Êxodo Capítulo XIII

Posted by TKM

















By google.


  



02 - Êxodo Capítulo : 13


 1 Então falou o Senhor a Moisés, dizendo:

2 Santifica-me todo primogênito, todo o que abrir a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, assim de homens como de animais; porque meu é.

3 E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor vos tirou daqui; portanto não se comerá pão levedado.

4 Hoje, no mês de abibe, vós saís.

5 Quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos heveus e dos jebuseus, que ele jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês.

6 Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá uma festa ao Senhor.

7 Sete dias se comerão pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos.

8 Naquele dia contarás a teu filho, dizendo: Isto é por causa do que o Senhor me fez, quando eu saí do Egito;

9 e te será por sinal sobre tua mão e por memorial entre teus olhos, para que a lei do Senhor esteja em tua boca; porquanto com mão forte o Senhor te tirou do Egito.

10 Portanto guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano.

11 Também quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a ti e a teus pais, quando ta houver dado,

12 separarás para o Senhor tudo o que abrir a madre, até mesmo todo primogênito dos teus animais; os machos serão do Senhor.

13 Mas todo primogênito de jumenta resgatarás com um cordeiro; e, se o não quiseres resgatar, quebrar-lhe-ás a cerviz; e todo primogênito do homem entre teus filhos resgatarás.

14 E quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que é isto? responder-lhe-ás: O Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito, da casa da servidão.

15 Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, tanto os primogênitos dos homens como os primogênitos dos animais; por isso eu sacrifico ao Senhor todos os primogênitos, sendo machos; mas a todo primogênito de meus filhos eu resgato.

16 E isto será por sinal sobre tua mão, e por frontais entre os teus olhos, porque o Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito.

17 Ora, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não o conduziu pelo caminho da terra dos filisteus, se bem que fosse mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte para o Egito;

18 mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho; e os filhos de Israel subiram armados da terra do Egito.

19 Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; e vós haveis de levar daqui convosco os meus ossos.

20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.

21 E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.

22 Não desaparecia de diante do povo a coluna de nuvem de dia, nem a coluna de fogo de noite.



By google.

  
Deus separa os primogênitos para ele.



O SENHOR Deus disse a Moisés:

_ Separe para mim todo primeiro filho. Todo primeiro filho homem dos israelitas e todo primeiro filhote macho dos animais domésticos são meus.

Em virtude de Deus ter livrado os primogênitos de Israel, Ele dá ordens para que todos os primogênitos dos homens e dos animais Lhe sejam separados, consagrados para Ele.

Agora eram sua propriedade especial e deviam ser dedicados a ele.

Os pais e aqueles que eram proprietários aprenderam que todas suas primícias e o seu melhor, pertenciam á Deus.

E você, caro leitor já aprendeu esta verdade?

Existe ainda outro fato muito importante que devemos aprender neste texto; Os primogênitos, sendo os que foram salvos pelo sacrifício do cordeiro, tipificavam um povo, você sabe qual?

Isso mesmo, os Cristãos, o povo escolhido de Deus que foi salvo da morte eterna, pelo sangue de Cristo.

Agora medite no seguinte;

Eu, você e todos aqueles que foram salvos da ira de Deus, pela fé em Cristo, também fomos separados por Deus para sermos santos.

Você tem noção do que isso significa?

Não?

Então leia com atenção estes versículos e viva como alguém separado por Deus e para Deus.

1 Pedro 1:15,16
Sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo.Porque as Escrituras Sagradas dizem: Sejam santos porque eu sou santo. ”

I Co. 6.11
Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencer a Deus e aceitos por ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus.

Ef. 2.19
Portanto, vocês, os não-judeus, não são mais estrangeiros nem visitantes. Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele.

I Pe. 2.9,10
Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. Antes, vocês não eram o povo de Deus, mas agora são o seu povo; antes, não conheciam a misericórdia de Deus, mas agora já receberam a sua misericórdia.

Bendito seja nosso Deus todo poderoso, pelo seu muito amor para conosco.

  

By google.

  
 
A memória fraca do ser humano



No primeiro dia de viagem, Moisés fala ao povo com grande força e determinação;

_ Atenção minha gente: Lembrem deste dia, o dia em que vocês saíram do Egito, onde eram escravos. Este é o dia em que o SENHOR os tirou de lá pelo seu grande poder. Portanto, não comam pão feito com fermento.

Moisés transmitiu as ordens do Senhor para que a festa dos pães ázimos fosse observada anualmente, assim que Israel entrasse na terra prometida.


Moisés continuou seu discurso dizendo que cada nova geração deveria ser diligentemente instruída.

_ Nesse dia vocês contarão aos seus filhos que estão fazendo isso por causa daquilo que o SENHOR fez por vocês quando saíram do Egito.


_ Essa festa será como um sinal para vocês, como se fosse uma coisa amarrada na mão ou na testa, e os ajudará a lembrarem de recitar e de estudar a lei de Deus, o SENHOR; pois com grande poder ele os tirou do Egito.

Os pais deveriam explicar para o filho, que a festa dos pães ázimos, era como uma fita ao redor do dedo, para lembrá-lo do grande livramento de Deus.

Você sabe como esquecemos certas coisas facilmente, não é verdade?
Pois é, e não é a toa que Cristo deu a Sua igreja duas fitinhas, quer dizer “duas ordenanças” que relembram o Seu trabalho para a nossa salvação; o Batismo e a Ceia do Senhor.

E a história tem ensinado em como as pessoas tem esquecido facilmente de seus heróis do passado.

As ordenanças de Deus agem como uma fita espiritual ao redor do dedo, para aguçar a nossa memória.

Da mesma forma é nosso dever ensinar a nossos filhos sobre o valor destes memoriais.



By google.

  
O Caminho mais longo


Do versículo 11 ao versículo 16 Moisés explica um pouco mais a respeito do primogênito macho, que deveria ser separado para Deus.

Depois disso o povo começou a marcha rumo a Canaã.

Havia duas rotas para Canaã. Israel poderia ter seguido rumo ao norte, através da terra dos filisteus na região de gaza como mostra a seta preta no mapa, atingindo assim o seu destino em poucos dias.

  

By google.

  
 
Ao invés disso, Deus os conduziu na direção do sul, pela península do Sinai, um caminho muito mais longo como mostra a seta vermelha no mapa.

Deus pensou assim: “Não quero que os israelitas mudem de idéia e voltem para o Egito, quando virem o exército dos Filisteus.

É que o caminho mais curto era fortemente guardada por soldados Filisteus.

E o povo embora estivesse armado e disposto a guerrear, era pacífico, acostumado a uma vida servil, ou pastoril.

Tinham com eles suas famílias e o seu gado. Seria fácil desanimarem ao ver a oposição de exércitos inimigos e debandar de volta à relativa tranqüilidade do Egito.

Não há dúvidas de que o homem em sua sabedoria mundana teria escolhido a rota mais curta.

Mas antes que estivessem prontos para tomar posse da terra de Canaã, primeiro deveriam se unificar como nação e deveria aprender a confiar em Deus.

Eles eram na realidade uma raça de escravos desarmados e não estavam acostumados à guerra.

Devia efetuar primeiro uma transformação espiritual, intelectual e política antes que pudessem estar preparados para cooperar com Deus na conquista de Canaã.

Isso nos ensina que somente o Senhor é um guia seguro, e que seus caminhos podem não ser os mais fáceis, mas são os melhores.

Se eles soubessem o que teriam de enfrentar pela frente, talvez nunca teriam estado dispostos a sair de Egito, pois achavam que chegariam em Canaã após umas poucas semanas.

Prestem atenção caro leitor; Precisamos aprender que se Deus não nos leva diretamente ao nosso objetivo, é porque ele sabe o que é melhor para nós, sómente Deus sabe o que existe no caminho que temos pela frente.

Então se tivermos paciência a fé, podemos seguí-lO confiantes em Sua sabedoria.

Pense nisso, e pare de reclamar de porque as coisas demoram a acontecer em sua vida!


  
By google.


  
Os ossos de José



Vimos até agora que o povo ia em ordem, todos bem organizados, cada um em seu lugar dentro da multidão.

Eles tinham saído de Ramessés e depois foram para Sucote (40 kms.), em seguida continuaram indo para o sul até Etã onde começa o deserto e la acamparam (32 kms.).

Apesar das centenas de anos decorridos desde a morte de José, Moisés não se esqueceu da promessa antes dele morrer, e levou seus ossos nesta viagem. 

Vamos fazer Flashback para relembrar o que José disse antes de morrer, a mais ou menos 500 anos atrás;

Pegue a sua Bíblia e vá para Gênesis 50:24-25.

Ao manterem seu juramento, eles provam que nunca esqueceram totalmente as promessas de Deus.


  

 By google.


  
A Shekinah

Saindo de Etã, viraram para o norte e foram até Baal-Zefom (40 kms.), voltando quase em linha paralela ao caminho pelo qual tinham vindo, rodeando perto do mar Vermelho.

Como comandante militar egípcio na primeira fase de sua vida e como fugitivo do Faraó na segunda fase, Moisés já estava familiarizado com a rota que deveria seguir.

Mas, para convencer ao povo da direção divina e para guiar a Moisés pela rota precisa, Deus pessoalmente dirigia sua jornada cada dia.

O SENHOR ia adiante deles, visível como uma coluna de nuvem escura de dia, e uma coluna de fogo à noite, iluminando-os, para que pudessem andar de dia e de noite.


Os antigos comandantes de exército às vezes usavam fumaça ou sinais de fogo para conduzir suas forças em marcha através de terras desoladas e sem caminhos. 

  
By google.


  
No entanto, a coluna de nuvem e fogo de Israel não foi produzida por meios comuns mas por uma manifestação milagrosa da presença de Deus.

Você pode estar pensando... Como seria maravilhoso se nos dias de Hoje, Deus adiante de nós, indicando o caminho que devemos seguir.


Espere aí... Mas Deus tem feito isso. Ele nos deu a sua Palavra que ilumina o caminho da vida, e ela está disponível a qualquer hora. E isso é realmente maravilhoso.

Deus nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.


Nessa nuvem o Senhor mesmo estava presente com seu povo, e lá da nuvem falava com Moisés.

Ali aparecia a glória do Senhor, mais tarde conhecida como a "Shekinah".

O vocábulo "shekinah" não aparece na Bíblia, é uma transliteração da raiz hebraica "shkn" = habitar.

Este termo "shkn" é muito usado pelos TARGUMITAS e RABIS e adotado pelos cristãos.
Refere-se à glória visível de Deus habitando no meio do seu povo.

Durante toda sua longa jornada pelo deserto Deus nunca tirou a coluna de nuvem durante o dia, e a coluna de fogo durante a noite, ele sempre estaria adiante deles, ainda que os israelitas fossem infiéis.

Isso é uma segurança para o cristão de que Deus não o abandonará em sua viagem através da vida.

A promessa de Jesus aos seus discípulos: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos" (Mat.28: 20), nunca faltou a ninguém disposto a seguir onde Deus o dirija.

Jesus está presente tanto nas noites mais escuras de aflição e decepção como nos dias mais brilhantes de alegria e sucesso.

Na verdade, precisamos dele pela noite, quando estamos conscientes, de nossa fraqueza, mas ainda mais durante o dia, quando estamos inclinados a nos sentir fortes.

Diferente do povo de Deus naquela época, hoje não precisamos ver a coluna visível, mas sentir a presença de Deus em nossa vida através do Espírito Santo que habita em nós. 


  
Fontes deste Estudo Biblico :    
  By you tube.

 

  
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.
By google.


  
 
Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!


  

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...