Números Capítulo XV

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04 - Números Capítulo : 15


1 Depois disse o Senhor a Moisés:


2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando entrardes na terra da vossa habitação, que eu vos hei de dar,

3 e ao Senhor fizerdes, do gado eu do rebanho, oferta queimada, holocausto ou sacrifício, para cumprir um voto, ou como oferta voluntária, para fazer nas vossos festas fixas um cheiro suave ao Senhor,

4 Então aquele que fizer a sua oferta, fará ao Senhor uma oferta de cereais de um décimo de efa de flor de farinha, misturada com a quarta parte de um him de azeite;

5 e de vinho para a oferta de libação prepararás a quarta parte de um him para o holocausto, ou para o sacrifício, para cada cordeiro;

6 e para cada carneiro prepararás como oferta de cereais, dois décimos de efa de flor de farinha, misturada com a terça parte de um him de azeite;

7 e de vinho para a oferta de libação oferecerás a terça parte de um him em cheiro suave ao Senhor.

8 Também, quando preparares novilho para holocausto ou sacrifício, para cumprir um voto, ou um sacrifício de ofertas pacíficas ao Senhor,

9 com o novilho oferecerás uma oferta de cereais de três décimos de efa, de flor de farinha, misturada com a metade de um him de azeite;

10 e de vinho para a oferta de libação oferecerás a metade de um him como oferta queimada em cheiro suave ao Senhor.

11 Assim se fará com cada novilho, ou carneiro, ou com cada um dos cordeiros ou dos cabritos.

12 Segundo o número que oferecerdes, assim fareis com cada um deles.

13 Todo natural assim fará estas coisas, ao oferecer oferta queimada em cheiro suave ao Senhor.

14 Também se peregrinar convosco algum estrangeiro, ou quem quer que estiver entre vos nas vossas gerações, e ele oferecer uma oferta queimada de cheiro suave ao Senhor, como vós fizerdes, assim fará ele.

15 Quanto à assembléia, haverá um mesmo estatuto para vós e para o estrangeiro que peregrinar convosco, estatuto perpétuo nas vossas gerações; como vós, assim será o peregrino perante o Senhor.

16 Uma mesma lei e uma mesma ordenança haverá para vós e para o estrangeiro que peregrinar convosco.
17 Disse mais o Senhor a Moisés:

18 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Depois de terdes entrado na terra em que vos hei de introduzir,
19 será que, ao comerdes do pão da terra, oferecereis ao Senhor uma oferta alçada.

20 Das primícias da vossa massa oferecereis um bolo em oferta alçada; como a oferta alçada da eira, assim o oferecereis.

21 Das primícias das vossas massas dareis ao Senhor oferta alçada durante as vossas gerações.

22 Igualmente, quando vierdes a errar, e não observardes todos esses mandamentos, que o Senhor tem falado a Moisés,

23 sim, tudo quanto o Senhor vos tem ordenado por intermédio do Moisés, desde o dia em que o Senhor começou a dar os seus mandamentos, e daí em diante pelas vossas gerações,

24 será que, quando se fizer alguma coisa sem querer, e isso for encoberto aos olhos da congregação, toda a congregação oferecerá um novilho para holocausto em cheiro suave ao Senhor, juntamente com a oferta de cereais do mesmo e a sua oferta de libação, segundo a ordenança, e um bode como sacrifício pelo pecado.

25 E o sacerdote fará expiação por toda a congregação dos filhos de Israel, e eles serão perdoados; porquanto foi erro, e trouxeram a sua oferta, oferta queimada ao Senhor, e o seu sacrifício pelo pecado perante o Senhor, por causa do seu erro.

26 Será, pois, perdoada toda a congregação dos filhos de Israel, bem como o estrangeiro que peregrinar entre eles; porquanto sem querer errou o povo todo.

27 E, se uma só pessoa pecar sem querer, oferecerá uma cabra de um ano como sacrifício pelo pecado.

28 E o sacerdote fará perante o Senhor expiação pela alma que peca, quando pecar sem querer; e, feita a expiação por ela, será perdoada.

29 Haverá uma mesma lei para aquele que pecar sem querer, tanto para o natural entre os filhos de Israel, como para o estrangeiro que peregrinar entre eles.

30 Mas a pessoa que fizer alguma coisa temerariamente, quer seja natural, quer estrangeira, blasfema ao Senhor; tal pessoa será extirpada do meio do seu povo,

31 por haver desprezado a palavra do Senhor, e quebrado o seu mandamento; essa alma certamente será extirpada, e sobre ela recairá a sua iniqüidade.

32 Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.

33 E os que o acharam apanhando lenha trouxeram-no a Moisés e a Arão, e a toda a congregação.

34 E o meteram em prisão, porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.

35 Então disse o Senhor a Moisés: certamente será morto o homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.

36 Levaram-no, pois, para fora do arraial, e o apedrejaram, de modo que ele morreu; como o Senhor ordenara a Moisés.

37 Disse mais o Senhor a Moisés:

38 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes que façam para si franjas nas bordas das suas vestes, pelas suas gerações; e que ponham nas franjas das bordas um cordão azul.

39 Tê-lo-eis nas franjas, para que o vejais, e vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os observeis; e para que não vos deixeis arrastar à infidelidade pelo vosso coração ou pela vossa vista, como antes o fazíeis;

40 para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os observeis, e sejais santos para com o vosso Deus.

41 Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito para ser o vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus.





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Números 15 - várias leis e Provisões



Grãos, as ofertas de bebida, e de onda.


1. (1-5) O sacrifício de um cordeiro para ser acompanhado com o trigo e o vinho.

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: 'Quando você tiver entrado na terra você é a habitar, que eu estou dando a você, e você fizer uma oferta queimada ao o SENHOR, em holocausto ou sacrifício, para cumprir uma promessa ou como oferta voluntária ou nas suas solenidades, para fazer um aroma suave ao Senhor, do rebanho ou bando, então aquele que apresenta a sua oferta ao Senhor deve trazer uma oferta de cereais de um décimo de um efa de flor de farinha, misturada com a quarta parte de um him de azeite; e um quarto de um him de vinho como uma bebida oferecendo-lhe preparará o holocausto ou sacrifício, para cada cordeiro. '"

um. Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Israel estava em um de seus pontos mais baixos da história. Ele tinha acabado de rebeldia rejeitou a oferta de Deus para trazer a nação para a Terra Prometida. Deus lhes havia expedido para vagar pelo deserto por 38 anos, até que a geração incrédula haviam perecido no deserto, e uma nova geração de fé levaria a Terra Prometida. No entanto, imediatamente após essa rebelião ardor e o castigo do Senhor, Israel recebeu fichas preciosos da misericórdia, do cuidado de Deus, e ajudar a Israel.


b. E você fazer uma oferta queimada ao SENHOR, em holocausto ou sacrifício: Deus foi misericordioso para com Israel, na medida em que esta seção lida com sacrifício, sacrifício para cobrir o pecado e sacrifício como uma expressão de agradecimento. Israel, no seu ponto de fracasso, precisava ser lembrado de expiação sacrificial, ea necessidade de dar graças - mesmo no deserto.

eu. O grão com a libação de vinho destinado a acompanhar a falar sacrifício de sangue de ação de graças e alegria; nós realmente pode ter ação de graças e alegria no Senhor, mesmo se estamos sofrendo com o nosso próprio fracasso e da correção amorosa de Deus.
ii. Esta passagem também mostra como Deus ajudou Israel. Esta seção lê apenas como as passagens da lei Deus tinha tão pacientemente instruídos com Israel no Sinai; agora, depois de seu fracasso em Cades-Barnea, Deus está levando-os de volta para a escola.

c. Quando entrares na terra: Deus cuidou de Israel. Estes foram os comandos que só poderiam ser cumpridos na Terra Prometida. Inerente a esses comandos foi a promessa de que Deus iria levá-los lá, e não iria deixá-los no deserto para sempre.

eu. Deus disse: "Quando você veio para a terra estiver a habitar, que eu estou dando a você." Ele disse que, quando você entrar em terra, e se você não entrará na terra. Deus não tem, e não vai desistir de Israel. Muitos um crente sob a vara da correção de Deus tem se sentiu abandonado por Deus, como se Ele tinha dado em cima deles, mas Deus está sempre perto para o crente sob a correção.



2. (6-7) O sacrifício de um carneiro para ser acompanhado com o trigo e o vinho.

Ou para um carneiro que você deve preparar como uma oferta de cereais, dois décimos de efa de flor de farinha, misturada com a terça parte de um him de azeite; e como uma bebida oferecendo-lhe oferecerá um terço de um him de vinho como um aroma agradável ao Senhor.


3. (8-10) O sacrifício de um touro para ser acompanhado com o trigo eo vinho.

E quando você preparar um novilho em holocausto, ou como um sacrifício para cumprir um voto, ou como uma oferta de paz ao Senhor, então será oferecido com o novilho para oferta de cereais de três décimos de efa de multa farinha misturada com a metade de um him de azeite; e você deve trazer como oferta de bebida metade de um him de vinho como uma oferta feita por fogo, um aroma suave ao Senhor.

um. Farinha, misturada com a metade de um him de azeite: A oferta do carneiro e touro cada precisava progressivamente maiores quantidades de grãos e vinho para acompanhá-los, porque eles eram sacrifícios progressivamente maiores. Quanto maior o nosso sacrifício ao Senhor, mais ação de graças e alegria deve vir com a oferta.


4. (11-16) O carácter universal destas leis.


Assim, ele deve ser feito para cada novilho, para cada carneiro, ou com cada um cordeiro ou cabrito. De acordo com o número que você se preparar, assim que você deve fazer com que todos de acordo com o seu número. Todos os que são nativos devem fazer essas coisas dessa maneira, na apresentação de uma oferta feita por fogo, um aroma suave ao Senhor. E se um estranho mora com você, ou quem quer que esteja no meio de vós nas vossas gerações, e apresentaria uma oferta feita por fogo, um aroma suave ao Senhor, assim como você faz, assim fará. Um mesmo estatuto haja para você do conjunto e para o estrangeiro que habita convosco, estatuto perpétuo nas vossas gerações; como você é, assim será o peregrino perante o Senhor. Uma mesma lei e uma custom deve ser para você e para o estrangeiro que mora com você.

um. Assim, ele deve ser feito para cada um: Todo mundo que fez um sacrifício tinha que trazê-lo com a ação de graças de grãos ea alegria de vinho; Deus não queria que relutante, queixando sacrifícios trazidos a Ele. Se a pessoa não poderia servir ao Senhor com alegria (Salmo 100: 2), então Deus não queria que seu serviço.


5. (17-21) A oferta alçada de ação de graças ao Senhor.

Mais uma vez o Senhor falou a Moisés, dizendo: "Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: 'Quando você vem para a terra para que eu trago-lhe, então ele vai ser, quando você come do pão da terra, que você deve oferecer uma oferta alçada ao Senhor. Você deve oferecer um bolo do primeiro de sua refeição chão como uma oferta alçada; como uma oferta alçada da eira, assim que você deve oferecê-lo. Do primeiro de sua refeição solo dareis ao Senhor oferta alçada durante as vossas gerações. "
um. Quando você vem para a terra em que eu trago-lhe: Isso mostra o quão rico em promessas e encorajamento esses comandos são. Deus põe sua mente sobre a Terra Prometida, apesar de serem um longo caminho longe dela. Mantendo suas mentes em Sua promessa vai ajudar vê-los através do deserto e preparar os corações da nova geração de ter sucesso onde a velha geração falhou.
b. Em seguida, ele será: Esta definir as suas mentes para a frente com a promessa. Mesmo se um filho de Deus não está andando na riqueza das promessas de Deus agora, eles precisam definir a sua mente em lugares celestiais. Efésios 2: 6 diz que Deus nos levantou junto, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus - mesmo que não se sente como agora, definir a sua mente sobre esses lugares celestiais!


Remédios para o pecado.

1. (22-29) Enfrentar o pecado não intencional, tanto como uma nação e indivíduos.

Se você pecar involuntariamente, e não observar todos estes mandamentos que o Senhor falou a Moisés; tudo o que o Senhor tem ordenado por intermédio de Moisés, desde o dia em que o Senhor deu ordem e daí em diante pelas vossas gerações; então será, se for cometido sem intenção, sem o conhecimento da congregação, que toda a congregação oferecerá um novilho em holocausto, como um aroma suave ao Senhor, com a sua oferta de cereais ea sua oferta de bebida, de acordo a ordenança, e um bode como oferta pelo pecado. Então o sacerdote fará expiação por toda a congregação dos filhos de Israel, e serão perdoados, pois não foi intencional; trouxeram a sua oferta, oferta queimada ao SENHOR, ea sua oferta pelo pecado perante o SENHOR, pelo seu pecado não intencional. Ele será perdoada toda a congregação dos filhos de Israel e ao estrangeiro que peregrina entre eles, porque todas as pessoas fizeram isso de forma não intencional. E se alguém pecar involuntariamente, então trará uma cabra em seu primeiro ano como oferta pelo pecado. Então o sacerdote fará expiação pela pessoa que peca sem querer, quando pecar sem querer perante o Senhor, para fazer expiação por ele; e ele será perdoado. Você terá uma lei para aquele que peca sem querer, para aquele que é nativo-nascido entre os filhos de Israel e para o estrangeiro que peregrina entre eles.

um. Se você pecar involuntariamente: Significativamente, a Bíblia fala sobre pecados cometidos sem intenção. Muitos hoje pensam e vivem como se uma ação não é intencional, não pode ser pecado. Mas muitos dos piores pecados são cometidos com a melhor das intenções. Intenções importa nada quando o resultado é pecado.
eu. Especialmente no século 20, todos os tipos de atrocidades horríveis e terror foram cometidos por aqueles que se dedicam a causas honrosas; O comunismo procurou estabelecer uma paz justa, economia justa, onde cada um trabalhava de acordo com sua capacidade e recebeu de acordo com a sua necessidade - e tornou-se o instrumento do genocídio de dezenas de milhões de pessoas.
ii. Hoje, na igreja, muitas fofocas, muitos difamador, muitos uma pessoa divisiva vai reivindicar a melhor das intenções. Mesmo que concordemos que têm as intenções certas, eles ainda podem estar em pecado grave. O mesmo se aplica para uma miríade de outros pecados que são muitas vezes pronto para ignorar ou pensar levemente de, tudo com base em "afinal de contas, eles tinham boas intenções."
b. Que toda a congregação oferecerá um novilho para holocausto: pecados não intencionais necessária uma expiação pelo sangue; um touro teve que ser sacrificado com a nação como um todo era culpado, e uma cabra tinha que ser sacrificado quando um indivíduo era culpado.
c. Você terá uma lei para aquele que pecar sem querer: Não deveria haver nenhuma exceção. Pecado é pecado, e deve ser contabilizada como tal, mesmo que o motivo parecia boa.



2. (30-31) Dirigindo pecado presunçoso.


Mas a pessoa que fizer alguma coisa temerariamente, quer seja nativo ou um estranho, que uma desonra ao Senhor, e ele será extirpada do seu povo. Porque ele tem desprezado a palavra do Senhor, e quebrado o seu mandamento, essa pessoa será completamente cortada; sua culpa cairá sobre ele.

um. Mas a pessoa que fizer alguma coisa presunçosamente: Literalmente, significa pecar presunçosamente a pecar Ela fala de uma rebelião flagrante contra Deus, a lei de Moisés, e da nação como um todo ", com uma mão alta.".
b. Essa pessoa deve ser completamente cortada; sua culpa cairá sobre ele: Tal pecado não era para ser tolerado em Israel. Este comando era um mecanismo cultural para abordar esse pecado, e garantindo que tal ostentação arrogante da moralidade pública não seria recompensado.

eu. Isto está em contraste gritante com a cultura moderna, onde os pecadores notórios, flagrantes são recompensados ​​com fama e fortuna. Em vez de sua culpa cairá sobre ele, a nossa sociedade coloca a culpa em quem iria julgar ou condenar essas pessoas depravadas chamando o que eles fazem mal.


3. (32-36) Execução de um violador do sábado.

Agora, enquanto os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. E os que o acharam apanhando lenha trouxeram-no a Moisés ea Arão, ea toda a congregação. Eles colocá-lo sob guarda, porque não tinha sido explicado o que deve ser feito com ele. Então disse o SENHOR a Moisés: "O homem deve certamente será morto; toda a congregação o apedrejará fora do arraial ". Assim, como o Senhor lhe ordenara, toda a congregação o tirou para fora do acampamento e apedrejaram, e ele morreu.

um. Eles acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado: Este foi um exemplo imediato de lidar com alguém que pecou presunçosamente. Todos Israel sabia a lei do sábado, e este homem, sem dúvida, ele pensou auto um reformador social corajoso, tentando pelo seu exemplo para libertar a nação dos grilhões da lei de Deus.

eu. "Parece provável que a seguinte história do disjuntor sábado ilustra o que pecar com uma mão alta significa." (Wenham)

b. O homem certamente deve ser condenado à morte: Em vez disso, Deus ordenou a execução deste pecador presunçoso, para que todos pudessem temer. Isso foi tão todos soubessem que a ordem social ea lei de Deus são mais importantes do que "direito" de qualquer indivíduo para atacar ou destruir essa ordem social ou lei de Deus.


4. (37-41) Lembretes para um povo santo.

Mais uma vez o Senhor falou a Moisés, dizendo: "Fala aos filhos de Israel: Diga-lhes para fazer borlas nos cantos das suas vestes pelas suas gerações, e para colocar um fio azul nas borlas dos cantos. E você terá a borla, que você pode olhar para ele e lembrar de todos os mandamentos do Senhor e fazê-las, e que você não pode seguir a prostituição a que seu próprio coração e seus próprios olhos estão inclinados, e que você pode se lembrar e fazer todos os meus mandamentos, e sede santos para o seu Deus. Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito para ser o vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus "

um. Borlas nos cantos das suas vestes e fios azul nas borlas dos cantos: Estes foram destinados para lembrar Israel a quem eles pertenciam; eles eram o povo de Deus. Essas lembranças são um remédio preventivo eficaz para o pecado.

eu. Talvez um fio azul foi ordenado porque a arca da aliança foi coberto com um pano azul, cortinas azuis adornava o tabernáculo, e azul estava em vestes do sumo sacerdote. A cor azul estava cheio de lembretes sagrados.

b. Que você pode olhar para ele e lembrar de todos os mandamentos do Senhor e fazê-las: Podemos imaginar um israelita sendo tentado em algum tipo de pecado, e, em seguida, avistando suas vestes distintivas - lembrando-o de que ele é, e lembrando- ele que os outros podem ver que ele é: um filho de Deus, e não um filho do pecado que ele está contemplando.

eu. Neste sentido, roupas tema cristão e jóias e tal fato pode servir a um propósito. Essas coisas podem lembrar-nos de quem somos, e fornecer uma espécie de "andar a prestação de contas" para a nossa conduta.
ii. No entanto, o orgulho instintivo do homem sempre tem uma maneira de perverter tais comandos bons e santos de Deus; nos dias de Jesus, Ele repreendeu diretamente o abuso deste comando entre a elite religiosa, falando de como eles iriam ampliar as franjas das suas vestes (Mateus 23: 5), tornando a área tasseled tão evidente quanto possível, como uma ostentação de sua "santidade."
eiii. O mesmo também pode ser dito de o cristão de hoje roupa tema e jóias; ele também pode ser abusado da mesma, forma hipócrita hipócritas.


Espiões são escolhidos e comissionados.


1. (1-3) O envio dos espiões.

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Envia homens a espiar a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel, de cada tribo de seus pais você deve enviar um homem, cada um, um líder entre eles." Então, Moisés enviou-os do deserto de Parã, segundo a ordem do Senhor, todos eles homens que eram cabeças dos filhos de Israel.

um. Enviar homens para espiar a terra de Canaã: Estes homens estavam em uma missão de reconhecimento; para observar a terra de Canaã e trazer de volta um relatório à nação. No entanto, vale a pena perguntar se eles realmente precisava ir nessa missão ou se houve informação útil que lhes faltava, o que provaria vital na tomada de Canaã.

b. De cada tribo de seus pais você deve enviar um homem, cada um, um líder entre eles: De acordo com Deuteronômio 1: 20-25, o plano de enviar espiões não se originaram diretamente com Moisés, mas veio do povo. Moisés disse-lhes simplesmente para ir e tomar a terra, e as pessoas sugeriram este plano a Moisés (cada um de vocês veio para perto de mim e disse: Deuteronômio 01:22). Além disso, em Deuteronômio 01:23 Moisés disse, o plano me pareceu bem.

eu. Esta expedição teve um resultado infeliz; ele pode muito bem ser que Moisés estava errado em tomar esta sugestão das pessoas. Talvez as acusações de Miriam e Aaron (mesquinha, falsa e interesseira como eram) tinha feito Moisés hesitantes em assumir uma liderança forte.

ii. Desde o povo de Israel iniciou esta excursão, talvez Moisés só veio a Deus perguntando como enviar os espiões, não se ele deve enviar os espias. De cada tribo de seus pais você deve enviar um homem, cada um, um líder entre eles descreve o método de envio dos espiões.
c. De acordo com a ordem do Senhor: No entanto, este estava no plano de Deus. Deus usou o relatório dos espiões como um teste de fé de Israel.


2. (4-16) Os homens escolhidos como espiões.

Ora, estes foram os seus nomes: da tribo de Rúben, Samua, filho de Zacur; da tribo de Simeão, Safate, filho de Hori; da tribo de Judá, Calebe, filho de Jefoné; da tribo de Issacar, Igal, filho de José; da tribo de Efraim, Oséias, filho de Num; da tribo de Benjamim, Palti, filho de Rafu; da tribo de Zebulom, Gadiel, filho de Sodi; da tribo de José, isto é, da tribo de Manassés, Gadi, filho de Susi; da tribo de Dã, Amiel, filho de Gemali; da tribo de Aser, Setur, filho de Micael; da tribo de Naftali, Nabi, filho de Vofsi; da tribo de Gad, Geuel filho de Machi. Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar a terra. E Moisés chamou a Oséias, filho de Num, Joshua.


um. Ora, estes foram os seus nomes: da tribo de Rúben, Samua, filho de Zacur: Um foi escolhido de cada tribo, por isso os espiões representaria toda a nação.

b. E Moisés chamou a Oséias, filho de Num, Josué: Josué foi escolhido como o líder do grupo. Seu nome foi listado em primeiro lugar como Oséias, que significa "salvação". No entanto, seu nome passou a ser sentido Ya-Oséias: "O Senhor é a salvação."
eu. Podemos até imaginar quando Moisés conheceu Joshua, e perguntou quem era. "Estou Oséias" ["Eu sou a salvação"], Joshua respondia. Moisés teria sorriu e respondeu, "Ya-Oséias!" ["O Senhor é a salvação!"]. Josué tornou-se seu nome - eo nome do Messias, que é a nossa salvação.


3. (17-20) Moisés comissiona os espiões.


Então Moisés mandou espiar a terra de Canaã, e disse-lhes: "Vão-se este caminho para o Sul, e ir até as montanhas, e ver o que a terra é semelhante: se as pessoas que nela habitam são fortes ou fracos, poucos ou muitos, se as terras que habitam em é bom ou ruim; se as cidades em que habitam são como campos ou fortalezas; se a terra é rica ou pobre;. e se existem florestas lá ou não Tem bom ânimo . E trazer alguns dos frutos da terra. " Agora, o tempo era a estação das primeiras uvas maduras.
um. Veja o que a terra é como: direção de Moisés para os espiões era uma manifestação sutil de incredulidade. Será que ele realmente duvido que a terra era boa? Ele duvida que a terra era rica? Ele duvida que havia florestas úteis? Que importava se as pessoas eram fortes ou muitos, ou se eles viviam em fortalezas?
eu. Esta foi uma perseguição inteiramente razoável para Moisés, e representante da curiosidade de toda a nação. Afinal, eles nunca tinha visto esta terra, nem teve qualquer israelita para cerca de 400 anos.

ii. Deus já lhes disse o que a terra era. Na chamada de Moisés na sarça ardente, Deus disse a ele na terra de Canaã era uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel (Êxodo 3: 8), e Moisés disse ao povo da bondade da terra ( Êxodo 13: 5).
b. Se o povo que habita nele é forte ou fraco: Gostaríamos de saber o que o povo de Israel achei que eles fariam se um relatório negativo veio de volta. Será que eles resolvem voltar para o Egito?



 O relatório dos espiões.


1. (21-25) Os doze espiões na Terra Prometida.

Assim subiram e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, perto da entrada de Hamat. E subiram através do Sul e chegou a Hebron; Aimã, Sesai e Talmai, descendentes de Enac, estavam lá. (Ora, Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã no Egito.) Então eles vieram para o vale de Escol, e não cortou um ramo com um cacho de uvas; eles levou-a entre dois deles em um poste. Eles também trouxeram algumas das romãs e figos. O lugar foi chamado o vale de Escol, por causa do cacho que os homens de Israel cortar lá. E eles voltaram de espiar a terra depois de 40 dias.

um. Assim subiram e espiaram a terra: Como esses espiões visitou a terra, viram algumas das pessoas e do produto da terra. Este produto espetacular incluído cachos de uvas tão grande, eles tiveram que ser realizadas entre dois homens em um poste.

b. E eles voltaram de espiar a terra após 40 dias: A missão de reconhecimento levou 40 dias. Quando Deus provou o Seu povo, Ele muitas vezes usado um período de quarenta (como 40 dias ou 40 anos).

2. (26-29) O relatório da terra.
Agora, eles partiram e voltaram a Moisés e Arão e toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Paran, em Cades; eles trouxeram de volta palavra a eles ea toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. Em seguida, disseram-lhe, e disse: "Fomos à terra a que nos enviaste É verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto Contudo o povo que habita nessa terra são fortes; as cidades são fortificadas e muito.. grande, além disso vimos os filhos de Anaque Os amalequitas habitam na terra do Sul;. os hititas, os jebuseus, e os amorreus habitam nas montanhas; e os cananeus habitam junto do mar e ao longo das margens do Jordão. "
um. Fomos à terra a que nos enviaste: Eles pareciam sentir que eles estavam mais em uma missão de Israel do que em uma missão de Deus; nós já pode sentir o relatório será dada de acordo com uma perspectiva humana, não de acordo com a perspectiva de Deus.
b. É verdadeiramente mana leite e mel - o que Deus tinha prometido sobre a terra era de fato verdadeira.
c. No entanto: "no entanto" significa "apesar de tudo isso." Naquele momento, Moisés e todos os homens de fé em Israel deveria ter gritou e disse: "Não obstante nada! Como se pode dizer, 'Nós fomos para a terra, acharam que era boa, e promessa de Deus verdadeiro', e então dizem: 'Apesar de tudo isso. . . '? "

eu. Apesar fiéis a promessa de Deus, o povo que habita nessa terra é forte.

ii. Apesar fiéis a promessa de Deus, as cidades são fortificadas e muito grandes.
iii. Apesar fiéis a promessa de Deus, vimos os descendentes de Enac [a tribo de grandes homens] lá.

eu v. Apesar fiéis a promessa de Deus, os amalequitas habitam. . . os amorreus habitam. . . os cananeus habitam - toda a terra é ocupada, não há vagas!

d. Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso; as cidades são fortificadas e muito grandes; Além disso, vimos os filhos de Anaque: É difícil imaginar um relatório mais descrente e infiel a Deus do que isso; um relatório que reconhece a fidelidade da promessa de Deus, a verdade da Sua palavra, e ainda diz: "Apesar de tudo isso. . . "

eu. O que sempre a natureza exata do teste de Deus nas mentes e nos corações dos doze espiões durante os 40 dias em Canaã, é claro que eles têm, como um todo, falhou no teste!



3. (30) fiel objeção de Caleb.


Então Caleb calar o povo perante Moisés, disse: "Vamos subir de uma vez e tomar posse, pois estamos bem capaz de superá-lo."

um. Então Caleb calar o povo: Caleb - bendito eternamente! - Ordenou ao povo que imediatamente (de uma vez) confiança e obedecer a Deus e para tomar a terra, porque Deus lhes dera poder.

b. Subamos ao mesmo tempo e tomar posse: Foi necessário coragem para este homem fique contra a maré da descrença, da dúvida e "apesar de tudo isso" a atitude. Caleb tinha o espírito de Romanos 3: 4: Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso.



4. (31-33) Os outros espiões responder a Caleb.

Mas os homens que subiram com ele disseram: "Nós não somos capazes de ir contra o povo, porque é mais forte do que nós." E deram os filhos de Israel um relatório ruim da terra que haviam espiado, dizendo: "A terra, pela qual passamos como espiões é uma terra que devora os seus habitantes, e todo o povo que vimos nela são homens . de grande estatura Não vimos ali gigantes (os descendentes de Enac veio dos gigantes), e éramos como gafanhotos aos nossos próprios olhos, e assim também éramos aos seus olhos ".

um. Mas os homens que subiram com ele disse: A resposta incrédula era uma potente combinação de verdade, mentiras e exageros.

eu. Era verdade a partir de uma perspectiva humana que eles são mais fortes do que nós - mas para dizer: "não somos capazes de ir contra o povo" foi uma mentira.


ii. Era verdade que eles tinham ido através da terra - mas para dizer, "uma terra que devora os seus habitantes" era uma mentira.


iii. Cada uma das declarações, "Todos os homens que vimos nela são homens de grande estatura" ou "gigantes" e "nós éramos como gafanhotos" eram todos exageros terríveis, pura e simples mentiras.

b. A terra, pela qual passamos como espiões: Incredulidade muitas vezes apresenta-se como sendo "factual" ou "prático" ou No entanto, o mais factual, prático, e para baixo para terra coisa que pudermos para é confiar na palavra "pé no chão". do Deus vivo. Sua incredulidade não foi de acordo com os fatos, mas apesar dos fatos.

eu. Significativamente, dois homens podia ver exatamente as mesmas vistas - as mesmas uvas, os mesmos homens, a mesma terra, as mesmas cidades - pode-se sair cantando na fé, eo outro é preenchido com um senso de certo doom. Em última análise, a fé ou a incredulidade não proviesse de circunstâncias ou ambiente, mas a partir de nossos corações, que Deus tem de mudar.







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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!


 

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