II Reis Capítulo XXIII
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1 ENTÃO o rei ordenou, e todos os anciãos de Judá e de Jerusalém se reuniram a ele.
2 O rei subiu à casa do Senhor, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro da aliança, que se achou na casa do Senhor.
3 E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o Senhor, para seguirem o Senhor, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta aliança.
4 E o rei mandou ao sumo sacerdote Hilquias, aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas do umbral da porta, que tirassem do templo do Senhor todos os vasos que se tinham feito para Baal, para o bosque e para todo o exército dos céus e os queimou fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom e levou as cinzas deles a Betel.
5 Também destituiu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá e ao redor de Jerusalém, como também os que queimavam incenso a Baal, ao sol, à lua, e aos planetas, e a todo o exército dos céus.
6 Também tirou da casa do Senhor o ídolo do bosque levando-o para fora de Jerusalém até ao ribeiro de Cedrom, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom, e o desfez em pó, e lançou o seu pó sobre as sepulturas dos filhos do povo.
7 Também derrubou as casas dos sodomitas que estavam na casa do Senhor, em que as mulheres teciam casinhas para o ídolo do bosque.
8 E a todos os sacerdotes trouxe das cidades de Judá, e profanou os altos em que os sacerdotes queimavam incenso, desde Geba até Berseba; e derrubou os altos que estavam às portas, junto à entrada da porta de Josué, o governador da cidade, que estava à esquerda daquele que entrava pela porta da cidade.
9 Mas os sacerdotes dos altos não sacrificavam sobre o altar do Senhor em Jerusalém; porém comiam pães ázimos no meio de seus irmãos.
10 Também profanou a Tofete, que está no vale dos filhos de Hinom, para que ninguém fizesse passar a seu filho, ou sua filha, pelo fogo a Moloque.
11 Também tirou os cavalos que os reis de Judá tinham dedicado ao sol, à entrada da casa do Senhor, perto da câmara de Natã-Meleque, o camareiro, que estava no recinto; e os carros do sol queimou a fogo.
12 Também o rei derrubou os altares que estavam sobre o terraço do cenáculo de Acaz, os quais os reis de Judá tinham feito, como também o rei derrubou os altares que fizera Manassés nos dois átrios da casa do Senhor; e esmiuçados os tirou dali e lançou o pó deles no ribeiro de Cedrom.
13 O rei profanou também os altos que estavam defronte de Jerusalém, à mão direita do monte de Masite, os quais edificara Salomão, rei de Israel, a Astarote, a abominação dos sidônios, e a Quemós, a abominação dos moabitas, e a Milcom, a abominação dos filhos de Amom.
14 Semelhantemente quebrou as estátuas, cortou os bosques e encheu o seu lugar com ossos de homens.
15 E também o altar que estava em Betel, e o alto que fez Jeroboão, filho de Nebate, com que tinha feito Israel pecar, esse altar derrubou juntamente com o alto; queimando o alto, em pó o esmiuçou, e queimou o ídolo do bosque.
16 E, virando-se Josias, viu as sepulturas que estavam ali no monte; e mandou tirar os ossos das sepulturas, e os queimou sobre aquele altar, e assim o profanou, conforme a palavra do Senhor, que profetizara o homem de Deus, quando anunciou estas palavras.
17 Então disse: Que é este monumento que vejo? E os homens da cidade lhe disseram: É a sepultura do homem de Deus que veio de Judá, e anunciou estas coisas que fizeste contra este altar de Betel.
18 E disse: Deixai-o estar; ninguém mexa nos seus ossos. Assim deixaram estar os seus ossos com os ossos do profeta que viera de Samaria.
19 Demais disto também Josias tirou todas as casas dos altos que havia nas cidades de Samaria, e que os reis de Israel tinham feito para provocarem à ira o Senhor; e lhes fez conforme todos os atos que tinha feito em Betel.
20 E sacrificou todos os sacerdotes dos altos, que havia ali, sobre os altares, e queimou ossos humanos sobre eles; depois voltou a Jerusalém.
21 O rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a páscoa ao Senhor vosso Deus, como está escrito no livro da aliança.
22 Porque nunca se celebrou tal páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá.
23 Porém no ano décimo oitavo do rei Josias esta páscoa se celebrou ao Senhor em Jerusalém.
24 E também os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos, e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do Senhor.
25 E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.
26 Todavia o Senhor não se demoveu do ardor da sua grande ira, com que ardia contra Judá, por todas as provocações com que Manassés o tinha provocado.
27 E disse o Senhor: Também a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que escolhi, como também a casa de que disse: Estará ali o meu nome.
28 Ora, o mais dos atos de Josias e tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?
29 Nos seus dias subiu Faraó Neco, rei do Egito, contra o rei da Assíria, ao rio Eufrates; e o rei Josias lhe foi ao encontro; e, vendo-o ele, o matou em Megido.
30 E seus servos, num carro, o levaram morto, de Megido, e o trouxeram a Jerusalém, e o sepultaram na sua sepultura; e o povo da terra tomou a Joacaz, filho de Josias, e ungiram-no, e fizeram-no rei em lugar de seu pai.
31 Tinha Joacaz vinte e três anos de idade quando começou a reinar, e três meses reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Hamutal, filha de Jeremias, de Libna.
32 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizeram seus pais.
33 Porém Faraó Neco o mandou prender em Ribla, em terra de Hamate, para que não reinasse em Jerusalém; e à terra impôs pena de cem talentos de prata e um talento de ouro.
34 Também Faraó Neco constituiu rei a Eliaquim, filho de Josias, em lugar de seu pai Josias, e lhe mudou o nome para Jeoiaquim; porém a Joacaz tomou consigo, e foi ao Egito, e morreu ali.
35 E Jeoiaquim deu aquela prata e aquele ouro a Faraó; porém tributou a terra, para dar esse dinheiro conforme o mandado de Faraó; a cada um segundo a sua avaliação exigiu a prata e o ouro do povo da terra, para o dar a Faraó Neco.
36 Tinha Jeoiaquim vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Zebida, filha de Pedaías, de Ruma.
37 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizeram seus pais.
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II Reis 23 - As reformas de Josias.
A aliança e as reformas do rei Josias.
A aliança é renovada.
2 O rei subiu à casa do Senhor, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro da aliança, que se achou na casa do Senhor.
3 E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o Senhor, para seguirem o Senhor, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta aliança.
O rei mandou reunir todos os anciãos de Judá : Josias ouviu a promessa de ambos eventual julgamento e o atraso imediato de julgamento. Ele não respondeu com indiferença ou o contentamento simples que ele não veria o julgamento no seu dia. Ele queria o reino bem com Deus, e ele sabia que não podia fazer tudo sozinho - ele precisava de todos os anciãos de Judá para se juntar em arrependimento quebrado com ele.
E leu em seu ouvido todas as palavras do Livro : O rei fez isso a si mesmo. Ele estava tão preocupado que a nação ouvisse a palavra de Deus, que ele mesmo leu para eles.
O rei estava junto à coluna e fez um pacto perante o Senhor, para segui - lo : o rei Josias estava em pé diante do povo e declarou publicamente seu compromisso de obedecer a Palavra de Deus com o melhor de sua capacidade( com todo o seu coração e toda a sua alma ).
" [Ele] fez um pacto é literalmente ", significa que vão voltar para a prática de cortar a carcaça de um animal e separando as peças para que as partes contratantes pudessem selar o acordo, caminhando entre eles (Gênesis 15 : 17, Jeremias 34 : 18) ".
E todo o povo tomou uma posição para a aliança : Eles fizeram isso
em resposta ao exemplo e liderança do rei Josias. Nós não lemos de qualquer comando para que as pessoas fizessem isso, eles fizeram isso espontaneamente, eles seguiram o exemplo e liderança do rei.
Este tipo de resposta em massa e compromisso com o Senhor não pode ser ordenado, mas isso não significa que não há nenhuma parte do homem para jogar. Foi claramente o trabalho de Deus entre as pessoas, mas Deus operou através do exemplo e da liderança do rei Josias.
O fato de que isso aconteceu entre todas as pessoas significa que este foi um trabalho especial do Espírito Santo. A Bíblia nos diz que há momentos em que o Espírito Santo vem sobre as pessoas como um grupo , que é um trabalho diferente do que o preenchimento individual do Espírito. Há momentos em que o Espírito Santo parece funcionar em um grupo, e devemos orar para tal movimento e avivamento do Espírito Santo hoje.
· Atos 2:04: E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
· Atos 4:31: E quando eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos foi sacudido, e todos foram cheios do Espírito Santo, e falaram a palavra de Deus com ousadia.
· Atos 10:44: Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
"A cerimônia se compara com a aliança básica Mispa (I Samuel 8 : 11 - 17, 10 : 25). e a renovação da aliança em Siquém (Josué 24), sendo que ambos marcaram pontos de vrestauração na história judaica".
A extensão da reforma do rei Josias em Judá.
4
E o rei mandou ao sumo sacerdote Hilquias, aos sacerdotes da
segunda ordem, e aos guardas do umbral da porta, que tirassem do templo
do Senhor todos os vasos que se tinham feito para Baal, para o bosque e
para todo o exército dos céus e os queimou fora de Jerusalém, nos campos
de Cedrom e levou as cinzas deles a Betel.
5 Também destituiu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá e ao redor de Jerusalém, como também os que queimavam incenso a Baal, ao sol, à lua, e aos planetas, e a todo o exército dos céus.
6 Também tirou da casa do Senhor o ídolo do bosque levando-o para fora de Jerusalém até ao ribeiro de Cedrom, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom, e o desfez em pó, e lançou o seu pó sobre as sepulturas dos filhos do povo.
7 Também derrubou as casas dos sodomitas que estavam na casa do Senhor, em que as mulheres teciam casinhas para o ídolo do bosque.
8 E a todos os sacerdotes trouxe das cidades de Judá, e profanou os altos em que os sacerdotes queimavam incenso, desde Geba até Berseba; e derrubou os altos que estavam às portas, junto à entrada da porta de Josué, o governador da cidade, que estava à esquerda daquele que entrava pela porta da cidade.
9 Mas os sacerdotes dos altos não sacrificavam sobre o altar do Senhor em Jerusalém; porém comiam pães ázimos no meio de seus irmãos.
10 Também profanou a Tofete, que está no vale dos filhos de Hinom, para que ninguém fizesse passar a seu filho, ou sua filha, pelo fogo a Moloque.
11 Também tirou os cavalos que os reis de Judá tinham dedicado ao sol, à entrada da casa do Senhor, perto da câmara de Natã-Meleque, o camareiro, que estava no recinto; e os carros do sol queimou a fogo.
12 Também o rei derrubou os altares que estavam sobre o terraço do cenáculo de Acaz, os quais os reis de Judá tinham feito, como também o rei derrubou os altares que fizera Manassés nos dois átrios da casa do Senhor; e esmiuçados os tirou dali e lançou o pó deles no ribeiro de Cedrom.
13 O rei profanou também os altos que estavam defronte de Jerusalém, à mão direita do monte de Masite, os quais edificara Salomão, rei de Israel, a Astarote, a abominação dos sidônios, e a Quemós, a abominação dos moabitas, e a Milcom, a abominação dos filhos de Amom.
14 Semelhantemente quebrou as estátuas, cortou os bosques e encheu o seu lugar com ossos de homens.
5 Também destituiu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá e ao redor de Jerusalém, como também os que queimavam incenso a Baal, ao sol, à lua, e aos planetas, e a todo o exército dos céus.
6 Também tirou da casa do Senhor o ídolo do bosque levando-o para fora de Jerusalém até ao ribeiro de Cedrom, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom, e o desfez em pó, e lançou o seu pó sobre as sepulturas dos filhos do povo.
7 Também derrubou as casas dos sodomitas que estavam na casa do Senhor, em que as mulheres teciam casinhas para o ídolo do bosque.
8 E a todos os sacerdotes trouxe das cidades de Judá, e profanou os altos em que os sacerdotes queimavam incenso, desde Geba até Berseba; e derrubou os altos que estavam às portas, junto à entrada da porta de Josué, o governador da cidade, que estava à esquerda daquele que entrava pela porta da cidade.
9 Mas os sacerdotes dos altos não sacrificavam sobre o altar do Senhor em Jerusalém; porém comiam pães ázimos no meio de seus irmãos.
10 Também profanou a Tofete, que está no vale dos filhos de Hinom, para que ninguém fizesse passar a seu filho, ou sua filha, pelo fogo a Moloque.
11 Também tirou os cavalos que os reis de Judá tinham dedicado ao sol, à entrada da casa do Senhor, perto da câmara de Natã-Meleque, o camareiro, que estava no recinto; e os carros do sol queimou a fogo.
12 Também o rei derrubou os altares que estavam sobre o terraço do cenáculo de Acaz, os quais os reis de Judá tinham feito, como também o rei derrubou os altares que fizera Manassés nos dois átrios da casa do Senhor; e esmiuçados os tirou dali e lançou o pó deles no ribeiro de Cedrom.
13 O rei profanou também os altos que estavam defronte de Jerusalém, à mão direita do monte de Masite, os quais edificara Salomão, rei de Israel, a Astarote, a abominação dos sidônios, e a Quemós, a abominação dos moabitas, e a Milcom, a abominação dos filhos de Amom.
14 Semelhantemente quebrou as estátuas, cortou os bosques e encheu o seu lugar com ossos de homens.
Trazei para fora do templo do Senhor todos os artigos que foram feitos para Baal, por Asherah, e para todo o exército dos céus : Isso nos mostra quão profunda era a idolatria em Judá. Havia ídolos dedicados a Baal , a Asherah , e todo o exército dos céus, no próprio templo. A partir desta conta, parece que Josias começou as reformas de limpeza no centro e trabalhou para fora.
Jogou suas cinzas sobre as sepulturas dos filhos do povo : "Jogar as cinzas do ídolo sobre os túmulos das pessoas comuns fora da cidade não tinha a intenção de contaminar seus túmulos, mas exatamente o oposto. Qualquer contato com a morte foi acreditado para ser um ato de corrupção, assim espalhando o pó sobre as sepulturas serviu para contaminar os ídolos. "
Em seguida, ele tirou os sacerdotes idólatras : as reformas de Josias não só removeram as coisas pecaminosas, mas também os pecadores e pessoas que promoveram e permitiram estas coisas pecaminosas. Os ídolos que enchiam o templo não chegaram ou ficaram lá por conta própria - havia sacerdotes idólatras que foram responsáveis por essas práticas pecaminosas.
Qualquer reforma completa não só pode lidar com coisas pecaminosas, mas também tem que lidar com pessoas pecadoras. Se os pecadores não são tratados, eles vão rapidamente trazer de volta as coisas pecaminosas, que foram justamente removidos.
Os sacerdotes idólatras : "Provavelmente, eles eram uma ordem feita pelos reis idólatras de Judá, e chamados kemarim , de Camar , o que significa ser queimado, vestidos de escuro ou preto , porque o seu negócio era constantemente atender ao fogo sacrificial, provavelmente, eles trajavam roupas pretas . "
Então ele derrubou as cabines rituais das pessoas perversas : Supostamente, a prostituição sagrada era uma parte integrante da adoração de muitos desses ídolos pagãos. O templo tornou-se um bordel e rei Josias corrigiu esta perversão vergonhosa.
"A palavra traduzida como" enforcamentos "provavelmente refere-se
a um tecido por adoradores de ídolos para cortinas atrás das quais as obscenidades rituais eram praticados."
Ele profanou a Tofete . . . ele tirou os cavalos que os reis de Judá tinham dedicado ao sol . . . queimou os carros do sol . . . o rei quebrou e pulverizado . . . ele quebrou em pedaços as colunas sagradas : Esta passagem revela algo da extensão da idolatria oficial em Judah. Foi difundido, elaborado, e investiu pesadamente entre os reis anteriores de Judá havia passado muito tempo e dinheiro para honrar esses ídolos pagãos. Demorou muito, empenho dedicado por parte do rei Josias para fazer este trabalho.
"A utilização do cavalo no culto solar foi difundida no antigo Oriente Próximo, sendo atestada especialmente na Assíria e Arabia "
"Desde o poste de madeira simbólica poderia ser queimado e pulverizado a dispersão das cinzas sobre os túmulos das pessoas serviu para desprezar tanto o deus e seus adoradores.
(Jeremias 26 : 23). "
(Jeremias 26 : 23). "
Também profanou Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom : "Aqui parece que os ritos sagrados de Moloque foram realizados, e até toda a sujeira da cidade foi realizado, e os fogos perpétuos foram mantidos. Por isso, tem sido considerado um tipo de inferno , e, nesse sentido, ela é usada no Novo Testamento".
"Os rabinos dizem que Tofete tinha o nome de toph , um tambor , porque os instrumentos deste tipo foram usadas para abafar os gritos das crianças que foram colocados nos braços ardentes de Moloque,
para serem queimadas até a morte. "
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Josias estende sua reforma para Betel e Samaria.
15
E também o altar que estava em Betel, e o alto que fez Jeroboão,
filho de Nebate, com que tinha feito Israel pecar, esse altar derrubou
juntamente com o alto; queimando o alto, em pó o esmiuçou, e queimou o
ídolo do bosque.
16 E, virando-se Josias, viu as sepulturas que estavam ali no monte; e mandou tirar os ossos das sepulturas, e os queimou sobre aquele altar, e assim o profanou, conforme a palavra do Senhor, que profetizara o homem de Deus, quando anunciou estas palavras.
17 Então disse: Que é este monumento que vejo? E os homens da cidade lhe disseram: É a sepultura do homem de Deus que veio de Judá, e anunciou estas coisas que fizeste contra este altar de Betel.
18 E disse: Deixai-o estar; ninguém mexa nos seus ossos. Assim deixaram estar os seus ossos com os ossos do profeta que viera de Samaria.
19 Demais disto também Josias tirou todas as casas dos altos que havia nas cidades de Samaria, e que os reis de Israel tinham feito para provocarem à ira o Senhor; e lhes fez conforme todos os atos que tinha feito em Betel.
20 E sacrificou todos os sacerdotes dos altos, que havia ali, sobre os altares, e queimou ossos humanos sobre eles; depois voltou a Jerusalém.
16 E, virando-se Josias, viu as sepulturas que estavam ali no monte; e mandou tirar os ossos das sepulturas, e os queimou sobre aquele altar, e assim o profanou, conforme a palavra do Senhor, que profetizara o homem de Deus, quando anunciou estas palavras.
17 Então disse: Que é este monumento que vejo? E os homens da cidade lhe disseram: É a sepultura do homem de Deus que veio de Judá, e anunciou estas coisas que fizeste contra este altar de Betel.
18 E disse: Deixai-o estar; ninguém mexa nos seus ossos. Assim deixaram estar os seus ossos com os ossos do profeta que viera de Samaria.
19 Demais disto também Josias tirou todas as casas dos altos que havia nas cidades de Samaria, e que os reis de Israel tinham feito para provocarem à ira o Senhor; e lhes fez conforme todos os atos que tinha feito em Betel.
20 E sacrificou todos os sacerdotes dos altos, que havia ali, sobre os altares, e queimou ossos humanos sobre eles; depois voltou a Jerusalém.
Além disso, o altar que foi um Bethel : o rei Josias era tão diligente em suas reformas que ele derrubou altares localizados no antigo Reino de Israel. Ele removeu o altar pagão em Betel que Jeroboão criou centenas de anos antes.
Politicamente falando, isso foi possível porque o Império Assírio foi fraco nos dias de Josias. Josias poderia intervir nesta área que estava sujeitas ao império assírio, porque eles estavam preocupados com outras coisas e não podiam impedi - lo.
"O altar em Betel, que a reforma de Josias também chegou, tinha sido estabelecida por Jeroboão a morte de Salomão, mas no decorrer do tempo, o culto puramente dos cananeus aparentemente tinha substituído o culto no início do bezerro de ouro."
O túmulo é isso que eu vejo : Este é o notável cumprimento de uma profecia feita centenas de anos antes. As palavras deste profeta anônimo são registrados em 1 Reis 13 : 1 - 2: Eis que um filho, cujo nome será Josias, nascerá à casa de Davi, e sobre este altar, ele deve sacrificar os sacerdotes dos altos que queimam incenso nele. Josias teve o cuidado de honrar o túmulo desse profeta anônimo.
21 O rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a páscoa ao Senhor vosso Deus, como está escrito no livro da aliança.
22 Porque nunca se celebrou tal páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá.
23 Porém no ano décimo oitavo do rei Josias esta páscoa se celebrou ao Senhor em Jerusalém.
22 Porque nunca se celebrou tal páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá.
23 Porém no ano décimo oitavo do rei Josias esta páscoa se celebrou ao Senhor em Jerusalém.
Celebrai a páscoa ao Senhor, vosso Deus, como está escrito neste livro do pacto : Josias não poderia comandar a obediência do coração para a palavra de Deus, mas ele poderia estabelecer um feriado nacional para celebrar a Páscoa.
Tal Páscoa certamente nunca tinha sido realizada : A celebração da Páscoa tornou-se tão negligenciada, que esta era uma observação notável.
A Páscoa lembrado o ato central da redenção no Antigo Testamento: a libertação do povo de Deus, Israel, do Egito nos dias de Moisés. Sua negligência da Páscoa provou que eles haviam esquecido de lembrar o Senhor e a obra da redenção e da misericórdia para eles. Era como se um grupo de cristãos modernos tinha esquecido completamente a comunhão ou a celebração da Ceia do Senhor, que se lembra de obra da redenção de Jesus por nós.
A grande extensão das reformas de Josias.
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E também os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos, e
todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os
extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas
no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do Senhor.
25 E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.
25 E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.
Além disso extirpou Josias : o rei Josias também cumpriu o mandamento de Deus para exterminar aqueles que praticavam o ocultismo e espiritismo. Sua paixão foi para cumprir as palavras da lei, que estavam escritas no livro .
A grande reforma nos dias de Josias, é um exemplo de simplesmente voltar para a palavra de Deus e buscando basear todo o pensamento e prática sobre o que Deus revelou em Sua Palavra. Foi um exemplo do Antigo Testamento do princípio da Reforma, sola scriptura .
Não houve rei semelhante a ele : Josias foi um dos reis mais notáveis de Judá, único na força de sua obediência e compromisso. Ele permanece como um exemplo maravilhoso do que um líder pode e deve ser.
Havia outros grandes reis de Judá e do reino unido de Israel - como David e Ezequias. No entanto, uma coisa que Josias foi o único piedoso no seu tempo. Ele viveu em um tempo notavelmente ímpio, de modo que a piedade foi marcante no contexto da sua época. "David foi um homem maior, mas não um melhor homem, do Josias. "
No entanto, não muito tempo depois de seu reinado, Judá foi severamente julgada pelo Senhor. Isso mostra que, apesar de todos os esforços de Josias, houve uma aparente conformidade entre o povo de Judá, seus corações não estavam realmente voltados para o Senhor. "Eles fingiam e professavam a fazê - lo, mas a maioria deles desmontados e aleivosamente, não se voltando para Deus com toda o seu entendimento, como Jeremias predisse ."
Jeremias ministrou nos dias de Josias, e sua mensagem para o povo de Israel mostra isso. Por meio de Jeremias, Deus prometeu que, se as pessoas realmente se voltassem para ele que eles iriam habitar na terra de forma segura (Jeremias 7 : 5 - 7). No entanto, Deus olhou para o povo de Judá e disse: Judá não voltou para mim de todo o seu coração, mas continua na sua pretensão e intenção de pecar. (Jeremias 3 : 10).
A promessa de Deus de julgamento.
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Todavia o Senhor não se demoveu do ardor da sua grande ira, com que
ardia contra Judá, por todas as provocações com que Manassés o tinha
provocado.
27 E disse o Senhor: Também a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que escolhi, como também a casa de que disse: Estará ali o meu nome.
27 E disse o Senhor: Também a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que escolhi, como também a casa de que disse: Estará ali o meu nome.
No entanto, o Senhor não se demoveu do ardor da sua grande ira : Deus não desviará a sua ira, porque apesar de piedade pessoal de Josias, e seu exemplo de retidão e de liderança, o povo de Judá ainda O provocava , amando os pecados introduzidas durante o dias maus de Manassés, pai de Josias.
"Da consulta com Hulda ele sabia que não haveria mudança profunda ou valor duradouro em sua reforma. Esse fato, porém, não lhe dava o direito de se recusar a seguir a luz que tinha chegado a ele. "
Eu também irá remover Judá da minha vista : Deus prometeu trazer Judá abaixo, conquistada pelo estrangeiro e enviá - los para o exílio.
Josias morre em batalha contra o Egito.
29 Nos seus dias subiu Faraó Neco, rei do Egito, contra o rei da Assíria, ao rio Eufrates; e o rei Josias lhe foi ao encontro; e, vendo-o ele, o matou em Megido.
30 E seus servos, num carro, o levaram morto, de Megido, e o trouxeram a Jerusalém, e o sepultaram na sua sepultura; e o povo da terra tomou a Joacaz, filho de Josias, e ungiram-no, e fizeram-no rei em lugar de seu pai.
Nos seus dias Faraó Neco, rei do Egito foi em ajuda do rei da Assíria : Esta foi parte da luta geopolítica entre o declínio do Império Assírio e Império Babilônico emergente. Os assírios fizeram uma aliança com os egípcios para se proteger contra o crescente poder dos babilônios.
O rei Josias lhe foi ao encontro . . . Faraó Neco o matou : II Crônicas 35 : 20 - 25 nos diz mais sobre isso. Faraó advertiu a Josias lutando contra ele, dizendo: Que tenho eu contigo, rei de Judá? Eu não vim de encontro a você neste dia. Josias se recusou a ouvir este aviso (que foi realmente de Deus) e disfarçou - se no campo de batalha - mas ele ainda foi atingido por arqueiros e morreu. Este foi um triste fim para um dos grandes reis de Judá.
"Não era por fé ou ordem de Deus, senão, por que 'disfarçar' a si mesmo? Não há registro de qualquer oração antes da batalha, como no caso de muitos de seus ancestrais piedosos, e este ato irrefletido de Josias parece inexplicável "
"O local exato da batalha parece ter sido Hadade - Rimom , no vale de Megiddo, pois Zacarias diz, que foi o grande luto por Josias. "
E o povo da terra tomou a Jeoacaz, filho de Josias, ungiram - no, e
o fizeram rei em lugar de seu pai : "A sucessão regular ao trono de Judá cessou com a nomeação de Josias. Jeoacaz não era o filho mais velho do falecido rei. Joanã e Joaquim foram ambos mais velhos que ele (I Crônicas 3 : 15). Ele foi feito rei por escolha popular. Era a preferência da multidão, não a nomeação de Deus "
o fizeram rei em lugar de seu pai : "A sucessão regular ao trono de Judá cessou com a nomeação de Josias. Jeoacaz não era o filho mais velho do falecido rei. Joanã e Joaquim foram ambos mais velhos que ele (I Crônicas 3 : 15). Ele foi feito rei por escolha popular. Era a preferência da multidão, não a nomeação de Deus "
"Assim, os pecados do povo foram castigados, por isso que Deus deu
a eles os maus reis, a quem eles fizeram o mal, para que pudessem trazer o castigo merecido e ameaças sobre si e seu povo".
a eles os maus reis, a quem eles fizeram o mal, para que pudessem trazer o castigo merecido e ameaças sobre si e seu povo".
O reinado do mal de Jeoacaz, e seu cativeiro no Egito.
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Tinha Joacaz vinte e três anos de idade quando começou a reinar, e
três meses reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Hamutal, filha
de Jeremias, de Libna.
32 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizeram seus pais.
33 Porém Faraó Neco o mandou prender em Ribla, em terra de Hamate, para que não reinasse em Jerusalém; e à terra impôs pena de cem talentos de prata e um talento de ouro.
34 Também Faraó Neco constituiu rei a Eliaquim, filho de Josias, em lugar de seu pai Josias, e lhe mudou o nome para Jeoiaquim; porém a Joacaz tomou consigo, e foi ao Egito, e morreu ali.
32 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizeram seus pais.
33 Porém Faraó Neco o mandou prender em Ribla, em terra de Hamate, para que não reinasse em Jerusalém; e à terra impôs pena de cem talentos de prata e um talento de ouro.
34 Também Faraó Neco constituiu rei a Eliaquim, filho de Josias, em lugar de seu pai Josias, e lhe mudou o nome para Jeoiaquim; porém a Joacaz tomou consigo, e foi ao Egito, e morreu ali.
Ele fez o mal aos olhos do SENHOR : As reformas do rei Josias foram maravilhosos, mas eles não foram um reavivamento de longa duração. Seu próprio filho Jeoacaz não seguir seus caminhos divinos.
" Jeoacaz ('Javé se apoderou') foi, provavelmente, um nome de trono, para o seu nome pessoal como Salum (Jeremias 22 : 11, I Crônicas 3:15). A prática da primogenitura foi substituído em vista de seu irmão mais velho (Eliaquim), mostrando tendências anti-egípcias. "
"Seu nome é omitido entre aqueles dos ancestrais de nosso Senhor em Mateus 1. . . . o que pode implicar que Deus não reconhece Jeoacaz, a escolha das pessoas, como em um verdadeiro sentido o sucessor. "
Como Faraó Neco colocá-lo na prisão : Após a derrota do rei Josias na batalha, Faraó foi capaz de dominar Judá e torná - lo efetivamente um reino vassalo e uma proteção contra a crescente Império Babilônico. Ele impôs sobre a terra um imposto pesado e colocar no trono de Judá um rei fantoche, um irmão de Jeoacaz ( Eliaquim , rebatizado de Joaquim).
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... Todo coração estéril, é como um deserto infrutífero para o Senhor ...
19 Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.
Mateus 7
O reinado de Jeoiaquim sobre Judá.
36 Tinha Jeoiaquim vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Zebida, filha de Pedaías, de Ruma.
37 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizeram seus pais.
Ele tributou a terra, de acordo com o comando do Faraó : Joaquim não era nada mais do que um fantoche do rei presidindo um reino vassalo sob governo dos egípcios. Ele impôs pesados impostos sobre as pessoas e pagou o dinheiro para os egípcios, como requerido.
"Neco tinha colocado ali como um vice-rei, simplesmente para elevar e recolher seus impostos ."
"Mas, ao mesmo tempo, Joaquim foi o desperdício de recursos na construção de um novo palácio pelo trabalho forçado.
(Jeremias 22 : 13 - 19)."
(Jeremias 22 : 13 - 19)."
Fez o mal aos olhos do Senhor : Joaquim, como seu irmão Jeoacaz, não seguiu o exemplo piedoso de seu pai Josias.
Jeremias 36 : 22 - 24 descreve a grande impiedade de Joaquim - como ele mesmo queimou um rolo de papel da palavra de Deus. Em resposta a isso, Jeremias recebeu esta mensagem de Deus:
E você deve dizer a Jeoiaquim, rei de Judá: "E a Jeoiaquim, rei de Judá, dirás: Assim diz o SENHOR: Tu queimaste este rolo, dizendo: Por que escreveste nele, dizendo: Certamente virá o rei de babilônia, e destruirá esta terra e fará cessar nela homens e animais?
Portanto assim diz o Senhor, acerca de Jeoiaquim, rei de Judá: Não terá quem se assente sobre o trono de Davi, e será lançado o seu cadáver ao calor do dia, e à geada da noite."
(Jeremias 36 : 29 - 30)
"A todas as suas perversidades acrescentou isso, que ele matou Urias, o profeta.
(Jeremias 26 : 20 - 23)."
Fontes deste Estudo Bíblico.
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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,
Nosso Deus!!!
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