Números Capítulo XX

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04 - Números Capítulo : 20


1 Os filhos de Israel, a congregação toda, chegaram ao deserto de Zim no primeiro mês, e o povo ficou em Cades. Ali morreu Miriã, e ali foi sepultada.

2 Ora, não havia água para a congregação; pelo que se ajuntaram contra Moisés e Arão.

3 E o povo contendeu com Moisés, dizendo: Oxalá tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o Senhor!

4 Por que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para que morramos aqui, nós e os nossos animais?


5 E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este mau lugar? lugar onde não há semente, nem figos, nem vides, nem romãs, nem mesmo água para beber.

6 Então Moisés e Arão se foram da presença da assembléia até a porta da tenda da revelação, e se lançaram com o rosto em terra; e a glória do Senhor lhes apareceu.

7 E o Senhor disse a Moisés:

8 Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha perante os seus olhos, que ela dê as suas águas. Assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.

9 Moisés, pois, tomou a vara de diante do Senhor, como este lhe ordenou.

10 Moisés e Arão reuniram a assembléia diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes! Porventura tiraremos água desta rocha para vós?

11 Então Moisés levantou a mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu água copiosamente, e a congregação bebeu, e os seus animais.

12 Pelo que o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não me crestes a mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes dei.

13 Estas são as águas de Meribá, porque ali os filhos de Israel contenderam com o Senhor, que neles se santificou.

14 De Cades, Moisés enviou mensageiros ao rei de Edom, dizendo: Assim diz teu irmão Israel: Tu sabes todo o trabalho que nos tem sobrevindo;

15 como nossos pais desceram ao Egito, e nós no Egito habitamos muito tempo; e como os egípcios nos maltrataram, a nós e a nossos pais;

16 e quando clamamos ao Senhor, ele ouviu a nossa voz, e mandou um anjo, e nos tirou do Egito; e eis que estamos em Cades, cidade na extremidade dos teus termos.

17 Deixa-nos, pois, passar pela tua terra; não passaremos pelos campos, nem pelas vinhas, nem beberemos a água dos poços; iremos pela estrada real, não nos desviando para a direita nem para a esquerda, até que tenhamos passado os teus termos.

18 Respondeu-lhe Edom: Não passaras por mim, para que eu não saia com a espada ao teu encontro.

19 Os filhos de Israel lhe replicaram: Subiremos pela estrada real; e se bebermos das tuas águas, eu e o meu gado, darei o preço delas; sob condição de eu nada mais fazer, deixa-me somente passar a pé.

20 Edom, porém, respondeu: Não passarás. E saiu-lhe ao encontro com muita gente e com mão forte.

 21 Assim recusou Edom deixar Israel passar pelos seus termos; pelo que Israel se desviou dele.

22 Então partiram de Cades; e os filhos de Israel, a congregação toda, chegaram ao monte Hor.23 E falou o Senhor a Moisés e a Arão no monte Hor, nos termos da terra de Edom, dizendo:

24 Arão será recolhido a seu povo, porque não entrará na terra que dei aos filhos de Israel, porquanto fostes rebeldes contra a minha palavra no tocante às águas de Meribá.

25 Toma a Arão e a Eleazar, seu filho, e faze-os subir ao monte Hor;

26 e despe a Arão as suas vestes, e as veste a Eleazar, seu filho, porque Arão será recolhido, e morrerá ali.

27 Fez, pois, Moisés como o Senhor lhe ordenara; e subiram ao monte Hor perante os olhos de toda a congregação.

28 Moisés despiu a Arão as vestes, e as vestiu a Eleazar, seu filho; e morreu Arão ali sobre o cume do monte; e Moisés e Eleazar desceram do monte.

29 Vendo, pois, toda a congregação que Arão era morto, chorou-o toda a casa de Israel por trinta dias.



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Números 20 - The Beginning of the End



Disputa entre os filhos de Israel.


1. (1) A morte de Miriam.


Então os filhos de Israel, a congregação toda, chegaram ao deserto de Zim no primeiro mês, e o povo ficou em Cades; e Miriam morreu e foi enterrada lá.


um. O povo ficou em Cades; e Miriam morreu e foi enterrado lá: Miriam morreu em Cades. Através dos anos de peregrinação no deserto, Israel voltou a Cades, o lugar onde eles rejeitaram a oferta de Deus (Números 13:26).


b. Miriam morreu e foi enterrado lá: a morte de Miriam era um ponto importante na jornada do Egito para Canaã. Ela foi a primeira de irmãos de Moisés para morrer no deserto, e sua morte foi uma importante demonstração do cumprimento do que Deus prometeu: Para que a geração que se recusou a entrar em Canaã iria morrer no deserto, ea nova geração entraria em vez (Números 14: 29-34).


eu. A morte de Miriam mostra-nos que não havia exceções especiais para a família de Moisés. Deus disse que somente Josué e Calebe sobreviveriam daquela geração (Números 14:30), e que incluiu, Miriam, Aaron, até mesmo o próprio Moisés. Este capítulo vai mostrar a fragilidade de cada um desses gigantes na conta do Êxodo.


ii. Muitas pessoas ainda se enganam em pensar que eles têm uma exceção especial de Deus, acreditando que eles são um caso especial, com o seu próprio arranjo especial com o Senhor. Se Moisés e seus irmãos tiveram nenhum acordo especial, não devemos ser tão arrogante pensar que temos o nosso próprio acordo com Deus.


c. Miriam morreu e foi enterrado lá: Miriam morreu um personagem complexo. Ela foi ótima por sua coragem em ajudar Moisés e seus pais (Êxodo 2: 4-8), e grande para seu Israel levando em louvor (Êxodo 15: 20-21). Mas ela também foi desonrado por sua rebelião contra Moisés (Números 12). Um incidente de rebelião deixou uma marca negra em toda a sua vida.




2. (2-6) Israel sustenta com Moisés e Arão, por causa da sede.



Ora, não havia água para a congregação; para que eles se reuniram contra Moisés e Arão. E as pessoas disputavam com Moisés e falou, dizendo: "Se ao menos tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o Senhor! Por que você fez subir a congregação do Senhor a este deserto, para que nós e os nossos animais devem morrer aqui? E por que você nos fez subir do Egito, para nos trazer a este lugar mal? Não é um lugar de grãos ou figos ou as videiras ou romãs; nem há qualquer água para beber. "Então Moisés e Arão se foram da presença da assembléia até a porta da tenda da congregação, e caíram sobre os seus rostos. E a glória do Senhor apareceu-lhes.


um. Não havia água para a congregação: A necessidade era real, mas a resposta de Israel foi preenchido com incredulidade e má atitude - que sempre andam juntos! Quando você encontrar uma atitude ruim, você também vai encontrar uma falta de confiança simples e segura em Deus.


b. Se ao menos tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o Senhor!
Sua alegação levá-los a declarações ultrajantes, palavras desprovidas de confiança em Deus. A geração mais velha de incredulidade estava quase morto, e agora a geração mais jovem começou a agir como a geração incrédula. Eles abertamente duvidou da promessa de Deus de que Ele iria levá-los para a terra da promessa.

c. Por que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para que nós e os nossos animais devem morrer aqui? As contendas levá-los a acusações ultrajantes. A nova geração acusa Moisés, assim como a geração de incredulidade fez!


d. Não é um lugar de grãos ou figos ou videiras ou romãs: as contendas levá-los a uma visão atrofiada. Claro que o deserto não era uma terra fecunda. Mas eles nunca iria fazê-lo para a terra dos ricos frutos, até que veio através do deserto confiando em Deus.

e. Moisés e Arão. . . caíram sobre seus rostos: Eles perceberam o quão sério isto era. Com esta atitude controversa, a nova geração seria tão descrente, como instrução em Deus como a velha geração foi, mas do mesmo modo morreriam no deserto.



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3. (7-8) a ordem de Deus a Moisés: Fornecer água para Israel.




Em seguida, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Toma a vara; você e seu irmão Aaron reunir a congregação. Falar à rocha perante os seus olhos, e ele vai produzir a sua água; assim, você deve trazer água para eles para fora da rocha, e dar de beber à congregação e aos seus animais. "


um. Toma a vara. . . Falar à rocha perante os seus olhos: Especificamente, Deus disse a Moisés para levar a vara, mas não usá-lo. Água seria assegurado se Moisés iria falar à rocha perante os seus olhos.

b. E vai produzir a sua água: De volta ao Monte Sinai, Deus disse a Moisés para bater na rocha e saiu água (Êxodo 17: 6). Mas agora ele era apenas para falar com o rock, ainda com a vara na mão. Esta vara era um símbolo de sua autoridade de Deus.



4. (9-11) Contenda de Moisés com o povo - e com o Senhor.



Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como Ele ordenou. E Moisés e Arão reuniram a assembléia diante da rocha; e ele disse-lhes: "Ouvi agora, rebeldes! Devemos levar água para você sair dessa rock "Então Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com a sua vara?; e saiu água copiosamente, ea congregação e os seus animais beberam.



um. Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como Ele ordenou-lhe: Moisés começou por fazer exatamente o que o Senhor lhe tinha dito para fazer: Toma a vara, e reunir o povo de Israel.


b. Ouvi agora, rebeldes! Devemos levar água para você desta rocha? Deus não ordenou-lhe para falar com a nação, e para falar de forma tão severa para a nação, mas Moisés fez.


eu. Moisés, depois de fazer o que Deus lhe disse para fazer, em seguida, fez algo que Deus não tinha lhe disse para fazer: Ele lecionou a nação.


ii. Pior, ele lecionou a nação com uma atitude de coração que ele não tinha mostrado antes - um dos raiva e desprezo para o povo de Deus, com um coração amargo. Antes, Moisés caiu sobre seu rosto diante de Deus quando o povo se rebelou (Números 16: 4). Em Meribá, quando as pessoas disputavam com Moisés, porque não havia água, Moisés clamou ao Senhor, e não contra o povo (Êxodo 15: 22-25). Quando as pessoas que precisam de ser confrontados com ousadia, Moisés fez isso; mas sem a ponta de raiva, desprezo e amargura que vemos aqui (como em Êxodo 17: 1-7). Há uma centena de explicações para a frustração de Moisés aqui (Salmo 106: 32-33 descreve como as pessoas provocou Moisés aqui), mas não uma única desculpa.


iii. Pior ainda, Moisés não só levou a rebelião do povo contra o Senhor também pessoalmente, ele também over-ampliado sua parceria com Deus: Devemos levar água para você desta rocha? Moisés falou como se ele e Deus iria fazer o trabalho, como se eles dividiram o trabalho de cinquenta por cento; como se Deus não poderia trazer água a menos que ele estava por perto para falar com o rock. Sua lapso no desprezo pelo povo levou-o para um lapso de orgulho sutil.


c. Então Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com a sua vara: Moisés desobedeceu a Deus diretamente, bater na rocha em vez de falar com ele.

eu. Não só ele golpeá-la, mas rematou por duas vezes. Quando ele bateu na rocha no início da viagem Exodus, ele só tinha de atacar uma vez, mas agora, com raiva e frustração, ele fez isso duas vezes.

d. Saiu muita água: No entanto, apesar lapso de Moisés em atitude pecaminosa e ação, Deus ainda fornecida abundantemente para as pessoas.

eu. Isso nos ensina que o amor de Deus para o Seu povo é tão grande, ele vai usar instrumentos muito imperfeitos, e que o fato de Deus usa alguém há nenhuma evidência - para si ou para o povo - que eles mesmos são realmente bem com Deus ou ministrar de acordo com O coração de Deus.


ii. Deus iria lidar com Moisés, mas o povo precisava de água - e por isso foi fornecida. Moisés poderia ter vindo embora pensando que ele fez bem, e as pessoas provavelmente pensou tão bem - porque o que Moisés fez parecia funcionar. Mas o que funciona não é a melhor medida do que é reto diante de Deus.


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5. (12-13) Repreensão e correção de Moisés .


Então o Senhor disse a Moisés ea Arão: "Porque você não acreditou em mim, para santificar-me aos olhos dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado." Esta foi a água de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o Senhor, e Ele foi santificado no meio deles.


um. Porque você não acreditou em mim: atitude e ação pecaminosa de Moisés estava enraizada na incredulidade. Ele realmente não acredito que Deus, quando o Senhor disse-lhe para falar com a rocha e não golpeá-la.

b. Para santificar-me aos olhos dos filhos de Israel: O que Moisés fez foi uma coisa profana. Ele fez Deus não procure diferente do que um homem irritado ou um dos deuses pagãos temperamentais. Ele não reflete o coração e caráter de Deus perante o povo.

c. Portanto, você não deve trazer esta congregação na terra: correção de Moisés de Deus era difícil; ele não levaria Israel para a Terra Prometida. Aquilo que ele sonhou e sentiu chamado a mesmo como uma criança nos palácios do Egito - para entregar o povo de Deus - não seria concluído. Outra pessoa iria terminar o trabalho.

eu. Esta é apenas doloroso, porque de coração fiel de Moisés; um homem infiel não é atormentada com a idéia de que ele não é possível concluir que Deus o havia chamado para.

ii. Poderíamos ter pensado, Israel poderia ter pensado, e Moisés poderia ter pensado que ele era isento do decreto que toda aquela geração que era de idade quando começou o êxodo pereceria no deserto - afinal, Moisés foi Moisés! Mas Moisés, grande como líder como ele era, ainda era homem sujeito à lei de Deus e Deus.

d. Você não deve trazer esta congregação na terra que lhes dei: Isto pode parecer um castigo excessivamente severo para Moisés. Parece que com apenas um deslize, ele agora tinha que morrer curto da Terra Prometida. Mas Moisés estava sendo julgado por uma norma mais rigorosa por causa de sua posição de liderança com a nação, e porque ele tinha uma relação singularmente estreita com Deus.

eu. É justo que os professores e líderes para ser julgado por um padrão mais estrito (Tiago 3: 1); embora seja injusto para segurar professores e líderes para um padrão perfeito. É verdade conduta das pessoas foi pior do que Moisés, mas é irrelevante.

ii. Pior de tudo, Moisés desfigurado uma bela imagem da obra redentora de Jesus através da rocha que forneceu água no deserto. O Novo Testamento deixa claro esta, rocha que dá vida cedência de água era uma imagem de Jesus (1 Coríntios 10: 4). Jesus, que está sendo golpeado uma vez, desde a vida para todos os que bebem dEle (Jo 07:37). Mas era desnecessário - e injustos - que Jesus seria atacou novamente, muito menos mais duas vezes, porque o Filho de Deus precisava apenas para sofrer uma vez (Hebreus 10: 10-12). Jesus pode agora vir a ser com palavras de fé (Romanos 10: 8-10), como Moisés deveria ter usado apenas palavras de fé para trazer a água que dá vida à nação de Israel. Moisés "arruinado" esta imagem da obra de Jesus Deus planejou.

e. E Ele foi santificado no meio deles: No final de tudo, Deus era visto como santo entre os filhos de Israel. Moisés não santificar a Deus neste incidente, mas Deus santificou a Si mesmo através da correcção de Moisés. Deus terá a Sua glória, Deus será santificado - mas será que vai vir através de nossa obediência ou nossa correção?


 
B. No caminho para a Terra Prometida - novamente.


1. (14-17) mensageiros ao rei de Edom.


Ora, Moisés enviou mensageiros desde Cades ao rei de Edom. "Assim diz teu irmão Israel: 'Você sabe todas as dificuldades que se abateu sobre nós, como nossos pais desceram ao Egito, e nós no Egito habitamos muito tempo, e os egípcios nós e nossos pais aflitos. Quando clamaram ao Senhor, ele ouviu a nossa voz e enviou o anjo e nos tirou do Egito; agora aqui estamos em Cades, cidade na borda de sua fronteira. Por favor, deixe-nos passar por seu país. Nós não vamos passar por campos ou vinhas, nem beberemos água dos poços; iremos pela Estrada do Rei; nós não nos desviando para a direita nem para a esquerda até que tenhamos atravessado o teu território. "


um. Moisés enviou mensageiros desde Cades ao rei de Edom: Israel estava agora em Cades, e eles queriam ir pela terra de Edom - levando-os mais perto da Terra Prometida do que nunca tinha sido antes, além de onde eles não conseguiram entrar porque da incredulidade. Esta foi a quinta etapa do Êxodo.

· Em primeiro lugar, do Egito ao Monte Sinai (Êxodo 12:31-18:27).

· Em segundo lugar, a permanência no Monte Sinai (Êxodo 19: 1 Números 10:10).


· Em terceiro lugar, a primeira abordagem para a Terra Prometida, começando no Monte Sinai, mas sendo anulado em Cades com a recusa de entrar na Terra Prometida na fé (Números 10:11-14:45).

· Em quarto lugar, os 38 anos de peregrinação no deserto até que a geração de incredulidade tinha morrido (Números 15: 1 a Números 20:13).

· Agora, quinto, a segunda e última aproximação à Terra Prometida (Números 20:14 a Josué 02:24).


b. Assim diz teu irmão Israel: A nação de Israel era irmão para a nação de Edom, porque o patriarca Israel (também conhecido como Jacob) era irmão de Esaú (também conhecido como Edom), como relatado em Gênesis 25: 19-34.

c. Por favor, deixe-nos passar por seu país: Todos Moisés pediu em nome de Israel foi a permissão para passar. Eles esperavam que nenhuma disposição dos edomitas, porque confiava em Deus para fornecer todas as suas necessidades.



2. (18-21) Os edomitas recusam passagem aos israelitas.


Então Edom lhe disse: "Você não deve passar através minha terra, que eu não saia contra você com a espada." Então os filhos de Israel lhe disse: "Vamos pela estrada, e se eu ou minha bebida gado alguma de sua água, então eu vou pagar por ele; deixe-me apenas atravessem a pé, nada mais. "Então ele disse:" Você não passará por eles. "Então Edom saiu contra eles, com muitos homens e com mão forte. Assim recusou Edom deixar Israel passar pelo seu território; por isso Israel se desviou dele.


um. Você não devem atravessar a minha terra, que eu não saia contra você com a espada: Esta foi uma recusa desnecessária. Ele teria custado Edom nada e foi um verdadeiro gesto de boa vontade. Mas os edomitas, talvez por suspeita ou medo, se recusou.


b. Então Israel se desviou dele: Esta recusa fez a viagem dos filhos de Israel muito mais desanimador e perigosos (Números 21: 4-5), mas não parece haver nenhum registro de Deus punir Edom por este pecado. Na verdade, Israel ainda era comandado para tratar o edomita como um irmão (Deuteronômio 23: 7). Deus mostrou aqui Israel como deixar o julgamento daqueles que machucá-lo até o Senhor, e como amar aqueles que agiram como inimigos contra você - mesmo se eles eram irmãos.



3. (22-29) A morte de Aaron.


Então os filhos de Israel, toda a congregação, partiram de Cades e chegaram ao monte Hor. E falou o SENHOR a Moisés ea Arão no monte Hor, na fronteira da terra de Edom, dizendo: "Arão será recolhido a seu povo, porque não entrará na terra que tenho dado aos filhos de Israel, porque você rebeldes contra a minha palavra, nas águas de Meribá. Toma a Arão ea Eleazar, seu filho, e faze-os subir ao monte Hor; e despe a Arão as suas vestes, e as vestiu a Eleazar, seu filho; para Arão será recolhido a seu povo e morrer ali. "Então Moisés fez como o Senhor ordenara, e subiram ao monte Hor perante os olhos de toda a congregação. Moisés despiu a Arão as suas vestes e as vestiu a Eleazar, seu filho; e morreu Arão ali sobre o cume da montanha. Então Moisés e Eleazar desceram do monte. Agora, quando toda a congregação que Arão era morto, toda a casa de Israel choraram a Arão trinta dias.


um. Então os filhos de Israel, toda a congregação, partiram de Cades e chegaram ao monte Hor: Aqui um marcador definido, indicando o fim dos 38 anos, Israel tinha sido "condenados" a no deserto. Números 33:38 nos diz Arão morreu no quadragésimo ano depois que os filhos de Israel haviam saído da terra do Egito.

eu. Há muito pouco registro do que aconteceu durante esses anos; eles são compactados em apenas cinco e meia capítulos, enquanto o único ano no Monte Sinai é dado quase 50 capítulos. Este foi demonstrar esses anos nada realizado, exceto a morte da geração de incredulidade. Estes foram apenas anos de sobrevivência no deserto, anos desperdiçados, à espera do "homem velho" para morrer.

ii. Durante esses 38 anos, houve muito movimento - mas nenhum progresso. A nossa caminhada com Deus pode ser da mesma maneira.

iii. "Porque Israel se rebelou, a sua vida foi executado a perder desde então, e só agora, depois de um tal lapso de tempo, e depois de tanto sofrimento, se Israel encontrar-se em condições de recomeçar a marcha que foi suspenso em Cades. Assim é com as igrejas que tenham atingido um certo ponto, depois se rebelou contra a voz de Deus. Sua história é executado para o lixo; eles existem, mas dificilmente viver; há de fato um movimento em si, mas não tem nenhum objetivo definido, leva a lugar nenhum; eles só acabam no mesmo lugar o tempo todo. Só depois de um longo período de tempo (se Deus tem misericórdia deles) eles se encontram mais uma vez em uma posição para começar de novo, e não com um passo mais à frente em todos esses anos. Mesmo assim é com indivíduos que não vão resolutamente em quando eles são chamados. Eles são gastos e desperdício em movimento e para trás, que não é progresso. Depois de muitos anos, talvez - talvez depois de uma vida inteira - de vagar em lugares secos, eles acham-se mais uma vez no ponto exato para onde tinham vindo antes, e não um passo mais perto "(Winterbotham em Pulpit Commentary).

c. Arão morreu no topo da montanha: A passagem de Aaron é um grande marco na história de Israel; ele foi o primeiro sumo sacerdote da nação - e, no entanto, não isentar do decreto que sua geração iria morrer no deserto.

eu. Moisés, que representava a lei, não poderia levá-los para a Terra Prometida. Miriam, que representa os profetas, não poderia levá-los para a Terra Prometida. Aaron, que representa os sacerdotes, não poderia levá-los para a Terra Prometida. Apenas Josué, isto é, JESUS, poderia levá-los para a terra da promessa de Deus.

d. Arão morreu no topo da montanha: Aaron morreu como um grande, mas complexa figura, mais ainda do que Miriam. Ele foi usado por Deus poderosamente, como Moisés parceiro (Êxodo 4: 27-31), para iniciar o sacerdócio (Levítico 8), e para pleitear com Moisés para o povo (Números 16-17). Ao mesmo tempo, ele foi fundamental para o episódio grotesco do bezerro de ouro (Êxodo 32) e em desafiar a autoridade de Moisés com sua irmã Miriam (Números 12).

eu. A vida de Aaron nos mostra, entre outras coisas, que o escritório é mais importante do que o próprio homem. Arão, o homem nem sempre foi digno de respeito, mas Arão, o sumo sacerdote sempre era digno de honra.

e. Moisés despiu a Arão as suas vestes e as vestiu a Eleazar, seu filho: Deus deu aviso especial sobre a morte de Arão, assim uma transição suave e gracioso poderia ser feita em passar para baixo a posição de sumo sacerdote para o mais antigo filho vivo de Arão, Eleazar.

eu. O homem morre, mas o sacerdócio - e do acesso e relacionamento com Deus que ele descreve - continua. Relação Ninguém está com Deus em Israel foi a depender de Aaron, mas sobre o sumo sacerdote - quem ele era. Deus garantiu que sempre haverá um alto sacerdote para nós para chegar a em Jesus (Hebreus 4: 14-16), e não precisamos depender de qualquer homem para a nossa relação com Deus.

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Do êxodo de Israel do Egito até a entrada em Canaã

Acompanhe pelo mapa um resumo de tudo o que aconteceu com o povo de Israel desde que sairam do Egito.

1. Ramessés: Israel foi tirada do Egito (Êx. 12; Núm. 33:5).

2. Sucote: Depois que os hebreus deixaram esse primeiro acampamento, o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, e de noite numa coluna de fogo (Êx. 13:20–22).

3. Pi-Hairote: Israel atravessou o Mar Vermelho (Êx. 14; Núm. 33:8).

4. Mara: O Senhor fez com que as águas de Mara se tornassem doces (Êx. 15:23–26).

5. Elim: Israel acampou ao lado de 12 fontes de água (Êx. 15:27).

6. Deserto de Sim: O Senhor enviou maná e codornizes para alimentar Israel (Êx. 16).

7. Refidim: Israel pelejou contra Amaleque (Êx. 17:8–16).

8. Monte Sinai: (Monte Horebe ou Jebel-Musa) O Senhor revelou os Dez Mandamentos (Êx. 19–20).

9. Deserto do Sinai: Israel construiu o tabernáculo (Êx. 25–30).

10. Acampamentos no Deserto: Setenta anciãos foram chamados para ajudar Moisés a governar o povo (Núm. 11:16–17).

11. Eziom-Geber: Israel atravessou as terras de Esaú e de Amom em paz (Deut. 2).

12. Cades-Barnéia: Moisés envia espiões para a terra prometida; Israel rebelou-se e foi impedido de entrar na terra; Cades serviu como o acampamento principal de Israel durante muitos anos (Núm. 13:1–3, 17–33; 14; 32:8; Deut. 2:14).

Foi o que estudamos até aqui.







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RUINAS DE BOSRA, DE UMA POVOAÇÃO SEGUNDO A ARQUEOLOGIA, POR VOLTA DE 2.700 A 2.900 ANOS (900 A 700 A.C)












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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!






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