Êxodo Capítulo XXXIII

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02 - Êxodo Capítulo : 33


1 Disse mais o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: tua descendência a darei.

2 E enviarei um anjo adiante de ti (e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus),

3 para uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de cerviz dura; para que não te consuma eu no caminho.

4 E quando o povo ouviu esta má notícia, pôs-se a prantear, e nenhum deles vestiu os seus atavios.

5 Pois o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És um povo de dura cerviz; se por um só momento eu subir no meio de ti, te consumirei; portanto agora despe os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.

6 Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, desde o monte Horebe em diante.

7 Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la fora do arraial, bem longe do arraial; e chamou-lhe a tenda da revelação. E todo aquele que buscava ao Senhor saía à tenda da revelação, que estava fora do arraial.

8 Quando Moisés saía à tenda, levantava-se todo o povo e ficava em pé cada um à porta da sua tenda, e olhava a Moisés pelas costas, até entrar ele na tenda.

9 E quando Moisés entrava na tenda, a coluna de nuvem descia e ficava à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés.

10 Assim via todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, e todo o povo, levantando-se, adorava, cada um à porta da sua tenda.

11 E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo. Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o mancebo josué, filho de Num, não se apartava da tenda.

12 E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo; porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo. Disseste também: Conheço-te por teu nome, e achaste graça aos meus olhos.

13 Se eu, pois, tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que agora me mostres os teus caminhos, para que eu te conheça, a fim de que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo.

14 Respondeu-lhe o Senhor: Eu mesmo irei contigo, e eu te darei descanso.

15 Então Moisés lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.

16 Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra;

17 Ao que disse o Senhor a Moisés: Farei também isto que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço pelo teu nome.

18 Moisés disse ainda: Rogo-te que me mostres a tua glória.

19 Respondeu-lhe o Senhor: Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o meu nome Jeová; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer.

20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver.

21 Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui, sobre a penha, te porás.

22 E quando a minha glória passar, eu te porei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.

23 Depois, quando eu tirar a mão, me verás pelas costas; porém a minha face não se verá.





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Más notícias


Vimos no capítulo anterior que Moisés permaneceu em comunhão com Deus enquanto Israel estava alienado.

Depois de Moisés ter expurgado os elementos mais desenfreados dentre o povo, e ter confessado o pecado do povo ao SENHOR, pedindo que os perdoasse, o SENHOR os pôs à prova:

_ Saiam deste lugar, você e o povo, e vão para a terra que eu jurei dar a Abraão, a Isaque, a Jacó e aos seus descendentes.

_ Sairemos o mais breve possível Senhor!

_ Vocês irão para uma terra boa e rica.

_ Em fim uma boa notícia para o povo, meu Senhor!

_ É, só que desta vez eu não vou com vocês.

_ Como?

_ Eu mandarei um anjo para guiar vocês até Canaã.

Deus prometeu Sua ajuda a Israel, mas não a Sua presença.

A promessa aos seus patriarcas seria, assim, cumprida, pois eles receberiam a terra, e poderiam continuar crescendo para ser uma grande nação por conta própria, como qualquer outra nação do mundo, mas deixariam de ser o povo exclusivo de Deus.

Israel tinha quebrado a aliança.

O pecado sempre leva Deus a se recolher do Seu povo.

_ Mas por que meu Senhor?

_ Porque este é um povo teimoso, e eu os poderia destruir no caminho.

Seria como que um divórcio.

O motivo era que o povo era de dura cerviz, e correria o risco de ser consumido por causa da sua desobediência se o SENHOR continuasse com ele.

Estas eram más notícias para o povo.

Eles prantearam e lamentarem muito, ouve grande tristeza em todo o acampamento.

Os israelitas começaram a se dar conta do que significaria para eles o estar separados do Senhor.

Sabiam que só sobreviveram até então por causa da mão protetora do Senhor.

Veio a suas mentes os milagres sobrenaturais no Egito, no mar vermelho, as águas no deserto, o maná, as codornas...

Um "anjo" não prometia ser a segurança que somente Deus poderia dar a eles.

E agora?

Qual será o futuro deste povo, sem a presença do todo poderoso?

Será que o repentino arrependimento deste deles fará Deus voltar atrás em seu julgamento?

Moisés se atreverá em interceder pelo povo novamente?




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A tenda da adoração.


Enquanto Deus decidia o que fazer com o futuro dos israelitas, permitiu que eles continuassem por mais um tempo ali, enquanto eram preparados espiritualmente para o resto da viagem.

Como o povo precisava da supervisão de Moisés, sobretudo nesses momentos, ele não podia sempre subir ao monte Sinai a fim de se encontrar com Deus.

Então Moisés armou uma Tenda especialmente consagrada a certa distância fora do acampamento.

Era um lugar provisório para adoração, distante do acampamento do povo, usado por ele antes de ser construído o Tabernáculo conforme as instruções detalhadas que o SENHOR lhe deu no Sinai.

O sistema estabelecido pela lei que Moisés recebeu no monte Sinai requeria que se construísse um santuário para que o Senhor habitasse no meio do povo.

Devido às circunstâncias, porém, o Senhor não iria mais habitar no meio deles e a tenda do encontro teve de ser colocada fora do acampamento, onde Moisés receberia a orientação de Deus.

Ela era chamada de Tenda da Presença de Deus, e quem quisesse consultar o SENHOR ia até lá.

V:8
Quando Moisés saiu para ir à Tenda, o povo com muito temor ficou na porta das suas barracas olhando Moisés até que ele entrasse.

Estavam ansiosos para saber se Deus receberia a seu representante e lhes concederia um sinal de restauração e proteção divina.


Depois que ele entrou, uma coluna de nuvem desceu e parou na porta da Tenda e da nuvem e o SENHOR falou com Moisés.

Este sinal, já conhecido pelo povo, era uma provável evidência de que Deus seguiria sendo seu guia e protetor.


Logo que o povo viu a coluna de nuvem na porta da Tenda, todos se ajoelhavam.


Lá na tenda, o SENHOR Deus falou com Moisés face a face por um bom tempo, como alguém que conversa com um amigo.

Moisés desfrutava de um relacionamento intimo com Deus, fruto de uma convivência constante.

Diferente de outros profetas que ouviram a voz de Deus, Moisés viu a constante manifestação da glória do Senhor.

Que privilégio!

Enquanto isso o povo continuava apreensivo, aguardando por boas notícias.

Depois da conversa Moisés voltou para o acampamento.

Porém Josué, filho de Num, o moço que era o auxiliar de Moisés, ficou na Tenda.

Ele estava sendo preparado para liderar o povo quarenta anos mais tarde!

Guarde este nome, estudaremos muito a respeito deste moço mais adiante.

Você ficou curioso em saber sobre o que Deus falou para Moisés desta vez!

Será que Moisés insistiu novamente em interceder pelos israelitas?

Será que Deus voltará atrás em sua decisão?




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...  Um filho ... e seus "inocentes" pedidos ...


... A insistência de Moisés diante de Deus, às vezes me lembra a insistência de um filho ao se 

aproveitar do grau de intimidade que tem com o Pai a fim de conseguir certos benefícios ...



...  E, mediante o Sacrifício da Cruz, Todos hoje, tem Livre Acesso ao Pai ...

A oração em seguida feita por Moisés mostra o grau de intimidade que havia entre ele e o SENHOR, coisa de pai e filho.

Com simplicidade e poucas palavras, como de uma criança, ele se agarra na estima com que era tido pelo SENHOR, fazendo desta oração uma das mais simples e belas da Bíblia;

_ Olá meu Senhor!

_ Oi meu filho, Moisés!

_ Meu SENHOR, me diz uma coisa.

_ Fale.

_ O Senhor me mandou guiar este povo para aquela terra, porém até agora o Senhor não me disse quem é que irá comigo.

_ Hum...

Moisés queria saber que tipo de Anjo o Senhor designaria para dirigi-los pelo deserto.

Na verdade ele desejava saber se Deus iria acompanhá-los.

Deus com certeza já sabia aonde Moisés queria chegar com este papo, mas nosso Pai celestial se derrete quando um filho se achega até ele com autenticidade.

Moisés é claro, se aproveitando desta intimidade, como uma criança mimada continuou;

_ Eu estava aqui pensando e lembrei que certa vez o Senhor também disse que me conhecia bem e que estava muito contente comigo, o Senhor lembra-se disso?

_ Lembro.

A amizade e a convivência com Deus dão aos homens intimidade, porque na verdadeira amizade o medo, não existe.

Moisés acreditou que seguramente o Senhor lhe responderia a estas perguntas, já que tinha "achado graça" diante seus olhos.


Deus nem respondeu as indagações anteriores e ela já disparou outra pergunta;

_ Meu Senhor, me fale também dos teus planos! Preciso saber! Isso é importante para que eu possa te servir e continuar a te agradar.

_ Hum...

_ Sabe de uma coisa? Eu estava aqui pensando... O Senhor lembra que escolheu esta nação para ser tua, certo?

Eu acho que Deus educou muito mal este garoto, quer dizer, este velhinho.

O Senhor o deixou muito mimado.

Pois é, intimidade demais dá nisso!

E como Moisés viaja nesta onda!

Parece até meu filho me pedindo um Kinder Ovo!

Eu fico aqui pensando com meus botões... Como um produto de aspecto tão inocente, exerce tanto fascínio sobre uma criança.

Pois é o que acontece com meu filho. Ele sabe que eu o amo e sabe que tenho o poder ( R$ 3,50) para atendê-lo.

Sua estratégia?

A mesma de Moisés, desfrutar da intimidade!

Ele chega de mansinho, vem puxando conversa, vem com seus argumentos sem se dar conta de que eu já sei onde ele quer chegar, vem sem medo,  pelo contrário vem com muita segurança, simplesmente por saber que eu o amo!

É uma covardia...

Isso porque ele nem imagina o quanto eu me derreto quando ele se aproveita dessa relação.

No caso de Moisés, você sabe onde ele quer chegar, certo?

Ele desejava que Deus retornasse a nação e se lembrasse de que eles eram o Seu povo.

Será que Deus vai ceder, diante de um Moisés tão mimado?




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Em fim, o pedido de Moisés é concedido.


_ Moisés?

_ Sim, senhor?

_ Já tomei minha decisão.

_ E então?

_ Eu mesmo irei com você e lhe darei a vitória.

Deus estava falando no singular, o que parecia restringir a bênção somente para Moisés.

Porém, Moisés não estava satisfeito ainda.

_ Meu Senhor, eu lhe agradeço, mas somente me acompanhar não basta, eu gostaria que a tua promessa abrangesse a todo o povo. Do contrario, é melhor que a gente nem saia daqui.

As orações perseverantes, especialmente aquelas que se fazem em favor de outros, são uma demonstração de fé.


_ Como é que os outros povos poderão saber que estás contente com o teu povo e comigo, se não fores conosco?

_ Hum...

_ Pense bem meu Senhor... A tua presença é que mostrará que somos diferentes dos outros povos da terra.


_ Tudo bem, Moisés! Vou atender o seu pedido porque conheço você bem, e você conseguiu a minha aprovação.

Dá para imaginar a alegria de Moisés neste momento.

Como já sabemos, Moisés era amigo pessoal de Deus e a intercessão que ele fez foi atendida justamente por causa da sua própria fidelidade e amizade com Deus.

Afinal uma amizade pessoal serve para abrir portas que de outro modo permaneceriam fechadas.

Moisés não se conteve de tanta alegria e isso o levou a formular um pedido que até então ninguém tinha feito...

Ele havia pedido muito para seu povo e em sua concepção não seria incorreto que agora pedisse uma coisinha a si próprio...

O que ele pediu?



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Sede de Deus


Quanto mais as pessoas gastam tempo com Deus, mais elas se tornam grandemente atraídas ao próprio Senhor.

As orações criam uma sede por Deus.

Foi o que aconteceu com Moisés.

Ele já estava a um bom tempo em comunhão permanente com Deus, passava o dia inteiro conversando e adorando ao Senhor.

Em seu encontro mais recente, havia recebido uma resposta pela sua oração, mas agora desejava um maior conhecimento de Deus para sua própria alma.

E encorajado por esta demonstração de apreço da parte do SENHOR, fez mais pedido que até agora nenhum ser humano havia ousado pedir:

_ Senhor?

_ Estou lhe ouvindo Moisés.

_ Quero lhe fazer mais um pedido, coisa simples... Nada de mais...

_ Fale.

_ Por favor, meu Senhor, deixa que eu veja a tua glória!

Sendo que a vida de Moisés estava em harmonia com a vontade de Deus, ele podia desejar estar na presença do Senhor sem temor.

Muitas vezes é uma consciência culpada a que nos faz fugir da presença do Senhor em nossa vida.

Quanto mais conhece um homem a Deus, muito mais ele anseia por lhe conhecer.

Moisés sabia bem que nenhum poder terreno poderia ocupar o lugar da presença contínua de Deus com ele e do conhecimento conseguido mediante uma comunhão pessoal com Deus.

Mas será que o Senhor lhe atenderia desta vez?

Mesmo sendo amigo pessoal de Deus, poderia Moisés contemplar a Sua glória e ainda sobreviver?

Será que ele perdeu o juízo?



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 A Glória de Deus


A Bíblia diz que Moisés falava com Deus como a um amigo e Deus o ouvia e o atendia em suas petições.

Nesse ambiente de intimidade, Moisés faz ao Senhor um pedido ousado: ”Rogo-te que me mostres a tua glória”.

Moisés queria muito mais que a presença de Deus, ele queria ver a glória de Deus, Ele queria conhecer a Deus.

Então O SENHOR, carinhosamente, disse;

_ Está bem Moisés, Eu farei com que toda a minha bondade e Glória passe diante de você.

E isso é exatamente o nós devemos perseguir em nossas vidas.

_ Muito obrigado meu Senhor!

_ Você sabe qual o meu nome sagrado? Eu sou o SENHOR.

O nome de Deus é a Sua glória e atributos.

_ Eu tenho compaixão de quem eu quiser e tenho misericórdia de quem eu desejar.

O senhor disse isso porque o que iria acontecer poderia levar Moisés a morte.

O Senhor iria mostrar Seu caráter como alguém cuja misericórdia é a sua prerrogativa.

Neste momento o amor e o respeito mútuos acercavam ao Criador e a sua criatura.

  _ Só não vou deixar que você veja o meu rosto, pois ninguém pode ver o meu rosto e continuar vivo.

_ Tudo bem Senhor, eu não verei sua face.

Não podemos compreender como Deus realmente é a não ser na pessoa de Cristo.


_ Mas espere... Aqui há um lugar perto de mim, onde você poderá ficar em segurança.

Deus lhe mostra uma rocha que possuía uma pequena rachadura, de onde Moisés poderia observar alguma coisa.

_ Fique aqui e não saia de forma alguma.


E quando Deus passou com sua majestosa Glória, Moisés se preparou para observar por esta rachadura na rocha.

Mesmo assim o Senhor a fim de protegê-lo, cobriu a rachadura com a sua própria mão, no momento em que ele passava.


E quando ele passou, tirou a mão da rachadura e então Moisés pode vê-lo o pelas costas.


  


  ... Que grande Deus nós servimos!!!


Os santos do Velho Testamento tinham grande medo de ver muito da glória de Deus.


Mesmo hoje, nenhum homem poderia olhar diretamente para o Senhor.


Isto nos leva a entesourarmos a revelação de Deus que temos em Cristo.


Cristo é Deus manifestado em carne!


Jesus é a nossa rocha e o nosso esconderijo ...

 Fontes deste Estudo Biblico :

 O código da Bíblia.com



Êxodo 33 - Caminho do Fellowship restaurada de Israel

Arrependimento e restauração de A. Israel.

1. (1-3) As pessoas aprendem de coração de Deus para o seu pecado.

Então disse o SENHOR a Moisés: "Apartai e subir a partir daqui, você e as pessoas a quem você tirou da terra do Egito, para a terra que jurei a Abraão, Isaque e Jacó, dizendo: 'Para o seu descendentes eu to darei. " E eu envio o meu anjo diante de ti, e lançarei fora os cananeus e os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus Sobe para uma terra que mana leite e mel;. Porque eu não subirei no meio de vós, para que eu não consumi-lo no caminho, pois vocês são um povo de dura cerviz. "

um. Partida e subir a partir daqui ... .para a terra ... a seus descendentes eu vou dar-lhe: Após o pecado do bezerro de ouro, Deus não negou os filhos de Israel na Terra Prometida. Ele disse que eles poderiam continuar a possuir o que Ele tinha prometido para eles e para Abraão, Isaac e Jacob.

b. E eu envio o meu anjo diante de ti, e lançarei fora os cananeus: Após o pecado do bezerro de ouro, Deus não negou Israel Sua proteção. Ele prometeu estar com eles de alguma forma (eu envio o meu anjo), e para lutar por eles na Terra Prometida.

eu. Isaías 63: 9 olha de volta para o Êxodo, e diz: Em toda a angústia deles foi ele angustiado, eo anjo da sua presença os salvou. O anjo da sua presença descreve a presença de Deus com o Seu Israel em Êxodo 23: 20-23, o anjo que tinha o nome de Deus nele. O anjo aqui descrito em Êxodo 33: 2 foi simplesmente um ser angelical, e não o próprio Senhor.

c. Eu não subirei no meio de ti: Deus disse que ele negaria Israel Sua presença, ou pelo menos o próximo senso de Sua presença. Podemos dizer que Deus disse: "Eu não vou ficar tão perto de você, porque eu poderia julgá-lo ao longo do caminho - mas vá em frente e tomar a terra prometida".

eu. Este foi um desafio para Moisés e da nação como um todo. Deus lhes disse que eles poderiam ter a Terra Prometida, mas ele não quis ficar com eles de uma forma estreita, pessoal. Se eles estavam satisfeitos com esse arranjo, provaria que só amava as bênçãos de Deus e não o próprio Deus. Se eles desafiaram Deus - suplicando a Ele por Sua presença, não só as Suas bênçãos - ele iria mostrar um coração genuíno para o próprio Deus. Este foi o primeiro passo para a restauração espiritual e avivamento em Israel.

ii. "Para ser dadas todas as outras bênçãos é de nenhum valor, se Deus não estiver com você. Qual é o valor de Canaã? Qual é o valor de leite e mel? Qual é o valor de ter posses, se Deus não estava com eles? Eles viu que a compreensão da presença de Deus, ter essa comunhão e companhia, era infinitamente mais importante do que tudo o resto ". (Lloyd-Jones)

2. (4-6) O povo se arrepender e chorar.

E quando o povo ouviu esta má notícia, pranteou, e ninguém pôs os ornamentos. Pois o Senhor tinha dito a Moisés: "Dize aos filhos de Israel: 'Você é um povo de dura cerviz. Eu poderia vir em seu meio, em um momento e consumi-lo. Agora, pois, tirar os enfeites, e me sabe o que fazer com você. "Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, Monte Horebe.

um. Eles choraram, e ninguém pôs os ornamentos: Esta foi uma boa resposta em nome de Israel. Para eles, era uma má notícia. Eles lamentaram a perda potencial da presença próxima de Deus. Eles se preocuparam com seu relacionamento com o Senhor, não só o que Ele poderia dar-lhes.

eu. "É claro que as pessoas achavam que a promessa de um anjo para ser enviado antes delas foi a redução de um privilégio." (Morgan)

ii. Esta foi uma questão importante para Israel, porque eles podiam ver a presença do Senhor, na coluna de nuvem de dia e fogo de noite. Se Deus retirou Sua presença pode ser visto claramente.

iii. Eles lamentaram aqui, porque com o ídolo de ouro que eles não poderiam ter sua diversão, obediente e responsável. Foi bom para eles ficar triste por um tempo.

b. Vocês são um povo de dura cerviz: Esta frase é repetida novamente. A idéia não é só era teimoso, mas que teimosamente resistiu Deus. A imagem é de um boi ou burro resistindo ao agricultor e fazendo sua torcicolo.

c. Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, Mount Horeb: As pessoas mostravam o seu arrependimento e de luto, não usando seu ornamentos. Eles sabiam que este não era o momento para decorar o exterior, mas era hora de trazer o direito coração com Deus. Este foi o segundo passo para a restauração espiritual e avivamento em Israel.

eu. "As pessoas que estão preocupados com a revitalização, num verdadeiro sentido, não são apenas para fora para um pouco de excitação, ou interesse, ou um pouco de felicidade, ou fenômenos, ou vem com uma atitude de" algo maravilhoso está para acontecer e nós vão ter um grande bom tempo. " Isso agora é como eles pensam sobre isso. E se vocês, meus queridos amigos, são simplesmente pensando em reuniões e emoção, e algo maravilhoso, você não tenha começado a entender este assunto ". (Lloyd-Jones)

ii. Êxodo 35:22 descreve como esses ornamentos foi para a construção do tabernáculo. "Os próprios ornamentos que poderiam fazer um ídolo de ouro, no passado, poderia agora ser dedicado a Deus para o uso de seu santuário." (Cole)

3. (7) Moisés faz a sua tenda na tenda da congregação.

Moisés tomou sua tenda e armá-la fora do campo, longe do acampamento, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.

um. Moisés tomou sua tenda e armá-la fora do campo, longe do acampamento, e chamou-lhe a tenda da congregação: segundo o coração de Israel estava voltado para Deus e depois que eles se humilharam, removendo seus ornamentos, Moisés tomou o próximo passo para a revitalização e restaurado relacionamento. Ele iniciou um esforço determinado para buscar a Deus, fazendo sua própria tenda a tenda da congregação.

eu. Deus disse a Moisés para fazer uma tenda da congregação, quando Moisés estava no Monte Sinai (Êxodo 25-28). Mas o tabernáculo não foi construída ainda. Isso não iria parar Moisés de tomar medidas extraordinárias para buscar a Deus. Ele decidiu fazer sua própria tenda a tenda da congregação.

ii. Isso não era algo que Moisés organizado ou planejado ou strategized. Ele buscou a Deus, radicalmente e espontaneamente. Quando Moisés fez isso, Deus tocou o coração das pessoas.

iii. Longe do acampamento: "Santuários foram construídas geralmente um pouco de distância de cidades no mundo antigo: Israel tinha, portanto, perdeu sua singularidade, como a nação entre os quais Deus habita no próprio meio." (Cole)

b. Todos os que buscam ao Senhor saía para a tenda da congregação, que estava fora do arraial: Ao fazer o lugar de adoração, fora do acampamento, Moisés chamou claramente uma linha para ver quem realmente queria aproximar-se do Senhor.

eu. Quando Moisés colocou a tenda temporária de reunião ... para fora do acampamento, isso significava que todos que queriam buscar o Senhor teve que separar em algum sentido. Podemos supor que nem toda a gente queria fazer isso.

ii. "Quando o Espírito Santo de Deus começa a lidar com qualquer um de nós, não haverá essa separação. Ele não irá ser exibido, não será dos fariseus" sou mais santo do que tu "atitude. Não, uma vez que um homem começa para ser sobrecarregados para a glória de Deus e do estado da Igreja, ele imediatamente se sente a chamada para a consagração, ele sai "como se fosse". (Lloyd-Jones)

4. (8-10) A presença de Deus manifesta-se na tenda de Moisés.

Assim foi, sempre que Moisés saiu para a tenda, todo o povo se levantava, e cada homem ficou à porta da sua tenda e viu Moisés até que ele tinha ido para o tabernáculo. E aconteceu que, quando Moisés entrava na tenda, a coluna de nuvem descia e ficava à porta da tenda, eo Senhor falava com Moisés. Todas as pessoas viram a coluna de nuvem de pé na porta da tenda, e todo o povo levantou-se e adoraram, cada homem na porta de sua tenda.

um. Sempre que Moisés saiu para a tenda, todo o povo levantou-se: As pessoas assistiram e notei quando Moisés adorado. Quando Moisés adorado, eles também adoraram. Moisés levou o povo a aproximar-se de Deus por seu próprio exemplo.

b. A coluna de nuvem descia e ficava à porta da tenda: tenda de Moisés não se tornou a tenda da congregação simplesmente porque ele nomeou-lo. Tornou-se que, porque Deus, na verdade, veio lá ao encontro de Moisés, exibido pela coluna de nuvem.

eu. A coluna de nuvem tornou-se como a bandeira de direitos autorais ou de um almirante indica que eles estão presentes, de modo a coluna de nuvem (que Cole descreve como, literalmente, uma "coisa de pé") indicou a presença de Deus.

ii. Todo mundo viu esta coluna de nuvem veio para a tenda de Moisés, e eles sabiam Moisés adorado e reuniu-se com Deus lá. Este foi um grande conforto para as pessoas, saber que seu líder realmente se encontrou com Deus e ouvi-lO.

c. E o Senhor falava com Moisés: Nós lemos muito sobre Deus falando com Moisés, mas não sabemos muita coisa sobre o que Deus disse. Não foi, provavelmente, muito mais do que o que está registrado em Êxodo 33, disse, e, provavelmente, muito do que era de um, fortalecendo natureza pessoal a Moisés.

d. E todo o povo levantou-se e adoraram: Esta foi sua resposta natural. Algo sobre Moisés e seu relacionamento com Deus fez outros querem também adorar a Deus.

5. (11) Deus fala a Moisés na sua tenda, o tabernáculo.

Então disse o Senhor a Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo. E ele iria voltar para o acampamento, mas seu servo Josué, filho de Nun, um jovem, não afastar-se do tabernáculo.

um. O Senhor disse a Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo: Números 12: 8 esclarece o que isso significava. Há Deus contrastava como Ele falou a Moisés com a forma como Ele falou com outros profetas; Moisés ouviu clara e abertamente, e outros profetas ouvido em sonhos e visões.

eu. Também é possível, isso significava que Deus apareceu a Moisés em forma humana, como fez com Abraão em Gênesis 18. O mais provável, o rosto frase a cara é simplesmente uma expressão figurativa, que significa comunhão livre e aberta.

ii. Moisés não tinha - e não conseguiu - ver o rosto real de Deus Pai, em Sua glória. Ninguém viu o rosto de Deus, o Pai em glória, e é por isso que João escreveu: Ninguém jamais viu a Deus a qualquer momento (1 João 4:12).

b. Josué, filho de Nun, um jovem, não afastar-se do tabernáculo: O renascimento pessoal na vida de Moisés foi um exemplo para toda a nação, mas foi um exemplo especial ao seu servo Josué. Quando Moisés aproximou-se de Deus também chamou Joshua perto de Deus, tanto que Josué não afastar-se do tabernáculo.

B. Moisés reza e se aproxima de Deus.

1. (12-13) Moisés reza pelas pessoas.

E disse Moisés ao SENHOR: "Veja, Você diz-me: 'Faze subir a este povo." Mas você não deixe-me saber a quem hás de enviar comigo. No entanto, Você disse: 'Eu sei que você pelo nome, e você também achaste graça aos meus olhos. " Agora, pois, peço, se tenho achado graça aos teus olhos, me mostrar agora seu caminho, para que eu possa conhecê-lo e que eu ache graça aos teus olhos. E considera que esta nação é o teu povo. "

um. Mas você não deixe-me saber a quem hás de enviar comigo: Para Moisés, não foi o suficiente para saber que ele e Israel iria fazê-lo para a Terra Prometida. Em sua estimativa, a Terra Prometida era nada de especial, sem a presença especial do Senhor. Deus já prometeu enviar um anjo com Israel (Êxodo 33: 2). Moisés pressionado Deus sobre este ponto, querendo saber exatamente quem Deus iria enviar.

eu. "Moisés está agora em causa a obtenção tanto a garantia da presença que para o seu povo, mas também o desfrute de uma experiência mais próxima do que para si mesmo." (Cole)

ii. Este foi ousada - quase rude - aproximando-se de Deus. Moisés estava determinado a ter a presença de Deus com Israel o mais próximo possível. Este foi o próximo passo para a revitalização e restauração do relacionamento de Israel com Deus.

b. Se tenho achado graça aos teus olhos: Moisés foi ousado em aproximar-se de Deus, mas ele baseou a ousadia na graça que Deus já tinha mostrado a ele. Este foi um bom motivo para se aproximando.

c. Teus olhos ... Seu caminho, para que eu saiba ... Você graça aos teus olhos ... o teu povo: Moisés era quase obcecado com Deus. Ele ainda estava na terra, mas ele conectou tudo a Deus no céu.

eu. Outro tema forte nesta seção é para saber. De alguma forma, a palavra é usada repetidamente nestes versos. No sentido de relacionamento, Deus sabia que Israel e Moisés, e Moisés queria conhecer a Deus.

2. (14-17) Deus responde a oração de Moisés, dando a promessa de Sua Presença.

E Ele disse: "A minha presença irá contigo, e eu vos aliviarei." Então ele disse-lhe: "Se a sua presença não ir com a gente, não nos faças subir daqui. Para saber como, em seguida, será que vai ser conhecido que o seu povo e tenho achado graça aos teus olhos, exceto Você vai com a gente? Então, havemos de ser separado, o teu povo e eu, de todas as pessoas que estão sobre a face da terra. " Então disse o SENHOR a Moisés: "Eu também vou fazer essa coisa que você tem falado;. Pois achaste graça aos meus olhos, e eu conheço pelo nome"

um. A minha presença irá contigo: Deus parecia responder a oração de Moisés, mas Moisés não descansou. Ele continuou a pressionar a Deus pela afirmação da promessa. Isso mostra como corajosamente Moisés procurado Deus por causa de sua própria relação com Deus e para o benefício da nação.

eu. A minha presença irá contigo é, literalmente, "My Face irá com você." Isso nos ajuda a entender o que ele quer dizer quando afirma Moisés encontrou com Deus face a face (Êxodo 32:11). Ele tem o sentido de "na presença imediata de Deus."

ii. "Isto significa que o" mensageiro "celeste enviado com eles agora será" o anjo da sua presença "(Isaías 63: 9)., Ou seja, a plena manifestação de Deus como em Êxodo 23:20" (Cole)

iii. E eu vos aliviarei: A Presença de Deus significa descanso e paz na vida. Este foi um presente importante e necessário da parte de Deus a Moisés e Israel.

b. Se sua presença não for conosco, não nos faças: Moisés continuou sua maneira corajosa de falar com Deus. Deus tinha apenas prometeu Sua presença; Moisés respondeu, avisando ou alertando Deus das conseqüências de não manter sua promessa.

c. Para saber como, em seguida, ele vai ser conhecido que o seu povo e tenho achado graça aos teus olhos, exceto Você vai com a gente? Moisés sabia que nada que o Senhor poderia dar-lhes iria fazê-los verdadeiramente diferente das nações. Somente a forte presença do próprio Senhor poderia fazer isso.

eu. Moisés queria algo para Israel que iria mostrar que eles não eram exatamente como todas as outras nações, e que só poderia ser a presença única, poderosa do seu Deus. O relacionamento de Israel com o Senhor - um exemplo único de monoteísmo ético no mundo antigo - fez torná-los diferentes de todos os outros povos antigos. Deus entre eles os fez diferente. Foi importante para Israel saber isso por si mesmos; também foi importante para os outros países para saber isso.

ii. "'Agora', disse Moisés a Deus:" Eu estou pedindo para este algo extra, porque eu estou preocupado. Aqui estamos nós o teu povo. Como todas as outras nações para saber que realmente somos o seu povo? Eles estão olhando em pelo nós, eles estão rindo de nós, zombando de nós e zombando de nós, eles estão prontos para nos oprimir. Agora, eu estou pedindo algo ", disse Moisés," que vai deixar absolutamente claro que não somos apenas uma das nações do mundo, mas que nós somos o teu povo, que estamos separados, único, completamente à parte. ' "(Lloyd-Jones)

d. Além disso, vou fazer essa coisa que você tem falado; pois achaste graça aos meus olhos, e eu sei que você pelo nome: Deus honrou a intercessão ousado de Moisés, e Ele prometeu restaurar Sua relação com Israel.

3. (18) o desejo de Moisés para se aproximar.

E ele disse: "Por favor, mostre-me a Tua glória."

um. Por favor, mostre-me a Tua glória: Moisés ganhou um "sim" como resposta de Deus quando ele pediu a presença especial de Deus para permanecer com Israel no caminho para a Terra Prometida (Êxodo 33: 12-17). Ele também ganhou uma confirmação da promessa de Deus e uma afirmação de uma estreita relação. No entanto, ele ainda não estava satisfeito. Ele queria mais em sua relação pessoal com Deus.

eu. Spurgeon pensou que talvez Moisés, quando ele pediu para isso, era um pouco como Peter no Monte da Transfiguração, quando ele pediu algo, sem entender o que ele disse. Este foi um pedido tão ousado e corajoso que poderia ter sido além Moisés para realmente experiência; no entanto, Deus ainda estava satisfeito com Moisés e seu desejo de conhecer o Senhor de forma maior e mais profunda.

ii. Essa fome por mais de Deus - por mais de uma experiência com Deus - é um sinal de verdadeiro avivamento e restauração de relacionamento. O que quer que Moisés tinha experimentado com Deus, agora ele queria mais. "Quanto mais um homem sabe de Deus, o mais desejoso ele é conhecê-lo." (Trapp)

iii. "Podemos ter sido cristãos por muitos anos, mas será que alguma vez realmente ansiava por alguma pessoa, conhecimento e experiência direta de Deus? Oh, eu sei, nós oramos por causas, oramos para a Igreja, oramos por missionários, oramos para os nossos próprios esforços que nós organizamos, sim, mas não é isso que eu estou preocupado com tudo Pedimos bênçãos pessoais, mas quanto sabemos desse desejo para o Deus que é o que Moisés pediu:.? Me mostre tua glória. Leve-me ainda um passo mais perto ". "(Lloyd-Jones)

b. Mostra-me a Tua glória: Este foi um pedido interessante. Moisés já viu algo da glória de Deus (Êxodo 16:10 e 24: 16-17), mas ele queria mais. Ele sentiu que ele não tinha visto nada ainda.

eu. "Agora Moisés oração é ver o kabod, a glória manifestada (literalmente" peso ") de YHWH". (Cole)

ii. "Em outras palavras, por avivamento não significa que a Igreja que está sendo abençoado por Deus, e consciente de sua presença, e habilitado para fazer o seu trabalho. Moisés, de certa forma, já estava consciente de tudo o que... Mas Moisés não era satisfeito. E renascimento, repito, não é a Igreja de ser abençoado e ser consciente da presença de Deus, e que está sendo habilitado para fazer seu trabalho. Revival vai além de tudo isso. " (Lloyd-Jones)

4. (19-20) Deus diz a Moisés que Ele vai mostrar a ele.

Então Ele disse: "Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o nome do Senhor diante de você. Eu vou ter misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão. " Mas Ele disse: "Você não pode ver o meu rosto;. Para ninguém verá Me, e viver"

um. Eu farei passar toda a minha bondade diante de vós; Moisés pediu para ver a glória de Deus (Êxodo 33:18), e Deus prometeu mostrar Moisés Sua bondade. A glória de Deus está na Sua bondade. Quando Moisés viu a glória de Deus, o seu primeiro entendimento era de que Deus era bom. Se não sabemos que Deus é bom, não sei muito sobre ele em tudo.

eu. Deus não revelou Sua justiça a Moisés, e não o seu poder, e não a sua ira contra o pecado. Todos aqueles que são verdadeiramente os aspectos da natureza de Deus, mas quando Ele se mostrou a Moisés que Ele demonstrou Sua bondade.

ii. Às vezes as pessoas pensam que devem "equilíbrio" Deus, supondo que existe algo como um Yin e Yang para o universo, no sentido de claro e escuro, o bem eo mal, a lei ea graça. Mas o próprio Deus é "desequilibrada" neste sentido. Ele é totalmente bom. Mesmo a Sua justiça e poder e ira deve ser entendido como aspectos da Sua bondade.

b. Vou anunciar o nome do SENHOR diante de ti; no pensamento dos antigos hebreus (e também em outras culturas antigas), o nome do representado caráter de uma pessoa e da natureza. Deus prometeu revelar o seu caráter de Moisés, não apenas um título.

eu. Lloyd-Jones dá a idéia de que Deus disse a Moisés:.. "Eu vou inclinar-se para a sua fraqueza eu vou deixar você ver algo Mas, muito mais importante do que isso, eu farei com que toda a minha bondade passar diante de ti darei. -lhe uma visão mais profunda e compreensão em mim, no meu caráter, para o que eu sou. Isso é o que você realmente precisa saber ".

c. Você não pode ver o meu rosto; pois nenhum homem me vereis, e viver: Deus não iria - e não poderia - literalmente mostrar Moisés, seu rosto. Isso nos ajuda a entender o que foi feito em Êxodo 33:11, quando disse, falou o SENHOR a Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo.

eu. "Mas, ao mesmo tempo, ele garante que ele não podia ver seu rosto, a plenitude de suas perfeições e da grandeza de seus projetos, e viver, como nenhum ser humano poderia suportar, no estado actual, esta descoberta completo. Mas ele acrescenta que o verás minhas partes traseiras. " (Clarke)

5. (21-23) Como Deus vai proteger Moisés quando Deus passa antes de Moisés.

E o Senhor disse: "Aqui é um lugar por mim, e você deve estar no rock. Então, será que, quando a minha glória passar, que eu vou colocá-lo na fenda da rocha, e te cobrirá com My . lado enquanto eu passar Então eu vou tirar minha mão, e você verá minha volta, mas meu rosto não deve ser visto ".

um. Aqui é um lugar por mim, e você deve ficar sobre a rocha: Deus estava prestes a revelar-se a Moisés de uma forma única. Deus preparou o evento cuidadosamente, dando Moisés um lugar específico para ficar.

eu. Mais tarde, Elias se encontrou com Deus no que pode ter sido o mesmo lugar (1 Reis 19: 8-18).

b. Quando minha glória passar, que eu vou colocá-lo na fenda da rocha: a glória de Deus não podia ficar na frente de Moisés, ele teve que passar por ele. Mesmo com isso, Moisés teve de ser protegido pela mão de Deus e da fenda da rocha quando a glória de Deus passou diante dele.

eu. Esta é uma imagem vívida e cativante: protegidas tanto pela mão de Deus e escondido na rocha de refúgio Ele fornece. O abrigo na fenda da rocha deu a imagem de Augustus Toplady em seu famoso hino do rock of Ages:

Rock of Ages, fenda para mim;
Permitam-me que me esconder em Ti.

ii. Protegido por Deus, Moisés podia suportar a glória de Deus que passa à sua frente. Isaías teve um vislumbre da glória de Deus, e isso o levou a lamentar seu próprio pecado e indignidade (Isaías 6). John experimentou um pouco da glória de Deus e caiu aos pés de Jesus como um homem morto (Apocalipse 1:17). Paulo experimentou a glória de Deus na estrada de Damasco, mas também na experiência descrita em 2 Coríntios 12. Foi uma experiência incrível que ele só poderia apenas descrevê-lo.

iii. Outros, para além dos tempos da Bíblia, também tiveram vislumbres desta glória. Lloyd-Jones mencionou alguns:

· Jonathan Edwards descreveu um momento de oração na floresta, ajoelhando-se para uma hora que parecia passar em apenas alguns momentos devido ao forte sentimento de glória e presença de Deus.
· David Brainerd, um grande missionário era colonial para os nativos americanos, ajoelhou-se na neve e orou por horas - literalmente suando em seu corpo que ele foi frio no ar. O suor foi uma reação física à intensidade da experiência espiritual.
· D.L. Moody perguntou a Deus por essa experiência, e quando Deus deu a ele que ele tinha que pedir a Deus para puxar a mão, porque ele parecia que estava matando-o.

iv. O que muitas pessoas falam de hoje, como a presença e glória de Deus parece muito trivial comparado com o que Moisés e esses outros experimentaram. Não há kabod - nenhum peso à sua experiência de glória.

v. Nós também deve ter um desejo sincero de experimentar a Deus profundamente. Paul deixou claro que não podemos ver plenamente a glória de Deus - nós o vemos como em uma peça de metal polido, com pouca (1 Coríntios 13:12) - mas podemos ver algo dele. Paulo não disse que nós não vemos nada da glória de Deus, só que não podemos vê-lo totalmente ou compreendê-lo.

c. Vou tirar minha mão, e você verá minha volta; mas a minha face não se verá: Moisés só podia ver as costas de Deus (um termo único, muitas vezes não é usado para anatomia). A idéia é que Moisés só podia ver atrás de Deus, e não o próprio Deus.

eu. "A palavra ... poderia muito bem e de forma mais precisa ser traduzida como 'as consequências" de sua glória radiante, que tinha acabado de passar por ". (Kaiser)

ii. Poole diz assim: "Tu vê uma sombra ou delimitação obscuro da minha glória, tanto quanto tu podes suportar, embora não tanto como tu fazes desejo."

iii. "Estas quatro coisas estão acontecendo ao mesmo tempo, sempre que Deus se aproxima de seu povo -. Revelando e escondendo, bênção e proteção, tudo acontecendo em conjunto a um e ao mesmo tempo Você não pode separar essas coisas." (Lloyd-Jones)

iv. Com estas proteções especiais, Deus recompensou o desejo de Moisés para ver a Sua glória, tanto quanto humanamente possível. Isto demonstra que Deus recompensa o coração seeking. E como maravilhosa como esta experiência foi para Moisés, ele ainda não pode comparar com a revelação de Deus que nos foi dada em Jesus Cristo.

· E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14)

· Mas todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados na mesma imagem de glória em glória, assim como pelo Espírito do Senhor. (2 Coríntios 3:18)



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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!



 

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