Gênesis Capítulo XLIX

Posted by TKM










  By google.


.

01-Gênesis Capítulo : 49


1 Depois chamou Jacó a seus filhos, e disse: Ajuntai-vos para que eu vos anuncie o que vos há de acontecer nos dias vindouros.

2 Ajuntai-vos, e ouvi, filhos de Jacó; ouvi a Israel vosso pai:

3 Rúben, tu és meu primogênito, minha força e as primícias do meu vigor, preeminente em dignidade e preeminente em poder.

4 Descomedido como a água, não reterás a preeminência; porquanto subiste ao leito de teu pai; então o contaminaste. Sim, ele subiu à minha cama.

5 Simeão e levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência.

6 No seu concílio não entres, ó minha alma! com a sua assembléia não te ajuntes, ó minha glória! porque no seu furor mataram homens, e na sua teima jarretaram bois.

7 Maldito o seu furor, porque era forte! maldita a sua ira, porque era cruel! Dividi-los-ei em Jacó, e os espalharei em Israel.

8 Judá, a ti te louvarão teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos: diante de ti se prostrarão os filhos de teu pai.

9 Judá é um leãozinho. Subiste da presa, meu filho. Ele se encurva e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará?

10 O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos.

11 Atando ele o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à videira seleta, lava as suas roupas em vinho e a sua vestidura em sangue de uvas.

12 Os olhos serão escurecidos pelo vinho, e os dentes brancos de leite.

13 Zebulom habitará no litoral; será ele ancoradouro de navios; e o seu termo estender-se-á até
Sidom.

14 Issacar é jumento forte, deitado entre dois fardos.

15 Viu ele que o descanso era bom, e que a terra era agradável. Sujeitou os seus ombros à carga e entregou-se ao serviço forçado de um escravo.

16 Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel.

17 Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do
cavalo, de modo que caia o seu cavaleiro para trás.

18 A tua salvação tenho esperado, ó Senhor!

19 Quanto a Gade, guerrilheiros o acometerão; mas ele, por sua vez, os acometerá.

20 De Aser, o seu pão será gordo; ele produzirá delícias reais.

21 Naftali é uma gazela solta; ele profere palavras formosas.

22 José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto a uma fonte; seus raminhos se estendem sobre o
muro.

23 Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e perseguiram,

24 mas o seu arco permaneceu firme, e os seus braços foram fortalecidos pelas mãos do Poderoso de Jacó, o Pastor, o Rochedo de Israel,

25 pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoara, com bênçãos dos céus em cima, com bênçãos do abismo que jaz embaixo, com bênçãos dos seios e da madre.

26 As bênçãos de teu pai excedem as bênçãos dos montes eternos, as coisas desejadas dos eternos outeiros; sejam elas sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça daquele que foi separado de seus
irmãos.

27 Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã devorará a presa, e à tarde repartirá o despojo.

28 Todas estas são as doze tribos de Israel: e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a
cada um deles abençoou segundo a sua bênção.

29 Depois lhes deu ordem, dizendo-lhes: Eu estou para ser congregado ao meu povo; sepultai-me com meus pais, na cova que está no campo de Efrom, o heteu,

30 na cova que está no campo de Macpela, que está em frente de Manre, na terra de Canaã, cova esta que Abraão comprou de Efrom, o heteu, juntamente com o respectivo campo, como propriedade de sepultura.

31 Ali sepultaram a Abraão e a Sara, sua mulher; ali sepultaram a Isaque e a Rebeca, sua mulher; e ali eu sepultei a Léia.

32 O campo e a cova que está nele foram comprados aos filhos de Hete.

33 Acabando Jacó de dar estas instruções a seus filhos, encolheu os seus pés na cama, expirou e foi congregado ao seu povo.   

  .
 .

  By google.

.


As profecias de Jacó



Jacó, como um profeta, reuniu os seus filhos para falar a respeito do futuro deles como tribos de Israel.

A profundidade e beleza das suas palavras revelam a espiritualidade deste patriarca.

Lembre-se de que o cumprimento de algumas profecias tem importância futura.

Estas tribos ainda existem dentro da nação Judaica e são reconhecidas por Deus, embora a maioria dos registros tenha sido perdido ao homem.

_ Fiquem em volta de mim, e eu lhes direi o que vai acontecer com vocês no futuro.


_ Rúben, você é o meu filho mais velho. Você é a minha força, o primeiro fruto do meu vigor, o mais orgulhoso e o mais forte dos meus filhos. Você é violento como a correnteza, porém não será o mais importante, pois dormiu com a minha concubina, desonrando assim a cama do seu pai.

O pecado pode remover as pessoas das posições de liderança que ocupam no reino de Deus.

A perda da honra de primogênito que Rúben sofreu, foi mencionada para nos lembrar de como o pecado pode deteriorar nossas vidas.

O incesto cometido por ele, revelou o seu caráter instável.

A tribo de Rúben nunca produziu um grande líder e se tornou um povo sem importância em Israel.

_ Simeão e Levi são irmãos; com as suas armas praticam violências. Não estarei presente quando fizerem planos, não tomarei parte nas suas reuniões, pois no seu furor mataram homens e por brincadeira aleijaram touros. Maldito seja o furor deles, pois é violento! Maldita seja a sua ira, pois é cruel! Eu os dividirei na terra de Israel, eu os espalharei no meio do seu povo.

Simeão e Levi foram culpados por usar de violência e total desrespeito para com a autoridade de Jacó como pai.

Eles eram irmãos ou homens de caráter idênticos. Jacó descartou qualquer cumplicidade com as suas ações. Sem dúvida, estas duras repreensões tinham a finalidade de torná-los mais humildes.
Estas duas tribos foram dispersas quando Israel herdou Canaã. A herança de Simeão foi espalhada pela porção de Judá.

Levi, é claro, se tornou uma tribo sacerdotal e recebeu das cidades distribuídas para todo Israel.
Neste caso a punição se tornou em bênção.


_ Judá, os seus irmãos o louvarão e se curvarão na sua frente. Você segurará os inimigos pelo pescoço.

Judá, aquele que vendeu José como escravo e que havia procurado defraudar sua nora da sua herança, talvez tenha modificado seu caráter para melhor, e agora recebeu a melhor das bênçãos: dele procederia a linhagem real de Israel.


_ O meu filho Judá é como um leãozinho quando mata a sua vítima; ele se agacha e se deita como um leão e como uma leoa. Quem tem a coragem de mexer com ele?

O versículo 9 explica que Judá, da mesma maneira que o leão, iria se tornar uma tribo poderosa.

0 símbolo de Judá é o leão, dele descende o rei Davi e sua linhagem até o Senhor Jesus (Apocalipse 5:5), onde parou, pois Ele não deixou filhos.

Os versículos 10-12 revelam que a vinda do Messias traria novos dias de prosperidade.

Na próxima postagem, a continuação do discurso de Jacó ...

.
.



  By google.


.

As profecias de Jacó - parte II


Nesta postagem, Jacó continua a pronunciar sua profecia a respeito de seus filhos;


_ Agora chegou a sua vez Zebulom, o senhor está me dizendo que sua descendência morará no litoral, onde haverá portos para navios. A sua fronteira chegará até Sidom.

Zebulom seria uma tribo que enriqueceria pela prática do comércio marítimo.


_ Issacar, você será uma tribo forte e próspera, mas seus descendentes não zelarão muito pela liberdade.

Eles se tornariam até mesmo servos ou pagariam tributos às outras nações para o privilégio de gozar prosperidade material.

Essa tribo se localizou ao norte da terra de Canaã, e eles se encarregavam de grande parte do trabalho servil da nação: eram os "burros de carga"!


_ Dã, seu povo governará a sua própria gente; será como as outras tribos de Israel.

Dã significa juiz.

Esta tribo seria um inimigo sagaz que poderia vencer um adversário maior do que ela, assim como a serpente fere o cavalo.

Sansão era da tribo de Dã, alguns escritores antigos acreditavam que o anticristo viria desta tribo. Isto se deve ao fato dela não ser omitida da lista de tribos que darão servos para pregarem durante a grande tribulação (Apocalipse 7:5-8).


Jacó por um momento dá uma pausa e faz uma breve oração;

_ Ó SENHOR, meu Deus, espero que me salves!

Esta oração não só foi pronunciada por Jacó em favor dele mesmo, senão que expressava confiança em que seus descendentes também receberiam a ajuda de Deus, como ele a tinha recebido em sua própria vida.

É interessante observar ao patriarca moribundo nesta última tensa hora de sua vida.
Ainda que a maioria de suas palavras até agora parecem ter sido faladas por inspiração divina, esta oração evidentemente expressa seus próprios sentimentos naturais.


_ Gade, aproxime-se, seu povo será atacado ladrões, mas eles os perseguirão.

Gade como uma tribo seria exposta aos ataques de bandos saqueadores, mas lutaria e os venceria. O seu território ficaria exposto aos ataques devido a localização geográfica.


_ Agora é sua vez Aser, seus descendentes receberão uma terra que produzirá bons alimentos, dará alimentos que só reis merecem.

Aser recebeu o valioso litoral ao norte do monte Carmelo. Não forneceu nenhum juiz ou herói para a nação, mas a profetisa Ana era desta tribo (Lucas 2:36).


_ Naftali, seu povo será como uma corça solta que tem lindos filhotes.

Este povo amante de liberdade faria lembrar os cervos. Eles também seriam um povo eloqüente.

Sua herança foi um território muito fértil e de lindas paisagens, habitada nos tempos do Senhor Jesus por muitos estrangeiros, por isso chamada Galileia dos Gentios (Mateus 4:15), onde Ele exerceu a maior parte do Seu ministério, fazendo milagres e contando parábolas.

O próximo a ouvir a profecia seria José, e Jacó declara a ele a mais eloqüente e maravilhosa das profecias, que estudaremos somente amanhã. 



   By you tube.


.


As bênçãos de José e benjamim e a morte de Jacó



José recebeu a bênção mais eloqüente, começando com uma breve biografia dele.

Nos versículos 22-23, nos é dado um quadro da sua juventude e perseguição.

_ José é como uma planta perto de uma fonte; ela dá muita fruta, e os seus galhos sobem pelo muro. Os inimigos o atacam com violência e o perseguem com os seus arcos e flechas.


O versículo 24, explica que ele era sustentado por Deus, o Pastor e a Rocha de Israel.

_ Porém o seu arco ficou firme, e os seus braços continuaram fortes pela força do Poderoso de Jacó, pelo nome do Pastor, a Rocha de Israel.


Os versículos 25-26 explicam como Deus abençoou abundantemente a José. A palavra benção é usado cinco vezes para descrever o tratamento que José recebeu do Senhor.

_ O Deus do seu pai ajudará José, o Todo-Poderoso lhe dará bênçãos—bênçãos do alto céu, bênçãos de águas que ficam debaixo da terra, bênçãos de muitos animais e muitos filhos, bênçãos de cereais e de flores, bênçãos de montanhas antigas, coisas deliciosas dos montes eternos. Que todas essas bênçãos estejam sobre a cabeça de José, sobre a testa daquele que foi escolhido entre os seus irmãos.


_ Os descendentes de Benjamim serão como um lobo feroz; de manhã devorará a vítima e de tarde repartirá as sobras.

O Velho Testamento menciona várias vezes a habilidade dos soldados desta tribo. 0 rei Saul (l Samuel 9:1-2) e o apóstolo Paulo (Romanos 11:1) eram ambos benjamitas.


São essas as doze tribos de Israel, e foram essas as palavras que o pai disse aos seus filhos quando os abençoou; a cada um deu uma bênção especial.

Jacó abençoou às futuras tribos na pessoa de seus 12 filhos.

Nenhum foi excluído e mesmo Rubén, Simeão e Levi, ainda que humilhados por causa de suas graves faltas pessoais, cada um recebeu uma participação nas bênçãos prometidas.

Então Jacó deu aos filhos a seguinte ordem:

_ Muito bem, agora que estão todos abençoados, quero que me prometam uma coisa: Eu estou para morrer e me reunir com o meu povo no mundo dos mortos. Sepultem-me na cova de Macpela, que meu avô Abraão comprou de Efrom, o heteu. Meus avós e meus pais estão enterrados lá, e foi lá também que eu enterrei Léia. Vocês prometem que vão me enterrar lá?

Sob juramento, José já tinha prometido a seu pai cumprir esse desejo.

Jacó o menciona uma vez mais na presença de seus filhos como um convite para que eles participassem do rito de seu enterro.

Jacó deveria morrer, mas morreria na fé.

Uma coisa importante a respeito da morte deve ser notada aqui; é na morte que um dia você irá se reunir com o seu povo.

Quem é o seu povo?


Quando acabou de dar essa ordem aos filhos, Jacó deitou-se de novo na cama e morreu, indo reunir-se assim com o seu povo no mundo dos mortos.

Jacó tinha 147 anos de idade quando morreu. 

 .
 Fontes deste Estudo Biblico : 

  .
  By you tube.
 .
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.




  By google.


 .
Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!





.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...