Deuteronômio Capítulo XXXI

Posted by TKM





Create by google and TKM.





  By google.


05 - deuteronômio Capítulo : 31



1 Prosseguindo Moisés, falou ainda estas palavras a todo o Israel,

2 dizendo-lhes: Cento e vinte anos tenho eu hoje. Já não posso mais sair e entrar; e o Senhor me disse: Não passarás este Jordão.

3 O Senhor teu Deus passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, para que as possuas. josué passará adiante de ti, como o Senhor disse.

4 E o Senhor lhes fará como fez a Siom e a Ogue, reis dos amorreus, e à sua terra, aos quais destruiu.

5 Quando, pois, o Senhor vo-los entregar, fareis com eles conforme todo o mandamento que vos tenho ordenado.

6 Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará.

7 Então chamou Moisés a josué, e lhe disse à vista de todo o Israel: Sê forte e corajoso, porque tu entrarás com este povo na terra que o Senhor, com juramento, prometeu a teus pais lhes daria; e tu os farás herdá-la.

8 O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes.

9 Moisés escreveu esta lei, e a entregou aos sacerdotes, filhos de levi, que levavam a arca do pacto do Senhor, e a todos os anciãos de Israel.

10 Também Moisés lhes deu ordem, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos,

11 quando todo o Israel vier a comparecer perante ao Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher, lereis esta lei diante de todo o Israel, para todos ouvirem.

12 Congregai o povo, homens, mulheres e pequeninos, e os estrangeiros que estão dentro das vossas portas, para que ouçam e aprendam, e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei;

13 e que seus filhos que não a souberem ouçam, e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual estais passando o Jordão para possuir.

14 Também disse o Senhor a Moisés: Eis que vem chegando o dia em que hás de morrer. Chama a josué, e apresentai-vos na tenda da revelação, para que eu lhe dê ordens. Assim foram Moisés e josué, e se apresentaram na tenda da revelação.

15 Então o Senhor apareceu na tenda, na coluna de nuvem; e a coluna de nuvem parou sobre a porta da tenda.

16 E disse o Senhor a Moisés: Eis que dormirás com teus pais; e este povo se levantará, e se prostituirá indo após os deuses estranhos da terra na qual está entrando, e me deixará, e quebrará o meu pacto, que fiz com ele.

17 Então se acenderá a minha ira naquele dia contra ele, e eu o deixarei, e dele esconderei o meu rosto, e ele será devorado. Tantos males e angústias o alcançarão, que dirá naquele dia: Não é, porventura, por não estar o meu Deus comigo, que me sobrevieram estes males?

18 Esconderei pois, totalmente o meu rosto naquele dia, por causa de todos os males que ele tiver feito, por se haver tornado para outros deuses.

19 Agora, pois, escrevei para vós este cântico, e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca, para que este cântico me sirva por testemunha contra o povo de Israel.

20 Porque o introduzirei na terra que, com juramento, prometi a seus pais, terra que mana leite e mel; comerá, fartar-se-á, e engordará; então, tornando-se para outros deuses, os servirá, e me desprezará, violando o meu pacto.

21 E será que, quando lhe sobrevierem muitos males e angústias, então este cântico responderá contra ele por testemunha, pois não será esquecido da boca de sua descendência; porquanto conheço a sua imaginação, o que ele maquina hoje, antes de eu o ter introduzido na terra que lhe prometi com juramento.

22 Assim Moisés escreveu este cântico naquele dia, e o ensinou aos filhos de Israel.

23 E ordenou o Senhor a josué, filho de Num, dizendo: sê forte e corajoso, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que, com juramento, lhes prometi; e eu serei contigo.

24 Ora, tendo Moisés acabado de escrever num livro todas as palavras desta lei,

25 deu ordem aos levitas que levavam a arca do pacto do Senhor, dizendo:

26 Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca do pacto do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra vós.

27 Porque conheço a vossa rebeldia e a vossa dura cerviz; eis que, vivendo eu ainda hoje convosco,
rebeldes fostes contra o Senhor; e quanto mais depois da minha morte!

28 Congregai perante mim todos os anciãos das vossas tribos, e vossos oficiais, para que eu fale estas palavras aos seus ouvidos, e tome por testemunhas contra eles o céu e a terra.

29 Porque eu sei que depois da minha morte certamente vos corrompereis, e vos desviareis do caminho que vos ordenei; então este mal vos sobrevirá nos últimos dias, quando fizerdes o que é mau aos olhos do Senhor, para o provocar à ira com a obra das vossas mãos.

30 Então Moisés proferiu todas as palavras deste cântico, ouvindo-o toda a assembléia de Israel;


  By google.


Moisés instrui Josué

Aproximando-se a faze final de seu trabalho, Moisés prevê uma transição suave na administração da aliança após sua morte.

Então resolveu chamar Josué para passar-lhe algumas instruções.

_ Pronto senhor, aqui estou...

_ Bem Josué, eu convoquei o povo para um último pronunciamento, e dessa vez você estará ao meu l-lado.

_ Será uma honra, senhor!

_ Muito bem, agora vamos lá fora, que o povo está esperando.

Os dois foram para frente da tenda de Moisés, onde o povo estava reunido.

Os israelitas já estavam impacientes com tanta espera, e naquele momento romperam o silencio em aplausos quando viram Moisés e Josué saindo da tenda.

Então Moisés dirigiu-se ao povo e começou a falar:

_ Atenção povo de Israel! Eu Já estou com cento e vinte anos e o SENHOR Deus me disse que eu não vou atravessar o rio Jordão.

Silencio mortal no acampamento...

Mas antes que o povo manifestasse algum tipo de desespero, Moisés dá continuidade em seu pronunciamento...

_ Não se preocupem, O SENHOR, nosso Deus irá à frente de vocês e destruirá os povos que encontrarem, e vocês tomarão posse da terra. E, conforme o SENHOR ordenou... Este jovem aqui, Josué, os comandará...

O povo aplaudiu timidamente, ainda não acostumado com a possível ausência de Moisés que embora velho aparentava boa saúde...

_ Não se preocupem, com Josué à frente, Deus destruirá aqueles povos como destruiu Seom e Ogue, os reis dos amorreus, e a terra deles.

O novo líder nomeado por Deus, como Moisés tinha recebido a devida preparação para seu trabalho.

Tinha estado com Moisés na proclamação da lei, nas guerras e na condução do povo.

Como os 12 apóstolos escolhidos por Cristo, tinha recebido uma preparação especial devida à experiência e a sua associação com Moisés.

_ Deus entregará esses povos em suas mãos, e vocês devem tratá-los exatamente de acordo com as ordens que lhes dei. Sejam fortes e corajosos, não se assustem, nem tenham medo deles, pois é o SENHOR, nosso Deus, quem irá com vocês. Ele não os deixará, nem os abandonará.

Depois Moisés chamou Josué e, na presença de todo o povo, lhe disse:

_ Josué...

_ Sim, meu senhor...

_ Seja forte e corajoso meu filho...

_ Serei meu senhor...

_ Olhe bem para este povo... Você irá comandá-los na conquista da terra que o SENHOR jurou que daria aos nossos antepassados...

_ Com Deus ao nosso lado, chegaremos lá...

_ Muito bem Josué... O SENHOR Deus irá à sua frente, ele mesmo estará com você e não o deixará, não o abandonará. Não se assuste, nem tenha medo.

Ao fim de seu pronunciamento, o povo aplaudia Moisés e dava vivas a Josué, seu novo líder.

Depois disso, Moisés reuniu os levitas e entregou a eles seus pergaminhos com todas as leis que havia anotado.

Instruiu-os para que guardassem os pergaminhos ao lado da Arca da Aliança, e que fizessem sua leitura pública a cada sete anos durante a Festa das Barracas.

Logo após, O SENHOR Deus disse a Moisés:

_ Moisés?

_ Sim meu SENHOR...

_ Está chegando o dia da sua morte.

_ É... Eu sei...

_ Chame Josué, e vocês dois vão até a Tenda Sagrada. Ali darei as minhas ordens a Josué.

Então Moisés e Josué foram, e ali na Tenda Sagrada o SENHOR Deus apareceu numa coluna de nuvem, que estava parada perto da entrada da Tenda.

Os dois entraram no Tabernáculo, onde Deus estava presente, para lhes falar de algo não muito agradável...




  By google.

A teimosia dos israelitas


O Senhor chamou Moisés e lhe disse:

_ Moisés?

_ Sim meu Senhor!

_ Eu quero lhe falar um pouco a respeito do futuro da nação de Israel...

_ Estou ouvindo Senhor...

_ Os Israelitas vão entrar em Canaã. Serão vitoriosos e passarão a morar lá. Mas esse povo é teimoso, não adianta: depois de um tempo, vão começar a adorar outros deuses e eu os abandonarei à própria sorte. Serão derrotados pelos seus inimigos e levados para terras distantes, então saberão que estão sofrendo pela própria desobediência.

Já se estavam manifestando certas tendências que indicava qual teria de ser a futura conduta da nação.

_ Pois é, e quando isso acontecer, eu ficarei irado com eles e os abandonarei; e, por não terem a minha ajuda, eles serão destruídos. Virão tantos desastres e tantas dificuldades, que eles dirão: "Nós estamos sofrendo tudo isso porque o nosso Deus não está conosco.

Isto significava que Deus tiraria sua mão protetora.

_ Nesse tempo eu certamente os abandonarei, pois fizeram muitas maldades e adoraram outros deuses.

_ Fico muito triste com essa notícia... O que o Senhor deseja que eu faça?

_ Escreva uma canção e ensine aos israelitas.

_ Uma canção?

_ Isso mesmo... Os israelitas devem aprender a cantar este canto, para transmitir de geração em geração. Assim ficará sempre vivo em sua memória.

_ Mas Senhor, este povo pode mudar e lhe honrar diferentemente de seus antepassados!

_ Eu sei muito bem o que este povo está pensando; mesmo antes de levá-los para a terra que jurei dar a eles, eu sei muito bem o que estão planejando fazer lá.

Naquele mesmo dia Moisés escreveu a canção e a ensinou ao povo de Israel.


  By google.

Josué se apresenta a Deus!


Moisés, o grande legislador, estava a ponto de depositar suas cargas.

Um homem mais jovem, um guerreiro, devia empreender a tarefa de dirigir a Israel na conquista da terra prometida.

Deus tinha fortalecido a Moisés, também teria de ir diante de Josué.

Então o SENHOR falou com Josué, filho de Num, e lhe disse:

_ Josué?

_ Sim, meu Glorioso Deus!

_ Seja forte e corajoso.

_ Eu serei!

_ Você comandará o povo na conquista da terra que prometi dar a eles, e eu estarei com você...

Enquanto Deus falava com Josué, Moisés entregava aos levitas encarregados de levar a arca da aliança de Deus, um livro com todas as palavras da Lei de Deus...

_ Atenção Levitas!

_ Pois não Moisés...

_ Ponham este Livro da Lei de Deus ao lado da arca da aliança do SENHOR, nosso Deus, para que fique ali como testemunha contra o povo.

_ Contra o povo?

_ É, eu sei que essa gente é rebelde e teimosa. Se eles se revoltaram contra o SENHOR Deus enquanto eu ainda vivia, quanto mais depois que eu morrer!

_ O que mais o senhor deseja que façamos?

_ Reúnam aqui na minha presença todos os líderes das tribos e as outras autoridades para que eu lhes diga todas essas coisas. Chamarei o céu e a terra como testemunhas contra eles, pois sei que depois da minha morte eles se entregarão ao pecado e não obedecerão às minhas ordens. Então chegará o dia em que serão castigados, pois os seus pecados farão com que Deus fique irado com eles.

Em seguida, na presença de todo o povo de Israel, Moisés recitou em voz alta, do começo ao fim, estas palavras...
 



 Fontes deste Estudo Biblico : 

 O código da Bíblia.com  




By you tube.
.
 
. 
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.






  By google.



Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!! 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...