Samuel Capítulo IV

Posted by TKM



Create by google and TKM




By google.


... E, a morte de cruz, que era Maldição  ...


Transformou -se em Gloriosa Salvação !!! 

 


09 - I samuel Capítulo : 4


1 Ora, saiu Israel à batalha contra os filisteus, e acampou-se perto de Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeque.

2 E os filisteus se dispuseram em ordem de batalha contra Israel; e, travada a peleja, Israel foi ferido diante dos filisteus, que mataram no campo cerca de quatro mil homens do exército.

3 Quando o povo voltou ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o Senhor hoje diante dos filisteus? Tragamos para nós de Siló a arca do pacto do Senhor, para que ela venha para o meio de nós, e nos livre da mão de nossos inimigos.

4 Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca do pacto do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca do pacto de Deus.

5 Quando a arca do pacto do Senhor chegou ao arraial, prorrompeu todo o Israel em grandes gritos, de modo que a terra vibrou.

6 E os filisteus, ouvindo o som da gritaria, disseram: Que quer dizer esta grande vozearia no arraial dos hebreus? Quando souberam que a arca do Senhor havia chegado ao arraial,

7 os filisteus se atemorizaram; e diziam: Os deuses vieram ao arraial. Diziam mais: Ai de nós! porque nunca antes sucedeu tal coisa.

8 Ai de nós! quem nos livrará da mão destes deuses possantes? Estes são os deuses que feriram aos egípcios com toda sorte de pragas no deserto.

9 Esforçai-vos, e portai-vos varonilmente, ó filisteus, para que porventura não venhais a ser escravos dos hebreus, como eles o foram vossos; portai-vos varonilmente e pelejai.

10 Então pelejaram os filisteus, e Israel foi derrotado, fugindo cada um para a sua tenda; e houve mui grande matança, pois caíram de Israel trinta mil homens de infantaria.

11 Também foi tomada a arca de Deus, e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, foram mortos.

12 Então um homem de Benjamim, correndo do campo de batalha chegou no mesmo dia a Siló, com as vestes rasgadas e terra sobre a cabeça.

13 Ao chegar ele, estava Eli sentado numa cadeira ao pé do caminho vigiando, porquanto o seu coração estava tremendo pela arca de Deus. E quando aquele homem chegou e anunciou isto na cidade, a cidade toda prorrompeu em lamentações.

14 E Eli, ouvindo a voz do lamento, perguntou: Que quer dizer este alvoroço? Então o homem, apressando-se, chegou e o anunciou a Eli.

15 Ora, Eli tinha noventa e oito anos; e os seus olhos haviam cegado, de modo que já não podia ver.

16 E disse aquele homem a Eli: Estou vindo do campo de batalha, donde fugi hoje mesmo. Perguntou Eli: Que foi que sucedeu, meu filho?

17 Então respondeu o que trazia as novas, e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, e houve grande matança entre o povo; além disto, também teus dois filhos, Hofni e Finéias, são mortos, e a arca de Deus é tomada.

18 Quando ele fez menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, junto à porta, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porquanto era homem velho e pesado. Ele tinha julgado a Israel quarenta anos.

19 E estando sua nora, a mulher de Finéias, grávida e próxima ao parto, e ouvindo estas novas, de que a arca de Deus era tomada, e de que seu sogro e seu marido eram mortos, encurvou-se e deu à luz, porquanto as dores lhe sobrevieram.

20 E, na hora em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois tiveste um filho. Ela, porém, não respondeu, nem deu atenção a isto.

21 E chamou ao menino de Icabô, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque fora tomada a arca de Deus, e por causa de seu sogro e de seu marido.

22 E disse: De Israel se foi a glória, pois é tomada a arca de Deus.




... E, mais uma vez ... Deus, o Senhor, trouxe juízo ...

Sobre seu povo!

A profecia, que vamos estudar hoje foi feita ao sacerdote Eli.  “Veio um homem de Deus a Eli, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, a casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa da servidão? O que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias te será por sinal: ambos morrerão no mesmo dia” (I Samuel 2:27,34).
O relato completo dessa profecia está em I Samuel 2:27-36. O profeta, enviado por Deus, faz duras criticas a forma como Eli dirigia a família dele. E vai atingir diretamente os filhos que viviam de forma desordenada, desrespeitando o local sagrado de adoração.
Vamos conhecer um pouco sobre Eli, a família dele e o trabalho que exercia. Eli era sumo sacerdote em Siló, nos dias da juventude de Samuel (I Samuel 4:18). Outro ponto sobre a vida desse homem, que podemos deduzir, segundo I Crônicas 24:3,6, é que Eli, foi o primeiro sumo sacerdote da linhagem de Itamar, o filho mais novo de Arão. Após a morte de Sansão, Eli atuou como juiz civil e religioso em Israel, por 40 anos.
Eli tinha 58 anos quando começou a exercer o ministério de sumo sacerdote e juiz. Como chegamos a esta conclusão? I Samuel 4:15 diz que “era da idade de noventa e oito anos e cujo os olhos estavam tão escurecidos que não podia ver”. Se ele morreu com 98 anos e reinou 40, então começou o trabalho com 58 anos. Era pai de dois filhos, Hofni e Finéias, e sobre estes dois filhos, Eli perdeu completamente a autoridade.
Eli foi colocado por Deus na função mais importante sobre o povo de Israel. Ele era olhado como exemplo, como um referencial e a família dele também. Só que ao governar Israel, esqueceu de governar a própria casa. Foi um pai transigente, amava a paz e a comodidade e não exercia a autoridade para educar e corrigir os filhos. Não tratou da educação dos filhos como coisa importante.
Imagino que Eli recusou esse dever porque implicava em contrariar a vontade dos filhos. Eli não pensou nas conseqüências dessa conduta displicente. Esqueceu de educar os seus filhos para Deus e para os deveres da vida.
Amigo ouvinte, nós não podemos repetir o erro de Eli. A educação dos filhos foi confiada aos pais e não à igreja ou à escola. Muitos pais não têm coragem de dizer não aos filhos e esses crescem entendendo que tudo e todos devem estar à disposição. São discípulos de educadores, ditos modernos, que insistem com a idéia de que contrariar os filhos causa traumas e prejuízos. Porém, essa idéia de educação de filhos contraria o que Deus diz sobre o assunto.

Pais, os filhos precisam conhecer de forma bem clara quais são os limites. Quando acordar, quando comer, quando brincar, quando estudar, quando trabalhar, quando ficar em silêncio e quando falar. O pai que não estabelece limite para o filho não esta cumprindo a sua missão de educador. A tarefa de educar é da família; a igreja e a escola são apenas entidades que complementam essa educação.
Mas, vamos voltar a história de Eli e os filhos dele. O profeta foi até Eli, lá pelo ano de 1.165 AC, e disse que Deus iria intervir na sua casa, pois não atuava como pai e muito menos como líder religioso e juiz para os israelitas.
Os filhos de Eli tratavam as ofertas no santuário de forma leviana e banal. Aquilo que Deus havia orientado para ser solene e inspirador, estava sendo tratado como coisa comum e sem valor. Agiam de forma vulgar e até com violência, quando alguém oferecia sacrifícios. Não respeitavam os símbolos que ali estavam. Além disso, cometiam adultério com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação. O povo de Israel estava escandalizado com o comportamento profano e rebelde dos filhos do sumo sacerdote para com as coisas santas de Deus.
Amigo ouvinte, quero chamar sua atenção para o fato que Eli sabia de tudo e como sumo sacerdote e juiz tinha o dever de impedir que seus filhos agissem desse jeito para com as coisas de Deus. O Senhor, porém,  não pode tolerar por muito tempo a vulgaridade e o tratamento leviano para com as coisas sagradas. Se Eli se omitiu, Deus agiu.


 By google.
E a profecia se cumpriu. No ano de 1.141 AC houve guerra entre os filisteus e Israel, e nessa batalha foram mortos quatro mil soldados israelitas. A arca, símbolo da presença de Deus, foi tomada pelos filisteus como troféu de guerra. Nesta batalha, os filhos de Eli foram mortos (I Samuel 4:13). A profecia demorou de 23 a 24 anos para se cumprir. Assim como foi dito pelo homem de Deus a Eli, tudo aconteceu.
Amigo ouvinte, Deus é amor. Jamais, porém, permitirá que o nome dEle seja zombado e ridicularizado por muito tempo. Li, já há algum tempo, uma história muito própria para este momento. “Um pastor viajava pelo interior do Rio Grande do sul, próximo a cidade de Cachoeira do Sul, quando começou a cair uma forte chuva. Ele e seu colega procuraram abrigo num armazém, onde um grupo de homens bebia. Ao perceber que os dois estranhos eram missionários, começaram a zombar de Deus e do cristianismo. Um dos pastores os repreendeu dizendo: “Meus amigos, vocês não devem falar assim do Deus do céu”. Então um dos homens que, além de estar alcoolizado, tinha na mão um cachimbo apagado contestou zombeteiramente dizendo: “Se há um Deus no céu, Ele deve ser capaz de acender este cachimbo”. Enquanto o homem estendia a mão para apostar, caiu um raio e fulminou aquele homem blasfemo” (Pelos caminhos e valados, p. 79-80).

O triste estado do povo exigiu mais uma vez disciplina da parte do Senhor. Os filisteus seriam o instrumento de Deus para ensinar ao povo duras lições. Israel foi contra eles sem consultar ao Senhor. O que Deus teria respondido se houvesse sido consultado? “Não vão à peleja. Não lhes darei a vitória por causa de seus pecados. Vocês devem começar humilhando-se diante de Mim.”



 By google.  


... E, foi - se a Glória de Israel ...

Isso aconteceu quando Ai foi tomada. Mas, desta vez, o povo não estava minimamente interessado no que o Senhor pensava. E um fracasso preliminar não lhes ensinou nada. Ao contrário! “Por que nos feriu o Senhor, hoje, diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da Aliança do Senhor, para que venha no meio de nós e nos livre das mãos de nossos inimigos.” Em outras palavras: “O que importa se fomos derrotados? Vamos buscar a arca e Ele lutará por nós”. 

Muitas pessoas que se dizem cristãs acham que podem fazer uso de Deus como bem quiserem. Elas fazem o que desejam seu coração pecaminoso e ainda proclamam em alta voz que Jesus é o Senhor (Mateus 7:21). Ele, porém, lhes dirá um dia: “Em verdade vos digo que não vos conheço” (Mateus 25:12). Pensar que Deus aprova tudo o que se faz no meio da cristandade é um erro grosseiro. As pessoas associam o magnífico Nome de Cristo a algumas coisas malignas das quais não desejam separar-se, apesar de saberem que são malignas.


 By google.  



 ... Cristãos que não dão frutos, são como os Filhos de Eli ...

São Folhas Mortas, levadas pelo Vento !!!


Reflita sobre tudo isso e “creia no Senhor Deus e você estará seguro. Creia nos profetas dEle e você prosperará”.



maranatha.com.br 

apaz.com.br/todo_dia



  By you tube.



Leia, estude, medite na Palavra de Deus. 


 By google.



Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,



 Nosso Deus!!! 







0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...