Êxodo Capítulo XXXII

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02 - Êxodo Capítulo : 32

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1 Mas o povo, vendo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.

2 E Arão lhes disse: Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei-mos.

3 Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Arão;

4 ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição. Então eles exclamaram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.

5 E Arão, vendo isto, edificou um altar diante do bezerro e, fazendo uma proclamação, disse: Amanhã haverá festa ao Senhor.
6 No dia seguinte levantaram-se cedo, ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo sentou-se a comer e a beber; depois levantou-se para folgar.

7 Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu;

8 depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.

9 Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho observado este povo, e eis que é povo de dura cerviz.

10 Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma; e eu farei de ti uma grande nação.

11 Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: ó Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?

12 Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te da tua ardente ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.

13 Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, e lhes disseste: Multiplicarei os vossos descendentes como as estrelas do céu, e lhes darei toda esta terra de que tenho falado, e eles a possuirão por herança para sempre.

14 Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.

15 E virou-se Moisés, e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas.

16 E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.

17 Ora, ouvindo josué a voz do povo que jubilava, disse a Moisés: Alarido de guerra há no arraial.

18 Respondeu-lhe Moisés: Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas é a voz dos que cantam que eu ouço.

19 Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira, e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte.

20 Então tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo; e, moendo-o até que se tornou em pó, o espargiu sobre a água, e deu-o a beber aos filhos de Israel.

21 E perguntou Moisés a Arão: Que te fez este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado?.

22 Ao que respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu conheces o povo, como ele é inclinado ao mal.

23 Pois eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.

24 Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o. Assim mo deram; e eu o lancei no fogo, e saiu este bezerro.

25 Quando, pois, Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos),

26 pôs-se em pé à entrada do arraial, e disse: Quem está ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de levi.

27 Então ele lhes disse: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.

28 E os filhos de levi fizeram conforme a palavra de Moisés; e caíram do povo naquele dia cerca de três mil homens.

29 Porquanto Moisés tinha dito: Consagrai-vos hoje ao Senhor; porque cada um será contra o seu filho, e contra o seu irmão; para que o Senhor vos conceda hoje uma bênção.

30 No dia seguinte disse Moisés ao povo Vós tendes cometido grande pecado; agora porém subirei ao Senhor; porventura farei expiação por vosso pecado.

31 Assim tornou Moisés ao Senhor, e disse: Oh! este povo cometeu um grande pecado, fazendo para si um deus de ouro.

32 Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro, que tens escrito.

33 Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que tiver pecado contra mim, a este riscarei do meu livro.

34 Vai pois agora, conduze este povo para o lugar de que te hei dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação, sobre eles visitarei o seu pecado.

35 Feriu, pois, o Senhor ao povo, por ter feito o bezerro que Arão formara.




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Êxodo 32 - The Golden Calf

A. Israel passos na idolatria.

1. (1) As pessoas fazem um pedido.

Agora, quando o povo viu que Moisés tardava a descer do monte, as pessoas se reuniram para Arão, e disse-lhe: "Venha, faça-nos deuses que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos fez subir para fora da terra do Egito, não sabemos o que aconteceu com ele. "

um. Moisés tardava descendo da montanha: Isso perturbou o povo de Israel. É verdade que Moisés tardava, mas Deus tinha um propósito maravilhoso para atraso de Moisés, e que iria acabar em breve. No entanto, porque o povo não podia ver a razão para o atraso que permitiu que a tropeçar-los.

eu. Moisés se foi durante quarenta dias (Êxodo 24:18). Isso provavelmente parecia um longo tempo para as pessoas, mas um curto espaço de tempo para Moisés. Certamente foi um curto período de tempo relacionado com o desenrolar do plano de Deus para Israel.

ii. Como lidamos com atrasos prescritos por Deus é uma boa medida da nossa maturidade espiritual. Se permitirmos que esses atrasos nos fazer adormecer em pecado ou cair em renúncia ao destino, então vamos reagir mal aos Seus atrasos ordenados. Se permitirmos que esses tempos de aprofundar a nossa perseverança em seguir a Deus, então eles são de bom uso.

b. As pessoas se reuniram para Arão, e disse-lhe: Este impulso pecaminoso veio pela primeira vez a partir das pessoas, e não Aaron. O episódio do pecado descrito neste capítulo começou no impulso da opinião popular. Este é um exemplo de que a vontade do povo nem sempre é a vontade de Deus.

eu. Isso é verdade na sociedade em geral, mas também é verdade entre o povo de Deus. Quando se trata de representar Deus no mundo e em servir a humanidade, não há perigo na partida em que as pessoas querem ou o que eles sentem que eles precisam.

c. Venha, faça-nos deuses que vão adiante de nós: O povo queria deuses que vão adiante-los, levando-os para a Terra Prometida. Eles sabiam que o Senhor levou-os para fora do Egito e eles sabiam que o Senhor Deus tinha revelado no Monte Sinai. No entanto, eles estavam dispostos a confiar em um deus que eles poderiam fazer para terminar o que começou o Senhor.

eu. "À medida que mais tarde Israel queria um rei humano, e não o rei divino invisível (1 Samuel 8: 4-8), então agora eles querem um deus" com uma cara ', como todo mundo. " (Cole)

ii. Séculos mais tarde, o apóstolo Paulo lidou com o mesmo erro com os Gálatas: Você é tão tolo? Tendo começado no Espírito, se você sabe que o que está sendo feito pela carne? (Gálatas 3: 3) É possível começar a vida cristã confiar em Jesus, e, em seguida, em um momento posterior a confiar em si mesmo ou a espiritualidade própria de um. Seguindo nossos próprios deuses não é melhor para nós do que para o antigo Israel.

d. Nós não sabemos o que aconteceu com ele: Não sabendo levou Israel a pecar. Frustrado por causa dessa incerteza, Israel voltou-se para a idolatria e pecado.

eu. "É provável que eles poderiam ter suposto que Moisés havia morrido no incêndio, que viam havia investido o topo da montanha em que entrou." (Clarke)

ii. "A cláusula", mas quanto a este Moisés, que nos tirou do Egito "é deliberadamente lançado em linguagem grosseira, revelando, assim, a atitude das pessoas que haviam relegado obras de Deus para um mero mortal." (Kaiser)

2. (2-4) Aaron responde ao pedido dos povos.

E Arão lhes disse: "Quebre os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas, e trazê-los para mim." E todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. E recebeu o ouro das suas mãos, e ele fez isso com uma ferramenta de gravação, e fez um bezerro moldado. Então eles disseram: "Este é o seu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito!"

um. Quebre os pendentes de ouro ... e trazê-los para mim: Deus disse a Moisés para receber uma oferta voluntária para recolher materiais para o tabernáculo (Êxodo 25: 1-7). Antes de Moisés desceu do Monte Sinai e recebeu esta oferta Deus ordenou, Aaron recebeu esta oferta de ouro para fazer um ídolo.

eu. As pessoas eram generosos na resposta - todas as pessoas, tirando os pendentes de ouro ... e trouxe a Arão. Por natureza, as pessoas são generosas em que eles dão para os seus ídolos. Nós devemos ser ainda mais generoso com o que damos para o Deus Vivo.

ii. "Aaron instruiu as pessoas a 'decolar' (paraq, lit. 'arrancar'; contraste laqah ['tomar'] em 35: 5) seus" brincos de ouro. '"(Kaiser)

b. Formou-la com uma ferramenta de gravação: Este não era o artesanato inspirado pelo Espírito de Bezaleel e Aoliabe mencionado em Êxodo 31: 1-6. Este foi o trabalho de inspiração pecado de Aaron. Ele pensou que fora, derreteu o ouro, moldado-lo, e formado cuidadosamente com uma ferramenta de gravação.

eu. Um bezerro moldado: ". Calf não é uma boa tradução do hebraico egel Um touro jovem em sua primeira força se entende: por exemplo, a palavra pode descrever um animal de três anos de idade (Gênesis 15: 9)."

c. Então eles disseram: "Este é o seu deus": Aaron não ungir essa coisa como seu deus; ele simplesmente foi junto com as pessoas como elas proclamou-o como seu deus. Ele provavelmente estava lisonjeado em sua admiração de sua criação.

eu. A verdadeira liderança teria gritou: "Isso é idolatria! Temos de destruir este bezerro de ouro. Você as pessoas estão erradas em chamar esta criação do homem, o seu Deus." Mas Aaron não era um verdadeiro líder. Ele foi um exemplo de quem lidera, seguindo a opinião popular.

ii. "Jeroboão emprestado esta declaração quando ele instalou os dois bezerros de ouro na divisão do reino em 931 aC (1 Reis 12:28)." (Kaiser)

d. Que vos tirei da terra do Egito: Isso mostra a loucura da idolatria. Esta estátua de um bezerro não existia no dia anterior, mas eles adoraram-no como o deus que os tirou do Egito.

3. (5-6) adoração Ungodly e imoral no bezerro de ouro.

Então Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele. E Aaron fez uma proclamação e disse: "Amanhã é uma festa ao SENHOR." Em seguida, eles se levantaram de madrugada no dia seguinte, ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; eo povo sentou-se para comer e beber, e levantou-se para folgar.

um. Quando Aaron viu: Aaron estava lisonjeado com a resposta entusiástica do povo. Quando ele viu sua devoção a este ídolo, ele construiu um altar diante dele. Ele começou a organizar a adoração do ídolo que ele acabou de fazer.

eu. Já era ruim o suficiente para ter um bezerro de ouro as pessoas elogiado por sua fuga do Egito. Esta segunda etapa de Aaron da era pior. Ele honrou e santificou o ídolo com sacrifício animal. Ele fez o bezerro, e depois ele fez o altar para adorá-lo.

b. Amanhã é uma festa ao Senhor: Isso mostra que a criação e a adoração do bezerro de ouro não era uma rejeição consciente do Senhor. Aaron e no resto de Israel provavelmente pensou que eles poderiam dar honra ao Senhor através do bezerro de ouro.

eu. Aaron não foi grosseiro o suficiente para dizer: "Vamos acabar com o Senhor Deus." Como Israel, vendo isso, Aaron não tirou o Senhor Deus; ele simplesmente adicionou o bezerro de ouro.

c. Eles levantaram cedo no dia seguinte: Eles serviram seu ídolo com ânsia, energia e sacrifício pessoal. As pessoas costumam achar uma maneira de levantar cedo para as coisas que são realmente importantes para eles. Isso mostra que Israel estava disposto a dar o seu tempo, o seu sono, e seu dinheiro no serviço desse ídolo.

eu. Ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas: "Aaron poderia fazer um bezerro, mas o povo fez dele um deus, adorando-a." (Trapp)

d. E levantou-se para jogar: Esta é uma forma de bom gosto de falar de imoralidade entre o povo de Israel. Sua adoração incluído comer, beber (no sentido de embriaguez) e imoralidade sexual.

eu. "O verbo traduzido jogo sugere sexo-play em hebraico ... e, portanto, são, provavelmente, para entender orgias bêbados." (Cole)

ii. "O sahaq verbo significa bêbados, orgias imorais e jogo sexual." (Kaiser) Um dicionário hebraico usa a frase "carícias conjugais", como encontrado em Gênesis 26: 8, 39:14 e 39:17.

iii. Menos de dois meses antes disso, Israel ouviu a voz do próprio Deus do trovão do céu, de forma audível falando os Dez Mandamentos para a nação. Essa experiência dramática, por si só, não mudar seus corações. Ele fez muitos deles desejam um deus menos exigente.

iv. "Parece impossível que, por isso, logo após receber uma revelação tão elevado, Israel poderia cair tão baixo, mas a experiência cristã, hoje, é muitas vezes o mesmo." (Cole)

B. A natureza eo resultado da intercessão de Moisés.

1. (7-8) Deus diz a Moisés que está acontecendo no acampamento de Israel.

E disse o SENHOR a Moisés: "Vai, para baixo! Por teu povo, que tiraste da terra do Egito, já se corrompeu. Eles depressa se desviou do caminho que eu lhes ordenei. Eles fizeram para si um bezerro moldado e adoraram-no e sacrificados para ele, e disse: 'Este é o seu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito!' "

um. Para o seu povo, que tiraste da terra do Egito: Deus chamou Israel seu povo, no sentido de que eles pertenciam a Moisés, e não a Deus. Neste Deus sugeriu a Moisés que Ele tinha ou estava prestes a repudiar Israel.

b. Eles se desviaram rapidamente: Isto é quase um eufemismo. Eles não esperaram muito tempo para seguir seu próprio caminho pecaminoso.

c. Eles fizeram para si um bezerro moldado, e adoraram-no e sacrificado a ele: Deus descreveu a Moisés tudo o que aconteceu, e até citou as palavras do povo em sua idolatria. Deus sabia exatamente o que aconteceu. As pessoas ignoraram a Deus, mas Ele não ignorá-los.

2. (9-10) incrível oferta de Deus a Moisés.

E disse o SENHOR a Moisés: "Eu vi este povo, e de fato é um povo de dura cerviz! Agora, pois, deixa-me, que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma. E eu farei de ti uma grande nação. "

um. Eu vi este povo, e de fato é um povo de dura cerviz: Deus falou como se tivesse visto o suficiente, e ele fez uma oferta extraordinária de Moisés. Se Moisés só concordaria, Deus iria consumir Israel e começar tudo de novo com Moisés (Eu farei de ti uma grande nação).

eu. Hipoteticamente, Deus poderia ter feito isso e ainda cumpriu todas as promessas feitas a Abraão, Isaac e Jacob. Ele iria mudar completamente o lugar de Moisés, tornando-se o novo "Abraham" do plano de Deus para Israel. Moisés teve a oportunidade de ser tão reverenciado como Abraão existisse, e para ser homenageado por cada geração seguinte.

ii. Dura cerviz: "Esta frase, comum na Bíblia, é a metáfora de um fazendeiro de um boi ou um cavalo que não vai responder à corda quando puxou." (Cole)

b. Deixe-me, para que a minha ira se acenda contra eles: Deus não pediu a opinião ou a participação de Moisés nesta matéria. Ele simplesmente disse a Moisés: "Deixe-me sozinho, então eu posso fazer isso." A impressão clara era que, se Moisés não fez nada, o plano iria adiante.

3. (11-13) Moisés intercede por Israel.

Então Moisés suplicou ao Senhor seu Deus, e disse:? "Senhor, por que acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande poder e com mão forte Por que falar os egípcios, e digamos, "Tirou-os para prejudicá-los, matá-los nos montes e para consumi-los da face da terra"? Vire de sua ira feroz, e se arrependerá desta dano ao seu povo. Lembre-se de Abraão, Isaac, e Israel, seus servos, aos quais Você jurou por seu próprio eu, e disse-lhes: "Eu multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu, e toda esta terra de que tenho falado de eu dar a seus descendentes, e eles serão herdá-la para sempre. "

um. Então Moisés suplicou ao Senhor seu Deus: Moisés se recusou a fazer nada. Ele não fatalista dizer: "Bem, tudo o que Deus vai fazer, Deus vai fazer." Ele implorou ao Senhor, de acordo com o que ele acreditava ser o coração de Deus.

eu. A oração de Moisés não era longo, mas ele era forte. "Não é o tamanho, mas a força da oração que apela para o céu." (Meyer)

ii. "Foi assim que o Senhor levar seu servo em comunhão com as coisas mais profundas do seu coração. Por isso sua intercessão prevaleceu." (Morgan)

b. O teu povo, que tiraste da terra do Egito: Em sua oração, Moisés primeiro deu ao povo de volta para Deus. "Senhor, eles pertencem a você e não para mim eu não quero ser Deus sobre essas pessoas;. Você só pode fazer isso."

c. O teu povo, que tiraste da terra do Egito: Moisés recorreu então para Deus, na base da graça. "Senhor, não mereço ser trazidos do Egito, para começar. Você fez isso por Sua graça, não porque merecemos isso. Por favor, não pare de lidar com a gente pela graça."

d. Por que falar os egípcios: Moses próxima apelou para Deus, na base da glória. "Senhor, isso vai trazer descrédito para Você nos olhos das nações. Os egípcios vão pensar de você como um Deus cruel que liderou seu povo para o deserto para matá-los. Não deixe ninguém pensar que de você, Deus. "

eu. "Sem dúvida, Moisés estava cheio de compaixão pelo povo, mas sua principal preocupação era para a honra do nome de Deus." (Morgan)

e. Lembre-se de Abraão, de Isaque e de Israel, teus servos, aos quais Você jurou por seu próprio eu: Finalmente, Moisés apelou a Deus com base em Sua bondade. "Senhor, cumpre o que promete. Você é um Deus bom que é sempre fiel. Não quebre seus promessas feitas a Abraão, Isaque e de Israel."

eu. "Na falta de outra retórica, deixe os cristãos em suas orações instar com a repetição. Senhor, tu tens prometido, tens prometido. Coloque as promessas em ação, e você tem nada. Deus não pode negar a si mesmo." (Trapp)

4. (14) Deus se arrepende de Sua ira.

Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera havia de fazer ao seu povo.

um. Então o Senhor se arrependeu: Deus respondeu a oração de Moisés. Deus estava para destruir a nação - todos Moisés tinha a fazer era deixar só Deus e deixar que Ele faça. Moisés, porém, não deixou só Deus; ele trabalhou na intercessão de acordo com o que ele sabia do coração de Deus.

b. Então o Senhor se arrependeu: In the King James Version esta frase é traduzida o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo. Com base nisso, alguns acreditam que Deus às vezes precisa se arrepender do mal, ou que Deus muda de idéia.

eu. É útil para ler outras traduções desta passagem.

· Então o Senhor se arrependeu (NIV)
· Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera havia de fazer ao seu povo (NVI)
· O Senhor virou-se do mal que havia pensado em fazer (Amplo)
· O Senhor, movido de compaixão para salvar seu povo. (Bíblia Septuaginta)

ii. Números 23:19 diz: Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa. Será que Ele disse, e ele não vai fazer? Alguns dizem que essas duas passagens contradizem uns aos outros, e que Êxodo 32 mostra arrependimento de Deus e mudando enquanto Números 23 diz que Deus nunca muda ou se arrepende. Podemos entender estas passagens por entender que Moisés escreveu com o que chamamos antropomórfico, ou linguagem "centrada no homem". Ele descreveu as ações de Deus como eles lhe apareceu. A oração de Moisés não muda a Deus, mas o fez mudar a posição das pessoas aos olhos de Deus - as pessoas estavam agora em um lugar de misericórdia, quando antes eles estavam em um lugar de julgamento.

iii. Além disso, podemos dizer que Deus não voltar atrás em sua palavra a Moisés ou Israel. Nós entendemos o princípio de que as promessas do juízo de Deus são inerentemente significava para chamar os homens ao arrependimento e à oração e, portanto, evitar o julgamento (Ezequiel 33: 13-16).

iv. Alguns estão frustrados porque a Bíblia descreve as ações de Deus em termos humanos, mas eles realmente não pode ser descrito em nenhuma outra maneira. .. "Eu suponho que eu não preciso dizer que este versículo fala à maneira dos homens que eu não sei, depois do que outra forma se pode falar de falar de Deus, à maneira de Deus, é reservada para o próprio Deus, e os homens mortais poderiam não compreender tal discurso. Neste sentido, o Senhor fala muitas vezes, não de acordo com o fato literal, mas de acordo com a aparência das coisas para nós, a fim de que possamos compreender medida em que o ser humano pode compreender o divino ". (Spurgeon)

c. O Senhor se arrependeu do mal que dissera que faria: Deus não destruiu Israel, e Ele sabia que ele não iria destruir Israel. No entanto, Ele deliberadamente colocar Moisés para este lugar crucial de intercessão, para que Moisés iria apresentar e desenvolver o coração de Deus para o povo, um coração de amor e compaixão. Moisés orou assim como Deus queria que ele - como se o céu ea terra, a salvação ou destruição, dependia de sua oração. É assim que Deus espera-nos a orar.

eu. "Nós não estamos a pensar de Moisés como alterar o propósito de Deus para com Israel por esta oração, mas, como realizá-la: Moisés era nunca mais semelhante a Deus do que em tais momentos, para que ele dividia mente e amar o propósito de Deus." (Cole)

ii. Vivendo sob a Nova Aliança, não temos menos privilégio na oração do que Moisés tinha. Não temos menos acesso a Deus do que Moisés tinha. A única coisa que pode ter menos de é o coração de Moisés para o povo.

C. Moisés confronta Aaron.

1. (15-18) Moisés e Josué ouvir as pessoas no campo.

E virou-se Moisés e desceu do monte, e as duas tábuas do testemunho na mão. Os comprimidos foram escritas de ambos os lados; de um lado e do outro que foram escritas. Agora, as tábuas eram obra de Deus, e a escritura era a mesma escritura de Deus gravado nas tábuas. E quando Josué a voz do povo como eles gritavam, disse a Moisés: "Há um barulho de guerra no acampamento." Mas ele disse: "Não é o barulho do grito de vitória, nem o barulho do grito de derrota, mas o som do canto eu ouço."

um. Virou-se Moisés e desceu do monte: Em meio a esta grande idolatria, Moisés e Josué desceu do seu tempo estendido no Monte Sinai. Ele levou as duas tábuas do testemunho, direção escrita pela mão de Deus.

b. As tábuas eram obra de Deus, e a escritura era a mesma escritura de Deus: É significativo que os comprimidos foram escritos à mão direta de Deus. Toda lei e da moralidade deve vir de padrão e do caráter de Deus, ou seja até a opinião ou a mudança de valores dos homens.

eu. "Porque, como ele é o único autor da lei e da justiça, então ele só pode escrevê-los no coração do homem." (Clarke)

ii. Sob a Nova Aliança, Deus também prometeu escrever Sua lei: Porei a minha lei no seu interior, ea escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo (Jeremias 31:33)

c. Há um barulho de guerra no acampamento: Podemos dizer que Joshua estava correto quando disse isso. No entanto, o barulho refletiu uma guerra espiritual, em vez de uma guerra material.

2. (19-21) Moisés põe fim à desgraça e confronta Aaron.

Assim foi, assim que ele chegou perto do acampamento, que viu o bezerro e as danças. Então a raiva de Moisés tornou-se quente, e arremessou as tábuas das suas mãos e quebrou-los ao pé da montanha. Então tomou o bezerro que tinham feito, queimou-o no fogo, e, triturando-a em pó; e ele espargiu sobre a água e fizeram os filhos de Israel beber. E Moisés disse a Arão: "O que esse povo fazer para você que você trouxe um tão grande pecado sobre eles?"

um. Raiva de Moisés tornou-se quente, e arremessou as tábuas das suas mãos e quebrou eles: Israel quebrou o pacto por sua idolatria e imoralidade com o bezerro de ouro. Havia algo apropriado sobre Moisés quebrar as tábuas de pedra da aliança em ruptura da aliança de Israel.

eu. Cole chamou a quebra dos comprimidos "um ato cerimonial significativo, não uma mera exposição de raiva." Moisés agiu fora da lei quebrada e convênio.

ii. No entanto, Moisés teve de lidar com a raiva através de grande parte de sua vida. Na raiva, ele matou um egípcio (Êxodo 2: 11-12). Na raiva, ele quebrou as tábuas escritas pelo dedo de Deus. Na raiva ele bateu na rocha Deus lhe ordenou para falar com (Números 20: 10-11). Esta última exibição de raiva manteve Moisés fora da Terra Prometida.

b. Ele tomou o bezerro que tinham feito, queimou-o no fogo, moendo-o a pó: Este ídolo tinha sido objeto de adoração e ritos imorais; no entanto, parece que ninguém desafiou Moisés quando ele fez isso. Moisés desceu do Monte Sinai com a autoridade ea força de um homem que estava com Deus - e todo o Israel sabia disso.

c. Feito os filhos de Israel beber: Moisés moeu o bezerro e fez o povo beber por vários motivos.

· Para mostrar que o deus chamado era nada e pode ser destruído facilmente
· Para eliminar completamente este ídolo
· Para fazer as pessoas pagam uma consequência imediata do seu pecado
· Para fazer o ouro do ídolo absolutamente inutilizável, sendo corrompido com resíduos corporais

eu. "O ouro em pó polvilhado sobre a água do Wady, que desce da montanha, a água que Israel tem de beber, lembra-nos da" água de amargura "para ser consumido pela mulher suspeita de infidelidade (Números 5: 18-22 ). " (Cole)

d. O que fez este povo para você que você trouxe um tão grande pecado sobre eles? Esta foi uma pergunta perspicaz. Moisés compreendeu que este plano não se originou com Aaron, mas que ele permitiu que ela e implementou.

3. (22-24) a desculpa de Aaron.

Então Aaron disse: "Não deixe que a ira do meu senhor ficar quente Você sabe que as pessoas, que é inclinado ao mal Para eles me disseram: Faze-nos deuses que vão adiante de nós;.. Quanto a este Moisés, o o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que aconteceu com ele. ' E eu disse-lhes: 'Quem tem ouro, deixá-los quebrá-lo fora. " Então, eles deram para mim, e eu o lancei no fogo, e este bezerro saiu. "

um. Não deixe que a ira do meu senhor ficar quente: Aaron essencialmente pediu a Moisés para se acalmar, e para não ser tão irritado. Aaron não tinha noção da grandeza do seu pecado. Ele não tinha nenhum sentido significativo do temor do Senhor.

b. Você conhece as pessoas, que elas são definidas no evil: Moisés sabia isto, assim como Aaron fez. No entanto, Moisés tinha um senso de sua necessidade de conter o mal das pessoas, enquanto neste caso Aaron realmente incentivado e apoiado o pecado do povo.

c. Faze-nos deuses que vão adiante de nós: Aaron citou as pessoas exatamente. Mas ele mentiu quando descreveu suas próprias ações (I lançou-a no fogo, e este bezerro saiu).

eu. Aaron, sem dúvida, fez com que este bezerro foi produzido por um milagre - apenas aconteceu. Mas Moisés - e todos os outros - poderia ver as marcas de gravura humanos sobre ele (Êxodo 32: 4). Aaron afirmou esta era uma obra milagrosa, mas a evidência de sua obra foram tudo sobre ele.

ii. Aaron deu o clássico "simplesmente aconteceu" desculpa. Mas isso não aconteceu por acaso. Aaron pensou-lo, derreteu o ouro, moldado-lo, e formado cuidadosamente com uma ferramenta de gravação (Êxodo 32: 4).

iii. Aaron fez esta maldade e fez sua desculpa porque naquele momento, parecia mais difícil de suportar para o Senhor do que ir junto com o povo, e Aaron tomou o caminho de menor resistência. Ele era preguiçoso. "As pessoas preguiçosas sempre encontrar a falha com suas ferramentas, e aqueles que não têm a intenção de trabalhar sempre encontrar uma desculpa ou outra; e, em seguida, eles fazem para sua preguiça por ter um delicioso sonho espiritual com que as pessoas nominalmente cristãs sobre nós estão sonhando.; e consideram que, assim, eles estão fazendo o trabalho do Senhor. Eles só estão fazendo isso enganosamente, colocando sonhando, para o lugar de serviço real. " (Spurgeon)

iv. "O que um subterfúgio bobo e ridículo! ... Assim como a lenda papista da queda do santuário de Nossa Senhora de Loretta do céu! Essas lendas vêm do mesmo trimestre. Satanás pode fornecer mais quando necessário para o seu propósito." (Clarke)

v. O pecado de Aaron foi tão grande que só a intercessão de Moisés salvou sua vida. E o Senhor muito se indignou com Aaron e teria destruído; então eu orei por Aaron também ao mesmo tempo. (Deuteronômio 09:20)

D. A chamada para o lado com Deus ou idolatria.

1. (25-26) Moisés faz um desafio.

Agora, quando Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão não tinha os repreendeu, para escárnio entre os seus inimigos), em seguida, Moisés permaneceu na entrada do acampamento, e disse: "Quem está do lado do Senhor, venha a mim. " E todos os filhos de Levi se ajuntaram a ele.

um. As pessoas eram desenfreada: Isso mostra o quão grande era o problema. Não há maior perigo do que para as pessoas a abandonar todas as restrições e fazer o que parece certo aos seus próprios olhos. Os dias mais sombrios da história nacional de Israel foram caracterizados pela frase, todo mundo fez o que era reto aos seus próprios olhos. (Juízes 17: 6)

eu. "A idéia de que o verbo 'arrematar todas as restrições' é a de afrouxamento ou descoberta. Parece que houve um tipo de prostituição religiosa ligada à adoração do bezerro de ouro do povo." (Kaiser)

ii. Em nossa cultura moderna nós consideramos a ausência de contenção como o céu na terra. Mas a Bíblia e bom senso nos diz que este tipo de anarquia moral, espiritual e social, não traz nada além de destruição.

iii. Há um caminho que parece certo ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. (Provérbios 14:12) Quando o homem segue seus próprios instintos, suas próprias inclinações, leva à ruína. Precisamos seguir o caminho de Deus, não a nossa.

iv. Unrestrained ... não conteve: "A palavra exata usada duas vezes neste versículo é encontrado no aviso de Provérbios 29:18:" Onde não há revelação [isto é, a mensagem ou a atenção para a Palavra de Deus], ​​o povo se todas as restrições morais [ou seja, tornam-se ingovernável] '. " (Kaiser)

v. Deus tem dado muitas restrições a nós: as zebras do temor de Deus, da família, da cultura, da consciência, da lei, inclusive por necessidade. Mas essas restrições podem ser - e estão sendo - discriminado.

b. Quem está do lado do Senhor; vir a mim: Moisés deu ao povo de Israel a oportunidade de fazer um stand para o Senhor. Os levitas, a sua honra, alinhou com o Senhor e com Moisés. Infelizmente, eles foram o único grupo significativo para sair claramente para a causa de Deus com o incidente do bezerro de ouro.

eu. Ela só faz sentido para nós para estar do lado de nosso Senhor. Ele é o nosso Criador, nosso Redentor, nosso conservante, eo nosso melhor amigo. No entanto, estar do lado do Senhor requer alguma coisa.

· Estar do lado do Senhor requer decisão.
· Estar do lado do Senhor requer ação.
· Estar do lado do Senhor requer separação.

2. (27-29) A execução de 3.000.

E ele lhes disse: "Assim diz o SENHOR, Deus de Israel:" Que cada homem colocou sua espada ao seu lado, e entrar e sair da entrada até a entrada em todo o acampamento, e que todo homem matar seu irmão, cada um a seu companheiro, e cada um a seu vizinho. "" Então os filhos de Levi fizeram conforme a palavra de Moisés. E cerca de três mil homens do povo caíram naquele dia. Então Moisés disse: "santificai-vos hoje ao Senhor, para que Ele possa conceder a vocês hoje uma bênção, para cada homem se opôs a seu filho e seu irmão."

um. Que cada homem matar seu irmão, cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho: Neste caso, o tapume com o Senhor quis dizer tapume contra algumas pessoas. Aqueles que estavam mais interessados ​​em se aliar com todas as pessoas que nunca poderia fazer o que esses levitas fez.

eu. "Meu único interesse é a esta separação entre aqueles que estão" do lado do Senhor 'e aqueles que adoram o seu próprio deus, e as suas próprias ideias, e seus próprios pensamentos. " (Lloyd-Jones)

b. Cerca de três mil homens do povo caíram naquele dia: Parece que o pecado de Israel no bezerro de ouro envolveu mais de 3.000 dessas pessoas. No entanto, estes foram, sem dúvida, os mais flagrante em sua idolatria e imoralidade, ou estes eram os líderes da conduta pecaminosa.

Segunda intercessão E. Moisés.

1. (30) Moisés retorna para interceder pelo povo.

Agora aconteceu no dia seguinte que Moisés disse ao povo: "Você cometeu um grande pecado Então agora eu subirei ao SENHOR;. Talvez eu possa fazer expiação pelos seus pecados."

um. Agora eu vou até o SENHOR; talvez eu possa fazer expiação pelos seus pecados: Moisés já intercedeu pelo povo em Êxodo 32: 11-14. Mas ele orou novamente para eles, porque agora ele viu o pecado com seus próprios olhos, e fiquei impressionado com a profundidade do pecado do povo.

b. Talvez eu possa fazer expiação pelos seus pecados: Moses também aprendeu no Monte Sinai que o castigo de Deus para a idolatria era a morte. Aquele que sacrifica a qualquer deus, a não ser para o Senhor só, ele será destruído (Êxodo 22:20). Ele estava mais consciente do que nunca da distância entre o povo e Deus, e sentiu a urgência de interceder.

2. (31-32) pedido ousado de Moisés, em nome do povo.

Então Moisés voltou ao Senhor e disse: "Oh, essas pessoas cometeram um grande pecado, e fizeram para si um deus de ouro No entanto, agora, se você perdoarei os seus pecados;! Mas se não, eu oro, risca-me do seu livro, que tens escrito. "

um. Oh, essas pessoas cometeram um grande pecado: Moisés não minimizar o pecado do povo ou colocá-lo em termos suaves. Eles eram culpados de adoração a um deus de ouro.

eu. As pessoas continuam a adorar deuses de ouro. Em agosto de 1990, um homem cambaleou até os passos de seu escritório em Los Angeles. Antes de morrer do ferimento de bala no peito, ele gritou os nomes de seus três filhos. Mas ele ainda tinha o seu $ 10.000 relógio Rolex segurava em sua mão. Ele deu a vida por um deus de ouro.

b. No entanto, agora, se você perdoarei os seus pecados: Moisés sabia a enormidade do pecado do povo, mas ele ainda pediu perdão. Este foi um apelo à misericórdia e graça de Deus.

c. Se não, eu oro, risca-me do teu livro, que tens escrito: Moisés pediu a Deus para perdoar Israel, com base em sua própria identificação de sacrifício com as pessoas pecadoras. Se Deus não perdoaria, Moisés pediu para ser condenado na identificação de sacrifício com seu povo pecador.

eu. Moisés sentiu que Israel havia pecado tão terrivelmente que o sangue de uma cabra ou um boi não poderia cobri-lo; que tinha que ser um homem que sofreu em seu lugar. Por isso ele se ofereceu para ser riscados do livro de Deus, se ele pudesse de alguma forma resgatar as pessoas. Deus disse "não" ao pedido de Moisés; Ainda não podemos dizer que Deus olhou para a frente para o sacrifício de Alguém maior do que Moisés, que se daria para as pessoas, trazendo expiação plena e completa.

ii. "Ele está entre as pessoas e a ira de Deus e diz: 'me punir." Ele não teria suportado, é claro, que era demais. E ainda o nobre espírito de Moisés brilha tão claramente nesta grande incidente. " (Lloyd-Jones)

iii. Naturalmente, este coração sacrificial era o mesmo coração Jesus tinha ao morrer pelos nossos pecados (1 Pedro 3:18 e 2 Coríntios 5:21). O apóstolo Paulo também tinha um pouco dessa mesma coração de Jesus (Romanos 9: 3).

3. (33-35) a resposta do Senhor ao fundamento de Moisés.

E disse o SENHOR a Moisés: "Aquele que tiver pecado contra mim, a este riscarei do meu livro. Agora, pois, ir, levar as pessoas para o lugar de que eu falei para você. Eis aqui o meu anjo irá adiante de você . No entanto, no dia da minha visitação para a punição, que vai visitar a punição sobre eles por seus pecados ". Então, feriu o SENHOR o povo por causa do que eles fizeram com o bezerro que Aaron fez.

um. Aquele que tiver pecado contra mim, a este riscarei do meu livro: Deus concordou em poupar a nação como um todo, mas ele definitivamente se reservou o direito de julgar os pecadores individuais.

b. Agora, pois, ir, levar as pessoas para o lugar de que eu falei para você: Esta foi a promessa de Deus para permanecer fiel a Israel e para manter a sua presença com eles (meu anjo irá adiante de ti).

c. Vou visitar punição sobre eles, por seu pecado: que toda geração de israelitas adultos nunca iria entrar na terra prometida. Esse acórdão específica ainda tinha de ser pronunciado, mas Deus sabia que isso iria acontecer.

d. Então, feriu o SENHOR o povo: Este descreve provavelmente a morte do 3000 já foi mencionado em Êxodo 32:28.

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Também os cananeus representavam Baal (Senhor), ou Moloque, como um touro, símbolo para eles de força e fertilidade, em cujo culto eles praticavam atos de imoralidade sexual.

Então alguns disseram:
_Estes sim é o nosso deus, que nos tiraram do Egito!

A foto abaixo mostra o altar do bezerro de ouro feito por Arão (Êxodo 32.5) que foi reconhecido pelas autoridades árabes como um tesouro arqueológico, sendo vigiado por guardas.

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Muitos desenhos (petroglífos) de vacas e touros no estilo egípcio foram encontrados no altar. Os árabes ficaram admirados com a descoberta pelo fato deste estilo não ter sido achado em qualquer outro lugar na Arábia Saudita. Aqui estão alguns deles:


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Todo esse tesouro arqueológico foi encontrado conservado e praticamente intacto devido ao fato da região ser no meio do deserto, longe de oásis como o de Elim, ainda existente.


pois bem, então Arão construiu um altar diante do bezerro de ouro e anunciou ao povo:

_ Amanhã haverá uma festa em honra de Deus, o SENHOR que nos tirou do Egito.

Sentindo a aprovação popular, Arão se identificou ainda mais com esta apostasia declarando do que fariam "festa", vejam só.

Note neste versículo que a festa era para ser dedicada ao SENHOR (Jeová).

Israel não estava planejando abandonar Deus totalmente.

Eles simplesmente desejaram uma imagem visível dEle.

Arão deu um lamentável espetáculo quando vacilou tão rapidamente diante da multidão.

Os por sua vez, israelitas acharam natural fazer a estátua de um novilho, para representar o Deus que os havia levado até ali.

Mas, ao fazer isso, eles se esqueceram dos primeiros dois mandamentos do SENHOR.

Eles podiam ter boas intenções, podiam ser sinceros, podiam mesmo pensar que estavam cultuando a Deus, mas isso não desculpava a sua desobediência.

Mesmo se não fazemos ídolos, podemos ser culpados de procurar moldar nosso Deus à nossa imagem para ajustá-lo às nossas expectativas, desejos e circunstâncias.

Devemos sempre recorrer à sua Palavra para nos lembrar de como Ele realmente é, qual é a Sua vontade, como devemos nos aproximar dEle, com que espécie de sacrifícios Ele se agrada e de que forma Ele deve ser adorado. 

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O Culto divertido



Arão realmente perdeu o juízo.

Assumiu a posição de sacerdote, construiu um altar diante do bezerro de ouro e ainda convocou o povo para uma festa ao SENHOR para o dia seguinte, achando que tudo isso poderia agradar a Deus.
Assim como a adoração a Deus foi corrompida pela introdução de uma imagem para representá-lo, da mesma forma a cerimônia de adoração dos israelitas  conseqüentemente seria corrompida.
Quando os homens se afastam de Deus, perdem completamente o gosto pela verdadeira adoração espiritual.

E tal era o entusiasmo e o fervor do povo, que se levantaram bem cedo a fim de começar seu culto. 
É óbvio que o motivo não era vir ao SENHOR em reverência e humildade para oferecer sacrifícios pelos seus pecados e exaltar o Seu nome.
Mas então qual era o verdadeiro motivo?
Afinal eles madrugaram para oferecer holocaustos e ofertas pacíficas, não é verdade?
É... Mas parece que o que eles queriam na verdade era comer, beber e se divertir.
Então já dá para imaginar o que se passava na mente dos israelitas quando se dirigiam ao culto.


Aliás a palavra “divertir” em algumas versões “folgar” é a mesma palavra

encontrada em Gênesis 26:8, e sugere atividade de ordem sexual, uma

orgia como se praticava nos cultos pagãos.

Pois bem, logo após a celebração  o povo sentou-se para comer e beber, e depois de saciada a fome todos se levantaram para se divertirem.

O clima vulgar e de excessiva libertinagem a que o povo se entregou era típico das festas pagãs de fertilidade.
E a partir daí ninguém mais tinha controle sobre si, aconteceu um desenfreio carnal inimaginável para o local sagrado no qual estavam acampados.
Este episódio ilustra a luta constante que há na natureza humana entre a carne e o Espírito.
Desde o momento em que os israelitas saíram de Egito, experimentaram uma vida espiritual na dependência do Deus invisível e repousando sobre sua proteção.
Mas, foi só se afastarem de Deus e da influência e direção de Moisés, para prevalecer o pecado.
Se voltaram para a idolatria e com ela o “divertimento” tão intimamente ligado ao culto pagão.
Lamentavelmente é o divertimento que atrai muita gente para certas "igrejas" hoje em dia.

Tem gente procurando igreja como se estivesse procurando um clube social.

A falta de reverência é notória, e o alvo é apenas um; a satisfação pessoal.
Bom, enquanto rolava a festa no acampamento, Moisés sem saber de nada, continuava no monte Sinai, deleitando-se na mais pura e intima comunhão com o verdadeiro Deus invisível.
O SENHOR, porém, embora estivesse com Moisés, era onisciente e sabia de tudo o que estava acontecendo.
O que?

O que Deus achou de tudo isso?

Nem queira saber leitor, nem queira...

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...  E, o Povo escolhido a Dedo, e Pessoalmente por Deus, deleitou -se 
na festa da carne ...


Moisés fica sabendo que o povo caiu na folia.


Como vimos na postagem anterior, O SENHOR, embora estivesse com Moisés, era onisciente e sabia de tudo o que estava acontecendo.

Deus falou para Moisés descer do monte porque o bicho tava pegando lá embaixo.

_ Desça depressa porque o seu povo, o povo que você tirou do Egito, pecou e me rejeitou.

Perceba que neste momento Deus já não falava do povo de Israel como "meu povo".

Deus estava muito decepcionado, eles haviam quebrado o pacto feito com ELE, e se afastado de seu cuidado e direção.

Moisés por sua vez ficou muito surpreso, pois não sabia de nada do que estava ocorrendo lá abaixo.

_ O que aconteceu SENHOR?


_ Está acontecendo que eles já deixaram o caminho que eu mandei que seguissem.

O culto ou a festa que eles organizaram era muito parecida com o que hoje chamamos de Carnaval.

A festa por todos conhecida com a “Festa da Carne “ e tão esperada todo ano aqui no Brasil.


Perceba que o carnaval não é nada novo e sim um  GRANDE  CULTO  ANUAL  AO  DIABO que remonta a cerca de 3.500 anos de existência.
Percebam a identidade de tais cultos com o carnaval... eram regados a bebidas fortes e a embriaguês de seus adoradores se evidenciava nas orgias em ter homens e mulheres, mulheres e mulheres e homens e homens, muita música e ainda se evidenciava na inversão dos valores sociais e naturais, como a descaracterização do pobre que se travestia de rico, do rico que se travestia de pobre, da mulher que se travestia de homem e homem de mulher.

_ IMPOSSÍVEL MEU SENHOR!

O semblante de Moisés era de total decepção, pois fazia só umas poucas semanas desde que o povo havia se comprometido num solene pacto com Deus prometendo total obediência.

_ Pois é, eles fizeram um bezerro de ouro fundido, e o adoraram, e lhe ofereceram sacrifícios. Estão dizendo que estes são os deuses deles, os deuses que os tiraram do Egito.

Deus não escolheu o povo de Israel porque era um povo superior, maior, ou melhor do que qualquer outra nação...

Israel não era nada disso!

Deus o fez isso por causa da sua promessa a Abraão, a Isaque e a Jacó, de que da sua semente faria uma grande nação.


_ Além do mais Moisés, Eu conheço este povo e sei que é muito teimoso e desobediente.

Deus estava dizendo que este povo era de dura cerviz, ou seja, desobediente, como um cavalo que não responde ao controle das rédeas.

Pobre Moisés, o tamanho de seu esforço e dedicação, parecia ser menor do que a teimosia do povo que ele liderava.



Mas na próxima postagem Deus fará uma proposta tentadora a Moisés:

Destruir completamente o povo de Israel e fazer uma grande nação a partir de Moisés.

Será que ele vai aceitar e em fim se ver livre deste povo rebelde?



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A impressionante intercessão de Moisés!


_ Vou descer lá e acabar com a raça deles, não vai sobrar um! Mas você não se preocupe, Moisés: Vou começar tudo de novo com você, seus descendentes serão meu novo povo escolhido. Porque esse povo aí não deu certo.

Poderia ter sido uma grande tentação para Moisés, pois assim ele estaria livre deste povo rebelde, e colheria sozinho de todas as bênçãos da Promessa.

Mas, ao invés disso, ele nos dá um exemplo de uma das melhores orações intercessórias da Bíblia.

Nobremente esteve à altura da situação e provou sua leal consagração a Deus e à tarefa que o Senhor lhe tinha encomendado.


_ NÃOOO! Não faça isso Ó SENHOR. Por que ficaste assim tão irado com o teu povo?

Moisés sabiamente reafirma aqui que Israel é o povo de Deus, e não seu.

E emenda seu primeiro argumento na defesa do povo;

_ O Senhor lembra que teve tanto trabalho para tirar eles do Egito com grande poder e força?

Deus tinha feito tanto por eles que seguramente não deveria os deixar agora, tendo que reconhecer assim o fracasso de seu próprio plano.

Moisés usou isso como o primeiro argumento, afirmando que Deus não podia retroceder.

Moisés não podia defender o pecado de seu povo, mas podia interceder por ele para que fosse perdoado


Não satisfeito com a primeira defesa, coloca em pauta seu segundo argumento;

_ Além do mais senhor, os egípcios vão dizer que tiraste o teu povo do Egito para matá-lo nos montes e destruí-lo completamente. Não fiques assim irado; mude de idéia e não faças cair sobre o teu povo essa desgraça.

As nações vizinhas já sabiam da maravilhosa libertação dos hebreus no Egito e como resultado, tremiam só de pensar o que Deus poderia fazer em favor de Israel.

Portanto, se Israel fosse destruído, os pagãos se alegrariam e Deus seria desonrado.

Os egípcios diriam que ao invés de Deus levar seu povo ao deserto para sacrificar animais a ELE, tinha é levado eles ali para serem sacrificados.


Em seu terceiro de derradeiro argumento, Moisés faz uso de seu conhecimento da palavra de Deus para interceder pelo povo;

_ Lembra dos teus servos Abraão, Isaque e Jacó? Lembra do juramento que fizeste de lhes dar tantos descendentes quantas estrelas há no céu? Lembra também que prometeste que darias aos seus descendentes toda aquela terra para ser propriedade deles para sempre?

Moisés fez bom uso das promessas que Deus havia feito.

O que aconteceria com essas grandes promessas feitas aos patriarcas a respeito de Israel e a terra prometida se a nação fosse destruída?

Ser bem sucedido na oração requer conhecimento da palavra de Deus.

Há poder em relembrar Deus das Suas próprias promessas.

V:14
O Senhor se comoveu pela oração fervorosa e humilde de seu fiel servo.

Então o SENHOR Deus mudou de idéia e não fez cair sobre o seu povo à desgraça que havia prometido.

Deus não podia rejeitar o pedido de alguém que pensava mais em seu povo do que em sua própria exaltação e honra.

Que homem de caráter foi Moisés!

Que revelação maravilhosa do amor divino!

As palavras "Deus mudou de idéia ou se arrependeu" são uma débil tentativa de expressar a vontade divina na linguagem humana.

Na realidade, Deus não pode mudar de idéia, porque conhece "futuro desde o princípio".

No entanto, quando os pecadores abandonam o pecado e se voltam a ele, quando seus filhos lhe suplicam misericórdia e perdão, então Deus se "arrepende".

Muda da ira para misericórdia...

Do castigo para generoso perdão.

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 ..
Moisés se depara com o triste quadro!

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Pois bem, Moisés desceu do monte, carregando as duas placas de pedra com os mandamentos escritos nos dois lados de cada pedra.

O próprio Deus havia feito as placas e tinha gravado nelas os mandamentos.


Ao descer Moisés se encontrou com Josué, quem tinha permanecido onde Moisés o tinha deixado seis semanas antes.

Vejam só, eu nem me lembrava mais que Moisés tinha trazido Josué junto com ele.

_ Josué? Acorda Josué! Vamos descer.

_ Hum? Hã? Hein? Hein? Ah, oi, Seu Moisés. Terminou lá seu encontro com o SENHOR?

_ Terminei. E agora temos que descer rápido.

_ Mas pra que tanta pressa?

_ Te explico no caminho, vamos!

E lá foram Moisés e Josué descendo o monte.

Já chegando perto do pé do monte, dava para ouvir uma gritaria que vinha do acampamento.

_ Ih, Seu Moisés! Tá ouvindo o barulho lá embaixo? Parece que está acontecendo uma guerra.

Como soldado, Josué pensou que o som proveniente do acampamento fosse barulho de guerra, mas Moisés, prevenido por Deus de que algo andava mal, já suspeitava sobre a verdadeira natureza do ruído;

_ Não! Não parece nem barulho de vitória, nem um grito de derrota, o que estou ouvindo é gente cantando.

_ Hum!

Josué não entendeu nada.


Mas quando chegaram perto do acampamento, viram o povo dançando e cantando em volta do bezerro de ouro.

Eu já lhes disse que as cerimônias religiosas da maioria das nações da antigüidade incluíam danças como parte do culto, certo?

Pois então, entre os hebreus também havia danças, mas estas eram solenes e honradas.

Já entre os pagãos, e especialmente entre as nações orientais, tais danças tinham um caráter sem vergonha, terminando sempre em orgias desenfreadas.

As bailarinas egípcias eram profissionais do tipo mais degradado, e sua dança era sensual e indecente.

Este era o tipo de baile em que se tinham entregado os israelitas, o que explica a tremenda ira de Moisés.

Embora previamente avisado a respeito da rebelião de Israel, ele não estava preparado para ver tão grande infidelidade para com Deus.

E o que viu, o deixou muito revoltado.

Era idolatria da pior classe.

Não acreditando no que via, talvez para acordar de um pesadelo, Moisés deu um grito, jogou as preciosas tábuas violentamente no chão ao ponto de quebrá-las.

Ao fazer isso indicou que da mesma forma como eles tinham quebrado seu pacto com Deus, assim também Deus tinha quebrado seu pacto com eles.

Depois disso Moisés acelerou o passo na direção do bezerro.

O povo, assustado com a repentina aparição do líder que eles julgavam morto ou desertor, deu passagem a ele.

O que ele fez?

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 Moisés destrói o ídolo.


Depois de quebrar as tábas da lei, Moisés foi em direção ao bezerro de ouro que eles haviam feito, queimou-o no fogo (provavelmente tinha uma armação interna de madeira) e o moeu até virar pó e espalhou o pó na água do ribeiro que descia do monte.

A água descia e acumulava nos poços dando condições ao povo de viver no local. Foram encontrados diversos vestígios desses poços conforme a foto abaixo (ver "well").

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_ Agora quando vocês tiverem sede, vão ter que beber da água contaminada pelo seu pecado.

Eles não tinham outra água, ao tomar os israelitas se arriscavam a beber partículas de ouro.

Deste modo o instrumento de seu pecado se transformou em instrumento de seu castigo.

Ao destruir completamente o bezerro de ouro, Moisés ensinou ao povo a total inutilidade e vaidade de um ídolo.

Se o bezerro não podia salvar a si mesmo, certamente não poderia salvar a seus adoradores.

Por hora, esse tinha sido o castigo para povo em geral, Moisés voltaria mais tarde para acertar as contas com alguns idólatras, mas antes ele precisava falar com uma pessoa...

Adivinha quem?

Esse mesmo!

Arão tinha muito o que explicar ao irmão...


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A Desculpa de Arão


Logo depois de ter destruído o ídolo, Moisés naturalmente se voltou para aquele que tinha ficado a cargo do povo e que, portanto, deveria ter resistido e detido esta apostasia.

_ O que é que esta gente lhe fez para que você a levasse a cometer esse pecado tão horrível, em Arão?

_ Er. Hum. Veja bem, Moisés.

_ Veja bem? Não me venha com rodeios, desembucha logo!


_ Calma, Moisés! Não fique com raiva do seu irmão aqui. Não tenho culpa disso aí. Você sabe como esse povo aí é mau.

Arão não tinha a mesma força de caráter de Moisés.

Aliás, poucas pessoas teriam a coragem de ficar contra uma multidão.


_ Aconteceu assim; Eles vieram pra cima de mim com um papinho que achavam que você tivesse morrido. E, cá entre nós, você ficou quarenta dias lá em cima sem dar um sinal de vida, acabamos pensando o pior. E então eles queriam outro deus, e não sei o quê, e não sei que mais e aí… E aí…

_ E aí…?

A defesa de Arão somente o fez parecer mais ridículo.


_ E foi aí que eu mandei que quem tivesse enfeites de ouro os tirasse e me desse. Joguei aqueles enfeites no fogo, e como num passe de mágica adivinhe...

_ ...?

_ Saiu este bezerro!

Cara de pau este Arão!

A fim de justificar ainda mais sua conduta, ele insinuou que tinha acontecido um milagre, que um poder sobrenatural tinha convertido o ouro na imagem de um bezerro.

O poder fascinador do pecado faz de homens que em outras circunstâncias raciocinariam sensatamente, percam o equilíbrio e a capacidade de raciocinar a realidade, achando que qualquer um possa acreditar em seus devaneios.

É importante informar a você leitor, que Moisés já havia intercedido por Arão para que Deus não o destruísse por causa de seu pecado.

Bom, de qualquer forma, seu argumento deixou Moisés enfurecido.

E para não descer o braço no irmão, saiu dali e foi para a entrada do acampamento, pois tinha uma importante decisão a tomar.


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Moisés acaba com a festa.


O ambiente no acampamento não era nada saudável.

O festival de Woodstock e o carnaval do Rio de janeiro poderiam ser considerados como festa infantil perto do espetáculo vil montado pelos israelitas.

Mesmo com a presença de Moisés, muitos ainda se recusavam a terminar com a rebelião.

A música que antes fora usada para adorar ao Senhor agora embalava as danças sensuais de um número cada vez maior de pessoas que sem nenhum recato moral se atirava nos braços uns dos outros.

Para qualquer lado que se olhasse poderia se presenciar corpos nus embreados em atos de orgia.

Um lugar santo, transformado em um inferno.

V:26
Não podendo deter este vil espetáculo, e crendo que devia recorrer a uma ação mais enérgica, Moisés se posiciona "na entrada do acampamento" e fala em voz alta:

_ Atenção! Atenção! Quem estiver do lado de Deus, o SENHOR, que chegue até aqui!

Apesar do barulho a da farra estabelecida, alguns que não concordavam com a rebelião, perceberam que Moisés estava falando e se encaminharam até ele.

Outros o ouviram e foram chamar os que temiam ao SENHOR.

Em poucos instantes um grande número de pessoas chamava a atenção por se posicionarem ao lado de Moisés.

Na guerra entre o bem e o mau não há neutralidade possível.

Ou estamos do lado de Deus ou do lado de Satanás.

Não há terreno intermediário.

O verdadeiro amor a Deus se manifesta em poder resistir à influência das multidões.

E foi exatamente o que fizeram os Levitas (que era a tribo de Moisés e Arão).

Os levitas eram os descendentes de Levi, terceiro filho de Jacó e Lia.

Eles não tinham participado do culto idolátrico.

V: 27
_ Muito bem levitas. Tenho uma tarefa muito importante para vocês, vinda do SENHOR.

_ Pode falar Moisés. Estamos prontos para atender nosso SENHOR!

_ Pois bem, O SENHOR, o Deus do povo de Israel, manda que cada um de vocês pegue a sua espada e vá pelo acampamento, de ponta a ponta, matando aqueles que persistirem nos ritos de orgia, vocês não devem levar em conta nem os laços de família nem de amizade.

E agora?

A situação realmente estava fora de controle, sabemos disso!

Más será que era necessário recorrer a uma ação radical para reprimir a rebelião?

E os levitas, vão dar cabo desta ordem, mesmo que para isso tenham que matar seus parentes e amigos?

Um lugar de festa se tornaria em um lugar de morte?

Um dos mandamentos do Senhor não diz “não matarás”?

Porque Deus manda matar então?


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 A penalidade dos idólatras



A Tribo de Levi não se envolveu com o incidente do Bezerro de ouro.

Aliás, não foram todos os Hebreus que se envolveram.

A diferença dos Levitas diante dos outros Hebreus que também não se envolveram foi que os demais ficaram passivos.

Mas a tribo de Levi combateu os autores do Bezerro de Ouro!

Quando Moisés convocou quem tomaria vingança contra aquela idolatria, foram os Levitas que se apresentaram para caçar os Idolatras!

Os Levitas agiram de forma decisiva e naquele dia mataram cerca de três mil pessoas.

Esta execução sumaria demonstra a revolta de Deus pela profanação de seu culto.

Devemos crer e entender que o julgamento de Deus é sempre justo.

O que tem que ser observado não é o fato de três mil haverem morrido, mas a multidão que havia sido poupada.

O julgamento caiu sobre aqueles que publicamente decidiram recusar o arrependido e se permanecer em rebelião.

Naquele momento crucial na história dos hebreus a penalidade do pecado deveria ser vista por todos e a graça de Deus deveria ser admirada por aqueles que entendem o que realmente seu pecado merece.

Quantas vezes as igrejas são corrompidas por aqueles que menosprezam os pecados de suas famílias, amigos ou de si mesmos?

Naquela época, a arma contra o pecado em alguns casos era a penalidade de morte.

Hoje, nossas armas são espirituais.

Nos dias de hoje, o cristão que vive no pecado, não é penalizado com a morte, mas deixa de receber as bênçãos celestiais por estar longe da comunhão com o Pai.

Aqueles que abertamente se rebelam contra Deus devem ser reprovados de forma amorosa e levados a confissão (Gálatas 6:1).

Em suas epístolas, o apóstolo Paulo nos lembra que a tolerância pelos cristãos que continuam a viver em pecado contamina toda a igreja (1 Coríntios 5:1-7).

Esse tipo de tolerância contribui para o declínio espiritual e moral das igrejas.

Eu sei, eu sei...

Ainda não respondi a grande questão da postagem anterior;

Porque Deus manda matar, se em um de seus mandamentos Ele diz “não matarás”?


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Porque Deus mandou matar?


Depois de muito pesquisar, descobri que há ainda muitas dúvidas e poucas respostas em relação a atitude de Deus diante de um caso como este.

Pesquisei tanto que cheguei há ficar por alguns dias sem postar, tentando achar uma resposta que fosse convincente.

Pois bem, depois de estudar muito sobre o assunto, segue abaixo minha conclusão;

Sobre Deus dizer "não matarás" e depois ele mesmo mandar matar, é preciso entender que o mandamento "não matarás" no hebraico traz o significado de "não assassinarás", ou seja, não derramarás sangue inocente.

Quando Deus manda matar ou mata, ele está exercendo juízo sobre a desobediência.

Aquele povo havia contemplado milagres que nenhuma outra geração viu em toda a história da humanidade, a assim mesmo zombou de Deus.

Quando alguém mata em uma guerra, não está assassinando, está defendendo seu território, sua causa, sua cultura, sua nação.

Quando alguém vai para a cadeira elétrica, como pena por seu erro, de acordo com a lei do seu país, não foi assassinado e sim executado como uma pena condenatória.

Portanto, Deus estava apenas defendendo sua nação e o futuro dela, dos idólatras remanecentes do Egito.



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Esta não foi a primeira vez que Deus exerce seu juízo interrompendo a vida de pecadores.

Deus já havia demonstrado seu juízo sobre a desobediência ao tirar a vida de pessoas em outras épocas.

Lembram do dilúvio?

A terra estava demasiadamente corrompida perante a face do Senhor e foi destruída toda a criatura na terra.

Depois, veio Sodoma e Gomorra, lembram?

O motivo da destruição destas cidades foram as relações homossexuais de seus habitantes, sua perversidade, imoralidade e a desobediência ao Senhor.

E as nações que Israel destruiu?

Sobre isso nós ainda não estudamos, mas o Senhor em sua infinita misericórdia, primeiro deixou que os pecados deles chegassem até a medida de serem repulsivos, para depois mandar o juízo divino sobre eles, ceifando muitas vidas.

Agora prestem atenção...

Nós já aprendemos lá em gênesis que Abraão, Isaque e Jacó foram muito amados pelo Senhor, certo?

Pois é, mesmo sendo amados, Deus não deu a eles nem um pedaço sequer da terra dos Amorreus, lembram?

Sabem por quê?

Porque os pecados do Amorreus não tinham chegado à medida de serem repulsivos.

E foi por isso mesmo que o Senhor levou os filhos de Israel ao Egito, e mesmo que fossem escravizados lá, o Senhor não tirou dos Amorreus a sua terra e suas vidas, enquanto a medida das suas abominações, e de seus pecados não chegassem ao limite. (isso tá lá em Genesis. 15:13-16)

Portanto Deus mandou matar sim, e não assassinou, mas antes disso sempre deu a oportunidade do arrependimento e sempre esteve pronto para o perdão.

E nós, como uma criança que não entende, mas confia no seu pai, devemos fazer o mesmo em relação aos atos de Deus, pois muita coisa que Jesus fez pra nós também é incompreensível.

Diz a palavra de Deus em Isaias 55 que nossos pensamentos não são os do Senhor e que assim como o céu é muito mais alto que a terra assim é seus pensamentos mais altos que os nossos.

A palavra diz também que as coisas reveladas são para nós e nossos filhos, mas as coisas ocultas são para ele (Deuteronômio 29:29).



Mas não se preocupe...



Se você como eu ainda não entendeu, acredite que chegará o dia em que conheceremos Deus e seus desígnios, como ele nos conhece. 


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Os levitas


Após os Filhos de Israel terem deixado o Egito e atravessado o Mar Vermelho, Deus mandou Moisés subir no Monte Sinai para receber dEle os Dez mandamentos e o padrão do Tabernáculo.

Enquanto Moisés estava fora, vimos que um grave problema de idolatria ocorreu entre os filhos de Israel, que permaneciam ao pé do Monte Sinai.

A tribo de Levi (que Moisés e Aarão pertenciam) mostrou nesta ocasião que estava definitivamente do lado de Deus.

Como recompensa, os Levitas foram consagrados como sacerdotes para o serviço de Deus.

Receberam também uma bênção especial, a honra de serem escolhidos para servir no santuário, responsáveis em "fazer o trabalho na tenda da congregação", o Tabernáculo.

Portanto, os levitas não eram apenas músicos, mas todos aqueles designados para servir na casa do Senhor.

Mais tarde o serviço dos Levitas seria organizado em quatro grupos: superintendentes, oficiais e juízes, porteiros e músicos.

O trabalho do levitas é muito importante e cada vez mais, deve ser ensinado, tirando a falsa idéia de que apenas os músicos são levitas.


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 O amor e misericórdia pelas ovelhas perdidas


No dia seguinte finalmente o povo se deu conta da besteira que haviam cometido e ficaram demasiadamente preocupados, pensando que todos os culpados seriam mortos.

Mas o amor e a misericórdia de Moisés para com seu povo o levaram a interceder novamente diante o Senhor em seu favor.

_ Prestem atenção! Vocês cometeram um pecado horrível, não é verdade? Porém agora, eu vou ter que subir outra vez no monte para falar com o SENHOR.

_ Por favor, Moisés tenha piedade deste teu povo, rogue ao Senhor Deus que nos perdoe!

_ Vou tentar, talvez eu consiga que ele perdoe o pecado de vocês. Agora tenham paciência e não façam nenhuma besteira.

Há aqui uma profunda lição que os ministros do Evangelho deveriam examinar bem.

Embora seja verdade que, como pastores do rebanho, devem amar a seus membros e atraí-los para o Senhor, também devem apontar ao seu povo suas transgressões.

Ao mesmo tempo, devem rogar fervorosamente a Deus pedindo o perdão do pecado mediante a misericórdia de Cristo.

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Moisés intercede novamente pelos judeus.


Depois disso, Moisés voltou para o lugar onde o SENHOR estava e disse:

_ Pois é Senhor, este povo cometeu um pecado terrível não é mesmo? Fizeram um deus de ouro e o adoraram, que coisa né?

_ ...

_ Por favor, meu Senhor, perdoa o pecado deles!

_ ...

_ Porém, se não quiseres perdoar, então tira o meu nome do teu livro (o livro da vida), onde escreveste os nomes dos que são teus.

Tão grande era o amor que Moisés sentia por seus irmãos desviados, que se não pudesse impedir sua destruição, estava disposto a levar sua culpa, nesta vida e na vindoura, a fim de conseguir seu perdão.

Moisés realizou muitas ações nobres, mas esta foi a mais nobre de todas.

Ele foi um símbolo do Bom Pastor, que pôs sua vida por suas ovelhas.


Então o SENHOR disse a Moisés:

_ De maneira alguma Moisés, desta vez não atenderei seu pedido! Eu riscarei do meu livro todos os que pecaram contra mim.

Cada um deve ser responsável pelo seu próprio erro e colher as suas conseqüências.

Moisés tentou, mas só existe uma expiação vicária aceitável segundo a Palavra de Deus, e essa é a expiação de Jesus Cristo, o qual ao não ter pecado, pode ser castigado pelos pecados dos outros.


_ Agora volte ao trabalho e leve o povo para o lugar que eu mandei. Vou enviar um Anjo para guiar você na direção correta.

_ Obrigado Senhor!

_ E a respeito do povo, não vou matá-los, mas vou ter que castigá-los como conseqüência do pecado que cometeram.

Então surgiu no acampamento dos israelitas uma doença, para os fazer lembrar sobre perigo de ceder ao pecado. 




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Leia, estude, medite na Palavra de Deus.
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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!






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