Êxodo Capítulo IV

Posted by TKM





By google.


.
02 - Êxodo Capítulo : 4


1 Então respondeu Moisés: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu.

2 Ao que lhe perguntou o Senhor: Que é isso na tua mão. Disse Moisés: uma vara.


3 Ordenou-lhe o Senhor: Lança-a no chão. Ele a lançou no chão, e ela se tornou em cobra; e Moisés fugiu dela.


4 Então disse o Senhor a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda (estendeu ele a mão e lhe pegou, e ela se tornou em vara na sua mão);


5 para que eles creiam que te apareceu o Senhor, o Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.


6 Disse-lhe mais o Senhor: Mete agora a mão no seio. E meteu a mão no seio. E quando a tirou, eis que a mão estava leprosa, branca como a neve.


7 Disse-lhe ainda: Torna a meter a mão no seio. (E tornou a meter a mão no seio; depois tirou-a do seio, e eis que se tornara como o restante da sua carne.)


8 E sucederá que, se eles não te crerem, nem atentarem para o primeiro sinal, crerão ao segundo sinal.


9 E se ainda não crerem a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, então tomarás da água do rio, e a derramarás sobre a terra seca; e a água que tomares do rio tornar-se-á em sangue sobre a terra seca.


10 Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! eu não sou eloqüente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.


11 Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego?. Não sou eu, o Senhor?


12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.


13 Ele, porém, respondeu: Ah, Senhor! envia, peço-te, por mão daquele a quem tu hás de enviar.


14 Então se acendeu contra Moisés a ira do Senhor, e disse ele: Não é Arão, o levita, teu irmão? eu sei que ele pode falar bem. Eis que ele também te sai ao encontro, e vendo-te, se alegrará em seu coração.


15 Tu, pois, lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca e com a dele, e vos ensinarei o que haveis de fazer.


16 E ele falará por ti ao povo; assim ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.


17 Tomarás, pois, na tua mão esta vara, com que hás de fazer os sinais.


18 Então partiu Moisés, e voltando para Jetro, seu sogro, disse-lhe: Deixa-me, peço-te, voltar a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai-te em paz.


19 Disse também o Senhor a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egito; porque morreram todos os que procuravam tirar-te a vida.


20 Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos, e os fez montar num jumento e tornou à terra do Egito; e Moisés levou a vara de Deus na sua mão.


21 Disse ainda o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, vê que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu endurecerei o seu coração, e ele não deixará ir o povo.


22 Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito;


23 e eu te tenho dito: Deixa ir: meu filho, para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei o teu filho, o teu primogênito.


24 Ora, sucedeu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e quis matá-lo.


25 Então Zípora tomou uma faca de pedra, circuncidou o prepúcio de seu filho e, lançando-o aos pés de Moisés, disse: Com efeito, és para mim um esposo sanguinário.


26 O Senhor, pois, o deixou. Ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão.


27 Disse o Senhor a Arão: Vai ao deserto, ao encontro de Moisés. E ele foi e, encontrando-o no monte de Deus, o beijou:


28 E relatou Moisés a Arão todas as palavras com que o Senhor o enviara e todos os sinais que lhe mandara.


29 Então foram Moisés e Arão e ajuntaram todos os anciãos dos filhos de Israel;


30 e Arão falou todas as palavras que o Senhor havia dito a Moisés e fez os sinais perante os olhos do povo.


31 E o povo creu; e quando ouviram que o Senhor havia visitado os filhos de Israel e que tinha visto a sua aflição, inclinaram-se, e adoraram.





.

By google.
.


Os três sinais de Moisés

Na postagem anterior Moisés tinha feito a sua primeira objeção ao chamado de Deus lembram?

Depois que ele ouviu do próprio Deus que seria protegido nesta missão, demonstrou certa disposição e pediu mais informações.

Más não é que o nosso herói volta a expressar dúvidas quanto à sabedoria do plano de Deus?

_ Mas Senhor, os israelitas não vão acreditar em mim, nem vão dar atenção ao que eu falar e vão dizer que o SENHOR não me apareceu!

A pergunta de Moisés não foi tão absurda assim, pois desde que Jacó entrou no Egito mais de dois séculos atrás, nunca mais o povo de Israel havia recebido uma revelação e, portanto seria muito fácil surgir dúvidas quanto à validade da pretensão de Moisés de ter recebido uma comissão divina.

Apesar da simpatia que temos por Moisés, não podemos justificar suas atitudes.

A sua objeção, nada mais era, do que incredulidade nas promessas de Deus.

Ele ainda tinha que aprender que para Deus, todas as coisas são possíveis.


E no caso de Moisés, Deus não vai economizar nos milagres, pois cada revelação de verdades novas será acompanhada com sinais maravilhosos. 

Uma das maiores demonstrações de sinais no Velho Testamento ocorreu justamente durante o ministério de Moisés.

E já que a fé de Moisés, neste momento não era suficientemente forte para depender de sinais futuros, Deus lhe proporcionou imediatamente, digamos que um aperitivo, a fim de demonstrar a legitimidade de sua missão;

_ O que é isso que você tem na mão?

_ Meu bastão!


_ Jogue-o no chão. 

Ele jogou a vara no chão e imediatamente ela se transformou numa cobra. Moisés que nào era bobo, ficou com medo e fugiu dela.


Aí o SENHOR ordenou a Moisés: 

_ Estenda a mão e pegue a cobra pelo rabo.

Moisés estendeu a mão e pegou a cobra pelo rabo, e de novo ela virou um bastão na mão dele.

Você sabia que um encantador de serpentes geralmente pega uma cobra pelo pescoço para que não possam mordê-lo?

Deus o instruiu desta forma a fim de que Moisés demonstrasse confiança em Deus tomando a cobra pela cola.


Então o SENHOR disse:
_ Faça isso para provar aos israelitas que o SENHOR, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, apareceu a você. 

As serpentes eram temas populares na religião dos egípcios com varias seitas dedicadas a elas.

.
By google.

 .
O faraó era representado pela figura da serpente, o uraeus (imagem acima) era um adorno em forma de serpente ostentado em coroas dos faraós do antigo Egito.

Agora, como depois nos outros sinais, Deus afirmava a Sua soberania sobre os deuses de Egito.

Realmente este sinal era para deixar qualquer egipcio fulo da vida, seria uma verdadeira humilhação para os deuses que eles criam.

.


By google.

.

E o SENHOR continuou: 

_ Agora ponha a mão no peito.

Moisés obedeceu imediatamente.

E, quando tirou a mão do peito, ela estava leprosa, branca como a neve.

Neste tempo a lepra era considerada como absolutamente incurável.

Moisés deve ter ficado apavorado.


_ Ponha outra vez a mão no peito 

Ele pôs a mão no peito novamente.

E, quando a tirou, ela estava tão boa como o resto do corpo.

A aparição instantânea da lepra e seu desaparecimento eram contrária a toda experiência e serviria como uma evidência de poder sobrenatural de Deus.


Então o SENHOR lhe disse:
_ Se com o primeiro milagre os israelitas não acreditarem em você e não se convencerem, então com o segundo eles vão acreditar. 

O propósito do primeiro milagre seria provar que Moisés era o homem a quem o Senhor tinha chamado para ser o dirigente de seu povo.

O do segundo seria para deixar bem claro que, como mensageiro de Deus, ele teria o poder necessário para executar a tarefa. 

O do terceiro... Bem o terceiro...

O título da postagem é “Os três sinais de Moisés” não é? 

Pois então, ia me esquecendo... 

.
By google.
 .
A lógica de Deus


Vamos ao terceiro sinal, e nele o aviso para o Faraó é intensificado.

_ Mas, se com esses dois milagres ainda não crerem e não quiserem ouvir você, tire água do rio Nilo e derrame no chão, que ela virará sangue.

A coisa vai ferver no Egito!

Depois pretender humilhar a deidade dos egípcios transformando o bastão em serpente, Deus diz para Moisés operar um sinal justamente com a água do Nilo?

Ninguém brinca com o Nilo! Este rio era muito sagrado para os egípcios!

O rio Nilo era à base da vida religiosa e física do Egito.

Ao transformar a água em sangue, Deus estava revelando o Seu poder sobre a fonte de vida do Egito e dos seus "muitos" deuses.

Para que você entenda a encrenca que Moisés estava para se meter, mais a frente, dedicarei uma postagem só para falar deste rio.

Talvez seja por isso que o nosso herói desta história, resolveu dar mais um passo atrás em relação a sua missão.


Moisés respondeu ao SENHOR:

_ Más Senhor, eu nunca tive facilidade para falar, nem antes nem agora. Quando começo a falar, eu sempre me atrapalho.

Embora tivesse a mais alta educação, Moisés temia não ter suficiente habilidade oratória para defender a causa dos israelitas diante da corte do faraó.

Como já comentei em postagens anteriores é provável que Moisés fosse gago.

Você já parou para pensar em como é difícil para qualquer um de nós confiar em Deus, e em como é fácil acharmos que o sucesso vem de nossas habilidades naturais?

É... É triste ver como duvidamos da habilidade de Deus em usar Seus instrumentos.

Você também tem dificuldades em reconhecer que a sua fraqueza é o instrumento favorito de Deus?

Às vezes eu me esqueço disso.

Más O SENHOR o repreendeu por sua falta de fé e do alto de Sua onipotência lhe deu uma resposta que deixou ele, eu e provavelmente deixará você, mudo;

_ Escute aqui Moisés, quem dá a boca ao ser humano? Quem faz com que ele seja surdo ou mudo? Quem lhe dá a vista ou faz com que fique cego?

_ ...

_ Sou eu, Deus, o SENHOR.

_ ...

Que resposta maravilhosa!

Más é lógico! Deus é o nosso criador e por meio DELE muitas tempestades em nossas vidas são vencidas!

Agora pense comigo; Se Deus tem o poder para Criar, tem certamente o poder para sustentar as suas fracas criaturas, não é verdade?

Crês nisso?

Tá com dúvidas?

Então vamos a mais um...

Flashforward (flash do futuro)

Saímos da época de Moisés e vamos para o tempo de Jesus. E por falar Nele, chegamos bem na metade de seu discurso, o famoso Sermão da Montanha, onde ele profere lições de conduta e moral, ditando os princípios que normam e orientam a verdadeira vida cristã.

Aliás, chegamos bem no ponto que precisamos ouvir, pois Jesus usou aqui, a mesma lógica da qual estamos aprendendo agora.

Vai lá em Mateus 6:25-33 e regozije-se na palavra de Deus.

Deus já falou comigo e quer falar com você.

Já leu?

Que coisa maravilhosa é a palavra de Deus, não é?

Olha depois dessa, eu fico por aqui, já me alimentei o bastante para o dia inteiro, continuamos na próxima postagem.

.
 By google.
 .
Fim de papo na Sarça Ardente
 

Este postagem conclui a conversa de Deus com Moisés na sarça ardente.

Notamos um relato feito de maneira muito franca e aberta, onde nos mostra um Moisés com todas suas faltas e fraquezas.

Isto é totalmente contrário á natureza humana.

A honestidade dos autores bíblicos, mesmo a respeito de suas próprias falhas, é uma forte evidência da que a Palavra de Deus é verdadeiramente inspirada.


Depois daquela maravilhosa resposta, Deus ainda com muita paciência, raciocinou com Moisés como com um amigo.

_ Agora vá, pois eu o ajudarei a falar e lhe direi o que deve dizer.


Porém Moisés, teimoso como uma mula, insistiu mais uma vez.

Quando todas as suas desculpas foram derrubadas, sobraram apenas seus motivos ocultos.

Ele perdeu totalmente a noção do perigo, quando revelou finalmente sua verdadeira intenção;

_ Não, Senhor, eu não posso ir. Por favor, manda outra pessoa em meu lugar.

O que ao princípio tinha parecido ser dúvida quanto a sua própria habilidade, se revelou agora em uma certa desconfiança em Deus.


Então o SENHOR irritado com Moisés disse:

_ Por acaso Arão, o levita, não é seu irmão?

_ Sim!

_ Eu sei que seu irmão tem facilidade pra falar, é eloqüente.

_ Hum...

_ Além disso, ele está vindo para se encontrar com você e vai ficar contente ao vê-lo.

Arão tinha feito planos para visitar a Moisés em Midiã a fim de informar-lhe da morte do rei de quem tinha fugido.


Moisés recebe então uma nova oportunidade do Senhor;

_ Você falará com Arão e lhe dirá o que ele deve dizer. Eu os ajudarei a falar e direi o que vocês devem fazer.

Ele seria uma espécie de assessor de imprensa para Moises.

Muitos pensam que nesta ocasião Moisés perdeu a honra de fazer o trabalho sozinho.

Más o que Moisés perdeu de mais importante, foi a honra de acompanhar a Deus com uma fé inquestionável.

Ele não foi o primeiro e nem será o ultimo a fazer isso.

Apesar da pisada na bola de Moises, sua posição era a de líder, ainda que a de Arão parecesse superior aos olhos do povo.


Deus explica a ele como deveria funcionar a dupla;

_ Arão falará ao povo em seu lugar. Ele será o seu representante e falará ao povo por você. E você será como Deus para ele, explicando o que ele deve dizer.

Moises era porta voz de Deus e Arão o porta voz de Moises, portanto a inspiração divina teria de descansar sobre Moisés.

Arão aceitaria as palavras de Moisés como palavras de Deus e faria todo o que Moisés lhe ordenasse.


Finalmente, como havia acabado o estoque de desculpas, Moises se dá por vencido.

_ Tudo bem Senhor, eu aceito a missão. Preciso ir agora e informar ao meu sogro que vou partir?

_ Não se esqueça de levar o bastão porque é com ele que você vai fazer os milagres.

O cajado (chamado agora a vara de Deus) seria para ele um lembrete da presença e do poder de Deus.

E lá foi ele, sem imaginar que se transformaria em breve, num dos maiores lideres da historia.

Nosso Deus faz coisas... 
 .
 By google.
 .
Moisés parte para o Egito no lombo de um jumento.


Então Moisés voltou para a casa de Jetro, o seu sogro, e disse: 

_ Eu preciso visitar meus parentes no Egito, o senhor pode me dar esta permissão? Quero ver se eles ainda vivem.

Perceba que ele não mencionou o verdadeiro motivo da viagem com receio de que Jetro não permitisse que sua filha e seus netos o acompanhassem na viagem.

_ Ah… Pois muito bem, pode ir. Vá em paz.

Mal sabia Jetro que a partida era definitiva.


Enquanto Moisés fazia os preparativos para voltar ao Egito, o Senhor lhe apareceu uma segunda vez para confirmar que não precisava temer por sua segurança pessoal, sendo que já havia morrido o Faraó e todos os que procuravam matá-lo. 


Moisés então fez com que a sua mulher e seus dois filhos montassem um jumento e começou com eles a sua longa viagem de volta para o Egito. 

Quem diria em?

Aquele que no Egito só andava de carro, agora voltava pra lá montado em um jumento?

Ao passo que até agora estudamos as fraquezas de Moisés, não podemos ignorar ele começou a ter aqui um pouco mais de fé em Deus.

Quantos montariam num jumento e viajariam para confrontar um dos homens mais poderosos da terra, sem levar nada, exceto a confiança em Deus?

A tarefa que estava diante de Moisés só poderia ser realizada pelo poder sobrenatural.

Mesmo os maiores dos santos são uma mistura de fé e falta de confiança.

Há! É mencionado aqui neste versículo que ele se lembrou de levar algo muito importante para esta missão, a “vara de Deus”.

Você lembra que no versículo dois Deus perguntou a Moisés o que ele tinha em sua mão?

Ele tinha simplesmente uma vara comum utilizada por pastores de ovelhas.

Agora aqui, neste versículo ela é chamada de a "vara de Deus".

Guarde essa...

"O pouco é muito quando é usado por Deus"

.
By google.
 .
Trabalhar para Deus não é moleza



Antes que chegasse ao Egito, mais uma vez Deus apareceu a Moisés.

E nesta ocasião Deus lhe deu algumas informações concernentes ao que ele devia esperar no Egito.

_ Moisés, eu lhe dei poder para fazer muitos milagres. E quando você voltar para o Egito, esteja pronto para fazê-los diante do rei daquela terra, entendeu?

_ Realmente esta é uma boa notícia Senhor. É muito bom contar com seu poder para enfrentar um inimigo de tal envergadura, agora será mais fácil derrotá-lo.

_ Mas todos estes sinais de nada adiantarão!

_ Como?

_ Eu endurecerei o coração do Faraó e mesmo impressionado, não deixará você partir com o povo de Israel.

_ ...?

Não entendeu leitor?

Como é que é?

Deus vai endurecer o coração do faraó para não deixar Moisés levar o povo?

Na verdade, Deus vai endurecer o coração do faraó, da sexta praga em diante, nas primeiras 5 pragas, o faraó se endurecerá sozinho, pois vendo a ação de Deus sobre o povo egípcio, mesmo tendo sua pátria atingida por pragas "brandas", não aceitará a recomendação que Moisés fará e endurecerá seu próprio coração.

Na sexta em diante, as pragas serão mais fortes, culminando quase na destruição do Egito, porém o próprio Deus endurecerá o coração do faraó para mostrar que ele é maior que todos os deuses do Egito e para mostrar que tais deuses não podem fazer nada para ajudá-los.


Deus continua;

_ Então você dará um recado meu pra ele. Vai dizer que Israel é meu filho primogênito, e que eu ordenei para que ele deixe o meu povo ir.

Declarar que Israel é primogênito de Deus, era uma linguagem familiar para o rei do Egito, pois cada faraó se considerava a si mesmo o filho do deus-sol.


_ Mas ele não vai querer deixar, então depois de muita teimosia, eu vou ter que tirar a vida de seu filho mais velho.

A coisa vai ferver por lá.

É... Como veremos adiante, Moisés terá muito trabalho pela frente.

Aprenda uma coisa; Só porque Deus está no controle, não significa que o trabalho seja fácil.


.
 By google.
 .
Deus quase mata Moisés.

Vimos até agora que Moisés saiu com sua esposa e filhos para ir ao Egito, mas antes de servir a Deus era necessário que ele cumprisse o mandamento que Deus havia dado a Abraão, mediante o qual a sua descendência do lado masculino levaria em sua carne um sinal por toda a vida: a circuncisão.

Porém, Moisés não havia cumprido esse mandamento e um dos seus filhos que ainda não havia sido circuncidado, adiando esta operação, talvez por estar longe do seu povo e provavelmente por insistência de sua esposa, Zípora.

Nosso herói teria que aprender que ao desobedecer a Deus, atrairia a sua ira sobre si, isso era mais serio do que qualquer coisa que o faraó lhe pudesse fazer.

Deus então lhe ensina uma lição importante.

E esta lição aconteceu no caminho para o Egito, numa estalagem, num lugar onde Moisés e a sua família iriam passar a noite.

Veja só, a Bíblia diz que o SENHOR se encontrou com Moisés e procurou matá-lo.

Isto pode ter ocorrido através de uma grave doença ou talvez pela visita de um anjo executando juízo que o deixou completamente imobilizado.

Moisés e Zípora estavam com seus dois filhos, provavelmente Gerson, o maior, tinha sido circundado de acordo com as instruções de Deus a Abraão.

Porem eles haviam negligenciado a pratica da circuncisão em seu filho mais novo, Eliezer.

A passagem deixa claro que a causa desta desobediência foi por Moisés ceder à opinião negativa da sua esposa, que não deve ter gostado do ritual feito em Gerson.

Aliás, Zípora nunca pareceu ter sido um apoio espiritual para Moisés.

Mas ela, era muito esperta e viu logo o que estava acontecendo.

Ela percebeu que Deus queria matar Moisés por causa da desobediência.


Como Moisés se achava imobilizado e quase morrendo, a dona encrenca teve que circuncidar seu filho, ela própria, para salvar a vida de Moisés.

Desesperada, pegou uma pedra afiada e cortou o prepúcio do menino.

_ Moisés, você é um marido sanguinário para mim!

Este seu comentário, indica que ela não aprovava a prática, considerava este ritual hebreu um ato bárbaro.

Deus no entanto, aceitou o tardio proceder de Zípora e restaurou a Moisés.

É provável que, em seguida, ela deixou Moisés e voltou para casa com seus filhos.
Moisés aprendeu aqui duas coisinhas básicas; 

I  Que não se deve brincar com o pecado,

II  Que Deus deve ser obedecido acima de tudo e de todos. 

Agora pense comigo;

Quantos cristãos bananas permitem que outros os levem a pecar?

Outra coisa, um cônjuge rebelde  nos dá a liberdade de pecar e desobedecer a Deus!

.
 By google.


.
Moisés encontra Arão


Vamos voltar a alguns dias atrás, quando Moisés estava prestes a sair de Midiã.

Enquanto Moisés prepara as malas para a viagem, Deus aparece a Arão e lhe dá algumas instruções;

_ Arão, quero que você vá se encontrar com Moisés seu irmão. Você o encontrará no Monte Sinai e lá ele lhe explicará tudo.

Sendo que o deserto se estendia desde o limite de Egito, através da península do Sinai, e penetrava até a Arábia, Deus deve ter lhe indicado precisamente o caminho que deveria seguir a fim de encontrar seu irmão justamente no tempo certo.

Então Arão, três anos mais velho que Moisés partiu e se encontrou com o irmão no monte sagrado, e ao encontrá-lo o beijou, saudação amistosa daquele tempo.


E Moisés contou a Arão tudo o que acontecera:

O assassinato do Egípcio, a ameaça de morte, a fuga para Midiã, o casamento com Zípora e o nascimento de Gérson, o encontro com Deus no meio de uma sarça ardente no monte Sinai, as instruções de Deus para libertação do povo de Israel, etc.
 Arão parece ter aceitado tudo de boa vontade;

_ Aceito o desafio Moisés, só que agora precisamos dormir, para partirmos amanhã bem cedo para o Egito e falar com o povo.

De volta ao Egito, tiveram uma conferência com todos os anciãos dos israelitas (os anciãos eram homens destacados pelo seu caráter e experiência, que se reuniam para deliberar sobre assuntos de interesse da coletividade, e sua liderança era aceita pelo povo).

Ainda que Moisés e Arão não tivessem autoridade para convocar aos anciãos, esses homens responderam a seu convite.


Arão atuou imediatamente de acordo com os deveres de seu ofício como porta voz, declarando aos anciãos que Deus tinha chamado a seu irmão para levar a cabo sua libertação, e em seguida Moisés fez os milagres diante do povo.


Os temores de Moisés quanto à sua aceitação pelo povo não tinham razão de ser, pois todos acreditaram e, quando souberam que o SENHOR tinha vindo até eles e tinha visto como estavam sendo maltratados, eles se curvaram e adoraram a Deus.


Pela primeira vez, em duzentos e dez anos, Israel recebeu uma mensagem de Deus ...


Foi uma empolgação geral, todo mundo já pensando na viagem para Canaã, 
na vida como homens livres...

Mas nada foi tão fácil assim, como veremos mais tarde ...


Fontes deste Estudo Biblico :  

 By you tube.
 .
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.

.
  By google.


.
Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!


.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...