro de vinte côvados, de azul, púrpura, carmesim, e linho fino torcido, obra de bordador; as suas colunas serão quatro, e quatro as bases destas.

17 Todas as colunas do átrio ao redor serão cingidas de faixas de prata; os seus colchetes serão de prata, porém as suas bases de bronze.

18 O comprimento do átrio será de cem côvados, e a largura, por toda a extensão, de cinqüenta, e a altura de cinco côvados; as cortinas serão de linho fino torcido; e as bases das
 colunas de bronze.

19 Todos os utensílios do tabernáculo em todo o seu serviço, e todas as suas estacas, e todas as estacas do átrio, serão de bronze.

20 Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para manter uma lâmpada acesa continuamente.

21 Na tenda da revelação, fora do véu que está diante do testemunho, Arão e seus filhos a conservarão em ordem, desde a tarde até pela manhã, perante o Senhor; este será um
 estatuto perpétuo para os filhos de Israel pelas suas gerações.


.
By you tube.





.

02 - Êxodo Capítulo : 28



.
 1 Depois farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão.

2 Farás vestes sagradas para Arão, teu irmão, para glória e ornamento.

3 Falarás a todos os homens hábeis, a quem eu tenha enchido do espírito de sabedoria, que façam as vestes de Arão para santificá-lo, a fim de que me administre o ofício sacerdotal.

4 Estas pois são as vestes que farão: um peitoral, um éfode, um manto, uma túnica bordada, uma mitra e um cinto; farão, pois, as vestes sagradas para Arão, teu irmão, e para seus filhos, a fim de me administrarem o ofício sacerdotal.

5 E receberão o ouro, o azul, a púrpura, o carmesim e o linho fino,

6 e farão o éfode de ouro, azul, púrpura, carmesim e linho fino torcido, obra de desenhista.

7 Terá duas ombreiras, que se unam às suas duas pontas, para que seja unido.

8 E o cinto de obra esmerada do éfode, que estará sobre ele, formando com ele uma só peça, será de obra semelhante de ouro, azul, púrpura, carmesim e linho fino torcido.

9 E tomarás duas pedras de berilo, e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel.

10 Seis dos seus nomes numa pedra, e os seis nomes restantes na outra pedra, segundo a ordem do seu nascimento.

11 Conforme a obra de lapidário, como a gravura de um selo, gravarás as duas pedras, com os nomes dos filhos de Israel; guarnecidas de engastes de ouro as farás.

12 E porás as duas pedras nas ombreiras do éfode, para servirem de pedras de memorial para os filhos de Israel; assim sobre um e outro ombro levará Arão diante do Senhor os seus nomes como memorial.

13 Farás também engastes de ouro,

14 e duas cadeiazinhas de ouro puro; como cordas as farás, de obra trançada; e aos engastes fixarás as cadeiazinhas de obra trançada.

15 Farás também o peitoral do juízo, obra de artífice; conforme a obra do éfode o farás; de ouro, de azul, de púrpura, de carmesim, e de linho fino torcido o farás.

16 Quadrado e duplo, será de um palmo o seu comprimento, e de um palmo a sua largura.

17 E o encherás de pedras de engaste, em quatro fileiras: a primeira será de uma cornalina, 
um topázio e uma esmeralda;

18 a segunda fileira será de uma granada, uma safira e um ônix;


19 a terceira fileira será de um jacinto, uma ágata e uma ametista;

20 e a quarta fileira será de uma crisólita, um berilo e um jaspe; elas serão guarnecidas de ouro nos seus engastes.

21 Serão, pois, as pedras segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; serão como a gravura de um selo, cada uma com o seu nome, para as doze tribos.

22 Também farás sobre o peitoral cadeiazinhas como cordas, obra de trança, de ouro puro.

23 Igualmente sobre o peitoral farás duas argolas de ouro, e porás as duas argolas nas duas extremidades do peitoral.

24 Então meterás as duas cadeiazinhas de ouro, de obra trançada, nas duas argolas nas extremidades do peitoral;

25 e as outras duas pontas das duas cadeiazinhas de obra trançada meterás nos dois engastes, e as porás nas ombreiras do éfode, na parte dianteira dele.

26 Farás outras duas argolas de ouro, e as porás nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que estiver junto ao lado interior do éfode.

27 Farás mais duas argolas de ouro, e as porás nas duas ombreiras do éfode, para baixo, na parte dianteira, junto à costura, e acima do cinto de obra esmerada do éfode.

28 E ligarão o peitoral, pelas suas argolas, às argolas do éfode por meio de um cordão azul, de modo que fique sobre o cinto de obra esmerada do éfode e não se separe o peitoral do éfode.

29 Assim Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no lugar santo, para memorial diante do Senhor continuamente.

30 Também porás no peitoral do juízo o Urim e o Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do Senhor; assim Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do Senhor continuamente.

31 Também farás o manto do éfode todo de azul.

32 No meio dele haverá uma abertura para a cabeça; esta abertura terá um debrum de obra tecida ao redor, como a abertura de cota de malha, para que não se rompa.

33 E nas suas abas, em todo o seu redor, farás romãs de azul, púrpura e carmesim, e campainhas de ouro, entremeadas com elas ao redor.

33 Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como a gravura de um selo: SANTO AO SENHOR.

34 uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha de ouro, e outra romã, haverá nas abas do manto ao redor.

35 E estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o sonido ao entrar ele no lugar santo diante do Senhor e ao sair, para que ele não morra.

37 Pô-la-ás em um cordão azul, de maneira que esteja na mitra; bem na frente da mitra estará.

38 E estará sobre a testa de Arão, e Arão levará a iniqüidade das coisas santas, que os filhos de Israel consagrarem em todas as suas santas ofertas; e estará continuamente na sua testa, para que eles sejam aceitos diante do Senhor.

39 Também tecerás a túnica enxadrezada de linho fino; bem como de linho fino farás a mitra; e farás o cinto, obra de bordador.

40 Também para os filhos de Arão farás túnicas; e far-lhes-ás cintos; também lhes farás tiaras, para glória e ornamento.

41 E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também a seus filhos, e os ungirás e consagrarás, e os santificarás, para que me administrem o sacerdócio.

42 Faze-lhes também calções de linho, para cobrirem a carne nua; estender-se-ão desde os lombos até as coxas.

43 E estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da revelação, ou quando chegarem ao altar para ministrar no lugar santo, para que não levem iniqüidade e morram; isto será estatuto perpétuo para ele e para a sua descendência depois dele
.




.


   By you tube.


.

02 - Êxodo Capítulo : 29



.

1 Isto é o que lhes farás para os santificar, para que me administrem o sacerdócio: Toma um novilho e dois carneiros sem defeito,

2 e pão ázimo, e bolos ázimos, amassados com azeite, e coscorões ázimos, untados com azeite; de flor de farinha de trigo os farás;

3 e os porás num cesto, e os trarás no cesto, com o novilho e os dois carneiros.

4 Então farás chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da revelação e os lavarás, com água.

5 Depois tomarás as vestes, e vestirás a Arão da túnica e do manto do éfode, e do éfode mesmo, e do peitoral, e lhe cingirás o éfode com o seu cinto de obra esmerada;

6 e pôr-lhe-ás a mitra na cabeça; e sobre a mitra porás a coroa de santidade;

7 então tomarás o óleo da unção e, derramando-lho sobre a cabeça, o ungirás.

8 Depois farás chegar seus filhos, e lhes farás vestir túnicas,

9 e os cingirás com cintos, a Arão e a seus filhos, e lhes atarás as tiaras. Por estatuto perpétuo eles terão o sacerdócio; consagrarás, pois, a Arão e a seus filhos.

10 Farás chegar o novilho diante da tenda da revelação, e Arão e seus filhos porão as mãos sobre a cabeça do novilho;

11 e imolarás o novilho perante o Senhor, à porta da tenda da revelação.

12 Depois tomarás do sangue do novilho, e com o dedo o porás sobre as pontas do altar, e todo o sangue restante derramarás à base do altar.

13 Também tomarás toda a gordura que cobre as entranhas, o redenho do fígado, os dois rins e a gordura que houver neles, e queimá-los-ás sobre o altar;

14 mas a carne do novilho, o seu couro e o seu excremento queimarás fora do arraial; é sacrifício pelo pecado.

15 Depois tomarás um carneiro, e Arão e seus filhos porão as mãos sobre a cabeça dele,

16 e imolarás o carneiro e, tomando o seu sangue, o espargirás sobre o altar ao redor;

17 e partirás o carneiro em suas partes, e lavarás as suas entranhas e as suas pernas, e as porás sobre as suas partes e sobre a sua cabeça.

18 Assim queimarás todo o carneiro sobre o altar; é um holocausto para o Senhor; é cheiro suave, oferta queimada ao Senhor.

19 Depois tomarás o outro carneiro, e Arão e seus filhos porão as mãos sobre a cabeça dele;

20 e imolarás o carneiro, e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão e sobre a ponta da orelha direita de seus filhos, como também sobre o dedo polegar da sua mão direita e sobre o dedo polegar do seu pé direito; e espargirás o sangue sobre o altar ao redor.

21 Então tomarás do sangue que estará sobre o altar, e do óleo da unção, e os espargirás sobre Arão e sobre as suas vestes, e sobre seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos com ele; assim ele será santificado e as suas vestes, também seus filhos e as vestes de seus filhos com ele.

22 Depois tomarás do carneiro a gordura e a cauda gorda, a gordura que cobre as entranhas e o redenho do fígado, os dois rins com a gordura que houver neles e a coxa direita (porque é carneiro de consagração),

23 e uma fogaça de pão, um bolo de pão azeitado e um coscorão do cesto dos pães ázimos que estará diante do Senhor,

24 e tudo porás nas mãos de Arão, e nas mãos de seus filhos; e por oferta de movimento o moverás perante o Senhor.

25 Depois o tomarás das suas mãos e o queimarás no altar sobre o holocausto, por cheiro suave perante o Senhor; é oferta queimada ao Senhor.

26 Também tomarás o peito do carneiro de consagração, que é de Arão, e por oferta de movimento o moverás perante o Senhor; e isto será a tua porção.

27 E santificarás o peito da oferta de movimento e a coxa da oferta alçada, depois de movida e alçada, isto é, aquilo do carneiro de consagração que for de Arão e de seus filhos;

28 e isto será para Arão e para seus filhos a porção de direito, para sempre, da parte dos filhos de Israel, porque é oferta alçada; e oferta alçada será dos filhos de Israel, dos sacrifícios das suas ofertas pacíficas, oferta alçada ao Senhor.

29 As vestes sagradas de Arão ficarão para seus filhos depois dele, para nelas serem ungidos e sagrados.

30 Sete dias os vestirá aquele que de seus filhos for sacerdote em seu lugar, quando entrar na tenda da revelação para ministrar no lugar santo.

31 Também tomarás o carneiro de consagração e cozerás a sua carne em lugar santo.

32 E Arão e seus filhos comerão a carne do carneiro, e o pão que está no cesto, à porta da tenda da revelação;

33 e comerão as coisas com que for feita expiação, para consagrá-los, e para santificá-los; mas delas o estranho não comerá, porque são santas.

34 E se sobejar alguma coisa da carne da consagração, ou do pão, até pela manhã, o que sobejar queimarás no fogo; não se comerá, porque é santo.

35 Assim, pois, farás a Arão e a seus filhos conforme tudo o que te hei ordenado; por sete dias os sagrarás.

36 Também cada dia oferecerás para expiação o novilho de sacrifício pelo pecado; e purificarás o altar, fazendo expiação por ele; e o ungirás para santificá-lo.

37 Sete dias farás expiação pelo altar, e o santificarás; e o altar será santíssimo; tudo o que tocar o altar será santo.

38 Isto, pois, é o que oferecerás sobre o altar: dois cordeiros de um ano cada dia continuamente.

39 Um cordeiro oferecerás pela manhã, e o outro cordeiro oferecerás à tardinha;

40 com um cordeiro a décima parte de uma efa de flor de farinha, misturada com a quarta parte de um him de azeite batido, e para libação a quarta parte de um him de vinho.

41 E o outro cordeiro oferecerás à tardinha, e com ele farás oferta de cereais como com a oferta da manhã, e conforme a sua oferta de libação, por cheiro suave; oferta queimada é ao Senhor.

42 Este será o holocausto contínuo por vossas gerações, à porta da tenda da revelação, perante o Senhor, onde vos encontrarei, para falar contigo ali.

43 E ali virei aos filhos de Israel; e a tenda será santificada pela minha glória;

44 santificarei a tenda da revelação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos, para que me administrem o sacerdócio.

45 Habitarei no meio dos filhos de Israel, e serei o seu Deus;

46 e eles saberão que eu sou o Senhor seu Deus, que os tirei da terra do Egito, para habitar no meio deles; eu sou o Senhor seu Deus. 

.


By you tube.



.

02 - Êxodo Capítulo : 30


. 1 Farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás.

2 O seu comprimento será de um côvado, e a sua largura de um côvado; será quadrado; e de dois côvados será a sua altura; as suas pontas formarão uma só peça com ele.

3 De ouro puro o cobrirás, tanto a face superior como as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e lhe farás uma moldura de ouro ao redor.

4 Também lhe farás duas argolas de ouro debaixo da sua moldura; nos dois cantos de ambos os lados as farás; e elas servirão de lugares para os varais com que o altar será levado.

5 Farás também os varais de madeira de acácia e os cobrirás de ouro.

6 E porás o altar diante do véu que está junto à arca do testemunho, diante do propiciatório, que se acha sobre o testemunho, onde eu virei a ti.

7 E Arão queimará sobre ele o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará.

8 Também quando acender as lâmpadas à tardinha, o queimará; este será incenso perpétuo perante o Senhor pelas vossas gerações.

9 Não oferecereis sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem oferta de cereais; nem tampouco derramareis sobre ele ofertas de libação.

10 E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as pontas do altar; com o sangue do sacrifício de expiação de pecado, fará expiação sobre ele uma vez no ano pelas vossas gerações; santíssimo é ao Senhor.

11 Disse mais o Senhor a Moisés:

12 Quando fizeres o alistamento dos filhos de Israel para sua enumeração, cada um deles dará ao Senhor o resgate da sua alma, quando os alistares; para que não haja entre eles praga alguma por ocasião do alistamento.

13 Dará cada um, ao ser alistado, meio siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte jeiras); meio siclo é a oferta ao Senhor.

14 Todo aquele que for alistado, de vinte anos para cima, dará a oferta do Senhor.

15 O rico não dará mais, nem o pobre dará menos do que o meio siclo, quando derem a oferta do Senhor, para fazerdes expiação por vossas almas.

16 E tomarás o dinheiro da expiação dos filhos de Israel, e o designarás para o serviço da tenda da revelação, para que sirva de memorial a favor dos filhos de Israel diante do Senhor, para fazerdes expiação por vossas almas.

17 Disse mais o Senhor a Moisés:

18 Farás também uma pia de bronze com a sua base de bronze, para lavatório; e a porás entre a tenda da revelação e o altar, e nela deitarás água,

19 com a qual Arão e seus filhos lavarão as mãos e os pés;

20 quando entrarem na tenda da revelação lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para fazer oferta queimada ao Senhor.

21 Lavarão, pois, as mãos e os pés, para que não morram; e isto lhes será por estatuto perpétuo a ele e à sua descendência pelas suas gerações.

22 Disse mais o Senhor a Moisés:

23 Também toma das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos,

24 de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him.

25 Disto farás um óleo sagrado para as unções, um perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado para as unções.

26 Com ele ungirás a tenda da revelação, a arca do testemunho,

27 a mesa com todos os seus utensílios, o candelabro com os seus utensílios, o altar de incenso,

28 a altar do holocausto com todos os seus utensílios, o altar de incenso,

29 Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que as tocar será santo.

30 Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio.

31 E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Este me será o óleo sagrado para as unções por todas as vossas gerações.

32 Não se ungirá com ele carne de homem; nem fareis outro de semelhante composição; sagrado é, e para vós será sagrado.

33 O homem que compuser um perfume como este, ou que com ele ungir a um estranho, será extirpado do seu povo.

34 Disse mais o Senhor a Moisés: Toma especiarias aromáticas: estoraque, e ônica, e gálbano, especiarias aromáticas com incenso puro; de cada uma delas tomarás peso igual;

35 e disto farás incenso, um perfume segundo a arte do perfumista, temperado com sal, puro e santo;

36 e uma parte dele reduzirás a pó e o porás diante do testemunho, na tenda da revelação onde eu virei a ti; coisa santíssima vos será.

37 Ora, o incenso que fareis conforme essa composição, não o fareis para vós mesmos; santo vos será para o Senhor.

38 O homem que fizer tal como este para o cheirar, será extirpado do seu povo.
  


.
By you tube.


.

02 - Êxodo Capítulo : 31


.
 1 Depois disse o Senhor a Moisés:

2 Eis que eu tenho chamado por nome a Bezaleel, filho de Úri, filho de Hur, da tribo de Judá,

3 e o enchi do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício,

4 para inventar obras artísticas, e trabalhar em ouro, em prata e em bronze,

5 e em lavramento de pedras para engastar, e em entalhadura de madeira, enfim para trabalhar em todo ofício.

6 E eis que eu tenho designado com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos os homens hábeis, para fazerem tudo o que te hei ordenado,

7 a saber: a tenda da revelação, a arca do testemunho, o propiciatório que estará sobre ela, e todos os móveis da tenda;

8 a mesa com os seus utensílios, o candelabro de ouro puro com todos os seus utensílios, o altar do incenso,

9 o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base;

10 as vestes finamente tecidas, as vestes sagradas de Arão, o sacerdote, e as de seus filhos, para administrarem o sacerdócio;

11 o óleo da unção, e o incenso aromático para o lugar santo; eles farão conforme tudo o que te hei mandado.

12 Disse mais o Senhor a Moisés:

13 Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.

14 Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente será morto; porque qualquer que nele fizer algum trabalho, aquela alma será exterminada do meio do seu povo.

15 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será o sábado de descanso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto.

16 Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo. ,

17 Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério.

18 E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.


  

.


By google.
  


.
A Aliança que Deus estava firmando com o povo de Israel, continha três formas de lei:




I  A Lei Moral, que estudamos no capítulo anterior, cujos princípios básicos revelavam os deveres dos homens diante de Deus. Foi resumida nos dez mandamentos. 



II  Lei Civil, que tratava da vida jurídica e social de Israel como nação. Era parecida com a dos outros povos e incluía a lei de olho por olho e dente por dente. Esta forma da lei deu aos Judeus os seus deveres civis como cidadãos do estado teocrático de Israel. Os detalhes você encontra em Êxodo do capítulo 21 até o capitulo 23. 

III  E a Lei Cerimonial, que mostra o Judaísmo como um elaborado sistema de leis cerimoniais. Era baseada em sacrifício de animais que prefiguravam o sacrifício do messias. Quando o messias morreu em nosso lugar, naturalmente estas leis se tornaram caducas, caíram em desuso. Os detalhes desta lei você encontra em Êxodo capitulo 24 até o capitulo 31.



.
Fontes deste Estudo Biblico : 
O código da Bíblia.com  




.




  By you tube.

.
 
.
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.



.


 By google.





Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!







0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...