Números Capítulo V

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04 - Números Capítulo : 5



1 Disse mais o Senhor a Moisés:

2 Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial a todo leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todo o que está oriundo por ter tocado num morto;

3 tanto homem como mulher os lançareis para fora, sim, para fora do arraial os lançareis; para que não contaminem o seu arraial, no meio do qual eu habito.

4 Assim fizeram os filhos de Israel, lançando-os para fora do arraial; como o Senhor falara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel.

5 Disse mais o Senhor a Moisés: Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher pecar contra o seu próximo, transgredindo os mandamentos do Senhor, e tornando-se assim culpado,

7 confessará o pecado que tiver cometido, e pela sua culpa fará plena restituição, e ainda lhe acrescentará a sua quinta parte; e a dará àquele contra quem se fez culpado.

8 Mas, se esse homem não tiver parente chegado, a quem se possa fazer a restituição pela culpa, esta será feita ao Senhor, e será do sacerdote, além do carneiro da expiação com que se fizer expiação por ele.

9 Semelhantemente toda oferta alçada de todas as coisas consagradas dos filhos de Israel, que estes trouxerem ao sacerdote, será dele.

10 Enfim, as coisas consagradas de cada um serão do sacerdote; tudo o que alguém lhe der será dele.

11 Disse mais o Senhor a Moisés:

12 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Se a mulher de alguém se desviar pecando contra ele,

13 e algum homem se deitar com ela, sendo isso oculto aos olhos de seu marido e conservado encoberto, se ela se tiver contaminado, e contra ela não houver testemunha, por não ter sido apanhada em flagrante;

14 se o espírito de ciúmes vier sobre ele, e de sua mulher tiver ciúmes, por ela se haver contaminado, ou se sobre ele vier o espírito de ciúmes, e de sua mulher tiver ciúmes, mesmo que ela não se tenha contaminado;

15 o homem trará sua mulher perante o sacerdote, e juntamente trará a sua oferta por ela, a décima parte de uma efa de farinha de cevada, sobre a qual não deitará azeite nem porá incenso; porquanto é oferta de cereais por ciúmes, oferta memorativa, que traz a iniqüidade à memória.

16 O sacerdote fará a mulher chegar, e a porá perante o Senhor.

17 E o sacerdote tomará num vaso de barro água sagrada; também tomará do pó que houver no chão do tabernáculo, e o deitará na água.

18 Então apresentará a mulher perante o Senhor, e descobrirá a cabeça da mulher, e lhe porá na mão a oferta de cereais memorativa, que é a oferta de cereais por ciúmes; e o sacerdote terá na mão a água de amargura, que traz consigo a maldição;

19 e a fará jurar, e dir-lhe-á: Se nenhum homem se deitou contigo, e se não te desviaste para a imundícia, violando o voto conjugal, sejas tu livre desta água de amargura, que traz consigo a maldição;

20 mas se te desviaste, violando o voto conjugal, e te contaminaste, e algum homem que não é teu marido se deitou contigo, -

21 então o sacerdote, fazendo que a mulher tome o juramento de maldição, lhe dirá: - O Senhor te ponha por maldição e praga no meio do teu povo, fazendo-te o Senhor consumir-se a tua coxa e inchar o teu ventre;

22 e esta água que traz consigo a maldição entrará nas tuas entranhas, para te fazer inchar o ventre, e te fazer consumir-se a coxa. Então a mulher dirá: Amém, amém.

23 Então o sacerdote escreverá estas maldições num livro, e na água de amargura as apagará;

24 e fará que a mulher beba a água de amargura, que traz consigo a maldição; e a água que traz consigo a maldição entrará nela para se tornar amarga.

25 E o sacerdote tomará da mão da mulher a oferta de cereais por ciúmes, e moverá a oferta de
cereais perante o Senhor, e a trará ao altar;

26 também tomará um punhado da oferta de cereais como memorial da oferta, e o queimará sobre o altar, e depois fará que a mulher beba a água.

27 Quando ele tiver feito que ela beba a água, sucederá que, se ela se tiver contaminado, e tiver pecado contra seu marido, a água, que traz consigo a maldição, entrará nela, tornando-se amarga; inchar-lhe-á o ventre e a coxa se lhe consumirá; e a mulher será por maldição no meio do seu povo.

28 E, se a mulher não se tiver contaminado, mas for inocente, então será livre, e conceberá filhos.
 
29 Esta é a lei dos ciúmes, no tocante à mulher que, violando o voto conjugal, se desviar e for contaminada;

30 ou no tocante ao homem sobre quem vier o espírito de ciúmes, e se enciumar de sua mulher; ele apresentará a mulher perante o Senhor, e o sacerdote cumprirá para com ela toda esta lei.
 
31 Esse homem será livre da iniqüidade; a mulher, porém, levará sobre si a sua iniqüidade.





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Números 5 - Separação do Pecado

A. Separação dos efeitos do pecado.

1. (1-2) O comando para colocar para fora do arraial aqueles que não eram limpas.

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial a todo leproso, todo mundo que tem o fluxo, e quem se torna contaminada por um cadáver."

um. Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial: Como Israel preparado para marchar para a Terra Prometida, o leproso (Levítico 13), aqueles com uma descarga (Levítico 15), e qualquer sacerdote que iria tocar um corpo morto, com exceção a de um parente próximo (Levítico 21: 1) foram ordenados a ser posto para fora do arraial de Israel até cerimonialmente limpo. Agora Deus disse que Israel deve fazer o que Ele havia ordenado anteriormente.

eu. "Provavelmente esta portaria deu a primeira idéia de um hospital, onde todos aqueles que estão aflitos com doenças contagiosas são colocadas em determinados bairros, sob tratamento médico." (Clarke)

b. Coloque para fora do arraial: Não que qualquer uma dessas coisas fez uma pessoa, ou os provou ser um pecador notório (no entanto, que foi muitas vezes erradamente); mas hanseníase, descargas imundos, e mortos corpos eram lembretes dos efeitos do pecado - a partir do qual Israel deve separar enquanto eles se preparam para marchar sobre a Terra Prometida.

eu. Isso pode também ser uma analogia de nossa natureza pecaminosa herdada de Adão? Mesmo como um leproso não escolhe a lepra, mas herda-lo, por isso a nossa natureza pecaminosa não é escolhido - mas herdada de Adão. Claro, nós escolhemos atos individuais de pecado, mas a nossa natureza pecaminosa foi herdado.

ii. Claramente, nesta fase da progressão de Israel para a Terra Prometida, eles foram organizados e ordenados por Deus - agora, eles serão desafiados a pureza. Deus está olhando para fazer de Israel um Promised pessoas Terra - e isso significa um povo purificados.

2. (3-4) A amplitude ea razão do comando.

"Você deve colocar para fora ambos os sexos masculino e feminino, você deve colocá-los fora do acampamento, para que não contaminem o seu arraial, no meio do qual eu habito." E os filhos de Israel fizeram assim, e colocá-los fora do arraial; como o Senhor falou a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel fizeram.

um. Você deve colocar para fora ambos os sexos masculino e feminino: Você deve colocar para fora ambos os sexos masculino e feminino: Nem homem nem mulher devia ser excluído deste comando. Nem percebida simpatia nem superioridade percebida poderia poupar alguém as consequências da devastação do pecado.

b. No meio do qual eu habito: A grande razão para isso ordenou a separação é porque Deus vive no acampamento de Israel, assim também o pecado e seus efeitos devem ser separados dos.

eu. Deus está preocupado com muito mais do que nossos atos individuais de pecado; Ele exige a nossa natureza pecaminosa ser abordadas. Apenas em Jesus pode nossa natureza pecaminosa - o velho - seja crucificado, e a natureza de Jesus - o novo homem - ser concedida a nós como novas criações. Deus não pode habitar com o homem de idade, mas pode com o novo homem.

ii. Você não pode ser uma pessoa Terra Prometida se as conseqüências do pecado são abertamente evidente em sua vida. Certamente, as pessoas Prometida Terra não são perfeitamente sem pecado; mas eles não são abertamente, obviamente, andando na natureza do pecado - bem ilustrado pelas que definir fora do acampamento.

B. Separação dos danos nosso pecado faz.

1. (5-7) O comando para fazer a restituição.

Em seguida, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Fala aos filhos de Israel:" Quando um homem ou uma mulher comete qualquer pecado que os homens cometem na infidelidade contra o SENHOR, e essa pessoa é culpado, então ele deve confessar o pecado que ele tem cometeu. Ele fará restituição por causa da traição na íntegra, além de um quinto dela, e dá-lo ao que ele tem prejudicado. "

um. Ele fará restituição por causa da traição na íntegra: Porque restituição é comandado, este é, obviamente, um caso de pecar contra outra pessoa (como com o roubo, Levítico 5: 14-6: 7) ou reter de Deus aquilo que pertence a Ele.

b. Além disso, um quinto do mesmo: A restituição anteriormente comandado agora deve ser feito - o reembolso a que foi tomada ou retido, e adicionando uma penalidade de 20%.

2. (8) Como fazer a restituição aos mortos.

Mas, se o homem não tem nenhum parente a quem restituição pode ser feita para o mal, a restituição para o errado deve ir para o SENHOR para o sacerdote, além do carneiro da expiação com que a expiação é feita para ele.

um. A restituição pelo mal deve ir para o Senhor: Se não houver um parente sobrevivendo a fazer a restituição para, em seguida, o pagamento restituição deve ir para o Senhor. O pagamento da restituição foi tão importante - se não mais importante - para o culpado pagar como ele foi para a vítima receber.

3. (9-10) O direito de cada israelita para participar das ofertas que ele trouxe.

Cada oferta de todas as coisas sagradas dos filhos de Israel, que trouxerem ao sacerdote, será dele. E as coisas sagradas de cada um serão suas; tudo o que qualquer homem dá o sacerdote será seu.

um. Cada oferta de todas as coisas sagradas dos filhos de Israel, que trouxerem ao sacerdote, será dele: Certas ofertas (como a oferta de paz de Levítico 3) tinham a intenção de ter uma parte da oferta (como um bom pedaço de carne) retornou, para que eles e sua família poderia ter uma refeição de comunhão com o Senhor.

b. E as coisas sagradas de cada um serão suas: Este comando lembra o direito absoluto o ofertante tinha que compartilhar em tais oferendas; é essencialmente uma forma de preservar uma porta aberta para a comunhão com o Senhor - o sacerdote não poderia tomar parte do proponente de distância, um rei não poderia taxar-lo afastado.

eu. Em meio a este capítulo sobre a separação do pecado, Deus, por conseguinte, lembra a Israel do propósito desta separação - a comunhão com Deus. Este, em última análise, é a razão para prosseguir pureza: Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus (Mateus 5: 8).

C. Separação da suspeita de pecado.

1. (11-14) A situação.

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes:" Se a mulher de alguém se desviar e se comporta infiel para com ele, e um homem se deitar com ela, e é escondido dos olhos de seu marido, e ele está escondido que ela tem contaminado a si mesma, e não havia nenhuma testemunha contra ela, nem foi ela pegou, se o espírito de ciúmes vier sobre ele, e ele fica com ciúmes de sua esposa, que tem contaminado a si mesma, ou se o espírito de ciúmes vier sobre ele, e ele fica com ciúmes de sua esposa, embora ela não tenha aviltado; '"

um. Se a mulher de alguém se desviar e se comporta infiel para com ele: Esta passagem única lida com o problema de um espírito de ciúmes em um casamento. Obviamente, o ciúme infundado estragou muitos um casamento, eo ciúme justificado forçou a atenção sobre confrontar o pecado do adultério - nesta passagem, Deus dá a Israel uma maneira de lidar com isso.

eu. "Esta lei foi dada em parte para dissuadir mulheres de práticas adúlteras, e em parte para proteger as mulheres contra a raiva de seus maridos de coração duro, que de outra forma poderiam mediante meras suspeitas destruí-los, ou pelo menos colocá-los fora." (Poole)

b. Se o espírito de ciúmes vier sobre ele, e ele fica com ciúmes de sua esposa: Às vezes ciúme em um casamento é revelado para ser completamente justificado; outras vezes é encontrado para ser completamente falsa. De qualquer maneira, Deus sabe o que significa algo deve ser tratada, e aqui Ele dá a Israel uma maneira de fazê-lo.

eu. Muitas vezes, nosso cônjuge sabe se temos dado o nosso corpo - ou nossos corações - para outro, não importa o quão desesperadamente alguém tenta escondê-lo. Outras vezes, o ciúme é simplesmente fora do muro - e também precisa ser resolvido.

2. (15) A oferta para resolver um espírito de ciúmes.

Então o homem trará sua mulher perante o sacerdote. Ele trará a oferta necessária para ela, um décimo de efa de farinha de cevada; ele não deitará azeite sobre ela e não lhe incenso sobre ele, porque é uma oferta de cereais por ciúmes, oferta para lembrar, para que traz a iniqüidade à memória.

um. Então o homem trará sua mulher perante o sacerdote: O marido ciumento era trazer uma certa quantidade de farinha de cevada, e este grão only - não acompanhada de qualquer óleo ou incenso, as coisas que habitualmente acompanhada de uma oferta de cereais.

b. Ele não deitará azeite sobre ela e não colocar olíbano sobre ela: Não deveria haver nenhum óleo ou incenso - que foram pensados ​​para adoçar a oferta de cereais típico; mas não há nada doce sobre esta oferta para a lembrança, para que traz a iniqüidade à memória. Esta oferta foi realmente amargo, não é doce, porque quer uma esposa seria considerada culpada de adultério, ou um marido considerado culpado de suspeita infundada.

c. Para trazer a iniqüidade à memória: Não era que talvez a mulher cometeu adultério e não se "lembrar" dele; ele não foi para o marido ou a esposa de lembrar, mas para toda a comunidade para lembrar a terrível natureza de qualquer adultério ou falsa acusação.

3. (16-28) A cerimônia da oferta.

E o sacerdote fará a mulher chegar, e porá perante o SENHOR. O sacerdote tomará água santa num vaso de barro, e tirar um pouco da poeira que está no chão da tenda e colocá-lo na água. Em seguida, o sacerdote deve suportar a mulher perante o Senhor, descobrirá a cabeça da mulher, e colocar a oferta para lembrar em suas mãos, que é a oferta de cereais por ciúmes. E o sacerdote terá na mão a água amarga que traz maldição. E o sacerdote pôs sob juramento, e dizer à mulher: "Se nenhum homem se deitou com você, e se você não se desviaram para a imundícia, enquanto sob a autoridade de seu marido, ser livre desta água amarga que traz maldição. Mas se você foi perdido enquanto sob a autoridade de seu marido, e se você tiver contaminado a si mesmo e algum homem que não seja seu marido tem ficado com você "; em seguida, o sacerdote vestirá a mulher sob o juramento de maldição, e ele dirá à mulher; "O Senhor te ponha por maldição e praga no meio do teu povo, quando o Senhor faz a sua podridão coxa e sua barriga inchar e pode esta água que traz consigo a maldição entra em seu estômago, e fazer o seu ventre inchar e sua podridão coxa." Então a mulher dirá: "Amém, assim seja." Então o sacerdote escreverá estas maldições num livro, e ele deve raspar-los para dentro da água amarga. E ele fará que a mulher beba a água de amargura, que traz consigo a maldição, ea água que traz consigo a maldição entrará-la a tornar-se amargo. Então o sacerdote tomará a oferta de cereais por ciúmes da mão da mulher, moverá a oferta perante o Senhor, e trazê-lo para o altar; eo sacerdote tomará um punhado da oferta, como sua porção memorial, queimará sobre o altar, e depois que a mulher beba a água. Quando ele tiver feito que ela beba a água, então será que, se ela tem contaminado a si mesma e se comportou infiel para com seu marido, que a água que traz consigo a maldição entrará nela para se tornar amargo, e sua barriga vai inchar, sua coxa vai apodrecer , ea mulher vai se tornar uma maldição no meio do seu povo. Mas se a mulher não tenha aviltado, e é limpo, então ela deve ser livre e pode conceber filhos.

um. Tirar um pouco da poeira que está no chão da tenda e colocá-lo na água: A água ficou amargo do pó que houver no chão do tabernáculo; e enquanto a mulher segurou a oferta de cereais na mão (um lembrete de comunhão com Deus), o sacerdote pronuncia um juramento sobre a mulher.

eu. A idéia de descobrirá a cabeça da mulher (Números 05:18) é desassociar e "deixar para baixo" o cabelo dela. "A desvinculação do cabelo da mulher é um outro indício de que ela era vista como impuro. 'Leprosos' teve que deixar o cabelo cair frouxamente como uma marca da sua imundícia. "(Wenham)

b. O sacerdote deve colocá-la sob juramento, e dizer à mulher: Em seu juramento, o padre iria anunciar solenemente que, se a mulher era inocente da acusação de adultério, ela seria livre desta água amarga que traz maldição. Mas se ela era de fato culpado de adultério, ela estaria sob a maldição.

eu. O efeito da maldição era fazer sua coxa (aqui, um eufemismo para o útero) podridão e sua barriga inchar.

ii. Depois que o padre disse isso, a mulher teve que responder: Amém, assim seja. Ela teve de concordar que, se ela era inocente, ela merecia vindicação; mas se culpado, ela merecia a punição da maldição. Ela não tinha a opção de dizer, "bem, eu fiz isso, mas era realmente tudo certo aos olhos de Deus. Afinal de contas, nós amamos uns aos outros, ou meu marido me negligenciado, e. . . "No mínimo, esta cerimônia exigiu que o pecado ser chamado de pecado - culpado ou inocente!

c. O sacerdote escreverá estas maldições num livro, e ele deve raspar-los para dentro da água amarga: Depois de ler a maldição, e ouvindo o acordo da mulher, o padre iria escrever o juramento em um pergaminho - e raspar a tinta seca no amargo água.

eu. Pense no que fez a água amarga: Tanto o "pó santo" do chão do tabernáculo, eo juramento contendo uma maldição para o pecador! A combinação de ver a santidade de Deus ea penalidade para os pecadores realmente é amargo!

d. O sacerdote tomará a oferta de cereais: Após isso, o sacerdote oferecerá a oferta de cereais - uma imagem de companheirismo e graças a Deus - ea mulher acusada iria beber a água amarga.

e. A água que traz consigo a maldição entrará nela para se tornar amarga: Ao longo do tempo, o juízo de Deus seria evidente. Se ela viesse para baixo com algum tempo de doença interna, afetando especialmente seu ventre, seria visto como prova de sua culpa. Mas se ela estava livre da doença, e continuou a ter filhos, isso seria visto como vindicação.

eu. "Os rabinos dizem que o julgamento pelas águas do ciúme foi omitida após o cativeiro babilônico, porque adultérios eram tão frequentes entre eles, que eles estavam com medo de ter o nome do Senhor profanado por ser tão freqüentemente apelou para!" (Clarke)

ii. Os rabinos também disse que se a mulher era culpada, a mesma doença viria sobre o homem que ela havia cometido adultério com; mas eles também disse que, mesmo se a mulher tinha sido culpado, mas seu marido tinha sido culpada de adultério, também, a água amarga não teria nenhum efeito sobre ela.

f. Observações.

eu. Claramente, esta é uma prova de que Deus não quer que os casais a viver em um estado contínuo de ciúme. Ele deu um mecanismo como os sentimentos de inveja podia ser provado ou refutado, eo relacionamento iria lidar com a verdade a partir daí.

ii. Esta cerimónia apenas tratou de uma esposa adúltera e não um marido porque, na maior parte, a Lei Mosaica foi "jurisprudência" - não pretende prever todas as situações potencial, mas para dar exemplos que irão definir precedência para outros casos. É provável que a mesma cerimônia seria praticado, se uma mulher tornou-se suspeito de adultério do marido.

iii. Esta cerimônia só poderia trabalhar com algum elemento sobrenatural envolvido; água potável empoeirado e manchado de tinta não irá causar doença interna em apenas os culpados de adultério. Mas também, o stress mental de saber que você é culpado e proclamando abertamente a retidão do juízo sobre o culpado, não pode ser bom para a saúde!

eu v. No mínimo, esta cerimônia fez toda a comunidade (que era aparentemente uma cerimônia pública) ciente do mal de adultério - ea seriedade de tentar esconder o seu pecado. A existência da cerimônia em si era um incentivo à fidelidade no casamento, e, portanto, bom para toda a nação.

v. Certamente, tanto a santidade de Deus ea perfeição da Sua palavra testemunha contra nós. Nós deve ser forçado a beber um cálice amargo que nos destruir. Mas Jesus bebeu para nós.

4. (29-31) Conclusão.

Esta é a lei dos ciúmes, quando a mulher, enquanto sob a autoridade de seu marido, se desviar e contamina a si mesma, ou quando o espírito de ciúmes vier sobre um homem, e ele fica com ciúmes de sua esposa; em seguida, ele se coloca a mulher perante o Senhor, eo sacerdote cumprirá toda esta lei em cima dela. Em seguida, o homem será livre da iniqüidade, mas que mulher levará a sua culpa.

um. Esta foi uma cerimónia destina-se a resolver as coisas. Ou o marido estava certo ou errado em seu ciúme; se sua mulher tinha de fato sido adúltera, ele estava certo - se não, errado. A questão tinha de ser resolvido, e este foi o caminho de Deus para fazê-lo.

b. As duas últimas questões de pureza - no que diz respeito à restituição e resolver ciúme - olhar para fazer Israel um puro, Promised pessoas terreno em seus relacionamentos pessoais. Você não pode ser uma pessoa Terra Prometida se suas relações com os outros fedor! Você deve fazer a restituição e fazer as coisas resolvidas.


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