Gênesis Capítulo XXXII

Posted by TKM




















... O  Mensageiro ...


By google.





01-Gênesis Capítulo : 32



1 Jacó também seguiu o seu caminho; e encontraram-no os anjos de Deus.

2 Quando Jacó os viu, disse: Este é o exército de Deus. E chamou àquele lugar Maanaim.

3 Então enviou Jacó mensageiros diante de si a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, o território de Edom,

4 tendo-lhes ordenado: Deste modo falareis a meu senhor Esaú: Assim diz Jacó, teu servo: Como peregrino morei com Labão, e com ele fiquei até agora;

5 e tenho bois e jumentos, rebanhos, servos e servas; e mando comunicar isso a meu senhor, para achar graça aos teus olhos.

6 Depois os mensageiros voltaram a Jacó, dizendo: Fomos ter com teu irmão Esaú; e, em verdade, vem ele para encontrar-te, e quatrocentos homens com ele.

7 Jacó teve muito medo e ficou aflito; dividiu em dois bandos o povo que estava com ele, bem como os rebanhos, os bois e os camelos;

8 pois dizia: Se Esaú vier a um bando e o ferir, o outro bando escapará.

9 Disse mais Jacó: o Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me
disseste: Volta para a tua terra, e para a tua parentela, e eu te farei bem!

10 Não sou digno da menor de todas as tuas beneficências e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; porque com o meu cajado passei este Jordão, e agora volto em dois bandos.

11 Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque eu o temo; acaso não venha ele matar-me, e a mãe com os filhos.

12 Pois tu mesmo disseste: Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que pela multidão não se pode contar.

13 Passou ali aquela noite; e do que tinha tomou um presente para seu irmão Esaú:

14 duzentas cabras e vinte bodes, duzentas ovelhas e vinte carneiros,

15 trinta camelas de leite com suas crias, quarenta vacas e dez touros, vinte jumentas e dez jumentinhos.

16 Então os entregou nas mãos dos seus servos, cada manada em separado; e disse a seus servos: Passai adiante de mim e ponde espaço entre manada e manada.

17 E ordenou ao primeiro, dizendo: Quando Esaú, meu irmão, te encontrar e te perguntar: De quem és, e para onde vais, e de quem são estes diante de ti?

18 Então responderás: São de teu servo Jacó, presente que envia a meu senhor, a Esaú, e eis que ele vem também atrás de nos.

19 Ordenou igualmente ao segundo, e ao terceiro, e a todos os que vinham atrás das manadas, dizendo: Desta maneira falareis a Esaú quando o achardes.

20 E direis também: Eis que o teu servo Jacó vem atrás de nós. Porque dizia: Aplacá-lo-ei com o presente, que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; porventura ele me aceitará.

21 Foi, pois, o presente adiante dele; ele, porém, passou aquela noite no arraial.

22 Naquela mesma noite levantou-se e, tomando suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos, passou o vau de Jaboque.

23 Tomou-os, e fê-los passar o ribeiro, e fez passar tudo o que tinha.

24 Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia.

25 Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele.

26 Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares.

27 Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó.

28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.

29 Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou.

30 Pelo que Jacó chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada.

31 E nascia o sol, quando ele passou de Peniel; e coxeava de uma perna.

32 Por isso os filhos de Israel não comem até o dia de hoje o nervo do quadril, que está sobre a juntura da coxa, porquanto o homem tocou a juntura da coxa de Jacó no nervo do quadril.





By google.




Gênesis 32 - Jacob prepara para enfrentar Esaú.


Jacob ouve da aproximação de Esaú.
Jacob atende os anjos de Deus no Maanaim.

Ele percebe que Deus está com ele e ele tem proteção angelical.


1 Jacó também seguiu o seu caminho; e encontraram-no os anjos de Deus.2 Quando Jacó os viu, disse: Este é o exército de Deus. E chamou àquele lugar Maanaim.


 Os anjos de Deus se encontrou com ele: Não sei exatamente o que isso significa. De alguma forma, ser angélico que são normalmente invisível agora estavam visíveis para Jacob, e ele interagiu com eles. Talvez Deus queria que Jacob soubesse como grande Seu cuidado era para ele e sua família.

Esta maravilhosa revelação da presença e do cuidado de Deus veio depois de Jacob finalmente separado de Laban, o homem mundano. Separação do mundo traz uma maior percepção para o crente.

Este é o acampamento de Deus: Literalmente, Jacob observou que ele estava em um duplo acampamento. Ele não estava sozinho; Deus tinha um acampamento de anjos com ele em Maanaim.

 Não era como se os anjos de Deus só se juntou Jacob. Eles estavam com ele o tempo todo. Agora Jacob podia ver os anjos de Deus com ele e proporcionou grande incentivo.

Anjos, embora os seres "superiores" do que nós, são ordenados por Deus para ser nossos servos Hebreus 1:14 e que ministram a nós, mesmo quando eles ministraram a Jesus
Mateus 4:11. Em 2 Reis 6: 15-17 , o servo de Eliseu tinha os olhos abertos para ver as hostes angelicais em torno deles.

John Paton, um missionário para as Ilhas Novas Hébridas, contou como uma noite nativos hostis cercaram sua sede de missões, com a intenção de queimar os Patons e matá-los. Ele
e sua esposa oraram por toda a noite, e quando o dia finalmente chegou, seus atacantes todos tinham debandado.
Um ano mais tarde, o chefe da tribo tornou-se um cristão, e Paton, perguntou o homem sobre aquela noite. O chefe respondeu: "Quem eram todos aqueles homens que estavam com você lá?" O missionário explicou que só ele e sua esposa estavam lá. O chefe insistiu que ele tinha visto centenas de grandes homens com vestes resplandecentes e espadas circulando a sede da missão, assim que os nativos tinham medo de atacar (Billy Graham em Anjos, agentes secretos de Deus, página 3). Naquela noite, nas Ilhas Novas Hébridas, há certamente houve um "double acampamento".

A  mensagem de Jacob a Esaú.


3 Então enviou Jacó mensageiros diante de si a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, o território de Edom,

4 tendo-lhes ordenado: Deste modo falareis a meu senhor Esaú: Assim diz Jacó, teu servo: Como peregrino morei com Labão, e com ele fiquei até agora;

5 e tenho bois e jumentos, rebanhos, servos e servas; e mando comunicar isso a meu senhor, para achar graça aos teus olhos.

6 Depois os mensageiros voltaram a Jacó, dizendo: Fomos ter com teu irmão Esaú; e, em verdade, vem ele para encontrar-te, e quatrocentos homens com el
e.

 Jacob enviou mensageiros diante de si a Esaú, seu irmão: Jacob, buscando conciliar com seu irmão (que 20 anos antes jurou matá-lo), começou por humilhar-se e enviando a mensagem, "o teu servo Jacob."

Tenho servos bois, burros, ovelhas, e do sexo masculino e feminino: Jacob não estava ostentando. Ele queria que Esaú soubesse que ele era um homem de riqueza e que ele não veio para tirar nada de Esaú. Jacob tentou antecipar o pensamento de Esaú e responder a preocupações de Esaú.

Ele também está vindo para conhecê-lo, e quatrocentos homens estão com ele: Quando os mensageiros retornaram, Jacob ouviu a notícia de que lhe deu grande preocupação - Esaú estava vindo para encontrá-lo com 400 homens. Porque Jacob não conseguia pensar o melhor de Esaú (por razões compreensíveis), ele estava convencido de que os 400 homens eram um exército com a intenção de destruí-lo e à sua família.



O medo de Jacob e a preparação carnal.

7 Jacó teve muito medo e ficou aflito; dividiu em dois bandos o povo que estava com ele, bem como os rebanhos, os bois e os camelos;

8 pois dizia: Se Esaú vier a um bando e o ferir, o outro bando escapará.


Jacó teve muito medo e angustiado: Quando Laban confrontado Jacob com uma milícia hostil Jacob corajosamente levantou-se para ele e falou sua mente Gênesis 31: 36-42. Mas com Esaú, Jacó teve medo de encontrá-lo. Isso aconteceu porque Jacob sabia que ele estava com a razão, com Laban, mas ele sabia que estava errado com Esaú.

Shakespeare estava certo quando escreveu: "A consciência faz covardes de todos nós" (Hamlet, Ato 3 Cena 1). Como Jacob não tinha força antes de Esaú por causa da culpa, tantos cristãos de hoje também são prejudicadas por seu passado.


Jacó teve muito medo e angustiado:
Antes de Jacob saiu de casa, depois que seu irmão jurou matá-lo, Rebeca disse Jacob até a ira de seu irmão se afasta de você, e ele esquece o que você tem feito para ele; então eu enviarei, e trazê-lo de lá Gênesis 27:45. Rebeca nunca enviou mensageiros para o retorno de Jacob; portanto, ele tinha todos os motivos para acreditar que Esaú ainda estava zangada com ele 20 anos depois.

Mas Jacob também tinha todos os motivos para acreditar que Deus iria protegê-lo. Ele parece ter esquecido que Deus tinha um campo especial de anjos lá para protegê-lo. Seu grande medo e angústia não é apropriado para alguém que está protegido por Deus.


Jacob deveria ter dito: "Eu não sei se Esaú está vindo em paz ou em guerra. Espero que para a paz, mas se é guerra, eu confio em que Deus vai me proteger ".

Ele dividiu as pessoas que estavam com ele, e os rebanhos e manadas e camelos, em duas empresas: Em dividir sua companhia, Jacob usado a sabedoria do homem para se preparar para a vinda de Esaú. Ele deveria ter confiado em Deus poderia proteger tudo o que tinha. Jacob esqueci dois campos de Deus Gênesis 32: 2 e foi tentado a fazer suas próprias regras.


By google.




A oração de Jacob.

9 Disse mais Jacó: o Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me
disseste: Volta para a tua terra, e para a tua parentela, e eu te farei bem!

10 Não sou digno da menor de todas as tuas beneficências e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; porque com o meu cajado passei este Jordão, e agora volto em dois bandos.

11 Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque eu o temo; acaso não venha ele matar-me, e a mãe com os filhos.

12 Pois tu mesmo disseste: Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que pela multidão não se pode contar.

Então Jacob disse: Após a primeira reacção de medo e descrença, Jacob fez a coisa certa. Ele foi para o Senhor e orou uma boa oração, humilde, cheio de fé, louvor, e a Palavra de Deus.

O Senhor, que me disse: "Volte para o seu país e para a tua parentela, e eu vou lidar bem com você": a oração de Jacó teve a palavra de Deus o que Deus disse em Gênesis 31: 3. Ele também citou as promessas de Deus "Eu certamente irá tratá-lo bem" lembrando Deus e suas palavras em Gênesis 28: 13-15.


Eu não sou digno da menor de todas as misericórdias: Sua oração teve ação de graças. Jacob entendeu que ele não era digno do que Deus fez para ele ou o que ele estava pedindo a Deus para fazer, mas ele contou com o que Deus prometeu e não sobre a sua própria dignidade.


Livra-me, peço: Sua oração tinha fé. Ele corajosamente pediu a Deus para fazer alguma coisa, e deu motivos humildes para por que o Senhor deva cumprir a Sua Palavra.

Um grande homem de fé e de oração,  uma vez perguntou o que era a parte mais importante da oração. Ele respondeu: "Os 15 minutos depois de eu ter dito:" Amém "." Não importa o quão grande foi a oração de Jacó, a sua fé será vista no que ele faz depois de sua oração.




 Jacob envia muitos presentes para Esaú.


13 Passou ali aquela noite; e do que tinha tomou um presente para seu irmão Esaú:

14 duzentas cabras e vinte bodes, duzentas ovelhas e vinte carneiros,

15 trinta camelas de leite com suas crias, quarenta vacas e dez touros, vinte jumentas e dez jumentinhos.

16 Então os entregou nas mãos dos seus servos, cada manada em separado; e disse a seus servos: Passai adiante de mim e ponde espaço entre manada e manada.

17 E ordenou ao primeiro, dizendo: Quando Esaú, meu irmão, te encontrar e te perguntar: De quem és, e para onde vais, e de quem são estes diante de ti?

18 Então responderás: São de teu servo Jacó, presente que envia a meu senhor, a Esaú, e eis que ele vem também atrás de nos.

19 Ordenou igualmente ao segundo, e ao terceiro, e a todos os que vinham atrás das manadas, dizendo: Desta maneira falareis a Esaú quando o achardes.

20 E direis também: Eis que o teu servo Jacó vem atrás de nós. Porque dizia: Aplacá-lo-ei com o presente, que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; porventura ele me aceitará.

21 Foi, pois, o presente adiante dele; ele, porém, passou aquela noite no arraial.




Tomou o que veio à sua mão como um presente para seu irmão Esaú: Jacob enviou um presente tão impressionante porque ele queria torná-lo completamente claro para Esaú que ele não precisava ou queria alguma coisa dele. Ele também poderia ter sido uma tentativa de comprar um bom favor de seu irmão.

Eu vou satisfazê-lo com o presente, que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; talvez ele vai me aceitar ". quando tudo mais falhar, " Em toda a probabilidade, Jacob é um exemplo perfeito do princípio ... Assim que ele terminou de orar, ele assumiu nós próprias estratégias de novo.

Afinal, se Jacob realmente confiava em Deus, ele estaria à frente da procissão para atender Esaú, e não a cauda.

Jacob esperava " talvez ele vai me aceitar", mas na mente de Jacob, talvez não. Jacob também pensou: "Talvez ele vai me matar assim como ele disse que faria."


Assim, o presente passou adiante dele:
Este dom é um bom exemplo da forma como nós confiamos na nossa capacidade de fazer as coisas e fazer as coisas acontecerem para além e exceto da confiança em Deus.


Mas nós, tantas vezes como Jacó, queremos dizer, "Eu me rendo ... Se isso não for o suficiente, eu me rendo e entrego todas as ovelhas. Se isso não for o suficiente, eu entrego todos os camelos ... "Até este ponto, o que Jacob se recusou a fazer era entregar-se a si próprio ...



Jacob luta com Deus.


 Jacob envia todos os seus bens para o rio.


22 Naquela mesma noite levantou-se e, tomando suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos, passou o vau de Jaboque.

23 Tomou-os, e fê-los passar o ribeiro, e fez passar tudo o que tinha.


Ele os levou, fê-los passar o ribeiro: Esta foi uma demonstração de sua fé, porque Jacob deixou a si mesmo sem recuo. Se Esaú queria atacar seu grupo, que seria rapidamente apoiado pelo o rio.


Enviados sobre o que ele tinha: Jacob passou a noite sozinho. Esta foi a sua última noite no lado leste do rio Jordão, e ele provavelmente passou a noite em oração.

Deus tinha que chegar a Jacob sozinho, e Ele lidou com ele. Enquanto toda a atividade da enorme comitiva cercada Jacob, ele poderia ocupar-se com mil tarefas diferentes. Uma vez que ele estava sozinho, Deus ordenou a sua atenção.

Pense em tudo Jacob teve que orar sobre: agradecendo a Deus, lembrando-se tudo o que o Senhor fez para ele, perguntando-se como Deus cumpriria Sua obra nele. Este foi um ponto de viragem importante na vida de Jacob e ele sabia disso.


By google.


Um homem luta com Jacob.



24 Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia.

25 Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele.



Um homem lutou com ele até o romper do dia: Jacob não lutou com o homem. Em vez disso, um homem lutou com ele. Jacob não começou querendo nada de Deus; Deus queria algo dele. Deus queria que todos os orgulhos e a auto-suficiência de Jacó e as maquinações carnais caíssem por terra e veio para levá-las, se necessário pela força.


Um homem lutou com ele: Como os versos seguintes mostram, este não era um mero homem. Esta é uma outra participação especial de Jesus no Velho Testamento antes de Sua encarnação em Belém ... Este era Deus em forma humana ...

Até o romper do dia: Só podemos imaginar o que esta cena se parecia. Talvez, por vezes, parecia que uma briga de bar, e, talvez, em outros momentos, parecia um intenso combate de wrestling's.

"Como é que Jacob sempre conseguem manter a sua luta ao longo de toda a noite? Eu não sei. Mas eu sei que a sua determinação para pendurar lá não era maior do que a nossa determinação freqüente de ter o nosso próprio caminho e, eventualmente, ganhar sobre Deus. "


Ele viu que não prevalecia contra ele: Como a luta avançava, parecia Jacob foi muito equilibrados contra o Homem. Mas o jogo foi só mesmo na aparência. O homem poderia ter vencido facilmente a qualquer momento, usando o poder sobrenatural.


Às vezes nos sentimos que o homem realmente pode lutar com Deus. Um homem ou uma mulher em rebelião contra Deus pode parecer fazer muito bem. O jogo parece mesmo só na aparência. Deus pode virar o jogo a qualquer momento, e permite que o jogo  para ir contra o próprio, para atingir seus objetivos.




Não é difícil imaginar Jacob trabalhando tão duro e sensação de que ele está recebendo o melhor de seu adversário, até que finalmente o homem mudou a luta em um momento. Jacob deve ter se sentido muito derrotado.





O apelo de Jacob para o Homem.

26 Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares.


Deixe-me ir, porque já vem rompendo o dia: O Homem precisava deixar Jacob, e que isso não iria durar muito mais tempo. Mesmo que Jacob se agarrasse a Ele de maneira desesperada, Jacob tinha perdido. O Melhor, Maior Homem derrotou Jacob.


Este é um lugar de valor inestimável para que todos venham a: onde Deus nos conquista. Há algo a ser dito para todo homem que faz sua luta com Deus, e depois de reconhecer a grandeza de Deus, depois de ter sido derrotado. Devemos saber servimos a um Deus que é maior do que nós, e nós não podemos conquistar muita coisa até que Ele nos conquiste.

Eu não vou deixar você ir, se não me abençoar: Este Jacob não podia ditar termos a Deus como ele fez em ocasiões anteriores. Deus venceu Jacob aqui, e nós sabemos de Oséias 12: 3-5 que Jacob procurou essa bênção com choro. Ele sabia que estava derrotado, ainda queria desesperadamente uma bênção deste Grande Deus!



Ele levou seu irmão pelo calcanhar no útero, e na sua força lutou com Deus. Sim, ele lutou com o anjo e prevaleceu; ele chorou, e procurou favor Dele. Ele o encontrou em Betel, e ali Ele falou para nós; isto é, o Senhor Deus dos Exércitos. O Senhor é o seu nome memorável. Oséias 12: 3-5.


A menos que você me abençoar: De acordo com o seu passado, Jacob sempre foi esperto e sorrateiro suficiente para  nunca me sentir a necessidade de confiar somente em Deus. Agora, ele só poderia contar com a bênção de Deus.

Jacob foi reduzido para o lugar onde tudo o que ele podia fazer era segurar o Senhor com tudo o que tinha. Jacob não poderia mais lutar, mas ele podia segurar. Isso não é uma má posição para se estar.


Aqui,  é respondida a oração de Jacó em Gênesis 32: 9-12. No entanto, antes de Jacob  ser entregue nas mãos de seu irmão, ele teve que se desfazer de sua própria auto-vontade e auto-suficiência.

Jacob pensou que o verdadeiro inimigo estava fora dele, sendo Esaú. O verdadeiro inimigo era a sua própria carne, a natureza carnal, que não tinha sido conquistada por Deus.



O nome de Jacó é mudado, e ele é um homem abençoado.


27 Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó.

28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.
29 Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou.

Qual é o seu nome? Jacob deve ter sentido uma sensação de vergonha, admitindo seu nome ser Jacob, com todas as suas associações de engano e fraude ... No entanto, este era quem ele era, e Jacob tinha de admitir a ele.


Todos nós queremos nos citar favoravelmente. Nós dizemos: "Estou firme; és obstinado; eles são tolos teimosos ... "Deus não permitiria  Jacob permanecer com o seu nome, porque em seu caso, refletia sua verdadeira natureza.


Seu nome não será mais chamado de Jacó, mas Israel: O nome Israel é um composto de duas palavras: sarah (significado, luta, esforço, ou regra) e el (ou seja, Deus). Alguns tomam o nome de Israel para dizer, ele que luta com Deus ou Ele que governa com Deus. Mas em nomes hebraicos, às vezes Deus não é o objeto do verbo, mas o assunto. Daniel quer dizer que Deus não os juízes julgam Deus. Este princípio nos mostra meios susceptíveis de Israel, Deus governa.

Deste ponto em diante, ele não será chamado Jacob, mas é chamado de Israel. Aparentemente, há ainda era muito do velho homem deixou em Jacob.

Para você ter lutado com Deus e com os homens, e prevaleceram: Jacó prevaleceu no sentido de que ele sofreu por sua luta até que Deus completamente o conquistou. Quando você luta com Deus, você só tem a ganhar com a perda e por não desistir até que você saiba que você perdeu. Isto é como Jacó prevaleceu.

Por que é que você perguntar sobre o meu nome? O homem provavelmente se recusou a dizer a Jacob Seu nome porque Ele imaginou Jacob já devia conhecê-lo, e descobriu-se que Jacob sabia exatamente quem era.

E abençoou-o lá: Certamente, esta foi a bênção de ser derrotado por Deus. Foi a bênção da passagem do velho (Jacob) para  a vida, e a vinda de um novo (Israel) vida. Ele também pode ter tido a ver com a grande idéia de a bênção de Abraão, e satisfazer as necessidades imediatas de Jacob para sua segurança . Seja qual for a necessidade de Jacob, a bênção de Deus seria presente e importante, desde aquele momento.


By google.

Dois memoriais deste evento.



30 Pelo que Jacó chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada.

31 E nascia o sol, quando ele passou de Peniel; e coxeava de uma perna.

32 Por isso os filhos de Israel não comem até o dia de hoje o nervo do quadril, que está sobre a juntura da coxa, porquanto o homem tocou a juntura da coxa de Jacó no nervo do quadril.




Jacob chamou o nome do lugar Peniel: O primeiro memorial era um nome. Jacob chamou o lugar de Peniel (Rosto de Deus), porque ele sabia o nome do homem que lutou com ele. Ele era o mesmo que lutou com Jacob toda a sua vida.

Jacob também entendeu que era apenas pela graça e misericórdia, ele escapou de este episódio com a própria vida de Deus. Nenhum homem deve ser autorizado a lutar com Deus e ao vivo, mas Deus foi gracioso.

 Ele mancou em seu quadril: O segundo memorial era um coxear perpétuo. Jacob se lembraria dele ser conquistado por Deus com cada passo que dava para o resto de sua vida. Este foi um pequeno preço a pagar por um presente tão grande.





Fontes deste Estudo Biblico.
  O código da Bíblia.com






 By you tube.





Leia, estude, medite na Palavra de Deus.

 By google.



Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!
















0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...