Êxodo Capítulo XXXIV

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02 - Êxodo Capítulo : 34


1 Então disse o Senhor a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nelas as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste.

2 Prepara-te para amanhã, e pela manhã sobe ao monte Sinai, e apresenta-te a mim ali no cume do monte.

3 Mas ninguém suba contigo, nem apareça homem algum em todo o monte; nem mesmo se apascentem defronte dele ovelhas ou bois.

4 Então Moisés lavrou duas tábuas de pedra, como as primeiras; e, levantando-se de madrugada, subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe tinha ordenado, levando na mão as duas tábuas de pedra.

5 O Senhor desceu numa nuvem e, pondo-se ali junto a ele, proclamou o nome Jeová.

6 Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade;

7 que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.

8 Então Moisés se apressou a inclinar-se à terra, e adorou,

9 dizendo: Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, vá o Senhor no meio de nós; porque este é povo de dura cerviz; e perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado, e toma-nos por tua herança.

10 Então disse o Senhor: Eis que eu faço um pacto; farei diante de todo o teu povo maravilhas quais nunca foram feitas em toda a terra, nem dentro de nação alguma; e todo este povo, no meio do qual estás, verá a obra do Senhor; porque coisa terrível é o que faço contigo.

11 Guarda o que eu te ordeno hoje: eis que eu lançarei fora de diante de ti os amorreus, os cananeus, os heteus, os perizeus, os heveus e os jebuseus.

12 Guarda-te de fazeres pacto com os habitantes da terra em que hás de entrar, para que isso não seja por laço no meio de ti.

13 Mas os seus altares derrubareis, e as suas colunas quebrareis, e os seus aserins cortareis

14 (porque não adorarás a nenhum outro deus; pois o Senhor, cujo nome é Zeloso, é Deus zeloso),

15 para que não faças pacto com os habitantes da terra, a fim de que quando se prostituírem após os seus deuses, e sacrificarem aos seus deuses, tu não sejas convidado por eles, e não comas do seu sacrifício;

16 e não tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, para que quando suas filhas se prostituírem após os seus deuses, não façam que também teus filhos se prostituam após os seus deuses.

17 Não farás para ti deuses de fundição.

18 A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe; porque foi no mês de abibe que saíste do Egito.

19 Tudo o que abre a madre é meu; até todo o teu gado, que seja macho, que abre a madre de vacas ou de ovelhas;

20 o jumento, porém, que abrir a madre, resgatarás com um cordeiro; mas se não quiseres resgatá-lo, quebrar-lhe-ás a cerviz. Resgatarás todos os primogênitos de teus filhos. E ninguém aparecerá diante de mim com as mãos vazias.

21 Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás; na aradura e na sega descansarás.

22 Também guardarás a festa das semanas, que é a festa das primícias da ceifa do trigo, e a festa da colheita no fim do ano.

23 Três vezes no ano todos os teus varões aparecerão perante o Senhor Jeová, Deus do Israel;

24 porque eu lançarei fora as nações de diante de ti, e alargarei as tuas fronteiras; ninguém cobiçará a tua terra, quando subires para aparecer três vezes no ano diante do Senhor teu Deus.

25 Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem o sacrifício da festa da páscoa ficará da noite para a manhã.

26 As primeiras das primícias da tua terra trarás à casa do Senhor teu Deus. Não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.

27 Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme o teor destas palavras tenho feito pacto contigo e com Israel.

28 E Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do pacto, os dez mandamentos.

29 Quando Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas do testemunho, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, por haver Deus falado com ele.

30 Quando, pois, Arão e todos os filhos de Israel olharam para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia, pelo que tiveram medo de aproximar-se dele.

31 Então Moisés os chamou, e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram a ele; e Moisés lhes falou.

32 Depois chegaram também todos os filhos de Israel, e ele lhes ordenou tudo o que o Senhor lhe falara no monte Sinai.

33 Assim que Moisés acabou de falar com eles, pôs um véu sobre o rosto.

34 Mas, entrando Moisés perante o Senhor, para falar com ele, tirava o véu até sair; e saindo, dizia aos filhos de Israel o que lhe era ordenado.

35 Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que a pele do seu rosto resplandecia; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com Deus.





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A restauração da Aliança.



Vimos até agora que Israel tinha quebrado a aliança, porém a intercessão de Moisés foi bem sucedida.

Neste capítulo, veremos como a relação de aliança foi restaurada entre Deus e Israel.

O SENHOR Deus chamou Moisés e disse: —

_ Moisés?

_ Sim, meu Senhor!

_ Corte duas placas de pedra iguais àquelas que você quebrou.

As pedras que haviam sido quebradas vieram diretamente de Deus, agora Moisés tinha que talhar as tábuas de pedra.

_ Tudo bem, meu Senhor farei imediatamente. E o que será escrito nelas?

_ Eu escreverei nelas as mesmas palavras que estavam nas primeiras.

Veja que Moisés não tinha pedido outro par de tábuas, apenas tinha implorado o retorno do favor de Deus e a renovação do pacto.

Mas Deus não podia conceder seu favor sem exigir obediência a sua lei.

Os dois são inseparáveis.


_ E para quando o Senhor deseja estas tábuas?

_ Amanhã cedo esteja pronto para subir o monte Sinai a fim de se encontrar comigo ali no alto do monte.

Assim Moisés teria tempo de preparar as novas tábuas de pedra.


_ E quem eu poderei levar comigo para o monte?

_ Ninguém deverá subir com você.

_ Nem Josué?

_ Ninguém deverá estar em qualquer parte do monte. As ovelhas, as cabras e o gado não deverão ficar pastando perto do monte.

As instruções dadas nesta oportunidade eram mais rigorosas do que as que tinham sido dadas anteriormente.


Moisés então orientou ao povo e seus líderes de que subiria novamente ao monte sem saber quando retornaria.

Em seguida, cortou outras duas placas de pedra, iguais as primeiras, e, no dia seguinte, como o SENHOR havia ordenado, se levantou bem cedo e subiu ao monte Sinai, levando consigo as duas placas.

Subia com a alegria de quem vai ao encontro de alguém muito amado, mas também com a preocupação de quem deixa sozinhos em casa filhos irresponsáveis.




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Os atributos de Deus


A "coluna de nuvem" que tinha estado na porta da tenda subiu o monte, e quando Moisés chegou lá em cima, O SENHOR desceu e ficou ali com Moisés.


Então Deus passou diante de Moisés e disse em voz alta:

_ Eu sou o SENHOR, o Deus Eterno! Eu tenho compaixão e misericórdia, não fico irado com facilidade, e a minha fidelidade e o meu amor são tão grandes, que não podem ser medidos.

Seria difícil imaginar uma declaração mais linda e completa de sua estima e amor pelos pecadores.

Este mesmo caráter imutável de Deus é o que dá hoje ao pobre pecador desvalido a esperança da vida eterna.


E Deus continua agora falando de sua infinita misericórdia;

_ Eu cumpro a minha promessa a milhares de gerações e perdôo o mal e o pecado.

Nos versículos seis e sete fica claro que o amor divino determina a atitude de Deus para com seus filhos pelo maior espaço que até aqui ele concedeu na descrição de seu caráter e pelo fato de do que os atributos de sua misericórdia antecederam aos da justiça, que se registra a seguir;

_ Porém não deixo de castigar os seus filhos e até os netos, os bisnetos e os trinetos pelos pecados dos pais.

A justiça de Deus é parte tão essencial de sua natureza como sua misericórdia; sem ela Deus não poderia ser Deus.

O Senhor possui todos os atributos bons, incluindo a ira justa pelo pecado e a determinação de julgá-lo.

O que?

Não entendeu?

Qual parte?

Se meus erros afetam meus netos?

Se existe o pecado hereditário?



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Dúvida


E então...

Faltou responder uma dúvida da postagem anterior, certo?

A questão era...

Meus erros afetam minha futura geração?

Existe o pecado hereditário?

A resposta está na própria Bíblia;


O filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho. (Ezequiel 18:20)


Os pais não serão mortos pela culpa dos filhos, nem os filhos pela culpa dos pais; cada qual morrerá pelo seu pecado. (Deuteronômio 24:16)


Um não paga pelo outro.

O único que pagou por nós foi Jesus.

Não existe contradição, meu velho.

O que Deus fala no versículo sete da postagem anterior é sobre a CONSEQÜÊNCIA dos pecados dos pais nos filhos.

Pois bem, dada a possibilidade real de os filhos seguirem os passos dos pais, serão eles também punidos.

Deus não castiga o inocente.

Os filhos serão castigados se de alguma forma, induzidos ou não, pecarem junto com seus pais.

Entretanto, a culpa destes não é transferida àqueles.

Mas Deus oferece a condição de sairmos desse laço.

Como?

Oras, ao aceitarmos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, somos capacitados a vencermos a inclinação para o mal.
 


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Deus promete grandes obras!


A resposta adequada à glória de Deus é a Sua adoração.

Moisés se ajoelhou, encostou o rosto no chão e adorou a Deus.

 _ Ó Senhor, se estás, de fato, contente comigo, eu te peço que vás conosco.

Grandemente fortalecido em fé e ânimo pela proclamação do caráter divino, e confiando na graça de Deus, Moisés roga ao Senhor que empregue essa graça para perdoar "seus pecados" e restaurar o pacto quebrado.

_ Este povo é teimoso, mas perdoa o nosso pecado e a nossa maldade e nos aceita como o teu povo.

Provavelmente a falta de uma clara visão espiritual impediu a Moisés de entender que Deus já tinha prometido tudo isto no dia anterior.

O maior desejo de Moisés para Israel é que Deus estivesse no arraial.

O maior benefício era a presença de Deus.


E Deus responde;

_ Eu estou fazendo agora uma aliança com o seu povo.

Nunca houve sobre a face da terra uma nação que tivesse a oportunidade de um relacionamento com Deus como a nação de Israel.

_ Na presença deles farei maravilhas como nunca foram feitas em toda a terra e em nenhuma nação.

Deus provavelmente está se referindo aqui ao fato de terem de atravessarem o rio Jordão a seco, a queda das muralhas de Jericó, o enfrentamento de gigantes e muito outros milagres espetaculares.

_ Todo o povo verá que milagres eu, o SENHOR, posso fazer, pois vou realizar coisas terríveis em favor de vocês.

A disposição de Deus para renovar seu pacto com Israel mostra dois fatos: sua fidelidade para com seu povo, por causa de suas promessas a seus pais, e o poder vitorioso da oração intercessora de Moisés.


_ Obedeçam às leis que estou dando a vocês hoje. Conforme vocês forem avançando, eu expulsarei os amorreus, os cananeus, os heteus, os perizeus, os heveus e os jebuseus.

Nesta ocasião Deus faz promessas adicionais não mencionadas anteriormente, tais como: a realização de milagres, a ampliação do território e segurança contra a invasão.

As bênçãos que recebemos ao obedecer a Deus superam infinitamente ao entendimento humano.


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Um Deus zeloso.

Quando Israel fosse conquistar a terra prometida eles iriam enfrentar um perigo.

Não era a resistência armada que representava perigo, mas a contaminação moral e espiritual da região.

Eles deveriam tomar cuidado em formar alianças ou imitar os caminhos dos povos pagãos.


Diante desse cenário, O Senhor dá preciosos conselhos a Moisés:

_ Escute aqui Moisés, eu quero que você ensine algo muito importante ao povo para quando chegarem a Canaã.

_ Pois não, Senhor!

_ Não façam nenhum acordo com os moradores desta terra, pois isso poderia ser uma armadilha mortal para eles.

O mesmo acontece hoje, corremos o mesmo tipo de perigo.

Não é a perseguição, mas a contaminação que é o nosso maior perigo no mundo.

E Deus continua...

_ Pelo contrário, derrubem os altares deles, destruam as colunas do deus Baal e cortem os postes-ídolos.

_ Não adorem nenhum outro deus, pois eu, o SENHOR, me chamo Deus Exigente e exijo que vocês adorem somente a mim.

Veja como Deus é zeloso para com Seu povo.


_ Não façam acordos com os moradores da terra que vai ser de vocês. Nos seus cultos eles adoram deuses pagãos e lhes oferecem sacrifícios.

Deus detalha em forma vívida os resultados nefastos de se fazer alianças com as nações cananeias.

_ Eles vão convidar vocês para as suas reuniões religiosas, e vocês poderão ficar tentados a comer os alimentos que eles sacrificaram.


_ Além do mais, os filhos de vocês poderiam casar com mulheres estrangeiras, e elas fariam com que vocês fossem infiéis a mim e adorassem os deuses pagãos que elas adoram.

Já que o Senhor considerava o seu povo como sua esposa, a idolatria era considerada como adultério.


_ Outra coisa... Não façam em hipótese alguma, deuses de metal, nem os adorem.

Deus mais uma vez proíbe expressamente os "deuses de fundição" por causa do recente pecado do bezerro de ouro.

O que aprendemos nesta postagem?


Deus quer que sejamos um povo separado.


Pois ninguém pode ser amigo do mundo e de Deus ao mesmo tempo.

A infidelidade espiritual provoca a Sua ira.

Moisés ainda se encontra no monte com o SENHOR e vai continuar por lá por uns quarenta dias e quarenta noites.


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Jejum de 40 dias


Moisés ficou ali com Deus, o SENHOR, quarenta dias e quarenta noites.

E durante esse tempo, pasmem... O homem não comeu nem bebeu nada.

Lá no cume do monte não tinha alimento nem água e Moisés não conseguiria, mesmo que quisesse, levar suprimentos para tanto tempo.

Ele foi mantido em boa saúde pelo SENHOR enquanto recebia e anotava as instruções que lhe eram dadas.

Moisés atinge o mais alto nível de espiritualidade que um homem pode atingir.

Esta comunhão extraordinária de Moisés com o Senhor lhe deu força física, tornando desnecessários o alimento e a água.

As necessidades de seu corpo não foram sentidas porque os desejos do espírito estavam sendo plenamente satisfeitos.

Além de Moisés, Elias e Jesús são as únicas outras pessoas de quem as Escrituras nos dizem que jejuaram por um período como esse.

Moisés então se prepara para descer monte, levando consigo as duas tábuas contendo os Dez Mandamentos.

Será que desta vez o povo resistiu à prova ocasionada pela ausência de Moisés?


 
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 O reflexo da glória divina


Passado os quarenta dias, Moisés, de posse das duas novas tábuas, desceu de volta para o acampamento do povo de Israel.

Mas um sinal notável o acompanhou: seu rosto resplandecia de tal forma que ninguém podia olhar para ele.

O rosto radiante de Moisés não era senão um reflexo da glória divina.

Detalhe; Moisés nem percebeu que seu rosto resplandecia.

Dos que vivem em comunhão com Deus jorra uma influência que, ainda que passe indeliberada para eles como ocorreu com Moisés, tem um marcado efeito sobre outros.

Impressionamos mais as pessoas, não pelo que lutamos por conseguir, mas pelo que conseguimos inconscientemente.

Um homem transformado não é reconhecível pelo que ele conhece e ensina, mas sim pelo resplandecer de Cristo na sua vida.

O Senhor está sempre esperando que nós busquemos a Sua presença.

Quando mergulhamos n'Ele, buscamos ouvir a Sua palavra, nos deixamos guiar pelo Espírito, é certo que algo diferente acontecerá, brilharemos com o brilho da santidade, e, certamente, todos verão isso, e, sendo guiados pelo Senhor, teremos uma palavra de vida e de instrução para dar a todos que estiverem ao nosso redor.

Em Moisés, a presença do Senhor ressaltava em seu rosto brilhante.

E em nós?

Em nós é o brilho da santidade de Jesus, pois afinal Ele é a Estrela da Manhã que faz resplandecer em nós a glória de Deus.

Que tal?

Quer receber esse brilho sobre você?

Busque a presença de Deus e resplandeça a glória do Senhor, amém? 





Moisés com Rosto Velado


  Vimos até agora que Moisés desceu voltando para o acampamento do povo de Israel e um sinal notável o acompanhou: seu rosto resplandecia de tal forma que ninguém podia olhar para ele.

Arão e todo o povo ficaram com medo de chegar perto de Moisés quando viram o seu rosto brilhando.

Talvez um peso na consciência tivesse feito Arão e o povo pensar que Deus ainda estava longe deles e, portanto se afastaram do radiante rosto de Moisés.

Se tivessem sido sempre obedientes a Deus, a alegria teria tomado o lugar do medo e teriam recebido com exultação a luz do céu.


Porém Moisés os chamou, e Arão e todos os líderes do povo chegaram perto dele, e ele falou com todos.


Depois disso ele lhes entregou todas as leis que o SENHOR Deus lhe tinha dado no monte Sinai.


Quando Moisés terminou de contar ao povo tudo o que Deus lhe tinha dito, colocou um véu para cobrir o seu rosto.


Moisés usou este véu durante todo o período em que teve seu rosto resplandecente.

Sempre que entrava na Tenda Sagrada para falar com o SENHOR, Moisés tirava o véu.

Quando saía, ele contava ao povo de Israel tudo o que Deus lhe havia mandado dizer, e o povo via que o seu rosto continuava brilhando.

Porém depois de falar com o povo, Moisés cobria de novo o rosto com o véu até que entrava de novo na Tenda para falar com Deus.

Este véu representa a Jesus Cristo, que encobriu (velou) sua divindade com um corpo humano a fim de que pudesse ter comunhão conosco.

Se o Filho de Deus tivesse vindo com a glória do céu, os homens pecadores não poderiam ter suportado sua presença.

Mas como Filho de Deus, Jesus pôde se associar livremente com os pecadores e prepará-los para entrar na presença de Deus.



Exodus 34 - O Pacto Renovado

A. Moisés encontra novamente com Deus na montanha.

1. (1-4) Deus chama Moisés ao Monte Sinai novamente.

E disse o SENHOR a Moisés: "Corte duas tábuas de pedra, como as primeiras, e eu escreverei nas tábuas as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste. Então esteja pronto na parte da manhã, e chegar na parte da manhã ao Monte Sinai, e apresenta-te a Mim lá no topo da montanha E ninguém deve vir para cima com você, e que nenhum homem ser visto por toda a montanha;. deixá nem ovelhas nem bois se alimentar antes de aquela montanha ". Então ele cortou duas tábuas de pedra, como as primeiras. Então Moisés levantou-se de manhã cedo e subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe tinha ordenado; e ele tomou nas mãos as duas tábuas de pedra.

um. Corte duas tábuas de pedra, como as primeiras: Moisés quebrou o primeiro conjunto de tábuas de pedra, as escritas com o dedo de Deus (Êxodo 32:19). Ele quebrou as tábuas porque Israel quebrou o pacto.

b. Vou escrever sobre essas tábuas as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste: Depois de seu grande pecado com o ídolo de ouro (Êxodo 32), Moisés intercedeu por Israel, Israel se arrependeu e Deus restaurou. Era apropriado para dar então novas tábuas de pedra.

c. Nenhum homem deve vir para cima com você ... deixe nem ovelhas nem bois se alimentar antes da montanha: quando Deus falou os Dez Mandamentos para Israel no Monte Sinai, Ele ordenou que eles não vêm perto da montanha (Êxodo 19: 12-13). Nesta segunda doação dos mandamentos que eram também para ficar longe, todos, exceto Moisés.

eu. Moisés novamente agiu como um mediador entre Deus e as pessoas. O povo não podia lidar com Deus diretamente por causa do seu próprio pecado e rebelião, assim Moisés a ponte entre o povo e Deus.

2. (5-6a) A revelação da presença de Deus a Moisés.

Ora, o Senhor desceu na nuvem e ficou com ele, proclamou o nome do Senhor. E o Senhor passou diante dele

um. Ora, o Senhor desceu numa nuvem e ficou com ele lá: A nuvem mencionado foi, sem dúvida, a nuvem da glória conhecida como a Shekinah. Esta nuvem é mencionado várias vezes na Bíblia.

· É coberto Mount Sinai (Êxodo 19:16)
· Ele foi com Israel por dia (Êxodo 13: 21-22)
· Ele estava na tenda de Moisés (Êxodo 33: 9-10)
· Ele encheu o templo de Salomão com glória (2 Crônicas 7: 2)
· É ofuscada Maria na concepção de Jesus (Lucas 1:35)
· Foi presente na transfiguração de Jesus (Lucas 9: 34-35)
· Ele estará presente no retorno de Jesus (Apocalipse 1: 7)

eu. E ficou com ele lá: De alguma forma, Deus apareceu a Moisés na nuvem no Sinai. Isso era o que Moisés perguntou para quando ele disse: Por favor, mostre-me a Tua glória (Êxodo 33:18).

b. Proclamou o nome do Senhor: Isso significa que Deus revelou Sua personagem para Moisés. Os aspectos específicos do Seu caráter são mencionados nesta passagem, mas isso foi muito mais do que uma palestra sobre a natureza de Deus. Moisés experimentou o caráter de Deus de uma forma dramática.

c. E o Senhor passou diante dele: Assim como Moisés fez o que Deus lhe disse para fazer em Êxodo 33: 21-23, ele experimentou o que Deus disse que faria. Escondido na fenda da rocha, Moisés viu "atrás" do Senhor - o máximo da glória de Deus como ele poderia tomar.

eu. Em Êxodo 33:18 Moisés corajosamente pediu, por favor, mostre-me a Tua glória. Depois disso, Deus prometeu revelar sua presença a Moisés (Êxodo 33: 19-23), ou tanto quanto a sua presença como Moisés podia suportar a experiência.

3. (6-B-7) A revelação do caráter de Deus a Moisés.

E proclamou: "O Senhor, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, sofredor, e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniqüidade, a transgressão eo pecado, de nenhuma maneira de limpar o culpado, que visito a iniqüidade dos pais nos os filhos e os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração ".

um. E proclamou: Deus disse a Moisés, revelando seu caráter a Moisés por palavras; Ele proclamou a Moisés. Como isso aconteceu Moisés teve uma experiência espiritual de energia, rica, com sentimento e emoção. No entanto, Deus não queria que sua revelação para ser apenas em sentimento e emoção, mas a conexão com toda a pessoa através de Sua palavra.

b. O Senhor, o SENHOR Deus: este nome - Yahweh - era o mesmo nome para Deus que Abraão, Isaac e Jacob sabia; esta não era uma nova revelação de Deus. Deus se apresentou como o Deus eterno e imutável.

eu. "O nome de YHWH expressa tudo o que Ele é e faz, então isso significa proclamação dos atos salvadores de Deus... Aqui é a auto-revelação de Deus, proclamando a Si próprio a Moisés." (Cole)

ii. Conhecer a Deus deve ser o interesse ativo de cada ser humano, e, especialmente, de cada cristão. "Tem sido dito por alguém que" o estudo da humanidade é o homem. " Não me oponho a idéia, mas eu acredito que é igualmente verdade que o estudo correto dos eleitos de Deus é Deus, o estudo adequado de um cristão é a Divindade A maior ciência, a mais elevada especulação, a filosofia mais poderoso que possa prender o. atenção de um filho de Deus, é o nome, a natureza, a pessoa, o trabalho, as ações, e a existência do grande Deus, a quem ele chama de seu Pai. " (Spurgeon)

iii. "Auto-revelação do Senhor é prefaciado pela repetição de seu nome: 'O Senhor, o Senhor", repetiu, talvez para enfatizar sua imutabilidade. " (Kaiser)

b. Misericordioso e piedoso: Misericordioso é melhor traduzido, cheio de compaixão. Em cinco das 13 vezes que for utilizada, essa palavra é traduzida cheio de compaixão na NVI. F.B. Meyer escreveu: "a palavra significa 'ternamente lamentável."

eu. A mesma palavra foi usado também em relação a Israel e ao êxodo em Salmos 78:38: Mas ele, cheio de compaixão, perdoou a sua iniqüidade, e não destruí-los. Sim, muitas vezes ele virou a cólera, e não acendeu todo o seu furor. Esta é a compaixão em ação.

ii. A palavra traduzida gracioso vem da idéia de "dobrar-se ou inclinar-se em bondade a um inferior, para favorecer, ou para doar" (Erwin). É a graça, dando a quem não merece.

iii. F.B. Meyer nesta palavra graciosa: "Essa palavra tem saído de moda Nossos pais petrificado ele; eles fizeram com que a pedra fundamental de uma estrutura de granito, em que as almas dos homens conseguiu encontrar nenhum descanso, e, portanto, em vez pavor disso. palavra -. graça e ainda não há maior palavra da língua do que a palavra que representa o dom imerecido, livre do amor de Deus ".

c. Longânimo, e grande em misericórdia e fidelidade: A idéia por trás da palavra longanimidade significa que Deus é tardio em irar. Ele não tem um pavio curto e é paciente conosco.

eu. Todos nós sabemos o que é como lidar com as pessoas que têm um pavio curto - ofendidos ou mesmo indignados com a menor ofensa, ou a menor percepção errada. Deus não é assim. Ele é longânimo.

ii. "Não apenas adequado, mas abundante é este grande Deus da glória Ele tem celeiros e silos cheios de amor e fidelidade;. Ele está empilhando-lo nas ruas à procura de um sistema de distribuição." (Erwin)

d. Mantendo misericórdia para milhares, que perdoa a iniqüidade, a transgressão eo pecado: Deus mostra a Sua bondade para conosco em Seu caráter perdoador.

eu. Iniqüidade, a transgressão eo pecado são mencionados, para que ninguém pensaria que havia alguns tipos de pecado, Deus não é capaz de perdoar.

ii. Esta revelação do caráter de Deus a Moisés para sempre deixa de lado a idéia de que existe um Deus mau do Antigo Testamento isto é, em contraste com o bom Deus do Novo Testamento. Caráter do amor e da misericórdia e da graça de Deus está presente no Antigo Testamento, bem como no Novo Testamento.

iii. Salmo 86:15 repete essa mesma revelação exata de Deus: Mas tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade.

e. De maneira nenhuma compensação o culpado: Se o Seu amor e perdão são rejeitados, Deus vai punir e que a punição terá repercussões através das gerações que odiá-lo (Êxodo 20: 5).

eu. Sua amorosa, e, em caráter dando gracioso não anulam a Sua justiça. Por causa do trabalho de Jesus, a justiça de Deus está satisfeito e da graça e misericórdia de Deus são justamente dada.

ii. "Para a terceira e quarta geração: uma expressão idiomática semítica comum de expressar a continuidade." (Cole)

3. (8-9) Moisés reage à revelação de Deus.

Então Moisés apressou-se e abaixou a cabeça em direção à terra, e adorou. Então ele disse: "Se agora tenho achado graça aos teus olhos, ó Senhor, que meu Senhor, eu oro, ir no meio de nós, apesar de sermos um povo de dura cerviz; e perdoa a nossa iniqüidade eo nosso pecado, e toma-nos como sua herança. "

um. Então Moisés apressou-se e abaixou a cabeça em direção à terra, e adorou: O primeiro e principal reação de Moisés era simplesmente adorar. Quando passamos a conhecer quem é Deus e tudo o Seu grande amor por nós, a coisa mais prática que provoca-nos a fazer é adorá-Lo mais do que nunca.

eu. "Os elementos do caráter de Deus são marcantes, sugerindo tanto graça e de verdade. O efeito sobre Moisés era adoração e oração." (Thomas)

ii. Na verdade, Moisés apressou-se para o culto. Ele foi obrigado a adorar a Deus quando viu tão claramente que Deus era. Quando não temos uma unidade atraente para adorar a Deus, é clara evidência de que realmente não aprecio quem Ele é.

b. Se agora tenho achado graça aos teus olhos, ó Senhor, que meu Senhor, eu oro, ir no meio de nós: Moisés pediu a bondade, graça e misericórdia de Deus, ser estendido para si mesmo e para a nação. Moisés sabia que eles não merecem isso (nós somos um povo de dura cerviz; e perdoa a nossa iniqüidade eo nosso pecado), mas ele pediu para a graça de Deus e não a Sua justiça.

eu. Quando vemos a bondade de Deus para o que é, não devemos hesitar em pedir que seja prorrogado para nós. Se sabemos que Deus é bom, devemos pedir a Ele para ser bom para nós. Se nós sabemos que Ele é perdão, devemos pedir-Lhe para nos perdoar. O conhecimento de Deus não é, portanto, um exercício passivo. Quando sabemos que Ele nos leva a receber dEle.

ii. Moisés foi ainda um pouco mais longe do que isso, vai além apenas fazendo essas coisas para si mesmo. Ele também pediu para eles em nome de Israel.

B. Renovação do convênio.

1. (10-11) O que Deus fará por Israel.

E Ele disse: "Eis que eu faço um pacto perante todos os seus povos que eu vou fazer maravilhas, como não ter sido feito em toda a terra, nem em qualquer nação, e todas as pessoas com quem você é, veja a obra do. SENHOR. Pois é uma coisa incrível que eu vou fazer com você. Observe o que eu hoje vos ordeno. Eis que eu estou dirigindo fora de diante de ti os amorreus, os cananeus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. "

um. Vou fazer um pacto: Esta foi a aliança de Deus, que Israel foi convidado a participar. Ele não negociar os termos com Israel. Em vez disso Ele ditou os termos para o povo de Israel por meio de Moisés.

b. Vou fazer maravilhas ... todas as pessoas entre as quais você está, veja a obra do Senhor: o plano de Deus era para glorificar-se a todas as nações (todas as pessoas) através de Israel, e para mostrar a Sua glória através das grandes coisas que Ele fez entre eles.

eu. Israel tinha uma escolha em relação a esses grandes coisas. Ou as grandes coisas seriam bênçãos tão impressionantes que cada nação se sabe que só Deus abençoou Israel (como foi o caso de Salomão). Ou, as grandes coisas seriam maldições tão horrível que cada nação saberia Deus havia castigado Israel e ainda defendeu uma nação (como foi o caso com o exílio). De qualquer maneira, Deus iria glorificar a Si mesmo por meio de Israel entre as nações.

ii. Certamente, que era uma coisa impressionante que Deus prometeu a ver com Israel. Para o seu próprio bem, era essencial que obedecem a Deus (Observe o que eu vos ordeno) e desfrutar das bênçãos da obediência aliança.

iii. Vou fazer maravilhas: "Isto parece referir-se ao que Deus fez em colocá-los na posse da terra de Canaã, fazendo com que os muros de Jericó cair, tornando o sol ea lua para ficar parado, [e assim por diante]." (Clarke)

c. Eu estou dirigindo-se: Deus prometeu fazer o que Israel não poderia fazer por si só - expulsar as nações de Canaã, permitindo Israel para tomar posse do que Deus prometeu dar-lhes.

2. (12-16) Israel deve ser separada dos cananeus na adoração, política, comunhão e casamento.

"Acautelai-vos, para si mesmo, para que você faça um pacto com os habitantes da terra onde você está indo, para que não será um laço no meio de ti. Mas você deve destruir seus altares, quebrareis as suas colunas sagradas, e cortou suas imagens em madeira ( para que você deve adorar nenhum outro deus, pois o Senhor, cujo nome é Zeloso, é Deus zeloso), para que você faça um pacto com os habitantes da terra, e eles, prostituindo-se com os seus deuses e fazer sacrifício aos seus deuses, e um deles convida você e você come do seu sacrifício, e você toma de suas filhas para vossos filhos, e suas filhas, prostituindo-se com os seus deuses e fazer seus filhos se prostituam com os seus deuses. "

um. Você deve destruir seus altares, quebrareis as suas colunas sagradas, e cortou suas imagens de madeira: Como foi dito anteriormente, em Êxodo 23:24, mostrando que a cultura dos cananeus foi tão corrupto que foi além da redenção. Deus não queria que Israel a assumir qualquer uma das práticas pecaminosas encontrados na cultura dos cananeus.

eu. "Para adorar uma estátua enquanto chamando-o de YHWH não é adorar a YHWH." (Cole)

b. E eles se prostituam com os seus deuses e fazer sacrifício aos seus deuses: Houve uma clara ligação entre a adoração dos deuses cananeus e imoralidade sexual. Muitos dos deuses cananeus eram deuses da fertilidade e eram adorados com prostitutas rituais e sexo.

3. (17) Israel deve renunciar à idolatria.

"Você não deve fazer nenhuma deuses moldados por si mesmos."

um. Não há deuses moldados: A repetição deste comando (a idéia é em Êxodo 20: 4, o segundo mandamento) foi especialmente significativo à luz da debacle do bezerro de ouro. Nenhuma imagem moldada poderia chegar perto de exibir a glória de Deus, mesmo no sentido parcial do que Moisés viu no Monte Sinai.

4. (18) Israel deve manter a festa dos pães ázimos.

"A Festa dos Pães Ázimos você deve manter Sete dias comerás pães ázimos, como eu ordenei a você, no tempo determinado do mês de Abib;. Para no mês de Abib você saiu do Egito."

um. A Festa dos Pães Ázimos: First mencionado em Êxodo 12: 14-20, esta festa falou sobre a pureza que Deus desejado entre Israel perante Ele, quando todos os fermento - um símbolo do pecado - foi colocada para fora e Israel entrou uma pureza simbólica.

5. (19-26) várias leis, principalmente relativas à separação de Israel de outras nações e que separam ao Senhor.

"Tudo o que abre a madre, são minhas, e todo primogênito do sexo masculino entre os teus animais, seja boi ou carneiro. Mas o primogênito de jumenta resgatarás com um cordeiro. E se você não vai redimi-lo, então você deve quebrar o pescoço. Tudo o primogênito de teus filhos resgatar E ninguém aparecerá diante de mim de mãos vazias Seis dias o trabalho, mas o sétimo dia descansarás;.. no tempo arar e em colheita que você deve descansar E você deve observar o. Festa das Semanas, das primícias da colheita do trigo, ea festa da colheita no fim do ano. Três vezes no ano todos os teus homens devem comparecer perante o Senhor, o SENHOR, Deus de Israel. Porque eu lançarei fora as nações antes de você e ampliar suas fronteiras;. tampouco qualquer homem cobiçar tua terra, quando subires para aparecer perante o Senhor, teu Deus, três vezes no ano em que você não deve oferecer o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem o sacrifício da festa da Páscoa ficar até de manhã. A primeira das primícias da sua terra que você deve trazer para a casa do Senhor, vosso Deus. Não cozerás o cabrito no leite de sua mãe ".

um. Tudo o que abre a madre é meu; Aqui Deus repetiu as leis sobre o primogênito e sua dedicação a Ele, expôs pela primeira vez em Êxodo 13: 11-13 e 22: 29-30.

b. Ninguém aparecerá diante de mim de mãos vazias: Deus deu esse comando no contexto de trabalho diário (Seis dias o trabalho) e festival observância (você deve observar a festa ....). A idéia é que todos devem ter algum trabalho e algo para dar ao Senhor.

eu. É simplesmente apropriado para a criatura para honrar o Criador, dando a Ele. É ainda mais apropriado para os remidos para honrar seu Redentor desta forma.

c. Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão diante do Senhor: Deus ordenou que em três festas por ano (Páscoa, Pentecostes, e da Festa dos Tabernáculos), cada homem israelita deve reunir diante do Senhor (Êxodo 23: 14-17) . Aqui, Deus ainda prometeu uma proteção sobrenatural para um Israel obediente quando eles foram para as festas (tampouco qualquer homem cobiçar tua terra, quando subires para aparecer perante o Senhor vosso Deus por três vezes no ano).

eu. Nem a qualquer homem cobiçam suas terras quando você ir para cima: "O que uma prova evidente era esta do poder e da especial providência de Deus Quão fácil teria sido para as nações vizinhas para ter tomado posse de toda a terra israelita, com todos! suas cidades fortificadas, quando havia nenhum à esquerda para protegê-los, mas mulheres e crianças! Não foi essa a prova de pé da origem divina de sua religião? " (Clarke)

d. Você não deve oferecer o sangue do meu sacrifício com pão levedado: Fermento (levedura) é muitas vezes uma imagem do pecado na Bíblia. Por isso, foi proibido de incluir qualquer tipo de fermento em um sacrifício de sangue (como anterior declarou em Êxodo 23:18).

e. A primeira das primícias da sua terra que você deve trazer para a casa do Senhor: Quando Israel entrou em Canaã, eles tinham uma responsabilidade especial para fazer uma oferta de primícias de Deus, além de sua oferta de primícias regular (Êxodo 23:16) . Dar a Deus o primeiro eo melhor de honrá-Lo como o Bom Provedor de todas as coisas.

f. Não cozerás o cabrito no leite de sua mãe: Este comando é repetido a partir de Êxodo 23:19. Era uma ordem para não imitar os rituais de fertilidade pagãos cruéis praticados entre os cananeus.

6. (27-28) Moisés é o comando para escrever, e é milagrosamente sustentado no Sinai.

Então disse o SENHOR a Moisés: "Escreve estas palavras, pois de acordo com o teor destas palavras tenho feito aliança contigo e com Israel." Então, ele estava lá com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água. E Ele escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.

um. Escreve estas palavras: Desde aliança de Deus com Israel foi baseado sobre estas e outras palavras, era importante para Moisés para escrevê-los. Eles não devem apenas ser deixado para a memória.

b. Então, ele estava lá com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água: Este foi um rápido completamente única e sobrenatural. É definitivamente possível (ainda notável) de alguém para viver sem comida por 40 dias, mas por qualquer conta que é um milagre para ficar sem água por tanto tempo. Este tipo de jejum nunca se repete ou recomendado nas Escrituras.

eu. "É impossível exagerar as coisas estupendas sugeridas nesta declaração simples." (Morgan) Foi uma poderosa evidência da verdade de que o homem não vive só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

c. Ele escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos: Estes comprimidos, finalmente, colocados dentro da arca da aliança (Deuteronômio 10: 5).

C. O rosto radiante de Moisés.

1. (29-30) a face de Moisés brilha quando ele desce do Monte Sinai.

Agora era assim, quando Moisés desceu do Monte Sinai (e as duas tábuas do testemunho na mão de Moisés quando desceu do monte), Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com Ele. Então, quando Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia, e eles tinham medo de chegar perto dele.

um. Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, ele falou com Ele: Close comunhão com Deus fisicamente afetados Moisés. Seu rosto tinha uma aparência brilhante que era tão visível que ambos os líderes e do povo de Israel estavam com medo de chegar perto dele.

eu. Depois de um jejum tão notável que seria de esperar que Moisés estava pálido e doente. Aparentemente, não; em vez seu rosto resplandecia com um esplendor e glória tão grande que fez os outros hesitam em aproximar-se dele.

ii. É verdade que uma vida vivida com Deus afeta a aparência física, especialmente o rosto. A paz, alegria, amor e bondade de Deus deve ser evidente no rosto de quem segue Jesus. No entanto, o que Moisés experimentou parece estar além desse princípio geral, e um resultado direto de sua notável comunicação com Deus (seu rosto resplandecia, ele falou com Ele).

iii. O esplendor do rosto brilhando de Moisés era um brilho refletido, uma glória recebido. A fonte foi o rosto de Deus, e como Moisés comunicado tão diretamente com Deus seu rosto recebeu alguma desta glória brilhando. "O rosto de Moisés brilhou, porque há muito tempo ele olhou para o rosto de Deus." (Spurgeon)

b. Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia: Maravilhosamente, Moisés não sabia disso. Ele não tinha conhecimento da grandeza da sua própria irradiação espiritual. Isso aconteceu porque Moisés era uma verdadeira e profundamente humilde homem (Números 12: 3).

eu. "Diretamente as pessoas se tornam conscientes de sua superioridade sobre os outros, e se gabou disso, é certo que eles nunca realmente visto a beleza da santidade de Deus, e não têm nenhum conhecimento claro da condição de seus próprios corações." (Meyer)

ii. Lemos de apenas dois homens na Bíblia cujos rostos brilhavam como esta: Moisés e Stephen (Atos 6:15). Ambos eram homens humildes. "Estou com medo, irmãos, que Deus não podia dar ao luxo de fazer os nossos rostos brilhar.: Devemos crescer muito orgulhoso Ele precisa de um espírito muito manso e humilde de suportar os shinings de Deus." (Spurgeon)

iii. "Estamos sempre orando," Senhor, fazei o meu rosto a brilhar ", mas Moisés nunca teve esse desejo, e, por isso, quando o fez brilhar, ele não sabia que ele não tinha colocado seus planos para tal honra.. Não vamos colocar armadilhas para a reputação pessoal, ou mesmo olhar um pensamento dessa forma. " (Spurgeon)

2. (31-32) Moisés relata a aliança de Deus com os líderes de Israel.

Então Moisés os chamou, e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram a ele; e Moisés falou com eles. Depois disso todos os filhos de Israel se aproximou, e ele deu-lhes como todos os mandamentos que o Senhor tinha falado com ele no monte Sinai.

um. Moisés os chamou, e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram a ele: Eles tinham ido longe de Moisés, por causa do brilho de seu rosto tão intimidados-los muito. Ele tinha que convencê-los a voltar - primeiro os líderes, em seguida, todos os filhos de Israel se aproximou.

b. E ele deu-lhes como todos os mandamentos que o Senhor tinha falado com ele no monte Sinai: Moisés experimentou glorioso, transformando a comunhão com Deus no Sinai. No entanto, como ele desceu ao povo, ele mais uma vez se envolveu diretamente no trabalho de governar e liderar.

eu. "A partir dessa experiência, ele retornou, para não ser um sonhador, para sempre pensando e falando de um arrebatamento passado, mas para ser, como nunca antes, um homem de negócios, dirigir, controlar toda a vida terrena de acordo com os padrões recebidos no mount ". (Morgan)

3. (33-35) o véu sobre o rosto de Moisés.

E quando Moisés acabou de falar com eles, pôs um véu sobre o rosto. Mas sempre que Moisés perante o Senhor, para falar com ele, ele iria tomar o véu até sair; e ele iria sair e falar com os filhos de Israel o que ele tinha sido ordenado. E sempre que os filhos de Israel viu o rosto de Moisés, que a pele de Moisés seu rosto resplandecia, então Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com ele.

um. Ele colocou um véu sobre o rosto ... sempre que Moisés perante o Senhor, para falar com ele, ele iria tomar o véu: Na presença de Deus (presumivelmente em sua própria barraca, que havia se tornado a tenda da congregação de acordo com Êxodo 33 : 7), Moisés tomou o véu. No entanto, entre o povo, pôs um véu sobre o rosto.

b. Ele colocou um véu sobre o rosto: É fácil pensar que Moisés usava o véu para que as pessoas não tenham medo de chegar perto dele (Êxodo 34:30), ou que o propósito do véu era proteger os outros do glorioso esplendor do rosto de Moisés. No entanto, o apóstolo Paulo explicou o real propósito do véu: não para esconder o rosto brilhante de Moisés, mas para que a glória de diminuição de seu rosto não seria observada porque a glória estava desaparecendo.

eu. Moisés, que punha um véu sobre o rosto, para que os filhos de Israel não podiam fitar o fim do que foi passando (2 Coríntios 3:13). A Antiga Aliança teve uma glória, mas foi uma glória desaparecendo. Deus não queria que as pessoas a ver a glória de desvanecimento da Antiga Aliança, e perder a confiança em Moisés.

ii. A Antiga Aliança era grande e glorioso - mas parece muito pálido em comparação com a Nova Aliança. A lua brilhante outono pode parecer bonito e dar grande luz, mas não é nada comparado com o sol do meio-dia.

c. A pele de Moisés seu rosto resplandecia; O verbo hebraico para brilhou significa, literalmente, "lançava raios" (Cole). Ela também está relacionada a um substantivo hebraico para "chifre". É por isso que a Vulgata Latina mal traduzida este verbo como "com chifres", e assim, na maioria dos trabalhos de arte medievais Moisés usa um par de chifres na cabeça.
 






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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!






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