Êxodo Capítulo IX

Posted by TKM




















By google.




02 - Êxodo Capítulo : 9


1 Depois o Senhor disse a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.

2 Porque, se recusares deixá-los ir, e ainda os retiveres,


3 eis que a mão do Senhor será sobre teu gado, que está no campo: sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois e sobre as ovelhas; haverá uma pestilência muito grave.


4 Mas o Senhor fará distinção entre o gado de Israel e o gado do Egito; e não morrerá nada de tudo o que pertence aos filhos de Israel.


5 E o Senhor assinalou certo tempo, dizendo: Amanhã fará o Senhor isto na terra.


6 Fez, pois, o Senhor isso no dia seguinte; e todo gado dos egípcios morreu; porém do gado dos filhos de Israel não morreu nenhum.


7 E Faraó mandou ver, e eis que do gado dos israelitas não morrera sequer um. Mas o coração de Faraó se obstinou, e não deixou ir o povo.


8 Então disse o Senhor a Moisés e a Arão: Tomai mancheias de cinza do forno, e Moisés a espalhe para o céu diante dos olhos de Faraó;


9 e ela se tornará em pó fino sobre toda a terra do Egito, e haverá tumores que arrebentarão em úlceras nos homens e no gado, por toda a terra do Egito.


10 E eles tomaram cinza do forno, e apresentaram-se diante de Faraó; e Moisés a espalhou para o céu, e ela se tomou em tumores que arrebentavam em úlceras nos homens e no gado.


11 Os magos não podiam manter-se diante de Moisés, por causa dos tumores; porque havia tumores nos magos, e em todos os egípcios.


12 Mas o Senhor endureceu o coração de Faraó, e este não os ouviu, como o Senhor tinha dito a Moisés.


13 Então disse o Senhor a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, põe-te diante de Faraó, e dize-lhe: Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva;


14 porque desta vez enviarei todas as a minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas que não há outro como eu em toda a terra.


15 Agora, por pouco, teria eu estendido a mão e ferido a ti e ao teu povo com pestilência, e tu terias sido destruído da terra;


16 mas, na verdade, para isso te hei mantido com vida, para te mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.

17 Tu ainda te exaltas contra o meu povo, não o deixando ir?


18 Eis que amanhã, por este tempo, s farei chover saraiva tão grave qual nunca houve no Egito, desde o dia em que foi fundado até agora.


19 Agora, pois, manda recolher o teu gado e tudo o que tens no campo; porque sobre todo homem e animal que se acharem no campo, e não se recolherem à casa, cairá a saraiva, e morrerão.


20 Quem dos servos de Faraó temia a o palavra do Senhor, fez Fugir os seus servos e o seu gado para as casas;


21 mas aquele que não se importava com a palavra do Senhor, deixou os seus servos e o seu gado no campo.


22 Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, para que caia saraiva em toda a terra do Egito, sobre os homens e sobre os animais, e sobre toda a erva do campo na terra do Egito.


23 E Moisés estendeu a sua vara para o céu, e o Senhor enviou trovões e saraiva, e fogo desceu à terra; e o Senhor fez chover saraiva sobre a terra do Egito.


24 Havia, pois, saraiva misturada com fogo, saraiva tão grave qual nunca houvera em toda a terra do Egito, desde que veio a ser uma nação.


25 E a saraiva feriu, em toda a terra do Egito, tudo quanto havia no campo, tanto homens como animais; feriu também toda erva do campo, e quebrou todas as árvores do campo.


26 Somente na terra de Gósem onde se achavam os filhos de Israel, não houve saraiva.


27 Então Faraó mandou chamar Moisés e Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei; o Senhor é justo, mas eu e o meu povo somos a ímpios.


28 Orai ao Senhor; pois já bastam estes trovões da parte de Deus e esta saraiva; eu vos deixarei ir, e não permanecereis mais, aqui.


29 Respondeu-lhe Moisés: Logo que eu tiver saído da cidade estenderei minhas mãos ao Senhor; os trovões cessarão, e não haverá, mais saraiva, para que saibas que a terra é do Senhor.


 30 Todavia, quanto a ti e aos teus servos, eu sei que ainda não temereis diante do Senhor Deus.



 31 Ora, o linho e a cevada foram danificados, porque a cevada já estava na espiga, e o linho em flor;


  32 mas não foram danificados o trigo e a centeio, porque não estavam crescidos.



33 Saiu, pois, Moisés da cidade, da presença de Faraó, e estendeu as mãos ao Senhor; e cessaram os trovões e a saraiva, e a chuva não caiu mais sobre a terra.


 34 Vendo Faraó que a chuva, a saraiva e os trovões tinham cessado, continuou a pecar, e endureceu o seu coração, ele e os seus servos.



 35 Assim, o coração de Faraó se endureceu, e não deixou ir os filhos de Israel, como o Senhor tinha dito por Moisés.

 
 .





By google.


A peste dos animais

 
_ Senhor, o que faremos? O faraó continua irredutível em sua decisão!

_ Não se preocupe, confie em mim! Esse Faraó é cabeça dura e eu lhe avisei que assim seria meu filho. Só que eu ainda não dei prejuízo de verdade a ele.

_ Como assim?

_ Vou mandar uma peste para atacar a terra do Egito, uma doença que vai acabar com todo o gado.

Até aqui as pragas tinham sido dirigidas somente contra os egípcios e não contra suas propriedades.

As propriedades podem ter sofrido algo durante a praga anterior, mas as diversas aflições só tinham causado alguma moléstia e dor nas pessoas.

Agora as propriedades iam ser afetadas.

_ Vá falar com o rei e diga que o SENHOR, o Deus dos hebreus, diz o seguinte: “Deixe que o meu povo saia do país a fim de me adorar. Pois, se você não deixar e continuar impedindo que ele vá, eu o castigarei com uma doença horrível, que atacará todos os seus animais, isto é, os cavalos, os jumentos, os camelos, o gado, as ovelhas e as cabras.


_ Más Senhor, e os nossos animais?

_ Não se preocupe, farei diferença entre os animais dos israelitas e os dos egípcios, e não morrerá nenhum animal dos israelitas.


_ E quando isso acontecerá?

_ Eu, o SENHOR, marquei um prazo: farei isso amanhã.

Deus fixou um tempo definido para a chegada da praga, como no caso anterior, a fim de que o Faraó pudesse reconhecer nela um castigo de Divino.

_ Então irei falar com ele agora mesmo.


Bom, não preciso dizer que mais uma vez Moisés e Arão foram hostilizados e ignorados.

E no dia seguinte o SENHOR fez como tinha dito, e todos os animais dos egípcios morreram; porém não morreu nenhum dos animais dos israelitas.


As notícias que chegavam ao Faraó eram horríveis.

_ Majestade, temos más notícias

_ Hum...

_ Em todo o Egito, há animais mortos por todos os lados, os trabalhos estão atrasado e os prejuízos são incalculáveis.

Para se ter uma idéia do quanto alguns animais eram sagrados, o segundo maior templo que já foi construído no Egito foi dedicado ao deus “apis” - um touro negro!



By google.


Uma antiga deidade, provavelmente a mais conhecida deidade egípcia representada apenas como um animal, e nunca como um humano com cabeça de animal.

Uma outra deidade era a deusa egipcia do amor, hathor, tinha aforma de uma vaca.

Dá para entender porque Deus lançou tanto castigo nesta nação, eles adoravam muitos deuses e era necessário mostrar a eles que Jeová era o verdadeiro Deus
O faraó como sempre ficou furioso;

_ Harrrrr! Pelos chifres de apis, isso já está passando dos limites! Ei espere um momento... Se há animais mortos de nossa parte, deve haver muitos animais mortos da parte deles, certo?
By google.
_ Bem, majestade, fomos informados de que os rebanhos dos escravos estão saudáveis.

_ Miseráveis Hebreus… Tudo bem, não há de ser nada. Não vai ser com essa que vão me convencer. Agora já é questão de honra.

Para o duro coração do faraó era fácil continuar em sua teimosia, pois até o momento ele não tinha sofrido grande perda pessoal e se preocupava muito pouco com a perda financeira de seus súditos.



Acreditava que os castigos jamais atingiriam seu blindado posto de rei supremo do Egito.

Um coração obstinado sempre encontra razões para as coisas que elege crer.



 By google.


A sexta praga


Então o SENHOR Deus disse a Moisés e a Arão:

_ Peguem punhados de cinza de um forno, e que Moisés jogue essa cinza para o ar diante do rei do Egito. Ela se espalhará como um pó fino sobre toda a terra do Egito, e em todos os lugares a cinza produzirá tumores que se abrirão em úlceras nas pessoas e nos animais.


A sexta praga, como na terceira, viria sem anúncio prévio, mas o milagre tinha de ser efetuado na presença do rei.

Talvez este encontro tenha ocorrido quando o rei estava indo para o rio para os ritais diários que ali realizava.

_ Ai não! Vocês de novo? Ainda não perceberam que não vão conseguir me convencer?

_ O senhor viu o que aconteceu com os animais. E continua dizendo que não vai nos deixar ir?

_ O que vocês acham? Oras! E daí que os animais morreram? Foi um grande prejuízo, é verdade. Mas prejuízo maior seria abrir mão de toda essa mão-de-obra escrava.

Moisés chegou mais perto e lançou no ar um punhado de cinzas e em questão de minutos produziu tumores, que viraram úlceras nas pessoas e nos animais, inclusive no próprio faraó.


Imediatamente começam a brotar no corpo do faraó e de seus funcionários no palácio, furúnculos que provocam coceiras insurpotáveis.

_ Malditos hebreus, que tipo de bruxaria é essa?

_ A praga dos furúnculos está atacando todo o Egito, tanto as pessoas como os animais que vocês acabaram de comprar. E assim continuará, até que o senhor deixe o povo de Israel ir ao deserto.

_ Vou mandar chamar meus magos para que invoquem ao deus tifon e ele nos protegerá desta praga.

Na crença deles essa divindade protegia os egípcios contra qualquer ferida que fosse causada por qualquer coisa.

Os magos invocavam a Tifon e as cinzas do altar dele eram jogadas em todos os doentes.

_ Chamem meus magos, urgente!

O problema é que eles não puderam aparecer diante de Moisés porque eles e todos os outros egípcios estavam também cobertos de tumores.

Não é cômica a situação dos magos neste versículo? Eles que invocavam a tifon nem se quer foram protegidos por sua divindade.

Outro dado interessante é que todos os sacerdotes do Egito tinham que ser imaculados, sem qualquer mancha ou defeito em seus corpos para poder servir nos templos.

Com esta praga, teria havido uma interrupção em seus cultos!


Bom, diante desse quadro, o faraó deveria ter pensado que não seria uma boa idéia continuar com sua irredutível decisão, certo?

Errado, pois a Bíblia nos diz neste versículo que Deus fez com que o rei continuasse teimando.

Você deve esta se perguntando...

Por que é que Deus está fazendo com que o faraó endureça seu coração desta forma?

Responderei na próxima postagem ...


By google.


Por que Deus endureceu o coração do Faraó?

O endurecimento do coração do faraó, quando vinculado a Deus, está se referindo a sexta praga em diante.

Nas primeiras cinco pragas, o faraó se endurecera sozinho, pois vendo a ação de Deus sobre o povo egípcio e seus deuses, mesmo tendo sua pátria atingida por pragas "brandas", não aceitou a recomendação que Moisés havia feito e endureceu seu próprio coração.

Na sexta em diante, as pragas serão mais fortes, culminando quase na destruição do Egito, porém o próprio Deus endurecera o coração do faraó, pois havia ainda mais deuses que precisavam ser humilhados, mostrando a eles que todos os deuses que o Egito cultuava não poderiam fazer nada para ajudá-los.

O Faraó teve a sua chance de reconhecer o poder de Deus quando as pragas eram mais fracas, e até agora ficou claro que jamais faria isso com sinceridade.

Já que o rei da maior nação da terra não tinha disposição para anunciar o nome de Deus ao mundo, sinais maiores haveriam de ser execultados para que o mundo o reconhecesse.

Romanos 9:17-18 declara:

“Pois diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra".



 By google.


A sétima praga


Moisés tá lá conversando com Deus em oração. Desconsolado, é óbvio.

_ Ó Senhor meu Deus! Não tá dando…

_Moisés! Tenha fé meu filho, amanhã você vai lá falar com o faraó e diga mais uma vez a ele para deixar o meu povo sair do país a fim de me adorar.


_ Mas de novo Senhor?

_ Sim de novo. Você vai lá, com Arão, e vocês vão falar pra ele que eu ainda não ataquei o Egito de verdade, porque se eu quisesse já tinha acabado com essa raça toda. Mas eu quero que eles estejam vivos para verem o meu poder. E diz também que se ele não deixar o povo de Israel sair do Egito, vou mandar uma chuva de pedras por todo o país, que vai arrasar tudo. Então se ele quiser salvar ao menos os animais e os habitantes do Egito, é bom que mande todo mundo se recolher para fugir da chuva de pedra. Porque quem estiver do lado de fora quando chover vai morrer.


E foi aquela cena que vocês já conhecem: Moisés e Arão foram lá falar com o Faraó, que fez aquela cara de enfado quando os dois chegaram e ouviu impaciente a nova ameaça.

_ Bah, granizo? E desde quando eu tenho medo de granizo? Sumam daqui, por Serafis. Quero um pouco de paz na minha vida.

Os dois foram embora desconsolados com mais um fracasso.

O desafio agora seria contra a deusa Serafis, protetora da lavoura do Egito.

Este tipo de tempestade era quase desconhecido do Egito.

O termo trovão em hebraico significa literalmente “Vozes de Deus” e aqui insinua que Deus falava em juízo contra aquela nação pagã e contra seu panteão de deuses.

Alguns funcionários do rei ficaram com medo daquilo que o SENHOR tinha dito através de Moisés e levaram os seus escravos e os seus animais para os abrigos.

Os egípcios que escutaram a advertência de Deus conseguiram salvar o seu gado.


Não podemos deixar de notar quão misericordioso e paciente é Deus. Antes que esta praga caísse, todos são avisados e têm oportunidade de salvar tanto a própria vida como a vida dos rebanhos.

Mas os que não deram atenção ao que o SENHOR tinha dito deixaram os seus escravos e os seus animais nos campos.


Então o SENHOR Deus disse a Moisés:

_ Levante a mão para o céu, e cairá chuva de pedra em toda a terra do Egito. Cairá sobre o povo, sobre os animais e sobre todas as plantas do campo.


Moisés levantou o bastão para o céu, e o SENHOR mandou trovões, chuva de pedra e raios sobre o país. Ele fez cair uma pesada chuva de pedra sobre todo o Egito, e a chuva e os raios caíram sem parar. Essa foi a pior tempestade que o Egito já teve em toda a sua história.


Em todo o Egito a chuva de pedra acabou com tudo o que estava no campo, incluindo as pessoas e os animais. Destruiu todas as plantas e quebrou todas as árvores.


Somente na região de Gosém, onde estavam os israelitas, a chuva de pedra não caiu.


Vendo aquilo, o Faraó achou por bem chamar Moisés e Arão.

_ Rapazes, o que vocês aprontaram dessa vez? Esse granizo é uma desgraça! Olha, esse Javé é poderoso mesmo, eu admito.

_ Ah, admite…

_ É, desta vez eu pequei. O SENHOR Deus é justo; eu e o meu povo somos culpados, orem ao SENHOR para parar com os trovões e de chuva de pedra! Eu os deixarei ir; vocês não precisam esperar mais.


_ OK, então quando sair da cidade, eu levantarei as mãos em oração a Deus, o SENHOR. Os trovões vão parar, e não haverá mais chuva de pedra. Isso para que o senhor, ó rei, fique sabendo que a terra é de Deus.


Mas antes de sair Moisés deu mais um recado;

_ Se o Egito tivesse se arrependido, Deus cuidaria para que a fome não os atingisse agora vocês sabem que o linho e a cevada foram destruídos, pois a cevada já estava com espigas, e o linho estava em flor, a desgraça não foi maior porque o trigo e o centeio não haviam brotados ainda.

Depois de ter estado com o rei, Moisés saiu da cidade e levantou as mãos em oração a Deus, o SENHOR. Aí os trovões, a chuva e a chuva de pedra pararam.


Com perversa impenitência o rei "endureceu seu coração", como Moisés o tinha predito.

Como algumas das pragas precedentes, esta também demonstrou a inutilidade do arrependimento proveniente do medo.

Se Deus quisesse assim poderia conseguir a submissão de todos os humanos, mas esse domínio se invalidaria porque não se ganhariam os corações dos homens.

Precisamos aprender a buscar a Deus não na tempestade nem no fogo do temor, mas na suave voz de Deus que fala dentro do nosso próprio coração.


Muitos pecadores passaram pelos portais do temor, onde ouvem a voz de Deus,
reconhecem o poder divino e sua própria miserabilidade diante de Deus,
mas só no silêncio da alma é que se pode entender essa voz,
e assim haver transformação de caráter ...


  Fontes deste Estudo Biblico : 
O código da Bíblia.com 



  By you tube.


 .
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.



 By google.



Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...