Números Capítulo XVI

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04-Números Capítulo : 16


1 Ora, Corá, filho de Izar, filho de Coate, filho de levi, juntamente com Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e Om, filho de Pelete, filhos de Rúben, tomando certos homens,


2 levantaram-se perante Moisés, juntamente com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, chamados à assembléia, varões de renome;


3 e ajuntando-se contra Moisés e contra Arão, disseram-lhes: Demais é o que vos arrogais a vós, visto que toda a congregação e santa, todos eles são santos, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a assembléia do Senhor?


4 Quando Moisés ouviu isso, caiu com o rosto em terra;


5 depois falou a Corá e a toda a sua companhia, dizendo: Amanhã pela manhã o Senhor fará saber quem é seu, e quem é o santo, ao qual ele fará chegar a si; e aquele a quem escolher fará chegar a si.

6 Fazei isto: Corá e toda a sua companhia, tomai para vós incensários;


7 e amanhã, pondo fogo neles, sobre eles deitai incenso perante o Senhor; e será que o homem a quem o Senhor escolher, esse será o santo; demais é o que vos arrogais a vós, filhos de levi.


8 Disse mais Moisés a Corá: Ouvi agora, filhos de levi!


 9 Acaso é pouco para vós que o Deus de Israel vos tenha separado da congregação de Israel, para vos fazer chegar a si, a fim de fazerdes o serviço do tabernáculo do Senhor e estardes perante a congregação para ministrar-lhe,



 10 e te fez chegar, e contigo todos os teus irmãos, os filhos de levi? procurais também o sacerdócio?



11 Pelo que tu e toda a tua companhia estais congregados contra o Senhor; e Arão, quem é ele, para que murmureis contra ele?

12 Então Moisés mandou chamar a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe; eles porém responderam: Não subiremos.


13 É pouco, porventura, que nos tenhas feito subir de uma terra que mana leite e mel, para nos matares no deserto, para que queiras ainda fazer-te príncipe sobre nós?


14 Ademais, não nos introduziste em uma terra que mana leite e mel, nem nos deste campos e vinhas em herança; porventura cegarás os olhos a estes homens? Não subiremos.


 15 Então Moisés irou-se grandemente, e disse ao Senhor: Não atentes para a sua oferta; nem um só jumento tenho tomado deles, nem a nenhum deles tenho feito mal.



16 Disse mais Moisés a Corá: Comparecei amanhã tu e toda a tua companhia perante o Senhor; tu e eles, e Arão.


 17 Tome cada um o seu incensário, e ponha nele incenso; cada um traga perante o Senhor o seu incensário, duzentos e cinqüenta incensários; também tu e Arão, cada qual o seu incensário.



18 Tomou, pois, cada qual o seu incensário, e nele pôs fogo, e nele deitou incenso; e se puseram à porta da tenda da revelação com Moisés e Arão.


19 E Corá fez ajuntar contra eles toda o congregação à porta da tenda da revelação; então a glória do Senhor apareceu a toda a congregação.


20 Então disse o Senhor a Moisés e a Arão:


21 Apartai-vos do meio desta congregação, para que eu, num momento, os possa consumir.


22 Mas eles caíram com os rostos em terra, e disseram: ç Deus, Deus dos espíritos de toda a carne, pecará um só homem, e indignar-te-ás tu contra toda esta congregação?


 23 Respondeu o Senhor a Moisés:



 24 Fala a toda esta congregação, dizendo: Subi do derredor da habitação de Corá, Datã e Abirão.



 25 Então Moisés levantou-se, e foi ter com Datã e Abirão; e seguiram-nos os anciãos de Israel.



 26 E falou à congregação, dizendo: Retirai-vos, peço-vos, das tendas desses homens ímpios, e não toqueis nada do que é seu, para que não pereçais em todos os seus pecados.



 27 Subiram, pois, do derredor da habitação de Corá, Datã e Abirão. E Datã e Abirão saíram, e se puseram à porta das suas tendas, juntamente com suas mulheres, e seus filhos e seus pequeninos.



 28 Então disse Moisés: Nisto conhecereis que o Senhor me enviou a fazer todas estas obras; pois não as tenho feito de mim mesmo.



 29 Se estes morrerem como morrem todos os homens, e se forem visitados como são visitados todos os homens, o Senhor não me enviou.



 30 Mas, se o Senhor criar alguma coisa nova, e a terra abrir a boca e os tragar com tudo o que é deles, e vivos descerem ao Seol, então compreendereis que estes homens têm desprezado o Senhor.



 31 E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu;



 32 e a terra abriu a boca e os tragou com as suas famílias, como também a todos os homens que
pertenciam a Corá, e a toda a sua fazenda.



 33 Assim eles e tudo o que era seu desceram vivos ao Seol; e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação,



 34 E todo o Israel, que estava ao seu redor, fugiu ao clamor deles, dizendo: não suceda que a terra nos trague também a nós.



 35 Então saiu fogo do Senhor, e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam o incenso.


  36 Então disse o Senhor a Moisés:



 37 Dize a Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, que tire os incensários do meio do incêndio; e espalha tu o fogo longe; porque se tornaram santos



 38 os incensários daqueles que pecaram contra as suas almas; deles se façam chapas, de obra batida, para cobertura do altar; porquanto os trouxeram perante o Senhor, por isso se tornaram santos; e serão por sinal aos filhos de Israel.



 39 Eleazar, pois, o sacerdote, tomou os incensários de bronze, os quais aqueles que foram queimados tinham oferecido; e os converteram em chapas para cobertura do altar,



 40 para servir de memória aos filhos de Israel, a fim de que nenhum estranho, ninguém que não seja da descendência de Arão, se chegue para queimar incenso perante o Senhor, para que não seja como Corá e a sua companhia; conforme o Senhor dissera a Eleazar por intermédio de Moisés.



 41 Mas no dia seguinte toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão, dizendo: Vós matastes o povo do Senhor.



 42 E tendo-se sublevado a congregação contra Moisés e Arão, dirigiu-se para a tenda da revelação, e eis que a nuvem a cobriu, e a glória do Senhor apareceu.



 43 Vieram, pois, Moisés e Arão à frente da tenda da revelação.



 44 Então disse o Senhor a Moisés:



 45 Levantai-vos do meio desta congregação, para que eu, num momento, a possa consumir. Então caíram com o rosto em terra.



 46 Depois disse Moisés a Arão: Toma o teu incensário, põe nele fogo do altar, deita incenso sobre ele

e leva-o depressa à congregação, e faze expiação por eles; porque grande indignação saiu do Senhor; já começou a praga.


 47 Tomou-o Arão, como Moisés tinha falado, e correu ao meio da congregação; e eis que já a praga havia começado entre o povo; e deitando o incenso no incensário, fez expiação pelo povo.



 48 E pôs-se em pé entre os mortos e os vivos, e a praga cessou.



 49 Ora, os que morreram da praga foram catorze mil e setecentos, além dos que morreram no caso de Corá.



 50 E voltou Arão a Moisés à porta da tenda da revelação, pois cessara a praga.





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Rebelião de Coré - Números 16




As linhas de batalha são desenhadas: Corá e seus seguidores se opõem a liderança de Moisés.



1. (1-3) A acusação contra Moisés e Arão.



Ora, Corá, filho de Izar, filho de Coate, filho de Levi, juntamente com Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e On, filho de Pelete, filhos de Rúben, tomando certos homens; e levantaram-se perante Moisés com alguns dos filhos de Israel, duzentos e cinqüenta líderes da congregação, representantes da congregação, homens de renome. Eles se reuniram contra Moisés e Arão, e disse-lhes: "Você coloca muito sobre si mesmos, por toda a congregação é santa, cada um deles, eo Senhor está no meio deles. Por que então você exaltar-se acima da assembléia do Senhor? "



um. Ora, Corá, filho de Izar: Esta rebelião, como todos, tinha um líder e seguidores. Esse líder era Corá, descendentes de Coate. Tanto Moisés e Corá eram descendentes de Coate, mas por diferentes filhos (Moisés através Amram [Números 26: 58-59], e Corá através Izar).


eu. Coatitas tinham o dever mais exaltado entre os levitas; sua carga foi realizar a maioria das coisas sagradas do templo, depois de Arão e seus filhos haviam coberto com os revestimentos especialmente preparados (Números 04:15).


ii. O nome Corá significa "a calvície." Baldy velho ia dar Moses um momento difícil!


b. Você tomar muito sobre vós, por toda a congregação é santa: Corá não se contentou com o que o Senhor lhe tinha chamado a fazer em servir com os outros levitas da família de Coate. Ele acusou Moisés de orgulho e liderança excludente.


eu. Foi significativa essa acusação foi feita publicamente, na frente de duzentos e cinqüenta líderes da congregação. . . homens de renome. Homens como Corá sempre está jogando para uma audiência, sempre tentando desenhar uma sequência de si mesmos - depois de Moisés já reuniu a nação e os conduziu até aqui, é claro!


c. Você tomar muito sobre vós, por toda a congregação é santa, cada um deles, eo Senhor está no meio deles: Este foi um ataque inteligente. Corá agiu como se ele é representado o povo e lutaram por seus interesses. A verdade era que ele desejava uma sequência e uma posição para si mesmo.


eu. "Moisés, você não deve ser o líder. Vamos todos ser um líder. Deus pode falar a todos. "Rebeldes e pessoas divisivas sempre usaram tais palavras para sua causa.


ii. Significativamente, Corá proclamou a santidade do povo (toda a congregação é santa) e considerado uma liderança forte como desnecessário (Você leva muito...) No exato momento em que a nação não era santo e precisava desesperadamente de uma liderança forte! Corá, como muitos rebeldes e pessoas divisivas, descaracterizou completamente o estado do "rebanho" - porque ele não era um verdadeiro pastor.


d. Por que então você exaltar-se acima da congregação do Senhor? Corá acusou Moisés (e Aaron) de orgulho e egoísmo. A verdade era que Moisés não tinha aspirava a sua posição, de que Deus havia de fato o chamou, e Moisés de fato não ver a si mesmo como acima da congregação.


e. Duzentos e cinqüenta líderes da congregação, representantes da congregação, homens de renome: Em um nível humano, Corá foi bem-sucedida porque estes seguiram-no. O "Korahs" do ministério são bastante difíceis de lidar, mas as pessoas que os seguem - os duzentos e cinqüenta líderes. . . representantes. . . homens de renome - que não têm o discernimento para se opor à "Korahs" pode ser ainda mais doloroso.




2. (4-11) A resposta de Moisés a Corá ea sua companhia.



Então, quando Moisés ouviu isso, caiu sobre o seu rosto; e ele falou a Corá ea toda a sua companhia, dizendo: "Amanhã de manhã o Senhor fará saber quem é seu e quem é santo, e fará com que ele se aproxime a ele. Aquele a quem Ele escolhe Ele fará para chegar a si. Faça isto: Tome incensários, Coré e toda a tua companhia; pondo fogo neles e ponha nele incenso diante do Senhor amanhã, e será que o homem a quem o Senhor escolhe é o santo. Você tomar muito sobre vós, ó filhos de Levi "Então Moisés disse a Corá:" Ouvi agora, filhos de Levi: É uma pequena coisa a você que o Deus de Israel vos tenha separado da congregação de Israel, para vos fazer chegar a si mesmo, para fazer a obra do tabernáculo do Senhor e estardes perante a congregação para servi-los; e que Ele trouxe-o próximo a si mesmo, você e todos os seus irmãos, os filhos de Levi, contigo? E você está buscando também o sacerdócio? Portanto, você e toda a tua companhia estais congregados contra o Senhor. E o que é que Aaron você reclamar contra ele? "



um. Quando Moisés ouviu isso, caiu com o rosto em primeiro Moisés orava. Sendo um homem humilde, ele provavelmente perguntei a Deus se seus críticos estavam certos ou tinha algo a lhe ensinar. Ele provavelmente pediu a Deus que deve ser feito na situação. Ele certamente pedi a Deus para poupar a nação e ele pediu a Deus para não permitir que esses homens divisivas para trazer dano permanente ao povo de Deus.



b. E ele falou a Corá ea toda a sua companhia: Nós não sabemos quanto tempo Moisés orou, mas depois da oração que ele tinha um senso de direção de Deus para esta crise. Ele lançou um desafio em que Corá e seus seguidores viria perante o Senhor, e Moisés e Arão também viria, para que o Senhor escolheria Seus líderes.


c. Você tomar muito sobre vós, filhos de Levi! Isso mostra que Moisés não duvidar do resultado do teste. Ele sabia que Deus iria provar que ele estava certo e errado Corá. Portanto, Moisés não tinha medo de colocá-lo à prova.


d. É uma pequena coisa a você que o Deus de Israel vos tenha separado da congregação de Israel: Moisés sabia que a rebelião de Corá estava enraizada na ingratidão. Eles não eram gratos pela maravilhosa ministério que Deus lhes deu para fazer. Ele repreendeu o orgulho eo egoísmo que levou seu desafio.


eu. Mesmo que Corá estava certo, esta foi a maneira errada de abordar o problema. Um jogo de poder como este era o caminho errado para remover um líder como Moisés. Os métodos de Corá (seu uso de acusação, a intimidação, a recolha de uma sequência rival) revelou seu coração rebelde, divisiva.




3. (12-14) Dathan e Abiram falar para os rebeldes.



E Moisés mandou chamar a Datã ea Abirão, filhos de Eliabe, mas eles disseram, "Nós não vai vir para cima! "É uma pequena coisa que nos tenhas feito subir de uma terra que mana leite e mel, para nos matar no deserto, que você deve manter agindo como um príncipe sobre nós? Ademais, não nos introduziste em uma terra que mana leite e mel, nem nos deu herança de campos e vinhas. Você vai colocar os olhos a estes homens? Nós não vai vir para cima! "


um. Dathan e Abiram: Estes foram co-conspiradores com Corá (16: 1). Eles nem sequer se encontrar com Moisés, nem responder a seu desafio. Eles escolheram a acusar Moisés vez.


b. De uma terra de leite e mel: Isso mostra que Dathan e Abiram colorido passado. Eles pensavam do Egito como uma terra de leite e mel, mesmo para os escravos hebreus. Rebeldes e pessoas divisivas comumente criar um passado de sua própria preferência, um passado que coloca os líderes como Moisés sob a pior luz possível.


c. Para nos matar no deserto: Isso mostra que Dathan e Abiram atribuído um coração mau a Moisés. Eles falavam como se tivessem descoberto a trama de Moisés e Arão: Para liderar a nação para o deserto e depois matá-los. A insensatez desta mostra como, contra toda razão, os rebeldes e as pessoas divisivas muitas vezes atribuir toda a intenção mal para o coração de líderes como Moisés.


d. Que você deve manter agindo como um príncipe sobre nós: Isso mostra que Dathan e Abiram se recusou a reconhecer o crescimento em Moisés. Era verdade que Moisés foi ao mesmo tempo um príncipe, um homem auto-confiante, que pensou que ele poderia entregar e levar Israel com sua própria mão. Deus quebrou-o de que, com 40 anos de levando o rebanho de outro homem no deserto. No entanto, Dathan e Abiram jogou de volta em seu rosto, como se Deus nunca tinha lidado com Moisés nestas áreas.


e. Você não nos trouxe para uma terra que mana leite e mel: Isso mostra que Dathan e Abiram tinha expectativa injusta de Moisés. Era verdade que Moisés ainda não tinha trouxe para a Terra Prometida, e era verdade que parte da culpa deve colocar aos pés de Moisés, porque ele concordou com a demanda do povo para enviar espiões para a terra prometida (Deuteronômio 1 : 19-23). No enta
nto, é errado culpar inteiramente a Moisés, para isso, ou a pensar que Corá poderia ter feito melhor.


eu. É incrivelmente fácil para os Korahs deste mundo para sentar e dizer: "Se eu estava levando a nação em Cades Barnea, eu teria feito assim e assim." Mas Corá não estava levando a nação, e os homens de seu tipo raramente Faz. Deus raramente coloca os quarterbacks segunda-feira de manhã, os motoristas de assento traseiro, em posições de liderança real - exceto como um castigo, para mostrar-lhes o quão difícil liderança realmente é - e que a liderança perfeito, como perfeito nada, é impossível.


ii. Os líderes devem esperar a ser realizada para um padrão mais elevado; mas é manifestamente injusto para segurar um líder com um padrão perfeito.


f. Nós não vai vir para cima! Isso mostra que Dathan e Abiram se consideravam sob nenhuma autoridade. Ele disse, alto e bom som: "Moisés, não temos nenhum respeito por sua autoridade. Vamos ouvir a Deus, mas não para você. Sua palavra não significa nada para nós. "Eles simplesmente não iria apresentar.


g. Você vai colocar os olhos a estes homens? Nós não vai vir para cima! Talvez Dathan e Abiram não falou por todos os 250 líderes, representantes e homens de renome. No entanto, nota daqueles 250 foram ouvidos para levantar uma voz de oposição às suas duras acusações.


eu. Alguns dos 250 pensei que talvez Dathan e Abiram estavam indo um pouco longe; mas eles não têm a sua coragem de falar. Eles estavam errados porque eles permitiram que Moisés ser acusado dessa maneira, sem ninguém para defendê-lo.


ii. Era fácil para eles para ficar para trás e dizer: "Bem, eu não vou tomar partido. Eu posso ser amigos para ambos os grupos. "Mas aqui e em muitos conflitos subsequentes, o silêncio é entendido como acordo. Se um homem ou uma mulher piedosa - especialmente um líder - está sendo acusado falsamente, e você não diz nada, você tem pecado, porque o seu silêncio é recebido como acordo.




4. (15-19a) Moisés reafirma o seu desafio.



Em seguida, Moisés estava muito irritado, e disse ao Senhor: "Não respeitar a sua oferta. Eu não tenho tido um burro com eles, nem que eu ferir um deles "E Moisés disse a Corá:" Amanhã, você e toda sua empresa estar presente perante o Senhor.; você e eles, assim como Aaron. Que cada um tome o seu incensário e ponha nele incenso, e cada um de vocês traga o seu incensário perante o SENHOR, duzentos e cinqüenta incensários; você e Aaron, cada um com o seu incensário. "Assim, cada homem pegou o seu incensário, põe nele fogo, incenso colocado sobre ele, e parou à porta da tenda da congregação com Moisés e Arão. E Corá fez ajuntar toda a congregação contra eles na porta da tenda da reunião.


um. Em seguida, Moisés estava muito irritado, e disse ao Senhor: Depois das palavras de Dathan e Abiram, Moisés estava com raiva - muito irritado. Ele sabia que ele não fez nada para merecer tal acusação, e ele fez a coisa certa - ele deixou a situação a Deus.


eu. Lembre-se que Moisés era, afinal, um homem do poder político; foi certamente dentro de sua capacidade de ter Corá e seus seguidores (como Dathan e Abiram) preso e / ou executados. Em vez disso, ele deixou a situação a Deus.


ii. Às vezes as pessoas se ofendem que um homem como Moisés estava com raiva de homens como Dathan e Abiram. Eles pensam, um amor suave fácil é a resposta adequada. Tal pensamento é compreensível, mas errado. Pastores são gentis com os carneiros rebelde que possam ferir-se, mas eles são apaixonados contra os lobos que iria ferir o rebanho.


b. Eu não tenho tido um burro com eles, nem que eu ferir um deles: Isso mostra que Moisés era um homem de integridade e serviço ao povo. Moisés poderia descansar em sua consciência limpa diante de Deus.


eu. Isto lembra-nos o testemunho de Paulo diante dos anciãos de Éfeso em Atos 20: Por isso vos protesto neste dia que eu sou inocente do sangue de todos os homens. Porque não me esquivei de vos anunciar todo o conselho de Deus. . . Cobicei prata de ninguém ou ouro ou roupas. . . Tenho-vos mostrado em todos os sentidos, trabalhando assim, que você deve apoiar o fraco (Atos 20: 26-27, 33, 35). Quando um líder é incomodado por pessoas rebeldes e divisivos, há algo glorioso sobre a consciência limpa.


c. Que cada um tome o seu incensário e ponha nele incenso, e cada um de vocês traga o seu incensário perante o SENHOR: Isto especificado o desafio. Deus aprova ou desaprova esses 250 homens se reuniram com turíbulos de incenso diante da porta do tabernáculo.


eu. Deus usou os incensários com fogo e incenso neste teste por um bom motivo. Um incensário é uma panela de metal usado para queimar incenso, e eles foram usados ​​no culto sacerdotal de Deus. Desde Coré e seus companheiros questionou o direito de Moisés e Arão para liderar a nação e conduzir o sacerdócio, cada grupo viria ao Senhor como adorando sacerdotes - e Deus iria mostrar que grupo ele aceitou.


ii. Moisés fez os rebeldes tomar a posição que desejar - a posição do sacerdote. Muitas vezes a melhor julgamento sobre a divisão e rebelde é deixá-los conduzir.


iii. Humanamente falando, as chances não eram boas. Foi Moisés e Arão ficar sozinho contra toda a congregação. No entanto, Deus faria essa escolha, e não a opinião popular.




Deus afirma a liderança de Moisés sobre a nação de Israel.



1. (19b-21) Deus anuncia julgamento sobre os rebeldes.



Então a glória do Senhor apareceu a toda a congregação. E falou o SENHOR a Moisés ea Arão, dizendo: "Apartai-vos do meio desta congregação, para que eu possa consumi-los em um momento."


um. Apartai-vos: É como se Deus disse: "Moisés e Arão, por favor, se afastar? Eu vou destruir todos esses rebeldes em um instante, e eu não quero que você se machuque ".

b. Que eu possa consumi-los em um momento: Deus decidiu fazer sua escolha imediatamente evidente. Às vezes isso não é o caso quando Deus lida com Korahs moderna e seus seguidores.




2. (22) A intercessão de Moisés e Arão para Coré e os rebeldes.


Em seguida, eles caíram sobre seus rostos, e disse: "Ó Deus, o Deus dos espíritos de toda a carne, pecará um só homem, e você ficar com raiva de toda a congregação?"



um. Em seguida, eles caíram sobre seus rostos: Isso foi incrível amor de Moisés e Arão. Sem dúvida, uma das razões de Deus para permitir que um evento tão doloroso na vida de Moisés foi que Deus queria ver esse amor espécie retirado de Moisés. Talvez fosse apenas a oração de Moisés e Arão pode poupar as vidas desses homens que tentaram derrubá-los. Tal amor para os que não merecem mostra que Moisés e Arão foram crescendo no amor, e ser transformado na imagem de Jesus - antes de Jesus já andou na terra.


eu. Mais uma vez, a importância da oração é enfatizada. Parece como se não houvesse nenhuma oração, então a congregação rebelde seria destruída. Devemos pensar que a oração de Moisés era essencial.


b. Pecará um só homem, e você ficar com raiva de toda a congregação, Moisés e Arão viu através dela. Embora muitos estavam envolvidos (pelo menos mais de 250), um homem estava no centro de tudo - Coré. Seu pecado, seu desenho de um grupo de si mesmo, foi a causa de toda essa confusão.



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3. (23-35) o juízo de Deus contra os rebeldes.



Então, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Fala para a congregação, dizendo: 'Afaste-se das tendas de Coré, Datã e Abirão." "Então Moisés levantou-se e foi ter com Datã e Abirão, e os anciãos de Israel seguiu- . E falou à congregação, dizendo: "Afasta-se agora das tendas desses homens ímpios! Toqueis nada do que é seu, para que não sejais consumidos em todos os seus pecados "Então eles se afastaram em torno das tendas de Coré, Datã e Abirão.; E Datã e Abirão saíram e se puseram à porta das suas tendas, com suas mulheres, seus filhos, e suas crianças. E Moisés disse: "Por isso, você deve saber que o Senhor me enviou a fazer todas estas obras, pois não as tenho feito de minha própria vontade. Se estes homens morrem naturalmente, como todos os homens, ou se eles são visitados pelo destino comum de todos os homens, então o SENHOR não me enviou. Mas, se o Senhor cria uma coisa nova, ea terra abrir a boca e os tragar com tudo o que pertence a eles, e eles descerem vivos para a cova, então você vai entender que estes homens rejeitaram o Senhor. "Agora aconteceu que, como ele terminou de falar todas estas palavras, que o chão se separaram sob eles, ea terra abriu a boca e os tragou com as suas casas e todos os homens com Corá, com todos os seus bens. Então, eles e todos os que com eles desceram vivos para a cova; a terra fechou-se sobre eles, e pereceram do meio da assembléia. Então todos os israelitas que estavam ao redor deles, fugiu ao seu clamor, pois diziam: "Para que a terra nos tragar também!" E um fogo saiu do Senhor, e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam o incenso.



um. Os anciãos de Israel seguiu: Este foi gloriosa. Deus havia nomeado anciãos volta em Números 10: 16-30, em resposta a outro ataque na liderança de Moisés. Lá, os anciãos deviam ser homens com o mesmo espírito e visão como Moisés, homens para ajudá-lo a suportar a carga, os homens sejam válidas com Moisés. Aqui eles fizeram exatamente o que Deus lhes ordenara fazer.


b. Para que você não deve ser consumido em todos os seus pecados: Moisés, em resposta ao mandamento de Deus para fugir das tendas dos líderes da rebelião (Corá, Datã e Abirão), apelar ao povo para separar-se das pessoas divisivas.


eu. A mesma atitude deve ser entre o povo de Deus hoje. Eles devem ficar longe de divisivos, argumentativas, as pessoas contenciosas no corpo de Cristo. Você não quer estar perto deles, se Deus deve lidar com eles. Um, homem contencioso divisionista irá influenciar você, e você não quer ser consumido em seus pecados.


ii. O Novo Testamento também fala ao longo deste mesmo princípio: Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, sabendo que esse tal está pervertido e peca, estando já em si mesmo condenado. (Tito 3: 10-11) Rogo-vos, irmãos, observe aqueles que provocam divisões e escândalos, ao contrário da doutrina que aprendestes, e evitá-los. Para aqueles que são tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre, e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples. (Romanos 16: 17-18)


iii. Lembre-se, uma pessoa controversa divisionista nunca vai reivindicar ser divisionista e contenciosa - eles sempre consideram o trabalho uma causa nobre. Portanto, os cristãos precisam de algum discernimento e olhar para o que os outros fazem, não só no que eles dizem.


c. Por isso, você deve saber: Deus deu a Moisés uma visão sobrenatural de saber algum julgamento especial (uma coisa nova) ia vir em cima de Corá, Datã e Abirão. A terra engoli-los, como prova de que estes homens rejeitaram o Senhor.


d. O solo sob eles se separaram, ea terra abriu a boca e os tragou: Este foi apenas o caminho Corá, Datã e Abirão foram destruídos - junto com suas famílias.


eu. Podemos ser desconfortável vendo as famílias destruídas também, mas mostra claramente que as famílias das pessoas, divisionistas, contenciosos rebeldes sofrem também - muitas vezes muito.


e. Um fogo saiu do Senhor, e consumiu os duzentos e cinquenta homens: Deus teve julgamento reservado para aqueles que andaram de acordo com Corá, embora não tão horrível como o julgamento se Corá recebido. Sua adoração não foi recebido.




4. (36-40) Um bronze cobrindo para o altar.



Em seguida, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Diga Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, para pegar os incensários do meio do incêndio, porque são santos, e espalhe o fogo a alguma distância. Os incensários daqueles homens que pecaram contra as suas próprias almas, deixá-los ser feita em placas marteladas como uma cobertura para o altar. Porque eles apresentaram diante do Senhor, por isso elas são santas; e serão por sinal aos filhos de Israel. "Então Eleazar, o sacerdote, tomou os incensários de bronze, os quais aqueles que foram queimados tinham apresentado, e eles foram marteladas como uma cobertura sobre o altar, para ser um memorial para os filhos de Israel, que nenhum estranho, que não é um descendente de Arão, se chegue para queimar incenso perante o Senhor, para que ele não
pode tornar-se como Coré e seus companheiros, como o Senhor lhe tinha dito por intermédio de
Moisés.



um. Pegue os incensários do meio do incêndio, porque são santos. . . deixá-los ser feita em placas marteladas como uma cobertura para o altar: Os incensários foram batidos plano e usado para cobrir o principal altar do sacrifício. Os incensários dos rebeldes eram santos e preservada porque mesmo que Corá e seus seguidores adoravam erradamente, adoraram o Deus certo.


eu. "Você pode imaginar a cena? Verdadeiros sacerdotes está escolhendo entre os corpos, carne carbonizada, mau cheiro, fumaça, brasas fumegantes, e suas partes torcidas. Eles estão a fazer uma contagem. Havia 250 incensários; não é para ser perdida. Cada um é registrado, cada um limpos, cada um santo. "(Allen)


ii. No final, cada uma das 250 foram identificados completamente com Korah. Talvez isso não era como eles quis dizer isso. "Bem, eu não concordo com tudo o que Corá diz, mas ele tem alguns bons pontos." Mas, para Deus, todas essas distinções foram perdidos. Todos os incensários são marteladas em conjunto, coletivamente e intitulado: Corá e seus companheiros.


b. Espalhe o fogo a alguma distância: O fogo não era santo e era para ser espalhada longe. Foi um fogo estranho - não aceitável ao Senhor em tudo.


c. Eles foram marteladas como uma cobertura sobre o altar, para ser um memorial aos filhos de Israel: Os incensários foram assim imortalizado e serviu como um lembrete importante. Deus nomeia Seus líderes, e ninguém deve ser um rebelde divisiva como Coré.


eu. Se os cristãos de hoje encontrar ímpio, a liderança de divisão eles devem fazer o que os 250 seguidores de Corá não fazer. A coisa certa a fazer é, se possível, retirar-se de tais líderes sem tornar-se rebelde e divisiva. Se não for possível, deixe-o a Deus para lidar com isso (como David permitiu que Deus lidar com Saul) em vez de tomar o assunto em suas próprias mãos.


ii. Na edição hebraica do Antigo Testamento, Numbers 16:36 começa um novo capítulo (capítulo 17).




O povo murmurou contra Moisés e Arão.



1. (41) A acusação é feita: Vós matastes o povo do Senhor.



No dia seguinte toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão, dizendo: "Vocês mataram o povo do Senhor."



um. No dia seguinte toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão: Pobres Moisés! Ele, sem dúvida, esperava que todos os problemas foi sobre quando os rebeldes foram julgados. Mas agora ele teve de lidar com aqueles que eram simpáticos ao povo de divisão e que se sentia triste por eles.


b. Vós matastes o povo do Senhor: Sua acusação contra Moisés era um absurdo. Moisés certamente não matá-los. Quando a terra se abre e engole mais de 250 pessoas, é, evidentemente, a mão de Deus, não de Moisés.




2. (42-45) A ameaça de julgamento sobre os filhos de Israel para a sua simpatia para com Coré.



Ora, aconteceu que, quando a congregação se reuniram contra Moisés e Arão, que se voltou para a tenda da congregação; e de repente a nuvem a cobriu, ea glória do Senhor apareceu. Então, Moisés e Arão perante a tenda da congregação. E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Afaste-se do meio desta congregação, para que eu possa consumi-los em um momento." E caíram sobre os seus rostos.



um. Afaste-se do meio desta congregação, para que eu possa consumi-los em um momento: Deus reagiu da mesma maneira para os simpatizantes como o fez no sentido de Coré e seu grupo. Evidentemente, essas pessoas merecem ser julgados.


b. E caíram sobre os seus rostos: Esta reação humilde, desesperado mostrou que eles tomaram a ameaça de julgamento a sério. Eles entenderam que não era pouca coisa a simpatizar com, uma pessoa controversa divisão. Deus leva a sério, e nós também devemos.



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3. (46-50) intercessão de Arão pára a praga do julgamento sobre os filhos de Israel.



Então Moisés disse a Arão: "Toma o teu incensário e puseram fogo-lo do altar, deita incenso sobre ele, e vai depressa à congregação, e faze expiação por eles; para grande indignação saiu do Senhor. Já começou a praga "Então Aaron tomou isso como Moisés tinha falado, e correu ao meio da assembléia.; e já a praga havia começado entre o povo. Então, ele colocou no incenso e fez expiação pelo povo. E estava em pé entre os mortos e os vivos; assim que a praga cessou. Agora, aqueles que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, além dos que morreram no incidente Corá. Então voltou Arão a Moisés à porta da tenda da congregação, para a praga tinha parado.



um. Toma o teu incensário e puseram fogo-lo do altar, deita incenso sobre ele, e vai depressa à congregação, e faze expiação por eles: Deus havia prometido julgamento em Números 16:45 (para que eu possa consumi-los em um momento). Portanto, Moisés disse a Arão, como o sumo sacerdote sobre o povo de Deus, para oferecer imediatamente incenso para fazer expiação para a congregação.


b. Então Aaron tomou isso como Moisés tinha falado, e correu ao meio da assembléia: Moisés e Arão poderia ter tido interesse em deixar Deus consumir todos aqueles que simpatizava com aqueles que se rebelaram contra sua liderança. Em vez disso, por amor, eles tentaram parar a praga.


eu. Nós não temos nenhuma razão para pensar que Corá ou seu grupo teria mostrado a mesma misericórdia a Moisés. A provavelmente teria passivamente disse: "Bem Deus, vá em frente e dar-lhes o que eles merecem. Eu sabia que eles tinham que vir com eles! "Coré e os queixosos não têm o mesmo coração de pastor de Israel que Moisés e Arão fizeram.


ii. Aaron correu ao meio da congregação; seu senso de urgência é característica da verdadeira
intercessão.


c. Então, ele colocou no incenso e fez expiação pelo povo: Um incensário cheia de incenso queima foi usada para parar a praga. Incenso é uma imagem de oração na Bíblia (como em Apocalipse 8: 3-4), porque a fumaça de cheiro doce do incenso sobe ao céu como nossas orações faria. Este foi um quadro dramático de Aaron, como sumo sacerdote, intercedendo pelo povo de Deus.


d. E estava em pé entre os mortos e os vivos, por isso a praga cessou: A praga parou onde Aaron orou. Intercessores fazer a mesma coisa hoje; eles estão entre os mortos e os vivos, implorando a misericórdia de Deus, preservar e promover a vida com a sua oração.


eu. Para ficar entre os mortos e os vivos fala de quão sério é o assunto da oração é; não é nenhuma perseguição casual, nenhum exercício fatalista em auto-aperfeiçoamento. A oração move a mão de Deus, e move-a para impedir a morte e dar vida!





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ii. Quando foi a última vez que orou como se a vida e a morte dependesse disso?


e. Aqueles que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos: Este é um grande número, mas não em relação ao consumo de toda a nação. Mesmo agora, a geração de incredulidade foi a perecer no deserto, de modo que uma nova geração de fé e ousadia poderia ser levantado para levar a Terra Prometida.


eu. Mais importante ainda, o trabalho de Arão, o sumo sacerdote aqui é um retrato do nosso sumo sacerdote Jesus, e seu trabalho em nosso nome. Estávamos pecadores culpados merecendo julgamento, estávamos justamente atormentado, nosso Salvador foi enviado em sua missão, ele foi injustamente acusado e atacado, Ele orou em nosso nome, Ele "correu" para nos salvar, Ele ficou entre a vida ea morte para nós, e Ele é a única chance de salvação, sendo a linha divisória entre a vida ea morte.


ii. "Aaron sabiamente coloca-se na via da praga. Ele entrou no lugar, reduzindo tudo à sua frente, e lá estava Arão, o interposer com os braços estendidos e incensário balançando em direção ao céu, interpondo-se entre os dardos da morte e as pessoas. 'Se houver dardos que devem voar ", ele parecia dizer," deixá-los me furar; ou deixar que o incenso proteger a mim e as pessoas. '"(Spurgeon) Não há nada que pode salvar a alma do homem, senão a Jesus Cristo em pé entre alma e que o juízo de Deus.



iii. "Se Arão, o sumo sacerdote, com o seu incensário e incenso, poderia desarmar a ira de, uma Divindade irritado insultado, de modo que um povo culpado, que nada mais destruição mereciam, devem ser poupados; quanto mais eficaz podemos esperar a grande expiação a ser o que foi feito pelo Senhor Jesus Cristo, do qual Aarão foi apenas o tipo! Os sacrifícios de animais vivos apontou a morte de Cristo na cruz; o incenso, sua intercessão. Através de sua morte salvação é comprado para o mundo; por sua intercessão as crianças transgressoras dos homens são poupados. "(Clarke)











Fontes deste Estudo Biblico.
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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!

 
 

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