Samuel Capítulo XX

Posted by TKM


Create by google and TKM






By google.




09 - I samuel Capítulo : 20



1 Então fugiu Davi de Naiote, em Ramá, veio ter com Jônatas e lhe disse: Que fiz eu? qual é a minha iniqüidade? e qual é o meu pecado diante de teu pai, para que procure tirar-me a vida?

2 E ele lhe disse: Longe disso! não hás de morrer. Meu pai não faz coisa alguma, nem grande nem pequena, sem que primeiro ma participe; por que, pois, meu pai me encobriria este negócio? Não é verdade.

3 Respondeu-lhe Davi, com juramento: Teu pai bem sabe que achei graça aos teus olhos; pelo que disse: Não saiba isto Jônatas, para que não se magoe. Mas, na verdade, como vive o Senhor, e como vive a tua alma, há apenas um passo entre mim e a morte.

4 Disse Jônatas a Davi: O que desejas tu que eu te faça?

5 Respondeu Davi a Jônatas: Eis que amanhã é a lua nova, e eu deveria sentar-me com o rei para comer; porém deixa-me ir, e esconder-me-ei no campo até a tarde do terceiro dia.

6 Se teu pai notar a minha ausência, dirás: Davi me pediu muito que o deixasse ir correndo a Belém, sua cidade, porquanto se faz lá o sacrifício anual para toda a parentela.

7 Se ele disser: Está bem; então teu servo tem paz; porém se ele muito se indignar, fica sabendo que ele já está resolvido a praticar o mal.

8 Usa, pois, de misericórdia para com o teu servo, porque o fizeste entrar contigo em aliança do Senhor; se, porém, há culpa em mim, mata-me tu mesmo; por que me levarias a teu pai?

9 Ao que respondeu Jônatas: Longe de ti tal coisa! Se eu soubesse que meu pai estava resolvido a trazer o mal sobre ti, não to descobriria eu?

10 Perguntou, pois, Davi a Jônatas: Quem me fará saber, se por acaso teu pai te responder asperamente?

11 Então disse Jônatas a Davi: Vem, e saiamos ao campo. E saíram ambos ao campo.

12 E disse Jônatas a Davi: O Senhor, Deus de Israel, seja testemunha! Sondando eu a meu pai amanhã a estas horas, ou depois de amanhã, se houver coisa favorável para Davi, eu não enviarei a ti e não to farei saber?

13 O Senhor faça assim a Jônatas, e outro tanto, se, querendo meu pai fazer-te mal, eu não te fizer saber, e não te deixar partir, para ires em paz; e o Senhor seja contigo, assim como foi com meu pai.

14 E não somente usarás para comigo, enquanto viver, da benevolência do Senhor, para que não morra,

15 como também não cortarás nunca da minha casa a tua benevolência, nem ainda quando o Senhor tiver desarraigado da terra a cada um dos inimigos de Davi.

16 Assim fez Jônatas aliança com a casa de Davi, dizendo: O Senhor se vingue dos inimigos de Davi.

17 Então Jônatas fez Davi jurar de novo, porquanto o amava; porque o amava com todo o amor da sua alma.

18 Disse-lhe ainda Jônatas: Amanhã é a lua nova, e notar-se-á a tua ausência, pois o teu lugar estará vazio.

19 Ao terceiro dia descerás apressadamente, e irás àquele lugar onde te escondeste no dia do negócio, e te sentarás junto à pedra de Ezel.

20 E eu atirarei três flechas para aquela banda, como se atirasse ao alvo.

21 Então mandarei o moço, dizendo: Anda, busca as flechas. Se eu expressamente disser ao moço: Olha que as flechas estão para cá de ti, apanha-as; então vem, porque, como vive o Senhor, há paz para ti, e não há nada a temer.

22 Mas se eu disser ao moço assim: Olha que as flechas estão para lá de ti; vai-te embora, porque o Senhor te manda ir.

23 E quanto ao negócio de que eu e tu falamos, o Senhor é testemunha entre mim e ti para sempre.


24 Escondeu-se, pois, Davi no campo; e, sendo a lua nova, sentou-se o rei para comer.

25 E, sentando-se o rei, como de costume, no seu assento junto à parede, Jônatas sentou-se defronte dele, e Abner sentou-se ao lado de Saul; e o lugar de Davi ficou vazio.

26 Entretanto Saul não disse nada naquele dia, pois dizia consigo: Aconteceu-lhe alguma coisa pela qual não está limpo; certamente não está limpo.

27 Sucedeu também no dia seguinte, o segundo da lua nova, que o lugar de Davi ficou vazio. Perguntou, pois, Saul a Jônatas, seu filho: Por que o filho de Jessé não veio comer nem ontem nem hoje?

28 Respondeu Jônatas a Saul: Davi pediu-me encarecidamente licença para ir a Belém,

29 dizendo: Peço-te que me deixes ir, porquanto a nossa parentela tem um sacrifício na cidade, e meu irmão ordenou que eu fosse; se, pois, agora tenho achado graça aos teus olhos, peço-te que me deixes ir, para ver a meus irmãos. Por isso não veio à mesa do rei.

30 Então se acendeu a ira de Saul contra Jônatas, e ele lhe disse: Filho da perversa e rebelde! Não sei eu que tens escolhido a filho de Jessé para vergonha tua, e para vergonha de tua mãe?

31 Pois por todo o tempo em que o filho de Jessé viver sobre a terra, nem tu estarás seguro, nem o teu reino; pelo que envia agora, e traze-mo, porque ele há de morrer.

32 Ao que respondeu Jônatas a Saul, seu pai, e lhe disse: Por que há de morrer. que fez ele?

33 Então Saul levantou a lança, para o ferir; assim entendeu Jônatas que seu pai tinha determinado matar a Davi.

34 Pelo que Jônatas, todo encolerizado, se levantou da mesa, e no segundo dia do mês não comeu; pois se magoava por causa de Davi, porque seu pai o tinha ultrajado.

35 Jônatas, pois, saiu ao campo, pela manhã, ao tempo que tinha ajustado com Davi, levando consigo um rapazinho.

36 Então disse ao moço: Corre a buscar as flechas que eu atirar. Correu, pois, o moço; e Jônatas atirou uma flecha, que fez passar além dele.

37 Quando o moço chegou ao lugar onde estava a flecha que Jônatas atirara, gritou-lhe este, dizendo: Não está porventura a flecha para lá de ti?

38 E tornou a gritar ao moço: Apressa-te, anda, não te demores! E o servo de Jônatas apanhou as flechas, e as trouxe a seu senhor.

39 O moço, porém, nada percebeu; só Jônatas e Davi sabiam do negócio.

40 Então Jônatas deu as suas armas ao moço, e lhe disse: Vai, leva-as à cidade.

41 Logo que o moço se foi, levantou-se Davi da banda do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram ambos, mas Davi chorou muito mais.

42 E disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, porquanto nós temos jurado ambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhor seja entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência perpetuamente.

43 Então Davi se levantou e partiu; e Jônatas entrou na cidade.



By google.

Andamos por fé e não por vista

(2 Coríntios 5:7).


Quando Saul veio a Naiote, Davi fugiu. Ainda mantinha, contudo, a esperança de retomar seu lugar na corte e por isso foi procurar conselho com seu amigo Jônatas. “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Provérbios 17:17). Tendo sido amigos nos tempos felizes, Davi e Jônatas experimentarão agora quão preciosa e confortadora é a amizade mútua quando o tempo da provação chega.

Quão superior é nosso relacionamento com o supremo Sumo Sacerdote! Como conheceremos Sua perfeita simpatia se jamais precisarmos dela (Hebreus 4:15-16)?

Parecia que Davi não passava de um fora-da-lei para quem as promessas divinas de reinado tinham sido suspensas. Mas a fé de Jônatas continuava vendo Davi como aquele que iria reinar, cujos inimigos seriam cortados, incluindo seu próprio pai (cujo nome ele não mencionou por respeito). 

Note como ele fala do futuro com total convicção. Assim os redimidos do Senhor Jesus discernem pela fé Sua maravilhosa glória e sabem que seu Salvador, que hoje é odiado e rejeitado pelo mundo e por seu príncipe, logo aparecerá como o Rei da glória, tendo os Seus inimigos debaixo de Seus pés.



 By google.


[O amor] não busca os seus interesses
(1 Coríntios 13:5).

Como se pode explicar o amor mútuo entre Jônatas e Davi? Entre ambos havia um estreito laço que os unia – a mesma . Cada um deles demonstrou tal fé vencendo por si mesmo os filisteus.
E por ter essa “preciosa fé” em comum é que os cristãos reconhecem e amam uns aos outros (2 Pedro 1:1). Lembremos disso quando escolhermos nossos amigos. Para nós, como filhos de Deus, não é possível ter uma amizade íntima e verdadeira com pessoas que não compartilham da mesma fé no Senhor Jesus Cristo.


 By google.


Mais uma vez, Jônatas, não sem risco, age como advogado de Davi junto a seu pai, Saul. O rei, incrédulo, tinha esquecido da sentença divina sobre si mesmo (13:13-14). E, apesar disso, queria assegurar que seu filho o sucedesse no trono (v. 31). Jônatas parecia agir contra seus próprios interesses. Isso é um sinal do verdadeiro amor (1 Coríntios 13:5). 

Mesmo após seu pai tentar matar ao próprio filho também, Jônatas se irou por causa do ódio do pai contra Davi, e não contra si mesmo (v. 34). Queridos amigos, será que o ódio do mundo contra o Senhor Jesus nos comove mais que os erros cometidos contra nós mesmos?


A Verdade sobre a Amizade de Davi e Jonatas. 


Fontes deste Estudo Biblico :

apaz.com.br/todo_dia 




  By you tube.
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.






 By google.
 



Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,



 Nosso Deus!!!




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...