Gênesis Capítulo XII

Posted by TKM











By google.

01 - Gênesis Capítulo : 12



1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.

3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

5 Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram.

6 Passou Abrão pela terra até o lugar de Siquém, até o carvalho de Moré. Nesse tempo estavam os cananeus na terra.

7 Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.

8 Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

9 Depois continuou Abrão o seu caminho, seguindo ainda para o sul.

10 Ora, havia fome naquela terra; Abrão, pois, desceu ao Egito, para peregrinar ali, porquanto era grande a fome na terra.

11 Quando ele estava prestes a entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista;

12 e acontecerá que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é mulher dele. E me matarão a mim, mas a ti te guardarão em vida.

13 Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma em atenção a ti.

14 E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios que a mulher era mui formosa.

15 Até os príncipes de Faraó a viram e gabaram-na diante dele; e foi levada a mulher para a casa de Faraó.

16 E ele tratou bem a Abrão por causa dela; e este veio a ter ovelhas, bois e jumentos, servos e servas, jumentas e camelos.

17 Feriu, porém, o Senhor a Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.

18 Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? por que não me disseste que ela era tua mulher?

19 Por que disseste: E minha irmã? de maneira que a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.

20 E Faraó deu ordens aos seus guardas a respeito dele, os quais o despediram a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.



 By google.



O Chamado de Abraão – Fase II

Daqui a adiante Abraão é o herói da narração do Gênesis.
Mais espaço é dado para Abraão do que para a criação do mundo.

O que estudamos até agora, é em muitos aspectos uma introdução ao restante da Bíblia.

Em Gênesis 12, vemos um grande avanço na história da redenção, quando Deus escolhe e chama Abraão.

O Senhor desejava levantar uma nação separada, pela qual, ele iria realizar o seu plano para a salvação da humanidade.

Esta é a primeira revelação dada por Deus a Abraão;

Certo dia o SENHOR Deus disse a Abrão:

_ Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai..

A ordem de Deus era que Abraão rompesse completamente com o passado. Não só tinha que sair da terra dos dois rios, Mesopotâmia, más também renunciar a sua família, para não voltar nunca mais.

Sua vida iria mudar quando deixasse esta bela terra e cruzasse a Síria e Palestina. Ao invés de férteis terras de pastoreio, encontraria uma região montanhosa e seca.

Ao invés de viver entre as tribos semíticas a que pertencia e que eram muito civilizadas, estaria vivendo entre tribos de um nível cultural inferior.



Para um jovem não é difícil, sair de seu país natal com pesar, mas para um homem de 75 anos era uma decisão nada fácil.

E o cumprimento desta ordem divina se complica quando Deus informa;

_ Vá para uma terra que eu ainda lhe mostrarei.

Não sabia para onde estava indo, más confiava plenamente no Senhor. Que exemplo de fé!!!

Deus anuncia agora a recompensa que teria por deixar sua família e seu lar.

_ Os seus descendentes vão formar uma grande nação.

Sem dúvida Abraão se perguntou como poderia Deus cumprir esta promessa já que sua esposa era estéril.

_ Eu o abençoarei, o seu nome será famoso...

A verdadeira grandeza devia resultar do acatamento das ordens de Deus e da cooperação com seu propósito divino.

Os construtores de Babel queriam ter fama pelo "nome" desafiando a Deus e, no entanto não sobreviveu nenhum de seus nomes.

Por outro lado, Abraão por obedecer a Deus ganhou fama e tornou seu nome conhecido no mundo inteiro.

Ainda hoje em dia o nome Abraão é comum como nome pessoal, e incontáveis milhões de Judeus, Maometanos e Cristãos, como vimos na reportagem do Fantástico, o consideram retrospectivamente como seu progenitor espiritual.

_ E você será uma bênção para os outros.

Esta promessa incluía tanto bênçãos temporais como as espirituais.

Em Gálatas 3:8, o apóstolo Paulo nos diz que todas as nações foram abençoadas por intermédio de Abraão.
 By google.



Abraão chega em Canaã - Fase III


Deus prometeu Abraão uma amizade especial. Iria abençoar os que o abençoarem e amaldiçoar os que os amaldiçoarem.

A bênção que lhe foi concedida um dia uniria às famílias divididas da terra, e mudaria a temível maldição pronunciada sobre a terra, devido ao pecado, transformando-a numa bênção para todos os seres humanos.

Então Abraão aos setenta e cinco anos, obedeceu ao apelo do Senhor, sem reclamar das condições que teria que enfrentar após sua partida.


Abraão era um homem próspero, sua riqueza consistia principalmente em grandes rebanhos de gado e manadas de ovelhas.

Mas sua prosperidade de nenhuma maneira foi um obstáculo para sua vida de comunhão com Deus.

É verdade que com freqüência a riqueza se torna um obstáculo na vida de quem a possui de tornar-se qualificado para o reino de Deus

Quando uma pessoa próspera financeiramente se apresenta como vaso nas mãos de Deus, e usa a riqueza que lhe foi confiada para a honra de Deus e para o seu reino, então a riqueza é uma bênção e não uma maldição.

Saindo da região de Harã, a grande caravana foi movendo-se lentamente para o sul, esta viagem lhe significou uns 720 km.

A terra de Canaã incluía a Palestina, a Fenícia e a Síria meridional (ver com. de cap. 10: 19).

Abraão se estabeleceu na parte meridional de Canaã - Nas cidades de Siquem, Hebron e Gerar.



 By google.


Abraão acampa em Canaã




Abrão atravessou o país até que chegou a Siquém, um lugar santo, onde ficava a árvore sagrada de Moré.
Situada na entrada oriental de um estreito vale rodeada pelos morros Ebal e Gerizim, ocupava um lugar estrategicamente importante. É um lugar deserto hoje em dia, chamado Balatah.


Balatah
 By google.


Quando Abram entrou na terra de Canaã, o Egito exercia uma grande influência sobre seus vizinhos Cananeus

Canaã dependia economicamente de Egito, que tinha representantes reais em suas principais cidades.

Esses funcionários vigiavam os interesses econômicos do Egito e serviam como conselheiros aos governantes locais Cananeus.

Esta era a situação política que Abraão encontrou em Canaã.

Provavelmente Abraão esperava encontrar uma terra desabitada, cujos pastos não teriam que repartir com outros povos.

Encontrando-se como estrangeiro no meio de um povo estranho, Abraão não podia considerar a terra como própria para possuí-la realmente. Isto o podia fazer só por fé.


Ali o SENHOR apareceu a Abrão e lhe deu a terceira revelação:

_ Eu vou dar esta terra aos seus descendentes.

Após uma longa e árdua viagem, Abraão chegou à terra que lhe tinha sido prometida como lar para ele e para sua posteridade, para encontrá-la ocupada por Cananeus.

Uma mensagem que confirmasse as promessas dadas em Ur e em Harão lhe daria a segurança de que a posse da terra se faria efetiva no tempo e na forma em que Deus o dispusesse.

Precisava-se fé para crer que os Cananeus, agora organizados em cidades poderosamente fortificadas, sairiam de sua terra e a deixariam a um velho homem sem filhos.

A evidente improbabilidade da realização de tal promessa , seria uma difícil prova da fé para Abraão.

Naquele lugar Abrão construiu um altar a Deus, pois ali o SENHOR havia aparecido a ele.

O altar ali levantado e os sacrifícios oferecidos davam depoimento do Deus do céu e protestavam silenciosamente contra a idolatria desse lugar.

Assim Abraão prometeu publicamente lealdade ao verdadeiro Deus.

Sendo o líder de uma grande família, também sentiu uma responsabilidade para com seus servos de ensinar a eles o conhecimento mais perfeito do Deus a quem ele servia.


Diante da necessidade de campos de pastoreio frescos, Abraão se deslocou de Siquém aproximidamente 30 km chegando à região de Betel e ali armou o seu acampamento.


Betel
By google.


Também nesse lugar Abrão construiu um altar e adorou o SENHOR. 


Onde quer que Abraão acampava, levantava um altar e realizava um culto público para os membros de sua família e para os vizinhos pagãos.


O culto era provavelmente singelo, pois consistia essencialmente em oração.


Muitas pessoas mantêm sua fé em segredo, temerosos de confessá-la, mas não Abraão. Ele foi o primeiro missionário.

Seus altares, espalhados pelo campo de Palestina, converteram-se em monumentos recordativos do único Deus verdadeiro. 
Abraão chega ao Egito – Fase IV

Betel não ia ser o lar permanente de Abraão, portanto dali ele foi andando de um lugar para outro, sempre na direção sul da terra de Canaã, uma região sujeita a secas freqüentes. Era o caminho para quem vai ao Egito.

Havia fome naquela terra: por ser uma região semi-árida, as colheitas eram escassas, e as pastagens secavam impedindo a alimentação dos animais.

.
No pouco tempo que Abraão estava na terra prometida, uma grande fome o obrigou a deixá-la.
A presença desta fome precisamente quando Abraão entrou na terra, foi uma prova adicional de sua fé. Deus devia ensinar-lhe lições de submissão, fé e paciência.

Encontrando-se no sul de Canaã, para Abraão lhe pareceu mais natural ir ao Egito, o país da abundância, a procura de sustento, do que ficar em Canaã e continuar depositando sua fé em Deus

O maior de todos os santos pode cair. Vitórias passadas não é uma garantia de vitórias futuras. Cada prova necessita de um exercício novo da fé. 



By google.


Na Bíblia, o Egito simboliza o mundo. Assim como Abrão, muitos crentes são tentados pelas atrações do mundo, que parece oferecer um estilo de vida agradável e se esquecem da santificação necessária aos que pertencem a Deus.


Quando ia chegando ao Egito, Abrão temeu por sua vida devido à beleza de sua mulher Sara.

_ Escute Sara! Você é uma mulher muito bonita, e quando os egípcios a virem, vão dizer: "Essa aí é a mulher dele." Por isso me matarão e deixarão que você viva.

Os egípcios eram muito poderosos e temidos. O homem de grande fé se viu agora atropelado por um grande medo.

Então sua precaução tomou o lugar de sua fé e de sua inteligência.

_ Diga, então, que você é minha irmã.

Já que ela era sua meio irmã, sentiu-se justificado em pedir a ela que se fizesse passar como sua irmã.


Como podia pensar em protegê-la mais eficazmente como sua irmã do que como sua mulher?

_ Então se pensarem que você é minha irmã, por sua causa, eles me deixarão viver e me tratarão bem.

Assim acontece com freqüência, elaboramos planos supostamente "inteligentes" e sem a interferência de Deus.


Quando Abrão chegou ao Egito, os egípcios viram que Sarai, a sua mulher, era, de fato, muito bonita.



Como podia Sarai ser tão atraente com a idade de 65 anos?

Devemos lembrar que no tempo de Abraão a duração da vida humana era duas vezes o que é hoje, e Sarai que morreu na idade de 127 anos, estava, portanto, só na flor da idade.

Sabe-se que os faraós tinham preferência pelas mulheres estrangeiras de pele mais clara e sempre que conseguiam moças líbias, hititas, mesopotâmicas e palestinas as levavam para o harém real.


Alguns altos funcionários do rei do Egito também a viram e ficaram loucos por ela. Por isso ela foi levada para o palácio do rei.

Um pecado leva a outro. Se Abraão tivesse ficado em Canaã, onde Deus o enviou, não teria sido tentado no Egito.







Abraão sai humilhado do Egito

O plano de Abraão seguiu como ele esperava, por causa de Sarai o rei tratou bem Abrão e lhe deu ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas e camelos.

É provável que a situação de Sarai, separada dele e morando com Faraó, tenha trazido grande amargura para Abrão.


Mas, para que Sarai não fosse desonrada e para convencer ao Faraó de que ele devia devolvê-la a Abraão, o SENHOR Deus castigou o rei e a sua família com doenças horríveis.

Ainda que Abraão tivesse desobedecido a Deus, o Altíssimo interveio em seu favor.

Este incidente veio ensinar a Abraão a confiar mais em Deus do que na eficácia de seus próprios hábeis planos.

Muitos de nós às vezes procedemos como indignos de nossa vocação e, no entanto Deus com freqüência nos livra das circunstâncias criadas por nós mesmos, demonstrando sua misericórdia e amor.


Não suportando o castigo, o rei acabou descobrindo que Sarai era esposa de Abraão. Então mandou chamá-lo e perguntou:

_ Por que você me fez uma coisa dessas rapaz? Por que não me disse que ela é a sua mulher?

As palavras de Faraó implicam que ele não teria tomado a Sarai se soubesse que era a esposa de outro homem.


_ Você disse que ela era sua irmã, e por isso eu casei com ela. Portanto, aqui está a sua mulher; saia da minha frente com ela!

Reconhecendo que as pragas vieram sobre ele devido ao desagrado de Deus, o monarca não se atreveu a tratar duramente a Abraão, pelo contrario, procurou amenizar a ira de Deus dando-lhe um salvo conduto para que saísse do país.

A bondade do Faraó e a misericórdia de Deus, tinha humilhado a Abraão, e em silêncio reconheceu sua culpa. Havia aprendido uma grande lição!

Então o rei deu ordem, e os seus guardas levaram Abrão para fora do Egito, junto com a sua mulher, seu sobrinho Ló e com todas as coisas que eram dele.

Nossos pecados destroem nosso testemunho. Quanta desonra atinge o reino de Deus, quando seus representantes, como resultado de sua conduta desobediente e vergonhosa, trazem sobre si mesmos uma reprovação dos homens do mundo!



Gênesis 12 - Chamado de Abrão de Deus, Abrão no Egito.



A promessa de Deus a Abrão e a Aliança anterior de Deus com Abrão.




1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.

3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.



Agora, o Senhor disse a Abrão : Sabemos que a partir de Atos 7 : 2 - 4 que esta promessa foi feita a Abraão antes que ele deixou Ur dos caldeus. Agora que seu pai falecera e ele foi obrigado a uma obediência mais completa, Deus repetia a promessa.



A Obediência parcial de Abrão não demorou a promessa de Deus, nem a manteve a de distância. Em vez disso, significava a promessa estava em "hibernação" até Abrão estava pronto para fazer o que o Senhor dissera.



Abram certamente torna - se  um gigante da fé, mesmo sendo o pai dos crentes Gálatas 3:7, ainda 
que ele não começar por aí. Vemos Abrão como exemplo de crescimento na fé e obediência.



Para uma terra que eu vou mostrar : Depois de afirmar Ele queria que Abrão deixasse seu país e seus familiares, Deus prometeu a Abrão um terreno . Especificamente, Deus prometeu a terra de Israel.



Estes são de Deus promessas; notar como muitas vezes Deus diz eu vou nesses versículos ... Gênesis capítulo 11 é tudo sobre os planos do homem. Gênesis capítulo 12 é tudo sobre os planos de Deus.



E, Eu vos farei uma grande nação : Deus prometeu fazer uma nação de Abrão. Ele tem filhos e netos e demais descendentes suficientes para preencher uma nação.



E o teu nome : Deus prometeu abençoar Abrão e fazer [do seu] um grande nome . Provavelmente há nome mais honrado na história que o nome de Abrão, que é honrado por judeus, muçulmanos e cristãos.



E, Eu abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar : Deus também prometeu Abençoar os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem . Isto continua a ser verdade hoje e é uma razão principal para a queda e morte de muitos impérios ...



"Quando os gregos invadiram a Palestina e profanaram o altar do templo judaico, eles foram logo conquistados por Roma. Quando Roma matou Paul e muitos outros, e destruíram Jerusalém sob Tito, Roma logo caiu ... Espanha foi reduzido a uma nação de quinta depois da Inquisição contra os judeus; Polônia caiu, a Alemanha de Hitler caiu após suas orgias de anti - semitismo; Grã-Bretanha perdeu seu império quando ela quebrou o pacto com Israel "



 Esta é também uma razão pela qual os Estados Unidos tem sido tão abençoado. Os Estados Unidos foram um dos primeiros povos modernos para conceder plena cidadania e proteção ao povo judeu.



Esta promessa também afetou a igreja. Os momentos em que a igreja tomou para si a perseguição do povo judeu eram tempos escuros, não só para os judeus, mas também para a igreja.



Em ti serão benditas todas as famílias da terra : não só foi a Abram prometida a bênção, mas Deus também prometeu fazer dele uma bênção, até o ponto em que todas as famílias da terra seriam abençoadas em Abrão.



Tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: "Em ti todas as nações serão abençoadas." Então os que são da fé
são abençoados com o crente Abraão.  Gálatas 3 : 8 - 9.



E cantavam um cântico novo, dizendo: "Tu és digno de receber o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto, e nos remiu para Deus com o Teu sangue, de toda tribo, língua, povo e nação Apocalipse 5 : 9. O trabalho de Jesus vai tocar todos os grupos de pessoas na terra.



Lutero disse que a promessa em você serão benditas todas as famílias da terra deve ser escrita "em letras douradas e deve ser enaltecido nas línguas de todos os povos", pois  "quem mais ... dispensou esta bênção a todas as nações, exceto o Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo? "



A saída de Abrão de Harã.



4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.



 Ló foi com ele : Essa era a obediência parcial por Abrão. Deus ordenou - lhe para sair de sua parentela , e ele trouxe seu sobrinho Lot.



. b Ló foi com ele : Lot não seria uma bênção para Abrão. Ele não seria nada além de problemas e transtornos.



A chegada de Abrão em Canaã.


5 Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram.

6 Passou Abrão pela terra até o lugar de Siquém, até o carvalho de Moré. Nesse tempo estavam os cananeus na terra.


Deus aparece a Abrão em Canaã.



7 Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.

8 Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

9 Depois continuou Abrão o seu caminho, seguindo ainda para o sul.



Então o Senhor apareceu a Abrão : Uma vez Abrão foi na terra, Deus lembrou de sua promessa. A terra Abrão, pertencia a Abraão e seus descendentes.



À tua descendência darei esta terra : Abram nunca possuiu qualquer desta terra exceto sua sepultura Gênesis 23 : 14 - 20. No entanto, a promessa de Deus havia provas suficientes para assegurar a Abrão que ele, de fato, possuir todo o país.



E edificou ali um altar ao Senhor : Abram achava que isso era importante para fazer. O altar foi importante para Abrão, porque era um lugar para se encontrar com Deus, para oferecer sacrifícios pelo pecado, para mostrar submissão a Deus, e para adorar a Deus.



Os cristãos têm um altar também Hebreus 13 : 10. Nós nos encontramos com Deus em nosso próprio lugar onde nós nos lembramos do sacrifício que Jesus fez para o pecado, Efésios 5 : 2, onde nós nos submetemos a Deus como sacrifício vivo, Romanos 12 : 1, e onde oferecemos o sacrifício de louvor Hebreus 13 : 15.


Ele armou a sua tenda : Mesmo na terra que Deus lhe deu, Abram nunca viveu em uma casa - ele vivia em uma tenda. Tendas são a casa de quem está só de passagem e não cria raízes permanentes.



Nós também somos a viver como moradores de tendas, como peregrinos nesta terra 1 Pedro 2:11. Devemos viver como pessoas que têm a sua morada permanente no céu, não na terra. Muitos cristãos querem construir mansões na terra e acho que eles ficariam felizes com tendas no céu.



Um peregrino é alguém que sai de casa e viaja para um destino específico. Um peregrino não é um vagabundo, um peregrino tem um objetivo. O objetivo da Abram (e nosso objetivo) era a cidade celestial de Deus Hebreus 11:8-10, Hebreus 14-16.



Abrão no Egito.



A Fé de Abrão é testado pela fome.



10 Ora, havia fome naquela terra; Abrão, pois, desceu ao Egito, para peregrinar ali, porquanto era grande a fome na terra.



Houve uma fome na terra : Abrão não estava errado por estar preocupado com a fome e alimentar sua família, mas Abrão estava errado em pensar que Deus não iria fornecer para suas necessidades no lugar onde Deus o chamou para viver. Afinal de contas, Deus chamou Abrão para Canaã, e não para o Egito.


Abraão desceu ao Egito : Quando somos testados, desta forma, que muitas vezes acreditamos que nossas ações são tudo certo, porque nenhum mal pode vir. Embora Deus abençoasse e protegesse Abrão ainda no Egito, ele voltou para casa com excesso de bagagem e uma repreensão de um rei pagão.



O dano mostra especialmente até mais tarde, quando uma escrava chamada Hagar - a quem Sara recebeu quando no Egito - é uma fonte de grande dificuldade a esta família.



 Pressentindo o perigo potencial no Egito,
Abrão convence Sarai para mentir em seu nome.



11 Quando ele estava prestes a entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista;

12 e acontecerá que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é mulher dele. E me matarão a mim, mas a ti te guardarão em vida.

13 Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma em atenção a ti.


Eu sei que você é uma mulher bonita de rosto : Estamos primeiro ocorreu às preocupações de Abrão sobre atratividade de seus 60-year-old da esposa para os egípcios.Isso mostra Sarai não era apenas uma mulher de especial beleza, mas também que nem todos as culturas adoram a aparência jovem e o caminho quea cultura moderna faz.



A longa vida de Abrão e Sarai também explica a sua beleza. Desde Abrão viveu até os 175 e Sarai 127, esta foi apenas a idade média para ela, talvez correspondendo ao que nós pensamos como seus trinta anos, na época.


Por favor, diga que você é minha irmã : Esta foi, de facto, uma meia - verdade. Sarai era meia - irmã de Abrão, Gênesis 20 : 12. No entanto, uma meia - verdade é uma mentira inteira. A Intenção de Abrão aqui foi claramente para enganar, e ele confiava em seu engano para protegê - lo, em vez de confiar no Senhor .



Se você quer fazer algo errado, você pode encontrar algumas boas razões para fazê-lo. Se você não pode pensar por si mesmo as razões, o diabo está feliz em sugeri - las.



Idealmente Abrão diria: "Deus me prometeu filhos, e eu não os tenho ainda, Portanto, eu sei que sou "indestrutível" até que a promessa de Deus cumprida, porque as promessas de Deus são sempre verdadeiras"



 Sarai é levado para a casa de Faraó.



14 E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios que a mulher era mui formosa.

15 Até os príncipes de Faraó a viram e gabaram-na diante dele; e foi levada a mulher para a casa de Faraó.



 A mulher foi levada para a casa de Faraó : Entendendo o lugar Abrão e Sarai tem no plano redentor de Deus, percebemos o quão sério foi isto. Deus não queria o ventre de Sara contaminado por um rei gentio, porque o Messias viria de sua linha de descendentes.



  Abrão deixa o Egito depois de ser repreendido por um rei pagão.



16 E ele tratou bem a Abrão por causa dela; e este veio a ter ovelhas, bois e jumentos, servos e servas, jumentas e camelos.

17 Feriu, porém, o Senhor a Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.

18 Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? por que não me disseste que ela era tua mulher?

19 Por que disseste: E minha irmã? de maneira que a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.

20 E Faraó deu ordens aos seus guardas a respeito dele, os quais o despediram a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.



 Ele tratou bem a Abrão por causa dela : Deus abençoou Abrão, mesmo quando ele não fez o que devia. Deus continuou a proteger Abrão, mesmo quando Abrão agiu como um mentiroso. Deus não retirou de volta a Sua promessa a Abrão, porque a promessa depende de Deus, e não em Abrão.



Que é isto que me fizeste? Infelizmente, um rei pagão teve que repreender Abrão. O rei mostra a Abrão que se ele confiava em Deus e contasse a verdade, tudo teria sido muito melhor.



Mas Deus está no negócio de tornar Abrão em um homem de grande fé, e isso requer circunstâncias em que Abrão deve confiar em Deus. "A fé não é um cogumelo que cresce durante a noite em solo úmido. É uma árvore de carvalho que cresce durante mil anos sob o sopro do vento e da chuva" (Barnhouse)




Fontes do Estudo Bíblico : O código da Bíblia.com
Fontes do Estudo Bíblico.





  A Fantástica Jornada de Abraão .




 
  By you tube.




 By you tube. 






Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!



 By google.










0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...