I cronicas XVI

Posted by TKM






By google.





1     TROUXERAM, pois, a arca de Deus, e a puseram no meio da tenda que Davi lhe tinha armado; e ofereceram holocaustos e sacrifícios pacíficos perante Deus.
 

2     E, acabando Davi de oferecer os holocaustos e sacrifícios pacíficos, abençoou o povo em nome do Senhor.
 

3     E repartiu a todos em Israel, tanto a homens como a mulheres, a cada um, um pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho.
 

4     E pôs alguns dos levitas por ministros perante a arca do Senhor; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao Senhor Deus de Israel.
 

5     Era Asafe, o chefe, e Zacarias o segundo depois dele; Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos;
 

6     Também Benaia, e Jaaziel, os sacerdotes, continuamente tocavam trombetas, perante a arca da aliança de Deus.
 

7     Então naquele mesmo dia Davi, em primeiro lugar, deu o seguinte salmo para que, pelo ministério de Asafe e de seus irmãos, louvassem ao Senhor;
 

8     Louvai ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidas as suas obras entre os povos.
 

9     Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas.
 

10     Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam ao Senhor.
 

11     Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.
 

12     Lembrai-vos das maravilhas que fez, de seus prodígios, e dos juízos da sua boca;
 

13     Vós, semente de Israel, seus servos, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos.
 

14     Ele é o Senhor nosso Deus; os seus juízos estão em toda a terra.
 

15     Lembrai-vos perpetuamente da sua aliança e da palavra que prescreveu para mil gerações;
 

16     Da aliança que fez com Abraão, e do seu juramento a Isaque;
 

17     O qual também a Jacó confirmou por estatuto, e a Israel por aliança eterna,
 

18     Dizendo: A ti te darei a terra de Canaã, quinhão da vossa herança.
 

19     Quando eram poucos homens em número, sim, mui poucos, e estrangeiros nela,
 

20     Quando andavam de nação em nação, e de um reino para outro povo,
 

21     A ninguém permitiu que os oprimisse, e por amor deles repreendeu reis, dizendo:
 

22     Não toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal.
 

23     Cantai ao Senhor em toda a terra; anunciai de dia em dia a sua salvação.
 

24     Contai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas.
 

25     Porque grande é o Senhor, e mui digno de louvor, e mais temível é do que todos os deuses.
 

26     Porque todos os deuses dos povos são ídolos; porém o Senhor fez os céus.
 

27     Louvor e majestade há diante dele, força e alegria no seu lugar.
 

28     Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força.
 

29     Tributai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade.
 

30     Trema perante ele, trema toda a terra; pois o mundo se firmará, para que não se abale.
 

31     Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; e diga-se entre as nações: O Senhor reina.
 

32     Brame o mar com a sua plenitude; exulte o campo com tudo o que nele há;
 

33     Então jubilarão as árvores dos bosques perante o Senhor; porquanto vem julgar a terra.
 

34     Louvai ao Senhor, porque é bom; pois a sua benignidade dura perpetuamente.
 

35     E dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação, e ajunta-nos, e livra-nos das nações, para que louvemos o teu santo nome, e nos gloriemos no teu louvor.
 

36     Bendito seja o Senhor Deus de Israel, de eternidade a eternidade. E todo o povo disse: Amém! E louvou ao Senhor.
 

37     Então Davi deixou ali, diante da arca da aliança do Senhor, a Asafe e a seus irmãos, para ministrarem continuamente perante a arca, segundo se ordenara para cada dia.
 

38     E mais a Obede-Edom, com seus irmãos, sessenta e oito; a este Obede-Edom, filho de Jedutum, e a Hosa, deixou por porteiros.
 

39     E deixou a Zadoque, o sacerdote, e a seus irmãos, os sacerdotes, diante do tabernáculo do Senhor, no alto que está em Gibeom,
 

40     Para oferecerem holocaustos ao Senhor continuamente, pela manhã e à tarde, sobre o altar dos holocaustos; e isto segundo tudo o que está escrito na lei do Senhor que tinha prescrito a Israel.
 

41     E com eles a Hemã, e a Jedutum, e aos mais escolhidos, que foram apontados pelos seus nomes, para louvarem ao Senhor, porque a sua benignidade dura perpetuamente.
 

42     Com eles, pois, estavam Hemã e Jedutum, com trombetas e címbalos, para os que haviam de tocar, e com outros instrumentos de música de Deus; porém os filhos de Jedutum estavam à porta.
 

43     Então todo o povo se retirou, cada um para a sua casa; e voltou Davi, para abençoar a sua casa.



I Crônicas 16 - Salmo de Graças de David.

 


A. A arca é trazida dentro da tenda preparada.



David dá a estrutura de uma festa.


1     TROUXERAM, pois, a arca de Deus, e a puseram no meio da tenda que Davi lhe tinha armado; e ofereceram holocaustos e sacrifícios pacíficos perante Deus.
 

2     E, acabando Davi de oferecer os holocaustos e sacrifícios pacíficos, abençoou o povo em nome do Senhor.
 

3     E repartiu a todos em Israel, tanto a homens como a mulheres, a cada um, um pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho.

 

Eles trouxeram a arca de Deus e a colocaram no meio da tenda : Depois de muitos anos - desde que a arca foi perdida na batalha - a arca é devolvida para o centro da consciência nacional de Israel. O emblema da presença e da glória de Deus foi estabelecido em seu devido Lugar em Israel.

Quando Davi acabou de oferecer os holocaustos e ofertas pacíficas : Os holocaustos falam da consagração . As ofertas pacíficas falam de comunhão . Este foi um dia de grande consagração e a comunhão com Deus. Foi também uma grande confraternização para todo o povo.


Esses sacrifícios eram uma parte importante da cerimônia, negligenciada na primeira tentativa de trazer a arca da aliança para Jerusalém. "Esta apontou - lhes a Cristo, libertando-os dos seus pecados, tanto do crime e da maldição; estes lhes ensinou gratidão a Cristo, e todos os benefícios decorentes deste sacrifício."


"O segundo item de alimentos (conhecido apenas aqui e em II Samuel 6 : 19) ou era um bolo de tâmaras ou um "pedaço de carne" - se isto está correto , era um ato especialmente generoso, pois carne raramente aparecia nos menus internos no antigo Israel. "

 "A maioria das ofertas de carne de paz foi consumida pelo próprio povo, sentando-se, por assim dizer, como convidados da mesa de Deus Pai, em uma refeição celebrando a restauração de sua paz com ele." 


By google.



 Líderes de adoração são nomeados para liderar a congregação.

4     E pôs alguns dos levitas por ministros perante a arca do Senhor; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao Senhor Deus de Israel.
 

5     Era Asafe, o chefe, e Zacarias o segundo depois dele; Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos;
 

6     Também Benaia, e Jaaziel, os sacerdotes, continuamente tocavam trombetas, perante a arca da aliança de Deus.

Também designou alguns dos levitas por ministros perante a arca : No final deste dia espetacular de celebração, Davi estabeleceu uma duradoura instituição de adoração e comemoração na arca da aliança. Não era para ser um dia de alta, mas um ministério em andamento para Deus.

"A nomeação de David depois de levitas por ministros na música e louvor a Deus marca um avanço significativo na história do culto de Israel. Seus arranjos anteriores para a música tinham sido planejados por apenas uma ocasião, Mas agora um serviço contínuo é adicionado "

Ele designou alguns dos levitas . . . para comemorar : Nas nomeações dos levitas para esse dia e na sequencia, David selecionou alguns levitas a concentrar - se em comemorar as grandes coisas que Deus tinha feito. Basta lembrar as grandes obras de Deus é uma parte importante e muitas vezes negligenciada da vida cristã. Existem e observamos várias maneiras que podem ajudar - nos a recordar as grandes coisas de Deus;

·       Faça um registro real do que Deus tem feito, mantendo um diário escrito.

·       Certifique-se a louvar a Deus completamente no momento em que receber a Sua bondade.

·       Separem tempo para meditar sobre as coisas boas que Deus tem feito.

·       Discussão sobre a Sua misericórdia, muitas vezes para outras pessoas.

·       Use tudo ao seu redor como lembretes para a bondade de Deus.

Asafe, o chefe : Isso indica que David embora os levitas havia nomeado Heman como o líder de adoração (1 Crônicas 15:17), neste momento, David elevou Asafe para esta posição.


"Nenhuma razão é dada, embora Asafe fez representar o clã dos levitas  (I Crônicas 6 : 39 - 43). Capacidade pessoal também pode ter sido um fator contribuinte, para Asafe e seus descendentes são listados como compositores de doze da inspiração do Antigo Testamento salmos. "




By google.




A canção de ação de graças de David.




O salmo escrito para a ocasião especial.



7     Então naquele mesmo dia Davi, em primeiro lugar, deu o seguinte salmo para que, pelo ministério de Asafe e de seus irmãos, louvassem ao Senhor;

David entregue pela primeira vez este salmo : David era conhecido como o doce salmista de Israel (II Samuel 23 : 01), e especialmente escreveu 
o seguinte salmo para agradecer ao Senhor no dia em que a arca da aliança foi Trazida para Jerusalém.


"O Salmo encontra-se no Livro dos Salmos, o seu primeiro no Salmo 105 : 1 - 15, o seu segundo no Salmo 96:1  b - 13; seu terceiro, que consiste de uma citação das frases do Salmo 106 : 1 - 47 e 48 de abertura e encerramento. "

 "Todos os três salmos canônicos que ele citou são anônimos, "sem título no Antigo Testamento, Salmos, mas com base na utilização do 
rei deles, eles devem realmente ser classificada como dele." 






O chamado para louvar.




Oh, dai graças ao Senhor! Como muitos salmos, este começa com uma chamada para o louvor, na forma de um mandamento. No entanto, o salmo respira com muito entusiasmo para que isso seja um verdadeiro comando, é uma exortação à comunidade do povo de Deus para participar em louvor a 
seu Deus, o Senhor.

 " Todo o bem que desfrutamos vem de Deus. Lembrem - se disso! Infelizmente, a maioria dos homens esquece. Rowland Hill, costumava dizer que os mundanos são como os porcos sob o carvalho, que comem as bolotas, mas nunca pensam no carvalho de onde elas caíram, nem levantam a cabeça para grunhir uma ação de graças. Sim, assim é. Eles desprezam o dom e  murmuram do doador. "

Agradecer . . . invocam . . . dar a conhecer . . . cantar . . . falar . . . glória . . . buscar . . . lembre-se : Em alguns versos, David enumera uma série notável de formas (pelo menos oito) pode louvar e glorificar a Deus. Alguns deles falam diretamente a Deus (como cantar salmos para ele ), alguns falam aos outros sobre a grandeza de Deus ( fazer conhecer as suas obras entre os povos ), e alguns são uma conversa consigo mesmo ( lembre-se as suas obras maravilhosas ).


E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.


Marcos 16 : 15 - 16.


Falar de todas as suas maravilhas : "Nós não falamos o suficiente sobre Deus. Por que é tão pode não ser fácil de explicar, mas não parece ser muito grande reticência entre as pessoas cristãs sobre as melhores coisas . . .  Falamos sobre sermões, detalhes de culto e organização da igreja, ou a última fase da crítica Escritura; discutimos os homens, métodos e igrejas, mas a nossa conversa em casa, e nos encontros de cristãos para fins sociais, é muito raramente sobre as Obras Maravilhosas de Deus. Melhor falar menos e falar mais dele."

" Se falamos mais dos trabalhos maravilhosos de Deus, devemos ser livres de falar de obras de outras pessoas . É fácil criticar aqueles que não poderiam rivalizar e críticas para aqueles que não puderam imitar. Aquele que não poderia esculpir uma estátua, ou fazer um único golpe do cinzel corretamente, afeta a apontar onde o artesanato do maior escultor poderia ter sido melhorado. É supostamente uma pobre, ocupação lamentável, de fechar buracos em casacos de outras pessoas, e ainda algumas pessoas parecem tão felizes quando eles podem perceber uma falha, que rolam sob a sua língua como um doce favo de mel. "


"Não há nenhuma língua, ou  talentoso requisito, não há poder de eloqüência invocadas, nem as leis da retórica nem regras de gramática são pronunciadas, é imprescindível a linguagem simples que meu texto inculca, ' Falar - vos de todas as Suas maravilhas.' ''

Ó descendência de Israel . .  Seus escolhidos : Este convite ao louvor é dirigido ao povo de Deus. Como será notado no final do salmo, Toda Criação tem a responsabilidade de Louvar o seu Criador, mas esta é em  especial a responsabilidade do povo de Deus.





 Lembrando-se da aliança de Deus com o Seu povo.




De seus juízos estão em toda a terra : David vai em breve começar a cantar sobre a relação especial entre o SENHOR e Seu povo da aliança. No entanto, ele prefaciou essas idéias com o pensamento de que Deus é o Senhor de toda a terra . Sua autoridade não se limita ao Seu povo do convênio.



 Lembre-se de sua aliança para sempre : Deus queria que Seu povo nunca esqueça a aliança que Ele fez com eles. Deus está lidando com o homem através da história,  baseada na idéia de aliança .



 By google.



·       Deus fez uma aliança com Abraão a respeito de uma terra, uma nação, e uma especial bênção messiânica (Gênesis 12 : 1 - 3).


·       Deus fez uma aliança com Israel como uma nação, a respeito de uma lei, o sacrifício e a escolha de bênção ou maldição (Êxodo 19 : 5 - 8).


·       Deus fez uma aliança com Davi sobre a linhagem específica do Messias (II  Samuel 7).


·       Deus fez uma aliança com todos os que crêem no Seu Filho, a Nova Aliança através de Jesus Cristo (Lucas 22 : 20).

Foi totalmente apropriado que este salmo se concentra na idéia de Sua aliança , porque foi escrito para a chegada da arca da aliança , para o lugar que David tinha preparado apropriadamente para isso, em Jerusalém.


 "Na restauração da Arca após um período de abandono, as pessoas acharam um sinal certo da Misericórdia Divina." 
 


Para ti darei a terra de Canaã : David aqui destaca a promessa de terra que Deus fez a Abraão, como parte de sua aliança com o patriarca (Gênesis I  e Gênesis 13 : 14 - 17). A terra pertencia aos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó através desta aliança.


Neste, vemos que esta parte do salmo é em grande parte destinado a ensinar . Esta estrofe não se destinava principalmente como uma declaração de louvor a Deus, mas como informar a adoração do povo de Deus.



A proteção de Deus sobre o Seu povo.



Quando iam de um país para outro : Na história da chegada da arca da aliança registrada em II Samuel, este salmo de Davi não está incluído. Aqui vemos por que o cronista - escrevendo logo após o exílio babilônico - estava ansioso para incluí - lo. Esta linha de salmo de Davi louva a Deus por Sua proteção Providencial de Seu povo quando eles estavam Longe da Terra Prometida.
 

 Ele não permitiu que nenhum homem possa fazer - nos mal  : Pode-se dizer que este era impreciso - afinal, os faraós opressivos pareciam fazer muito mal a Israel. No entanto, a maior visão de ver a Boa Obra de Deus, mesmo através de tais momentos dolorosos, David pode verdadeiramente dizer: " Ele não permitiu que nenhum homem possa fazer - nos mal ."

Não toque nos meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal : Este parece referir - se ao povo de Deus como um todo, em vez de particulares ungidos indivíduos ou individuais profetas, apenas.



 A ordem para louvar o Senhor.


Cantai ao Senhor , a terra inteira : o povo pactuado de Deus têm uma responsabilidade especial para louvá-Lo, mas toda a terra deverá também proclamar as boas novas da salvação no Seu dia - a - dia .

É apenas uma boa notícia quando é a sua  salvação. 
Minha salvação não é o suficiente para me salvar. Eu preciso de Sua salvação para me salvar. Isso é algo que vale a pena anunciar.


" Não há um de nós, mas tem motivo de canção, e certamente não é um santo, mas deve especialmente para louvar o nome do Senhor. "

Declaram sua glória entre as nações : David está de volta para um endereço especial para o povo de Deus, implorando-lhes para dizer a todos da grandeza de Deus e Sua superioridade acima de todos os deuses.

O motivo de sua superioridade é simples: todos os deuses dos povos são ídolos, mas o Senhor fez os céus . O Deus da aliança de Israel é real e é o Criador de todas as coisas, em contraste com as meras estátuas das nações.


By google.



Rendei ao Senhor Glória e Poder : Este é não no sentido de dar algo a Deus, o Senhor, que Ele já não tenha. É no sentido de creditar a Deus o que Ele, na verdade, já possui, mas que o homem muitas vezes cego, deixa  de render e prestar a Deus, o Senhor.


Adore o Senhor na beleza da Sua Santidade! santidade de Deus - tem uma maravilhosa e distinta beleza nisso. É belo que Deus é Deus e não o homem, que Ele é mais do que o maior homem. Seu Amor, Graça, Justiça e majestade são lindos.



 A criação Louva a Deus, o Senhor. 
Gênesis I





 Que os céus se alegram, e deixam a terra ser feliz : David sabia que a própria criação louvou a Deus. Ele sabia que a beleza e o poder, a habilidade e a própria majestade da criação era em si um testemunho de louvor ao seu Criador. 

Diga - se entre as nações : Israel tinha a palavra de Deus para dizer - lhes do reino de Deus e Seu juízo vindouro. As nações têm o testemunho da criação para dizer - lhes o que devem saber sobre Deus,
 (Romanos 1 : 19 - 23).

O Senhor reina : A própria criação diz - nos de um Deus de infinita sabedoria, poder e ordem; logicamente deduz que esse Deus reina e vai julgar a terra , a compreensão de que a Sua ordem e poder e sabedoria são expressos moralmente , bem como materialmente .


Pois Ele vem para julgar a terra : "Enquanto as profecias messiânicas mais cedo haviam predito o governo universal de nosso Senhor, o reino milenar (Gênesis 49 : 10, Números 24 : 17, I Samuel 02 : 10), estas palavras - 'vem' - pode ser o primeiro em toda a Escritura escrita (Jó 19 : 25 pode muito bem ter sido falado anteriormente) para expor a doutrina da segunda vinda Gloriosa de Jesus Cristo. "




Celebrando a fidelidade de Deus para o Seu povo.





34     Louvai ao Senhor, porque é bom; pois a sua benignidade dura perpetuamente.
 

35     E dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação, e ajunta-nos, e livra-nos das nações, para que louvemos o teu santo nome, e nos gloriemos no teu louvor.
 

36     Bendito seja o Senhor Deus de Israel, de eternidade a eternidade. E todo o povo disse: Amém! E louvou ao Senhor.



  By google.



Manutenção da adoração a Deus.

37     Então Davi deixou ali, diante da arca da aliança do Senhor, a Asafe e a seus irmãos, para ministrarem continuamente perante a arca, segundo se ordenara para cada dia.
 

38     E mais a Obede-Edom, com seus irmãos, sessenta e oito; a este Obede-Edom, filho de Jedutum, e a Hosa, deixou por porteiros.
 

39     E deixou a Zadoque, o sacerdote, e a seus irmãos, os sacerdotes, diante do tabernáculo do Senhor, no alto que está em Gibeom,
 

40     Para oferecerem holocaustos ao Senhor continuamente, pela manhã e à tarde, sobre o altar dos holocaustos; e isto segundo tudo o que está escrito na lei do Senhor que tinha prescrito a Israel.
 

41     E com eles a Hemã, e a Jedutum, e aos mais escolhidos, que foram apontados pelos seus nomes, para louvarem ao Senhor, porque a sua benignidade dura perpetuamente.
 

42     Com eles, pois, estavam Hemã e Jedutum, com trombetas e címbalos, para os que haviam de tocar, e com outros instrumentos de música de Deus; porém os filhos de Jedutum estavam à porta.
 

43     Então todo o povo se retirou, cada um para a sua casa; e voltou Davi, para abençoar a sua casa.




By google.



Então ele deixou Asafe e seus irmãos ali, diante da arca da aliança : Isso enfatiza a afirmação feita anteriormente em I Crônicas 16 : 4 - 6, Davi deliberadamente planejou para que isso seja mais do que um dia de comemoração. Ele instituiu o serviço contínuo de adoração diante da arca da aliança em seu novo lugar de descanso em Jerusalém.
 

Diante do tabernáculo do Senhor , no alto que havia em Gibeão, para oferecer holocaustos ao Senhor : Isso nos lembra que o centro do sacrifício ainda estava no altar do Tabernáculo em Gibeão.

"Por enquanto, as atividades e pessoal de adoração de Israel eram para ser dividido entre a arca em Jerusalém eo altar cuidado em Gibeão." 

 "Há quanto tempo o serviço em Gibeão foi continuado, não podemos dizer, as funções principais eram, sem dúvida, realizadas em Jerusalém." 


Fontes deste Estudo Bíblico.



By you tube.



Leia, estude, medite na Palavra de Deus. 







  By google.

 




Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,




 Nosso Deus!!!















0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...