Gênesis Capítulo XI
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1 Ora, toda a terra tinha uma só língua e um só idioma.
2 E deslocando-se os homens para o oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e ali habitaram.
3 Disseram uns aos outros: Eia pois, façamos tijolos, e queimemo-los bem. Os tijolos lhes serviram de pedras e o betume de argamassa.
4 Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5 Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6 e disse: Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7 Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro.
8 Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra, e dali o Senhor os espalhou sobre a face de toda a terra.
10 Estas são as gerações de Sem. Tinha ele cem anos, quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio.
11 E viveu Sem, depois que gerou a Arfaxade, quinhentos anos; e gerou filhos e filhas.
12 Arfaxade viveu trinta e cinco anos, e gerou a Selá.
13 Viveu Arfaxade, depois que gerou a Selá, quatrocentos e três anos; e gerou filhos e filhas.
14 Selá viveu trinta anos, e gerou a Eber.
15 Viveu Selá, depois que gerou a Eber, quatrocentos e três anos; e gerou filhos e filhas.
16 Eber viveu trinta e quatro anos, e gerou a Pelegue.
17 Viveu Eber, depois que gerou a Pelegue, quatrocentos e trinta anos; e gerou filhos e filhas.
18 Pelegue viveu trinta anos, e gerou a Reú.
19 Viveu Pelegue, depois que gerou a Reú, duzentos e nove anos; e gerou filhos e filhas.
20 Reú viveu trinta e dois anos, e gerou a Serugue.
21 Viveu Reú, depois que gerou a Serugue, duzentos e sete anos; e gerou filhos e filhas.
22 Serugue viveu trinta anos, e gerou a Naor.
23 Viveu Serugue, depois que gerou a Naor, duzentos anos; e gerou filhos e filhas.
24 Naor viveu vinte e nove anos, e gerou a Tera.
25 Viveu Naor, depois que gerou a Tera, cento e dezenove anos; e gerou filhos e filhas.
26 Tera viveu setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor e a Harã.
27 Estas são as gerações de Tera: Tera gerou a Abrão, a Naor e a Harã; e Harã gerou a Ló.
28 Harã morreu antes de seu pai Tera, na terra do seu nascimento, em Ur dos Caldeus.
29 Abrão e Naor tomaram mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher do Naor era Milca, filha de Harã, que foi pai de Milca e de Iscá.
30 Sarai era estéril; não tinha filhos.
31 Tomou Tera a Abrão seu filho, e a Ló filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos Caldeus, a fim de ir para a terra de Canaã; e vieram até Harã, e ali habitaram.
32 Foram os dias de Tera duzentos e cinco anos; e morreu Tera em Harã.
A construção das cidades.
Cerca de um século após o dilúvio os descendentes de Noé tinham a mesma pronunciação e o mesmo vocabulário.
Atendendo aos sinistros planos de satanás, todos os que renegaram de Deus não aceitaram viver ao lado dos que permaneceram leais ao Criador. Por isso os maus se separaram dos bons.
Partiram para o ocidente, instalaram-se em uma planície entre os rios Tigre e Eufrates e decidiram construir uma cidade.
Esta era uma região bem regada e fértil.
A pá dos arqueólogos revela que essa terra esteve densamente povoada nos tempos históricos mais remotos.
As escavações também demonstraram que a população mais antiga da baixa Mesopotâmia possuía uma cultura elevada.
Escrevendo para os hebreus de Egito, país de majestosos monumentos e edifícios públicos de pedra, Moisés explica que nesta região se usou tijolos, devido à falta de pedras e abundancia de argilas.
Esta região que mais tarde se tornaria a Mesopotâmia, sempre foi uma terra de construções de tijolos, como tem provado a arqueologia.
A palavra hebréia traduzida aqui "asfalto" tem exatamente esse significado, ou o de betume.
Nesta região o que mais tem é petróleo e seus derivados, e existiam muitos poços de asfalto na proximidade da Babilônia.
Tendo descoberto que o asfalto é durável, os primitivos construtores babilônios o usaram na construção de edifícios.
O asfalto cola tão bem os tijolos, que é quase impossível separá-los das ruínas antigas em cuja construção se usou asfalto.
Com esta descoberta, havia sido dado então o primeiro passo para a contrução de uma torre que teria a pretenção de chegar até o céu.
Este detalhe, como muitos outros, comprova a exatidão histórica e geográfica da narração do Gênesis.
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A Torre de Babel
O plano original de Deus era que os homens se espalhassem pela superfície da terra e a cultivassem (cap. 1: 28).
Satanás começa aqui a traçar um plano de edificação de uma cidade, justamente o oposto do plano de Deus. Esta cidade foi conhecida mais tarde como Babilônia.
Nesta cidade eles começaram a construir uma grande Torre, que seria um templo religioso e um lugar de adoração a satanás.
A intenção era que ali fosse o centro da política e da união religiosa. (Estes templos torres são chamados de "ziggurats" pelos arqueólogos e foram freqüentemente construídos nas épocas antigas.
No vale entre os rios Tigre e Eufrates têm sido encontradas diversas ruínas de torres de tijolos construídas milhares de anos atrás semelhantes à torre de Babel.
A concentração dos seres humanos sempre fomentou a ociosidade, imoralidade e outros vícios.
As cidades sempre foram focos de delinqüência, pois em tais ambientes Satanás encontra menos resistência a seus ataques que nas comunidades menores onde as pessoas vivem em estreito contato com a natureza.
Assim seria a cidade da Babilônia pós Babel, com um Ziggurat ao centro.
Os homens quiseram edificar uma cidade com a esperança de encontrar nela a segurança mediante a obra de suas próprias mãos.
Uma torre alta lhes daria proteção, devido ao medo de que seus maus caminhos atraíssem de novo uma catástrofe.
Esqueceram que a verdadeira segurança vem só de confiar em Deus e obedecer-lhe.
Deus notou o progresso dos homens e a intenção de satanás, então desceu para pesquisar seus planos ímpios e para derrotá-los.
O plano original de Deus era que os homens se espalhassem pela superfície da terra e a cultivassem (cap. 1: 28).
Satanás começa aqui a traçar um plano de edificação de uma cidade, justamente o oposto do plano de Deus. Esta cidade foi conhecida mais tarde como Babilônia.
Nesta cidade eles começaram a construir uma grande Torre, que seria um templo religioso e um lugar de adoração a satanás.
A intenção era que ali fosse o centro da política e da união religiosa. (Estes templos torres são chamados de "ziggurats" pelos arqueólogos e foram freqüentemente construídos nas épocas antigas.
No vale entre os rios Tigre e Eufrates têm sido encontradas diversas ruínas de torres de tijolos construídas milhares de anos atrás semelhantes à torre de Babel.
A concentração dos seres humanos sempre fomentou a ociosidade, imoralidade e outros vícios.
As cidades sempre foram focos de delinqüência, pois em tais ambientes Satanás encontra menos resistência a seus ataques que nas comunidades menores onde as pessoas vivem em estreito contato com a natureza.
Assim seria a cidade da Babilônia pós Babel, com um Ziggurat ao centro.
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Os homens quiseram edificar uma cidade com a esperança de encontrar nela a segurança mediante a obra de suas próprias mãos.
Uma torre alta lhes daria proteção, devido ao medo de que seus maus caminhos atraíssem de novo uma catástrofe.
Esqueceram que a verdadeira segurança vem só de confiar em Deus e obedecer-lhe.
Deus notou o progresso dos homens e a intenção de satanás, então desceu para pesquisar seus planos ímpios e para derrotá-los.
O SENHOR disse:
_ Essa gente é um povo único, e todos falam uma só língua e isso facilitará seu progresso. O que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo serão capazes de fazer o que quiserem.
Este era o primeiro passo de um plano maligno do inimigo para reger o mundo.
Isto exigia uma ação pronta e decisiva para advertir aos homens do desagrado de Deus e para frustrar seus projetos ímpios.
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A confusão
O uso do plural "desçamos" indica a participação da trindade divina.
O
SENHOR não podia permitir que essa rebelião contra Ele proliferasse
dessa forma, e então introduziu uma barreira, que se provou muito eficaz
para freiar o progresso da humanidade: ele confundiu a linguagem de
cada um, de forma que não podiam se entender entre si.
Isto
foi realizado com eficácia fazendo com que diferentes famílias falassem
diferentes idiomas, e desta forma se espalhassem pela terra.
A
incapacidade de entender o um o idioma do outro os levou a
desconfianças e divisões e os que podiam entender-se entre si formaram
pequenas comunidades.
Quantas vezes na história, Deus
interceptou os homens que queriam organizar o mundo através de um
governo central (Napoleão e Hitler são exemplos disto).
Mesmo hoje, a variedade de idiomas impede os ditadores de alcançarem o controle do mundo.
Ainda hoje vemos esse conceito de dominação e unificação do mundo em nossa cultura. O cinema, por exemplo, retrata constantemente, os vilões sonhando em dominar o mundo.
Más no final dos tempos o anti cristo se aproximará deste propósito.
A
humanidade agora está novamente se reunindo em torno de um idioma; o
inglês, de uma moeda; o dolar, o euro, propulsionada pela ciência e a
cibernética, sem dúvida outro sinal de que o fim desta era está próximo.
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A Genealogia de Abraão
Moisés agora se ocupa em relatar a linhagem de Sem, cuja apresentação foi interrompida pelo relato da confusão das línguas.
Esta é uma continuação da lista do povo elegido de Deus que começou em Adão e parou em Noé. Moisés apresenta agora a genealogia da linhagem patriarcal desde Sem até Abraão.
Apesar de ser uma leitura monótona, esta genealogia é importante para mostrar que as profecias divinas são verdadeiras.
Sem ela nós não teríamos como provar que Cristo é descendente de Sem como vemos, Lucas 3:34-38. Ao que saibamos, nenhuma outra pessoa do mundo é capaz de apurar sua genealogia tão longe na antigüidade.
Note que o tempo de vida começou a encurtar após depois do dilúvio, baixando de 950 (Noé), para 175 (Abrão).
Quando chegarmos a Moisés veremos que em seu tempo ele considerava que a idade máxima era 100 anos (ele viveu 120).
Abrão significa pai exaltado, o progenitor do povo especial de Deus; mais tarde foi alterado ligeiramente para Abraão, que significa pai de multidão.
Segundo cálculos feitos, ele nasceu no ano 1.996 a.C., o que coloca a criação no ano 4.004 a.C.;
Nada se diz sobre a fidelidade a Deus das pessoas mencionadas nesta passagem, mas lemos em Juizes 24:2 que Terá adorava outros deuses.
A partir desta passagem Deus deixa de lado a humanidade em geral (os gentios), e através de Abrão Ele milagrosamente cria e educa um povo a fim de mostrar os padrões de conduta perfeitos que Ele requer do Homem: ninguém porém consegue atingi-los salvo o Seu Filho, que Ele depois enviou ao mundo para redimi-lo.
Aqui começa a história de Abraão, figura histórica que aparece muito tanto no velho, como no novo testamento.
Moisés narra a história da humanidade só até este momento. Daqui em diante, a palavra de Deus se refere quase exclusivamente à história de um só povo: o povo elegido de Deus. No resto do AT, só se comentará de outras nações, quando estas se envolverem com o povo de Deus.
Menciona-se aqui pela primeira vez Ló, devido ao papel que iria ter como colega de Abraão.
Abrão (como era chamado no começo), nasceu, cresceu foi educado e casou-se na cidade de Ur, da antiga Caldéia.
Ur era uma cidade importante na antigüidade, conforme escavações feitas por arqueólogos: a cidade florescia nos tempos de Abrão, tinha um comércio ativo com as regiões circundantes, e uma vasta biblioteca de livros feitos de cerâmica.
As ruínas de Ur se encontram mais ou menos entre Bagdá e o golfo Pérsico.
Escavações em Ur:
Quando Abraão viveu nela, a cidade possuía uma cultura excepcionalmente elevada. As casas estavam bem construídas e pelo geral tinham dois andares. A cidade tinha um sistema de esgoto eficaz, melhor do que o de algumas cidades atuais desse país.
O elevado nível cultural de Ur no tempo de Abraão demonstra que ele passou sua juventude numa cidade de refinada cultura, e sem dúvida era um homem bem educado.
Grande Zigurate de UR
Somos informados neste versículo da morte do pai de Ló, o que explica o motivo de ele estar com a família de Abraão.
V-30.
Abraão casa-se com Sarai que era estéril. Esta declaração antecipa a grande importância da esterilidade de Sarai na prova de fé de Abarão.
V-31.
Abraão deve ter atingido a maioridade numa cidade que era um dos centros mais altamente civilizados e progressistas daquele tempo.
Terá pai de Abraão saiu de Ur dos Caldeus com toda a sua família em direção à Canaã.
Porque Terá, tomou a decisão de mudar-se para um lugar tão distante de Ur? Aproximadamente 2.4000 quilômetros?
A mudança, poderia ter sido apenas uma questão de negócio, ou talvez tivesse alguma coisa a ver com a morte do filho mais velho. Fosse qual fosse à razão, o fato é que eles se mudaram.
Após caminhar mais de 1.000 km, fizeram uma parada na metade do caminho entre Ur e Canaã, no norte da Mesopotâmia (veja no mapa acima). Não se dá a razão para esta interrupção da viagem, mas pode ter sido ocasionada pela paisagem atraente da região, ou mais provavelmente pela idade avançada e a saúde debilitada de Terá.
Más o significado desta parada vamos discutir no capítulo 13.
Portal de entrada em Harã
Terá acampou com sua família neste lugar que mais tarde chamaram de Harã, uma homenagem a seu filho pai de Ló, que tinha morrido em Ur. E foi neste lugar que Terá morreu aos 250 anos.
Moisés agora se ocupa em relatar a linhagem de Sem, cuja apresentação foi interrompida pelo relato da confusão das línguas.
Esta é uma continuação da lista do povo elegido de Deus que começou em Adão e parou em Noé. Moisés apresenta agora a genealogia da linhagem patriarcal desde Sem até Abraão.
Apesar de ser uma leitura monótona, esta genealogia é importante para mostrar que as profecias divinas são verdadeiras.
Sem ela nós não teríamos como provar que Cristo é descendente de Sem como vemos, Lucas 3:34-38. Ao que saibamos, nenhuma outra pessoa do mundo é capaz de apurar sua genealogia tão longe na antigüidade.
Note que o tempo de vida começou a encurtar após depois do dilúvio, baixando de 950 (Noé), para 175 (Abrão).
Quando chegarmos a Moisés veremos que em seu tempo ele considerava que a idade máxima era 100 anos (ele viveu 120).
Abrão significa pai exaltado, o progenitor do povo especial de Deus; mais tarde foi alterado ligeiramente para Abraão, que significa pai de multidão.
Segundo cálculos feitos, ele nasceu no ano 1.996 a.C., o que coloca a criação no ano 4.004 a.C.;
Nada se diz sobre a fidelidade a Deus das pessoas mencionadas nesta passagem, mas lemos em Juizes 24:2 que Terá adorava outros deuses.
Abrão
porém era fiel, e Deus o escolheu e o tirou do meio idólatra em que se
encontrava - a sua fé, comprovada pela sua obediência, o salvou.
A partir desta passagem Deus deixa de lado a humanidade em geral (os gentios), e através de Abrão Ele milagrosamente cria e educa um povo a fim de mostrar os padrões de conduta perfeitos que Ele requer do Homem: ninguém porém consegue atingi-los salvo o Seu Filho, que Ele depois enviou ao mundo para redimi-lo.
A Jornada de Abraão - Fase I
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Aqui começa a história de Abraão, figura histórica que aparece muito tanto no velho, como no novo testamento.
Moisés narra a história da humanidade só até este momento. Daqui em diante, a palavra de Deus se refere quase exclusivamente à história de um só povo: o povo elegido de Deus. No resto do AT, só se comentará de outras nações, quando estas se envolverem com o povo de Deus.
Menciona-se aqui pela primeira vez Ló, devido ao papel que iria ter como colega de Abraão.
Abrão (como era chamado no começo), nasceu, cresceu foi educado e casou-se na cidade de Ur, da antiga Caldéia.
Ur era uma cidade importante na antigüidade, conforme escavações feitas por arqueólogos: a cidade florescia nos tempos de Abrão, tinha um comércio ativo com as regiões circundantes, e uma vasta biblioteca de livros feitos de cerâmica.
As ruínas de Ur se encontram mais ou menos entre Bagdá e o golfo Pérsico.
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Escavações em Ur:
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Quando Abraão viveu nela, a cidade possuía uma cultura excepcionalmente elevada. As casas estavam bem construídas e pelo geral tinham dois andares. A cidade tinha um sistema de esgoto eficaz, melhor do que o de algumas cidades atuais desse país.
O elevado nível cultural de Ur no tempo de Abraão demonstra que ele passou sua juventude numa cidade de refinada cultura, e sem dúvida era um homem bem educado.
Também Abraão deve ter estado familiarizado com a vida religiosa de Ur, que era politeísta como o demonstram as escavações.
Grande Zigurate de UR
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Somos informados neste versículo da morte do pai de Ló, o que explica o motivo de ele estar com a família de Abraão.
V-30.
Abraão casa-se com Sarai que era estéril. Esta declaração antecipa a grande importância da esterilidade de Sarai na prova de fé de Abarão.
V-31.
Abraão deve ter atingido a maioridade numa cidade que era um dos centros mais altamente civilizados e progressistas daquele tempo.
Terá pai de Abraão saiu de Ur dos Caldeus com toda a sua família em direção à Canaã.
Porque Terá, tomou a decisão de mudar-se para um lugar tão distante de Ur? Aproximadamente 2.4000 quilômetros?
A mudança, poderia ter sido apenas uma questão de negócio, ou talvez tivesse alguma coisa a ver com a morte do filho mais velho. Fosse qual fosse à razão, o fato é que eles se mudaram.
Após caminhar mais de 1.000 km, fizeram uma parada na metade do caminho entre Ur e Canaã, no norte da Mesopotâmia (veja no mapa acima). Não se dá a razão para esta interrupção da viagem, mas pode ter sido ocasionada pela paisagem atraente da região, ou mais provavelmente pela idade avançada e a saúde debilitada de Terá.
Más o significado desta parada vamos discutir no capítulo 13.
Os
vales do Balik e do Quebar contêm férteis campos de pastoreio. É
possível que toda a região estivesse muito pouco povoada e parecia
oferecer mais possibilidades de aumentar a riqueza da família do que em
Canaã.
Portal de entrada em Harã
Terá acampou com sua família neste lugar que mais tarde chamaram de Harã, uma homenagem a seu filho pai de Ló, que tinha morrido em Ur. E foi neste lugar que Terá morreu aos 250 anos.
Gênesis 11 - A humanidade depois do dilúvio, a Torre de Babel
A torre de Babel.
Uma torre na terra de Sinar .
1 Ora, toda a terra tinha uma só língua e um só idioma.
2 E deslocando-se os homens para o oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e ali habitaram.
3 Disseram uns aos outros: Eia pois, façamos tijolos, e queimemo-los bem. Os tijolos lhes serviram de pedras e o betume de argamassa.
4 Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
Ora, toda a terra tinha uma linguagem e um discurso : Se aceitarmos o ensinamento bíblico de que a humanidade tem uma origem comum em Adão, então isso simplesmente faz sentido, que
houve um tempo em que a humanidade falava uma língua em vez das centenas como na Terra hoje ...
A terra de Sinar : Sinar era um termo usado também da Babilônia, Gênesis 10:10. Os descendentes multiplicados da arca se uniram para construir uma grande cidade e uma torre, em rebelião contra a ordem de Deus para espalhar-se sobre a terra, Gênesis 9:1.
A terra de Sinar : Sinar era um termo usado também da Babilônia, Gênesis 10:10. Os descendentes multiplicados da arca se uniram para construir uma grande cidade e uma torre, em rebelião contra a ordem de Deus para espalhar-se sobre a terra, Gênesis 9:1.
"Vamos fazer tijolos e cozê - los bem" ... eles tinham asfalto para argamassa : Usando tijolos cozidos e asfalto para argamassa, os homens construíram uma torre que era ao mesmo tempo forte e à prova d'água, assim como Noé usou o mesmo material na impermeabilização da arca, Gênesis 6:14. Mais tarde, a mãe de Moisés usou o mesmo material na impermeabilização da cesta de Moisés, Êxodo 2:3.
"A arqueologia revelou que este tipo de construção de tijolo e asfalto de forno era comum na antiga Babilônia."
Vinde, edifiquemos nós uma cidade : O coração e os materiais relevantes para a torre de Babel mostram que não era só desobedientes à ordem de Deus para encher a terra (Gênesis 9:1), mas também mostra que o homem não se fez crente na promessa de Deus de nunca mais inundar a terra.
Uma torre à prova d'água foi feita para "proteger" o homem contra um dilúvio futuro.
Esta foi uma forte declaração de auto rejeição contra Deus ... Quando eles disseram edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume está nos céus , eles queriam dizer exatamente isso ...
Uma torre cujo cume está nos céus : O topo da torre era para ser nos céus ... É duvidoso crer que eles pensaram que poderiam construir uma torre para o céu. É mais provável que eles construíram a torre como um ponto de observação dos céus, foi construído um centroastrológico e as práticas ocultas têm uma história de volta para Babel "para os céus.". A astrologia e suas práticas ocultas,
têm uma história voltada para Babel.
Se eles realmente queriam construir uma torre para alcançar o céu, é improvável que eles começariam na planície de Sinar, que é cerca do nível do mar. O senso comum diz que teria início em uma das montanhas próximas.
Esta torre era real. O grego antigo historiador Heródoto disse que a torre de Babel ainda estava em seus dia e ele a tinha visto.
Se eles realmente queriam construir uma torre para alcançar o céu, é improvável que eles começariam na planície de Sinar, que é cerca do nível do mar. O senso comum diz que teria início em uma das montanhas próximas.
Esta torre era real. O grego antigo historiador Heródoto disse que a torre de Babel ainda estava em seus dia e ele a tinha visto.
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Deus dispersa por toda a terra.
6 e disse: Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7 Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro.
8 Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra, e dali o Senhor os espalhou sobre a face de toda a terra.
O Senhor desceu para ver a cidade e a torre : o caráter pessoal da língua indica que este talvez tenha sido um momento em que Deus desceu na forma de homem, na Pessoa de Jesus Cristo.
Desçamos : Esta é mais uma referência sutil à TriUnidade.
Nada que se propõem a fazer será negada a eles : O potencial do homem caído é terrível e poderosa. Quando pensamos nas realizações terríveis para o mal dos homens no 20 º século,
a grande capacidade dos homens e das nações é uma consideração dolorosa.
Assim o Senhor os espalhou : a separação forçada dos homens de Babel era mais a Misericórdia
de Deus do que o Seu julgamento. Deus, dividindo o homem tanto linguisticamente quanto geograficamente, para colocar um controlo sobre o poder de sua natureza caída ...
O Senhor confundiu a língua de toda a terra : A divisão das línguas é um assunto fascinante. Linguistas modernos reconhecem que o homem não inventou a linguagem, mais do que o homem inventou o seu próprio sistema circulatório ou nervoso. A maioria dos linguistas modernos acreditam que a linguagem é tão única que a única maneira que eles podem explicar parte de Deus é dizer que ele foi parte de um único processo evolutivo.
i. A língua não pode ser o produto do homem unir sons sozinho. Por exemplo, há muitos sons humanos universais que não fazem parte de qualquer língua humana. Se o homem inventou a língua por conta própria, não faria sentido para alguma linguagem de usar esse som ...
A linguagem é tão complexo, porque as línguas existem sistemas como um todo, não como peças pequenas juntas. A maioria dos linguistas modernos acreditam que todas as línguas vêm de uma única língua original ...
De lá, o Senhor os espalhou sobre a face de toda a terra : Pense como era para uma família a deixar a área de Babel e sair por conta própria. Eles devem procurar um lugar adequado para viver, e uma vez que eles o encontraram, elas devem existir pela caça e coleta, vivem em habitações rudimentares ou cavernas, até que pudessem se sustentar pela agricultura e aproveitando os recursos naturais. Famílias que se multiplicam rapidamente, desenvolver a sua própria cultura e suas características biológicas e físicas distintas influenciadas pelo ambiente. Na pequena população, características genéticas mudam muito rapidamente, e que a população do grupo se tornaram maiores, as alterações estabilizadas e tornaram - se mais ou menos permanentes.
Todo o relato do que aconteceu em Babel com seu ditador anti - Deus, a sua rebelião organizada contra Deus, e sua desconfiança direta da promessa de Deus mostra que o homem não ficou melhor desde o dilúvio. Tempo, o progresso, o governo e a organização fizeram humanos melhores , mas não homens melhores ...
Agora Deus vai começar a fazer o homem melhor , e Ele vai começar como Ele sempre começa: com um homem que vai fazer a Sua vontade, mesmo se ele não fizer a Sua vontade perfeitamente ...
A linha de Adão através de Sem para Abrão.
De Sem para Tera, pai de Abrão.
10 Estas são as gerações de Sem. Tinha ele cem anos, quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio.
11 E viveu Sem, depois que gerou a Arfaxade, quinhentos anos; e gerou filhos e filhas.
12 Arfaxade viveu trinta e cinco anos, e gerou a Selá.
13 Viveu Arfaxade, depois que gerou a Selá, quatrocentos e três anos; e gerou filhos e filhas.
14 Selá viveu trinta anos, e gerou a Eber.
15 Viveu Selá, depois que gerou a Eber, quatrocentos e três anos; e gerou filhos e filhas.
16 Eber viveu trinta e quatro anos, e gerou a Pelegue.
17 Viveu Eber, depois que gerou a Pelegue, quatrocentos e trinta anos; e gerou filhos e filhas.
18 Pelegue viveu trinta anos, e gerou a Reú.
19 Viveu Pelegue, depois que gerou a Reú, duzentos e nove anos; e gerou filhos e filhas.
20 Reú viveu trinta e dois anos, e gerou a Serugue.
21 Viveu Reú, depois que gerou a Serugue, duzentos e sete anos; e gerou filhos e filhas.
22 Serugue viveu trinta anos, e gerou a Naor.
23 Viveu Serugue, depois que gerou a Naor, duzentos anos; e gerou filhos e filhas.
24 Naor viveu vinte e nove anos, e gerou a Tera.
25 Viveu Naor, depois que gerou a Tera, cento e dezenove anos; e gerou filhos e filhas.
A família de Terá em Ur dos caldeus.
26 Tera viveu setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor e a Harã.
27 Estas são as gerações de Tera: Tera gerou a Abrão, a Naor e a Harã; e Harã gerou a Ló.
28 Harã morreu antes de seu pai Tera, na terra do seu nascimento, em Ur dos Caldeus.
Agora Tera viveu setenta anos, e gerou a Abrão: Gênesis 11 : 26 é a primeira menção de Abrão . Abrão (mais tarde alterado para "Abraham") é mencionado 312 vezes em 272 versículos da Bíblia. Ele é sem dúvida o mais famoso homem do Antigo Testamento, e, certamente, um dos homens mais influentes da história.
O livro de Gênesis cobre mais de 2.000 anos e mais de 20 gerações. No entanto, ele gasta quase um terço de seu texto sobre a vida de um homem - Abrão.
Tera gerou a Abrão : Abrão é único na forma como ele é chamado o amigo de Deus, Tiago 2 : 23; Abraão, seu amigo para sempre 2 Crônicas 20 : 07; Abraão, meu amigo Isaías 41 : 8.
Todos nós sabemos a importância de ter amigos em posições altas. Abrão tinha um amigo no lugar mais alto! Quando Abraham Lincoln recebeu um pedido de perdão de um homem que desertou do exército. Quando lhe foi dito que o homem não tinha amigos, Lincoln disse:
- "Eu vou ser seu amigo", e ele o perdoou ...
Homens e mulheres na Bíblia são famosos por muitas coisas diferentes, mas Abrão é ótimo pora
sua fé . Moisés foi o grande legislador, Josué um grande general, um grande rei David, e Elias um grande profeta ... A maioria de nós sabe que nunca pode ser grande nas coisas, mas podemos ser grandes pessoas de fé ... Nós podemos ser amigos de Deus ...
14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. João 15 : 14 - 15.
Se você entrar em desespero em saber que você não tem a fé de Abrão, ter o conforto em saber que você tem o Deus de Abrão. Ele pode construir em vós a fé de Abraão, porque Ele a construiu no mesmo Abrão.
Você tem fé. Você compra um ingresso para um evento esportivo e apresenta - se, tendo fé no bilhete que é bom. Você voa em um avião, porque você tem fé em equipamentos da companhia aérea, a mecânica, e os pilotos. Você planeja um fim de semana com base na previsão do tempo. E você faz isso, mesmo que às vezes há escândalos de ingressos, por vezes,com os acontecem acidente, e às vezes o meteorologista também erra, mas você ainda tem fé. Deus pode acrescentar a fé que você
tem ...
29 Abrão e Naor tomaram mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher do Naor era Milca, filha de Harã, que foi pai de Milca e de Iscá.
30 Sarai era estéril; não tinha filhos.
Abrão e Naor tomaram mulheres : a mulher de Abrão Sari (seu nome significa "contenciosa") era estéril, incapaz de ter filhos.
A mulher de Abrão era Sarai ... que não tinha filhos : Porque o nome "Abrão" significa "Pai", certamente ficavam constantemente espantados naqueles reuniões com Abrão ao descobrir que ele não tinha filhos. Mas sua atual falta de herdeiros, vai jogar um papel importante no plano de
A família de Abrão e seu irmão Naor.
29 Abrão e Naor tomaram mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher do Naor era Milca, filha de Harã, que foi pai de Milca e de Iscá.
30 Sarai era estéril; não tinha filhos.
Abrão e Naor tomaram mulheres : a mulher de Abrão Sari (seu nome significa "contenciosa") era estéril, incapaz de ter filhos.
A mulher de Abrão era Sarai ... que não tinha filhos : Porque o nome "Abrão" significa "Pai", certamente ficavam constantemente espantados naqueles reuniões com Abrão ao descobrir que ele não tinha filhos. Mas sua atual falta de herdeiros, vai jogar um papel importante no plano de
redenção de Deus ...
31 Tomou Tera a Abrão seu filho, e a Ló filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos Caldeus, a fim de ir para a terra de Canaã; e vieram até Harã, e ali habitaram.
32 Foram os dias de Tera duzentos e cinco anos; e morreu Tera em Harã.
Eles saíram com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã : Então a história de Abrão começa em Ur dos caldeus (Babilônia). Josué 24:2 descreve Abrão antes de o Senhor o chamou. Ele era de uma família de adoradores de ídolos e foi, provavelmente, ele próprio um adorador de ídolos.
Abrão veio de uma família de adoradores de ídolos. Mais tarde, quando o neto de Abraão, Jacob voltou para parentes de Abrão, eles ainda estavam adorando ídolos ...
E eles vieram para Haran e habitaram ali : Atos 7 : 2 - 4 deixa claro o chamado de Gênesis 12 : 1 - 3 veio a Abrão quando ele ainda morava em Ur dos caldeus. Quando ele recebeu este chamado de Deus, ele foi apenas parcialmente obediente, porque ele levou seu pai Tera com ele para Haran, mesmo que o Senhor o chamou para ir de Ur por ele mesmo.
Morreu Terá em Harã : Às vezes a gente pode ganhar significado de nomes na Bíblia. O nome Tera significa "demora." O nome Haran significa "seca, estéril." Quando Abrão estava em obediência parcial, então atraso e esterilidade caracterizaram a sua vida. Quando demoramos em aproximar - nos de Deus também experimentamos esterilidade na nossa vida espiritual.
Fontes O código da Bíblia.com
A Fantástica Jornada de Abraão .
By google.
A família de Tera e suas viagens de Ur dos caldeus para Haran.
31 Tomou Tera a Abrão seu filho, e a Ló filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos Caldeus, a fim de ir para a terra de Canaã; e vieram até Harã, e ali habitaram.
32 Foram os dias de Tera duzentos e cinco anos; e morreu Tera em Harã.
Eles saíram com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã : Então a história de Abrão começa em Ur dos caldeus (Babilônia). Josué 24:2 descreve Abrão antes de o Senhor o chamou. Ele era de uma família de adoradores de ídolos e foi, provavelmente, ele próprio um adorador de ídolos.
Abrão veio de uma família de adoradores de ídolos. Mais tarde, quando o neto de Abraão, Jacob voltou para parentes de Abrão, eles ainda estavam adorando ídolos ...
E eles vieram para Haran e habitaram ali : Atos 7 : 2 - 4 deixa claro o chamado de Gênesis 12 : 1 - 3 veio a Abrão quando ele ainda morava em Ur dos caldeus. Quando ele recebeu este chamado de Deus, ele foi apenas parcialmente obediente, porque ele levou seu pai Tera com ele para Haran, mesmo que o Senhor o chamou para ir de Ur por ele mesmo.
Morreu Terá em Harã : Às vezes a gente pode ganhar significado de nomes na Bíblia. O nome Tera significa "demora." O nome Haran significa "seca, estéril." Quando Abrão estava em obediência parcial, então atraso e esterilidade caracterizaram a sua vida. Quando demoramos em aproximar - nos de Deus também experimentamos esterilidade na nossa vida espiritual.
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Fontes O código da Bíblia.com
A Fantástica Jornada de Abraão .
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