Juízes Capítulo VI

Posted by TKM


Create by google and TKM




By google.



07 - juizes Capítulo : 6

1 Mas os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e o Senhor os entregou na mão de Midiã por sete anos.

2 Prevalecia, pois, a mão de Midiã sobre Israel e, por causa de Midiã, fizeram os filhos de Israel para si as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortalezas.

3 Porque sucedia que, havendo Israel semeado, subiam contra ele os midianitas, os amalequitas e os filhos do oriente;

4 e, acampando-se contra ele, destruíam o produto da terra até chegarem a Gaza, e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.

5 Porque subiam com os seus rebanhos e tendas; vinham em multidão, como gafanhotos; tanto eles como os seus camelos eram inumeráveis; e entravam na terra, para a destruir.

6 Assim Israel se enfraqueceu muito por causa dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao
Senhor.

7 E sucedeu que, clamando eles ao Senhor por causa dos midianitas,

8 enviou-lhes o Senhor um profeta, que lhes disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão;

9 livrei-vos da mão dos egípcios, e da mão de todos quantos vos oprimiam, e os expulsei de diante de vós, e a vós vos dei a sua terra.

10 Também eu vos disse: Eu sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Mas não destes ouvidos à minha voz.

11 Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas.

12 Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso.

13 Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã.

14 Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã;
porventura não te envio eu?

15 Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

16 Tornou-lhe o Senhor: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como a um só homem.

17 Prosseguiu Gideão: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.

18 Rogo-te que não te apartes daqui até que eu volte trazendo do meu presente e o ponha diante de ti. Respondeu ele: Esperarei até que voltes.

19 Entrou, pois, Gideão, preparou um cabrito e fez, com uma e efa de farinha, bolos ázimos; pôs a carne num cesto e o caldo numa panela e, trazendo para debaixo do carvalho, lho apresentou.

20 Mas o anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os bolos ázimos, e põe-nos sobre esta rocha e derrama-lhes por cima o caldo. E ele assim fez.

21 E o anjo do Senhor estendeu a ponta do cajado que tinha na mão, e tocou a carne e os bolos ázimos; então subiu fogo da rocha, e consumiu a carne e os bolos ázimos; e o anjo do Senhor desapareceu-lhe da vista.

22 Vendo Gideão que era o anjo do Senhor, disse: Ai de mim, Senhor Deus! pois eu vi o anjo do Senhor face a face.

23 Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo, não temas; não morrerás.

24 Então Gideão edificou ali um altar ao Senhor, e lhe chamou Jeová-Salom; e ainda até o dia de hoje está o altar em Ofra dos abiezritas.

25 Naquela mesma noite, disse o Senhor a Gideão: Toma um dos bois de teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal, que é de teu pai, e corta a asera que está ao pé dele.

26 Edifica ao Senhor teu Deus um altar no cume deste lugar forte, na forma devida; toma o segundo boi, e o oferece em holocausto, com a lenha da asera que cortares.

27 Então Gideão tomou dez homens dentre os seus servos, e fez como o Senhor lhe dissera; porém, temendo ele a casa de seu pai e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas de noite.

28 Levantando-se, pois, os homens daquela cidade, de madrugada, eis que estava o altar de Baal derribado, cortada a asera que estivera ao pé dele, e o segundo boi oferecido no altar que fora edificado.

29 Pelo que disseram uns aos outros: Quem fez isto? E, depois de investigarem e inquirirem, disseram: Gideão, filho de Joás, é quem fez isto.

30 Então os homens daquela cidade disseram a Joás: Tira para fora teu filho, para que morra, porque derribou o altar de Baal e cortou a asera que estava ao pé dele.

31 Joás, porém, disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal? livrá-lo-eis
vós? Qualquer que por ele contender, ainda esta manhã será morto; se ele é deus, por si mesmo contenda, pois foi derribado o seu altar.

32 Pelo que naquele dia chamaram a Gideão Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derribou o seu altar.

33 Então todos os midianitas, os amalequitas e os filhos do oriente se ajuntaram e, passando o Jordão, acamparam no vale de Jizreel.

34 Mas o Espírito do Senhor apoderou-se de Gideão; e tocando ele a trombeta, os abiezritas se ajuntaram após ele.

35 E enviou mensageiros por toda a tribo de Manassés, que também se ajuntou após ele; e ainda enviou mensageiros a Aser, a Zebulom e a Naftali, que lhe saíram ao encontro.

36 Disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste,

37 eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar enxuta, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste.

38 E assim foi; pois, levantando-se de madrugada no dia seguinte, apertou o velo, e espremeu dele o orvalho, que encheu uma taça.

39 Disse mais Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira se ainda falar só esta vez. Permite que só mais esta vez eu faça prova com o velo; rogo-te que só o velo fique enxuto, e em toda a terra haja orvalho.

40 E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo estava enxuto, e sobre toda a terra havia orvalho.



By google.



Os gafanhotos midianitas

Passaram-se quarenta anos desde a vitória de Débora e Baraque sobre Jabim e Sísera, e o povo mais uma vez começou a adorar outros deuses, a situação de sempre.

E a praga da vez foram os midianitas, um povo nômade e pouco civilizado das imediações de Canaã.

Durante sete anos os israelitas foram infernizados pelos midianitas, que eram ferozes e em grande número.

Os midianitas eram descendentes de Abraão e sua segunda mulher, Quetura.

Como nação, haviam sido destruídos nos dias de Josué (Josué 13:21, 22).

Mais de dois séculos depois, seus descendentes se tornaram poderosos novamente e, aliados aos amalequitas, dominaram sobre o povo de Israel, destruindo suas plantações e apossando-se do seu gado, ovelhas e animais de carga.

E eles nem sequer se preocuparam em conquistar Israel, eram tão numerosos como gafanhotos, tinham também o mesmo comportamento desses insetos devoradores.

Então, toda vez que os israelitas semeavam a terra, os midianitas se juntavam aos amalequitas e outros agrupamentos de beduínos e atacavam as plantações.

Acampavam em território israelita e saíam fazendo arrastão, destruindo tudo.

Os israelitas chegaram ao ponto de se esconderem em covas, cavernas e fortificações nas montanhas para fugirem dessa praga.

Existe evidência delas ainda hoje.

Depois de sete anos de angústia, o povo novamente clamou ao SENHOR, (os israelitas de então eram como muitos cristãos de hoje, que só pensam em Deus quando a coisa aperta).

Mas antes de ajudá-los, Deus primeiro mandou um profeta para recordá-los quem Ele era, e que Ele os havia prevenido a não temerem os deuses dos amorreus...
 



By google.


 Gideão, o quinto Juíz

Como eu disse na postagem anterior, depois de sete anos d angustia, Deus mandou um profeta, para dizer aos Israelitas algumas verdades:

_ Atenção Israelitas, assim diz o SENHOR, o Deus de Israel "Eu tirei vocês da escravidão do Egito. Eu os livrei dos egípcios e dos que lutaram contra vocês aqui, nesta terra. Expulsei os seus inimigos e dei a vocês a terra deles. Eu disse que sou o SENHOR, o Deus de vocês, e que vocês não deviam adorar os deuses dos amorreus, que viviam nesta terra. Mas vocês não quiseram me ouvir."

O povo ficou meio ressabiado com o recado trazido pelo profeta.

Só que não sabiam que, logo depois disso, Deus enviaria um anjo a Israel com alguém especial.

O SENHOR buscou entre o povo alguém que tivesse caráter e coragem para obedecer às suas instruções.

O SENHOR ia livrar o povo, mas não sem que representantes do povo demonstrassem fé e obediência ao que Ele iria mandar.

A missão os provaria severamente.

Deus nos dá livramento das nossas aflições, mas primeiro requer que nos voltemos a Ele, e que lhe sejamos obedientes.

E o escolhido foi Gideão, da tribo de Manassés.

Esta tribo tinha por herança a planície de Jezreel, ótima para lavoura, mas quando os midianitas e amalequitas vieram, eles fugiram para os montes.

Quando o anjo foi procurá-lo, Gideão estava ocupado, malhando o trigo as escondidas dos midianitas.

By google.



  

Não estava trabalhando no alto do monte, ao ar livre, aproveitando o vento, onde normalmente seria feito esse trabalho, mas no lagar onde se espremiam as uvas, para não ser visto pelas pragas insaciáveis dos midianitas.

Sem dúvida Gideão estava frustrado, e foi nessa situação nada confortável que o Anjo do SENHOR foi falar com ele.


A declaração do anjo, para abrir conversa, foi surpreendente e Gideão foi logo soltando os cachorros...





By google.



Gideão face a face com o Anjo do Senhor!

O anjo veio e sentou-se debaixo de um carvalho perto do povoado de Ofra.

Esse carvalho ficava na propriedade de um camarada chamado Joás.

Gideão, que era filho de Joás, estava malhando trigo num tanque de pisar uvas, escondido, para que os midianitas não o encontrassem, quando o anjo foi falar com ele:

_ Ei, rapaz!

_ Hum? Quem é?

_ Estou vendo que você é corajoso, quero lhe dizer que Deus está ao seu lado!

_ Ah, é? Então me explica uma coisa... Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Como é que os midianitas nos humilharam desse jeito? Dizem que Deus fazia coisas impressionantes antigamente, no Egito e no deserto. Cadê os milagres? Não vejo nada além de miseráveis midianitas desdentados correndo pra lá e pra cá com sangue no zóio.

_ Escute meu jovem, você vai livrar Israel das mãos do midianitas. É uma ordem do Deus todo poderoso.

_ Hum?

_ Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. É Deus quem está mandando que você vá.

Gideão deve ter ficado pasmado, pois não se considerava digno de tamanha responsabilidade...

_ Senhor... Minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou o mais pobre daqui de casa.

_ Você vai conseguir porque Deus estará ao seu lado lhe dando forças. Você vai esmagar os midianitas como se fossem um só homem.

_ Se tu estás contente comigo, então me dá uma prova de que és tu mesmo que estás falando. Mas antes, vou ali preparar uma comidinha pra gente.

_ Eu ficarei aqui até você voltar!

Gideão entrou em casa, cozinhou um cabrito e preparou pães sem fermento com dez quilos de farinha.

Depois de tudo pronto, botou a comida num cesto, o caldo numa panela, e levou tudo ao anjo do SENHOR, que estava debaixo do carvalho.

_ Pronto, está aqui algo para você comer, prove?

_ Antes, quero que você coloque a carne e o pão nesta pedra e derrame o caldo em cima.

Gideão arrumou a comida sobre a pedra, e despejou o caldo em cima.

Então o anjo estendeu seu cajado e o encostou na carne e no pão.

Imediatamente saiu fogo da pedra e incinerou toda a comida.

E o Anjo desapareceu.

Com isso Gideão se assustou ao perceber estava face a face diante de um Anjo do SENHOR (o Filho de Deus).

_ Ai meu Deus! Ai meu Deus! Vou morrer! Vou morrer!


By google.




Gideão destrói o altar de baal


Gideão compreendeu que era mesmo o Anjo do SENHOR que ele tinha visto.

Ficou apavorado e achou que ia morrer por ter visto a Deus face a face.

Mas o SENHOR imediatamente o tranquilizou:

_ Não fique com medo.

_ Hã?

_ Está tudo está bem. Você não morrerá.

Depois disso, Gideão construiu ali um altar para Deus, o SENHOR, e o chamou de "O SENHOR é paz".

Naquela noite o SENHOR disse a Gideão:

_ Gideão?

_ Senhor?

_ Tenho uma tarefa para você.

_ Fale meu Deus!

_ Leve o touro que pertence a seu pai e outro touro de sete anos e derrube o altar do deus Baal que é do seu pai e também o Poste ídolo que está ao seu lado.

Os dois representavam o pior tipo de imoralidade praticado ali.

Era um teste da fé e dedicação de Gideão, e ele estaria se arriscando a uma punição severa pelo povo.

_ Nesse lugar alto e seguro, faça para o SENHOR, seu Deus, um altar de pedras bem arrumadas. Depois pegue o segundo touro e a madeira do poste arrancado e queime tudo no altar como sacrifício.

Gideão levou dez dos seus empregados e fez o que o SENHOR tinha dito.

Porém, como estava com medo da sua família e do povo da cidade, em vez de fazer isso de dia, fez de noite.

De madrugada, quando os homens da cidade se levantaram, acharam o altar de Baal e o Poste-ídolo derrubados e o segundo touro queimado no altar que tinha sido construído ali.

_ Destruíram nosso deus baal! Destruíram nosso deus baal!

_ Que crime bárbaro!

_ Quem foi o responsável por esta profanação?

Procuraram saber e descobriram que tinha sido Gideão, filho de Joás.

Então foram falar com o pai dele:

_ Joás, traga seu filho aqui.

_ Pra quê?

_ Oras, pra quê! Pra gente matar o infeliz!

_ Mas por quê?

_ Porque o desgraçado destruiu nosso lugar de culto lá no alto do morro, que palhaçada é essa?

_ Hum...


_ Anda, anda, traz logo esta peste aqui!



By google.



O novo apelido de Gideão

O povo foi até o Joás exigindo que o entregasse seu filho para ser morto, mas Joás disse:

_ Como é que é? Vocês estão defendendo Baal?

_ Sim!

_ Não é possível! Quem vier aqui defender Baal será morto antes do sol nascer.

_ Tá maluco, velho? Ou não eram seus estes ídolos?

_ É eram, mas se Baal é realmente deus, que ele mesmo se defenda.

_ Hum...

_ Afinal, o altar dele é que foi derrubado. Pois um "deus" que não consegue se defender contra um punhado de homens não merece defesa pelos homens.

Parece que Joás, pai de Gideão, foi o segundo convertido nessa história.

_ Aí galera, pensando bem, até que o velho tem razão, vamos sair fora.

Os homens voltaram para suas casas, derrotados pelos argumentos de Joás.

E Gideão ganhou naquele dia o apelido de Jerubaal, que significa “Que Baal mesmo se defenda. O altar dele é que foi derrubado”

Poucos dias depois, os midianitas, os amalequitas e os beduínos todos se juntaram, atravessaram o Jordão e acamparam no vale de Jezreel, preparando-se para mais uma onda de saques.

Gideão ficou sabendo e resolveu que era hora de assumir a liderança do povo e partir para a ação...



By google.


Gideão pede sinais a Deus


Poucos dias depois, os midianitas, os amalequitas e os beduínos todos se juntaram, atravessaram o Jordão e acamparam no vale de Jezreel, preparando-se para mais uma maldita onda de saques.

Mas o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, e ele corajosamente convocou o povo à peleja.

Ele tocou uma corneta feita de chifre de carneiro, e os homens do grupo de famílias de Abiezer foram juntar-se a ele.

Mas Gideão queria um exército maior, então enviou mensageiros para chamar os homens das tribos de Manassés, de Aser, de Zebulom, de Naftali que também foram se juntar a ele.

Depois de juntar um exército respeitável, Gideão foi falar com Deus:

_ Ó Deus, tu disseste que queres me usar para libertar o povo de Israel... Pois bem. Já juntei um exército de respeito, agora preciso saber se realmente está comigo?

_ ...

_ Senhor?

_ ...

_ Vou pôr um pouco de lã no lugar onde malhamos o trigo. Se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que tu realmente me usarás para libertar Israel.

Deus não respondeu nada, mas Gideão mesmo assim fez o teste.

E o que ele pediu aconteceu...

Na manhã seguinte Gideão se levantou, espremeu a lã, e dela saiu água que deu para encher uma tigela.

Hoje, Deus nos guia pela Sua Palavra, a Bíblia, que é a revelação completa de Deus.

Portanto, estude bem as Escrituras ao invés de pedir sinais... (2 Timóteo 3:16,17)

_ Hum… Será? Sei não, sei não… Eu queria uma contra prova, Senhor. Não fiques zangado comigo por favor. Mas deixa que eu lhe prove só mais uma vez, certo?

_ ...

_ Seguinte, desta vez quero que a lã fique seca, e que haja orvalho somente no chão em volta dela!

Deus continuou quieto.

Mas Deus fez isso naquela mesma noite.

Na manhã seguinte, a lã estava seca no meio de um campo todo molhado de sereno.

Então Gideão pensou:

_ Hum... Agora sim. Vou levar esse povo para a guerra contra os midianitas. Com um exercito desse tamanho e Deus ao meu lado não tem pra ninguém!

Gideão vai aprender que a auto suficiência é inimiga da fé, pois ela nos faz confiar em nós próprios...


Escolinha Bíblica da Garotada.


Fontes deste Estudo Biblico : 
O código da Bíblia.com



By you tube.
 
.  .
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.
By google.

.
Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!


 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...