Êxodo Capítulo XXII

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... Jesus Liberta, do Jugo da Escravidão ...



02 - Êxodo Capítulo : 22

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1 Se alguém furtar um boi (ou uma ovelha), e o matar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e por uma ovelha quatro ovelhas.

2 Se o ladrão for achado a minar uma casa, e for ferido de modo que morra, o que o feriu não será réu de sangue;

3 mas se o sol houver saído sobre o ladrão, o que o feriu será réu de sangue. O ladrão certamente dará indenização; se nada possuir, será então vendido por seu furto.

4 Se o furto for achado vivo na sua mão, seja boi, ou jumento, ou ovelha, pagará ele o dobro.

5 Se alguém fizer pastar o seu animal num campo ou numa vinha, e se soltar o seu animal e este pastar no campo de outrem, do melhor do seu próprio campo e do melhor da sua própria vinha fará restituição.

6 Se alastrar um fogo e pegar nos espinhos, de modo que sejam destruídas as medas de trigo, ou a seara, ou o campo, aquele que acendeu o fogo certamente dará, indenização.

7 Se alguém entregar ao seu próximo dinheiro, ou objetos, para guardar, e isso for furtado da casa desse homem, o ladrão, se for achado, pagará o dobro.

8 Se o ladrão não for achado, então o dono da casa irá à presença dos juizes para se verificar se não meteu a mão nos bens do seu próximo.

9 Em todo caso de transgressão, seja a respeito de boi, ou de jumento, ou de ovelhas, ou de vestidos, ou de qualquer coisa perdida de que alguém disser que é sua, a causa de ambas as partes será levada perante os juizes; aquele a quem os juizes condenarem pagará o dobro ao seu próximo.

10 Se alguém entregar a seu próximo para guardar um jumento, ou boi, ou ovelha, ou outro qualquer animal, e este morrer, ou for aleijado, ou arrebatado, ninguém o vendo,

11 então haverá o juramento do Senhor entre ambos, para ver se o guardador não meteu a mão nos bens do seu próximo; e o dono aceitará o juramento, e o outro não fará restituição.

12 Se, porém, o animal lhe tiver sido furtado, fará restituirão ao seu dono.
13 Se tiver sido dilacerado, trá-lo-á em testemunho disso; não dará indenização pelo dilacerado.

14 Se alguém pedir emprestado a seu próximo algum animal, e este for danificado ou morrer, não estando presente o seu dono, certamente dará indenização;

15 se o dono estiver presente, o outro não dará indenização; se tiver sido alugado, o aluguel responderá por qualquer dano.

16 Se alguém seduzir uma virgem que não for desposada, e se deitar com ela, certamente pagará por ela o dote e a terá por mulher.

17 Se o pai dela inteiramente recusar dar-lha, pagará ele em dinheiro o que for o dote das virgens.

18 Não permitirás que viva uma feiticeira.

19 Todo aquele que se deitar com animal, certamente será morto.

20 Quem sacrificar a qualquer deus, a não ser tão-somente ao Senhor, será morto.

21 Ao estrangeiro não maltratarás, nem o oprimirás; pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito.

22 A nenhuma viúva nem órfão afligireis.

23 Se de algum modo os afligirdes, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor;

24 e a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos órfãos.

25 Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como credor; não lhe imporás juros.

26 Ainda que chegues a tomar em penhor o vestido do teu próximo, lho restituirás antes do pôr do sol;

27 porque é a única cobertura que tem; é o vestido da sua pele; em que se deitaria ele? Quando pois clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.

28 Aos juizes não maldirás, nem amaldiçoarás ao governador do teu povo.

29 Não tardarás em trazer ofertas da tua ceifa e dos teus lagares. O primogênito de teus filhos me darás.

30 Assim farás com os teus bois e com as tuas ovelhas; sete dias ficará a cria com a mãe; ao oitavo dia ma darás.

31 Ser-me-eis homens santos; portanto não comereis carne que por feras tenha sido despedaçada no campo; aos cães a lançareis.

Êxodo 22 - Mais leis para juízes Directos

A. Leis sobre bens pessoais e restituição.

1. (1-4) Restituição exigido em casos de roubo.

"Se um homem rouba um boi ou uma ovelha, e mata-lo ou vendê-lo, ele pagará cinco bois por um boi e quatro ovelhas por uma ovelha. Se o ladrão for achado roubando, e ele é atingido de modo que venha a morrer, não haverá culpa por seu derramamento de sangue Se o sol subiu em cima dele, não haverá culpa por seu derramamento de sangue Ele fará restituição total;... Se ele não tem nada, então ele será vendido por seu furto Se o roubo é certamente achado vivo na sua mão, seja boi, ou jumento, ou ovelha, pagará o dobro. "

um. Se um homem rouba um boi ou uma ovelha: O comando contra roubo já foi afirmado nos Dez Mandamentos (Êxodo 20:15). Aqui estão os princípios mais específicos dadas aos juízes, para que eles pudessem aplicar esse princípio na vida diária e administração da justiça entre o povo de Israel.

eu. Matanças ou vende: "Não há uma multa mais pesada para isso, uma vez que tal ação presumivelmente mostra intenção deliberada de roubar." (Cole)

b. Ele restituirá: A Lei mosaica não enviou uma pessoa para a prisão por causa de roubo. Em vez disso, o ladrão foi necessário para restaurar o que ele roubou, além de uma multa adicional.

eu. Nesta passagem, a pena poderia ser em qualquer lugar de 500% (ele pagará cinco bois por um boi) para 200% (pagará o dobro). "A razão para a pena de cinco vezes no caso de roubo de um boi é provavelmente porque um homem roubou os meios de subsistência de um outro homem. O princípio se estenderia até a tomar algum dos aração do homem ou cultivar implementos." (Kaiser)

ii. Esta pode ser considerada como uma abordagem positiva para a punição de criminosos, colocando-os à restituição produtivo e indemnização das vítimas de seu roubo. Estes princípios são muitas vezes ignorados na administração moderna de justiça.

iii. Eles também são, em princípio, ignorada em muitas vidas cristãs. . "Este capítulo está cheio de restituição, de que há muito pouco na vida cristã ordinária Tentamos fazer reparações por danos feito para outro por uma quantidade extraordinária de civilidade, mas relutamos em tantas palavras para confessar francamente que nós tem feito de errado, e ressarcir o ato ou fala. " (Meyer)

c. Ele fará restituição total; se ele não tem nada, então ele será vendido por seu furto: Se a pessoa era incapaz de pagar de volta o que ele roubou, o ladrão foi vendido como um trabalhador contratado, com o dinheiro da venda vai para a vítima.

d. Se o ladrão for achado roubando, e ele é atingido de modo que venha a morrer, não haverá culpa por seu derramamento de sangue. Se o sol subiu em cima dele, não haverá culpa por seu derramamento de sangue: Um proprietário tinha o direito de proteger sua propriedade com força - mas apenas com força razoável. A suposição era de que, se era dia, o proprietário do imóvel tinha a capacidade de defender-se com falta de força letal.

eu. "É típico do direito misericordioso de Israel que mesmo um ladrão tem os seus direitos." (Cole)

2. (5-8) Além disso a aplicação do princípio da restituição.

"Se um homem faz com que um campo ou numa vinha de pastoreio, e solta o seu animal, e alimenta-se no campo de outro homem, ele deve fazer a restituição do melhor do seu próprio campo eo melhor da sua própria vinha. Se incêndio e pegar nos espinhos, de modo que grão empilhados, em pé de grãos, ou o campo é consumido, aquele que acendeu o fogo certamente dará, indenização. Se alguém entregar ao seu próximo dinheiro ou artigos de guardar, e isso for furtado do homem casa, se o ladrão for encontrado, pagará o dobro. Se o ladrão não for achado, então o dono da casa será levado aos juízes, para ver se ele meteu a mão nos bens do seu próximo ".

um. Se um homem faz com que um campo ou numa vinha de pastoreio, e solta o seu animal, e alimenta-se no campo de outro homem, fará restituição: O proprietário de um animal foi o responsável pelo pastoreio de seus animais. Ele foi obrigado a respeitar a propriedade de seu vizinho (a terra de pastagem).

eu. "Assim, os homens são responsáveis, não só para o mal que fazem, mas também para o mal que ocasião, mesmo que eles não podem ter propositadamente concebido o dano que se seguiu." (Kaiser)

ii. "Nós errado outra, não só pelo que fazemos, ou permitir que seja feito, mas naquilo que descuidadamente deixar de fazer." (Meyer)

b. Ele fará restituição do melhor do seu próprio campo eo melhor da sua própria vinha: Este era um castigo justo, e significativo o suficiente para dar um agricultor uma razão para não permitir que os seus animais para pastar descuidada e destrutiva.

eu. "Essas leis também começou colocando ênfase na culpa da falta de cuidado. A verdade enfatizado é que nenhum homem deve viver a sua vida com base no egoísmo ou totalmente sozinho e que mal infligido em vizinho por vizinho no reino material se torna um pecado contra Deus em o reino moral. " (Morgan)

c. Ele, que acendeu o fogo certamente dará, indenização: Restituição também foi necessária em casos de vandalismo ou negligência tolo, mesmo que se manteve a propriedade de outro. O sistema legal Mosaic teve uma visão elevada da responsabilidade pessoal, mesmo com a propriedade de outros.

eu. Isso se traduz em uma preocupação adequada para a propriedade dos outros hoje. Um cristão, se ele faz no carro de outra pessoa, vai certamente deixar uma nota e remediar os danos. Um cristão terá de seguro adequada, garantindo que pode compensar a perda de alguém.

ii. Se alguém lhe dá algo para segurar para eles, você é então responsável por ela como um mordomo fiel ou gerente. Este princípio também inclui o que Deus nos dá para gerenciar ou steward para Ele.

d. Certamente dará, indenização ... pagará o dobro: Restituição foi pago de acordo com um montante pré-determinado ou percentual; não foi deixado ao arbítrio de a vítima ou o juiz.

3. (9-13) Mais aplicação do princípio da restituição.

"Para qualquer tipo de transgressão, quer se trate de um boi, um burro, um carneiro, ou a roupa, ou para qualquer tipo de coisa perdida de que alguém diz ser sua, a causa de ambas as partes será levada perante os juízes; e quem o juízes condenarem pagará o dobro ao seu próximo. Se alguém entregar ao seu próximo um burro, um boi, uma ovelha, ou qualquer outro animal para manter, e ele morre, está machucado, ou arrebatado, ninguém vê-lo, em seguida, um juramento do SENHOR entre ambos, que ele não colocou a mão nos bens do seu próximo;. e seu proprietário, devem aceitar isso, e ele não o cumprirá Mas se, na verdade, ele é roubado dele, fará restituição ao proprietário do mesmo. Se for feito em pedaços por um animal, então ele deve trazê-lo como prova, e ele não deve reparar o que foi rasgada. "

um. Qualquer tipo de coisa perdida de que alguém diz ser sua: Na lei de Israel, um proprietário não perde a propriedade simplesmente porque o objeto foi perdido. Se outro encontrou o objeto e proprietário reclamou a ele (com uma disputa seguinte), que era para ser decidido pelos juízes.

eu. "Um objeto foi perdido: o proprietário depois vê um objeto semelhante na posse de seu vizinho, e afirma-o como seu próprio Os israelitas, aparentemente, não seguiu o ditado anglo-saxão de" localizadores são guardadores de:. Um objeto perdido continua a ser o posse do proprietário original, que pode reivindicá-lo à vista. " (Cole)

b. A causa de ambas as partes será levada perante os juízes; e quem os juízes condenarem pagará o dobro: Se houvesse uma disputa em relação à perda de propriedade, os juízes ouviu evidências, investigadas, e decidiu quem estava certo e quem estava errado. O culpado tinha que pagar o dobro restituição - se eles foram acusados ​​ou do réu. Havia um preço para falsa acusação ou processo judicial.

eu. Antes de os juízes: "hebreus, os deuses: assim juízes são chamados, se bom, especialmente. (Salmo 82: 6) E a sede do tribunal é chamado o lugar santo (Eclesiastes 8:10)." (Trapp)

c. Se alguém entregar ao seu próximo um burro, um boi, uma ovelha, ou qualquer outro animal para manter, e ele morre, está machucado, ou arrebatado, ninguém vê-lo: Esta lei considerada a situação quando algo suspeito acontece - um animal sob os cuidados de outro morre, está machucado, ou arrebatado. No entanto, isso aconteceu sem testemunhas (ninguém vê-lo). Á o testemunho do acusado ser aceito em tais casos?

d. Em seguida, o juramento do Senhor entre ambos, que ele não colocou a mão nos bens do seu próximo; e seu proprietário, deve reconhecer que: Nesses casos, o proprietário do animal foi obrigado a aceitar o testemunho sob juramento do acusado, a menos que houvesse provas de que deu a dúvida razoável para a veracidade do acusado.

eu. Este princípio é a base da nossa ideia de que um homem é inocente até prova em contrário. Neste caso, o juramento do homem foi tomado como verdade, a menos que prove o contrário poderia ser encontrado.

ii. Ele deve trazê-lo como prova: "A produção da carcaça mostraria que, enquanto o pastor não conseguiu impedir a morte, ele estava alerta o suficiente para parar a devoração da presa." (Cole)

e. O proprietário do mesmo deve reconhecer que: Embora o proprietário do animal sofreu perda, ele não tinha permissão para compensar a perda, acusando e ganhar danos contra uma parte inocente. Ele teve que aceitar o resultado, embora a justiça deixou descompensada.

eu. Há um pensamento paralelo no Novo Testamento, que os crentes devem evitar tomar disputas legais entre si para juízes seculares. Eles devem permitir que a matéria a ser julgados pela igreja (1 Coríntios 6: 1-8).

4. Princípios (14-15) a restituição aplicada a captação e empréstimo.

"E se alguém pedir emprestado ao seu próximo, e torna-se ferido ou morre, o dono dela não estar com ele, certamente ele deverá torná-lo bom Se o seu dono estava com ele, ele não deve fazê-lo bem;. Se foi contratado, ele veio para a sua contratação. "

um. Se alguém pedir emprestado ao seu próximo: Os princípios de responsabilidade e restituição também aplicada a captação e empréstimo.

b. O dono dela não estar com ele ... Se o seu proprietário era com ele: A suposição era de que, se o proprietário estava com o animal ou ferramenta (ou qualquer outro), uma vez que foi usada por outro, o proprietário foi o responsável pelo cuidado e uso de o objeto, enquanto na sua presença. Se o proprietário não estava presente, o mutuário era responsável.

c. Ele certamente torná-lo bom: Este foi o princípio simples destinado a orientar os juízes. O culpado tinha que fazê-lo bem. Distinções deviam ser feitas de acordo com a equidade e justiça, e não simplesmente para recompensar quem sofreu perdas. Às vezes, a perda é sofrido e ninguém é culpado.

B. Moral e leis cerimoniais.

1. (16-17) O remédio para o sexo pré-marital.

"Se um homem seduzir uma virgem que não for desposada, e se deitar com ela, certamente pagará o preço de noiva para ela ser sua esposa. Se seu pai inteiramente recusar dar-lha, pagará ele em dinheiro de acordo com a bride-preço das virgens. "

um. Se um homem seduzir uma virgem que não for desposada: Alguns afirmam esta passagem não proibia o sexo pré-marital; mas fez proibir (ou pelo menos fortemente desencorajar) que, na prática, porque exigia que um homem quer casar ou prever uma mulher que ele teve relações sexuais antes do casamento com.

eu. Virgin: O hebraico (betulah) "foi uma moça solteira que se presumia sempre de ser virgem." (Kaiser)

ii. Seduzir uma virgem: "hebraico, o excesso de persuadir com ela por palavras justas, que fazem tolos de bom grado." (Trapp)

b. Ele certamente pagará o preço da noiva para que ela seja sua esposa: Esta lei enfatizou o princípio de que não existe tal coisa como sexo casual. Ambos Antigo e Novo Testamentos estado que as relações sexuais trazem conseqüências duradouras (1 Coríntios 6: 15-16).

eu. "Esta foi uma lei extremamente sábio e humano, e deve ter operado poderosamente contra a sedução e prostituição; porque a pessoa que pode se sentir inclinado a ter a vantagem de uma jovem mulher sabia que ele deve se casar com ela, e doador o seu dote." (Clarke).

ii. Essa lei incentivou ambos os homens e mulheres a valorizar a virgindade de uma mulher. "Uma vez que um homem tomou uma menina sem pagar noiva-preço, noiva-preço que deve pagar, para quem mais vai pagá-lo agora?" (Cole) Não é que a virgindade de homens era inútil ou ignorado; no entanto, a lei incentivou uma maior cuidado e preservação para a virgindade das mulheres até o casamento e as circunstâncias vantajosas para criação dos filhos.

iii. É em grande detrimento da sociedade e da cultura, quando o governo trabalha contra o valor da virgindade, e (intencionalmente ou não) apoia comportamento que não valorizá-lo ou promove o barateamento da virgindade e da abstinência até o casamento.

iv. Um homem ilustrado o valor da virgindade com uma história verdadeira sobre um amigo que possuía uma loja de antiguidades e tinha uma mesa para venda. A tabela foi de US $ 600, mas foi marcado para baixo a US $ 300. Um homem tentou barganhar-la para baixo, para US $ 200, e não só ela recusar, mas ela percebeu que o verdadeiro valor da tabela, e elevou o preço de seu verdadeiro valor - mesmo quando ofereceu 300 dólares. O homem finalmente comprei a mesa para US $ 600, e, certamente, o tratou como uma mesa de $ 600 - porque o seu valor tinha sido reconhecido e lutou. Algumas mulheres que sabem os homens tratá-los shabbily contribuir para o problema, que se vendem mais barato.

c. Se seu pai inteiramente recusar dar-lha, pagará ele em dinheiro de acordo com o preço de noiva de virgens: Se o homem que aproveitou a mulher era considerada um marido completamente inaceitável pelo pai da mulher injustiçado, então que o homem tinha de pagar o dote, sem receber a noiva. Este foi um forte incentivo contra aproveitando as mulheres jovens.

d. Ele deve pagar o dinheiro: Esta breve apresentação da lei deu nenhuma penalidade para a mulher envolvida. Este foi porque ela foi pensado para estar em desvantagem (se um homem seduz uma virgem) e precisava de ser recompensado. Se ela não foi aproveitado, então a perda de sua virgindade e na diminuição das suas perspectivas de casamento foi pensado para ser punição suficiente.

eu. "Esta consideração foi um poderoso travão ao paixões desordenadas, e deve tender muito para tornar o casamento respeitável, e impedir que todos os crimes desta natureza." (Cole)

2. (18-20) Três crimes capitais.

"Você não deve permitir que viva uma feiticeira. Quem quer que encontra-se com um animal, certamente será morto. Aquele que sacrifica a qualquer deus, a não ser para o Senhor só, ele será destruído."

um. Uma feiticeira: Entre os antigos, a prática da feitiçaria tinha duas associações. Em primeiro lugar, entre em contato com poderes ou pessoas escuras ou demoníacas. Em segundo lugar, estados alterados através de drogas e poções. Não foi entendido como uma ligação entre o consumo de drogas e práticas ocultistas.

eu. A lei mostra que essa comunicação é possível, ea pena mostra que é perigoso.

ii. A versão King James traduz feiticeira como bruxa. "Uma feiticeira, feiticeira, cuja ajuda foi por vezes buscou em jovens donzelas sedutoras à insensatez O homem-bruxa é também aqui quis dizer, mas a mulher-bruxa mencionado;. Tanto, porque as mulheres são mais inclinable para que o pecado; e também porque o sexo frágil não é para ser poupado para esta falha. " (Trapp)

iii. Tomando esta feiticeira substantivo, o "verbo é a utilização de encantamentos, magia, feitiçaria, ou as artes da feitiçaria. Nosso Inglês" bruxa "é acusado de ter vindo de 'a saber," ou seja, "saber", no wittigh adjetiva ou Wittich, contratada para bruxa. Os gregos prestados à nossa palavra por pharmakos ('envenenadores "), uma vez que os feiticeiros negociados em drogas e poções farmacêuticas". (Kaiser)

iv. "Muitos dos israelitas tinham, sem dúvida, aprendeu essas curiosas artes de sua longa permanência com os egípcios; e tanto os israelitas eram ligados a eles, que nós encontramos essas artes em reputação entre eles, e diversas práticas deste tipo prevaleceu através toda a história judaica, não obstante a ofensa foi a capital, e em todos os casos punidos com a morte. " (Clarke)

v. "É claramente contra a vontade de Deus que nesta vida os homens devem ter qualquer comunicação com o mundo espiritual, salvar a da comunhão direta com Ele, através do Seu Filho, pelo Espírito Santo." (Morgan)

b. Você não deve permitir que viva uma feiticeira: Isso foi considerado uma ameaça suficientemente grave que a feitiçaria era considerado um crime capital. Essa combinação de práticas ocultas e estados alterados induzidos por drogas foi visto como destrutivo para a cultura e tecido moral do antigo Israel.

eu. "Assim, com franqueza sem corte e finalidade completa, a lei de Deus contra todo o tráfego com o mundo dos espíritos malignos foi promulgada." (Morgan)

ii. "Witchcraft está igualmente condenado nos dias do Novo Testamento (Atos 13:10; 19:19), mas, apesar das práticas da Igreja na Idade Média, não há nenhum indício no Novo Testamento que os médiuns ou bruxas deve ser colocado para morte. " (Cole)

iii. Sereis de todo destruídos: Isto usa a antiga palavra hebraica herem. "Herem é algo dedicado a Deus, no entanto, não é um voluntário, mas uma dedicação involuntário Ele agora está definido para além de ser banido da face da terra.". (Kaiser)

c. Quem quer que encontra-se com um animal, certamente será morto; Bestialidade foi praticado no mundo antigo, e aqui Deus ordenou especificamente contra ela.

eu. "Este ato sexual ofensivo era aparentemente prevalente entre os cananeus." (Kaiser) "Bestiality não era apenas uma perversão óbvia: o figurado tantas vezes no ciclo cananeu 'Tales of Baal' que provavelmente tinha um significado religioso para os cananeus." (Cole)

ii. É surpreendente para alguns que a bestialidade é legal em alguns países europeus, e uma subcultura práticas e promove-lo. No entanto, não deve ser nenhuma surpresa; se o padrão de Deus é rejeitada em uma área da moralidade sexual, em seguida, as normas são muitas vezes deixados até o indivíduo para decidir. É a civilização cristã e moralidade que tem desencorajado e fornicação condenado, adultério, pedofilia, a poligamia, a prostituição, a homossexualidade, a confusão de gênero e similares. Como a civilização e moral cristã são cada vez mais ridicularizado e rejeitado, não é nenhuma surpresa que todas essas práticas sexuais são cada vez mais praticado, apoiado e incentivado.

iii. Alguns anos atrás, um grupo de estudantes de uma universidade respondeu ao patrocínio da escola de GLAD (Dias Gay / Lésbica Awareness), com uma paródia de zombaria que chamaram BAD (Bestialidade consciência Dias). Administração da universidade não permitiu que eles para promover ou realizar a sua celebração paródia; mas não havia nenhum motivo racional para proibir isso, além de uma base bíblica para a moralidade.

iv. Se a medida moral de um ato sexual é, se ele se sente bem, fazê-lo -, então não há nenhuma medida moral, ea cultura vai se tornar cada vez mais depravado até que isso muda.

d. Aquele que sacrifica a qualquer deus, a não ser para o Senhor só, ele será destruído: No antigo Israel, foi estritamente proibida a sacrificar aos deuses pagãos. Esta lei foi muitas vezes quebrado, e esta pena foi raramente aplicada. Um raro exemplo de sua aplicação foi quando Elias executou os profetas de Baal em 1 Reis 18:40.

3. (21) Compaixão para o estrangeiro.

"Você deve nem maltratar um estranho nem oprimi-lo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito."

um. Você deve nem maltratar um estranho nem oprimi-lo: Uma boa medida de nosso caráter moral é encontrada na forma como tratamos um estranho. As pessoas costumam achar que é fácil de tratar a sua própria carne e sangue bem, mas Deus nos ordena a ter uma preocupação com os outros - inclusive o estrangeiro.

eu. O ódio duradouro e conflitos entre grupos étnicos e nacionais mostra o quão pouco a humanidade progrediu.

ii. É justo examinar como complacente somos nós para os estranhos entre nós. Se ficarmos com o nosso próprio grupo de seguro e desfrutar de todas as bênçãos, e deixar de ser Centrar e fora olhando como uma bênção para os outros, nós maltratar um estranho.

b. Para estrangeiros fostes na terra do Egito: a própria experiência de ser estranhos de Israel deve ter-lhes dado simpatia apropriado para estranhos em seu meio.

eu. O mandamento de Deus que haja bondade e bom tratamento para com o estrangeiro não significa que ele não é bom ou justo que estranhos receber a permissão para viver entre uma nova comunidade. O povo de Israel eram estrangeiros na terra do Egito, mas a convite expresso do Faraó (Gênesis 47: 5-6). Israel não foi bem recebida em Canaã, e sua vinda foi justamente considerado como uma guerra de conquista. Os governos têm o direito ea responsabilidade de controlar as fronteiras e da imigração; Ainda não há dúvida de responsabilidade do indivíduo para não maltratar um estranho nem oprimir.

4. (22-24) A compaixão para com os fracos e vulneráveis.

"Você não deve afligir qualquer viúva ou órfão Se você afligi-los de qualquer forma, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor;. E minha ira ficará quente, e eu vou matá-lo com a espada; vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos órfãos. "

um. Você não deve afligir qualquer viúva ou órfão: A viúva e órfão foram os mais fracos e mais vulneráveis ​​membros da sociedade. Em uma sociedade sobrevivência do mais apto desenfreada, eles seriam os primeiros a sofrer abuso e destruição. Deus aqui ordenou que, no mínimo, não ser atingidas.

eu. "Foram os profetas que repreendeu Israel por sua negligência nesta área de oprimir os pobres e os fracos." (Kaiser)

b. Vou matá-lo com a espada: Por causa de sua especial vulnerabilidade, Deus ordenou um especial cuidado e preocupação para eles, prometendo protegê-los.

eu. "A sociedade que carece de justiça social em si virá sob o julgamento de Deus." (Cole)

5. (25-27) A compaixão para com os pobres.

"Se você emprestar dinheiro a qualquer um dos meus pessoas que são pobres entre vós, não deve ser como um agiota para ele, você não poderá cobrar-lhe juros Se você sempre levar roupa do seu vizinho como uma promessa, você deve devolvê-lo a ele. antes que o sol se põe. Por que é a única cobertura, é o vestido da sua pele. O que ele vai dormir? E será que, quando ele chora a mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso ".

um. Se você emprestar dinheiro para qualquer uma das minhas pessoas que são pobres entre vós, não deve ser como um agiota para ele: Juros foi proibida em empréstimos feitos aos pobres e à obtenção de garantias teve que ser razoável.

eu. "A razão para a proibição é, presumivelmente, que o pobre homem toma emprestado em sua necessidade. O empréstimo é visto como ajuda a um vizinho, e de ganhar dinheiro com a sua necessidade seria imoral." (Cole)

ii. Isso só proibiu a cobrança de juros sobre os empréstimos para alívio dos pobres. Adam Clarke disse do interesse traduzido palavra: "Neshech, de nashach, morder, cortar ou furar com os dentes; mordendo usura Então os latinos chamam de usura vorax, devorando usura ... Talvez usura pode ser definida mais propriamente interesse ilegal,. recebendo mais para o empréstimo de dinheiro do que é realmente vale a pena, e muito mais do que a lei permite. " Trapp comentou sobre o interesse palavra: "hebraico, Mordendo os juros."

iii. "A proibição de juros foi escrito com os pobres de espírito. Os empréstimos comerciais não foram explicitamente enlatados, porque eles não foram consideradas. Fora de dezesseis passagens bíblicas que tratam de empréstimos (mas não com juros), não se lida com um empréstimo comercial. Os empréstimos comerciais simplesmente não estão sob a alçada da Bíblia ". (Gamoran, citado em Kaiser)

b. Se você nunca ter roupa do seu vizinho como uma promessa: O fato de uma peça de vestuário pode ser usado como garantia (em circunstâncias regulamentados) mostra que estes eram empréstimos, com reembolso esperado e com garantia. Eles não estavam presentes, mas os empréstimos.

eu. "Mantendo uma peça de vestuário exterior (usado como garantia temporária) durante a noite era estritamente proibido, mesmo para um empréstimo sem juros aparentemente necessário algum tipo de garantia ou segurança." (Kaiser)

c. E será que, quando ele chora para mim, eu vou ouvir: Deus prometeu para ouvir a oração do pobre homem quando ele clamou ao Senhor. Simpatia geral de Deus para os pobres se reflete no fato de que Jesus veio de uma família pobre. Quando Ele foi dedicado no templo, pouco depois de seu nascimento, o sacrifício era a de uma família pobre: ​​dois pássaros (Lucas 2:24).

6. (28-31) A legislação em matéria de santidade e de separação para Deus.

"Você não vos injuriarem Deus, nem amaldiçoarás ao governador do teu povo. Você não deve atrasar a oferecer o primeiro de seu produtos maduros e seus sucos. O primogênito de teus filhos me dar. Da mesma forma que você deve fazer com seu bois e . suas ovelhas Será com a mãe por sete dias, no oitavo dia você deve dar para mim e para você serão os homens santos para mim: você não deve comer carne rasgada por animais no campo, você deve jogá-lo para o. cães ".

um. Você não vos injuriarem Deus, nem amaldiçoarás ao governador do teu povo: A medida mais básica da santidade o que dizemos. Deus se importa como nós falar sobre ele e aqueles em autoridade legítima sobre nós.

eu. De acordo com Clarke e outros, o contexto mostra que Deus (Elohim), aqui é uma referência para os juízes. Havia leis contra a blasfêmia contra Deus, mas aqui - combinados com nem amaldiçoarás ao governador do teu povo - sugere que elohim aqui se refere aos juízes legal de Israel, como às vezes acontece (Êxodo 22: 9, o Salmo 82: 6).

ii. "Este é o famoso verso citado por Paulo em seu julgamento diante do sumo sacerdote (Atos 23: 5)." (Cole)

b. Você não deve atrasar a oferecer o primeiro de seu produtos maduros e seus sucos: Outra forma de honrar a Deus é dando-lhe sua dívida. Quando temos a ordem de dar algo a Deus, é um pecado não dá-la - ou atrasar em dar-lhe.

eu. "A verdadeira obediência é pronto e presente, pronta e rápida, sem demurs e consulta." (Trapp)

c. O primogênito de teus filhos me dão: De acordo com Êxodo 13: 11-12, o comando deveria ser obedecido quando o foi para a terra de Canaã. Grande parte da Lei Mosaica não fazia sentido para Israel no deserto, e foi dado para prepará-los para a vida na terra de Canaã.

eu. Se tivessem obedecido e confiava em Deus da maneira que deveriam, eles foram neste momento apenas um pouco mais de um ano longe de Canaã. Por causa da incredulidade e desobediência, eles eram cerca de 40 anos a partir de Canaã, mas eles não sabiam que neste promulgação da lei.

d. O primogênito de teus filhos me dão: Isso foi feito por meio da redenção, a doação de dinheiro para substituir o filho (Êxodo 34: 19-20). O dinheiro também foi substituído por o primogênito entre os animais imundos, mas o primogênito entre animais limpos foi sacrificado para o Senhor.

eu. Esta lei a respeito do dado do primogênito de Deus era importante porque:

· Desde o primogênito foi sempre considerado como o melhor, foi uma forma demonstrada para dar o melhor para Deus.
· Ele lembrou Israel de que Deus os considerava como seu primogênito, Seu povo favorecido
· Ele lembrou Israel que Deus poupou seus primogênitos, quando Ele julgou os primogênitos do Egito

e. E você serão os homens santos para mim: você não deve comer carne rasgada por feras no campo: Esta era uma ordem para agir de forma diferente do que os animais, que limpam livremente cadáveres. Deus chamou Israel para ser santos homens, para não agir como catadores que rasgam em carcaças como animais. Isso reforça a idéia básica da santidade: a de que estamos separados, diferente.

eu. Kaiser acrescenta mais dois pensamentos: "animais mortos por outra eram impuros por duas razões: (1) os animais carnívoros que rasgou estavam imundos, e (2) o sangue de um animal tão morto permaneceriam em seus tecidos, deixando-o impuro. Em vez disso, as pessoas estavam a atirar que a carne aos cães. "

ii. "Na conclusão deste capítulo, vemos a grande razão de todos os estatutos e as leis que ele não contém comando foi emitido apenas a partir da soberania de Deus que Ele lhes deu para as pessoas do que as restrições sobre as paixões desordenadas, e incentivos à santidade..; e, portanto, ele diz: Sereis santos homens a mim ".


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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!








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