Gênesis Capítulo IV

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Gênesis IV





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01 - Gênesis Capítulo : 4




1 Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão.
 

2 Tornou a dar à luz a um filho - a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
 

3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,
 

5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
 

6 Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante?
 

7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.
 

8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim
se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.
 

9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?
 

10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra.
 

11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão.
 

12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
 

13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.
 

14 Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á.
 

15 O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse.
 

16 Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.
 

17 Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enoque.
 

18 A Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meüjael, e Meüjael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque.
 

19 Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila.
 

20 E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.
 

21 O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.
 

22 A Zila também nasceu um filho, Tubal-Caim, fabricante de todo instrumento cortante de cobre e de ferro; e a irmã de Tubal-Caim foi Naama.
 

23 Disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; escutai, mulheres de Lameque, as minhas palavras; pois matei um homem por me ferir, e um mancebo por me pisar.
 

24 Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes.
 

25 Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
 

26 A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor.






O primeiro dia fora do jardim

A primeira noite fora do protegido jardim foi horrível, o medo rondava cada segundo do casal. Gritos assustadores de animais ferozes pareciam anunciar que estavam cada vez mais próximos.

Começava então uma nova fase na vida de Adão e Eva. Não seria fácil a vida daqui para frente. Fazia já muito tempo que Deus não os visitava como era de costume todas as tardes e os pegava no colo confortando-os com seu infinito amor.

A sensação de solidão e medo agora, causada pela separação já era insuportável.
Foi em meio a este terrível quadro, que lembraram então da promessa divina do cap. 3: 15.
Nove meses se passaram e uma esperança se renovara em meio ao caos.

Eva estava agora com seu primogênito em seus braços, acariciando a esperança de que ele fosse o Libertador prometido, chamando-o de Caim (Qáyin), "adquirido".
Seu ávido anseio de um rápido cumprimento da promessa divina encontraria o mais amargo desengano.Não sabia que esse, seu primeiro filho, chegaria a ser o primeiro assassino do mundo.


Gênesis 4 - Caim e Abel



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O assassinato de Abel, por Caim.

O nascimento de Caim.


1 Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão.



Agora Adão conheceu Eva, sua mulher : Esta é a primeira menção específica do sexo na Bíblia. O termo " conhecia "ou" conheceu "é uma maneira educada de dizer que teve relações sexuais e o termo é usado muitas vezes na Bíblia, nesse sentido, Gênesis 4 : 17, Gênesis 4 : 25, Gênesis 38 : 26, Juízes 11:39 , 1 Samuel 1 : 19.


Há poder nesta forma de se referir ao sexo. Ele mostra os termos de altura, interpessoais em que a Bíblia vê a relação sexual. A maioria dos termos e frases que as pessoas usam para fazer sexo hoje ou são grosseiros ou violentos, mas a Bíblia vê o sexo como um meio de conhecer um ao outro em um relacionamento cometido. Sabia que indica um ato que contribui para o vínculo da unidade e para a edificação de uma carne, como um relacionamento.


Nós não temos nenhuma razão para acreditar que Adão e Eva não tiveram relações sexuais antes disso. Adão e Eva eram certamente capazes de relações sexuais antes da queda, porque não há nada de intrinsecamente impuro ou imundo em si mesmo sexo, apenas em seu uso indevido.



E deu à luz Caim, e disse: "Adquiri um homem do Senhor " : O nome de Caim , basicamente, significava, eu tenho - o ou Aqui está ele . É provável Eva pensou que Caim foi a semente que Deus prometeu, o libertador que viria de Eva Gênesis 3 : 15. Há um sentido em que Eva disse: 
"Eu tenho o homem do Senhor . "

Em circunstâncias normais, os pais querem que as coisas boas para seus filhos. Eles se perguntam se seus filhos estão destinado à grandeza. Adão e, especialmente, Eva, tinha essas expectativas para Caim, mas foi mais longe do que as esperanças dos pais normais e expectativas. Adão e Eva esperavam por Caim, para ser o Deus Messias prometido.


Eva pensou ela segurava nos braços o Messias, o Salvador do mundo todo, mas ela realmente segurou em seus braços um assassino.


Um homem do Senhor : Eva tinham fé para acreditar que o pequeno bebê que segurava se tornaria um homem. Nenhum bebê já havia nascido antes. É possível que Adão e Eva se perguntou se seus descendentes sairiam totalmente maduros, como eles.

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O nascimento de Abel e as ofertas de Caim e Abel.



2 Tornou a dar à luz a um filho - a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,

5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.



Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra :
A agricultura e domesticação de animais foram praticadas entre os primeiros seres humanos. Adão e seus descendentes não gastaram dezenas de milhares de anos vivendo como habitantes da caverna como caçadores e coletores.

Caim trouxe uma oferta do fruto da terra ao Senhor : Podemos supor que Caim trouxe sua oferta para a árvore da vida, porque querubins guardavam o caminho da árvore da vida Gênesis 3 : 24, e querubins estão sempre associado à morada ou lugar de reunião com Deus. Êxodo 25 : 10 - 22. Caim e todos os outros na Terra naquela época, provavelmente, encontrou-se com Deus para a árvore da vida, onde os querubins eram.

O Senhor para Abel e para a sua oferta, mas Ele não respeitou Caim e sua oferta : Abel trouxe uma oferta de sangue ( o primogênito de seu rebanho ) e Caim trouxe uma oferta de vegetação ( o fruto da terra ). Muitos supõem que esta era a diferença entre as suas ofertas, mas ofertas de cereais eram aceitáveis ​​diante de Deus (como visto em Levítico 2), embora não como expiação pelo pecado.


"A palavra de oferta, Minchá , é usado em seu sentido mais amplo, abrangendo qualquer tipo de homem presente pode trazer ... Nenhum dos dois sacrifícios é feito especificamente para o pecado. Nada nos pontos principais, aponta nessa direção. "


O escritor aos Hebreus explicou claramente por que a oferta de Abel foi aceita e a oferta de Caim foi rejeitada: Pela fé Abel ofereceu mais excelente sacrifício que Caim, Hebreus 11 : 04. A oferta de Caim foi o esforço da religião morta, enquanto a oferta de Abel foi feita pela fé, em um desejo de adorar a Deus em espírito e em verdade.


Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura :
Isso mostra a oferta de Abel foi especial. A gordura do animal foi valorizada como seu luxo, e estava a ser dado a Deus, quando o animal foi sacrificado, Levítico 3 : 16 - 17; Levítico 7 : 23 - 25. A queima de gordura em sacrifício diante de Deus é chamado de um aroma agradável ao Senhor. Levítico 17 : 06.


A oferta de Caim foi, sem dúvida, mais esteticamente agradável; Mas Deus estava mais preocupado com a fé no coração do que com a beleza artística.

Aqui, era um cordeiro para um homem. Mais tarde, na Páscoa, será um cordeiro para uma família. Então, no Dia da Expiação, que era um cordeiro para a nação. Finalmente, com Jesus, havia um Cordeiro que tirou o pecado de todo o mundo. João 1 : 29.

Respeitado ... não respeitaram : Nós não precisamos saber como pode que Abel tinha conhecimnto dos seus sacrifícios, se foram aceitos ou não aceitos. Aparentemente, houve alguma evidência externa tornando - se óbvio.


Há exemplos bíblicos de ter um sacrifício aceitável consumidos pelo fogo de Deus, Juízes 6 : 21; 1 Reis 18 : 38; 1 Crônicas 21 : 26, 2 Crônicas 7 : 1. Talvez um sacrifício aceitável, trouxe para os querubins para a árvore da vida, foi consumido pelo fogo do céu ou das espadas flamejantes dos querubins Gênesis 3 : 24.

Caim ficou muito irritado, e seu semblante : a ira de Caim foi, sem dúvida, enraizado no orgulho. Não podia suportar que seu irmão foi aceito diante de Deus e ele não estava ... É mesmo possível que isto era de conhecimento público, se Deus consumir o sacrifício com fogo indicando aceitação.

A epidemia de pecado rapidamente se tornou pior. Caim agora cometeu os pecados relativamente sofisticadas de orgulho espiritual e hipocrisia.

A advertência de Deus a Caim.



6 Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante?


7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.




Porque você está com raiva? E por que descaiu o teu semblante?
Deus lidou com Caim em termos de confronto amoroso em vez de afirmação automática. Deus deixou claro que Caim seria aceito se ele fizesse o bem.

É claro que Deus sabia as respostas para as perguntas que ele fez, mas ele queria saber Caim e para resistir ao apelo para a violência e raiva dentro.

Se você não fizer bem, o pecado jaz à porta : Deus advertiu Caim sobre o poder destrutivo do pecado. Caim poderia resistir ao pecado e encontrar bênção, ou ele poderia ceder ao pecado e ser devorado por ele ...


E o seu desejo será contra ti, mas você deve dominá - lo : Nós evitar

o pecado de reinar sobre nós, permitindo que Deus nos domine primeiro.

Sem Deus, como nosso mestre, nós seremos escravos do pecado.

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Caim assassina Abel.



8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim
se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.




Agora falou Caim com o seu irmão Abel : O sentido é que Caim planejado para pegar Abel de surpresa, embalando-o com uma conversa agradável. Isso mostra Caim cometeu premeditadamente o assassinato, e, portanto, claramente ignorou de que teria de prestar contas a Deus.



Levantou Caim contra o seu irmão Abel e matou - o : Nenhum ser humano jamais havia morrido ou sido abatidos antes, mas Caim viu como os animais eram mortos para o sacrifício. Ele extinguiu a vida de Abel, da mesma forma.


O curso descendente do pecado entre os jovens raça humana progrediu rapidamente. Agora, o redentor esperado foi encontrado para ser um assassino, e o segundo filho foi vítima de assassinato. O pecado não foi parado na raiz, a condição moral do homem deteriorou rapidamente. O pecado não pode ser contido.




Deus confronta Caim.

Deus questiona Caim.


9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?
Onde está Abel, teu irmão : Deus sabia a resposta a esta pergunta. Ele perguntou a Caim porque ele queria dar - lhe a oportunidade de confessar o seu pecado e começar a fazer o certo, depois de ter feito de errado.

Como fútil era para Caim para mentir para Deus! Foi uma loucura para ele acha que Deus não sabia onde estava Abel, ou que ele realmente pudesse esconder seu pecado de Deus.

Sou eu o guarda do meu irmão? Esta resposta de Caim é famosa. O fato da questão é que ele não foi o suposto para ser seu guarda do irmão , mas que era o assassino de seu irmão, e ele matou - o pela menor das razões. Abel não tinha ferido Caim de qualquer forma. A fúria assassina de Caim foi inspirada puramente por um ciúme espiritual.


Alerta para a maneira de Caim , que é a incredulidade, vazio religioso e líder para o ciúme, a perseguição daqueles que verdadeira e piedosamente servem a Deus, e o persegue com raiva assassina.

Não há maior maldição sobre a terra do que o vazio espiritual
, religião vazia, são aqueles que têm uma forma de piedade, mas negam o poder de Deus 2 Timóteo 3 : 5. Muitos têm medo do humanismo secular ou ateísmo, mas a religião morta envia mais pessoas para o inferno do que qualquer outra coisa.

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A maldição de Deus sobre Caim.

10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra.


11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão.


12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.



A voz do sangue do teu irmão clama a mim do chão : A idéia de sangue clamando a Deus a partir do solo é depois repetida na Bíblia. Números 35 : 29 - 34 descreve como que o sangue de assassinatos impunes contaminasse a terra.

O sangue de Abel falou, e falou do julgamento. O sangue de Jesus também fala, mas de coisas melhores, de graça e do pecado de ter sido julgado Hebreus 12 : 24.


Então agora maldito és tu desde a terra : A maldição sobre Caim foi que a maldição de Adão seria ampliado em relação a ele. Se trazendo comida da terra seria difícil para Adão Gênesis 3:17-18, seria impossível para Caim (que era um agricultor). Se Adão foram expulsos do Éden, Gênesis 3:24, Caim não teria lugar de descanso em toda a terra ( um fugitivo e vagabundo serás na terra ).



Caim reclama da severidade do juízo de Deus.


Caim reclama da severidade do juízo de Deus.

13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.
 

14 Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á.
 

15 O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse.


Meu castigo é maior do que posso suportar! Caim não se sentir mal com o seu pecado, mas apenas sobre a sua punição. Esta atitude não terminou com Cam; como ele, muitas pessoas se sentem só mal sobre a sua punição, não o seu pecado ...


"Uma das mais claras marcas do pecado é a nossa vontade quase inata para nos desculpar e reclamar se somos julgados de alguma forma."

"Uma das conseqüências do pecado é que ele faz a si mesmo em vez de pena pecador fazendo - o voltar - se para Deus. Um dos primeiros sinais de vida nova é que o indivíduo toma partido com Deus contra si mesmo, evitando o pecado".



Quem matar Caim será vingado sete vezes :
tão significativo como o juízo de Deus contra Caim foi, Deus não queria que Caim matasse por outros. Este é, possivelmente, porque a população da Terra era de um nível moral precariamente baixo, de qualquer maneira.


O Senhor estabeleceu um sinal em Caim :
Por isso, Deus colocou uma marca de identificação e proteção em Caim. Apesar da especulação de alguns, ninguém sabe ao certo o que era este sinal em Caim.



Caim e seus descendentes.

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Caim se afasta e se casa.


16 Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.
 

17 Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enoque.


E Caim conheceu sua mulher : Gênesis 5 : 04 diz que Adão teve vários filhos e filhas. Caim, obviamente, se casou com sua irmã ... Apesar de se casar com uma irmã era contra a lei de Deus 
de acordo com Levítico 18 : 09, Levítico 18 : 11, Levítico 20 : 17, Levítico 27 : 22 e Deuteronômio (que ainda proíbe o casamento com uma meia - irmã), isso foi muito antes de Deus entregar a lei a Moisés ao mundo.

Aqui, a necessidade exigia que os filhos de Adão casassem com suas filhas. E, neste ponto, o DNA genético da humanidade era puro o suficiente para permitir o casamento próximo, sem os danos da endogamia. Mas chegou um momento em que Deus decretou já não
ser possível o casamento entre parentes próximos, por causa dos perigo genéticos de endogamia.

Mesmo Abraão se casou com sua meia-irmã Sara, Gênesis 20 : 12. Deus não proíbe tais casamentos até o tempo de Moisés, como escrito em Levítico 18 : 09. Casar-se com um irmão ou irmã não era proibido até que Deus proibiu ...

E ele construiu uma cidade : Aqui vemos o início da indústria e da urbanização. A partir deste início, era fortemente centrada no homem ( e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho ), e não centrada em Deus. A queda da raça humana continuou e até aumentou ...
As gerações seguintes Caim.


18 A Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meüjael, e Meüjael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque.
 

19 Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila.
 

20 E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.
 

21 O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.
 

22 A Zila também nasceu um filho, Tubal-Caim, fabricante de todo instrumento cortante de cobre e de ferro; e a irmã de Tubal-Caim foi Naama.



Para Enoque nasceu Irade :
Gerações sucessivas sucedem rapidamente, e progressos em áreas como a fundação de uma cidade Gênesis 4 : 17, construção de casa ( o pai dos que habitam em tendas ), a música e as artes ( o pai de todos aqueles que jogam a harpa e flauta ) e metalurgia ( um instrutor de cada artesão em bronze e ferro ).

A idéia de que a humanidade realmente avançou muito rapidamente vai contra a maioria das teorias modernas, mas a arqueologia só pode avaliar, com base em que é preservada e, portanto, é um pouco especulativo.

Methishael gerou a Lameque : O nome de Lameque pode significar, conquistador . Ele foi o sétimo depois de Adão do lado de Caim. A arrogância de Lameque Gênesis 4 : 23 - 24 é um contraste com Enoque, que foi o sétimo depois de Adão na linha de Seth Judas 1 : 14.


Lameque tomou para si duas mulheres : Lameque foi o primeiro bígamo na história, indo contra o plano original de Deus para um homem e uma mulher a tornar-se uma só carne, Gênesis 2 : 24, Mateus 19 : 4 - 8. Os nomes de suas esposas e filha mostram a ênfase em seu coração: Ada significa "prazer, ornamento, ou beleza." Zillah significa "sombra", provavelmente referindo - se a uma cobertura de cabelo. O nome de sua filha era Naamá , o que significa, "beleza". cultura de Lameque estava comprometido com a beleza física e exterior.


A ostentação de Lameque.


23 Disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; escutai, mulheres de Lameque, as minhas palavras; pois matei um homem por me ferir, e um mancebo por me pisar.
 

24 Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes.


Eu matei um homem por me ferir : A maneira que Lameque se gabava do seu assassinato de outro, e a maneira como ele acreditava que ele poderia prometer um castigo maior do que Deus, mostra uma degeneração progressiva entre a humanidade ... A coisa rapidamente tornou-se pior com a raça humana, uma verdadeira descentralização.


Se Caim será vingado sete vezes, então Lameque setenta vezes sete : Isso tudo é uma representação do humanismo, uma perspectiva centrada no homem. A cidade era a cidade de Caim, o foco de Lameque foram suas belas esposas e sua própria força percebida. Mas para todos jactância de Lameque, nem ele nem os seus descendentes estão já ouviu falar de novo na Bíblia. Ele não deu em nada.

Seth nasceu para Adão e Eva.
25 Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
 

26 A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor.


E Adão conheceu a sua mulher, e ela deu à luz um filho : Adão e Eva tiveram muitos filhos que não foram designados especificamente no registro bíblico, mas Seth era digno de menção, porque ele "substituiu" Abel e foi o único a quem o promessa de um libertador da semente da mulher.
Gênesis 3 : 15 seria passado.


Em seguida, os homens começaram a invocar o nome do Senhor : Mesmo nos dias maus, o culto a Deus não era desconhecido. Alguns têm chamado Gênesis 4 : 26 "o primeiro reavivamento", porque foi a primeira indicação de um ressurgimento espiritual depois de um claro declínio ...



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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,



 Nosso Deus!!!


Fontes deste Estudo Bíblico.
Fontes: Código da Bíblia.com



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